O título deste texto esteve para ser algum destes: “Calem-se, está visto que não sabem nada de futebol!” ou “Vão assobiar para a … [interpretação livre]”.
Hoje em dia há um titular indiscutível na equipa do Sporting que até é o melhor jogador português na sua posição. Alguns sportinguistas dizem que nos salvou de uma descida de divisão 3 épocas seguidas, outros querem vendê-lo por 30 milhões. Hoje em dia nenhum sportinguista se atreve a dizer que é mau jogador. Pois ninguém diria que esse mesmo rapaz durante anos foi assobiado sempre que tocava na bola dentro do seu próprio estádio. Pensa-se: “Assobiado pelos adeptos da equipa visitante?”. Não! Pelos próprios adeptos!
Graças a alguns iluminados que percebem tanto disto como eu percebo de críquete (zero), oferecemos ao Rui Patrício um crescimento difícil e muito provavelmente mais lento do que poderia ter sido. Pior, ficaram marcas que vêm ao de cima após cometer algum erro. Após um erro o Rui fica sempre umas semanas com a confiança abalada.
Todos queremos e gostamos de ver uma aposta forte nos meninos da formação, mas quando eles chegam tratamo-los a pontapé. Deve ser para enrijecer! Voltam a crescer em mim sentimentos de raiva: vão todos arranjar um andar novo!
Agora, os entendidos do futebol, assobiam o Carrillo, que não vem das escolas mas é uma aposta num jovem e que não está a tapar o caminho a ninguém das nossas escolas. O Carrillo é um dos poucos jogadores acima da média no nosso actual plantel tão bem gerido em quantidade e qualidade para as necessidades da presente época (não resisti a deixar o elogio).
Quando a bola está nos pés do Carrillo temos esperança de ver um defesa ser humilhado, temos esperança de ver uma nózada, temos esperança de golo, aumentam as pulsações, dizemos: “vamos Carrillo, vai para cima deles!”.
Este jogador chegou cá em bruto. Guardo duas recordações dos seus primeiros tempos. A de ficar entusiasmado com as suas galopadas pelo campo fora. E a de um rapaz a tentar levar a bola sozinho até à baliza, a perder a bola deixando a equipa desequilibrada, a vir a correr desenfreadamente atrás do adversário para o parar em falta já perto da área provocando um livre perigoso. Tudo isto enquanto eu gritava para a televisão: “não faças falta, não faças falta, não faças falta…f***! Alguém lhe explica isto?!”
Chegado assim, foi recebido por dois anos de enorme instabilidade (5 treinadores?6? já nem sei!) que culminaram no pior ano da história do Sporting e uma mudança de direcção, estrutura, cultura, mentalidade,… Quero com isto defender que este foi o primeiro ano em que Carrillo foi “trabalhado” de forma continuada por alguém que sabe de futebol. E, parece-me a mim, cresceu muito.
Este treinador já mostrou muita seriedade e competência. Não quis contar com Labyads, Elias, … todos com jeitos de estrela. Se Carrillo as tivesse já tinha sido posto a andar. Ou seja, é esforçado! E este ano cresceu muito. Não explodiu como todos queriam, mas para ser jogador de equipa não é preciso explosões. É preciso defender como ele defende agora (contra o Gil só notei um momento de desequilíbrio no processo defensivo organizado do Sporting e isso só se consegue se os 11 estiverem em sintonia nos diversos momentos de contenção e pressão sem bola), para isso é preciso soltar a bola como ele agora solta (muitos passes de primeira, excelente entendimento com o lateral e com o médio interior com quem vai trocando de posição). Também mentalmente está muito mais evoluído. Já não tem pressa, não está ansioso, sabe que o caminho do golo se faz passo a passo, assim como se faz o caminho da carreira. Leonardo está a fazer um jogador de futebol.
Sugiro mais do que paciência (tentei mostrar que ainda a merece). Sugiro que nós lhe facilitemos o caminho, o crescimento. Que o levemos ao colo, gritando por ele, fazendo tarjas de incentivo, inventando um cântico. E, para os que têm mais dificuldade em gostar do rapaz, pelo menos o silêncio. Se ele não serve, deixemos que o diga Leonardo Jardim que já mostrou que percebe do assunto. Sugiro-o porque agora vamos passar para outro nível. E para continuarmos a ficar bem precisamos do Carrillo confiante, seguro, confortável. Ele é dos que tem mais potencial, vamos ajudar a torná-lo real com apoio. E isso pode começar já, mandando-o para férias com o sentimento que de contamos com ele. Aplausos, tarjas, qualquer coisa, temos 3 jogos para lhe dar a confiança que precisa, para ir de férias com vontade de voltar,…ele agradecerá e, provavelmente pagará com exibições de luxo.
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
dvdvz
16 Abril, 2014 at 14:22
humm…epa que tem talento ninguem duvida, que faz 2 grandes jogos por época tambem todos sabemos…
peço desculpa mas eu prefiro pessoal que trabalha, que dá o litro 90 minutos x 30 jogos, é que o talento tb dá trabalho (CR7)
16 Abril, 2014 at 14:23
Qualquer equipa tem de ter um gajo como o carrillo.
Veja-se o porco sem o quaresma e a diferença que é com ele … defendendo ou não.
O carrillo sofre um pouco daquilo que a equipa tem sofrido. Finalização, seja assistência ou golo.
Chegamos com muita facilidade (sem pontapé para a frente) à área adversária, mas decidimos mal muitas vezes.
E aqui noto melhorias (aliás, ultimo jogo duas assistências).
Por isso, julgo ser justo ter outra oportunidade para o ano, onde o Jardim com um ano de trabalho sabe o que fazer com ele.
Melhore o carrillo a finalização … e foda-se … é o extremo titularíssimo !
16 Abril, 2014 at 14:47
Eu sou daqueles que constantemente se passa com o Carrillo. Irrita-me aquela maneira “displicente” de jogar futebol, que enerva as massas.
Dito isto, considero que, e falo apenas em termos desportivos, à parte de eventuais supremas considerações financeiras, devemos tentar manter todos os extremos no plantel.
Vamos jogar 3 competições (Taça da Liga é para os juniores, mas temos campeonato, mais Champions e possível continuação na UEFA, e certamente teremos mais jogos na Taça) pelo que a rotatividade, a competitividade devem estar ao máximo.
Assim, temos:
1) Heldon, contratado já a pensar em 14/15, a próxima época tem que ser para explodir.
2) W.Eduardo, jovem, português, da academia, polivalente, baixo custo, tem que ficar no plantel.
3) Mané, a nova estrela é para, obviamente, permanecer.
4) Capel, é o único esquerdino puro, vamos atacar uma época sem um extremo que joge preferencialmente sem o pé esquerdo?
5) Carrillo, trata-se de um jogador, mais do que qualquer outro, que neste momento pode desequilibrar num acto de magia, e que, com mais um ano de Leo Jardim pode evoluir bastante, pelo que merece mais um ano nesta estrutura.
Na calha, ainda teremos um Shikabala (será para extremo ou “10”?), um Dramé (pelo que vi na B, bem domado tem potencial para os A), um Esgaio (embora preferencialmente para lateral), um Iuri (terá “cabeça”?) e um Chaby (poderá “explodir”?).
Tendo em conta o que disse o Presidente relativamente a mantermos o plantel e fazermos apenas contratações cirurgicas, com um plantel à volta dos 20 jogadores (arrisco a dizer que serão uns 24 mais os Bs); vejo algo deste tipo como certo, sem saídas de jogadores nucleares:
GR: Patricio, Mauricio
DD: Cedric, Esgaio
DE: Jefferson (Rojo)
DC: Rojo, Mauricio, Dier, Semedo
MD: WC, Adrien, A.Martins, João Mário, Mané, Heldon, WE, Capel, Carrillo, Shika
AV: Montero, Slimani
Devem sair: Welder, Piris, Vitor, Magrão
O que dá 21 jogadores…para 24…faltam 3…
Para 3º AV, Cissé ou Betinho?
Para suplente do WC: Rinaudo?
E depois, mais um defesa (esquerdo, central para que Semedo ou Dier possam fazer uma época sempre a jogar) ou mais um médio centro (um 8 ou 10?) ?
Veremos, de qualquer modo, entendo que o plantel A deverá continuar relativamente curto, que devemos recorrer à B pontualmente, que os jogadores nucleares são para manter, a aposta em novos jovens é importante, alguns jovens muito tapados talvez seja melhor para todos o empréstimo de um ano para evoluirem, e contratações cirurgicas (eu diria um defesa e dois médios) devem ser de jogadores mais experientes.
Se com uma equipa desta podemos ser campeões? Claro que sim, basta ver este ano o que precisaram de nos roubar! É suficiente para a Champions? Para ganhar claro que não, mas com um grupo fácil, porque não os oitavos ou um belo guito e continuação na UEFA?
De qualquer modo, confio que será tudo feito com competência. Quem contrata Monteros e Slimanis, não anda a dormir.
SL
16 Abril, 2014 at 16:03
Vou acrescentar aqui um post do nosso Mauricio:
“Obrigado pelas palavras sou muito grato a todos os adeptos pelo carinho imenso que tem por mim e por sempre nos apoiar.
Uma das mensagens que recebi de um adepto
As aparências iludem…
Durante anos a fio vibrei com o verão desportivo, aguardando desesperadamente por reforços para o Sporting!!
Em 2013 foi ao contrário, depois de uma época desastrosa, confesso que nem de futebol queria falar….inclusivé até ri de algumas contratações. Como não esperava grande coisa, vi Dionisio Castro num canal de TV com um jogador que eu, e praticamente todos os adeptos sportinguistas desconheciam. Mauricio Santos um defesa central….eu pensei “mas quem é este gajo?”, “como é que o Sporting contrata um jogador que nunca ouvi falar?”.
Afinal de contas, aquele desconhecido para muitos Sportinguistas, é dos que conhece e aplica integralmente as siglas do Sporting “esforço, dedicação, devoção e glória”.
Tens sempre um pouco mais para dar quando estás esgotado, incentivas, sofres, e tens uma dedicação total à tua profissão.
Eu e muitos Sportinguistas temos uma coisa para te dizer, “Obrigada Mauricio….Juntos Fazemos Acontecer”
”
E o futuro só pode ser bom, quando todos percebermos que JUNTOS FAZEMOS ACONTECER!
16 Abril, 2014 at 16:24
Grande Xerife!
Quanto ao post , está muito bom! deixem jogar o Carrilho! 🙂
16 Abril, 2014 at 19:56
Vejam a “cronica” que fiz (?!) no jogo que o SCP fez aqui na Mealhada…
O gajo não brincava em serviço… e estamos a falar da pré-época, a jogar contra equipa de distrital!
16 Abril, 2014 at 19:56
Vejam…. no cacifo, claro…
18 Abril, 2014 at 19:08
carrillo:
capacidades e potencial extraordinario. dos melhores que me lembro de ver
velocidade, arranque, mudança de velocidade, excelente remate com ambos os pés, bons centros, capacidade de golo (não falha na cara do GR), excelente, mas excelente jogo de cabeça para um extremo.
agora, em termos de equipa de futebol, em termos de jogo de equipa:
– falta de intensidade
– decide mal, para não dizer que é burro.
Isto só se vê ao vivo, in loco, no jogo com o Gil, tantas mas tantas vezes em que decide mal, nao devolve ao cedric quando devia, não ve a desmarcaçao do AMartins, agarra-se a bola quando nao deve, quando a larga para o lateral é com um passe a queimar.
com as caracteristicas que tem, não “parte” o adversário quando deve…..
essa de que faz duas assistencias neste jogo vale o que vale, se calhar o WE (que não é extremo) no lugar dele tb tinha feito uma assistencia e marcado um golo.
faz duas assistencias mas queima 90 % das bolas que chegam a ele…
é como o quaresma… se querem perceber o que digo procurem ai num qqr lateral esquerdo da net, cheio de catedraticos o que o quaresma faz no FCP:
http://lateral-esquerdo.blogspot.pt/2014/04/o-mito-do-maior-talento-em-portugues.html
eu nao quero que o carrillo seja isto. Tenho fé no LEO GARDEN!
Concluindo,
– acho que deve ficar no plantel, dava mais um ano ao Leo jardim,
tb nao me incomodava a ideia de ele ser emprestado a uma equipa com menor responsabilidade, onde pudesse ser sempre titular, com um bom treinador (por exemplo o estoril, só que o Marco não deve estar lá para o ano)
– nao acho que seja o melhor extremo mas tem potencial para isso
estamos a falar nele, porque obviamente há uma diferença entre o potencial do rapaz e o que produz. de certeza até o autor do post sabe isto.
a razao para esta diferença pode ser a que li algures, não tem escola futebolistica, lá no perú nao aprendem da mesma maneira.
este rapaz se tem vindo para o SCP com 14 anos, neste momento estava em Madrid ou manchester…..