O título deste texto esteve para ser algum destes: “Calem-se, está visto que não sabem nada de futebol!” ou “Vão assobiar para a … [interpretação livre]”.
Hoje em dia há um titular indiscutível na equipa do Sporting que até é o melhor jogador português na sua posição. Alguns sportinguistas dizem que nos salvou de uma descida de divisão 3 épocas seguidas, outros querem vendê-lo por 30 milhões. Hoje em dia nenhum sportinguista se atreve a dizer que é mau jogador. Pois ninguém diria que esse mesmo rapaz durante anos foi assobiado sempre que tocava na bola dentro do seu próprio estádio. Pensa-se: “Assobiado pelos adeptos da equipa visitante?”. Não! Pelos próprios adeptos!
Graças a alguns iluminados que percebem tanto disto como eu percebo de críquete (zero), oferecemos ao Rui Patrício um crescimento difícil e muito provavelmente mais lento do que poderia ter sido. Pior, ficaram marcas que vêm ao de cima após cometer algum erro. Após um erro o Rui fica sempre umas semanas com a confiança abalada.
Todos queremos e gostamos de ver uma aposta forte nos meninos da formação, mas quando eles chegam tratamo-los a pontapé. Deve ser para enrijecer! Voltam a crescer em mim sentimentos de raiva: vão todos arranjar um andar novo!
Agora, os entendidos do futebol, assobiam o Carrillo, que não vem das escolas mas é uma aposta num jovem e que não está a tapar o caminho a ninguém das nossas escolas. O Carrillo é um dos poucos jogadores acima da média no nosso actual plantel tão bem gerido em quantidade e qualidade para as necessidades da presente época (não resisti a deixar o elogio).
Quando a bola está nos pés do Carrillo temos esperança de ver um defesa ser humilhado, temos esperança de ver uma nózada, temos esperança de golo, aumentam as pulsações, dizemos: “vamos Carrillo, vai para cima deles!”.
Este jogador chegou cá em bruto. Guardo duas recordações dos seus primeiros tempos. A de ficar entusiasmado com as suas galopadas pelo campo fora. E a de um rapaz a tentar levar a bola sozinho até à baliza, a perder a bola deixando a equipa desequilibrada, a vir a correr desenfreadamente atrás do adversário para o parar em falta já perto da área provocando um livre perigoso. Tudo isto enquanto eu gritava para a televisão: “não faças falta, não faças falta, não faças falta…f***! Alguém lhe explica isto?!”
Chegado assim, foi recebido por dois anos de enorme instabilidade (5 treinadores?6? já nem sei!) que culminaram no pior ano da história do Sporting e uma mudança de direcção, estrutura, cultura, mentalidade,… Quero com isto defender que este foi o primeiro ano em que Carrillo foi “trabalhado” de forma continuada por alguém que sabe de futebol. E, parece-me a mim, cresceu muito.
Este treinador já mostrou muita seriedade e competência. Não quis contar com Labyads, Elias, … todos com jeitos de estrela. Se Carrillo as tivesse já tinha sido posto a andar. Ou seja, é esforçado! E este ano cresceu muito. Não explodiu como todos queriam, mas para ser jogador de equipa não é preciso explosões. É preciso defender como ele defende agora (contra o Gil só notei um momento de desequilíbrio no processo defensivo organizado do Sporting e isso só se consegue se os 11 estiverem em sintonia nos diversos momentos de contenção e pressão sem bola), para isso é preciso soltar a bola como ele agora solta (muitos passes de primeira, excelente entendimento com o lateral e com o médio interior com quem vai trocando de posição). Também mentalmente está muito mais evoluído. Já não tem pressa, não está ansioso, sabe que o caminho do golo se faz passo a passo, assim como se faz o caminho da carreira. Leonardo está a fazer um jogador de futebol.
Sugiro mais do que paciência (tentei mostrar que ainda a merece). Sugiro que nós lhe facilitemos o caminho, o crescimento. Que o levemos ao colo, gritando por ele, fazendo tarjas de incentivo, inventando um cântico. E, para os que têm mais dificuldade em gostar do rapaz, pelo menos o silêncio. Se ele não serve, deixemos que o diga Leonardo Jardim que já mostrou que percebe do assunto. Sugiro-o porque agora vamos passar para outro nível. E para continuarmos a ficar bem precisamos do Carrillo confiante, seguro, confortável. Ele é dos que tem mais potencial, vamos ajudar a torná-lo real com apoio. E isso pode começar já, mandando-o para férias com o sentimento que de contamos com ele. Aplausos, tarjas, qualquer coisa, temos 3 jogos para lhe dar a confiança que precisa, para ir de férias com vontade de voltar,…ele agradecerá e, provavelmente pagará com exibições de luxo.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
dvdvz
16 Abril, 2014 at 11:12
100% de acordo! Grande post!
Obrigado por este momento delicioso!
S.L.
16 Abril, 2014 at 11:14
Oxalá o Leo Garden consiga extrair o máximo do Carrillo.
Tenho dúvidas quanto a este jogador, continuo a achar que lhe falta intensidade.
Oxalá provem que estou errado.
SL
16 Abril, 2014 at 11:17
Grande posta. Tambem me incluo no grupo de admiradores/defensores do Carrillo. O extremo mais forte no 1×1 do plantel. Tem lacunas? Tem. As vezes enerva? Sim. Mas continuo a acreditar nele.
16 Abril, 2014 at 11:19
Nunca assobiei nem assobiarei um jogador do Sporting…gosto do Carrillo e até não acho que fosse de mandar embora…mas se dessem por exemplo 10M por ele…era na hora!
Vejo que defende melhor do que defendia quando chegou mas causa-me alguma comichão que cada vez que ele faz uma parte de bom nível venha a onda pró-Carrillo…e depois esta 2 jogos a titular a fazer o costume…definir mal, não se desmarcar, prender em vez de soltar, vir para trás em vez de para a frente, arrancar quando devia parar! E voltamos a ver o mesmo durante mais 5/6 jogos em que entra ou está na bancada….depois volta, faz o mesmo, saí…de repente ao fim de 10 jogos nisto lá solta mais um bom jogo…aí vem o exagero que ele é o maior…
O Carrillo tem, para mim 1 único problema…ele lê mal o jogo, não percebe os momentos do mesmo, não percebe quando soltar, quando correr ou quando driblar! É aliás provavelmente o caso mais gritante que já vi destas características…e novo…já foi! Hoje em dia já não é nenhum miúdo e para ser um jogador de nível já devia estar 3,4 ou 5 degraus acima! Não me entendam mal…eu gosto do Carrillo, acho que é um bom miúdo, tem técnica (alguma…não é nenhum fora de série…), tem um bom remate, cruza bem e até esforçado (tenho a ideia contrária a muitos) mas acho que está longe do que muitos pensam dele e nunca chegará nem perto disso!
Quando falar do Patrício estás a falar de um miúdo que tinha 19/20 anos e era GR (equivale pai a 17/18 num jogador de campo), e não de um jogador que vai fazer 23…acho que todos fazíamos um grande favor ao Carrillo se compreendêssemos o que ele é e deixássemos de achar que é um fora-de-série incompreendido ou que é um caso perdido…há muitos jogadores que estão no meio disto e o Carrillo é um deles! Nunca será um extremo de nível mundial (nem perto disso) e será sempre um jogador bom e que pode ser importante para o Sporting! Uns pedem-lhe mundos e fundos, outros desculpam 10 jogos maus por uma parte de jogo boa e assim andaremos sempre neste limbo…Ás vezes faz-me lembrar o Djaló…ele marcava um golo ouvia-se: “Vêm?! Fds…o puto tem muito valor! Têm é de ter paciência e tempo para ele crescer” quando o gajo já ia nos 22 anos e 3 de Sporting. O gajo falhava um golo e ouvia-se do outro lado:”Vêm…fds isto alguma vez dá jogador para o Sporting?! Nunca na vida!”. E no meio disto perdeu-se o que ele realmente podia ter sido…um jogador muito útil para o Sporting!
16 Abril, 2014 at 12:26
Concordo a 100%… o problema do Carillo é ser pouco inteligente e por causa disso nunca será um fora de série. No entanto, caso o LJardim queira e os Sportinguistas deixem de ver nele ‘o messias que não é mas podia ser’, acredito que poderá vir a ser um jogador útil para o Sporting.
16 Abril, 2014 at 11:20
Para mim ele precisa da renovação do contrato e ser emprestado para a proxima época a uma equipa mais fraca (que não do campeonato português).
16 Abril, 2014 at 11:20
A duas primeiras memórias que tenho do Carillo:
1) Quando chegou, ainda a época do Couceiro decorria, e fez questão de dizer que não tinha noção da grandeza do Sporting e que ficara impressionado.
e
2) O jogo contra o Valência, naquele dia de merda, em que só se aproveitou mesmo a esperança de ver um miúdo que deconhecia, a agitar a partida, nos minutos finais.
16 Abril, 2014 at 11:24
A mim também me fica na memória aquela arrancada contra o Setúbal em que o Schaars marcou logo no primeiro minuto, acho que foi o primeiro jogo oficial dele em Alvalade como titular
16 Abril, 2014 at 11:20
Já para não falar que foi assobiado contra o gil e, no entanto, fez as duas assistencias para os 2 golos, e na do segundo golo foi meio golo
16 Abril, 2014 at 11:23
Grande Post. É que não ficou por dizer. E quem não perceber que dificilmente arranjamos um extremo com as capacidades do Carrillo não deve perceber muito de futebol. Espero que fique e que renove contrato. Tem muito a melhorar sim senhor, mas é jovem e está a ficar melhor a cada dia…Carrega Jardim!
16 Abril, 2014 at 11:29
Phil…extremo com as capacidades do Carrillo, mais algumas e mais novo achas que não encontras?! Tens a nossa academia em muito má consideração…Já nem vou falar do facto de no plantel teres já o Mané que é isso tudo…
16 Abril, 2014 at 12:19
Desculpa la mas o Mané duvido muito que faça carreira a extremo. O mesmo se aplica ao Iuri. Tens alguem com a capacidade de desiquilibrio do Carrillo?não estou a ver…
16 Abril, 2014 at 12:32
Nem que seja o Dramé…Mas acho que outros surgiram…
Achas que o Mané fará a carreira a quê?! 10?! E o Iuri?! Acho que só 1 dos 2 terá espaço a 10 e para mim o Iuri sim…é um 10! Embora possivelmente começe na A como Extremo! Acho que o Mané é 10 é por falta de opções e que o Iuri será extremo porque é muito mais fácil iniciar na A a extremo do que a 10…se no próximo ano tiveres um 10 à altura o Mané será extremo, assim como o Iuri…tenho poucas duvidas disso…
Alguém que desequilibra em 3 ou 4 jogadas de 10 em 10 jogos?! E que no resto do tempo está ou desligado ou a atrapalhar?! Acho que consegues arranjar melhor… Mas pronto…é a tua opinião…
16 Abril, 2014 at 12:38
Na minha opinião o Mané renderia mais como segundo avançado… mas o esquema (actual) do Sporting não lhe dá essa possibilidade. Acho que como extremo se perde muito do seu jogo. Mané, ao contrário do Carillo, é inteligente e sabe quando deve fazer o quê à bola…
16 Abril, 2014 at 12:47
Pois…eu vejo o Mané como extremo esquerdo (a entrar em diagonais)! Porque não jogamos com 2º avançado, se não concordo contigo!
Para 10 acho que só mesmo indo ao mercado! É uma posição fulcral no futebol de qualquer equipa, não podemos estar à espera que um miúdo entre e cresça e tal…por isso, mesmo que o Mané ou o Iuri daqui a uns anos sejam 10, acho que vão jogar sempre muito mais a extremo que a 10 nos primeiros anos dos A!
16 Abril, 2014 at 12:44
Acho que o Mané e o Iuri serão medios ofensivos/10. Muito diferente de extremos (capel e carrillo). repara que o carrillo mesmo assim é o extremo com melhor rendimento do plantel. Quando disse que não arranjávamos melhor era partindo do principio que se ele sai vamos contratar alguém, como dinheiro não abunda não estou a ver um substituto facil de encontrar. O carrillo tem muito potencial e só este ano é que apanhou um treinador a serio. Para mim o primeiro na linha de saida seria o Capel. É muito esforçado e bom rapaz mas decide quase sempre mal e é o mais bem pago.
16 Abril, 2014 at 12:54
Eu tenho é a convicção que ele saí com o Capel, que não vamos buscar ninguém para Extremo (mas sim um 10 para titular) e que ficamos com Heldon, Mané, Wilson, Shika, Iuri e Dramé para jogar a extremos…mas isso é a minha convicção! LoL!Se ficarem todos os deste ano acho que ficamos ainda mais bem servidos (desde que contratem um 10…).
16 Abril, 2014 at 12:55
Totalmente de acordo.
Eu acho que o Dramé e Iuri podem ser excelentes alternativas na próxima temporada, sendo que Iuri pode ocupar terrenos centrais. Da mesma forma Mané, cada vez mais uma certeza, um talento com cabeça de craque, pode ocupar espaços laterais e centrais.
Agora neste momento, nenhum deles é melhor extremo que Carrillo. E no plantel, nem Heldon, nem Capel, nem Wilson. Todos eles mais velhos e com um décimo do potencial do peruano.
Os primeiros a sair são Capel e Wilson. Não têm margem de progressão e, consequentemente, de valorização. Já Carrillo, com mais uma época de ensinamento do Professor Jardim pode ser muito bem vendido no futuro.
16 Abril, 2014 at 11:33
Pessoal a filha do Rojo já tem clube eheheheh
http://www.youtube.com/watch?v=1cTz-aLCOf4
16 Abril, 2014 at 11:39
HAHAHAH. Muito giro
16 Abril, 2014 at 12:54
Por alguma razão, na apresentação da equipa, ela foi ao colo do pai e bem vestida à Sporting.
16 Abril, 2014 at 13:26
Epá, que espetáculo !!!
16 Abril, 2014 at 14:07
E ao que parece, tb gosta de ir com a verde e branca vestida, nos passeios de família .
“PÓÓÓÓTINGGGG”!!!!!!
16 Abril, 2014 at 11:33
Já assobiei jogadores que vestiam de verde e branco, mas nunca por serem mancos. Afinal, a culpa seria de quem os punha lá, coitados… mas vi uns quantos que tinham tanta vontade de lá andar como eu de me levantar cedo, e esses, quero que se vão %&$%&.
O Carrillo é o que é, percebo que o pessoal se “passe” porque é um tipo que joga muito aquém do potencial. O Wilson é o que é, mas não passará daquilo, o Carrillo pode ser bem melhor.
Aqui entra também a gestão de expectativas… o Carrillo tem de decidir sempre bem. Não se tolera menos que isso. Por exemplo o Capel, enterra muito do jogo ofensivo da equipa (vejam as vezes que o lateral sobe, se desmarca, e fica a ver o espanhol driblar ou mandar balões para a área), e o pessoal aplaude.
Ainda assim, é de notar um certo padrão: Figo, Barbosa, Nani… todos assobiados.
16 Abril, 2014 at 11:40
Figo, Barbosa e Nani…só para perceber…achas que o Carrillo alguma vez teve possibilidade de ser um destes jogadores?!
Mas concordo contigo na comparação com Capel…mas isso está relacionado com a “furia” com que o Capel joga vs a passividade do Carrillo…o Capel nunca dá um lance por perdido e mata-se para lá chegar…o Carrillo em caso de duvida para! O Capel mete o pé onde quer que seja…o Carrillo vê o pé de um adversário e foge como o Diabo da cruz! E isso para mim é um fosse abissal entre eles…
O Esforço do Carrillo é defender bem e ás vezes sprintar para trás para tentar desarmar…de resto tem a Raça e a furia de uma borboleta…ele é assim! Não o culpo por isso…é a forma de ele ser e estar, mas muitas vezes irrita o mais santo…
16 Abril, 2014 at 11:52
O Carrillo tem talento para ser, pelo menos, um Nani. O resto, não sei.
Isto de potencial tem muito que se lhe diga, o Peixe estava destinado a ser dos melhores do Mundo, e o Figo nem por isso…
16 Abril, 2014 at 12:07
Ok…é a tua opinião…respeito…só acho que o Nani aos 19 anos (quando chegou à equipa A do Sporting) já era 10 vezes mais jogador que o Carrillo quando chegou aos 20 anos…de muito longe…mas pronto!
16 Abril, 2014 at 11:48
Comparar o Capel com o Carrillo, enfim… O Capel não faz sempre tudo bem, o Carrillo faz quase sempre tudo mal, o Capel dá sempre o maximo em todos os jogos, o Carrillo nunca dá o maximo, o Capel tem sido o jogador que mais assistencias faz, o Carrillo é o jogador que mais perde a bola estupidamente…
Com isto não quero dizer que não considero o Carrillo um jogador com potencial, no entanto tem que fazer MUITO mais…
16 Abril, 2014 at 11:54
O Carrillo é o jogador com mais assistências para golo na equipa…
O Capel decide quase sempre mal… isto não quer dizer que perca a bola, muitas vezes ganha faltas, lançamentos, livres, mas perde-se muito… o Jefferson e o Cedric deviam fazer uma vaquinha para lhe comprar um colar cervical.
16 Abril, 2014 at 12:29
Não sei se será… onde leste isso? Eu acho que o jogador com mais assistências é o WilsonE.
16 Abril, 2014 at 12:31
O Wilson tem 6 e o Carrillo 8
16 Abril, 2014 at 12:36
Ok. Já agora, onde viste isso?
16 Abril, 2014 at 12:45
Vi isso no rascord ou na Burla de ontem…
16 Abril, 2014 at 11:38
O Carrillo é o melhor extremo do Sporting. Não se esqueçam de um pormenor, o jogador peruano quando entrou o clube estava numa trajectória descendente, de grande turbulência. Plantéis de baixa qualidade, mal geridos – Domingos, Sá Pinto, Jesualdo, Oceano, Vercauteren. Direcções suicidas que trouxeram muita instabilidade às equipas técnicas. Nesta conjuntura, talvez se explique melhor a razão do Carrillo ainda não se ter afirmado como um craque incontestável para todos os sportinguistas. Esta é a sua terceira época com a camisola do Leão, a sua melhor época! Definitivamente, embora ainda aquém do desejado. Um Sporting forte, com um treinador como Leonardo Jardim, que sabe potenciar as qualidades dos jogadores, todos têm crescido. Adrien, Cédric, ROJO, André Martins, Capel e Carrillo. Todos cresceram! Em qualidade, em auto-estima… enfim, vamos apoiar os NOSSOS!
16 Abril, 2014 at 11:47
Sem dúvida, o Rojo então teve uma evolução brutal mesmo
16 Abril, 2014 at 11:47
É engraçado porque concordo quando dizes que tinha potencial quando chegou e até que podia ter crescido muito mais nestes anos e que isso não culpa dele mas sim de tudo o que se viveu no Sporting…Mas a melhor época dele (que consideras esta e eu próprio não diria diferente) lembro-me de quê…pai 20 jogos em que jogou, sendo 5/6 deles em que no final tudo somado (arrancadas boas, desaparições e perdas de bola/tempo) fez um bom jogo?! Com 23 anos, a crescer a este ritmo é um jogador que rende numa proporção razoável dos jogos lá para os 26/27 anos?!?!
Não acho que seja o nosso melhor extremo…acho que esse é claramente o Mané, depois acho que o Heldon será a grande revelação do próximo ano e acho que Carrillo e Capel, com características muito distintas vêem depois…bons jogadores e não me canso de dizer que admiro e que gosto que estejam no Sporting mas…
16 Abril, 2014 at 12:31
Hoje estás em grande… também acho que o Heldon vai se mostrar a sério na próxima época. Quanto ao Mané, tenho esperança que não seja desperdiçado a extremo.
16 Abril, 2014 at 12:37
hehe! É mais porque isto do Carrillo acho que só o tem prejudicado…uns a endeusarem quem não o é, outros a deitarem para o Lixo quem não deve ser deitado…e isto acho que tem prejudicado e muito o miúdo…Vais ver e tiveste um posto sobre o carrillo provavelmente pai à 7 ou 8 jornadas, quando deu nas vistas depois desapareceu e passado 7 ou 8 jornadas volta a aparecer e é logo Deus outra vez…quando andou desaparecido era um caso perdido…à aqui uma divisão de opinião que as pessoas deviam ter calma com o miúdo…
16 Abril, 2014 at 11:45
Boas,
O problema é mesmo os tiques de vedeta. Talvez tenham acabado este ano, mas para quem no início de época quis ir embora para ganhar mais porque diz que ganha mal….mas quem é o carrilo ou o que fez para querer ganhar mais? Era bom que tivesse noção de como está o País e quem tenta sobreviver dia após dia…respeito.
Ganha juízo e se possível concentra-te durante 90m….
SPORTING SEMPRE
16 Abril, 2014 at 11:57
Bom post! Esta semana andamos numa de extremos
16 Abril, 2014 at 11:58
Carrilho… vai concluir a 3ª época como “promessa”….
ESTÁ TUDO DITO, NÃO?
16 Abril, 2014 at 12:07
Concordo plenamente.
16 Abril, 2014 at 12:44
É verdade que tem 22 anos. Mas o rapaz não é nenhuma uma promessa. É só o melhor extremo do nosso plantel.
A consistência e regularidade deste tipo de jogadores que se encontram num novo contexto não se consegue de um dia para o outro. Muito menos quando se deparam com o estado de sítio que foi a era Godinho Lopes.
Pergunto-me o que diriam os adeptos do slb e do fcp se os seus dirigentes tivessem despachado, ao fim de 2 épocas irregulares, jogadores como Di Maria, Gaitán ou Lisandro.
Carrillo é para ficar e para ser aposta constante de Jardim. E como eu não percebo tanto do assunto quanto vós, deixo as palavras de alguém bem mais sábio:
http://www.maisfutebol.iol.pt/liga-sporting-gil-vicente-leonardo-jardim-carrillo/5349bb4b0cf2a836374c7854.html
SL
16 Abril, 2014 at 13:45
João, concordo com o Jardim, mas não é por isso que o considero como o melhor extremo do Sporting… E o resto do campeonato?? Fez 2/3 jogos bons, e isso chega para uma equipa como o Sporting?
16 Abril, 2014 at 12:31
E ainda vai vir a 4.ª e a 5.ª…
16 Abril, 2014 at 12:31
Carrilo não é uma promessa … é uma certeza 😉
É daqueles jogadores que pode estar um jogo todo aparentemente sem fazer nada mas quando faz … faz bem.
Contra o Gil. Levantou-nos duas vezes 🙂 ESTÁ TUDO DITO, NÃO 😉
16 Abril, 2014 at 12:35
Melhor quando faz bem, faz óptimo. Há muitas vezes (vezes demais?) que faz e faz mal.
16 Abril, 2014 at 12:38
Em quantos jogos levantou o estádio este ano?! 3?! 4?! Quantos jogos jogou?! Quantas vezes mais valia ter saído ao intervalo?! 6?! 7?!
16 Abril, 2014 at 13:49
podes dizer isso sobre 90% dos jogadores de uma equipa 🙂
16 Abril, 2014 at 14:01
Rojo, Mauricio, William, Adrien, Montero, Slimani, Cedric, Jeffersen, Patricio! Achas que têm o rendimento do Carrillo?!
Quanto aos extremos o Mané começou a jogar na A a meio da época e já fez no mínimo o mesmo numero de jogos em que foi influente do que o Carrillo no ano inteiro…e muito raramente entrou de inicio e no final da primeira parte eu e pessoal à minha volta no estádio estava a dizer que devia de sair (ao contrário do Carrillo que partes inteiras dedicadas a empastelar o jogo e a perder bolas…pfff)! De resto Capel e Wilson são inconstantes como o Carrillo mas ainda assim não fazem ninguém desesperar tanto quanto o Carrillo! O Heldon acho que é mais que eles todos e como só teve meia época e com todas as dificuldades para quem chega a meio do ano numa equipa feita não vou avaliar.
16 Abril, 2014 at 12:03
Vejam este vídeo, oiçam a música e matem os vossos demónios.
http://www.youtube.com/watch?v=9NBnWFAxgWM
Pa cima deles, André!
16 Abril, 2014 at 12:40
2014?? Ainda lá anda o Elias e o André Santos!
16 Abril, 2014 at 12:08
Clap, clap, clap. Grande post
O rapaz é genial com a bola e dá gosto ver. Está a crescer, a evoluir em todos os planos e ser-no-á de enorme utilidade. Ainda lhe faltam algumas coisas para ser um enorme jogador? Sim, com certeza que sim, mas é ai que seguramente o vão ‘ lapidar ‘ para que seja um daqueles que veneramos.
Eu gosto e quero que continue.
SL
Marcelo Silva
porta10a.wordpress.com
16 Abril, 2014 at 12:11
Acham que extremo é a posição certa para o carrillo? já pensei que a 9 ao lado de monteiro ou sli poderia render mais (tipo rodrigo) ou então descia para lateral (género miguel)
opiniões
16 Abril, 2014 at 12:32
Lateral? O Carillo?!
16 Abril, 2014 at 13:01
Rodrigo?? Esse gajo não é do benfica??
Aqui é pessoal do Sporting.
Não tens blogs do teu clube?
16 Abril, 2014 at 13:17
Lateral?! O Carrillo?! A sério?! Epah….confesso que não me parece grande ideia…mas ok…
16 Abril, 2014 at 12:19
O crescimento difícil do Rui Patrício não se deveu aos assobios dos adeptos, mas ao energúmeno do treinador que não o soube pôr a jogar nem o soube proteger na altura certa. Arrisco-me a dizer que só apostou no RP por embirrar com o Stojkovic e não por ser um visionário qualquer que via ali um redes de topo. Criticar quem assobiou o RP – não fui um deles, atenção – seria dar a entender que só é um homenzinho graças ao Paulo Bento. E admitir que o burro de risco ao meio tem alguma qualidade enquanto treinador, isso não faço… Em relação ao Carrillo, é só um miúdo talentoso e um bocado à nora, mas o Leo vai pô-lo no bom caminho.
16 Abril, 2014 at 12:34
Discordo. O paulo bento pode ter muitos defeitos, mas não tivesse ele mantido a aposta no RPatrício e agora não tinhas o guarda-redes que tens. Certinho. Provavelmente nem estaria neste momento no Sporting. Mas isso para mim, que nunca entendi o fetiche pelo stojkovic (veja-se o que fez depois de sair do Sporting!), se calhar é mais fácil de entender.
17 Abril, 2014 at 1:32
Só digo e mantenho que a aposta no RP aconteceu por um feliz acaso. Naquela amostra de treinador não há esperteza para vislumbrar uma ponta de talento em jogador algum.
16 Abril, 2014 at 12:42
Até porque o Stojkovic depois mostrou ser um gajo nada conflituoso, com a cabeça no sitio e fez uma grande carreira europeia, sendo pretendido por este mundo e a cabeça do outro…
Fds…que tristeza…
Estúpido não foi quem assobiou um miúdo com um potencial gigantesco…estúpido é quem apostou nele…Não cures a azia não…
17 Abril, 2014 at 1:29
E não gostar do PB é azia porque….?
16 Abril, 2014 at 12:40
AQUELES FILHOS DA PUTA VOLTARAM A TREINAR NO MUNICIPAL DE AROUCA, CARALHO!!
16 Abril, 2014 at 12:43
LoL! Hhaaaaa…que surpresa do crl….LoLoL!
Daqui a bocado já vem aí o tio explicar-te que chegaram a acordo com a Camara e que o presidente é um grande homem e o crl…
LoL!
16 Abril, 2014 at 12:56
Mas voltam a jogar em Aveiro contra o Gil (?)… Ou será que numa semana resolveram os problemas de forma civilizada?
Tá visto que de Arouca, só mesmo a posta me chama a atenção!!!
16 Abril, 2014 at 13:03
Se voltam a treinar significa que está resolvido e voltam a utilizar…a questão tinha a ver com o pagamento de manutenção por utilização do estádio…o fazer lá os jogos é o que faz o Arouca utilizar menos o campo…
Se já não precisarem pode ser que joguem em Aveiro para disfarçar! Só tenho pena de não ter já tudo resolvido porque o apetecia era dar uma mãozinha ao Belém para foder aqueles gajos e mandá-los para o buraco de onde nunca deviam ter saído…Agora com o Belém com os preços dos bilhetes já não sei…deviam era ir os 2 para a … que os pariu…
16 Abril, 2014 at 13:11
Em Alvalade os bilhetes estão a 13€ também. Só não percebo a razão para só nos darem 5% da lotação. Bem sei que não são obrigados a mais, mas…
16 Abril, 2014 at 13:43
Pois…então pronto! Mas nunca sou capaz de querer que o Sporting perca! Fico a torcer forte para o Belém ficar e estes se enterrarem no estrume!
E ainda não esgotaram em Alvalade?! Fogo…eu a ir devo ter de ir comprar lá ao Restelo, uma vez que até 5ª é impossível eu ir a Alvalade e nessa altura já não deve de haver bilhetes…bem…só dão 5% para depois haver muitos como eu…digo eu…
16 Abril, 2014 at 14:41
Tiago… infelizmente já tive que “torcer” para o SCP perder… só mesmo assim é que foi (e seria) possível os Sportinguistas que faltavam abrirem os olhos para mandar o Godo com o caralho!
Gostei? Não, nem um pouco… mas um gajo quando está na merda, ou fica na merda ou faz o que puder para sair da merda. Só foi possível sair da merda batendo mesmo no fundo da merda.
16 Abril, 2014 at 14:39
Tiago… eles treinaram lá sempre.
Se fores ao site, vês que tem lá noticias em Fevereiro sobre treinos no Municipal.
Pelos vistos, treinos e jogos são vistos de forma diferente neste diferendo (?).
Porque? Não faço ideia…
16 Abril, 2014 at 15:17
Mas em Fevereiro eles jogaram lá…foi só depois do anuncio do jogo com o Benfas que eles deixaram de estar lá! Só desde o anúncio (e que a Liga aceitou a mudança de campo) é que eles treinaram em Aveiro…ou não?! Posso estar a ver mal mas tenho ideia que sim…
E não me faz sentido nenhum deixarem usar o campo para treinos e não para jogos…isso então é um nó do crl e prova a quem tem duvidas que este processo tem muito mais do que o que eles dizem…
16 Abril, 2014 at 19:52
Se treinaram em Aveiro pode ter sido para adaptação à relva e iluminação, sei lá.
16 Abril, 2014 at 13:12
Onde leste isso?
16 Abril, 2014 at 13:19
http://www.fcarouca.eu/noticia-plantel-regressa-aos-treinos-308.html
16 Abril, 2014 at 13:28
Obrigado.
16 Abril, 2014 at 14:21
Não quero ser advogado do diabo mas parece-me que a questão é mesmo na realização dos jogos e não dos treinos, onde, creio, sempre foram efectuados no Municipal.
Faz sentido? Para mim não, mas…
16 Abril, 2014 at 14:37
Há dois meses atrás treinavam lá… e o suposto diferendo já vinha de Novembro.
Eu não entendo porque treinam mas não podem jogar lá (terá a ver com as despesas dos jogos serem pagas pela câmara? Desconheço…).
Ainda assim, continuo a achar deveras vergonhoso o caso do EstorilGate de 2005. Esse sim, por todas as razões, tinha muito mais que dizer. 300 kms? Puta que pariu…
Em termos de distâncias, 70kms não me parece “obsceno” (afinal, quantos estádios naquela zona poderiam receber o jogo… presumindo eu que devam estar homologados pela Liga para esse fim), mais ainda que Arouca fica “perdida” para o interior uns bons 30/40kms até encontrar a A1. A partir daí, o que ficaria mais próximo? Aveiro…
A verdade desportiva (se falarmos directamente em termos competitivos… em campo, entenda-se) não ficou garantida a 100%, não. Jogaram-se em campos diferentes… também em épocas diferentes do ano mas quanto a isso, nada a fazer. A verdade desportiva (competitivamente falando… em campo) também não ficou “beliscada” ao jogarmos no Estádio do Algarve em vez do José Arcanjo?
Sinceramente, para mim, isto é um “não-caso”. Temos guerras bem mais importantes para nos bater do que isto. Temos de saber escolher melhor as nossas batalhas… Se foi uma saloiice do Arouca para abarbatar mais umas coroas ou se de facto a Câmara foi “porquita”, isso não sei. Se é a questão do número de adeptos que são arrastados pelo país… isso só se verifica no fim da época, depois de terem “garantido” o caneco… E cada um come o que quer e vê as coisas como quer. Lampião que é lampião só quer saber do resultado… pouco se interessa pelo “processo”. E eu tou-me bem a cagar para a opinião dos lamps… um burgesso será sempre um burgesso.
Deixai-os pousar… deixai-os vender (oi???) vedetas a sí mesmos por milhões (Roberto, Rodrigo, André “epifenómeno” Gomes)… tou-me bem a cagar.
16 Abril, 2014 at 14:41
“Riga mode on” ??? 😀
16 Abril, 2014 at 14:47
Tás xoné…???!!! Not at all!!!
É preciso apenas relativizar as coisas e a sua importância.
Já se sabia que isto estava entregue. Bater em tudo o que mexe tira credibilidade, quer queiramos quer não. Este – repito, ESTE – episódio é um “fait-divers” comparado com outros que já tivemos esta época (O Gomitas na ETAR, o caso Taça Carica, etc, etc…).
É ver o caminho que o Bruno está a traçar… manda umas bombitas aqui e ali, mas não deixa de fazer o que deve e onde deve… Liga, Presidência da Republica, etc… está a fazer exactamente o mesmo que fez no SCP… 1º foi aos estatutos (votos por sócio), depois papou as eleições! O Bruno está a “papá-los” por dentro… é uma questão de tempo. Entretanto não pode queimar “demasiado” a sua imagem e da sua luta. Mas o rapaz não resiste a um fósforo… 😀
16 Abril, 2014 at 14:57
Just kidding 😀
Concordo contigo que houve coisas, esta época bem mais graves do que isto e que o Bruno de Carvalho não ganha nada em intervir nesta questão, mas nós, os adeptos, temos o direito de ficar indignados com esta falta de equidade desportiva e sobretudo (e isto é que me deixa piurso) com a areia que o presi do Arouca nos quer atirar para os olhos…mas enfim, isto são manhosices e galdeirices…
16 Abril, 2014 at 12:46
Um off topic:
Alguem conhece algum site onde mostra que somos o clube com mais titulos a nivel mundial, só atrás do barcelona? Não me interessa muito o wiki nem o nosso site, é para esfregar na cara de um benfas, mas se mostrar algum desses sites ele vai dizer que qualquer um pode por isso no seu site ou alterar o Wiki!
16 Abril, 2014 at 12:58
Isso é como a história do clube do regime.
Todos sabemos que o benfica foi o clube do regime mas não dá para provar
16 Abril, 2014 at 13:03
epah por uma boa causa,como essa 😉
aqui lo tienes:http://www.mundodeportivo.com/20100227/sporting-mucho-mas-que-futbol_53896215346.html
SL
16 Abril, 2014 at 13:33
Segundo o que li para eles o benfica e mais poderoso
16 Abril, 2014 at 13:40
E é…basta ver a maneira como foram campeões este ano…e a forma como vão jogar fora onde lhes é mais conveniente…
16 Abril, 2014 at 13:54
poderoso não significa ser digno!
se tiveres dúvidas olha á tua volta,pelo país,pelo mundo…
quanto á questão em si,e evitando wikipédias nada melhor que ter um jornal como o mundo deportivo a colocar por escrito a evidência de trófeus em comparação com o barça.”De hecho, el Sporting es el club deportivo, por detrás del Barcelona, más laureado del mundo. Uno de sus fundadores, el vizconde José Alvalade, apuntó que deseaba “crear un club grande, tan grande como el más grande de Europa”. En este sentido se puede decir que el sueño está cumplido porque ‘os Leões’ tienen más de 50 medallas de oro en JJ.OO. y certámenes internacionales”.
16 Abril, 2014 at 16:47
Atenção Obvio que nao me interessa o que eles dizem acho que entenderam mal o que eu disse
16 Abril, 2014 at 12:49
Bom texto – espero que o Carrillo venha cá dar uma olhada de vez em quando.
Só me faz pena é que ainde se fale disto…já devíamos ter ultrapassado este tipo do merdas.
16 Abril, 2014 at 12:57
Grande post. Incluo-me no lote dos que acham que o Carrillo é o nosso extremo mais desequilibrador e que nota evolução nele. Chega a ser palpável a ansiedade que alguns têm pelo primeiro erro dele para o poderem assobiar.
Carrillo fez um bom jogo no fds passado e ainda assim houve quem achasse que ele tivesse sido molengão, que não ajudou, etc. Espero que continue a evoluir pois como dizes no post, foi o primeiro ano em que apanhou um treinador a sério e não um wannabe.
16 Abril, 2014 at 13:34
Belo post!
Carrillo é um virtuoso,isso é certo.Apenas chateia quando anda pelo campo a “actualizar o facebook ou a mandar tweets”… tantas vezes que me levou ao desespero,mas também tantas outras que me fez sorrir e largar um “foda-se que granda nó caralh,vai carrillo”!
Um extremo deste nível tem de ser acarinhado pelos adeptos,é isso que ele precisa,até porque na minha opinião tem estado muito melhor,não “desliga” tanto em campo como antes.
Confio no Jardim e concordo com o post.tenhamos calma que la culebra chegará lá.
quanto aos assobios….
tanto Sportinguista que desejava poder ir ao estádio APOIAR COMO DEVE SER e não pode…foda-se!
SL
16 Abril, 2014 at 13:34
O Carrillo com qualquer outro jogador que veste a verde e branca merece e DEVE ser apoiado pelos adeptos! Não consigo perceber a malta que assobia os atletas do seu clube!
Já perdi a conta dos jogos que assisti ao vivo do Sporting, o primeiro foi em Setúbal na época 79/80 estava quase a fazer 7 anos, depois vi mais 2 ou 3 até começar a ver com maior regularidade a partir do final dos anos 80, e nunca, mas nunca, assobiei ou apupei os atletas do meu clube, o meu alvo é sempre o adversário ou a equipa de arbitragem.
Para esses que costumam assobiar ou apupar os seus jogadores quando falham uma jogada ou quando cometem um erro, eu pergunto:
Quando estão a trabalhar gostam de ser humilhados ou que lhes gritem aos ouvidos?
Acham que isso os motiva mais para trabalhar?
16 Abril, 2014 at 13:40
Grande texto, dvdvz, reflete exatamente o que eu acho, também. E para mim, a frase chave é “Quero com isto defender que este foi o primeiro ano em que Carrillo foi “trabalhado” de forma continuada por alguém que sabe de futebol. E, parece-me a mim, cresceu muito.”
Estou mais que farto do assobios dos bipolares de Alvalade aos nossos jogadores e dos “não é jogador pro Sporting”…deixem jogar o Carrillo, caralho !!!
Off-topic : Afinal, parece que pode haver convívio tasqueiro para comer “pasteis”…
http://www.sporting.pt/Noticias/Futebol/Fut_Prof/notfutprof_futbilhetesbelem_160414_127098.asp
16 Abril, 2014 at 13:55
Não podia concordar mais.
Sou um defensor do carrillo e do seu futebol. FORÇA SPORTING!!
PS. Escândalo essa história do arouca… Mesmo que joguem lá o ultimo jogo está à vista de toda gente os interesses e as razões para o jogo ter sido em aveiro. Mais uma vez a verdade desportiva fica para quem a apanhar…
16 Abril, 2014 at 14:13
A verdade desportiva é como as enguias… difícil de apanhar de mãos limpas.
16 Abril, 2014 at 14:00
Sou fã do Carrillo!! É inconstante, é. Mas tem finta, tem classe, tem virtuosismo, tem rapidez, tem MAGIA naquelas botas. Se alguém pode tirar um coelho da cartola…esse alguém é Carrillo. Está também mais solidário a defender.
Aliás entre Carrillo e Capel…prefiro que saia…Capel. Sem qualquer dúvida. Sei que tem uma relação forte com os adeptos mas Carrillo tem o triplo do potencial.
16 Abril, 2014 at 14:09
Isto é um post a sério!! Como estou de acordo… Mas infelizmente o pessoal gosta é daqueles que fazem carrinhos já com a bola fora… E meus amigos ambos são necessários, os virtuosos e os esforçados… E em Alvalade, apesar dos melhores adeptos do mundo, damos pouco tempo aos virtuosos…
16 Abril, 2014 at 14:15
No ultimo jogo estava a ver que ainda tinha que ir a fuça ao meu vizinho de bancada…. Mas afinal bastou um ” Esteja calado. Não diga parvoíces!” 😉
16 Abril, 2014 at 14:17
ahahaha…começo a ter algum receio de te pagar a bejeca que te devo 🙂
16 Abril, 2014 at 15:56
😛
Eu sou uma casual! Estou sempre à espera de “molhar a sopa”! 🙂
16 Abril, 2014 at 14:18
O único jogo que vi em Alvalade nos últimos anos (shameon me!… contingências de ilheu) foi o Sporting U. Leiria de 2011/2012, Domingos Paciência no banco a desesperar, o Ilori a central… E às tantas ao meu lado um velhote grita para dentro de campo e diz: “oh miúdo!! Isto é a sério!!!” Se o Carrillo fosse constante e não se eclipsasse tantas vezes nos jogos já não estaria connosco de certeza. Cresceu é certo, sobretudo com o Leo este ano, e acredito que nos vai dar alegrias! Quero títulos!!! Spoooooorting!!!
16 Abril, 2014 at 14:22
humm…epa que tem talento ninguem duvida, que faz 2 grandes jogos por época tambem todos sabemos…
peço desculpa mas eu prefiro pessoal que trabalha, que dá o litro 90 minutos x 30 jogos, é que o talento tb dá trabalho (CR7)
16 Abril, 2014 at 14:23
Qualquer equipa tem de ter um gajo como o carrillo.
Veja-se o porco sem o quaresma e a diferença que é com ele … defendendo ou não.
O carrillo sofre um pouco daquilo que a equipa tem sofrido. Finalização, seja assistência ou golo.
Chegamos com muita facilidade (sem pontapé para a frente) à área adversária, mas decidimos mal muitas vezes.
E aqui noto melhorias (aliás, ultimo jogo duas assistências).
Por isso, julgo ser justo ter outra oportunidade para o ano, onde o Jardim com um ano de trabalho sabe o que fazer com ele.
Melhore o carrillo a finalização … e foda-se … é o extremo titularíssimo !
16 Abril, 2014 at 14:47
Eu sou daqueles que constantemente se passa com o Carrillo. Irrita-me aquela maneira “displicente” de jogar futebol, que enerva as massas.
Dito isto, considero que, e falo apenas em termos desportivos, à parte de eventuais supremas considerações financeiras, devemos tentar manter todos os extremos no plantel.
Vamos jogar 3 competições (Taça da Liga é para os juniores, mas temos campeonato, mais Champions e possível continuação na UEFA, e certamente teremos mais jogos na Taça) pelo que a rotatividade, a competitividade devem estar ao máximo.
Assim, temos:
1) Heldon, contratado já a pensar em 14/15, a próxima época tem que ser para explodir.
2) W.Eduardo, jovem, português, da academia, polivalente, baixo custo, tem que ficar no plantel.
3) Mané, a nova estrela é para, obviamente, permanecer.
4) Capel, é o único esquerdino puro, vamos atacar uma época sem um extremo que joge preferencialmente sem o pé esquerdo?
5) Carrillo, trata-se de um jogador, mais do que qualquer outro, que neste momento pode desequilibrar num acto de magia, e que, com mais um ano de Leo Jardim pode evoluir bastante, pelo que merece mais um ano nesta estrutura.
Na calha, ainda teremos um Shikabala (será para extremo ou “10”?), um Dramé (pelo que vi na B, bem domado tem potencial para os A), um Esgaio (embora preferencialmente para lateral), um Iuri (terá “cabeça”?) e um Chaby (poderá “explodir”?).
Tendo em conta o que disse o Presidente relativamente a mantermos o plantel e fazermos apenas contratações cirurgicas, com um plantel à volta dos 20 jogadores (arrisco a dizer que serão uns 24 mais os Bs); vejo algo deste tipo como certo, sem saídas de jogadores nucleares:
GR: Patricio, Mauricio
DD: Cedric, Esgaio
DE: Jefferson (Rojo)
DC: Rojo, Mauricio, Dier, Semedo
MD: WC, Adrien, A.Martins, João Mário, Mané, Heldon, WE, Capel, Carrillo, Shika
AV: Montero, Slimani
Devem sair: Welder, Piris, Vitor, Magrão
O que dá 21 jogadores…para 24…faltam 3…
Para 3º AV, Cissé ou Betinho?
Para suplente do WC: Rinaudo?
E depois, mais um defesa (esquerdo, central para que Semedo ou Dier possam fazer uma época sempre a jogar) ou mais um médio centro (um 8 ou 10?) ?
Veremos, de qualquer modo, entendo que o plantel A deverá continuar relativamente curto, que devemos recorrer à B pontualmente, que os jogadores nucleares são para manter, a aposta em novos jovens é importante, alguns jovens muito tapados talvez seja melhor para todos o empréstimo de um ano para evoluirem, e contratações cirurgicas (eu diria um defesa e dois médios) devem ser de jogadores mais experientes.
Se com uma equipa desta podemos ser campeões? Claro que sim, basta ver este ano o que precisaram de nos roubar! É suficiente para a Champions? Para ganhar claro que não, mas com um grupo fácil, porque não os oitavos ou um belo guito e continuação na UEFA?
De qualquer modo, confio que será tudo feito com competência. Quem contrata Monteros e Slimanis, não anda a dormir.
SL
16 Abril, 2014 at 16:03
Vou acrescentar aqui um post do nosso Mauricio:
“Obrigado pelas palavras sou muito grato a todos os adeptos pelo carinho imenso que tem por mim e por sempre nos apoiar.
Uma das mensagens que recebi de um adepto
As aparências iludem…
Durante anos a fio vibrei com o verão desportivo, aguardando desesperadamente por reforços para o Sporting!!
Em 2013 foi ao contrário, depois de uma época desastrosa, confesso que nem de futebol queria falar….inclusivé até ri de algumas contratações. Como não esperava grande coisa, vi Dionisio Castro num canal de TV com um jogador que eu, e praticamente todos os adeptos sportinguistas desconheciam. Mauricio Santos um defesa central….eu pensei “mas quem é este gajo?”, “como é que o Sporting contrata um jogador que nunca ouvi falar?”.
Afinal de contas, aquele desconhecido para muitos Sportinguistas, é dos que conhece e aplica integralmente as siglas do Sporting “esforço, dedicação, devoção e glória”.
Tens sempre um pouco mais para dar quando estás esgotado, incentivas, sofres, e tens uma dedicação total à tua profissão.
Eu e muitos Sportinguistas temos uma coisa para te dizer, “Obrigada Mauricio….Juntos Fazemos Acontecer”
”
E o futuro só pode ser bom, quando todos percebermos que JUNTOS FAZEMOS ACONTECER!
16 Abril, 2014 at 16:24
Grande Xerife!
Quanto ao post , está muito bom! deixem jogar o Carrilho! 🙂
16 Abril, 2014 at 19:56
Vejam a “cronica” que fiz (?!) no jogo que o SCP fez aqui na Mealhada…
O gajo não brincava em serviço… e estamos a falar da pré-época, a jogar contra equipa de distrital!
16 Abril, 2014 at 19:56
Vejam…. no cacifo, claro…
18 Abril, 2014 at 19:08
carrillo:
capacidades e potencial extraordinario. dos melhores que me lembro de ver
velocidade, arranque, mudança de velocidade, excelente remate com ambos os pés, bons centros, capacidade de golo (não falha na cara do GR), excelente, mas excelente jogo de cabeça para um extremo.
agora, em termos de equipa de futebol, em termos de jogo de equipa:
– falta de intensidade
– decide mal, para não dizer que é burro.
Isto só se vê ao vivo, in loco, no jogo com o Gil, tantas mas tantas vezes em que decide mal, nao devolve ao cedric quando devia, não ve a desmarcaçao do AMartins, agarra-se a bola quando nao deve, quando a larga para o lateral é com um passe a queimar.
com as caracteristicas que tem, não “parte” o adversário quando deve…..
essa de que faz duas assistencias neste jogo vale o que vale, se calhar o WE (que não é extremo) no lugar dele tb tinha feito uma assistencia e marcado um golo.
faz duas assistencias mas queima 90 % das bolas que chegam a ele…
é como o quaresma… se querem perceber o que digo procurem ai num qqr lateral esquerdo da net, cheio de catedraticos o que o quaresma faz no FCP:
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/04/o-mito-do-maior-talento-em-portugues.html
eu nao quero que o carrillo seja isto. Tenho fé no LEO GARDEN!
Concluindo,
– acho que deve ficar no plantel, dava mais um ano ao Leo jardim,
tb nao me incomodava a ideia de ele ser emprestado a uma equipa com menor responsabilidade, onde pudesse ser sempre titular, com um bom treinador (por exemplo o estoril, só que o Marco não deve estar lá para o ano)
– nao acho que seja o melhor extremo mas tem potencial para isso
estamos a falar nele, porque obviamente há uma diferença entre o potencial do rapaz e o que produz. de certeza até o autor do post sabe isto.
a razao para esta diferença pode ser a que li algures, não tem escola futebolistica, lá no perú nao aprendem da mesma maneira.
este rapaz se tem vindo para o SCP com 14 anos, neste momento estava em Madrid ou manchester…..