O Jornal Sporting completa hoje, 31 de Março, 92 anos de existência, sendo o jornal de clubes mais antigo de Portugal e da Europa.
Inicialmente intitulado Boletim Sporting, foi criado com o grande objectivo de defender os interesses do Clube e fazer face à pouca importância que os órgãos de comunicação social portugueses davam ao Sporting. Mudaria de nome em 1952, ano em que passou a chamar-se Jornal Sporting. Actualmente, vai para a banca todas as quintas-feiras, sendo o único jornal que põe tudo «verde no branco».
p.s. – curiosamente, realiza-se, hoje, a I Reunião – «O Sporting é dos Sócios». Infelizmente, não vou poder estar presente, mas sei que a Tasca estará muito bem representada. E fica o desafio, para serem os repórteres desta casa e trazerem informação a todos nós
1 Abril, 2014 at 1:03
São 20,00 no Brasil!!! Será desta?? que o Elias se vai??
1 Abril, 2014 at 1:05
Porra ja passa da meia noite, 1 de abril de certeza
1 Abril, 2014 at 1:15
http://www.lancenet.com.br/minuto/Flamengo-contrato-Adidas-garantia-Elias_0_1111689013.html
Mais umas horas e saberemos.
A única coisa que espero é que a partir de 1 de Abril de 2014 esta herança de Godinho, Duque e Freitas deixe o Sporting definitivamente.
1 Abril, 2014 at 1:17
E esperem só para ver depois do Campeonato do Mundo como os clubes brasileiros vão ficar.
Vai ser uma debandada geral…
1 Abril, 2014 at 1:29
O Bruno apresentou-se muito alegre e bem disposto, mas também muito cansado. Disse várias vezes que estava de direta e deu a entender que no final da reunião ainda teria de ir resolver a questão Elias. Esteve no estilo a que nos habituou: crítico, por vezes um pouco duro, mas fala como se estivesse entre amigos de longa data.
Tentou responder tanto a questões que foram enviadas por e-mail como às vindas dos sócios no auditório, mas o tempo foi apertado. Vou tentar tocar nos pontos-chave que me lembro dentro dos maiores temas:
NOVOS SÓCIOS
Ainda que se tenha dedicado a primeira 1h30 do encontro para falar das modalidades, esta foi a primeira de muitas questões a irem parar ao quadro que a direção trouxe e que mostrava números que nos deixaram a todos envergonhados. O Bruno diz que está frustrado, que se sente triste e que sente que falhou a passar a passagem, ainda que não entenda onde errou. Isto é, a nova direção já mostrou que é competente; já mostrou que o dinheiro que entra no clube é para ser usado pelo clube; direcionou a totalidade da quotização para o clube, de forma a ser utilizado somente para pagar a funcionários e atletas das modalidades; etc. No entanto, os números são estes:
103.000 sócios | 65.000 sócios efetivos A e o resto distribuído pelos diferentes escalões (efetivo B, C, atleta, família, etc)
51.000 sócios PAGANTES, o que equivale a MENOS DE 50%! No espaço de 1 ANO só entraram 7 MIL NOVOS SÓCIOS.
Durante muito tempo, todas as perguntas preparadas tinham a resposta final neste quadro. Querem basquetebol? Eu também, façam-se sócios; Querem pavilhão? Façam-se sócios; Querem ciclismo? Ginástica? Trampolim? Cadeiras verdes? Fechar o fosso? Recomprar património? Etc etc etc. TODAS, e digo mesmo TODAS as nossas motivações e preocupações (Jusko, até mesmo o nosso símbolo de volta!) são partilhadas pelo nosso Presidente. O problema é que não há dinheiro, foda-se!!
Sublinhou muito a ideia de que os Sportinguistas não podem pensar que se vendermos o William ou quem quer que seja, teremos dinheiro para o pavilhão. São coisas diferentes: as modalidades estão no clube e tudo o que é futebol está na SAD. A primeira 1h30 foi passada assim.
Por último, deixou claro que em breve haverá oportunidade dos sócios contribuírem ativamente para a construção do pavilhão, tal como o Cherba referiu acima. Disse que espera ser surpreendido pelo movimento dos sócios neste campo. Deixo aqui o meu desabafo, pois já sabia que isto seria feito há algum tempo: a meu ver, é uma forma totalmente errada de fazer uma campanha deste género. A seu tempo poderão dar a sua opinião, mas acho que, garantidamente, não é por esta iniciativa que teremos o nosso pavilhão (já agora, deve ter 2.500 lugares e capacidade para incluir o hóquei).
FUTEBOL
Leão à Solta, o Bruno dedicou-te uns 20 minutos de discurso. A estratégia da equipa B não foi alterada, pelo contrário. Simplesmente há jogadores que precisavam de arrebitar, precisavam de sair da sua zona de conforto para ter o “click” e ganhar maturidade, dando os exemplos de João Mário e Tobias Figueiredo. Estas saídas abriram espaço para entradas, e sim, entraram 3 estrangeiros, mas com potencial e se não prestarem, vão embora. Bem sei que a principal preocupação aqui se prende com a qualidade (ou falta dela) por parte do Abel, mas essa questão não foi colocada.
Como já foi dito acima, houve uma excelente intervenção por parte de um ex-elemento da prospeção do Sporting, com quem tinham cortado a avença, mas que foi muito correto e, ao mesmo tempo, crítico com a atitude do Manuel Fernandes. Referiu que os lampiões e os tripeiros estão a fazer uma grande aposta na formação e que têm 4 ou 5x mais homens no terreno (e pagos) que nós. Chegou-se ao cúmulo do melhor miúdo da escola do Sporting em Turcifal ter ido para os lampiões. Acabou a dizer “Presidente, por 500€ ou 600€ eu estarei à sua porta.”
O Bruno tentou tranquilizar esta e outras questões do mesmo género com a intenção de “aumentar consequências” em breve. Como já tinha dito ao Diário Económico, o Sporting cortou em Recursos Humanos para recuperar a balança, e agora quer trazer gente que seja valor acrescentado para o clube (preparem os CV’s, tasqueiros). Mas para muitos assuntos – não exatamente para este, que é fulcral agir depressa, mas para outros – mostrou que num 1 ano foi feito muito e continua a ter muitos dossiers em aberto. Com tempo, retomaremos a ter o nosso Sporting Clube de Portugal a ganhar em todas as frentes e em todos os campos.
Outras questões foram colocadas no futebol, como se o Sporting utilizava algum sistema informático na prospeção, falou-se dos fundos (deixando-se escapar que maior parte dos nossos jogadores eram detidos em boa parte por BES e BCP), mas com as respostas que já tinham sido mais ou menos dadas. Tranquilizou-nos, que tudo está a ser tratado com afinco e bom trabalho – como mostram as boas compras a baixo custo e as recuperações de muitos passes. No entanto, como opinião pessoal, não me está a cheirar que recuperemos estas percentagens tão depressa. O Presidente disse ainda que não está à espera nem quer fazer encaixes financeiros com ativos neste verão.
FINANCEIRO
A auditoria será feita, ponto final. Será feita com calma e qualidade. Quer que esta seja A auditoria e que depois de ser lançada não deixe dúvidas do que se passou, pelo que não se preocupa muito se resvalar alguns dias, desde que seja bem feita e ponha todos os pontos nos is.
Falou-se das VMOC’s, que têm de ser pagas até 2025 e para a qual necessita de muitos mais sócios, num empréstimo de 18M que já está a ser usado mas que com a reestruturação financeira está resolvido e de um empréstimo obrigacionista a acabar em Setembro que, pelo que percebi, seria renovado – mas esta foi já a parte final e tive de sair.
Resumidamente, estamos em boas mãos. Quem não pôde ir a esta reunião, poderá ser ouvido numa próxima – contam realizar uma de 6 em 6 meses. Viva o Sporting!
P.S 1: gostei muito de ouvir um consócio que mora no Canadá há 45 anos e que estava muito emocionado por estar pela primeira vez numa reunião destas no Sporting.
P.S 2: a certa altura um consócio ao intervir referiu que ter este Presidente tinha sido mais importante que 3 títulos nacionais. Na sala ouviu-se um “ehhhh caralho, que exagero”. Bem, eu não me manifestei, mas caro consócio, se lês a Tasca, ficas a saber que para mim ter este Presidente é mais importante que 5 títulos nacionais.
1 Abril, 2014 at 1:34
Fodassa então não…. bem melhor!
Ter alguém à frente do Nosso Sporting que o sente como Nós e que faz aquili que nós sonhávamos poder fazer… ai vale, vale!!!!
1 Abril, 2014 at 1:40
Obrigado Diogo pelo complemento que ainda não tinha escrito….estava a deixar o mais difícil para o fim mas agora estou safo 😉
1 Abril, 2014 at 1:43
Digo aumentar competências*, não consequências
1 Abril, 2014 at 1:44
Digo aumentar competências*, não consequências
1 Abril, 2014 at 1:51
Obrigado Diogo.
Excelente resumo.
1 Abril, 2014 at 2:06
Epá, que maravilha ! a Tasca parece um polvo, sempre com tentáculos em todo o lado 🙂
Obrigado pelo resumo que aqui fizeram, Diogo e M. Pereira, e um agradecimento tambem ao Leão ( simpático ) Portimonense pelas actualizações que foi aqui colocando.
Ainda por cima, hoje aprendi cenas sobre pesca ! A Tasca é mesmo do caralho !
1 Abril, 2014 at 2:16
Obrigado tambem ao José Silva, sorry…
1 Abril, 2014 at 2:12
Obrigado Diogo. Belo resumo.
Não sei como havemos de arranjar mais sócios… Penso que a maior parte dos que aqui passam ou no Sporting fans já serão, por isso o blackout não terá grande impacto.
Pensar que a eventual venda do william resolve o problema é tapar o sol com a peneira. Só há mais williams com mais sócios! De tudo o resto que se falou acho imperativo tapar o fosso e 1,5 parece acessível (até antes do pavilhão)
No fundo há uma grande conclusão do teu resumo:
FAÇAM-SE SÓCIOS CARALHO!!!!
1 Abril, 2014 at 2:22
obrigado Diogo!
1 Abril, 2014 at 2:48
Obrigado pela info Diogo.
Estou em meditação neste momento.
Só me passa na cabeça a ideia que a nave a ser construida nos próximos tempos, só por milagre e com muita participação.
Um pavilhão com 2500 lugares , talvez fosse melhor esperar mais um pouco, e depois fazer uma coisa melhor.
Amanhã vou meter a custo mais 2 sócios, a custo porque sou eu que vou pagar cotas, mas tem de ser.
Acredito tambem que se continuarmos assim, honestos a dirigir o clube, o futuro será favorável á entrada de muitos sócios.
Que Deus te dê força Bruno.
no meu trabalho tenho amigos do Sporting, (uns 20), e nenhum é sócio, no entanto todos me dão a mesma desculpa:
Condições financeiras !….. ao que aceito perfeitamente.
até para verem um jogo ou dois por ano têm dificuldades.
1 Abril, 2014 at 8:44
Nem mesmo a de 6 euros ? Ou até 4 ?
Abdicar de dois cafés por semana paga isso. Ou até um maço de tabaco por mês como o presidente disse.
2 Abril, 2014 at 0:11
são mais dois sócios, além dos 5 que já pago há muitos anos.
São 51 euros por mês , mais outras contribuições , nada de grave, mas para muitoas pessoas como referi deve ser dificil
1 Abril, 2014 at 9:53
Não sei se 2500 lugares são poucos. O fcp por exemplo tem um pavilhão com 2000…
Estou inclinado a concordar com o presidente quando este diz, que excpetuando dérbis ou dias em que também há futebol, o pavilhão estará mais vazio do que cheio…
Z
1 Abril, 2014 at 10:52
claro que chega 2.500! Obvio
É sempre a mania das grandezas que nos fode.
Tomara termos um com mil lugares agarrado ao estádio… quanto mais!
1 Abril, 2014 at 8:13
Fiz um resumo mais abaixo sem antes ler este, desculpa. Ficaste até ao fim?
1 Abril, 2014 at 8:20
Diogo,
Chegou a falar-se sobre os 18M que a Direcção de Godinho Lopes recebeu da CML por compensação dos terrenos do antigo estádio?
1 Abril, 2014 at 8:47
Isso ficou tudo para ser descortinado na auditoria. Quem for incompetente fica com esse título, quem tiver feito gestão danosa deliberada ,leva com processo !
1 Abril, 2014 at 10:59
Obrigado Diogo e obrigado aos restantes tasqueiros que tiveram o trabalho de publicar o que de mais significante foi dito! Saudações Leoninas!
1 Abril, 2014 at 11:58
Obrigada pelo extenso feedback, Bernardo.
1 Abril, 2014 at 2:10
E sem ser as tangas de 1 de abril, alguem sabe se o cabrão do picanheiro já foi c’o caralho ???
1 Abril, 2014 at 2:20
ele já foi c`o caralho uma vez! agora parece que está mais complicado e c`o caralho agora está meio fodido! mas ele há-de ir novamente c`o caralho e há-de ir meter nojo pró caralho!… que o foda!
1 Abril, 2014 at 2:16
Obrigado Diogo.
1 Abril, 2014 at 3:24
Parece que o prazo para a transferência é afinal amanhã (hoje), Terça-Feira.
1 Abril, 2014 at 4:17
A mentira da bola é tão ridicula que qualquer um vê
1 Abril, 2014 at 4:21
E a od record ainda pior
1 Abril, 2014 at 12:09
A do Rascord está em linha com a editorial… coerência, portanto!
1 Abril, 2014 at 13:30
Essa é mesmo a gozar com quem comenta aqui
1 Abril, 2014 at 8:10
Eu estive presente e o assunto predominante foi o Pavilhão. O nosso presidente pediu tempo e sobretudo novos sócios, porque realmente num ano que se devolveu a onda verde-e-branca com mais 10mil sócios, ter apenas +1% de sócios pagantes (sabendo que a quotização reverte para o clube, não sad) é manifestamente pouco. A sporting TV está prevista começar no inicio da próxima época sem qualquer investimento por parte do clube (parcerias e patrocínios ajudaram a pagar tudo). Recuperámos 10 percentagens de jogadores junto dos fundos e outros sítios, a questão das cadeiras e do fosso é neste momento uma questão secundária mas o nosso presidente anunciou que cerca de 2M€ chegariam para mudar a cor das cadeiras (e que ele tão bem disse que adorava, mas que tem de tomar decisões). No que toca ao Scouting estamos a melhorar com recurso a novas tecnologias de ponta e estamos a decrescer muito (um sócio que era observador ditou uns exemplos de como estamos a falhar no recrutamento nas camadas jovens) no recrutamento por falta de pessoal, o que está a levar a que malta do benfica/porto/outros estejam por cima nos campos por todo o país, o que pode levar ao decréscimo de qualidade da nossa academia. E falou-se da Auditoria, do qual se sabe que vai até ao fim. Não reli por falta de tempo, se virem erros ou não perceberem, eu já cá passo.
VIVA O SPORTING!!!
1 Abril, 2014 at 10:25
Cada vez tenho menos ideia de como o Sporting pode angariar novos sócios! Já me irritei muitas vezes com pessoas à minha volta que são Sportinguistas e que não se fazem sócios…e dinheiro têm! Não percebo! A única coisa que posso acreditar é que tantos anos de alienação levaram a que demore alguns anos a restaurar a confiança e o fervor em alguns…
1 Abril, 2014 at 12:08
Isto é uma corrida de fundo!
Esse tipo de pessoas que são SCP porque “sim” serão mais facilmente sócios quando o SCP lhes der “estatuto”… ou seja, vitórias!
Isto é como as gajas… se queres conquistar, tens de me mostrar o que “ganho contigo”. Entre uma feiosa (que não ganha) e um avião (que ganha muito mais), qual é que tem mais sex-appeal? Pois…
Já o disse há uns dias… ter um aumento de 10% nos sócios, para quem vem da desgraça que veio para mim, é muito bom! Claro que podia vir acompanhado de pagantes… ou seja, dos que fazem mais que mostrar um cartão caduco.
Isto só vai lá com “charme”… É mau, mas é assim. Uma noite de “paixão” todos podemos ter… agora, assumir compromisso e casar… ui! Não é para todos…
1 Abril, 2014 at 10:12
Certos do orgulho que para si representará, fazer parte desta grande família que é o universo de associados do S.C.P, agradecemos a inscrição de sócio em http://www.sporting.pt.
Informamos que o seu nº de sócio será enviado para o seu e-mail no decorrer dos próximos dias.
Processo nº: 7964xx
-DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
Nome: Paulo xxxxxxxxx Silva
E-mail: [email protected]
Telemovel: 00xxxxxxxxxxxx
Data de Nascimento: 1983/04/02
-DADOS DE SÓCIO
Categoria de Sócio:EfectivoB
-MEIO DE PAGAMENTO
Meio de Pagamento :VISA / MasterCard
Valor do Pagamento em Euros: 6.00
Foi isto que me enviaram para o email. Nada mais que isto … posteriormente ir-me-ão pedir que lhes faculte mais informações, ou não !?? É que eles não têm mais dados sobre a minha pessoa, tão pouco a morada para enviarem o cartão de sócio !! Alguém que me elucide … estou no estrangeiro de momento … não fica fácil obter infos à distância !! Abraço a todos.