Aparentemente existe interesse do Arouca em realizar o jogo contra os lampiões em Aveiro e não no seu batatal. Seguramente que é uma proposta que será vista como natural pela maioria dos adeptos de futebol, jornalistas, comentadores e, provavelmente, pelos insuspeitos e sempre solícitos responsáveis da Liga. É que, para além da oportuna (e, muito provavelmente, fugaz) querela com a Câmara local, o digno e modesto Arouca não poderá enjeitar esta soberba oportunidade de encher os seus cofres, com todos os lampiões que vão encher o Municipal de Aveiro.
Conheço (e desprezo) o benfica há demasiado tempo para acreditar que a divergência entre o Arouca FC e a Câmara Municipal, que está a obrigar à decisão de mudança do batatal para um estádio de futebol a cerca de uma semana antes da recepção ao benfica, é apenas coincidência. Aliás, aqui podemos descobrir que só 4 meses depois das razões que dão origem ao litígio, o sério e humilde Arouca decide tomar uma posição firme como qualquer entidade de coluna (mais ou menos) recta.
Ora, a surpresa não será que a Liga aceite que o jogo se realize fora do batatal. Será antes que aceite que a mudança seja para um local a ‘apenas’ 70 km de Arouca e não, por exemplo, para o Estádio do Algarve. Mesmo quando a 32 km de Arouca existe um estádio, em S. João da Madeira, com 15,000 lugares à disposição. E agora entra o argumento da grandeza do Benfica e dos milhões que arrasta para qualquer lado, que é imediatamente apresentado como igualmente justificativo para a mudança de local do encontro.
É que há alguém, para além do glorioso, capaz de encher estádios de Norte, Sul e Ilhas deste País e, até, por esse Mundo fora? Pois. Há. E é este o propósito do post, que é do Sporting que gosto de falar e estamos fartos de deixar a abjecta máquina de propaganda lampiónica impingir-nos com as suas verdades.
Em baixo encontra- se um pequeno quadro que compara as assistências nos jogos fora de casa, de benfica e Sporting. Os números são os que constam no site da Liga. Os totais apenas somam os adversários contras os quais Sporting e benfica jogaram fora, de forma a permitir a comparação das assistências entre ambos. Não se consideram os jogos em que apenas Sporting ou benfica jogaram com o adversário, para não desvirtuar totais, por não comparáveis.
Também não se considera a assistência dos jogos em que benfica e Sporting jogaram entre si (uma delas joga em casa, logo não conta como ‘jogo fora’).
Existem factores que podem influenciar estes números, como os dias e horas dos jogos, mas mesmo assim penso que há aqui 2 factos que saltam à vista:
- O actual segundo classificado do campeonato tem, até ao momento, uma maior assistência fora de casa do que o actual primeiro classificado.
- Em 9 jogos comparáveis, o Sporting tem maior assistência fora de cada do que o benfica em 6 deles.
Ora o clube com, diz a propaganda, maior número de adeptos do futebol português, e que justifica a mudança de estádio por parte dos outros clubes para uma distância de 70 km fora de cada (quando não é para o estádio do Algarve), não coloca, em média, mais gente nos estádios fora de casa do que o Sporting. Admito que, nesta altura da época, quase campeões, os lampiões finalmente se mobilizem um bocadinho mais o que torna o Municipal de Aveiro mais atractivo (para o Arouca?), mas segundo os dados da Liga, o benfica apenas em 2 ocasiões teve uma assistência superior aos 15,000 adeptos que leva o estádio Conde Dias Garcia em S. João da Madeira: Em Braga e Guimarães. E penso que não é especular demasiado se disser que os adeptos da equipa da casa tiveram uma contribuição significa para esses números…
Assim e, desconfiando da honestidade do argumento do conflito entre o Arouca FC e a CM Arouca que impede a utilização do batatal nos últimos 2 jogados da época, tiramos 2 conclusões:
- O estádio de S. João da Madeira, a cerca de metade da distância entre Arouca e Aveiro é, certamente, mais favorável aos interesses dos adeptos locais. Mas já vimos que o honesto Arouca se está a cagar para eles.
- Mas o Sporting leva mais gente aos jogos fora de casa do que o suposto ‘arrasta-multidões’. Alguém que lembre isso ao presidente do íntegro Arouca na próxima vez que o formos visitar ao batatal, pois pode ser que se chateie com a Câmara com base numa ordenação municipal de 1924.
E depois querem que o Nosso Presidente lhes dê mérito pelo primeiro lugar?
Não me fodam…
Texto escrito por Férenc Meszaros
3 Abril, 2014 at 11:40
Que grande chapada na cara nos meninos…tretas é o que eles vendem.
Eulevezinho.blogspot.com
3 Abril, 2014 at 11:45
Por favor alguém me esclareça…”Foi provada intenção, mas não houve intenção de causar prejuízos a terceiros.” Se foi provada intenção, logo houve dolo ou não?!!!!!Já começo a ficar preocupada com a minha sanidade mental….
3 Abril, 2014 at 12:05
Cuidado que eles ainda não foram ao dragão e isso significa mais 48mil ursos a ver circo…
3 Abril, 2014 at 12:19
Bela posta para o almoço.
3 Abril, 2014 at 12:36
Levar o jogo do Benfica para Aveiro não foi uma decisão tomada de ânimo leve pela Direção do Arouca. “Compreendo a tristeza das pessoas e, como arouquense, também fico triste. Mas ‘empurraram-nos’ para lá. Não podíamos jogar onde não existisse água quente; seria uma vergonha para nós”, justificou a O JOGO Carlos Pinho, recusando a ideia de terem sido razões económicas a deslocar o desafio e atirando a responsabilidade para o elenco camarário.
“Sempre disse que não se muda as regras a meio do jogo. Se eles queriam fazer isto, deixavam o clube em paz e falavam no final da época. Só Deus sabe o que temos sofrido para manter a equipa como está. A causadora disto tudo foi a vereadora Margarida Belém, que não gosta de futebol. Ela até tirou o filho do Arouca e colocou-o na Sanjoanense”, criticou o líder dos arouquenses, acusando o edil Artur Neves de posturas diferentes.
“Antes das eleições, eu era o maior. Há pouco tempo, foi comigo a Braga e até me deu os parabéns pelo resultado. No dia seguinte, mandou cortar o gás no estádio”, acusou.
4 Abril, 2014 at 10:11
E por isso foram jogar para um estádio a 70 Km…porque não havia nenhum estádio com água quente mais perto onde os adeptos do Arouca pudessem ir e que fosse mais ao jeito do jogo que o Arouca joga…
Claro…E foi uma sorte do crl…se não fosse Aveiro o único estádio disponível mais perto era o do Algarve! Ainda ponderaram ir jogar a Angola mas acharam que as canalizações por lá também não são espectaculares….
3 Abril, 2014 at 12:37
E falta acrescentar que, na esmagadora maioria dos casos, os preços dos bilhetes para os jogos do Sporting têm sido mais elevados, implicando um esforço maior da parte dos nossos adeptos.
3 Abril, 2014 at 12:39
Parabéns. Um estudo sério, com dados que estão disponíveis para consulta, mas que não interessa aos pasquins analisar. Porque senão lá caía mais um mito criado pelo ministério de propaganda lampiónica. O dos 6 milhões está a perder força, e este de que sem o benfas o campeonato não existia, e os outros clubes não tinham receita, também é uma falácia.
O que se pode concluir é que sem Sporting e benfas, não havia campeonato nem clubes, isso sim…
3 Abril, 2014 at 12:54
Já agora seria interessante ver os registos das épocas anteriores…só por curiosidade.
3 Abril, 2014 at 12:57
Bem como os registos dos 3 grandes em “casa”…
3 Abril, 2014 at 15:45
Excelente post, Meszaros!
3 Abril, 2014 at 15:51
http://www.noticiasaominuto.pt/desporto/198475/liga-autoriza-jogos-com-benfica-e-gil-vicente-em-aveiro
Olha que novidade, como se a autorização não estivesse já dada à partida.
3 Abril, 2014 at 15:55
podia não autorizar, bastava o beira mar numa dessas semanas ter jogo em casa
3 Abril, 2014 at 16:17
Granda defesa Meszaros!!!
Isto não é nenhuma invenção, é factual!
Serve a presente investigação do Meszaros para sublinhar mais uma “mentira que contada muitas vezes passa a verdade…” que é aquela de serem 6 Milhões… Se forem 3,5 M é muito, nós temos 3 M e os corruptos 2M…
A bazófia dos lã-zudos andam no máximo, andam de peito inchado, mas pode ser que se fodam… Existem porque se associaram ao PSD que lhes perdoo as dividas e considerou as acções de algo que ainda não existia (sad) como garantia. Foi essa bruxa da M.Ferreira Leite que o autorizou, para receberem mais uns votos dos lãzudos, a que o ‘presidente orelhudo’ apelou na altura… Daí para cá têm tentado enganar as pessoas com a ladainha que estão a lutar pela verdade desportiva. MAis uma treta. Eles andam é a encher os bolsos e a divida a subir, a subir… Pode ser que algum destes dias a bolha rebente, e aí, meus caros tasqueiros, protejam-se bem, que vai aver por aí merda de galinha a voar por todo o lado…
SL
4 Abril, 2014 at 13:42
O clube está em litígio com o Município, por isso tem que jogar as restantes partidas em Aveiro (ou em Ovar, ou na Gafanha, ou no caralho mais perto), nunca no estádio municipal.
Se até nisso arranjam esquemas para prejudicar o Sporting nem sei o que vos diga.
Quando uns jogam no José Arcanjo e outros no Estádio do Algarve ninguém vos ouve a abrir o bico.
O que vale é que este fim de semana já vão ficar a 10 pontos pode ser que baixem a crista e se deixem de paranoias!
4 Abril, 2014 at 14:03
moss ninguém foi para o estadio algarve para ter mais receitas, foram para o estadio algarve porque o jose arcanjo estava em obras
4 Abril, 2014 at 14:58
Então diz me o que farias tu se fosses presidente do Arouca? Realizavas os restantes jogos onde? Na Feira? Em S.João da Madeira? Em Coimbra? É que se no caso de 2005 foi realmente estranha a situação do Estoril vs Benfica (claramente para prejudicar o Sporting essa mudança também (!) este é um não-caso, não existe nada que seja plausível de discussão. Mas como o Benfica é um dos envolvidos, parou tudo e siga arranjar umas tretas e umas acusações porque isto tem que ser alguma coisa para prejudicar o Sporting.
Que doença!
4 Abril, 2014 at 14:11
“O que vale é que este fim de semana já vão ficar a 10 pontos pode ser que baixem a crista e se deixem de paranoias!”
Estás a adivinhar o futuro, ou sabes algo de fonte segura?
4 Abril, 2014 at 15:01
Não sei nada, é apenas um feeling. O Paços está a subir de forma, tem uns favores a receber depois de tudo o que aconteceu no fim da época passada e principio desta, e é o Xistra o árbitro.
4 Abril, 2014 at 14:01
Venha a equipe de limpeza que acabou de alguém cagar fora da pia …
4 Abril, 2014 at 15:02
Fazes ron ron?
5 Abril, 2014 at 5:20
Fazemos todos, quando soltamos o lã-pião que há em nós.