Como sabemos, o momento dá para tudo. São os adeptos que correm por esse país, a encher os estádios que os outros não enchem. São os jogos de bastidores que colocam uma equipa a jogar a dezenas de quilómetros do seu recinto habitual. É o chorrilho de interessados nos cavaleiros e cangalheiros da vida. É a venda fantástica do André Gomes, esse talento em potência, que tanto tem dado ao futebol nos últimos três anos, depois de entrar na equipa principal da Sérvia.
Dá para tudo e dá também para criar o novo mito benfiquista. O mito da nova academia sem rival, situada ali para os lados do Seixal, e que dá pelo nome de caixa. Pois bem, como se não bastasse a habitual e diária desonestidade do Manha e seu séquito, eis que somos brindados com mais uma estratégia de marketing, muito bem definida, é um facto, que visa colocar as camadas jovens do Benfica lá em cima, como se tudo o que está para trás fosse pura ficção e a maior falácia do mundo.
Pois eu fiz um trabalhinho de casa, e começo por dizer que o nome da competição pouco importa, na verdade. O que há dois anos era a NextGenSeries, passou este ano a denominar-se UefaYouthLeague. A grande diferença? Não encontro. E não encontro porque olho para o quadro de há dois anos (não encontro o primeiro quadro de equipas, no primeiro ano da competição), e vejo Ajax, Anderlecht, Arsenal, Athletic, Borussia Dortmund, Chelsea, CSKA, Juventus, Olympiacos, Paris St Germain, Aston Villa, Barcelona, Celtic, Inter Milão, Liverpool, Man City, PSV, Tottenham, entre outros. Portanto, uma competição que, ao contrário desta última, podia ser vista como uma competição fraca, com pouca qualidade, a avaliar pela repercussão que teve por essas televisões e jornais cá do sítio. Pois claro que sim. Adiante.
Quem olhar para os jornais dos últimos meses, e tiver em atenção tudo aquilo que se escreve sobre camadas jovens, ficará com a certeza que a caminhada benfiquista nesta competição, terá sido, mais coisa, menos coisa, como um quarto segredo de Fátima. Uma coisa fabulosa, sem igual. Algo que não será mais replicável, até porque, convenhamos, estamos a falar do benfica, o clube das coisas que são garantidas por decreto. O clube que faz existir e expandir o próprio Universo, quais hidrogénio e hélio primários. Depois voltamos um pouco atrás, comparamos a forma como as equipas de juniores do Sporting dos anos do Sá Pinto e Abel passaram ao lado dessa comunicação social e imprensa desportiva isentas, e deontologicamente irrepreensíveis, e percebemos que a merda é a mesma, sempre a mesma, seja para tratamento de campeões de natação, a quem são sonegados símbolos da instituição que representam, seja em competições onde miúdos, que mais não são do que adolescentes, vêem o seu esforço e a sua qualidade passar ao lado de tudo e de todos. Tudo e todos, menos nós, orgulhosos sportinguistas, que os trazemos na cabeça a cada 11 que fazemos para o futuro.
Pois bem, voltando um pouco ao que foram as duas competições, não restará muito mais do que avaliar as condições em que as mesmas decorreram. Se o Sporting, por um lado, fez grupo com Aston Villa, PSV e Celtic, o benfica fez grupo com PSG, Anderlecht e Olympiacos. Ambos terminaram os grupos na primeira posição. Depois, na fase seguinte, o Sporting eliminou o Liverpool (clube que, nas camadas jovens, não deve poder ver-nos, nem pintados), o Tottenham, e perdeu na ronda seguinte com o Aston Villa (jogo sem Mané e Bruma, por exemplo), equipa que dominara na fase de grupos, e equipa essa que acabaria por vencer a prova, depois de ganhar ao Chelsea por 2-0, e tendo o Sporting terminado no terceiro lugar, depois de vencer o Arsenal por 3-1.
Depois mudamos a análise e seguimos para o benfica. Pois bem, depois de vencido o grupo, o benfica eliminou à justa o Man City, por uns claríssimos 2-1, e, pasmem-se, levou à frente o Áustria Viena por 4-1 (é esta a grande melhoria de uma competição para a outra, tirar equipas como o Liverpool, e fazer avançar os colossos austríacos?), vencendo depois o jogo da meia-final, frente ao Real Madrid, por uns esclarecedores 4-0, numa partida em que os pupilos da luz jogaram cerca de 75 minutos com mais um jogador (qual João Pereira expulso aos 4 minutos), contra a academia que dá um Raúl a cada 20 anos (consta que agora é o jesé).
Dois ou três dias passaram e dou por mim, num intervalo no trabalho, a procurar informações no jornal A Marca: “ora deixa cá ver como anda o joelho do Ronaldo”. Pumba, scroll down, e três batatas no bucho das galinhas apareciam no meu monitor! “Ah, ah, ah, o Seixal”, pensei eu. Os minutos passaram e comecei a aperceber-me de duas coisas: 1) benfica dominador, perde com a melhor escola de futebol do mundo; 2) fantástica exibição dos encarnados, volta a colocar Portugal no trono do futebol europeu jovem. Respiro, e só consigo pensar: oh, cum caralho, então agora a desculpa é o Barcelona? É que volto atrás, e reparo que a melhor escola do mundo (não sei se será, se não. Para mim é a nossa e pronto), a inigualável escola tico e teco, ficou pelo caminho cedo, aquando da nossa competição. Pois bem, pensei eu, se assim é, é comer e calar, que eles gostam.
A verdade é que este último mito, e esta última verdade irrevogável que aponta para um benfica formador, não contempla duas questões chave: em primeiro lugar, há todo um histórico, e se formos ver, o benfica não tem, nem pouco mais ou menos, dominado o panorama das camadas jovens em Portugal. Ok, dominou este ano, e deve servir-nos de lição para o futuro, para que não se repita. Em segundo lugar, e o aspecto último e mais relevante, toda esta discussão acaba por tornar-se estéril quando avaliamos o fim último de uma escola de futebol, que passa acima de tudo por lançar jogadores na primeira equipa, ou, quiçá, fazer um encaixe financeiro cedo, como aconteceu, por exemplo, com o Bruma e com o Ilori. E aqui, meus amigos, o benfica camadas jovens está mais ao menos ao nível de um Clube de críquete de Sydney, que, pelas especificidades, não poderá nunca dar jogadores de futebol a qualquer equipa profissional. Porque, em última análise, são zero as referências e nula é a história de aproveitamento a seguir ao Rui Costa. Ruben Amorim, ok, talvez, mas até este num contexto de empréstimos sucessivos, e com uma qualidade, no mínimo, de satisfatório, para baixo.
Seja como for, e aquilo que me fica depois de ver a actuação de ontem do Romário e companhia, é que não trocava um único jogador da geração de 93 e 94, por toda a equipa que actuou ontem na Suíça. E a justificação encontro-a, por exemplo, aqui, no jogo do primeiro torneio, e um hino ao futebol, em certos períodos.
Porque a verdade é tão somente esta: por cada Bernardo Silva que se levanta (e espero sinceramente que não façam com este puto, aquilo que fizeram com os restantes, a seguir ao Rui Costa, e notem que é o único que traria de olhos fechados para o meu clube, mesmo sendo benfiquista), novos Iuri, Ponde, Chaby, Esgaio, João Mário, João Carlos (obrigado Godinho, por mais esta venda fabulosa), Betinho, Mané, Bruma, Podence, Palhinha, Semedo, Tobias, entre muitos outros, se levantarão, com reais possibilidades de vir a fazer parte de uma equipa da categoria do Sporting. E a verdade, putos, é que vos falta um bocadinho assim para subirem e pegarem de estaca. Um bocadinho assim, por isso tenham um pouco de paciência e continuem o trabalho que falta. Vamos lá, putos.
Podia concluir com aquilo que podemos extrair de uma rápida reflexão histórica, mas o resultado seria tão escabroso, que me proíbo de iniciar uma comparação mais aprofundada entre uma formação que deu Ronaldo, Nani, Moutinho, Veloso, Figo, William, Rui Patrício, entre tantos outros, e uma outra que deu Rui Costa, Edgar, Aqua(?), Moreira, David Simão, e o inigualável Miguel Rosa.
Viva o Sporting!
Texto escrito por Diogo Carvalho
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
16 Abril, 2014 at 16:31
Foda-se este “garoto” até em digressão é sempre a abrir:
http://www.sporting.pt/Noticias/Modalidades/Andebol/notand_andcarolebrunorenovam_160414_127106.asp
Foda-se Bruno, tu não és Grande, és ENORME!!!
16 Abril, 2014 at 17:23
🙂
16 Abril, 2014 at 17:56
Five ***** Stars!!!
16 Abril, 2014 at 23:07
e eu a pensar q ele tinha ido de ferias para os açores com a mulher! (pago pelo SCP, obviamente!!)
16 Abril, 2014 at 16:35
Compreendo, mas já cansa este tipo de análises.
Diogo nós não temos de provar nada. Somos os melhores na formação. Ponto final.
Não existe qualquer argumentação que se possa pôr em cima da mesa que mostre o contrário. E os valores que o Pedro Barbosa tem colocado ao longo desta discussão mostram claramente que assim é.
Já é tempo de os Sportinguistas deixarem esta bazófia (como muito bem diz a Maria) para os outros. Nós temos de nos sentir bem com o que fazemos e temos dezenas de boas razões para o fazer. Este ano, felizmente, temos um vislumbre do que pode ser a equipa com jogadores formados na Academia. Esse dia há-de chegar. E quando chegar esse dia essa equipa há-de ser o Sporting Clube de Portugal.
E o que dói, verdadeiramente dói, a palermas como o rafa que escreveu lá para trás, aos manhas do rascord e aos paineleiros da tv, é que aquela bazófia fenfiquista de uma equipa portuguesa, que seja a espinha dorsal da selecção portuguesa não é uma utopia, é uma verdade, mas o que lhes dói mesmo é que essa espinha dorsal existe e é formada por jogadores formados na Academia de Alcochete pelo Sporting Clube de Portugal.
Tudo o resto é tretas e só servem para atenuar complexos de inferioridade. É deixá-los e mantermos a cabeça erguida com orgulho pelo trabalho que se faz na Academia.
16 Abril, 2014 at 16:36
Porque é que este ano o lã-fica está tão focado na sua formação? Os jornais tentam vender mentiras a respeito da formação do lã-fica???
Mas vocês querem melhor prova de como a formação do Sporting está a dar cartas e a meter inveja a minha gente?
16 Abril, 2014 at 16:53
Já num post anterior referi que Youth Cup é uma falácia. Para quem vê apenas o nome dos clubes, não deve saber que tanto Barcelona como Real, cairam nos quartos da Copa dos Campeões Espanhois de juniores, é o nacional deles, e numa organização de equipas a eliminar, o Real ficou em 5º e o Barça em 7º.não é por terem grandes equipas séniores que são colossos nos juniores. O Sevilha é bi campeão espanhol, sendo o Celta o vice,daqueles que por exemplo foram à final four da next gen com o Sporting, apenas o arsenal acabou nos 6 primeiros do campeonato Inglês, Campeão West Ham, vice Arsenal, terceiro WBA, na alemanha, o Campeão é o Wolfsburg e o Vice o Hansa rostok, sendo que o Shalke foi 3º e o Bayern 4º em França o PSG foi 4º e o Lyon nem foi à fase final. O Campeão é o Monaco o vice o Auxerre (Clube que na formação se assemelha ao Sporting) Apenas na Italia, vemos a Lazio Campeã e o Milan em 4º com Atalanta e Chievo pelo meio. isto tudo para dizer que a UEFA não premeia os melhores clubes do escalão, mas sim as equipas seniores. Falando directamente de Portugal, o Sporting, na epoca de 2012/13 obteve uma classificação que daria apuramento para a CL, mas devido ao desempenho da equipa senior não esteve lá, por outro lado nesta epoca não se sabe, mas à partida ficará em 3ª ou 4º não seria tão certa a classificação, mas vai lá estar, e pode dar-se o facto do Campeão Nacional de Juniores nem participar na proxima epoca, basta o SCB bater o SLB na proxima semana e passa para aliderança, seja primeiro ou segundo nunca estará la. Por isso, nos sabemos anossa qualidade, mas não vamos ligar a esta competição que apenas se trata de uma brincadeira para os clubes grandes.
16 Abril, 2014 at 23:26
Bem feita, essa busca, que só demonstra uma coisa que eu suspeitava: nao existe mérito nas qualificacoes das equipas para estas competicoes júniores, porque as equipas jovens nao sao comparáveis as equipas principais.
Deviam ser seleccionadas as equipas com base na classificao que tiveream nos respectivos campeonatos júniores, ao contrário do que acontece com as equipas séniores. Assim, clubes com excelentes equipas júniores mas cujos resultados nas equipas séniores sejam abaixo de outros plantéis cheios de estrangeiros caros ficam prejudicados por nao terem a oportunidade de participarem nestas competicoes.
Querem publicidade para vender direitos televisivos? Basta varrer a verdade desportiva para debaixo do tapete.
16 Abril, 2014 at 16:55
Só para recordar que na próxima época estamos lá nós.
16 Abril, 2014 at 17:02
Mas é extremamente enervante como a comunicação social defende os lampiões. Sempre sempre, cada vez que vai um jogador à equipa principal e a nova estrela tuga. Isto também acontece porque têm ganho títulos de juniores o que conta muito(tão não)
16 Abril, 2014 at 17:10
1. Inteiramente de acordo com este epifenómeno que foi a UEFA Youth League ou Cup, quando comparado com o tratamento que foi dado ao Sporting nos últimos anos na Next Gen (perdemos duas vezes com os vencedores da competição).
2. Não estou de acordo com o que é dito sobre o Real Madrid. A formação blanca é muito mais do que isso. Não os sabem é aproveitar.
3. Não estou totalmente de acordo sobre o que se diz da academia do seixal nem da nossa.
É verdade que o histórico favorece-nos largamente. Tanto títulos nas camadas jovens, onde nos distanciamos claramente dos rivais, como jogadores que já lançámos e que continuamos a lançar e os outros não o fazem. Basta olhar para a seleção nacional ou para os planteis das equipa A para se perceber que a academia do Sporting tem dado muitos frutos que as restantes.
Agora é inegável que a caixa está a dar mais jogadores que no passado recente. Há mais resultados, há mais jogadores nas seleções jovens e a equipa B tem alguns bons jogadores. Há rapazes com muito talento, mas só o futuro nos irá dizer se estes são jogadores de futebol.
Agora, o carnide precisa de mudar de paradigma para aproveitar o bom talento que tem. Não se trata de ganhar nas camadas jovens. Isso é secundário. Trata-se de potenciar a qualidade individual num primeiro estágio. Potenciar o jogador de equipa num segundo estágio. E preparar mental e psicologicamente para a alta competição num terceiro estágio.
Felizmente, nós conseguimos fazer estes 3 estágios como ninguém. Os outros ficam-se pelo 2.º e muitas vezes pelo 1.º.
Nós apostamos nos jogadores. Acreditamos neles. Eles têm talento. Têm cabeça e vontade de serem profissionais. É por isso que agarram as oportunidade que oportunamente lhes damos. É essa a grande diferença entre a nossa academia e o resto.
Para finalizar, este ano, o rendimento das nossas camadas jovens tem sido pior. Percebo o que se passa nos juniores. Lesões, renovações de contrato e principalmente perda de jogadores para níveis de competição mais exigentes (equipa B no caso de muitos jogadores dos juniores). Agora, o que tem sucedido nos juvenis e iniciados deixa-me um pouco mais cauteloso. Espero que o nosso presidente se dedique de corpo e alma ao futebol jovem, porque é ela a base do nosso sucesso.
4. De resto, excelente texto. Para o ano estaremos nesta competição e iremos ver o tratamento que o manhoso vai dar aos nossos resultados.
Se não deixar mais comentários entretanto, boa páscoa a todos os cacifeiros.
SL
16 Abril, 2014 at 17:24
Grande texto Diogo! Muito boa análise! Akwa?! O sorriso de crocodilo que era apontado como um Eusébio?
16 Abril, 2014 at 17:27
Parabéns Diogo, belo texto.
Acho no entanto que quando se fala de escalões de formação, a conversa resvala quase invariavelmente para os resultados das equipas desses escalões, e a formação desaparece de cena. Não se formam equipas, formam-se jogadores. O Sporting está longe (penso que está em terceiro lugar) de ser o clube português com mais títulos nos escalões jovens nos últimos 30 anos. Mas é de longe o clube português com mais jogadores de topo formados nas suas escolas, e forma-os a um ritmo impressionante.
VALE MUITO A PENA LER ISTO:
“Formação: mas há dúvidas de quem é o melhor?”
http://www.bolanarede.pt/?p=10910
Está muito bom.
16 Abril, 2014 at 17:36
“Prontos” ! FIM! E assim podemos passar ao post seguinte. 😉
16 Abril, 2014 at 17:36
Também já li…muito bom também!
Belo texto Diogo, mas como já foi dito, não temos nada a provar em termos de formação…Do outro lado é só bazófia! 🙂
Em relação ao futuro , o Presidente já identificou as lacunas e certamente vai resolver, mais uma vez, as asneiras do flopes.
16 Abril, 2014 at 17:43
Muito importante na formação…
“Mas tem de se incutir em todos aqueles “miúdos” que representar esses clubes é pior do que roubar uma carteira a uma velhinha.”
Tirado do texto a que faz referência o link acima.
16 Abril, 2014 at 18:15
Já agora logo á noite era bem feito que aquela colectividade e o seu belo mito perdessem…por muitos!
reedição da luz apagada ao som dos aspersores V2.0
sprinklers unplugged karma edition
😀
16 Abril, 2014 at 18:36
o que os outros fazem pouco me interessa, mas não posso deixar de ficar preocupado quando nas selecções jovens apenas 2/3/4 jogadores do sporting são convocados, e quando a poucas jornadas do fim do campeonato estamos já praticamente fora da corrida.
Espero sinceramente que se reponha rapidamente o investimento na formação e prospecção, e que se faça o já falado aumento dos quadros do staff.
De resto, como a maioria aqui, penso que somos os melhores formadores e sabemos respeitar todas as fases da evolução de um jogador jovem, no entanto, e aqui parece-me inquestionável, os lampioes estão a posicionar-se bem no campo da formação. aliás parece-me que têm neste momento uma base de prospecção mais forte que a nossa, e inclusivamente uma melhor fornada de juvenis.
a academia é uma das maiores fontes do meu orgulho sportinguista, e espero que seja neste momento um santuário sportinguista fechado às hienas (agentes).
16 Abril, 2014 at 18:40
A NextGen foi uma competição que teve duas edições, em ambas só podiam participar clubes convidados e é aqui que o reconhecimento mundial que a Academia tem é bem visível… Com a intenção de reunir os melhores clubes formadores da europa o convite foi efectuado a apenas um clube português… o Sporting CP.
A uefa youth league reúne as equipas sub-19 de todos os clubes que participam na champions league… sendo indiferente o seu perfil e reconhecimento a nível da formação. No próximo jogo contra o belem poderemos apurar a equipa principal do Sporting CP para a champions tal como a sua equipa sub-19 para esta competição no próximo ano (alterações deste formato podem ocorrer na época 2015/16). E mesmo que ganhar esta competição não seja o mais importante, a nossa equipa sub-19 vai poder competir com algumas das melhores equipas da europa no seu escalão, o que é sempre bom para o objectivo numero 1 da academia Sporting, formar jogadores de qualidade para a primeira equipa.
16 Abril, 2014 at 19:04
O Benfica é formação… e ecletismo… isso tudo.
Lá foram comprar a Vanessa, mas coitada (a sério) da rapariga endoidou… foram buscar a Telma, mas aquilo têm sido desilusões umas atrás das outras… dominam no basquete porque os outros ou desistem ou jogam a um nível de amadorismo estilo anos 80… no hoquei gastam e gastam, lá ganharam uns trofeus ao fim de não sei quanto tempo… no volei também compram tudo o que mexe, finalmente sagraram-se campeões o ano passado… no andebol é um orçamento estapafúrdio e levam na corneta ano sim ano sim… a única em que a secção (e captação) funciona é mesmo o atletismo.
16 Abril, 2014 at 19:39
Ao observar os onzes das duas equipas dos orçamentos de 90 (mais uns quantos) Milhões para o jogo de mais logo, só posso concluir: É TÃO BOM SER DO SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!!
Nos de carnide agora o Almeida (duas na boca e três na peida) é a bóia de salvação, único português no 11
Nos corruptos apenas Varela e Quaresma são lusos, formados na Academia do Sporting CP, no 11
E no banco de oito suplentes apenas, corruptos e lãzudos, apresentam 3 jogadores portugueses…
Em resumo, em 38 jogadores convocados apenas 9 portugueses…
FORMAÇÃO????????????? Uns nem sabem ler (lãzudos), os outros nem sabem escrever (corruptos)… Logo nem sabem o que isso significa!
Viva o Sporting Clube de Portugal!
SL
16 Abril, 2014 at 19:47
Grande texto Diogo. Assino por baixo.
No Benfica falta uma coisa fundamental que não se compra: cultura de formação.
16 Abril, 2014 at 21:17
pessoal
off-topic de ultima hora…
descobri o problema do capel…nao é a mochila que nao o deixa levantar a cabeca…sao carpets da loja que ele tem em Watford, ahahah
http://www.capelcarpetswatford.com/
16 Abril, 2014 at 21:44
Grande texto Diogo. Realmente, a cultura do slb foi sempre assim: resolveu sempre a falta de talento com dinheiro, comprando já feito. Desde os primórdios! Foi assim com os maiores “talentos” deles: o eusébio, o chalana, o humberto e tantos outros, que chegaram à luz pela cor do dinheiro. Nem um Veloso conseguiram formar! O Sporting, pelo contrário, cria talento e mais talento década após década.
Claro que nós também contratávamos, mas acompanhávamos sempre com jogadores formado no nosso clube. Isto inclui as províncias ultramarinas, onde grande parte dos melhores (peyroteo, eusébio, jordão, hilário) saíam das nossas filiais. Nos 5 violinos, por exemplo, era o Travassos. Nos anos 60 tivemos Hilário. Nos anos 70, tínhamos o grande Damas. E Nos anos 80, formámos Futre and so on.
Por isso é que eles nunca tiveram uma formação de excelência. Não sabem detectar e desenvolver talento.
PS. O Real Madrid é o carnide de espanha. Nem com 500000 milhões de orçamento, criavam um jogador de top. O Raul foi formado no Atlético, acho que saiu aos 18 anos.
16 Abril, 2014 at 22:26
Sim, já estive a ver essa do Raúl.
Bem lembrada essa dos maiores talentos do passado também terem estado ligados ao Sporting. Todos eles.
16 Abril, 2014 at 22:08
O Pedro Proença é um “artista”. Este ano querem dar a dobradinha ao enfique. Aquele penalty só mesmo inventado, mas este porco não joga NADA, por isso estou pelos morcões neste jogo. Com o porco na final o Rio Ave (ou o Braga) tem mais hipóteses.
16 Abril, 2014 at 22:10
Aparentemente é o Rio Ave … mas quem ganhar na luz vence a taça.
Este porco mete nojo. Contra 10 e não merece passar.
Custa-me dizer isto, quero o benfica se foda. Mas o porco mete nojo.
16 Abril, 2014 at 22:27
Os DOIS metem nojo. O jogo está a ser uma merda e merece estar a jogar com 10. A entrada do Siqueira é uma entrada por detrás ao homem.
E agora fazem o 3-1. O porco é uma lástima. Uma exibição de luxo do André Gomes, diz o tarefeiro. Please. Basta o porco fazer um golo para passar, mas não acredito. Patéticos.
16 Abril, 2014 at 22:13
Ménes, o Bale é O animal. Que boi, nossa senhora. Empurrado em sprint, chega lá primeiro e ainda a mete dentro.
16 Abril, 2014 at 22:17
E agora barça ao poste … incrível …
16 Abril, 2014 at 22:26
Que boi, o Bale. Viste a forma como foi empurrado para fora da linha lateral e ainda foi ganhar posição? Impressionante.
16 Abril, 2014 at 22:24
não curto o barça, mas coitados ninguém merece ter um guarda-redes assim.
o pinto é um gajo muita esquisito na baliza, acho que ele nem uma bola de praia conseguia defender.
17 Abril, 2014 at 7:13
Eu vi o jogo na rtp internacional com os comentários do Alexandre Albuquerque e vi cerca de de 20 minutos do Barcelona- Madrid CF. fiquei espantado com aquela arrancada do Bale o homem foi tremendo.
16 Abril, 2014 at 22:14
VocÊs estão a ver os corruptos e corruptos, primos e enteados? Opá, mudem o canal e metam no Real.
16 Abril, 2014 at 22:17
olha eu nao consigo ver nada todos os streams do barca real falham
16 Abril, 2014 at 22:17
Estou a ver os dois 🙂
Depois do City ao jantar …
16 Abril, 2014 at 22:24
Granda jogo em espanha!
Parabéns ao CR7,mais uma taça!
na bancada de fatinho,sapatinho e boné(!) não é para todos ahahahah
16 Abril, 2014 at 23:58
Fdx, essa do fatinho e boné partiu-me todo !
Bom jogo, em Espanha, mas este treinador esfrangalhou este Barça, o Xavi está muito em baixo, o Messi irreconhecível, o Neymar demora a aparecer…tanto treinador bom na Europa tinham de ir buscar um gajo “diferente”. Parabéns ao Real, conseguiu que as figuras (Bale) se impusessem…e aquela arrancada, mesmo empurrado, para o golo é memorável…
16 Abril, 2014 at 22:25
O Bale não e humano e um boi dasse
Mas o real sem o Ronaldo não e a mesma coisa.
Sl
16 Abril, 2014 at 22:25
Algo me diz que o autocarro do Porto vai ser apedrejado à chegada ao norte …
16 Abril, 2014 at 22:26
O Ronaldo joga no paços?
e que está de fato e boné.
Sl
16 Abril, 2014 at 22:28
epah grande derrame de azeite ao pé do colombo…
16 Abril, 2014 at 23:40
Ah ah ah!
16 Abril, 2014 at 22:32
Proença show…
16 Abril, 2014 at 22:33
o que eu me estou a rir com este jogo. só e pena os lamps ganharem.
16 Abril, 2014 at 22:34
Então e o Quaresma não merece ir à selecção?
Claro que sim…já o estou a ver à cabeçada aos alemães todos 🙂
16 Abril, 2014 at 22:35
tá a ser uma risota total. tou a convidar todos os meus amigos andrades a juntarem-se ao movimento basta. LOLOL
17 Abril, 2014 at 7:18
Quaresma talvez, mas não me admira nada se Paulo Bento convocar Carlos Mané para ir ao Mundial. Pela entrevista que deu ao jornal A Bola.
17 Abril, 2014 at 9:57
Fds…ainda não parei de rir! O Paulinho convocar o Mané?!?!
Então o gajo tem de caras o Cedric e o Adrien (e para convocar o William foi um filme do crl) e ia surpreender com o Mané?!?! Aliás ás portas já ele mostrou quem está…o jogador do Benfica B…
17 Abril, 2014 at 10:25
O Cagalhom ir ao mundial era o fim da picada…
Eu ia dizer que o Bentolas se arriscava a levar o Mané porque no Boifica não havia “alternativa” (entenda-se… opções do Mendes) como o Sílvio na lateral direita (daí não ir o Cedric… e vamos ver se não mete lá o Amorim como “polivalente”), e no meio o André “epifenómeno-de-geração-expontânea-de-15M€-que-tem-de-ser-valorizado-para-o-Mendes-buscar-o-emprestou-aos-lãzudos” Gomes (daí não levar o Adrien)…
Mas falaste no Cagalhom e fizeste-me pensar… népias!
E pensar que vamos levar mais dois anos (2016) desta merda a lançar lãzudos na selecção para o Mendes encher o bandulho.
16 Abril, 2014 at 22:35
o quaresma não tem mesmo cabecita. é pena, podia ter sido um grande jogador.
16 Abril, 2014 at 22:35
o quaresma foi ao balneário buscar a fusca…ele já volta.
16 Abril, 2014 at 22:37
E não é o Benfica que joga bem, é mesmo o Porto que joga muito mal.
A jogar com mais um em campo e andar a defender a derrota por um golo é vergonhoso para os corruptos.
O Bufas ontem dizia que ainda tinha muito para festejar.
É só rir…
16 Abril, 2014 at 22:39
Eles têm muito boa equipa. É um facto. Mas aquela basófia… Dasse. metem nojo.