Depois de ver a reportagem sobre o Proença, apetece-me falar na arbitragem mas vou tentar fazê-lo por uma abordagem mais construtiva.
Existe um clima de terror em relação aos árbitros, não há como negá-lo. Clima esse que foi criado única e exclusivamente pelos próprios, pelo seu corporativismo e pelas instâncias que os lideram. Não me interessa muito discutir quem é que andou a vandalizar talhos, quantos dentes é que perdeu o Proença ou quem é que recebeu ameaças de morte. Vendo isto de fora, chamo a isto de consequências ou, utilizando uma expressão bem portuguesa, estão a colher o que semearam durante anos.
E o que é que eles andaram a semear? Corrupção. E o que é que estão a colher? Anos e anos de revolta acumulada pela impunidade. Porque se existem dirigentes corruptos é porque existem árbitros que se deixam corromper. Por cada cabaz de fruta oferecido pelo pintinho havia sempre alguém reclamava vitaminas no corpo. Portanto, não há como dissociar um fenómeno de outro. A corrupção tem duas faces, a face do que corrompe (ou tenta corromper) e a face do corrompido (ou que se deixa corromper).
É importante fazer esta associação porque, nos dias de hoje, os árbitros são vistos pelos próprios como uma cambada de coitadinhos, a quem não se pode dizer nada e que lutam sozinhos contra o Mundo. Pois bem, vamos por partes:
1) O árbitro é o elemento menos importante do jogo. Se não houver jogadores, não há jogos, se não houver treinadores não se treina, logo, não se joga, se não houver dirigentes, ninguém paga salários, logo, ninguém joga. Se não houver árbitros…arranja-se alguém da bancada que saiba as leis do jogo e arruma-se o assunto. Enquanto os árbitros não entenderem isto e continuarem a querer ter mais protagonismo do que aquele que lhes é destinado, nunca vão conseguir perceber a essência do jogo, logo, nunca vão conseguir fazer um bom trabalho. Se não estou em erro, o árbitro que fez um trabalho positivo no clássico de ontem é exactamente o mesmo que protagonizou a vergonha de Setúbal. A diferença foi simples: com o Sporting é fácil ser-se protagonista. Com os rivais isso dá sempre merda. Estas discrepâncias é aquilo que o Sporting combate. Nada mais.
2) A questão do erro. Ainda hoje li o Duarte Gomes a perguntar ao Universo porque é que o erro do árbitro não é posto ao mesmo nível do erro do jogador ou do treinador. Esta é fácil, porque existem formas internas para punir esses erros. Se o treinador falha é punido pelo presidente, quando o jogador falha é punido pelo treinador. Já que eles falam tanto dos erros dos jogadores e treinadores, pego no exemplo do nosso clube para demonstrar como as coisas se processam. Onde anda o Sá Pinto? No Chipre. Onde anda o Domingos? Desempregado. Onde anda o Grimi? Provavelmente a vender churros numa qualquer roulotte de Buenos Aires. Qual é o denominador comum? Foram todos incompetentes e a sua carreira caiu a pique o que, provavelmente, lhes estará a pesar na carteira. Agora…qual o castigo dos árbitros? Ficam 1 ou 2 joguinhos de fora e voltam alegremente como se nada tivesse acontecido. Por exemplo, o Jorge Sousa fez uma arbitragem miserável no Gil Vicente-Rio Ave e qual foi o seu “castigo”? Apitar o Marítimo-Sporting! Portanto, é bom que parem com essas comparações porque nada disto é razoavelmente comparável.
3) O Conselho de Arbitragem. Está aqui a fonte de todos os problemas. É este órgão que faz as captações (juntamente com as associações), são eles que escolhem quem tem qualidade e são eles que gerem as suas carreiras. Sinceramente, parece-me muito poder para um homem só, neste caso, o Vitor Pereira que, ainda por cima,não é honesto nem é competente. Se a isto juntarmos o poder de nomear, posso dizer que é este gajo que controla o futebol. O que é gravíssimo. Nisto, os próprios clubes têm responsabilidade porque votaram nele, incluindo o Sporting. Mais uma para agradecermos ao engodo.
Para estabelecer um paralelismo, remeto-vos para o nosso passado recente, onde os nossos dirigentes pediam estabilidade para esconderem a sua incompetência. É isto que se passa na arbitragem. Mudem apenas a palavra estabilidade para “tranquilidade”, “calma” ou “pacificação”. Enquanto as estruturas que dirigem os árbitros e os próprios não entenderem que só terão paz quando forem sérios e competentes, nada vai mudar. Tem de partir deles a assunção da sua incompetência, das suas dificuldades e fazerem algo para corrigir esse problema, seja com os mesmos ou com outros. Não vai ser o resto do Mundo, que já anda fodido com eles até ao tutano, que vai, de repente, agir como se tivesse tomado um xanax e se comportar como se os seus erros não os afectassem. Portanto, árbitros…tirem o cavalinho da chuva! Resolvam vocês os vossos próprios problemas (e não são poucos) e depois sim, os clubes tornar-se-ão mais “pacíficos” de forma natural. E se quiserem ajuda, o Sporting está aqui para vos ajudar. É só quererem.
Também nós, Sporting, andámos neste círculo vicioso. Os dirigentes pediam estabilidade quando o que o clube precisava era de revolução. Foram precisos mais de 10 anos para percebermos isso e tomarmos uma acção que, felizmente, resultou naquilo que vemos hoje. Mas para isso foi preciso os sportinguistas perceberem que eram incompetentes a votar porque não estavam a perceber o verdadeiro problema do clube. Estão a ver? Não é difícil nem é vergonha nenhuma admitir incompetência ou ignorância! Agora, enquanto vocês se acharem os melhores do Mundo, que o futebol português não vos merece ou que a culpa desta merda é toda dos outros e nenhuma vossa, vão continuar a definhar, a errar e a descredibilizar todo o sector.
Não sei se existe um sindicato de árbitros mas era uma boa ideia para se juntarem e decidirem aquilo que querem. A começar pelos dirigentes. Os líderes da APAF e do Conselho de Arbitragem fazem tudo menos defender os árbitros, logo, é preciso arranjar entre eles alguém que os defenda. E defendê-los não é andar a mandar boquinhas parvas aos dirigentes dos clubes. É, sobretudo, arranjar mecanismos para credibilizar o sector. Mas como qualquer sector é constituído por pessoas, é urgente correr com esses dois dirigentes que referi acima. Trata-se de dois indivíduos obcecados pelo protagonismo que, em termos práticos, não fazem nada pelo sector. Deveriam ser eles a fazerem pressão nas instâncias próprias para avançar com as novas tecnologias, deviam ser eles a defender e a promover o sorteio, deviam ser eles a inventar um sistema de avaliação claro e transparente, deviam ser eles os primeiros interessados em que as notas e os relatórios do árbitro sejam divulgados. Mas não, preferem andar na obscuridade porque nela se movem melhor e servem mais os seus interesses pessoais. Infelizmente, teve que ser um presidente que acaba agora de fazer o seu primeiro ano no mundo do futebol a vir apresentar propostas para alterar estas questões. Precisamente o mesmo presidente que os líderes da arbitragem dizem que está a prejudicar a arbitragem. Lá está a questão de perceber o problema e agir em conformidade.
Enquanto não perceberem o verdadeiro problema, os árbitros vão continuar a errar mais do que o normal porque todo o sistema está feito para eles errarem. Enquanto acharem que os seus líderes estão a trabalhar para eles quando, manifestamente, não estão, vão continuar iludidos. Enquanto não se organizarem para pedir satisfações a esses mesmos líderes, vão deixar que eles decidam o seu futuro de acordo com as suas conveniências. Enquanto não fizerem isto tudo, a suas vidas continuarão em perigo enquanto os seus líderes estarão descansados no conforto do seu lar, provavelmente a beber single malte com algum corrupto qualquer desta vida.
O Sporting conseguiu mudar. A arbitragem também conseguirá. Como disse acima, é só quererem. E volto a repetir, se precisarem de ajuda, o Sporting cá estará para os ajudar. Mas ajudar a sério, com propostas e com medidas concretas. Não com bitaites enviados através da imprensa. Desse filme estamos todos fartos. Acredito que os árbitros também.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
28 Março, 2014 at 15:10
ó Vítor Pereira, anda cá ler isto!
28 Março, 2014 at 18:17
excelente e profundo texto… SL
28 Março, 2014 at 15:15
O Vitinho não sabe ler…. mas é pena, podia ser que aprendesse umas coisas com este texto do Sá
28 Março, 2014 at 15:20
Sá… O teu melhor texto… Ever!!! Superaste-te… coisa que eu já não pensava possível!
Venham daí esses ossos! “Granda Bacalhau”!
Z
28 Março, 2014 at 15:21
Mais um bom texto Sá! Já liguei ao Marsellus Wallace para que hoje esteja de serviço. Não vá aparecer um lã-piurso com comichão no cú. Hehehehehe. Tchin-Tchin! Cheers!
28 Março, 2014 at 15:22
Falando como o Proença:
“Belo texto meu querido”
28 Março, 2014 at 16:54
Concentra concentra…
28 Março, 2014 at 17:24
Tá explicada aquela rabetice das simulações de french kiss em todos os jogos!
Aquele cabrão não devia ser árbitro! Devia apresentar aquela merda do FRUTEBOLA ou LIGA FRUTE ou o caralho… assim sempre se entretinha com o lãzudo do Graciano e ficavam aos beijinhos, que era da maneira que não diziam merda… Pelo menos o Graciano!
Foda-se, o FRUTE dizia que o programa era o concretizar dum sonho! SONHO??? Foda-se…
28 Março, 2014 at 15:25
Excelente texto, parabéns Sá.
Logo, de casa, vou inundar os grupos onde estou com este texto para que seja lido pelo maior número de pessoas.
28 Março, 2014 at 15:34
Grande texto!
Parabéns!
28 Março, 2014 at 15:35
Epá, Sá, tu e o Cherba têm a grande capacidade de colocar em palavras aquilo que nos vai a todos na cabeça, e isso é um grande talento. Já nem durmo à 6ª feira á espera desta bacalhauzada !!!
Eu acho que há bons arbitros, são é poucos e não têm força institucional para ir contra os “podres” instalados. O exemplo claro, para mim, foi o arbitro de que falaste e que apitou o clássico, Marco Ferreira (não foi o que apitou em setubal, esse foi o Vasco Santos). Mas, se calhar só é bom porque é da Madeira e está mais longe dos centros de corrupção.
Já estou ansioso pelo texto da proxima semana. Um grande bem haja, “meu querido”…
28 Março, 2014 at 15:57
Mas foi este Marco Ferreira que foi substituido (era ele que em princípio estava designado) para o jogo da Taça entre Benfas e Sporting. Parece que nessa altura não servia para o Benfas pois era árbitro da Madeira mas agora já serviu para as torres gémeas..
28 Março, 2014 at 16:04
Tens razão, mas foi tambem o árbitro que apitou o benfas-Sporting para o campeonato e fez uma optima exibição.
Para mim, é neste momento o arbitro mais isento e como tal o melhor, mas esta minha opinião pode mudar consoante for o futuro deste mesmo arbitro e os eventuais “favores” que for tendo de fazer para se manter internacional.
28 Março, 2014 at 16:59
e pensar que o Marco ferreira ainda na época passada era mau , após o jogo de Moreira de Cónegos
28 Março, 2014 at 17:26
E pensar que tu disseste que ias ficar calado num canto…
28 Março, 2014 at 17:29
este foi o primeiro comentário que fiz, de resto só respondi a cromos como tu
28 Março, 2014 at 17:36
és um redondo e cíclico contra-senso… tudo normal!
28 Março, 2014 at 15:36
Muito bom, de uma ponta à outra!
28 Março, 2014 at 15:38
Era bom que a arbitragem mudasse mas com este saco de merda do Vitó Pereira só podemos esperar mais uns broches aos lampiões.
Este Pereira é sub-humano é um arremedo humano sedento de agradar às putas e lampiões.
Falando no tópico da merda, parece que os lampiões andam incomodados com as frases do presidente BdC relativas ao avanço destes na pontuação e até foram buscar fotos de alegados penatys a seu favor e foras de jog do Montero, mas foras de jogo do Lima, golos anulados ao Belém e penaltys ao Arouca nem vê-los. São tão tristes.
Ah e esqueci-me da perola os Sportinguistas são chorões e o catano mas eis que estão cheios de medo do Proença e a recuperar arbitragens anteriores desse cavalheiro.
Why so sad “queridos”?
28 Março, 2014 at 15:38
Vou tentar colocar de lado os cestos de fruta, porque corruptos, corruptores e corrompidos há em todos os sectores da sociedade (ou não, segundo a PGR).
O problema da arbitragem é o corporativismo. Aquilo é um grupinho cujo principal objectivo é a auto-preservação. Tentam evoluir fazendo favores aos mais fortes, e quando cad um dos elementos chega a um determinado patamar, sobrevive não levantando ondas. Uma das bases de um sistema destes é mantê-lo fechado. Ou como dizem os gringos, what happens in APAF, stays in APAF. Por isso mesmo, essa coisa de divulgar relatórios causa muita entropia. Publicá-los mal fossem feitos, antes das famosas alterações, pior ainda. Isso das notas, então, nem se fala… ninguém sabe quem são os observadores, quais as suas habilitações, quais as suas ligações. Nesse ponto os árbitros têm razão… são escrutinados ao máximo, e são figuras públicas, ao contrário de outros com mais poder (ao fim ao cabo, as notas é que determinam quem sobe ou desce). Mas na verdade, não os vejo fazer muito quanto a isso, porque sabem que o tal sistema lhes será favorável, assim se portem bem.
Num ponto concordo: erros todos têm, o árbitro tem o direito de errar. A questão é a consequência do erro… o treinador é despedido (ok, no caso do Vilas-Boas nem é mau castigo), o jogador acaba a jogar na Roménia… já o árbitro, é recompensado. Com uma nota que raramente se adequa ao que fez (e que poucas vezes é escrutinada), com mais jogos, e com progressão na carreira, como um certo tipo que fez furor a desviar o olhar do José Soares.
28 Março, 2014 at 15:46
Ou o Xistra a olhar para a mão na bola no Rio Ave Sporting e gritar não vi.
Estava só a olhar para o jogo, não viu.
Já o Ferrari de Setubal viu bem um corte com o peito no SCP-SLB da taça da Liga que o amigo Lucilio transformou em “penalte”, foram tão “queridos”.
SL
28 Março, 2014 at 15:52
A culpa é do Lucilio… não tem que aceitar conselhos de um gajo que está a 50mt.
A entrevista em que o Lucilio explica esse lance é linda… já a procurei, mas infelizmente não encontrei. Ele enterra-se a toda a força (por exemplo quando diz nãoo ter visto o gesto do Bento, ou sentido a peitada do Pedro Silva), mas pronto, faltou o contraditório…
E essa é outra… os árbitros não podem explicar as suas decisões publicamente, aparentemente estão proibidos. Porquê?
28 Março, 2014 at 15:46
Parece obvio que os arbitros (e seus dirigentes) seriam os principais interessados na transparencia, tecnologias e Verdade Desportiva.
Ao resistir, mostram a todos (se duvidas ainda houvesse) o que realmente pretendem.
E Verdade Desportiva nao e certamente.
Obrigado pelo texto.
SL
PS – Alguem tem o link da entrevista de ontem? Queria ver e nao pude…
28 Março, 2014 at 15:48
És maluco se houvesse um verdadeiro escrutinio e trasnparência as personagens Mota, Duarte Gomes entre outros nunca chegariam a prós.
SL
28 Março, 2014 at 16:04
http://www.youtube.com/watch?v=VCo7erXI7hI
28 Março, 2014 at 16:05
Isto é para o Jubas.
28 Março, 2014 at 19:20
Obrigado 🙂
28 Março, 2014 at 15:50
Ó Cherba, tira aí uma vinhaça para acompanhar com esta bela posta de bacalhau à gomes de Sá.
Amanhã é para ganhar, porque tenho um feeling que os lampiões não ganham em Braga e as pernas vão começar a tremer. Se têm o azar de ir ao Ladrão a 2 pontos de nós, estão fodidos, que os corruptos até os comem vivos.
Spoooooooooooooooooooooooooooooooooooorting!!!!!!!!!!!!!!!!!
28 Março, 2014 at 15:52
Essa é a minha aposta 🙂
Os lampiursos levarem apenas 2 pontos de vantagem ao dragon.
28 Março, 2014 at 16:58
era bom era, mas o fifica ganha em braga de certeza absoluta
28 Março, 2014 at 15:53
não sei não, eles agora andam mui amiguinhos…
28 Março, 2014 at 15:55
Amizades à parte acreditas que os bimbos se deixassem perder para os lampiursos ganharaem o campeonato ???
naaaaaaaaaaaaaa nem pensar
28 Março, 2014 at 16:00
Se o Porto ja nao poder chegar ao 2. lugar e depender o empate ou derrota com os lampiuros, ate por estrategia, o Pintinho engole o sapo.
So para O Sporting nao ganhar.
Ganhar o Sporting e muito pior para o sistema que ganhar o fifica.
E quem e o capo do sistema?
Enfim… Temos e que fazer os 18 pontos que faltam, o que vier a mais e lucro 😉
28 Março, 2014 at 16:00
Olha que não sei…se a escolha for entre nós ou os lampiões para ganhar o campeonato, não sei se os corruptos não jogam com a equipa B…
28 Março, 2014 at 17:26
O campeonato, infelizmente, está entregue. Os orcs vão passear em braga, eles estão todos remendados. Acredito mais num empate, na jornada a seguir com o Rio Ave, mas não estou a ver eles perderem mais pontos, e infelizmente, mesmo que os percam, os corrutos vão se abrir todos…Tb sou da opinião que o bufas engole esse sapo, até pq está em guerra conosco e não vai querer que o “garoto” seja campeão logo no primeiro ano e principalmente com tudo aquilo que o Dr. Bruno de Carvalho tem dito…
28 Março, 2014 at 16:02
Granda Sá,
Deixa lá o single malte em paz. Ou querem ver que teremos de passar para o sakè do Sampaio… 🙂
28 Março, 2014 at 16:02
Epá não me lixem o felling 🙁
28 Março, 2014 at 16:08
Bom texto de requintado qualidade.
“O mexilhão cansou-se de apanhar com as vagas.”
28 Março, 2014 at 16:36
Cherba, se quiseres (e puderes), faz aí a emenda do árbitro de Setúbal. O saké trocou-me as ideias.
Podes retirar todo o parágrafo que começa em:
“Se não estou em erro…” até ao fim do ponto 1)
A ideia desse parágrafo perde-se mas também coloca-se justiça em relação ao árbitro em questão. Obviamente que “estou mesmo em erro”.
28 Março, 2014 at 16:38
Vá lá e não teres posto que o arbitro tinha sido o Shikabala.
Já que o saké te faz alucinações com o egípcio 😛
28 Março, 2014 at 16:49
Com o Shikabala como árbitro teriamos verdadeiramente 3 equipas em campo. E o “Shikateam” era bem capaz de ganhar de goleada…o gajo sozinho rebenta cuma equipa inteira!
28 Março, 2014 at 17:18
Sr. Sá… disciulpi: ” Saké of feijoks is not a «mine» ”
KEEP
CALM &
DRINK
SAKÉ!
28 Março, 2014 at 16:42
Sá, és o meu GURU.
Alguém que espete esta opinião nas trombas de quem gere à sua (e de outros) maneira a arbitragem.
Vou copiar o link e deixar nas páginas de todos os árbitros. Podem apagar, mas a maioria vai ler até ao fim.
O texto está muito construtivo.
Parabéns.
28 Março, 2014 at 17:02
conseguia debater e rebater alguns dos pontos do post, tal como alguns comentários, mas é melhor não, não me apetece que a coisa descambe, porque era isso que iria acontecer
28 Março, 2014 at 17:09
Foda-se drop dead and piss off!!!
SL
28 Março, 2014 at 17:10
Obrigado, magnânimo líder!
28 Março, 2014 at 17:13
Estou aqui, rigaboss. Fui eu que escrevi.
Rebate lá então!
28 Março, 2014 at 17:17
eu sei que foste tu que escreveste, e por teres sido tu que escreveste sei que ia dar molho se eu dissesse alguma coisa.
vou ficar quietinho no meu canto e ver o pessoal bater palmas.
28 Março, 2014 at 17:20
Então emborca lá a UCAL e faz isso… quietinho, pianinho!
Por uma vez na vida, faz o que dizes que vais fazer!
28 Março, 2014 at 17:22
Porquê que não metes o cú no mocho e escreves uma crónica sobre a corrente gestão do Sporting e sobre as suas virtudes e falhas.
Aposto que Bruno de Carvalho iria compreender a tua visão iluminada e superior sobre o fenomeno desportivo e convidar-te logo para director desportivo.
Ou então não e a única conclusão obvia seria que o presidente do Sporting é um ignorante/ileterado/labrego, incapaz de reconhecer um génio em potência.
SL
28 Março, 2014 at 17:27
ok de acordo, quando tu e mais uns quantos deixarem de ser foquinhas amestradas que batem palminhas a tudo, tiverem um pouco mais de cultura desportiva e deixarem de dizer tantos disparates por comentário feito fazemos isso.
é que ao contrario de ti( que nunca criticou nada e ofende e critica todos os que digam mal da direcçao……….que não precisa de caes de guarda), eu já elogiei varias vezes a direcçao e critiquei quando achei que devia criticar, quanto a ti e outros, só sabem bater palminhas a tudo.
28 Março, 2014 at 17:34
Não és tu que andava sempre com o Godo ao colo???
Nunca vi uma critica tua ao Godo… só apoio acéfalo incondicional!!!
Quem caralho és tu agora para vir criticar quem apoia a direcção que TÃO BEM tem feito o seu trabalho????
Tu já estás marcado há muito tempo, godinhete… quem não te conhece, compra caro!
28 Março, 2014 at 17:38
não sejas mentiroso sampaio . É QUE TU ESTAS A SER UM MENTIROSO, ALDRABAO E ACEFALO, TAMBEM JA TODA A GENTE CONHECE A TUA ESTUPIDEZ DE GINGEIRA
28 Março, 2014 at 17:45
No preciso momento em que se adivinhava a destituição do Godo é que começaste a mudar a agulha, caralho!
Podes fazer de parvo quem tu quiseres… a mim não fazes que eu lembro-me muito bem da tua “agenda”…
28 Março, 2014 at 17:47
METIROSO, ALDRABAO
28 Março, 2014 at 17:38
Ninguém bate palmas a tudo.
Eu por exemplo não concordei e não aceitava o adiamento do jogo com os lampiões para dali por dois dias. Só para uma altura em que estivessem sobrecarregados de jogos.
Agora tirando isso, vejo jogadores a darem tudo, treinador idem, direcção que responde na hora certa e com propostas concretas para o futebol português e para fomentar a competição, como posso criticar?
Olha já não passo pelas humilhações de ser roubado à descarada e ver os dirigentes do porto inclusivé o criminosos como o macaco nas tribunas VIP do estádio de Alvalade nem vejo o meu presidente a ser chamado de mentiroso em pleno estádio pelo senhor Vieira, só para lembrar duas situações do passado recente.
SL
28 Março, 2014 at 17:39
essa do ninguém bate palmas a tudo é mentira
28 Março, 2014 at 17:32
Green…
Um vintém é um vintém e um riga é um riga!
28 Março, 2014 at 17:15
“Pouque eua isso que iuía aconteçêue”
Pouquê Uiga?
Que uaio de aboudamento ao post pah!
Debate e uebate o que quiseues, o uesto viuá pou acuéscimo, se bem ou se mal, apenas o destino o diuá.
Não tentes fintaue o destino…
LIBEUDADE DE EXPUESSÃO!
P.S. Estou com o “éuue” fodido com a vida.
28 Março, 2014 at 17:16
Ou seja… falaste para dizer que te calavas!
Mais valia estar calado, oh prima-dona da truculência…
28 Março, 2014 at 17:18
e tu que não metesses o nariz, já era de estranhar, não falhas um comentário meu, tens de te armar em parvo em todos eles
28 Março, 2014 at 17:20
Em todos???
Foda-se… não tinha vida própria…
28 Março, 2014 at 17:21
pelos vistos não, tens de mandar sempre o bitaite e a boquinha estupida sempre que eu comento
28 Março, 2014 at 17:30
Sempre??? Cala-te, caralho!
Se comento 5% da merda que falas aqui é muito… Já faço um esforço do caralhame para te ignorar mas lá de vez em quando te superas e dizes merdas monumentais dignas duma torre dos Clérigos. Aí, não dá… Fosses menos cavalgadura e eu nem te ligava nenhuma. Mas tu esforças-te em superar-te…
28 Março, 2014 at 17:31
sim em 99% dos meus comentários está la uma resposta parva tua, mesmo quando a conversa não é contigo tu metes o nariz
28 Março, 2014 at 17:22
Riga,
Aparece amanhã em Alvalade para assinares a petição, pá…pago-te um sumol
28 Março, 2014 at 17:24
não preciso que pagues nada, quanto á petição eu já tinha dito ao cherba que ia tratar disso quando chegasse a Alvalade
28 Março, 2014 at 17:31
Não é sumol… é UCAL!
O leitinho morno deve ser mais do gosto…
28 Março, 2014 at 17:34
😀
Deixa lá o homem, Ricardo, o gajo até vai assinar a petição…
28 Março, 2014 at 17:36
assino porque tem la algumas coisas que concordo
28 Março, 2014 at 17:37
É tão cavalo que nem sabe fazer essa merda online… só assina presencialmente!
Está nitidamente a fazer-se para que lhe ofereçam uma UCAL… ainda se habilita é a um calduço!
28 Março, 2014 at 17:40
ves como es idiota…………………..falas do que não sabes e depois como sempre sai merda
28 Março, 2014 at 17:44
Bebe o UCAL, bebe…
28 Março, 2014 at 17:45
VAI A MERDA
28 Março, 2014 at 17:38
Mas que risota.. temos agora uma espécie de “agarram-me senão eu mato-o” em versão de colunista…
Z
28 Março, 2014 at 17:58
O riga parece aquele gajo que se barricou nas casas de banho da RTP…
Diz que mata, diz que explode… e depois, é o que se sabe!
O Riga é o Manuel Subtil do Tasco!!!
28 Março, 2014 at 18:05
LOL
28 Março, 2014 at 18:06
Se não queres que a coisa descambe, para que este comentário? Serve para o que? Contribui para o post? nao. Só serve mesmo para picar e ficar à espera que venham mandar vir contigo.
29 Março, 2014 at 0:01
conseguiste foder o post sem sequer o criticar!
é de mestre
e, infelizmente, os colegas tasqueiros não conseguem resistir!
28 Março, 2014 at 17:12
Mais um excelente prato servido “au point”!
Só tenho pena de não acreditar na vontade de mudança dos árbitros…
28 Março, 2014 at 17:15
Olha que o Sá Pinto está na Grécia, não no Chipre…
Já te disse que o saké não é para beber como “mines”… senão, os efeitos colaterais são o que são! 😉
Bela bacalhauzada…
Só uma questão. Se os árbitros são a parte menos “importante” não são certamente a menos decisiva… Que o digam o Ronny e o Luís grandão… Todos tem a sua importância relativa no tabuleiro. Só que uns pensam que são bispos ou torres, com aspirações a rainha quando não devia passar de cavalos, se tanto… Para não lhes chamar peões… que curiosamente são o que são neste momento! Muito por culpa própria…
28 Março, 2014 at 17:17
Ca ganda posta de bacalhau Sá!!!
Obrigado, por resumires bem a hipocrisia de quem defende estes crápulas!
Um enorme abraço genuinamente Leonino!
SL
28 Março, 2014 at 17:18
Foda-se! Tou todo bêbado…cherba, mais uma para passar o corrector…
Desculpem lá, malta. A sério.
28 Março, 2014 at 17:22
Ligeiro off topic:
Epa, não tenho podido andar aqui tão frequentemente como era costume, contudo não sei se algum(a) tasqueiro(a) já mencionou algo sobre os equipamentos que a selecção PORTOguesa vai envergar no mundial… Encontrei esta referência sobre este assunto …
http://leoninamente.blogspot.pt/2014/03/sorriam-esta-ai-colonizacao-americana.html
Cherba, acho que isto merece um ‘post’ separado… É que isto é a “cereja no topo do bolo” da bipolarização que quiseram fazer para o futebol em portogal… Só falta o ‘fernandinho’ ser convocado… Aí deixo de ver os jogos da selecção…
Sá, desculpa lá o off topic, mas não consigo calar a minha revolta… dasssss
SL
28 Março, 2014 at 17:34
rigaboss:
Começo a ficar farto da tua atitude. Já me pus ao teu dispor para debater o post. Agora, se tens medo de discutir comigo (o que me surpreende já que tu não tens medo de ninguém) devias simplesmente ter tomado a opção de nem sequer escrever nada. Já te disse antes que odeio essa tua tentativa de vitimização.
Queres escrever, escreve. Não queres escrever, não escrevas! Não digas é que és capaz de debater mas que não o fazes por causa das reacções.
Para mim é falta de argumentos. Mas gostava que provasses que estou errado.
28 Março, 2014 at 17:35
recuso-me a debater com quem não respeita opiniões contrarias e o que eu te ia dizer tu não ias gostar e ia dar molho
28 Março, 2014 at 17:40
Já te apagaram ou censuraram algum comentário aqui?
SL
28 Março, 2014 at 17:42
não, mas já fui ofendido e insultado inúmeras vezes por ter opinião contraria
28 Março, 2014 at 17:43
Tu és ofendido porque andas aqui a fazer os outros de parvos, isso sim, sua “vitimazeca”!
28 Março, 2014 at 17:44
MUITAS VEZES É DIFICIL FAZER OS OUTROS ( COMO TU) DE COISAS QUE JA SAO POR NATUREZA
28 Março, 2014 at 17:45
Inúmeras vezes é pouco! Eu também já contribuí!
Z
28 Março, 2014 at 17:56
E mesmo assim, parece sempre manifestamente pouco…
28 Março, 2014 at 18:33
É? não é? 🙂
Z
28 Março, 2014 at 18:36
E também já foste muitas vezes o primeiro a insultar quem tem opinião contrária à tua.
28 Março, 2014 at 17:42
Já era tempo…
28 Março, 2014 at 17:43
e aqui esta o anomal do sampaio a cheirar-me o cú fdx
28 Março, 2014 at 18:03
Nem que tu mamasses uma garrafa de litro de saké por dia!!!
Foda-se, nem aguento o cheiro que deixas na net, quanto mais…
28 Março, 2014 at 18:11
por isso é que andas sempre atras de mim nas caixas de comentários, desculpa mas se gostas de homens, eu não.
28 Março, 2014 at 21:20
Se eu gostasse de homens achas que andava atrás de ti????
HAHAHAHAHAHAHA… Para isso eu tinha, de facto, de gostar… e depois que tu, no mínimo, fosses um?
Mas posso ter alguma fixação pela idiotice… já tou como o Bruno: Começo a encontrar algum encanto, não na senilidade, mas na tua natural estupidez!
28 Março, 2014 at 17:38
Onde é que eu não respeitei a tua opinião? Estou precisamente a pedir que a dês.
Se não sabes lidar com a crítica, o problema é teu. Não me faças é de parvo.
Continuo à espera dos teus argumentos.
28 Março, 2014 at 17:41
yap, ja o fizeste algumas vezes noutros posts
28 Março, 2014 at 17:41
Agora foste certeiro… ele só anda aqui para tentar fazer dos outros parvos!
Já o digo há muito tempo… desde o tempo que era um godinho’s lover sobre a capa que “defendo a direcção actual incondicionalmente” e “os mandatos são para cumprir, por muita merda que se faça”…
Bebe mas é um saké e esquece este gajo… saké’s on me!!!
28 Março, 2014 at 17:47
De facto recordo-me que o Riga defendia o Godinho com unhas e dentes e dizia que defederia qualquer direcção do Sporting até à morte porque era a direcção do Sporting.
Simplesmente nesta direcção ele reconhece menos competência que nas anteriores por qualquer razão que nós meros mortais não possuidores da mesma sapiência não atingimos.
SL
28 Março, 2014 at 17:48
mais um que quer ser chamado de aldrabao
28 Março, 2014 at 17:50
É mentira caralho??????????????
Tenho de ir ao arquivo da net?????????????????
28 Março, 2014 at 17:51
tas a ser aldrabão no teu segundo paragrafo
28 Março, 2014 at 17:53
Então sou aldrabão em quê?
Quais os actos em que a corrente direcção do SCP demontra menso capacidade que as anteriores?
Talvez menos capacidade para gastar mal o guito?
SL
28 Março, 2014 at 18:10
es aldrabão quando dizes que eu acho que esta direcçao tem menos competência, e implicitamente estas a dizer que eu nunca elogiei esta direcçao, o que é mentira
28 Março, 2014 at 17:50
Ok.
Estamos conversados. Gastaste uma porrada de comentários para criar polémica e para responder às reacções de uma polémica criada por ti. Eu só queria um comentário onde debates aquilo que está escrito no post. E podes ter certeza que responder-te-ei com respeito, fundamento e honestidade. Mais do que isso não te posso prometer.
Continuo à espera dos argumentos. (é a última vez que escrevo isto. Se optares por não debater, deduzo que não tens capacidade para tal)
28 Março, 2014 at 17:52
Alerta: Frase carregada de argumentos nas entrelinhas e dada a interpretações dúbias.
Para rebater argumentos é preciso te-los, coisa que o Riga tem em défice.
28 Março, 2014 at 18:08
quando vi a reportagem do proença percebi logo que ia dar azo a posts destes, que nem com uma reportagem de uma hora iriam conseguir perceber certos assuntos.
vamos então por partes:
1- dizes que as ameaças contra os árbitros é culpa dos árbitros. Errado, é culpa dos adeptos e dos dirigentes dos clubes. é que cá não se protege o espectaculo futebol e os dirigentes e treinadores dizem tudo o que lhes apetece sobre os árbitros e normalmente não lhes acontece nada. Como não lhes acontece nada os adeptos acham que também podem fazer tudo. la fora ninguém fala de árbitros, quer eles se portem bem ou mal……………porque levam castigos a serio se o fizerem.
2- dizes que o arbitro é o elemento menos importante do jogo. talvez seja, mas como viste na reportagem arbitrar um jogo não é fácil, mas claro essa pessoa da bancada que conhecia as regras do jogo , podia em 100 lances fazer merda em 99, que no final do jogo ninguém se ia queixar dele, porque era alguém da bancada
3- questão do erro, voltando á reportagem tinhas la uma situação em que o arbitro não esta bem posicionado e não consegue perceber que existe uma mão, ele tem duvidas, um dos fiscais de linha diz uma coisa e é o 4º arbitro que dá a indicação correcta.
depois se um jogador falhar um golo fácil, se o treinador fizer uma substituição errada, não tem o mesmo escrutínio que tem o arbitro, que em alguns jogos tem 50 cameras, e 30 repetições de todos os ângulos a escriutina-lo. e muitas vezes erra não por não saber, mas por a sua colocação( lembra-te o arbitro está ao nível do relvado, a visibilidade é diferente de quem esta na bancada ou em casa ) ser 2 cm para um lado e a prespectiva do lance é diferente e tem de decidir em fracçoes de segundo. por isso o eu entender e tentar sempre ver as coisas da forma como o arbitro vê e perceber estando eu naquele sitio e naquele angulo de visão o que decidia.( apitar pela tv é facílimo não existiam erros).
4- o conselho de arbitragem. vou-te contar uma cena: dantes o conselho de arbitragem existiam 2 listas e a que ganhava metia la o pessoal todo, os clubes resolveram mudar isso para o método de hondt, resultado aquele conselho de arbitragem é uma mistura de 2 listas, de pessoal que não se podia ver á frente
e sim são cooporativistas, sim o tipo da apaf é um cromo, sim deviam existir novas tecnologias em especial o vídeo arbitro( nem que dessem essa função ao 4º arbitro) sim devia de existir sorteio, sim os relatórios deviam de ser públicos como em espanha que 2 h depois do jogo toda a gente sabe o que esta no relatório do arbitro, sim termos árbitros bons e maus como em todo o lado.
28 Março, 2014 at 18:13
É dificil ser arbitro, ninguém diz o contrário.
Mas são profissionais logo tem de ser alvo de escrotinio.
Tem 50 câmeras em cima e os jogadores não? Quando o Patricio dá um frango não lhe cai tudo em cima? Já te esqueceste da perseguição ao Ricardo e aos seus erros?
Finalmente para ser árbitro temos de ser isentos e conhecer as regras do futebol, um arbitro que não sabe o que é um atraso e um conselho que ao invés de admitir o erro muda as regras é ridiculo. Isto passou-se com o Sporting e não foi assim há tanto tempo.
SL
28 Março, 2014 at 18:16
não são profissionais, são semi profissionais
e mesmo nos campeonatos onde são profissionais fazem erros grosseiros
28 Março, 2014 at 18:33
1 – Não disse que as ameaças eram culpa dos árbitros. Aprende a ler. Disse que o clima era criado por eles. A culpa das ameaças é de quem as faz. Mas o que cria a situação é a incompetência (mais para umas cores do que para outras) dos árbitros. Não leste a parte do semear e colher? O clima é consequência de várias coisas, entre elas, a impunidade em relação à corrupção provada (Apito Dourado) e da incompetência ou falta de qualidade dos árbitros. E estás a contradizer-te e ao mesmo tempo a dar-me razão: porque se os dirigentes reclamam e os adeptos reagem é porque alguém não castiga, como tu bem disseste. E quem é que tem a função de castigar? O Conselho de Disciplina.
2- a) O árbitro é o elemento menos importante do jogo. b) arbitrar não é fácil. O que é que uma coisa tem a ver com outra? Não percebi o ponto. O que eu disse é que se não houver árbitros, há jogo. Se não houver os restantes elementos, não há. Agora, se o gajo que vem da bancada faz ou não um bom trabalho isso é outra história.
3- Não percebo, mais uma vez. O que eu disse é que o erro de um árbitro é muito menos punido do que um erro de um jogador ou treinador. Não falo de punição abstracta, como ser insultado na rua (e admito que isso custe). Falo de punição real, com períodos razoáveis sem apitar (não é apitar no jogo seguinte). Estás a confundir tudo, homem! E quando o erro é sistemático, o árbitro é protegido em vez de ser confrontado (pelo seu líder). No caso do jogador, perde terreno até ser dispensado do clube. Se um jogador errar não há escrutínio???? Deves estar a gozar. Lembras-te do frango do Patrício na Taça de Portugal? O erro do Rui foi tão ou mais escrutinado do que os erros do Duarte Gomes. E o Rui só cometeu um.
4- E o que é que queres dizer com isso? Não estás a responder a nada do que eu escrevi no post. O que é que o facto da eleição ser feita por método de hondt tem a ver com a incompetência ou falta de honestidade do Conselho de Arbitragem ou de Disciplina? Porra! Até podia ser eu a eleger, não é a eleição que determina se a pessoa é ou não incompetente. São as suas decisões QUANDO JÁ ESTÃO NO LUGAR.
Viste? Não é difícil.
28 Março, 2014 at 18:44
1- clima criado por eles? quem atira a lenha para a fogueira são os dirigentes e os treinadores. Se calhar nos outros lados a mentalidade é: os árbitros erram, é algo que pode acontecer, ninguém coloca em causa se o arbitro é adepto do clube a, se não gosta do treinador b, etc. e também não ves ninguém semana sim semana sim a dizer que os árbitros são corruptos porque decidiram de maneira x no jogo tal.
2- es tu que me tas a dar razão, se essa pessoa que saísse da bancada em 100 lances decidisse mal em 99 nimguem se queixava porque era uma pessoa que saiu da bancada. é a hipocrisia.
lembrast do arbitro da distrital que apitou o Sporting? fez merda num lance chave, mas alguém se queixou disso? não, porque era um arbitro do distrital.
3- o irem para a jarra castiga onde lhes doi mais: no bolso que um arbitro so recebe se apitar. mas este ponto podia-nos levar para aquela parte onde os árbitros internacionais “preferem” certos jogos para não terem tanta gente e tanta camara a excrutinar e não terem problemas.
4- o método de eleição tem tudo a ver meu caro. quando era tudo da mesma lista, era uma equipa completa em que todos pensavam o mesmo e as coisas eram mais fluidas, actualmente o Vitor pereira tem de conviver com um gajo que não o gramava e que mina aquilo tudo( ele e os amiguinhos, que são só alguns ex árbitros influentes). ou seja é alguém que interessa que as coisas ao vitor pereira corram mal.
28 Março, 2014 at 18:46
e sabes quem é o gajo? é o gajo que estava na apaf o luis guilherme
28 Março, 2014 at 19:03
1 – O que é atirar a lenha para a fogueira? É chamar-lhe de ladrão ou corrupto ou fazer uma conferência de imprensa com base em factos? Esta é a principal desonestidade intelectual dos árbitros e da imprensa. Apontar-lhes os erros com base em factos é dizer a verdade, mesmo que eles não gostem de ouvir. Insultar os mesmos é atirar a tal lenha. Eu quando faço merda na minha empresa sou chamado à pedra pelos meus sócios. Porque razão é que não se pode falar da arbitragem, desde que se faça com elevação e com base em factos como o nosso presidente fez?
2- Achas mesmo que se o árbitro saísse da bancada e fizesse uma arbitragem como a de Setúbal ninguém dizia nada? Vives noutro mundo, pá! Uma coisa são erros grosseiros e sistemáticos. Outra bem diferente é um erro pontual.
3- Vão para a jarra durante uma semana. Na semana a seguir estão a apitar derbys e clássicos. É essa a tua ideia de castigo?
4- Ai o Vitó está a ser tramado? Porra…essa é demais. O Vitó é o líder e é ele que toma as decisões. Se as toma condicionado é porque não tem coluna e devia demitir-se.
Último ponto, para acabar a nossa boa conversa, apesar de achar que estás a misturar muita coisa…não estamos a falar de jogadores, treinadores, sapateiros ou advogados. Estamos a falar de pessoas cuja função é julgar. Sejam árbitros ou os seus dirigentes. E um juíz tem de ser muito mais competente e muito mais isento. Porque a partir do momento em que começam a revelar tendências, estão a viciar uma actividade cuja premissa da sua existência é precisamente a sua isenção (ou devia ser). O melhor exemplo é a vergonhosa audiência do delegado do Porto no jogo da Taça da Liga onde o JUÍZ Herculano Liima demonstrou tudo menos isenção.
28 Março, 2014 at 18:40
Estás a ver Riga … podias ter dito isto logo na primeira vez, o Sá entretanto contestava, etc.
Para quê 200 posts de merda?
28 Março, 2014 at 18:45
eu por mim nem tinha dito nada, existem certos posts que mais vale não dizer nada e deixar o pessoal a aplaudir.
28 Março, 2014 at 21:22
E ele a dar-lhe e a burra a fugir-lhe…
pescadinha de rabo na boca! Em Loop!!!
Só te falta o arroz de tomate, foda-se…
28 Março, 2014 at 23:02
Mas qual o teu problema com quem aplaude? Eu aplaudo este post todas as vezes que o leio.
Comentas, aplaudindo ou não, deixas a tua opinião que é válida. Tão simples, caralho !
Neste post, deste azo a mais um rol de comentários.
Podias ter opinado, sem aplaudir e seguia jogo.
29 Março, 2014 at 8:35
em 35 comentários, existiam 30 que eram estúpidos ou faziam rir.
dá-me a impressão que muitos dos comentários( e as vezes posts) que são feitos é apenas para mandar bitaite sem perceber nada e tao carregados de facciosismo que apenas sai asneira.
claro que a opção é ficar a rir que nem um desalmado para o que é escrito e deixar acreditar em muita “palermice” que é escrita, mas também posso esclarecer. Mas, quando isso acontece la aparecem umas quantas virgens ofendidas que nao gostam nada que existam pessoas que tenham mais conhecimentos e que sejam mais racionais nas analises as coisas( o que grande parte das vezes evita-se que se escreva cenas estupidas) e começam com os insultos, ofensas e com a infantilidade do há 1000 anos atras tu escreveste não sei, portanto como escreveste não sei que, hoje não podes escrever outra coisa, basicamente porque eu não quero que escrevas e se escreveres es isto e aquilo.
28 Março, 2014 at 17:53
Foda-se…um gajo dá só ali um saltinho ao quiosque da tasca e quando volta anda tudo à pancada…
28 Março, 2014 at 17:54
Ambiente de tasca 😛
28 Março, 2014 at 18:00
deixa cá bater palmas a mais esta posta do Sá!
28 Março, 2014 at 18:02
teaser….
hahahahahahahahahahahaaha…
deixa-me também bater antes que me esqueça ou seja ostracizado… 😛
(clap, clap, clap, clap…)
28 Março, 2014 at 18:14
Foda-se também eu clap clap clap, meéééé, sou um carneiro sem personalidade.
SL
28 Março, 2014 at 18:44
Foda-se! Isso faz de mim o quê? Um pastor?
28 Março, 2014 at 18:29
Que animal da escrita.
Os meus parabéns sá. Está tudo aqui. Peço desculpa, mas não consigo encontrar conteúdo para enriquecer este meu post.
A não ser, o porque, das entidades competentes, não quererem ver que este é o caminho a seguir..
Saudações Leoninas.