“É foda! Os caras fazem a merda e a gente tem que limpar!”
Capitão Nascimento in Tropa de Elite
A época que está prestes a terminar fica marcada pelo renascer do nosso Clube, mas acima de tudo pelo reaparecer de uma equipa que nos deixa orgulhosos semana após semana. Apesar de não termos alcançado este ano a Glória que, embora não fosse exigível, todos gostaríamos, há uma coisa de que não nos podemos queixar: da falta de Esforço, Dedicação e Devoção dos nossos jogadores. Mas quando penso nestas três componentes do nosso lema, esta época há um jogador que me salta à vista primeiro do que qualquer outro: Maurício Nascimento.
Que me desculpem o Adrien, o William e o Slim. E que me perdoem também o Montero e o Cedric, que tantas vezes defendi, com unhas e dentes, à mesa do café. Não quero com isto dizer que para mim o Maurício tenha sido o melhor jogador do Sporting esta época. No entanto, acho que é o jogador que melhor personifica o Sporting desta temporada: não davam nada por ele no início, mas, com muito trabalho, soube superar todas expectativas.
Quando me imagino daqui a 10 anos a contar a história desta “segunda vida” do Sporting ao futuro Sócio nº 298.056, tenho a certeza que vou falar “daquele Central brasileiro que ninguém dava nada por ele no início da época”. Mais: quando imagino os anúncios que serão feitos em 2030 para vender Gameboxes, imagino o Maurício a contar como foi ser Campeão Nacional pelo Sporting. Três vezes. Ou cinco.
O Maurício é um jogador à Sporting. É um jogador com muita Fé. É um jogador que não vira a cara à luta, e que dá tudo o que tem em cada jogo. É o jogador que quando parte a cabeça, está mais preocupado em cortar o próximo lance de jogo aéreo, do que em estancar a hemorragia. É o jogador que tem sempre uma palavra para os colegas de sector defensivo, quando abordam mal um lance, ou quando evitam uma bola de golo. É o jogador capaz de festejar um corte, seu ou de um companheiro, como se de um golo se tratasse. É o jogador que não perde a compostura, mesmo quando durante um jogo a besta do apito lhe marca falta sempre que se encosta a um qualquer Maazou desta vida. É o jogador que é capaz de continuar de cabeça levantada depois de marcar um auto-golo ou de cometer um penalty desnecessário. É um central que faz golos (por falar nisso, um abraço ao Polga!). E é, provavelmente, o defesa que mais vezes tem de limpar a merda que os colegas fazem.
Os sócios e os adeptos chamam-lhe “Xerife”. Xerife Maurício. Mas eu acho que um dia ainda lhe irão chamar “Capitão Nascimento”. Porque, por tudo aquilo que me apercebo, ele não só tem perfil de lider, como pode ser visto como um exemplo a seguir, quer enquanto profissional, quer como Homem de princípios e valores bem definidos, talvez oriundos da ligação forte que tem com a Religião, bem patente nas orações antes do apito inicial, ou nas frases tatuadas nos seus braços. E não, não é o facto de o rapaz beber uma cerveja nas folgas que faz dele um criminoso de guerra.
No dia em que escrevo este texto, o Sporting assegurou o acesso directo à Liga dos Campeões, após a vitória por 1-0 em Belém. Hoje o Maurício tinha também escrito nas redes sociais que era o aniversário da filha, que está no Brasil. Calculo que não seja nada fácil deixar a família no Brasil, sobretudo os filhos, para vir trabalhar para a Europa. Mas tenho a certeza que a filha do Maurício não poderia estar mais orgulhosa, nem ter tido melhor prenda hoje, do que saber que vai ver o Pai, ainda este ano, a disputar a mais importante Competição de Futebol que existe. E que essa alegria, dada também a milhões de Sportinguistas espalhados por todo o Mundo, muito se deve ao suor também do Pai.
Um abraço Maurício. E obrigado.
Texto escrito por Pedro Paredes (Xummy)
[actualização 18h30] Permitam-me completar o post com esta imagem. O Maurício acaba de ser baptizado!
23 Abril, 2014 at 15:08
Nada como citar uma grande figura… 😀
23 Abril, 2014 at 15:20
Grande homenagem ao Maurício. Muito merecida.
…e mais um cronista talentoso.
Muito bem, Xummy.
23 Abril, 2014 at 15:22
E aí está uma parte da música da “nossa Tropa de Elite” Se forem criativos podem substituir alguma da temática do filme com o sistema do nosso futebol.
“Tropa de Elite
Osso duro de roer
Pega um pega geral
Também vai pegar você…(4x)
Chega prá lá!
Chega prá lá!
Chega prá lá!
Tô chegando e vou passar
Cheguei de repente
Vai ser diferente
Sai da minha frente
Sai da minha frente meu irmão
Não!
Não vem com isso não
Tô chegando e é de ladrão
Porque quando eu pego
Eu levo pela mão
Não mando recado
Eu vou na contramão…
Nao dá bobeira não
Cê tá na minha mão
Segunda-feira
É só história pra contar
Não vem com ideia não
Não quero confusão
Mas vamo junto que hoje
O bicho vai pegar…”
23 Abril, 2014 at 15:26
Nem mais. Mauricio pode nao ser o melhor central do campeonato, nem do plantel, mas é o que faltava à nossa defesa ha muito tempo. Um Líder.
23 Abril, 2014 at 15:34
Bela homenagem a um jogador que é fera, é líder, é leão em campo.
Mais uma prova de que não se deve dizer mal só porque se vem de um clube de divisão menor.
Com Maurício tivemos o que já não tínhamos há muitos anos…uma dupla de centrais que ganha a maior quantidade de bolas nas áreas, o que é importantíssimo no futebol de hoje.
Maurício é daqueles jogadores do qual estamparia o seu nome na minha camisola e isso para mim diz tudo.
SL
23 Abril, 2014 at 15:35
É o primeiro texto, certo Xummy? Parabéns!
Foi muito bem lembrado esta do Maurício!
Um jogador por quem poucos davam alguma coisa, mas que soube primeiro conquistar lugar na defesa e depois nos nossos corações.
Acho até que na próxima época o vamos ver ainda em melhor nível, porque não nos podemos esquecer que esta foi a época de adaptação… e se este ano fez isto, nem quero pensar no que irá fazer na próxima.
Adoro aquela coisa que ele tem de festejar um corte de bola (dele ou dos colegas) como se de um golo se tratasse… contagiante!
Bom era alguém encontrar um desses momentos e colocar aqui um link 🙂
23 Abril, 2014 at 15:42
Espectáculo! E se ninguém avisar o Mauricio para vir aqui espreitar, aviso eu! 😉
“Missão dada parceiro, é missão cumprida”
23 Abril, 2014 at 15:43
Eu concordo com tudo o que foi escrito, mas para mim o factor de sucesso desta epóca assenta principalmente numa pessoa: Godinho Lopes!
Passo a explicar, foi por causa dessa pessoa, que nos unimos, que demos um soco na mesa e dissemos basta! Foi por causa dessa pessoa, que elegemos o nosso D. Sebastião, o homem que apostou no LJ, no Inácio (contra tudo e todos), que apostou em jogadores desconhecidos e teve sucesso, que fez frente à banca e colheu os seus frutos, que fez frente (e faz ainda) ao sistema (não o suficiente para ganhar o campeonato) e chegou ao 2º lugar no ano zero (Já ninguém teme ou respeita o bufas)… Sem Godo muito provavelmente não haveria Bruno de Carvalho…Sem Bruno de Carvalho não haveria (muito provavelmente) o renascimento do Poderoso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…
23 Abril, 2014 at 15:46
Cherba, podes apagar esse comentário, porque está em duplicado mais abaixo.
Sorry
23 Abril, 2014 at 15:44
Estou a ver que a vitória em Belém, fez maravilhas pela criatividade literária dos tasqueiros 😉
Grande texto, Xummy, o Maurício é também um dos meus jogadores preferidos deste “novo” Sporting, e acho também que ainda consegue dar mais com o manto sagrado vestido. Já sabemos que os jogadores brasileiros levam algum tempo a adaptar-se à maior rapidez do futebol europeu, e notou-se muito isso no “Xerife” e por isso ele tem crescido ao longo da época.
Essa alcunha de “Capitão Nassimento” podia pegar, ainda por cima vinda de um filme de culto, para mim…
CARREGA MAURÍCIO ! SPOOOOOOOOOOOORTING !
23 Abril, 2014 at 15:57
É um grande filme, mesmo!
23 Abril, 2014 at 15:45
Eu concordo com tudo o que foi escrito, mas para mim o factor de sucesso desta epóca assenta principalmente numa pessoa: Godinho Lopes!
Passo a explicar, foi por causa dessa pessoa, que nos unimos, que demos um soco na mesa e dissemos basta! Foi por causa dessa pessoa, que elegemos o nosso D. Sebastião, o homem que apostou no LJ, no Inácio (contra tudo e todos), que apostou em jogadores desconhecidos e teve sucesso, que fez frente à banca e colheu os seus frutos, que fez frente (e faz ainda) ao sistema (não o suficiente para ganhar o campeonato) e chegou ao 2º lugar no ano zero (Já ninguém teme ou respeita o bufas)… Sem Godo muito provavelmente não haveria Bruno de Carvalho…Sem Bruno de Carvalho não haveria (muito provavelmente) o renascimento do Poderoso SPORTING CLUBE DE PORTUGAL…
Claro que no meio desses passos todos estão os Sócios do SPORTING CLUBE DE PORTUGAL, sem eles nenhuma das mudanças que surgiram nessa época seriam possivéis.
23 Abril, 2014 at 15:51
Esqueceste um pormenor, Pedro…
Percebo onde queres chegar mas… É que antes de Godinho, já havia Bruno de Carvalho.
Ele foi o 1º a candidatar-se em 2011… só depois é que o “IA” deu o aval ao Godo para se candidatar. Não precisávamos do Godo para nada… bastava apenas que mais pessoas tivessem aberto os olhos na época. Não abriram e deu no que deu.
23 Abril, 2014 at 16:07
Peaners! 😉
23 Abril, 2014 at 16:24
Discordo! Depois do Godo podia ter vindo outro que não BdC…depois de Godo podia vir um pior ou só um bocadinho menos mau! Depois de Godo podias ter um ano de 6º lugar (com toda a facilidade) e desesperares! Depois de Godo poderia ter vindo outro que apostasse novamente nos cavalos errados! Depois do Godo podias ter um PER. Depois de Godo podias ter um mais resignado…depois de Godo podias ter muita coisa! Mas veio o BdC…
O mérito é inteirinho de BdC e de toda a equipa da SAD…Repara…se tivesse vindo depois de Bettencourt estarias a dizer o mesmo, no entanto ainda veio pior depois…é sempre possível piorar…melhorar é que é muito difícil! Não se deixem convencer pela CS que hoje ou dá o mérito inteiro a Leo garden (que eu adoro) ou diz que era fácil porque pior era impossível! Sempre duvidei do BdC…confesso! Mas o mérito primeiro é dele e da estrutura! Ponto! Depois sim…Leonardo Jardim! E com isto não desvalorizo o treinador que hoje adoro…
23 Abril, 2014 at 16:57
Depois do Godo, podia era já não haver nada…
23 Abril, 2014 at 17:12
Ou podia haver quem em vez de enterrar 100M em 2 anos enterra-se 200M em 1…sabe-se lá…até morrer pode sempre piorar! Podia não ter chegado a acordo com a banca, podia ter chegado mas não perceber puto de bola (e como estávamos isso ainda nos enterrava mais), podiamos em vez de 7 ficar em 12! E era fácil! 5 jornadaas iniciais más (que não era nada de muito estranho depois de uma revolução) e puff…sabe-se lá…o que sei é que era muito fácil o SCP acabar depois de Godo e muito difícil chegar-se onde se chegou…e ás vezes dá-se a ideia que o mais fácil era fazer o que foi feito…e isso não é de todo verdade e é muito injusto para quem lá está e por quem teve de suar sangue, suor e até lágrimas para dar a volta…
23 Abril, 2014 at 15:46
Bem verdade o que é dito, e bem merecido!
Desde o inicio que sou admirador do Xerife, com grande presença em campo, como gosto e como sou quando jogo, todos os lances são para dar o litro!
E capitão não é aquele que carrega a braçadeira (cala-te elias!!), mas sim aquele que lidera de forma natural, como o Xerife!
Que fique por muitos anos!
23 Abril, 2014 at 15:47
Alerta para os posts virais da dos faces e afins, com votações para saídas e entradas no plantel.
1. A época ainda não acabou.
2. O Orçamento para 14/15 é semelhante ao de 13/14.
3. Essa histeria colectiva, de champions e grandes contratações trouxe-nos… Godinho Lopes e o seu passivo galopante.
4. O Sporting foi e é feito de portugueses, nada me surpreende, tal como não me surpreende que o PS de José Socrates tenha a maioria absoluta garantida em Outubro.
23 Abril, 2014 at 15:47
Maurício “é Nóis, mano”…
23 Abril, 2014 at 15:53
🙂
23 Abril, 2014 at 15:58
“Tamu junto”
23 Abril, 2014 at 15:50
ON TOPIC: Gostei bastante do Post
OFF TOPIC: http://www.maritimo.tv/pt/emissao/play/4-4/71-futebol-em-direto-maritimo-b-x-sporting-b/
23 Abril, 2014 at 15:54
Thanks Thomás 🙂
23 Abril, 2014 at 16:00
Como não posso acompanhar o jogo vai dando indicações sff… qual o 11 inicial? SL
23 Abril, 2014 at 16:03
Tb tas no trabalho Green Lion? 😉
23 Abril, 2014 at 16:04
Ya !
23 Abril, 2014 at 16:08
Onze inicial do Sporting B: Mickael Meira, Riquicho, Rúben Semedo, Samba, King, Wallyson, Kikas, Chaby, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio e Dramé.
23 Abril, 2014 at 16:11
Thanks!
23 Abril, 2014 at 16:09
isto parece-me mais uma daquelas falhas de comunicação por parte do Sporting…nem no site , nem no fb…
aliás meteram agora no fb, já com quase 10 min de jogo…
Onze inicial do Sporting B: Mickael Meira, Riquicho, Rúben Semedo, Samba, King, Wallyson, Kikas, Chaby, Iuri Medeiros, Ricardo Esgaio e Dramé.
23 Abril, 2014 at 15:58
Xiii, e o Maurício é Nascimento e tudo. Que bem lembrado. E já cunhaste uma alcunha nova hoje. Capitão Nascimento é a melhor ideia de sempre.
Maurício, para os atacantes da equipa adversária:
– Não vai subi ninguém! Não vai subi ninguém! Vai ficar todo mundo quietinho aí!
23 Abril, 2014 at 15:59
muito bom! 🙂 Não vai subi ninguém! 🙂
23 Abril, 2014 at 16:03
Quem manda nessa porra aqui sou eu! 😛
23 Abril, 2014 at 16:14
Muito bem esgaiado !
23 Abril, 2014 at 15:59
Belo texto Xummy! Grande Xerife!
e mais uma demonstração da união do grupo…
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=698844063491864&set=a.491809960861943.112878.488642297845376&type=1
23 Abril, 2014 at 16:01
Magrão nao joga muito, mas deve ser um dos reis do balneário, daqueles gajos que ta sempre na galhofa e na brincadeira, que quando aparece um puto novo (da equipa b?!?) que manda umas piadas sobre o puto (e o faz rir, e integrar no grupo)
23 Abril, 2014 at 16:04
Sim, e o Welder é outro. Sempre presente, sempre ao lado da galera. É por causa destas que depois um gajo fica lixado de os ver (fazer) sair. Com os Elias da vida é sempre mais fácil…
23 Abril, 2014 at 16:05
Oh, que fixe. Tão lindos os meus meninos. 😉
E aquele Magrão deve ser um belo cromo.
23 Abril, 2014 at 16:19
Deve ser o chauffer do grupinho… O Maurício que o diga! :*
23 Abril, 2014 at 16:16
Epá, que merda…era para ter ido andar de bicicleta para essa zona, hoje á hora de almoço, e, feito estúpido, não fui…e os gajos lá a almoçar…
23 Abril, 2014 at 16:26
E nesta o nosso Léo sempre “compostinho”.
https://www.facebook.com/SportingClubePortugalAdeptos/photos/a.114781121909414.19864.114779001909626/644010952319759/?type=1&theater
23 Abril, 2014 at 17:21
Aposto que quem tirou a foto foi o paulinho
23 Abril, 2014 at 16:05
golao de livre do drame
23 Abril, 2014 at 16:05
golaço do Dramé!!! livre directo!
23 Abril, 2014 at 16:06
Golo Dramé!!!
que grande livre!!!
23 Abril, 2014 at 16:07
Qual o nosso 11?
23 Abril, 2014 at 16:10
Já vi
Meira (GR), Semedo, Kikas, Iuri, Dramé, Esgaio, Chaby, Kikas… faltam 3!
23 Abril, 2014 at 16:12
vê mais acima 🙂
23 Abril, 2014 at 16:16
Dramé na pré-epoca é capaz de pregar uns sustos ao laterais da “equipa A”
23 Abril, 2014 at 16:17
Só não estava a “detectar” o Riquicho (nem sabia que era neguinho)…
O king e o Samba já tinha visto!
Foda-se, o Samba tem um caparro do catano… mas acho que de jogador, ficamos por ai.
23 Abril, 2014 at 16:06
Estamos a jogar em 4-4-2???
23 Abril, 2014 at 16:07
Que golaço do Dramé de livre directo! Uauuuuuu na gaveta!
23 Abril, 2014 at 16:08
Nem a viu!!!
23 Abril, 2014 at 16:08
o link do jogo ta com muito boa imagem ve se muto bem o jogo
23 Abril, 2014 at 16:17
Isso sim… pena é não haver repetições.
Quase vi o golo por acaso…
23 Abril, 2014 at 16:16
Capitão Nascimento !
Acenta muito bem, gosto mais que xerife.
Por mim fica essa 😉
Cherba o xummy já deu bases para um cromo ! Este faz falta na nossa caderneta
23 Abril, 2014 at 16:19
Sebás, Hortas e Samis? Nope nope nope, Dramé o homem que literalmente se mete nas putas antes que as putas se metam nele.
O rapaz que tenha juízo que ainda vira jogador da bola!
23 Abril, 2014 at 16:20
Grande post…
Maurício também é um jogador de que não é difícil gostar-se…
É dos que dão tudo (às vezes até se excede…mas desculpa-se…)
Uma equipa também é formada por “carregadores de piano”…e o Maurício “carrega” mesmo…às vezes tanto que os apitadores até cometem injustiças…ou talvez seja mesmo de propósito…!!
Maurício tem a força do Leão…é “sempre a abrir”…!!
Um abração para o Maurício…
SL
23 Abril, 2014 at 16:23
Porque é que o comentador chama Drambé ao Dramé ???
23 Abril, 2014 at 16:24
também gosta de VAT….
23 Abril, 2014 at 16:25
O comentador é açoriano! 😉
23 Abril, 2014 at 16:34
Madeirense, não açoreano, cuidado… 🙂
23 Abril, 2014 at 16:25
Acho que veio nas noticias que os níveis de pólen no ar tinham aumentado, o senhor apanhou Síndrome Oliveira&Costa. Grave mas não tão grave com as infeções lateralizadas Freitas Lobo.
23 Abril, 2014 at 16:27
É, parece que anda aquele pólen “Chivas” no ar…
23 Abril, 2014 at 16:24
o Maritimo ta a jogar com alguns da A
23 Abril, 2014 at 16:26
Ruben Ferreira… Brígido não sei das quantas… Fidelis…
23 Abril, 2014 at 16:39
exato defranceschi e nuno rocha
23 Abril, 2014 at 16:29
Este gajos aprenderam a ser “isentos” com a benfasTV, só penaltis a favor do “maritme” já eram 4, e gosto quando os gajos estão na nossa área e ele começa a gritar “vamos, marca maritimo…”
23 Abril, 2014 at 16:51
Epá, é um canal do clube … é normal.
23 Abril, 2014 at 16:40
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1X6OWVnvT6g
Para quem quiser ver o golão do Dramé… 🙂
23 Abril, 2014 at 16:42
O que se passa com Shikabala.? Nem convocado está.!!!
23 Abril, 2014 at 16:47
Talvez esteja integrado na A e jogue na próxima jornada.