Ser do Sporting é sentir orgulho por:

  1. Um clube que aposta verdadeiramente na formação e que hoje é um exemplo mundial a esse nível.
  2. Um clube, que embora constantemente mal tratado pelos órgãos que regem o futebol em Portugal, continua ano após ano a ser o “fornecedor”, quase exclusivo, da seleção nacional.
  3. Um clube que privilegia o desporto e como tal assume sem dúvida o seu ecletismo.
  4. Um clube que poderia ter atrasado a entrada da equipa em campo para fazer o mesmo que o seu adversário, mas prefere agir segundo a lei e protestar nos órgãos próprios.
  5. Um clube que ao ver o estádio do seu adversário sem condições de segurança para a prática do futebol, poderia segundo os regulamentos, ter reenvidicado a vitória no jogo, mas não, como sabe que não houve dolo por parte do adversário preferiu permitir o adiamento do mesmo.
  6. Um clube que após uma derrota justa com um seu rival e perante um comunicado tendencioso emitido pelos seus serviços no seu site, tem a coragem de o substituir por outro, esse sim a relatar a verdade dos factos, não sem antes assumir o erro publicamente.
  7. Um clube que, seguindo com rigor  as normas e regulamentos da competição que disputa, permite, mesmo sabendo que os rivais não o fazem, que os jogadores por si emprestados joguem contra si.
  8. Um clube que emite no seu jornal uma tabela onde dá evidência a todos os lances da liga em que é prejudicado, mas que com igual destaque aborda aqueles em que é beneficiado.
  9. Um clube cujos adeptos se levantam em sonora ovação quando o guarda redes e capitão da equipa rival sai de maca por se ter lesionado, mesmo não se esquecendo como o seu guarda redes e capitão, foi mal tratado pelos adeptos rivais no jogo da primeira volta.
  10. Um clube onde após uma vitória sobre um seu rival o seu treinador admite ter sido beneficiado com um lance de fora de jogo na jogada do golo.
  11. Um clube cujo Presidente admite, em conferência de imprensa, ter sido beneficiado no jogo com um rival.
  12. Um clube em que a sua estrutura, nomeadamente o seu Presidente, pensa pela sua cabeça, diz o que tem de ser dito e nunca se cala, por mais difícil que seja tomar esta atitude.
  13. Um clube que embora reclame fortemente pelos seus direitos, não esquece os fundamentos globais do desporto e da verdade desportiva. Como tal , não luta pela passagem do poder para as suas mãos, mas promove arduamente com propostas concretas, mudanças de fundo na legislação e nos regulamentos desportivos.

É este o meu Sporting, é este o meu clube, é esta forma de estar que eu defendo.
Por isso o Sporting é o meu grande amor!

p.s. – este texto também pode servir para descrever qualquer um dos nossos rivais. Basta para tal colocar a palavra “não” à frente de cada afirmação.

 

Texto escrito por LionTrip