Recentemente foi debatido num dos 527 programas de debate futebolístico o facto do nosso presidente ter ido à Comissão Europeia levar as propostas que já estão nas mesas (ou, se calhar, gavetas) das principais instâncias nacionais há alguns meses.
Perante a hipocrisia reinante, é preciso colocar os pontos nos i’s. Ou seja, fazer algumas perguntas incómodas que ninguém tem coragem de fazer:
– Querem mudar o futebol português? Sim ou não?
– Quem está interessado e quem não está?
– Os que querem mudar, o que é que estão a fazer para isso?
– Os que não querem mudar, o que é que estão a fazer para impedir a mudança?
NOTA: Estas são as perguntas que os jornalistas e comentadores deviam fazer se querem contribuir para alguma coisa. Enquanto não as fizerem estão a ser coniventes com o estado actual das coisas. E um dia, isto terá de lhes ser cobrado.
Falando do caso do Sporting, é fácil perceber o nosso posicionamento porque o nosso presidente disse, claramente, aquilo que quer e aquilo que não quer. Queremos mudar, estamos a trabalhar para isso com propostas concretas e estamos à disposição de todos aqueles que querem participar no processo. Que mais podemos fazer? Eu diria que muito pouco. Esta nossa postura está a criar anticorpos em todos os comentadores, que, não podendo criticar as propostas (porque são boas na sua generalidade) partem para a ladainha dos consensos com os clubes. Ou seja, o pobre do nosso presidente, para além de apresentar alterações ainda tem de ir bater à porta dos clubes para as discutir. Mesmo sem saber se eles querem ou não discutir. Ou melhor, mesmo sabendo que eles NÃO se querem comprometer. Isto é o mesmo que um gajo ligar a uma gaja a combinar um jantar, ela dizer que tem namorado ou nem sequer atender o telefone e o pobre coitado ir à mesma para o restaurante. Mas anda tudo parvo?
Importante será perceber o posicionamento dos outros antes de atirar pedras a quem já se assumiu. Falo claramente dos outros dois grandes do futebol português. O Orelhas teve cerca de 10 anos para fazer alguma coisa e o máximo que conseguiu foi sair da rede de crime organizado chamada Olivedesportos. Dou-lhe crédito por isso, nunca pela luta da verdade desportiva que, subitamente, deixou de estar na agenda do orelhudo. Já o Fruteiro não quer merda nenhuma e por isso não se vai manifestar e vai continuar a minar por dentro qualquer projecto de mudança. Recordo que estou a falar de 2 dirigentes que têm, juntos, quase 40 anos de dirigismo e nunca ouvimos da boca de nenhum deles qualquer proposta, qualquer ideia ou qualquer iniciativa em prol da indústria. Aliás, a única ideia que ambos fomentaram foi uma guerra sem quartel. É com esta gente que temos de nos sentar?
A questão é esta: existe um local próprio para discutir as propostas: a Liga de Clubes. Quando lá fomos ver se há consensos…fomos brindados com uma tentativa de golpe de Estado para retirar do poleiro o gajo que eles próprios elegeram. Na altura, o nosso presidente disse que haviam assuntos bem mais importantes para discutir do que destituir o presidente da Liga. Nada a fazer, a agenda estava criada, o assunto do dia é mesmo correr com o Mário Figueiredo. É com esta gente que temos de de criar consensos? Se é, estamos bem fodidos. Pegando no exemplo anterior, o rapaz liga à miúda combinar o jantar, ela aceita ir e quando chega ao restaurante ela já lá está sentada com mais 4 ou 5 gajos a combinar o sítio onde vão fazer o bacanal a seguir à refeição. Se o rapaz tiver o mínimo de respeito por si próprio, obviamente que tem de se pôr a milhas. E o nosso presidente tem respeito por si e, sobretudo, por nós que o elegemos.
Perante esta cenário, o que é que o Sporting fez? Muito simples. Cagar para quem não quer discutir nada e focar-se em quem pode mudar as coisas pela via do poder político. Primeiro a Assembleia, depois o Presidente e agora a Comissão Europeia. Hoje, podemos dizer que todo o país (e talvez alguma Europa) sabe o que se passa no futebol português e sabe que o Sporting quer contribuir para a mudança. Ignorar ou actuar, está nas mãos deles.
Já se percebeu uma coisa. Aparentemente, o Sporting não tem o apoio de ninguém. Se tivesse, já alguns clubes teriam saltado para dentro do barco. O Carnide tem um pé dentro e outro fora, como lhe convém, e parece que o Marítimo está a querer entrar. A próxima bomba a rebentar vai ser a eleição do próximo presidente da Liga que eu prevejo que seja ganha pelo candidato do Sistema. A sua agenda será retirar os processos contra a Olivedesportos e estender a passadeira azul para mais uns anos de compadrio e coacção. Se um dos candidatos for o Rui Gomes da Silva, como tem sido veiculado, a mensagem dos veremelhos fica clara: “o que queremos é mudar a cor do Sistema”. Neste cenário que nem o próprio desmentiu, em quem é que podemos votar ou até mesmo confiar? Em ninguém. A não ser que façamos emergir um novo candidato que se reveja nas nossas propostas. Mas ninguém se candidata para perder, digo eu.
Posto isto e tal como diz o título, as palmas batem-se com as duas mãos. Nós tomámos a iniciativa e fizemos chegar as nossas ideias a todo o lado. Falta a outra parte, que passa por ouvir o que todos pensam sobre o assunto ou até elaborarem outras propostas, quiçá, mais vantajosas para a indústria. Agora, se continuarem a bater as suas punhetas, leia-se, preocupados apenas com seu quintal que tresanda a sujidade, tudo ficará na mesma. Que, no fundo, é o que toda a gente quer mas não pode dizer em voz alta. Ora, para alinhar em bacanais, não contem com o Sporting.
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
18 Abril, 2014 at 9:55
o platini parece que concorda em algumas ideias
18 Abril, 2014 at 10:49
Sempre lúcidos e em cima dos acontecimentos Sá. Muito bom!
18 Abril, 2014 at 11:01
Muito bom!
18 Abril, 2014 at 11:04
Primeiro, dizer-te que é um título de post memorável, e que já me fez rir, logo de manhã. O futebol, em Portugal, é como a política, toda a gente diz que está mal, mas ninguem quer mudar coisa nenhuma, e a teoria dos consensos também vem à baila, de vez em quando, mas ninguem quer acordos sobre o que quer que seja que altere a distribuição de benesses tal como está instituida. Dito isto, temos de vencê-los pelo cansaço e pela persistência, porque se vão colocar n situações em que alguns clubes vão ser lesados, e aí o Sporting tem de calmamente, reafirmar o seu projecto junto desses clubes e ir ganhando apoios.
A possível candidatura do Gosma da Silva (cruzes, canhoto) teria apenas uma vantagem, era que os processos contra a Sporttv não iriam parar, mas pesando o prato das desvantagens, teriamos o sistema lampiónico infiltrado em todo o lado e principalmente com os seus mais fanáticos seguidores. O que mais me preocupa nesta troca de azuis por vermelhos é que os vermelhos têm uma máquina de propaganda muito maior, entre CS, notáveis bem colocados nos centros de decisão e responsáveis políticos avermelhados, e o unico clube com massa crítica suficiente para lhes poder fazer frente é o Sporting. A minha esperança reside na frase que Bruno de Carvalho tem proferido algumas vezes “só ainda novo e terão que levar comigo ainda muitos anos…”
PS – A Tasca anda muito vazia, deve estar tudo em férias da Páscoa…
SL
18 Abril, 2014 at 11:06
*”…sou ainda novo…”* grrrrrrrrrr…..
18 Abril, 2014 at 11:20
Temos um longo caminho pela frente… Mas não desisteremos de varrer a sujidade do nosso futebol… Para cima deles BdC!!!!
PS É em parte por ti Sá que venho a este blog, grande texto, como sempre.
18 Abril, 2014 at 11:23
* desistiremos
18 Abril, 2014 at 11:34
Obrigado por mais um “prato de bacalhau” espiritual, Sá!
Uma Santa Páscoa para todos o(a)s Tasqueiro(a)s!!!
E que amanhã carimbemos o passaporte para a Champions!!!
Vamos Sporting! Vence por NÓS!
SL
18 Abril, 2014 at 12:18
RGS na liga, a favorecer os lampiões e a preparar a sua ida para o lugar do Vieira. Simples.
“Estamos fodido!” – primeiro pensamento que me vem à memória.
Mas depois … vendo que não somos (in)geridos por godinhos, cabeças de giz ou soares alcool franco … estou confiante !
18 Abril, 2014 at 12:30
Só me lembro do RGS a garantir, no início da época, que o Sporting nem em 3º ia ficar. Pavão. Para mim este gajo é perigosíssimo; se tem a cara de pau de ser ao mesmo tempo comentador-adepto do benfica e membro da dircção do lfv (dando-se a todos os contorcionismos morais para defender o dito), acho que como presidente da liga vai perder toda a vergonha. Se ainda tem alguma.
His master’s voice.
SL
18 Abril, 2014 at 14:56
Este nunca chegará a esse ou outro qualquer lugar porque é simplesmente um lampião nojento sem crédito nenhum.
O próximo presidente da liga será sempre indigitado pelo Bufas.
A nós cabe-nos lutar noutras instâncias e continuar a convencer os mais pequenos que o caminho correcto é aquele que trilhamos, para benefício de todos e não só de alguns.
Vai demorar muitos anos mas acredito que gradualmente os mais pequenos se juntem à cruzada do Sporting em prol de um futebol português mais transparente, com mais e melhores condições para clubes e adeptos.
18 Abril, 2014 at 12:38
RGS presidente da Liga????
Mas alguém no seu pouco bom senso cogita essa hipótese?
Para presidente dum órgão destes quer-se alguém equidistante. Coisa que esse boi não é nem nunca será.
Nem o Boifica dava uma bandeira dessas…
18 Abril, 2014 at 13:43
Tinha que ser um enfiquista menos ostensivo, menos assumido. Eles não são parvos. Mas enfiquistas fanáticos como o RGS há muitos em várias instituições a ajudar descaradamente directa e indirectamente a “colectividade”. Por exemplo, para a Luz nunca a CML se preocupou com os espaços verdes, mas já isso serviu para outro lampião corrupto, o Sá Fernandes, entravar o pavilhão do Sporting durante anos. Já nem falo no financiamento do estádio e do centro de estágio deles.
18 Abril, 2014 at 14:50
É obvio que a CS e os painelistas não querem a mudança, é esta desconfiança, o sistema, toda esta discórdia alimenta os programas e os jornais. Havendo paz e verdade desportiva enviaria para o desemprego toda essa bandalha que vive à custa da discórdia, senão vejamos qual a linha editorial desses 500 e tal programas, passam o tempo a discutir os lances polémicos.
Há muitos mamões a viver à custa dos lances polémicos e a esses não interessa em nada a verdade desportiva e a mudança.
18 Abril, 2014 at 14:51
Bom post Sá,
Claramente estamos sozinhos nesta batalha como o dizes.
Tirando os lampiões, que apenas desejam mudar a cor dos sistema, sobra o Marítimo, todos os restantes estão com os corruptos.
É uma batalha perdida ao nível dos clubes, importa por isso aproximar-mo-nos de quem legisla e de quem verdadeiramente manda no futebol europeu e mundial, expondo as nossas ideias, que diga-se, são extremamente válidas, imparciais e que visam apenas beneficiar os clubes.
Vamos ver o que conseguirá BdC nesta sua/nossa luta.
18 Abril, 2014 at 14:51
Pegando no título do post, a capa da “Burla” de hoje foi feita com uma mão…
18 Abril, 2014 at 17:09
TCHAN TCHAN TCHAN TCHAN
O médio egípcio Shikabala é a principal novidade da lista de convocados do Sporting para o jogo com o Belenenses (sábado, às 19.15 horas, no Estádio do Restelo), referente à 28.ª jornada da Liga.
Leonardo Jardim incluiu ainda Ivan Píris, Ricardo Esgaio e Welder na convocatória para o “derby” lisboeta.
Cédric, a cumprir um jogo de castigo, ficou de fora.
Lista de 22 convocados:
Guarda-redes: Rui Patrício e Marcelo Boeck;
Defesas: Ivan Piris, Ricardo Esgaio, Maurício, Rojo, Welder, Jefferson, Eric Dier;
Médios: William Carvalho, Adrien Silva, Vítor, Gerson Magrão, André Martins, Capel, Carrillo, Heldon, Carlos Mané, Shikabala e Wilson Eduardo;
Avançados: Slimani e Montero.
SHIKA POWER?!?!?
SL
18 Abril, 2014 at 17:19
A ver vamos se não é para ser o gajo que fica na bancada…
18 Abril, 2014 at 17:50
Hugo,
Creio que quem ficará na bancada é o Welder…
O SHIKA vai a jogo… Provavelmente para o banco de suplentes, mas pode ser que haja uma surpresa…
SL
18 Abril, 2014 at 18:08
Pois é, não tinha reparado no welder, mas concordo contigo quando dizes que começa no banco, esperemos que o jogo corra de maneira a que possamos ver o homem a jogar…
18 Abril, 2014 at 17:42
Grande … é só o que tenho para vos dizer. Ok e Orgulho, muito orgulho por pertencer a um grupo de “Nikenameado” de pessoas com valores morais e éticos elevados. Onde o “vale tudo” já não colhe à muito tempo!
Viva O Sporting Clube de Portugal
18 Abril, 2014 at 19:32
Estou a ficar viciado nos teus pratos oh Sa!!!
SL
18 Abril, 2014 at 20:42
Quando li que o RGOSMADASILVA está a pensar ir para a liga (ou estão a pensar pô-lo lá. Ou ambas as opções), até engasguei o lanche.
É imprimir a seguintes frase, e espetá-la em todos os muros daquele estádio inacabado.
“o que queremos é mudar a cor do Sistema”.
19 Abril, 2014 at 16:00
eleições na liga: se tudo correr como tem sido normal ganha o candidato do sistema. e os do norte, oficialmente, apoiam outro.
19 Abril, 2014 at 16:13
Boa análise! Excelente título 🙂