Como sabemos, o momento dá para tudo. São os adeptos que correm por esse país, a encher os estádios que os outros não enchem. São os jogos de bastidores que colocam uma equipa a jogar a dezenas de quilómetros do seu recinto habitual. É o chorrilho de interessados nos cavaleiros e cangalheiros da vida. É a venda fantástica do André Gomes, esse talento em potência, que tanto tem dado ao futebol nos últimos três anos, depois de entrar na equipa principal da Sérvia.
Dá para tudo e dá também para criar o novo mito benfiquista. O mito da nova academia sem rival, situada ali para os lados do Seixal, e que dá pelo nome de caixa. Pois bem, como se não bastasse a habitual e diária desonestidade do Manha e seu séquito, eis que somos brindados com mais uma estratégia de marketing, muito bem definida, é um facto, que visa colocar as camadas jovens do Benfica lá em cima, como se tudo o que está para trás fosse pura ficção e a maior falácia do mundo.
Pois eu fiz um trabalhinho de casa, e começo por dizer que o nome da competição pouco importa, na verdade. O que há dois anos era a NextGenSeries, passou este ano a denominar-se UefaYouthLeague. A grande diferença? Não encontro. E não encontro porque olho para o quadro de há dois anos (não encontro o primeiro quadro de equipas, no primeiro ano da competição), e vejo Ajax, Anderlecht, Arsenal, Athletic, Borussia Dortmund, Chelsea, CSKA, Juventus, Olympiacos, Paris St Germain, Aston Villa, Barcelona, Celtic, Inter Milão, Liverpool, Man City, PSV, Tottenham, entre outros. Portanto, uma competição que, ao contrário desta última, podia ser vista como uma competição fraca, com pouca qualidade, a avaliar pela repercussão que teve por essas televisões e jornais cá do sítio. Pois claro que sim. Adiante.
Quem olhar para os jornais dos últimos meses, e tiver em atenção tudo aquilo que se escreve sobre camadas jovens, ficará com a certeza que a caminhada benfiquista nesta competição, terá sido, mais coisa, menos coisa, como um quarto segredo de Fátima. Uma coisa fabulosa, sem igual. Algo que não será mais replicável, até porque, convenhamos, estamos a falar do benfica, o clube das coisas que são garantidas por decreto. O clube que faz existir e expandir o próprio Universo, quais hidrogénio e hélio primários. Depois voltamos um pouco atrás, comparamos a forma como as equipas de juniores do Sporting dos anos do Sá Pinto e Abel passaram ao lado dessa comunicação social e imprensa desportiva isentas, e deontologicamente irrepreensíveis, e percebemos que a merda é a mesma, sempre a mesma, seja para tratamento de campeões de natação, a quem são sonegados símbolos da instituição que representam, seja em competições onde miúdos, que mais não são do que adolescentes, vêem o seu esforço e a sua qualidade passar ao lado de tudo e de todos. Tudo e todos, menos nós, orgulhosos sportinguistas, que os trazemos na cabeça a cada 11 que fazemos para o futuro.
Pois bem, voltando um pouco ao que foram as duas competições, não restará muito mais do que avaliar as condições em que as mesmas decorreram. Se o Sporting, por um lado, fez grupo com Aston Villa, PSV e Celtic, o benfica fez grupo com PSG, Anderlecht e Olympiacos. Ambos terminaram os grupos na primeira posição. Depois, na fase seguinte, o Sporting eliminou o Liverpool (clube que, nas camadas jovens, não deve poder ver-nos, nem pintados), o Tottenham, e perdeu na ronda seguinte com o Aston Villa (jogo sem Mané e Bruma, por exemplo), equipa que dominara na fase de grupos, e equipa essa que acabaria por vencer a prova, depois de ganhar ao Chelsea por 2-0, e tendo o Sporting terminado no terceiro lugar, depois de vencer o Arsenal por 3-1.
Depois mudamos a análise e seguimos para o benfica. Pois bem, depois de vencido o grupo, o benfica eliminou à justa o Man City, por uns claríssimos 2-1, e, pasmem-se, levou à frente o Áustria Viena por 4-1 (é esta a grande melhoria de uma competição para a outra, tirar equipas como o Liverpool, e fazer avançar os colossos austríacos?), vencendo depois o jogo da meia-final, frente ao Real Madrid, por uns esclarecedores 4-0, numa partida em que os pupilos da luz jogaram cerca de 75 minutos com mais um jogador (qual João Pereira expulso aos 4 minutos), contra a academia que dá um Raúl a cada 20 anos (consta que agora é o jesé).
Dois ou três dias passaram e dou por mim, num intervalo no trabalho, a procurar informações no jornal A Marca: “ora deixa cá ver como anda o joelho do Ronaldo”. Pumba, scroll down, e três batatas no bucho das galinhas apareciam no meu monitor! “Ah, ah, ah, o Seixal”, pensei eu. Os minutos passaram e comecei a aperceber-me de duas coisas: 1) benfica dominador, perde com a melhor escola de futebol do mundo; 2) fantástica exibição dos encarnados, volta a colocar Portugal no trono do futebol europeu jovem. Respiro, e só consigo pensar: oh, cum caralho, então agora a desculpa é o Barcelona? É que volto atrás, e reparo que a melhor escola do mundo (não sei se será, se não. Para mim é a nossa e pronto), a inigualável escola tico e teco, ficou pelo caminho cedo, aquando da nossa competição. Pois bem, pensei eu, se assim é, é comer e calar, que eles gostam.
A verdade é que este último mito, e esta última verdade irrevogável que aponta para um benfica formador, não contempla duas questões chave: em primeiro lugar, há todo um histórico, e se formos ver, o benfica não tem, nem pouco mais ou menos, dominado o panorama das camadas jovens em Portugal. Ok, dominou este ano, e deve servir-nos de lição para o futuro, para que não se repita. Em segundo lugar, e o aspecto último e mais relevante, toda esta discussão acaba por tornar-se estéril quando avaliamos o fim último de uma escola de futebol, que passa acima de tudo por lançar jogadores na primeira equipa, ou, quiçá, fazer um encaixe financeiro cedo, como aconteceu, por exemplo, com o Bruma e com o Ilori. E aqui, meus amigos, o benfica camadas jovens está mais ao menos ao nível de um Clube de críquete de Sydney, que, pelas especificidades, não poderá nunca dar jogadores de futebol a qualquer equipa profissional. Porque, em última análise, são zero as referências e nula é a história de aproveitamento a seguir ao Rui Costa. Ruben Amorim, ok, talvez, mas até este num contexto de empréstimos sucessivos, e com uma qualidade, no mínimo, de satisfatório, para baixo.
Seja como for, e aquilo que me fica depois de ver a actuação de ontem do Romário e companhia, é que não trocava um único jogador da geração de 93 e 94, por toda a equipa que actuou ontem na Suíça. E a justificação encontro-a, por exemplo, aqui, no jogo do primeiro torneio, e um hino ao futebol, em certos períodos.
Porque a verdade é tão somente esta: por cada Bernardo Silva que se levanta (e espero sinceramente que não façam com este puto, aquilo que fizeram com os restantes, a seguir ao Rui Costa, e notem que é o único que traria de olhos fechados para o meu clube, mesmo sendo benfiquista), novos Iuri, Ponde, Chaby, Esgaio, João Mário, João Carlos (obrigado Godinho, por mais esta venda fabulosa), Betinho, Mané, Bruma, Podence, Palhinha, Semedo, Tobias, entre muitos outros, se levantarão, com reais possibilidades de vir a fazer parte de uma equipa da categoria do Sporting. E a verdade, putos, é que vos falta um bocadinho assim para subirem e pegarem de estaca. Um bocadinho assim, por isso tenham um pouco de paciência e continuem o trabalho que falta. Vamos lá, putos.
Podia concluir com aquilo que podemos extrair de uma rápida reflexão histórica, mas o resultado seria tão escabroso, que me proíbo de iniciar uma comparação mais aprofundada entre uma formação que deu Ronaldo, Nani, Moutinho, Veloso, Figo, William, Rui Patrício, entre tantos outros, e uma outra que deu Rui Costa, Edgar, Aqua(?), Moreira, David Simão, e o inigualável Miguel Rosa.
Viva o Sporting!
Texto escrito por Diogo Carvalho
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
16 Abril, 2014 at 14:28
Em cheio, sem tirar nem por. Bela prosa Diogo.
16 Abril, 2014 at 14:30
Grande texto, Diogo, isto é mais uma treta da comunicação social lampiónica na senda da estratégia do benfas de quererem agora fazer crer que são a mais melhor maior fantástica escola de formação do universo. Aliás, a obsessão que esta gentinha tem por dizerem que são sempre os “máiores” em tudo, só pode ser explicado por algum complexo com o tamanho de alguma parte do corpo…
Malta, uma ajuda…alguém tem presente qual é o horário da bilheteira do Estádio de Alvalade ? Tou farto de procurar na net e não encontro. Agradecido.
16 Abril, 2014 at 15:08
Vê aqui neste link Hugo, pois tem lá os horários das bilheteiras.
http://www.sporting.pt/Servicos/canaisatendimento.asp
16 Abril, 2014 at 15:14
Obrigado…fartei-me de procurar no site, mas estava nos “bilhetes”, não me lembrei de ir aos “canais de atendimento”…
16 Abril, 2014 at 15:22
Mas já repararam que depois da derrota dos pintainhos não se ouviu mais falar do jogo?
16 Abril, 2014 at 15:29
É verdade. Depois que levaram 3 secas ainda houve uma tentativa fugaz de passar a imagem que foi um resultado injusto (ahah) e de la para ca nem mais um pio.
16 Abril, 2014 at 15:40
Quando se leva 3 sendo que um deles é marcado do meio campo, a única injustiça é mesmo a chegada desses pinos à final.
16 Abril, 2014 at 15:49
Sá viste o jogo? o Barcelona teve 4 oportunidades de golo e marcou 3 golos, o benfica, em especial na segunda parte teve 3, 4 oportunidades claras de golo, e pecou na finalização,, quem olha apenas para o resultado e vê 3-0, acha que foi um jogo fácil, mas não foi, em especial na segunda parte o benfica fez por merecer marcar um golo.
16 Abril, 2014 at 15:53
Merecer um golo é diferente do resultado ser injusto.
16 Abril, 2014 at 15:56
a diferença de 3 golos é injusta
16 Abril, 2014 at 16:07
Mas a derrota nao.
16 Abril, 2014 at 16:09
eu sempre esperei uma derrota deles, esta equipa do Barcelona está a anos luz deles, em todos os sentidos, desde individualidades a experiencia dos jogadores.
16 Abril, 2014 at 15:55
Para mim um golo de meio campo nem conta como oportunidade de golo. É inspiraçao de quem o marca e erro de quem o sofre.
16 Abril, 2014 at 16:06
esse golo foi nos descontos do jogo, quando o benfica estava balanceado para a frente e o gr já estava quase a meio do meio campo tambem
16 Abril, 2014 at 15:50
Mas sao os melhores pinos do Mundo! E quiça de Portugal
16 Abril, 2014 at 14:32
Excelente Diogo. É que é isso tudo mesmo.
Mas para mim o pior mesmo é ver Sportinguistas caírem na esparrela da “nouveau coqueluxe da formação de carnide”. Se nos devemos manter atentos e fazer ajustes em função dos campeonatos de camadas jovens que não ganhámos este ano (é bom notar que não ganhamos todos os anos).
16 Abril, 2014 at 14:32
Assino por baixo.
Li e reli.
Nota: Importante voltar a olhar para as camadas jovens, rever processos. Olhando aos resultados deste ano, fazer com que não se repitam.
Independentemente do aproveitamento que uns e outros dão aos miúdos …
16 Abril, 2014 at 14:33
Não querendo ser mete-nojo, acho q a melhor venda da escola lampionica foi o Manuel Fernandes (de quem acho nem eles se lembram).
No mais, totalmente de acordo!
Mitos atrás de mitos… Mentiras repetidas ate serem aceites como factos…
E por isso que sábado temos que dar uma resposta a altura!
Todos ao Restelo!
SL
16 Abril, 2014 at 15:00
Falou o epifenómeno Rui Baião…
16 Abril, 2014 at 17:34
Epá só faço notar que esse gajo é um (raríssimo) caso de aproveitamento da formação dos lampiões…
Senão vejamos:
1995/96: Sporting CP;
1997 a 2006: Lamps.
Sai para o Valencia por €18M (Não sei se é verdade ou se é “à Roberto”, mas é o valor que fica). É preciso admitir que é uma venda do cacifo tendo em conta:
a) a qualidade do jogador em si;
b) contexto e valorização dos jogadores dos lampiões em 2006.
Só relembrar que conseguimos vender o nosso capitão e símbolo da formação por €11M…
Mas como dizia, não quero ser mete nojo!
17 Abril, 2014 at 9:57
Compara com o Brumas e Inglori em vez do Montinho, que merda das dieccoes passadas estamos fartos…
Ainda assim e uma venda do cacifo, senao fosse, como dizes, claramente a la Roberto.
Como sei que foi a la Roberto? Se parece merda, cheira a merda, e bom que nao pises…
Trocando por miudos, o fifica tem que inventar quase 80M para pagar neste defeso. Dai ter vendido o Matic, e ter que vender ainda Garay, e Gaitan (e sabe-se la mais quem) num futuro proximo.
Deduzindo: como estava a rasca, fez um acordo com “o diabo”. O Mendes emprestou uma quantia absurda de dinheiro, tendo os passes do Rodrigo e do Andre (que grande golo marcou ontem bytheway) como garantia.
Estas 2 mercadorias sao para vender, dai terem que jogar, sobretudo na Oroliga, para Ingles ver, queira o Jasus ou nao.
Depois se nao renderem tanto como o emprestado (e duvido muito se bem que negociatas sujas no futebol ja nao me espantam!!), o fifca vai ter que pagar, em comissoes (acredito eu) dos jogadores citados mais acima e/ou outros.
Foi a maneira de tirar a corda da garganta, por mais uns tempinhos.
Nao e isso que eu quero para o Sporting. Negocios obscuros com fundos estamos nos bem queimados gracas ao Godinho&restantes Croquetadas…
SL
16 Abril, 2014 at 15:01
Faltou *
16 Abril, 2014 at 14:33
Grande texto Diogo! Eu estou desde 2ªf à espera que os carnidenses publiquem no facebook o resultado da final da YEL, mas não há meio de saber por quantos é que o Carnide júnior atropelou o Barcelona…Cambada de acéfalos. Sofro do «síndrome da vergonha alheia» quando vejo aqueles burgessos a cantarem de galo sempre que fazem boa figura numa qualquer competição….
16 Abril, 2014 at 14:34
Excelente análise Diogo.
Contra factos não há argumentos.
16 Abril, 2014 at 14:34
É pena que não haja elementos relativos à 1ª. nex generes series porque nessa os resultados foram fabulosos, especialmente o jogo efectuado em Mafra contra uma equipa inglesa forte que já não me lembro qual o nome. Bom texto SL.
16 Abril, 2014 at 14:42
Ed, o primeiro jogo de que falas é o que aparece no link. Liverpool varrido, como varrido foi o ano passado, já com a equipa do Mané. Eu faço ideia o que seria a equipa do ano passado com Mané (ficou ausente do quadro final na prova), Bruma, Eric, João Mário, e afins. É que era varrer por completo. Todos tinham 17,18 e 19 anos até ao ano passado. Acho que só o João Mário e o Esgaio não podiam actuar, porque estavam no escalão dos 20 anos.
Obrigado a todos.
Mete-me nojo este novo mito.
16 Abril, 2014 at 20:55
Tens razão fui agora ver o vídeo e é esse mesmo com o Liverpool, formidável.
16 Abril, 2014 at 16:41
Podes consultar esses dados no site da UEFA.
Era lá que eu via.
SL
16 Abril, 2014 at 14:38
mas…. então os la piões não são os senhores da formação em Portugal?
ainda ontem estava a passar uma reportagem da magnifica formação lampiã e descreviam um puto do ql nunca tinha ouvido falar como sendo “o melhor jogador sub 17 do mundo” perseguido pelo Bayern de Munique e que valia para cima de 8 Milhões de euros… estou estupefacto!!
16 Abril, 2014 at 14:43
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=811&edicao_id=36309
Contributo da formação de cada clube para a convocatória de Portugal no Euro 2012 (escolhendo como clube formador de cada jogador o último por que ele passou antes de chegar a sénior):
. Sporting: 10 (Rui Patrício, Beto, Custódio, Miguel Veloso, João Moutinho, Hugo Viana, Nani, Quaresma, Cristiano Ronaldo e Varela)
. Porto: 3 (Bruno Alves, Hélder Postiga e Hugo Almeida)
. Sporting de Braga: 1 (Eduardo)
. Benfica: 2 (João Pereira e Nélson Oliveira)
. Boavista: 2 (Ricardo Costa e Raúl Meireles)
. Alverca: 1 (Miguel Lopes)
. Belenenses: 1 (Rolando)
. Corinthians Alagoano: 1 (Pepe)
. Rio Ave: 1 (Fábio Coentrão)
. União da Madeira: 1 (Rúben Micael)
16 Abril, 2014 at 14:45
E soma a esses números o peso que cada jogador, por escola de formação, tem no onze da selecção.
16 Abril, 2014 at 15:18
http://www.zerozero.pt/equipa.php?id=811&edicao_id=36309
Percentagem de minutos jogados do plantel de Portugal no Euro 2012 por clube de formação (escolhendo como clube formador de cada jogador o último por que ele passou antes de chegar a sénior):
. Sporting: 46,08%
. Porto: 16,54%
. Benfica: 10,72%
. Corinthians Alagoano: 9,09%
. Rio Ave: 9,09%
. Boavista: 8,36%
. Belenenses: 0,12%
16 Abril, 2014 at 15:06
O Custódio e o Nani não chegar ao SCP com 17 anos?
E salvo erro o Viana também não andava longe (tou na dúvida).
Peço desculpas a quem não vir a coisa por esse prisma mas não considero um gajo com 17 anos, formado no SCP. Quanto muito, levou um “polish”… Não consigo meter um Patricio, um Ronaldo, no Montinho, um Miguel Veloso, no mesmo saco destes dois.
Uns são “made in”… outros são “powered by”… Há diferenças.
16 Abril, 2014 at 15:18
A questão é que esse ponto limita logo a análise. Por exemplo, o Rui costa chegou ao Benfica, pelos dados de que disponho, com 19 anos. Antes teria andado por fafe e damaiense, se não me engano. Outro é o Rúbem Amorim, que acho que fez apenas duas épocas nos escalões de formação da luz e foi recambiado para Belém, onde cumpriu uma porrada de épocas. Por essa lógica o benfica não tem é nenhum jogador.
16 Abril, 2014 at 15:34
o rui costa é mesmo formado no benfica , teve foi emprestado no fafe no primeiro ano de senior.
a formação conta entre os 15 e os 21 anos
16 Abril, 2014 at 16:40
Portanto, gajos com menos de 15 anos não tem formação?
Eu tou-me a cagar para os critérios de formação serem dos 15 aos 21 (critério FIFA?).
Eu estou a falar de formação… PONTO!
Tou a falar de gajos que aos 18 anos já tem 7/8/9/10 anos de casa… estou a dizer do tempo de casa!
Um gajo ser formado EM é diferente dum gajo que passou pela formação DE…
16 Abril, 2014 at 15:21
Eu sei, mas é difícil escolher o clube formador sem ter um critério objectivo. Podia escolher o clube onde o jogador esteve mais tempo na formação, mas isso já não consigo fazer só indo ao zerozero. E dá mais trabalho do que me apetece ter.
16 Abril, 2014 at 15:30
Julgo que o critério da UEFA é 3 épocas antes dos 21 anos de idade
16 Abril, 2014 at 15:39
A UEFA define os jogadores formados nos clubes como aqueles que, independentemente da nacionalidade, treinaram nesse clube ou de qualquer outro da mesma federação durante pelo menos três anos, entre os 15 e os 21 anos de idade. Até metade desses jogadores tem de ter sido formada pelo próprio clube, sendo os restantes desse clube ou de outros da mesma federação.
http://www1.pt.uefa.com/uefa/footballfirst/protectingthegame/youngplayers/index.html
16 Abril, 2014 at 15:47
Isso serve para um clube dizer que formou um jogador (que é o que interessa para quem se inscreve na UEFA), mas não serve para dizer que clube formou um jogador. Primeiro porque, por esse critério, pode acontecer que um jogador seja formado por dois clubes (se jogar num entre os 15 e os 18 e noutro entre os 18 e os 21). Depois, porque pode ser um critério injusto. Imagina que um jogador jogou entre os 10 e os 16 num clube, depois entre os 16 e os 19 noutro e entre os 19 e os 21 noutro. Pelas regras da UEFA, o clube formador é o segundo, mas o jogador esteve muito mais tempo no primeiro e acabou a formação no terceiro. Para mim, a regra mais equilibrada é o clube por onde o jogador passou mais tempo nas camadas jovens, mas dá muito trabalho aplicá-la.
16 Abril, 2014 at 16:51
O hugo Viana veio para o SCP nos juvenis e foi capitao pelo menos nos juniores.
E SPORTINGUISTA de berco, disse-me o pai com bastante orgulho em Alvalade, que eu ainda ia ouvir falar muito dele… nessa altura tinha 17 anos!!!
17 Abril, 2014 at 16:43
yup… O Nani for formado pelas minhas bandas.. entre o 1ª de Dezembro e o Real Massamá….
16 Abril, 2014 at 15:17
Quem é o Nélson Oliveira? 🙂
16 Abril, 2014 at 16:37
O gajo da 5ª divisão francesa…
16 Abril, 2014 at 16:45
O gajo que não sai do banco quando o seu clube se apura para a final da Taça de França…
16 Abril, 2014 at 19:17
Não era este gajo???
http://www.youtube.com/watch?v=2H2P5oyplRA
16 Abril, 2014 at 14:45
Grande análise Diogo. Para o Bernardo Silva chega e sobra o Wallisson!! o resto são peaners e maneis…. 🙂 SL
16 Abril, 2014 at 15:09
Para mim, o Bernardo é jogador… e não me importava que viesse para o SCP. Certamente não precisava morrer 10x para jogar na 1ª equipa do SCP.
Atenção que o Wallyson Mallmann não é da nossa formação. Lá está, confundem-se as coisas. Ele, salvo erro, chegou este ano do M. City…
18 Abril, 2014 at 11:13
O ano passado já cá andava
16 Abril, 2014 at 14:52
Bem escrito, Diogo.
Só não concordo com esta parte: ” contra a academia que dá um Raúl a cada 20 anos… “
O Raul era do Atlético, não era?
16 Abril, 2014 at 14:56
Com efeito o Raul era do Atlético um erro histórico de Gil e Gil.
A escola do Real não é assim tão má deu bons jogadores como Guti, Casilas, Hierro a quinta del Buitre, com Butragueno, Michel entre outros.
Sinceramente concordo com a prosa do Diogo, acho que a competição com a Next Gens era nivelada por cima. Agora competir com a academia do Olympiakos e do Viena de Austria em detrimento de Liverpoll, PVS ou Aston Villa é um downgrade.
SL
16 Abril, 2014 at 14:58
Há quantos anos não saem bons jogadores da escola do Real… Será esse Jesé??
16 Abril, 2014 at 16:10
Juan Mata? Negredo? Soldado?
16 Abril, 2014 at 16:24
Nenhum deles teve sucesso no Real… Mas são bons jogadores…
16 Abril, 2014 at 16:50
E será que a razão para esses jogadores não terem tido sucesso no Real a mesma que a actual do Benfica? Apenas compram jogadores estrangeiros…
16 Abril, 2014 at 15:01
Sim, é possível que me tenha excedido aqui, mas o que é facto é que um clube daquela dimensão devia dar mais.
Ok, se o Raúl não conta, mete-se o Guti. E o Casillas, pois claro. Hierro e Butragueño acho que já nem contam, dada a altura que foi.
O Jése acho que é mesmo bom. Pena aquele joelho.
16 Abril, 2014 at 14:58
Akwa, Diogo…
Aqua é outra coisa! Ou será aquo? ex-aquo???
16 Abril, 2014 at 15:02
Meu, aqua fica tão bem. E lembrei-me também do aquoso. Foi uma brincadeira.
16 Abril, 2014 at 15:10
O efeito “akwa” também é um pouco “aquoso”… foi facilmente diluído o novo Inzébiu…
16 Abril, 2014 at 15:00
http://www.zerozero.pt/equipa.php?edicao_id=1707&id=811
Contributo da formação de cada clube para a convocatória de Portugal no Mundial 2010 (escolhendo como clube formador de cada jogador o último por que ele passou antes de chegar a sénior):
. Sporting: 4 (Beto, Miguel Veloso, Simão Sabrosa e Cristiano Ronaldo)
. Porto: 4 (Daniel Fernandes, Bruno Alves, Ricardo Carvalho e Hugo Almeida)
. Belenenses: 2 (Rolando e Rúben Amorim)
. Boavista: 2 (Ricardo Costa e Raúl Meireles)
. Corinthians Alagoano: 2 (Pepe e Deco)
. Sporting de Braga: 2 (Eduardo e Tiago)
. Vitória de Guimarães: 2 (Duda e Pedro Mendes)
. Estoril: 1 (Paulo Ferreira)
. Estrela da Amadora: 1 (Miguel)
. Marítimo: 1 (Dany)
. Rio Ave: 1 (Fábio Coentrão)
. Poções: 1 (Liedson)
16 Abril, 2014 at 15:08
percebo a ideia da analise e o conteúdo da analise, mas o que acontece é que esta geração que esteve na youthleague é a geração de 95, 96 e tem um ou outro jogador que é de 97.
e a diferença entre as 2 competições, é que uma era feita para uma empresa privada, por convite, e era uma competição fechada, esta tem o selo UEFA, ok concordo que a ideia de colocar as mesmas equipas da champions senior, nalguns casos não faz sentido e que teria mais logica ser com base nos campeonatos de juniores( apesar destes funcionarem de maneira diferente nos diversos países)
16 Abril, 2014 at 15:15
Como é óbvio, se os nossos jogaram duas edições anteriores, e pertenciam às gerações de 93 e 94, os que se seguiram este ano, do benfica, teriam de ser do ano/dois anos seguinte/s.
16 Abril, 2014 at 15:23
e neste momento o benfica tem melhores equipas do que o Sporting, mais em termos de juvenis e iniciados,, e em juniores a coisa é ela por ela.
mas la está terem mais equipa, não significa que aproveitem ou venham a proveitar melhor os jogadores, apesar de terem mais facilidade em faze-los.
eu vi o jogo com o Barcelona e sabes qual é a grande diferença? a experiencia a nível senior, o benfica não tem nenhum dos jogadores desta equipa de juniores ( a excepçao do guzzo que já fez 2 ou 3 jogos) que já tenha jogado na equipa b, já o Barcelona para esta competição não levou 4 ou 5 jogadores que já são titulares na equipa b e os melhores desta equipa de juniores( el hamdadi e traore) já vao regularmente à equipa b jogar
16 Abril, 2014 at 15:14
Neste momento até sou capaz de admirir que a formaçao lãpia está ligeiramente acima da nossa provavelmente pela 1a vez na historia. Mas nao é algo muito grave, creio que em 3 a 5 anos é reversivel e bem sei que o Bruno está atento a isso.
P.s. Quando falo de formaçao falo das fornadas a partir de 95, juvenis e juniores, a nossa B é cheia de qualidade da formaçao ao contrario da B lãpia
16 Abril, 2014 at 15:25
Certíssimo. Na verdade, é a única coisa que importa: que a direcção continue a ter a formação como prioridade absoluta, a investir nela como marca de identidade do clube. Enquanto assim for, nada há a temer. Este é o Sporting.
16 Abril, 2014 at 15:16
http://bleacherreport.com/articles/1884751-ranking-the-best-youth-academies-in-world-football/page/16
Só naquela da imprensa estrageira que é um bocado mais objectiva a olhar para o fenomeno das academias.
Curioso não vejo o benfica neste ranking embora veja lá um jogador do benfica “o terceiro melhor jogador do mundo”, o Markovic.
SL
16 Abril, 2014 at 15:38
Porque é que eu só vejo o Barcelona??
16 Abril, 2014 at 15:44
Clica na seta e vai aparecer o SCP com Ronaldo à cabeça.
SL
16 Abril, 2014 at 23:02
Anda para a esquerda com o cursor: é mais simples
16 Abril, 2014 at 15:18
mais nada!!
grande texto\análise
é obvio que a nossa academia e brutal
é obvio que o seixal nem se aproxima!
admito que tenham aprendido algumas coisas, mas o essencial não muda, há putos benfiquistas que preferem ir para a academia do SCP (o que a mim me faz uma confusao… se fosse SCP alguma vez ia para o seixal?!? mesmo que fosse melhor?? a nao ser que nao me quisessem no SCP)
é obvio que até na formaçao há uma manipulaçao , uma hiperbolizaçao dos vermelhuxos e um desprezo total pelo SCP. alías, arrisco-me a dizer que até do porco vão sair mais opções válidas para a equipa deles
não será inocente, obviamente. com a campanha que o SCP está a fazer este ano com 6-7 titulares formados em casa, olhando para o benfica, com 2 portugueses no onze (já nem digo da formaçao) tem de se atirar areia para os olhos da massa adepta vermelhuxa..
o problema é que estas merdas entram na cabeça das pessoas .. …
até há lampioes a pedir o ivan cavaleiro na selecçao no brazil…(PODEM fechar a boca;))
ora, se eu acho que nem o mané faz sentido sequer estar-se a falar nisso (até o Bruma nesta altura tinha mais jogos titular no ano passado, este cavaleiro (jogador mediano) nem é para levar a serio-
problema esta gente ve capas com o miudo , é normal pensar “foda-se que tem de ser bom, está avalizado pelos jornaleiros!!”
enfim…. lá está, mais um mito!
Quanto ao sSCPguistas, arautos da desgraça , raios partam o abel e os B, ai ai a nossa academia, que os nossos miudos já nao são que eram calma:
– se o SLB está mais forte na formaçao, ainda bem
– o SCP não pode ter todas as fornadas fantasticas
– os titulos nas camadas jovens pouco interessam e, atençao, o SCP nunca foi demolidor, ganhava mais do que os outros talvez mas nao ganha tudo, só se fala nisto porque este ano não dominámos e há o empolamento da CS. se não nem estavamos a falar disso
16 Abril, 2014 at 15:20
Alfredo munian responsavel da formaçao do barça foi questionado porque estava tao tranquilo apos as escolinhas do clube catalao terem sido goleadas por… 7 a 0 pelo… Espanhol de barcelona. Ao que respondeu nesta fase o importante é nao queimar etapas, nao nos preocupamos em nao ser os melhores numa fase tao precoce da formaçao, queremos sim que eles estejam preparados para serem de topo na fase final da formaçao.
Isto é algo que a mentalidade lapionica nunca atingirá
16 Abril, 2014 at 15:20
Apesar de estar 100% de acordo com a indignação que motivou este post, penso que o Sporting não pode dormir à sombra dos resultados que alcançou. O mundo da formação mudou drasticamente nos últimos anos e tornou-se apetecível a quem antes não lhe ligava patavina.
É incómodo para muita gente que o Sporting goze dessa clara mais-valia desportiva e social que é formar jogadores. Torna-nos moralmente incómodos para clubes que só sabem tratar jogadores como mercadoria. Por isso era inevitável que, mais tarde ou mais cedo, mais a Norte ou mais ao centro, nos quisessem destronar. E temos uma comunicação social desportiva ansiosa para nos fazer o enterro.
Até pode vir a ser bom para nós que finalmente outro clube português invista a sério na formação. Mas, não nos enganemos, há muita gente ansiosa por nos ver fracassar naquilo que nos continua a distinguir claramente de tudo o que há de podre no futebol nacional: na era do futebol-mercado, não abdicamos de ser uma instituição de verdadeiro interesse desportivo.
16 Abril, 2014 at 15:23
Andres iniesta jogador do barça disse: até admito que a formaçao do barça nao seja melhor que a do real, mas o que faz diferença é apostar com confiança nos jogadores da formaçao. Que adianta ter grandes jogadores saidos da formaçao se o clube nao aposta neles?!
16 Abril, 2014 at 15:23
Cascar na comunicação social é uma coisa, agora desvalorizar a campanha europeia do Benfica, os jogadores e as últimas edições dos campeonatos de juniores e juvenis fica mal…
Como doí esta nova veia de formadora do Benfica… com sucesso
16 Abril, 2014 at 15:26
Larguei um pum de tanto rir com a nova veia formadora do Benfica. E cheira a Benfica.
16 Abril, 2014 at 15:34
A mim não me enganas, rafa (P.M.?).
Sabes o que dói mesmo? O que dói é saber que temos a melhor formação de Portugal há decadas, e somos alvo de ataque precisamente por isso. A quem dói, sei eu a quem é: comunicação social travestida de gabinetes de comunicação lampiónicos; empresários que controlam as convocatórias das selecções (porra, quem não se lembra do episódio Moutinho, por exemplo); entre outras coisas mais.
Ah, e é uma dor do caraças saber que, muito provavelmente, nenhum jogador encarnado irá ter o percurso dos nossos, apenas e só porque não apostam neles. É uma dor do caraças olhar para a minha equipa actual e ver Dier, Mané, João Mário a despontar no Setúbal, entre outros, e comparar com a equipa do outro lado, e perceber que tudo se esgota no Ivan Cavaleiro e afins. Achas que dói? Trocavas, tu? Pois eu não.
16 Abril, 2014 at 17:18
vocês são melhores.. qual é a discussão?
16 Abril, 2014 at 15:43
Não tens blogs do benfica para ires vender o peixe?
Essa campanha brilhante que traz maravilhados tantos comentadores, não terá sido conseguida com os mesmos métodos que usaram com o cavaleiro? É a competência do laboratório…: http://youtu.be/Pf7YX8rcMHg
16 Abril, 2014 at 15:49
Doi?! LoL! A mim não me doí nada…não vai dar em nada como sempre!
Sabes o que realmente doí?! É saber que daqui poderiam sair jogadores a sério para a Selecção e como sempre, daqui a 10 anos temos uma selecção feita de jogadores formados no Sporting porque os BURROS dos lã-piões preferiram gastar uns quaisquer 9 Milhões num “Olá Jonas” em vez de apostarem a sério num Cavaleiro…sem ser meter a jogar só para os otários dos sócios dizerem “Nós apostamos bué! Olhem o cavaleiro! Fez pai……..180 minutos este ano na equipa A!”. Eu tenho é pena destes putos, que podiam ser alguém e vão acabar nos Aroucas, ou Belenenses da vida, trocados por uns quaisquer “ic” comprados a peso de ouro com metade da comissão no bolso do Orelhas! No fundo no fundo…business as usual! A diferença é que o orelhas hoje faz propaganda a uma suposta formação e os Camelos olham, engolem e ainda dizem “Muito bem, muito bem!”
LoLoL! Inveja?! Tens lá muitos Manés, Williames, Adriens, Patricios………
16 Abril, 2014 at 16:20
Marketing á bruta para consumo lã-piónico,that is all.
uma andorinha não faz a primavera,e algumas emigram (para aroucas,belenenses e qual é mesmo?2ª ou 3ª divisão francesa?pois!)muito antes de baterem as asas…só por aí dá para ver o produto…”têm que nascer 10 vezes”…
Incrível como o orelhas manda uma posta de pescada e pronto é lei.
“que la chupen y la sigan mamando!”
16 Abril, 2014 at 16:53
A mim dói é ver que ainda não te barraram por estas bandas…só dizes disparates!
16 Abril, 2014 at 17:08
Ohhhhh……se fosse só o rafa….;-)
16 Abril, 2014 at 17:06
Para o ano, depois de terem que vender Garay, Cardozo, Gaitan, a mercadoria Rodrigo sair, e o infiltrado Cardozo for despachado, Lima reformar-se, Luisao deixar de correr, e o caceteiro Maxi, tudo para contar tostoes para pagar emprestimos e dividas a vencer.
Depois disso, se o Bernanrdo Silva, Cavaleiro, os Andres, o Oblak ficarem no plantel (sendo opcoes para o treinador seja la ele quem for).
SE isso acontecer, entao podes vir ca escrever (e ainda assim vamos discutir os teus argumentos).
Ate la e so mais bazofia bacoca.
O costume.
16 Abril, 2014 at 20:37
querias dizer veia deformadora, certo? mas apareceu um espaco ali pelo meio…
deformadora de personalidades, de valores, de fisicos, etc,etc, como a pastilha do caganeiro demonstra, certo???
16 Abril, 2014 at 15:32
Excelente texto! Do melhor que já li aqui. Com a devida dose de ironia, como eu gosto.
Em relação ao mito que foi descrito tenho a certeza que ele cairá por si próprio. É só uma questão de tempo. E passo a explicar:
A meu ver, formar um bom jogador de futebol passa por cumprir 3 fases:
1) CAPTAR
Aqui, o Carnide investiu forte e feio. E quando digo “investiu” refiro-me claramente em pagar mais aos jogadores, aos pais e a todos os que gravitam à volta dos petizes. Ora, para mim, isso não é um investimento. É criar futuros mercenários que, se tiverem a ínfima hipótese de chegar ao plantel principal, já serão principescamente pagos para a idade que têm e que vão continuar a exigir mais quando lá chegarem. Mas esta dou de barato. Obviamente que eles melhoraram muito na captação e estão a ter os resultados desportivos nas camadas jovens condizente com o aumento de qualidade.
2) DESENVOLVER
Aqui, estão a anos-luz do Sporting porque nós temos o “know-how” e eles não. E para se ter esse know-how é preciso haver casos de sucesso que o comprovem, coisa que o Carnide não tem. Nós formámos 2 bolas de ouro, formámos dezenas de craques que figuram (ou figuraram) nas melhores equipas europeias e formámos bons jogadores que jogam nas equipas médias da nossa Liga. Este histórico é que permite avaliar o sucesso de uma estratégia de desenvolvimento. Qualquer jovem que entre no Sporting sabe que a sua probabilidade de ser jogador profissional é alta. Esta é a parte mais difícil porque trata-se de inserir um jovem numa política de desenvolvimento pessoal e desportivo, passa por incutir espírito de equipa, vontade de vencer e jogar um futebol técnico, livre mas com responsabilidade colectiva.
3) AFIRMAR
Mesmo que o Carnide consiga passar com sucesso as duas primeiras fases, se não forem dadas oportunidades na equipa principal…kaput. Lá se vai todo o projecto de formação. E o Carnide não tem essa cultura de colocar no plantel (e muitas vezes até no 11 titular) um jovem de 18,19 ou 20 anos. Dizem eles que “a exigência é maior”. Pois que digam. Agora não venham é com a história de que são formadores e que depois não lançam ninguém por causa dessa propalada exigência. Não se pode ter as duas coisas. Lançar um jovem pressupõe dar tempo para que o mesmo compreenda a exigência do clube, não significa metê-los em banho-maria nos juniores ou na B até que eles aprendam por osmose. No fundo, trata-se de arriscar. Correr o risco de perder competitividade para dar oportunidade a alguém que pode vir a ser uma mais valia a médio prazo. Isto é algo que eles nunca estarão dispostos a fazer.
Por melhor que eles captem, em circunstâncias normais (o mesmo valor pago ao miúdo, pais e clube), nós teremos sempre a primazia dos pais que são quem toma a decisão. Ninguém quer ver um filho perdido em equipas de merda ou, pior, sem atingir o seu sonho de ser jogador profissional numa equipa de topo. E depois, basta os pais verem as condições da Academia e compará-las com as “caixas” que ficam logo esclarecidos. Percebem logo que o Sporting tem um projecto sustentado de formação que permite aumentar a probabilidade de cumprir o sonho dos seus filhos.
16 Abril, 2014 at 15:36
o efeito da formação deles, so vai ser visível daquie a 2, 3 anos, é que por exemplo esta equipa de juniores é a primeira fornada que eles t~em desde que começaram a investir na formaçao
16 Abril, 2014 at 15:44
Se se chegar a ver.
16 Abril, 2014 at 15:53
Já ouvi exactamente a mesma conversa quando falavamos de um Nelson Oliveira, Miguel Rosas e um mais velho mas emprestado na altura David Simão…
Eles formam bons projectos de jogadores (sempre formaram e por isso os campeonatos de Juniores por norma são equilibrados), jogadores é que nunca formaram e continuaram a não formar…não o sabem fazer! É por isso que me sinto tão ameaçado pela formação dos Lã-piões como pela do Cascavelhense….
16 Abril, 2014 at 15:54
Eles começaram agora a investir em formação, porque calhou, porque assim o dizem, e porque para eles é sempre só a doer quando decidem que deve ser e quando querem. Tu acreditas mesmo nisso? E o que é para ti investir em formação? Então a caixa campus existe desde 2006, ou o raio, e foi só para criar ambiente?
16 Abril, 2014 at 16:03
diogo, eles começaram a investir há 2, 3 anos, quando o maruta voltou lá apos o “estagio” em Alcochete e levou o know how que eles agora estão a replicar em grande escala.
do tipo para cada observador que o Sporting tem, eles têm 4 ou 5, chegam a existir jogos em que está um dos Sporting e 3 deles, ou naqueles torneiros em que se realizam jogos em 3, 4 campos ao mesmo tempo, eles conseguem ter observadores em cada um desses campos.
por exemplo ao William eles chegaram bem antes do Sporting, quando o Sporting chegou la para observá-lo, já eles tinham um relatório e uma proposta preparada, o ivan cavalaeiro o sporting andou a lutar com eles em 2009 para ir busca-lo ao belenenses, desta equipa de juniores , existem 2 ou 3 jogadores que eles foram buscar ao Sporting, alias eles têm ido buscar jogadores a Alcochete todos os anos aos iniciados e juvenis.
neste momento em termos financeiros ( que para muitos pais interessa muito) eles conseguem oferecer mais que o Sporting).
e já ouvi casos de pais Sportinguistas, com miúdos Sportinguistas, que preferem ter os miúdos no Seixal do que em Alcochete, porque é mais fácil em termos de adaptar os horários escolares dos miúdos aos treinos.
16 Abril, 2014 at 16:06
Acho que até já clonaram o Aurélio Pereira.
Para de escrever lixo e vê porquê que esse Maruta foi corrido do SCP.
Têm uns olheiros do caraças, diz-me lá que grande jogador descobriram.
Aliás digam-me o nome de um grande jogador desta equipa do boifica, vá lá digam!
SL
16 Abril, 2014 at 16:07
da equipa de juniores? até te digo mais do que um: nuno santos, rochinha, o guedes, o estrela, o gr que eles foram buscar ao oeiras, o central capitao de equipa
16 Abril, 2014 at 16:14
Esses são estrelasm cintilantes??????
Muito bem vamos ver até onde vão, aposto que o Rio Ave, o Guimarães e o Braga já estão ansiosos para os contratar.
SL
16 Abril, 2014 at 16:15
green para ti tudo o que vem de Alcochete é ouro e dos outros é tudo uma merda.
flash news, também existem muito bons jogadores formados e a jogar noutras equipas
16 Abril, 2014 at 16:29
Riga…quem?!?! Quem é que tem o nível dos formados no Sporting a jogar na equipa?!
17 Abril, 2014 at 11:56
O Estrela para além de nao ser grande jogador tem uns valentes anos a mais do que diz no BI…basta ver a foto dele com ’12 anos’ já quase com barba.
http://img49.imageshack.us/img49/2633/imgscpslbinb80001lw0.jpg – aqui o temos nos Iniciados B (portanto 13 anos). RIIIIIGHT.
16 Abril, 2014 at 16:10
Se tu achas que o “know-how” leva-se assim, é contigo. O que o filho da puta do Maruta fez foi levar a base de dados para captações. Mais nada. E
Know-how é muito mais do que isso. Esse é o grande erro, julgar que formar é apenas captar.
16 Abril, 2014 at 16:12
não foi so o conhecimento de como captar, mas também de como trabalhar
16 Abril, 2014 at 16:13
Caro Riga,
Se os pais optam pelo Seixal em detrimento de Alcochete, só porque é mais fácil adaptar horários, então também não fazem falta no Sporting, onde “Esforço, Dedicação, Devoção” são exigidos.
O caso do William é paradigmático do tipo de jogador que se sabe irá singrar no futuro: escolheu o clube que melhores condições lhe dava para a evolução da carreira, e não o que mais dinheiro lhe acenava. No caso, William até é do Sporting, mas pouco importa. Olha o caso do Ruben Semedo, benfiquista, mas que já deve ter percebido que se quer ser alguém no mundo da bola é melhor que acerte o passo e que se deixe ficar a evoluir com o Jardim.
16 Abril, 2014 at 16:14
Riga…não vale a pena eternizar…já ouvi montes de vezes montes de explicações a dizer que agora é que estão a apostar…até hoje vi zero e continuo a ver zero! E neste momento havia a oportunidade de apostarem e o que fizeram foi dar os jogadores. Porquê?! Eles não os sabem fazer dar o salto e quando olham eles têm 20, 21 anos e já não são as promessas que eram porque estagnaram na Bancada! Ou queres recordar-te do Deus Nelson Oliveira saído do mundial de sub-20?! Ou do Deus Miguel Rosas que vinha aí fazer o lugar do Aimar?! Que em ambos iam só rodar e já voltavam?! Nem seuqer digo os dirigentes ou os treinadores! Falar com qualquer lã-pião sobre um jogador e ele diz-te sempre que “ainda é muito verde” ou “está tapado” ou “ainda tem muitos bifes para comer”…Tens um exemplo…quantos anos tem o Cavaleiro?! Quantos tem o Mané?! Qual é aposta?! Qual evoluiu mais este ano?! A qual prevês o melhor futuro?! Qual prevês que jogará mais para o ano?!
O que te posso dizer é que se estivermos cá, daqui a 5 anos vais estar aqui a defender um qualquer motivo para ser agora que eles estão a investir mesmo na formação…
16 Abril, 2014 at 16:17
ou seja para ti também não existem bons jogadores noutro lado?
se são aproveitados ou não, isso é outra historia
16 Abril, 2014 at 16:27
Serem aproveitados é A historia. De que vale ser um clube formador se nao aproveitam os jogadores que formam?
16 Abril, 2014 at 16:27
Desculpa, rapaz. Bons jogadores só existem no Sporting. Bons miúdos, bons projectos, boas perspectivas…isso existe em todo o lado.
O Carnide tem/teve os dois melhores marcadores da segunda liga (salvo erro): Miguel Rosa e Ivan Cavaleiro. O primeiro está desvinculado ao clube, o segundo anda a saltar da B para a bancada.
Vou-te só dar um conselho: não metas as mãos no fogo por quem ainda não provou nada.
16 Abril, 2014 at 16:28
Vês…há quem tenha percebido o que eu disse…
16 Abril, 2014 at 16:27
Não lês-te bem ou então fui eu que não me expressei bem…Eles têm bons projectos de jogadores que depois não sabem como torná-los em grandes jogadores…
Existem óptimos jogadores noutros lados, sempre existiu! Se achas que não como explicas que os campeonatos de juniores sempre tenham sido equilibrados?! Depois eles chegam à idade de passar de projecto a jogador e puff…não apostam a sério e por isso vão de boca…o exemplo que dei dá resposta. O Cavaleiro era um grande projecto em Júnior. Assim como o Mané! Agora responde:
Quantos anos tem o Cavaleiro?! Quantos tem o Mané?! Qual é aposta?! Qual evoluiu mais este ano?! A qual prevês o melhor futuro?! Qual prevês que jogará mais para o ano?!
Se responderes a isto com a sinceridade de quem vê os 2 jogar estou certo chegarás à mesma conclusão que eu…o Mané é mais novo e neste momento já é mais jogador que o Cavaleiro, quando há 2 anos não era (devido à idade…).
16 Abril, 2014 at 17:14
o mane em termos de mentalidade é melhor que o cavaleiro, mas o cavaleiro não tem sido aposta.
e repara o sporting quis o cavaleiro
16 Abril, 2014 at 17:17
“mas o cavaleiro não tem sido aposta.”
I rest my case….
16 Abril, 2014 at 17:23
tiago, o sporting tem apostado,um bocado por ter a matéria prima, mas ccomo aconteceu o ano passado, por não ter melhor.
benfica e porto a politica deles não é tanto apostar na formação, mas olhas para a formação de um e de outro e digo-te uma data de jogadores que não me importava nada de ter no sporting, porque têm talento.
alias é muito interessante pegar em revistas de antevisão da época antigas , que t~em la os planteis das equipas campeãs nacionais de iniciados, juvenis e juniores de cada ano e perceber onde andam aqueles jogadores, digo-te dos do Sporting que se aproveitaram, são praticamente em igual numero dos de benfica e porto( e não digo aproveitaram no próprio clube, digo saber onde eles andam neste momento)
sabes onde anda um Simao Coutinho? um Riera? um gr chamado Andre martins?
16 Abril, 2014 at 17:33
Não percebo então onde andam os Patricios, Cédric, Carriço, Veloso, Pereirinha, William, Adrien, Mané, Wilson, A. Martins, Judas, Nani (para não ir mais atrás e falar só de jogadores que jogam em clubes europeus relevantes…) do Benfica…Diz-me lá os jogadores formados do SLB que se aproveitaram nos 7 últimos anos?! Eu não conheço mas podes ajudar-me…
O Sporting aposta na escola desde sempre…teve foi um infeliz interregno de 3 anos…
16 Abril, 2014 at 17:45
época 2006/07
porto campeão de juniores
plantel. ventura(hj no rio ave), andre pinto( braga), andre santos, bura(chaves acho eu), hugo, morais, tiago, castro( que esteve no plantel do porto e agora esta na turquia), fabio, graça, marco aurelio, miguel angelo, Tengarrinha( que esteve em setubal), candeias( nacional) tiago cintra( que esteve no leixoes e esta no beira mar), marcelo, monteiro8 que esta em chipre), roberto, rui pedro( o tal do cluj), ukra( rio ave
sporting campeão de juvenis
nuno silva, pedro miranda, bruno simoes, luis cardoso, michael santos, pedro mendes( o tal que foi para italia), rui magalhaes, andre monteiro, andre sousa( beira mar), andre martins( que esta no plantel principal) diogo amado8 Estoril, diogo rosado8 setubal) Joshua silva, vasco oliveira, andre Gonçalo, diogo viana( gil vicente), Euclides serra, luis andrade, Wilson Eduardo( plantel principal)
porto campeão de iniciados
gonçalves, rafael sousa, tiago maia8 o suplente no mundial da colombia),abel,david, diogo,hugo filipe, joel ferreira,telmo,tiago Borges, tiago xavier, amorim, gradíssimo, joao rosas, sergio oliveira( paços),voluntario, filipe barros, flavio moreno joao jose, tiago silva, rui luis.
16 Abril, 2014 at 17:55
consigo se quiseres dizer os planteis campeões em juniores, juvenis e iniciados desde a época 05/06
em relação a epoca07/08 o sporting foi campeão em juniores e muitos dos que tinham sido campeões em juvenis já não estavam la:
andre martins, nuno silva, vitor golas, rui figueiredo,jorge abreu, pedro mendes, vinicius golas,wellinton matos, tiago pedrosa, david santos, whelliton santos, mihai radut, diogo amado, owuso, rabiu,andre santos, andre martins, rosado, os irmaos matias, Vivaldo arrais, diogo viana, luiz paez e o Wilson
benfica campeão em juvenis
na equipa estavam o diogo figueiras, o nelson oliveira, o roderick e o ruben pinto e o lassana camara
sporting campeão em iniciados:
adriano cardoso,joao gomes, rafael veloso, bruno cardoso joao Eduardo( sim o joao mario), filipe macario, paulo silva,rudolfo simoes, ruben freitas thomas ravera,alexandre costa,hugo Teixeira, joao Teixeira( o joao Carlos do Liverpool),Manuel dias, mateus Fonseca( trofense) tiago antonio, tiago morgado, wilker bolonha,afonso figueiredo, alberto coelho( betinho) altair junior, esgaio, ricardo pereira( sim o que esta no porto), tiago bragança, tiago montez
16 Abril, 2014 at 17:57
Então confirmas:
Do Sporting: 2 estão no plantel do Sporting, não estão o Rosado e o Pedro Mendes porque foram otários e quiseram sair em vez de renovar…. e ainda te digo que não está um 5º porque o Sporting é que foi otário e incluiu no negocio do Postiga, se não o Diogo Viana tenho a certeza estaria!
Do Porto: Ninguém foi ninguém…..e ainda rebentaram com o Viana que feitos parvos nós despachamos para lá…
Deste-me razão…
16 Abril, 2014 at 17:59
A 2ª que colocas-te mais razão ainda porque mais jogadores do Sporting estão lá e do Benfica nada…
16 Abril, 2014 at 18:03
o8/o9 juniores foi o campeonato da pedrada
juvenis campeão foi o porto
rafael Albuquerque, maia, joao martins, Richard, david carneiro, tiago Borges, hugo sousa( o do sporting b) sergio oliveira
benfica campeão de iniciados8 sim acho que agora vao começar a reconhecer alguns nomes)
bruno varela( benfica b)joao guedes, joao costa, rafael almeida,cancelo,marcelo feria, fabio cardoso( benfica b),flavio luz, fabio rebelo,david indun, diego lopes8 rio ave)hugo airosa, joao Teixeira(benfica b)Jorge mendes, Julinho,marcelo lopes, marcos lopes( o rony do man city), pedro torrado, tomas aguilar, tomas caetano, ricardo horta( o do setubal)andre gomes, bernardo silva(benfica b)fabio vieira, guilerme matos, Carlos Teixeira, helder costa( benfica b)pape badji, pedro oliveira, pedro rosario, valdomiro lameira e sancidino
16 Abril, 2014 at 18:06
Mais nada de jogadores da equipa principal…
16 Abril, 2014 at 18:12
época 09/ 10
sporting campeão de juniores
joao figueiredo( o tal do alba),luis ribeiro, ruben luis,andre oliveira, ariclene oliveira,ameli,cedric, garza,, joao freitas, Leandro albano, matheus silva, Miguel serôdio, nuno reis, afonso taira, Zezinho, kikas,renato neto, william, quintulen, zahavi, amido balde,henrique gomes,joao oliveira, mario serrano, mateus coelho, peter caraballo, renato santos
porto campeão de juvenis
geração do kadu, tiago ferreira, toze, basicamente o pessoal da equipa b do porto actualmente
benfica campeão de iniciados, com o pessoal que anda nos juniores agora
os irmaos alfaiate, joao nunes, Gonçalo guedes, guzzo, romario balde, rebocho
16 Abril, 2014 at 18:18
época 10/11
porto campeão de juniores
jogadores mais conhecidos, o tiago maia, david bruno, andre Teixeira, fabio martins, hugo sousa, tiago ferreia, atsu, fabio nunes( que esta em Inglaterra)
benfica campeão de juvenis com já alguns dos jogadores que tinham estado na equipa de iniciados no ano anterior, num fundo são os mais novos da actual equipa b, com esses que actualmente são juniores
porto campeão de iniciados
sem ninguém relevante
16 Abril, 2014 at 18:20
De todos os campeões que falas-te só mesmo no Sporting é que alguém foi/é alguém! Exactamente como temos todos dito…o resto, dos que chegaram a seniores anda tudo nos Aroucas da vida….
16 Abril, 2014 at 18:24
época 11/12
Sporting campeão juniores:
meira, pedro Duarte, rafael veloso, edgar le, ruben semedo, Tobias, mika pinto, esgaio, Rodolfo simoes, illori, chaby, edi lé, farley, luiz cortez, odiquir cá,betinho, joao Carlos, joao mario, Alexandre guedes, bruma, mané, iuri, altair junior, etock
porto campeão de juvenis,
pessoal que anda entre a equipa b e os juniores ainda. vitor andrade, podtawski marcelo, andre silva, ivo rodrigues
benfica campeão de iniciados
não reconheço nenhum destes nomes, mas devem estar nos juvenis actualmente
16 Abril, 2014 at 18:30
época passada
benfica campeão juniores
Alexandre alfaiate( junior este ano(, batis candé( e o tal que não sei bem onde esta agora), bernardo silva, clessio, eliseu cassama, elton carvalho, estrela, eusebio bancessi, fabio cardoso, filipe nascimento, filipe oliveira, helder costa, joaozinho, cancelo, joao gomes, joao nunes, joao Teixeira, jose costa, Miguel santos, rebocho, guzzo, rochinha,romario balde, rony santos, ruben alfaiate, rudinilson, sancidino, tiago duque, vitor rodrigues
benfica campeão de juvenis
col alguns jogadores que estão ente ano nos juniores como o gilson costa, Hildeberto pereira, romario balde8 campeão em 2 escalões)
sporting iniciados
com a base que esta este ano nos juvenis
16 Abril, 2014 at 18:31
para tras da primeira época em que falei, esta a geração do sporting que foi campea 3 anos seguidos em 3 escalões diferentes ,a geração do paim
16 Abril, 2014 at 16:38
oh riga mas a questão não é de os jogadores serem aproveitados?
é claro que muitos clubes formam bons jogadores,até certo ponto,o know-how de os elevar a certezas nem todos têm.e nisto o SCP está a anos luz de todos os outros.é por demais evidente que a megalomania lã-piónica contradiz-se na aposta da formação,que dizem ter,em termos objectivos e práticos na equipa principal.tens N exemplos disso.
16 Abril, 2014 at 17:16
mas nada me diz que o paradigma deles aproveitarem não mude, e têm grandes jogadores que pecam por estarem tapados e por terem um treinador que acha que apostar na formação é coloca-los a jogar na taça contra o cinfaes e entrar durante 5 jogos seguidos no ultimo minuto de descontos, ou a equipa estar a perder num jogo da champions e colocar o cavaleiro para resolver o jogo
16 Abril, 2014 at 17:19
Pode mudar…um dia…mas este não é esse dia…como os exemplos actuais dizem…
Além disso muito vem dos adeptos! Ou tu não ouves a dizer:
“Ainda é muito verde”;
“Ainda tem muito que penar”;
“Está tapado por melhores”;
“Tem de rodar”;
“Não chega”;
“Quero lá saber que língua falam…o que me interessa é ganhar”!
16 Abril, 2014 at 17:29
mas isso é a mentalidade dos adeptos em todos os clubes, também se ouve o sporting joga com 6 ou 7 da formação, mas de que serve isso se não ganha nada? alias ver ganhar praticamente apenas com formação temos o Barcelona e o ajax praticamente
16 Abril, 2014 at 17:38
Então conheces Sportinguistas muito diferentes dos meus…os que eu conheço passam a vida a dizer que têm potencial e que temos de dar-lhes tempo e tempo de jogo…até a jogadores que nem são grande espada! Aliás bem pelo contrário, normalmente quando 1 jogador é contratado e não rende pai ao 2º jogo estou a ouvir: “Fds…e não há na academia melhor e mais barato que este cepo?!”
Barcelona e Ajax…e teremos muito brevemente o Sporting que fará o seu caminho e que lá chegará cheio de miúdos da formação! Porque aposta e porque os adeptos apoiam essa aposta e sempre mostraram isso! Muito à custa se calhar de jogadores contratados e que acabam por sucumbir à pressão exactamente porque o Sportinguista tem muito mais paciência para um da formação do que para um contratado (ao contrário de um Benfas ou de um Tripas…)
16 Abril, 2014 at 17:42
a contradição do benfas começa por aí.
o vieira dá a entender que a aposta na formação está em curso,lol,e tens o exemplo que acabaste de dar.
enquanto no SCP…
a formação do benfas está a ser elevada pela cs por decreto.
os putos enquanto lá estão é só palmadinhas nas costas e tal e depois…caiem,como a lã…
não creio que seja só o jj a embirrar.
o caso do cavaleiro lembra-me um outro parecido,acho que anda por frança…aquele é que era…só no benfica é que todos são.
16 Abril, 2014 at 18:34
Mas se mudarem so quem tem a ganahr e o Futebol Portugues, a selecao, quem perde sao os empresarios e os comissionistas.
Qual e o problema.
Tomara a mim que o Benfica para o ano passa-se o Bernardo Silva, o Cancelo, os Andres, o Oblak, o Cavaleiro para o plantel principal.
1. Porque iam perder competitividade no proximo ano.
2. Porque o futebol Portugues ia ganhar
3. Ia-se ENTAO ver se a formacao deles e melhor que a nossa (e mesmo que fosse nos proximos 2 anos… SO WHAT? Fazemos o nosso caminho), desde que continuassemos a ter Patricios, Diers, Williams, Cedrics, Adriens, Andres Martins, Manes, que me importa que os outros facam o mesmo? PArvos sao eles em nao o fazer…
Esse complexo de inferioridade/superioridade so o compra quem o quiser
16 Abril, 2014 at 18:43
Pois eu, no local onde trabalho, prestamos cuidados de saúde a crianças e mais do que uma já referiu ser do benfica (ninguém é perfeito…) mas jogarem nas escolas do Sporting porque (os pais assim lhes dizem) são as melhores do mundo. Esperemos que, enquanto crescem, se tornem, de facto, leões e não continuem melancias…
16 Abril, 2014 at 23:09
Ó caralho, pára de defender os gajos, foda-se!
16 Abril, 2014 at 15:45
Obrigado, Sá.
Tudo o que dizes é importante, e acho que o teu ponto 2 devia sair amanhã como capa de todos os jornais desportivos. Está aí tudo o que dizes. Quando falamos na formação, tendemos a focar os casos mais fantásticos, que, por si só, já são em grande número. Depois esquecemos outras questões, como muitos dos nossos ex atletas serem figuras chave em muitas equipas que vão passando pela liga. Ainda este sábado, sentado na minha cadeira, ficava irrequieto quando via o Diogo Viana pegar na bola. Pensava: vê lá o que é que fazes, palhaço. Até a nossa última final se resolveu à pala de um ex jogador nosso: Marinho.
E depois nos jogos fora, quando estou a ouvir a rádio ou a ver num qualquer site, dou muitas vezes por mim a ouvir coisas do género “e jogador x, formado no Sporting”. É isto. É mesmo aquilo que dizes: quando um jogador vai para a academia do Sporting, sabe que tem uma grande probabilidade de se tornar jogador profissional.
16 Abril, 2014 at 15:42
Desde 2003/2004 o Sporting tem 6 campeonatos, Porto 2, Benfica 2! Dos campeonatos ganhos pelo Sporting nenhum foi com uma distancia escandalosa (e se fosse mais para trás mais dividido era)! O que significa (e pelo que vi em alguns destes anos) as equipas per si estavam relativamente equilibradas! O que significa que se o Sporting aproveitou pai 10/15 jogadores nestes anos, Porto e Benfica deveriam ter aproveitados 5/6 no mínimo! E o Sporting não potencio esse aproveitamento ao máximo!
A realidade é que só faz análise se um clube é formador ou não com equipas de Juniores são adeptos de clubes que não formam um boi! Porque qualquer adepto do Sporting sabe que a idade em que se forma efectivamente um jogador é entre os 18 e os 22! Aí sim formam-se jogadores! Antes são projectos de jogadores! Sporting, Benfas e Porcos sempre formaram projectos de jogadores, a questão é que formar jogadores nos últimos 10 anos só o Sporting! O resto é lixo que os Lã-piões andam a comer á pala da retórica do Orelhas! Se eles soubessem formar jogadores tinham na equipa principal a jogar regularmente pelo menos o Danilo Pereira, Nelson Oliveira, Miguel Rosas e David Simão…todos grandes projectos de jogadores e nenhum deles se formou efectivamente num grande jogador! Na realidade sobra o André Almeida que tem a sorte de jogar numa posição que eles não querem gastar guito! Nem o André Gomes que coitado mingua por minutos…Este Bernardo provavelmente será só mais 1 a contar para esta estatística! E os Porcos idem…
Se André Gomes, Cavaleiro ou outros fossem dos Juniores do Sporting, hoje estavam já a jogar com muita regularidade na A e seriam hoje já jogadores muito mais feitos! E o Bernardo Silva ia entrando e dando nas vistas! O único no meio de tudo que ainda se pode safar com sorte é o Cancelo porque o Maxi está velho e eles só compram avançados e médios…
Por isso família Sportinguistas…deixa-os poisar, porque daqui a 5 anos haverá outros Bernardos Silvas e outros Lã-piões a dizer que agora é que é e que agora é que Benfas é um clube formador…LoL!
18 Abril, 2014 at 22:10
Estás a falar da fase final de juniores? Aí obviamente que nunca haverá muita diferença pq há poucos jogos, e equipas mais equiliibradas. Durante a fase regular basta lembra que há 2 anos (se não me engano), na geração de João Mário, betinho, etc. o Sporting acabou a 20 pts de distância dos lã-piões.
Essa equipa do Sporting era fenomenal, e tinha/tem muito potencial em vias de ser aproveitado (JM, João carlos, ilori, bruma, etc.). Isso foi reflectido na diferença absimal da classificação final (fase regular). Já comparar fases finais pode servir para explicar que nos jogos entre equipas melhores, os pormenores fazem a diferença, e por isso há menos clivagem. Não podes usar esses resultados para inferir que nenhuma equipa era mt melhor que outra (pq é mentira).
16 Abril, 2014 at 15:42
Olhando atualmente para as equipas dos escalões jovens de Portugal, retiro as seguintes conclusões:
– Ao longo destes últimos, o Benfica, o Porto e o Sporting têm vindo a alternar no que toca ao titulo no campeonato de juniores. No entanto o Sporting leva uma vantagem avassaladora em jogadores “aproveitados”, quer seja na equipa principal, quer sejam vendidos ( e incluo aqui para além de Bruma e Ilori, o Cá, Lé e o João que está no Liverpool. Fosse este presidente a negociar na altura…). Isto revela não só uma cultura formadora, como maior competência no que toca a promover os miúdos á primeira equipa. Há um trabalho desenvolvido neste sentido que permite retirar o melhor que há dos jogadores através de empréstimos/promoção ao plantel principal/ equipa B.
– O facto de o Benfica levar “vantagem” na matéria prima atualmente, ou seja, tem os melhores putos de juvenis e iniciados, preocupa-me apenas no facto de ser matéria prima que poderia estar no Sporting. Volto a dizer, vejam os nomes dos jogadores que compõem estes planteis, e dificilmente encontraram nomes Portugueses no meio de tanto Cassamá, Mamadé e Babaka. Isto são jogadores que em termos de complexão física, fazem a diferença quando são novos.
A formação continuará a ser Sporting, não só porque sabemos melhor que ninguém subir os putos, mas porque clubes como o Benfica NUNCA poderão pôr em causa a montra do Markovic em causa para arriscar num Bernardo. Os fundos não deixam e os próprios benfiquistas não deixam que o clube abdique de “estrelas” ou mesmo de lutar por um campeonato de modo a trabalhar os miúdos. Ou não se lembram dos 4000 que representaram os 6 milhões contra o Salgueiros?
16 Abril, 2014 at 15:57
Resume-se tudo a “dar pérolas a porcos…”. Pérolas eles têm…não sabem é o que fazer com elas por isso comem-nas, fazendo-lhes o mesmo que fazem a qualquer merda que têm à frente…
16 Abril, 2014 at 17:52
Pois Tiago, é como dizes… Eles podem ter algumas pérolas, mas o como porcos que são fazem uma digestão dessas pérolas e … cagam-nas …
Ou seja, poder-se-ia dizer que daquelas formações só tem saido MERDA… Mas não vou tão longe…
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
16 Abril, 2014 at 15:59
http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=10999
Contributo da formação de cada clube para a convocatória de Portugal no Euro 2008 (escolhendo como clube formador de cada jogador o último por que ele passou antes de chegar a sénior):
. Sporting: 7 (Rui Patrício, Miguel Veloso, João Moutinho, Nani, Quaresma, Simão Sabrosa e Cristiano Ronaldo)
. Boavista: 4 (Bosingwa, Petit, Raúl Meireles e Nuno Gomes)
. Porto: 4 (Bruno Alves, Ricardo Carvalho, Hugo Almeida e Hélder Postiga)
. Corinthians Alagoano: 2 (Pepe e Deco)
. Benfica: 1 (Jorge Ribeiro)
. Estoril: 1 (Paulo Ferreira)
. Estrela da Amadora: 1 (Miguel)
. Montijo: 1 (Ricardo)
. Sporting de Braga: 1 (Quim)
. Vitória de Guimarães: 1 (Fernando Meira)
16 Abril, 2014 at 16:03
Ainda me estou a mijar a rir…Jorge Ribeiro…hihihihihihihi!
16 Abril, 2014 at 16:03
Quais perolas????????????????????
Já vi este filme, sabem onde?
Final do campeonato do mundo de juniores de 2011. Só super estrelas especialmente do Benfica.
Era o Nelson Oliveira que se ia transformar no novo Ronaldo, o que lhe valeu um bilhete para o Euro 2012, era o Danilo eram tantos e só o Cedric joga num grande regularmente.
Cada vez que me lembro da tesão com o Nelson Oliveira e essa ida à final do mundial e comparo com a actual euforia com a equipa jovem do boifica, vejo que é exactamente a mesma coisa.
Só pergunto quem preferem na vossa equipa o Cedric ou o Nelson Oliveira, eu cá perfiro o Cedric.
Agora adaptem esta situação ao Mané e à super estrelas do Seixal FC.
SL
16 Abril, 2014 at 16:12
É como o estádio.
O Sporting tinha decidido fazer o estádio desde 98 ou 99 e fe-lo para 55.000 pessoas.
Os bois de vermelho tinham de vir logo copiar o Sporting e fazer um estádio para 65.000 em tempo record. Resultado têm um estaleiro a ceu aberto que se desfaz quando há muito vento, têm paredes a reboco e com aspecto inacabado, tal foi a cegueira de fazer um estádio à pressa.
A formação é a mesma merda, tentaram copiar o SCP mas é uma cópia fatela da china sem grande qualidade. Parece loiça bonita da Vista Alegre mas quando se olha com atenção é made in china.
No fundo a formação do boifica é feita de putos grandes que dão nas vistas nos juniores mas sem qualquer especie de mentalidade. Fosse a formação assim tão boa e o Ivan Cavaleiro, Cancelo e Bernardo Silva já andavam no 11 titular do boifica mas têm de nascer dez vezes.
SL
16 Abril, 2014 at 16:15
Cancelo então é das maiores tesões do mijo que o fifica teve, quase tão grande como o Miguel Vitor ou o Yu Dabao.
Até o Carrillo defendia melhor a lateral.
16 Abril, 2014 at 16:20
Nem mais, se tivessem na formação jogadores com qualidade, já eram titulares, tão simples quanto isso! Se tivessem um William na formação não era titular nessa merda de clube? Se tivessem um rui costa na sua formação, este não seria titular nessa merda de clube? É tão simples, basta ouvir com atenção no seu treinador, têm de nascer 10 vezes! 10!!! Não têm nada de jeito ali, mesmo esse cavaleiro não sei das quantas, não vejo futuro algum nele, é mais um Akwa, que na altura, até era para ser feito um estátua ao lado do inzébio!! Tristes!!
16 Abril, 2014 at 17:08
digo te mais se o william tivesse por acaso sido formado e titular nos lampioes era logo a melhor academia do mundo segundo eles
16 Abril, 2014 at 17:20
Tivessem um William e nao era titular messa merda de clube?
NAO. O problema deles e esse.
Nao fosse o Jardim e tb nao era titular no nosso…
16 Abril, 2014 at 17:54
ja imaginei bue isso jubas e gracas ao jardim que ele e titular se fosse outro quase decerteza que era o rinaudo e tal
16 Abril, 2014 at 17:55
Para quem não sabe, o William estava na lista de dispensas quando o NOSSO Presidente venceu as eleições no ano passado!
O William e mais uma série de jogadores, tais como o Bruma, etc, etc… Que grande trabalho está a ser efectuado no NOSSO Sporting! Por isso o futuro é NOSSO!
SL
16 Abril, 2014 at 23:16
Lista de dispensas? Foda-se…..
16 Abril, 2014 at 16:15
O benfica nunca vai chegar ao nivel do Sporting, no entanto não se pode ignorar que os Godinhos desta vida não fizeram só merda na equipa principal! Se a isto juntarmos a reestruturação que Bruno de Carvalho teve de fazer podemos concluir que a formação Sporting não deve andar muito bem de saúde. O próprio Presidente já afirmou que é importante neste defeso melhorar os quadros em Alvalade/Alcochete.
É preciso olhar com muito atenção para a formação para que daqui a uns anos não tenhamos surpresas desagradaveis! É que mais tarde ou mais cedo benfica e porto vao apostar na formação porque aquilo vai dar o peido de vez!
16 Abril, 2014 at 16:26
O nosso Presidente, já chamou a atenção a isso! Eles ainda acreditam no Pai Natal, e quando acordarem para a vida, nós já estamos a anos luz deles!
Qualquer puto que queira ser jogador da bola, para onde achas que quer ir? Sporting, benfas ou corruptos? Onde achas que os pais os vão colocar? Num clube que aposta na formação, que apoia os seus jogadores e que lhes dá as condições necessárias, ou num clube onde os vics imperam ou a corrupção rula, onde tem de nascer 10 vezes para fazerem 10 minutos por época!
Esses pais que optaram pelo dinheiro a curto prazo, não querem o bem dos seus filhos, eu aposto que qualquer um que saiu do Sporting C.P. para ir para os nossos rivais por dinheiro a curto prazo, não vai ser jogador! Aposto com quem quiser! NUNCA vão ser jogadores!!!
16 Abril, 2014 at 16:21
Excelente, Diogo.
Li e reli.E é isso tudo. Eu como sou poupadinha, traduzo esse mito na génese lã-piónica : Bázófia!
16 Abril, 2014 at 16:31
Foda-se este “garoto” até em digressão é sempre a abrir:
http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Andebol/notand_andcarolebrunorenovam_160414_127106.asp
Foda-se Bruno, tu não és Grande, és ENORME!!!
16 Abril, 2014 at 17:23
🙂
16 Abril, 2014 at 17:56
Five ***** Stars!!!
16 Abril, 2014 at 23:07
e eu a pensar q ele tinha ido de ferias para os açores com a mulher! (pago pelo SCP, obviamente!!)
16 Abril, 2014 at 16:35
Compreendo, mas já cansa este tipo de análises.
Diogo nós não temos de provar nada. Somos os melhores na formação. Ponto final.
Não existe qualquer argumentação que se possa pôr em cima da mesa que mostre o contrário. E os valores que o Pedro Barbosa tem colocado ao longo desta discussão mostram claramente que assim é.
Já é tempo de os Sportinguistas deixarem esta bazófia (como muito bem diz a Maria) para os outros. Nós temos de nos sentir bem com o que fazemos e temos dezenas de boas razões para o fazer. Este ano, felizmente, temos um vislumbre do que pode ser a equipa com jogadores formados na Academia. Esse dia há-de chegar. E quando chegar esse dia essa equipa há-de ser o Sporting Clube de Portugal.
E o que dói, verdadeiramente dói, a palermas como o rafa que escreveu lá para trás, aos manhas do rascord e aos paineleiros da tv, é que aquela bazófia fenfiquista de uma equipa portuguesa, que seja a espinha dorsal da selecção portuguesa não é uma utopia, é uma verdade, mas o que lhes dói mesmo é que essa espinha dorsal existe e é formada por jogadores formados na Academia de Alcochete pelo Sporting Clube de Portugal.
Tudo o resto é tretas e só servem para atenuar complexos de inferioridade. É deixá-los e mantermos a cabeça erguida com orgulho pelo trabalho que se faz na Academia.
16 Abril, 2014 at 16:36
Porque é que este ano o lã-fica está tão focado na sua formação? Os jornais tentam vender mentiras a respeito da formação do lã-fica???
Mas vocês querem melhor prova de como a formação do Sporting está a dar cartas e a meter inveja a minha gente?
16 Abril, 2014 at 16:53
Já num post anterior referi que Youth Cup é uma falácia. Para quem vê apenas o nome dos clubes, não deve saber que tanto Barcelona como Real, cairam nos quartos da Copa dos Campeões Espanhois de juniores, é o nacional deles, e numa organização de equipas a eliminar, o Real ficou em 5º e o Barça em 7º.não é por terem grandes equipas séniores que são colossos nos juniores. O Sevilha é bi campeão espanhol, sendo o Celta o vice,daqueles que por exemplo foram à final four da next gen com o Sporting, apenas o arsenal acabou nos 6 primeiros do campeonato Inglês, Campeão West Ham, vice Arsenal, terceiro WBA, na alemanha, o Campeão é o Wolfsburg e o Vice o Hansa rostok, sendo que o Shalke foi 3º e o Bayern 4º em França o PSG foi 4º e o Lyon nem foi à fase final. O Campeão é o Monaco o vice o Auxerre (Clube que na formação se assemelha ao Sporting) Apenas na Italia, vemos a Lazio Campeã e o Milan em 4º com Atalanta e Chievo pelo meio. isto tudo para dizer que a UEFA não premeia os melhores clubes do escalão, mas sim as equipas seniores. Falando directamente de Portugal, o Sporting, na epoca de 2012/13 obteve uma classificação que daria apuramento para a CL, mas devido ao desempenho da equipa senior não esteve lá, por outro lado nesta epoca não se sabe, mas à partida ficará em 3ª ou 4º não seria tão certa a classificação, mas vai lá estar, e pode dar-se o facto do Campeão Nacional de Juniores nem participar na proxima epoca, basta o SCB bater o SLB na proxima semana e passa para aliderança, seja primeiro ou segundo nunca estará la. Por isso, nos sabemos anossa qualidade, mas não vamos ligar a esta competição que apenas se trata de uma brincadeira para os clubes grandes.
16 Abril, 2014 at 23:26
Bem feita, essa busca, que só demonstra uma coisa que eu suspeitava: nao existe mérito nas qualificacoes das equipas para estas competicoes júniores, porque as equipas jovens nao sao comparáveis as equipas principais.
Deviam ser seleccionadas as equipas com base na classificao que tiveream nos respectivos campeonatos júniores, ao contrário do que acontece com as equipas séniores. Assim, clubes com excelentes equipas júniores mas cujos resultados nas equipas séniores sejam abaixo de outros plantéis cheios de estrangeiros caros ficam prejudicados por nao terem a oportunidade de participarem nestas competicoes.
Querem publicidade para vender direitos televisivos? Basta varrer a verdade desportiva para debaixo do tapete.
16 Abril, 2014 at 16:55
Só para recordar que na próxima época estamos lá nós.
16 Abril, 2014 at 17:02
Mas é extremamente enervante como a comunicação social defende os lampiões. Sempre sempre, cada vez que vai um jogador à equipa principal e a nova estrela tuga. Isto também acontece porque têm ganho títulos de juniores o que conta muito(tão não)
16 Abril, 2014 at 17:10
1. Inteiramente de acordo com este epifenómeno que foi a UEFA Youth League ou Cup, quando comparado com o tratamento que foi dado ao Sporting nos últimos anos na Next Gen (perdemos duas vezes com os vencedores da competição).
2. Não estou de acordo com o que é dito sobre o Real Madrid. A formação blanca é muito mais do que isso. Não os sabem é aproveitar.
3. Não estou totalmente de acordo sobre o que se diz da academia do seixal nem da nossa.
É verdade que o histórico favorece-nos largamente. Tanto títulos nas camadas jovens, onde nos distanciamos claramente dos rivais, como jogadores que já lançámos e que continuamos a lançar e os outros não o fazem. Basta olhar para a seleção nacional ou para os planteis das equipa A para se perceber que a academia do Sporting tem dado muitos frutos que as restantes.
Agora é inegável que a caixa está a dar mais jogadores que no passado recente. Há mais resultados, há mais jogadores nas seleções jovens e a equipa B tem alguns bons jogadores. Há rapazes com muito talento, mas só o futuro nos irá dizer se estes são jogadores de futebol.
Agora, o carnide precisa de mudar de paradigma para aproveitar o bom talento que tem. Não se trata de ganhar nas camadas jovens. Isso é secundário. Trata-se de potenciar a qualidade individual num primeiro estágio. Potenciar o jogador de equipa num segundo estágio. E preparar mental e psicologicamente para a alta competição num terceiro estágio.
Felizmente, nós conseguimos fazer estes 3 estágios como ninguém. Os outros ficam-se pelo 2.º e muitas vezes pelo 1.º.
Nós apostamos nos jogadores. Acreditamos neles. Eles têm talento. Têm cabeça e vontade de serem profissionais. É por isso que agarram as oportunidade que oportunamente lhes damos. É essa a grande diferença entre a nossa academia e o resto.
Para finalizar, este ano, o rendimento das nossas camadas jovens tem sido pior. Percebo o que se passa nos juniores. Lesões, renovações de contrato e principalmente perda de jogadores para níveis de competição mais exigentes (equipa B no caso de muitos jogadores dos juniores). Agora, o que tem sucedido nos juvenis e iniciados deixa-me um pouco mais cauteloso. Espero que o nosso presidente se dedique de corpo e alma ao futebol jovem, porque é ela a base do nosso sucesso.
4. De resto, excelente texto. Para o ano estaremos nesta competição e iremos ver o tratamento que o manhoso vai dar aos nossos resultados.
Se não deixar mais comentários entretanto, boa páscoa a todos os cacifeiros.
SL
16 Abril, 2014 at 17:24
Grande texto Diogo! Muito boa análise! Akwa?! O sorriso de crocodilo que era apontado como um Eusébio?
16 Abril, 2014 at 17:27
Parabéns Diogo, belo texto.
Acho no entanto que quando se fala de escalões de formação, a conversa resvala quase invariavelmente para os resultados das equipas desses escalões, e a formação desaparece de cena. Não se formam equipas, formam-se jogadores. O Sporting está longe (penso que está em terceiro lugar) de ser o clube português com mais títulos nos escalões jovens nos últimos 30 anos. Mas é de longe o clube português com mais jogadores de topo formados nas suas escolas, e forma-os a um ritmo impressionante.
VALE MUITO A PENA LER ISTO:
“Formação: mas há dúvidas de quem é o melhor?”
http://www.bolanarede.pt/?p=10910
Está muito bom.
16 Abril, 2014 at 17:36
“Prontos” ! FIM! E assim podemos passar ao post seguinte. 😉
16 Abril, 2014 at 17:36
Também já li…muito bom também!
Belo texto Diogo, mas como já foi dito, não temos nada a provar em termos de formação…Do outro lado é só bazófia! 🙂
Em relação ao futuro , o Presidente já identificou as lacunas e certamente vai resolver, mais uma vez, as asneiras do flopes.
16 Abril, 2014 at 17:43
Muito importante na formação…
“Mas tem de se incutir em todos aqueles “miúdos” que representar esses clubes é pior do que roubar uma carteira a uma velhinha.”
Tirado do texto a que faz referência o link acima.
16 Abril, 2014 at 18:15
Já agora logo á noite era bem feito que aquela colectividade e o seu belo mito perdessem…por muitos!
reedição da luz apagada ao som dos aspersores V2.0
sprinklers unplugged karma edition
😀