O espaço que medeia o 25 de Abril e o 1 de Maio desperta, em mim, sentimentos antagónicos. Entre a importância das datas e o aproveitamento que é feito do simbolismo das mesmas, fico com a triste sensação que, cada vez mais, estes são momentos ideais para coleccionar likes no facebook.
Mas não é de comportamentos generalistas e generalizados que venho falar-vos. É de nós, Sportinguistas, e do muito que ainda precisamos de mudar. Já sei, muito de vós, por esta altura, estarão a exclamar: «mudar?!? mas ainda há um ano conseguimos uma enorme mudança, aquando das eleições!». É verdade. Felizmente, a maioria dos Leões que votaram perceberam que, dando continuidade ao rumo que estava a ser seguido, o Sporting que gravou o seu nome da história caminhava para isso mesmo, para ser um conjunto de boas memórias. No entanto, e um pouco à semelhança do que aconteceu no 25 de Abril, bastou meia dúzia de dias para começar a instalar-se a ideia de que estava feito o que havia para fazer e que, agora, era deixar a nova direcção trabalhar que tudo haveria de resolver-se. No fundo, em milhares de Sportinguistas, instalou-se a ideia de «já fiz o que tinha a fazer pelo meu clube» ou, numa versão mais romântica, «salvei o Sporting!».
A questão é, camaradas, que o Sporting está longe de estar salvo. E nós estamos longe de ter feito tudo o que podemos fazer pelo nosso clube. Ao contrário do que possa pensar-se, a revolução leonina não se fez na noite de eleições. Esse foi, apenas, o primeiro passo para a verdadeira revolução, longa, dolorosa, feita de muitos sonhos que vamos ter conseguir manter independentemente das dificuldades. E esta revolução que poderá trazer-nos um Sporting dominante em todo o seu ecletismo, começa dentro de cada um de nós.
Dou-vos um pequeno exemplo. Aquando da tarde em que terceiros elementos decidiram o campeonato, actuando, quase em simultâneo, no Bonfim e em Belém, a paciência dos adeptos verde e brancos para com a merda onde chafurda o futebol nacional, parecia ter chegado a um limite. Agendaram-se acções, iniciou-se um movimento destinado a dizer «Basta!». Mas, logo na tarde em que esse grito podia ser ouvido, houve quem preferisse fazer tudo e mais alguma coisa e chegar em cima da hora do jogo, como se nada se passasse. Ganhámos e, de um momento para o outro, o sentimento de revolta desvaneceu-se. Continuámos a ganhar e foi como se nada se tivesse passado, chegando-se ao ponto de dar os parabéns aos vencedores como se esta tivesse sido uma prova ganha de forma imaculada. O que é que isto quer dizer? Que, afinal, o importante é ganhar, seja de que forma for? Que, tanto se vos dá se o Sporting ganha títulos dentro de campo ou fora dele?
Pelo meio, os quase 30 mil likes no facebook (lá está, é com as frases bonitas em dias simbólicos) transformaram-se em menos de 1400 assinaturas numa petição online. E as recolhas de assinaturas, feitas em Alvalade, foram recebidas com sorrisos irónicos, com «isto não vale de nada» ou «eu não assino que isto são coisas do Bruno de Carvalho».
Engano. Isto não são coisas do Bruno de Carvalho. Isto são coisas que afectam o Sporting! E esse maldito «isso não vale de nada», é o que tem conduzido o país ao estado que está e que conduziu o Sporting ao estado em que esteve! Mete uma coisa na cabeça: dizeres «o Sporting somos nós!» e ficares à espera que tudo se resolva, vale zero! E dizeres que és do Sporting, por tão grande que seja, pode ser ainda maior! Basta pensares num dos lemas desta Tasca: eu sou (d)O Sporting!
Se não podes pagar uma quota de 12 euros, paga uma de seis. Se não podes pagar uma de seis, assina o jornal. Se não pode assinar o jornal, vai à loja e compra um cachecol! Se não podes comprar uma gamebox do futebol, compra uma do hóquei! Se não podes ir ver um jogo a Alvalade, vai ver a nossa equipa de andebol quando passar perto da tua terra! Se não tiveres cinco euros para ver um jogo de futsal, deixa de comprar a merda dos jornais que, diariamente, atacam o teu clube e vais ver que esse dinheiro aparece! Se te mete nojo o que escrevem sobre o Sporting, deixa de clicar 20 ou 30 vezes ao dia nos sites de quem o faz! Se estás longe de Alvalade, compra uma camisola e espalha o orgulho de vesti-la! Se tens um filho, mostra-lhe quantos miúdos jogam no Sporting e como o Sporting aposta neles! Se tens uma filha, mostra-lhe quantas miúdas são atletas do Sporting! Diz-lhes que o Cristiano Ronaldo não é o Madrid, é do Sporting! Pensa, porra! E passa aos teus filhos, aos teus amigos, aos teus irmãos, a todos os que forem verde e brancos, esta ideia de que a tão desejada revolução tem que começar em cada Leão!
p.s. – um dos maiores prazeres de ter esta Tasca aberta, é sentir que estou entre Leoas e Leões que encarnam este espírito e que estão dispostos a lutar. Um milhão de visitas em menos de seis meses, é prova disso mesmo. E de que vão ter que continuar a levar com o nosso rugido! Obrigado a todos!
1 Maio, 2014 at 10:42
Bom dia Cherba,
Bom dia tasqueiros,
Mais um belo prato chefe tasqueiro.
Para recordar e, acima de tudo, passar a receita!
1 Maio, 2014 at 10:52
bom dia
em relação a recolha de assinaturas, fora aquele primeiro dia, não voltei a ver nada nos jogos seguintes , por isso a coisa passou um bocado, até porque não teve efeito continuo. Alias na altura disse que a forma como se tentava recolher não era a melhor, porque simplesmente as pessoas não sabiam do que se tratava(nem toda a gente tem internet).
1 Maio, 2014 at 11:04
Admiro o teu esforço e dedicação ao clube.
Muitos amigos meus sportinguistas, penso que passam do apoio “normal” (jogos em casa, defender o sporting em diálogos, etc) para um passo extra após um título.
O que eu digo é que esse passo tem de ser dado antes, senão não há título nenhum.
Aceito que num jogo os adeptos puxam pela equipa e a equipa pelos adeptos. Somos latinos, não há cá o “estar a levar 4 em casa e a cantar ou bater palmas”.
Mas perante o nosso passado recente (30 anos !!!!!) temos de nos superar enquanto adeptos para que o clube esteja on track nas vitórias.
1 Maio, 2014 at 11:42
Temos adeptos únicos e não generalizes os “latinos”, repara neste exemplo acabados de perder o campeonato:
https://www.youtube.com/watch?v=94QHgwovMEY
1 Maio, 2014 at 13:31
Não generalizei no mau sentido, mas tens de concordar que somos diferentes dos nórdicos e vivemos isto de outra maneira.
E claro, dentro deste espírito, ser do Sporting é ser diferente. São factos. Desde sempre, apoiamos, ganhando ou não.
1 Maio, 2014 at 11:23
O problema é o mesmo de sempre, e tu tocas nessa ferida, o tuga abraça todo o tipo de causas se for apenas necessário clicar em algo na net, mas se tiver de mexer o cu do sofá para fazer alguma coisa, já não está para isso. Não é algo que se limite ao futebol, infelizmente, nas mais variadas área se vê esta falta de cultura de participação cívica. Mesmo as comemorações que invocas são feitas, todos os anos, pelas mesmas pessoas e de uma forma muito pouco espontânea. Tive esperança que isso mudasse aquando da célebre manif de 15 de Setembro de 2012,mas foi um fogacho, rapidamente perdeu força e desvaneceu-se.
No que toca ao Sporting, muitos de nós vivem-no de forma intensa, e no meu caso,há coisas que me tiram do sério, ainda há uns dias, tive uma discussão séria com um grande amigo de há mais de 20 anos, sportinguista que vive em Moçambique, precisamente por essa cultura de parabéns ao benfas, que foram muito superiores e blá, blá. Estarei, seguramente a ser muito exigente com este meu amigo, mas esta exigência tem a ver com o facto de , antes de ir para Moçambique, ele viver o Sporting com a mesma intensidade do que eu, reclamando contra a letargia que se tinha instalado no nosso clube, e agora, parece que a distância está a fazer desaparecer essa paixão que antes existia. Enfim, desculpem o desabafo, se calhar é como diz o miguelcotovio, assim que formos campeões, estes Sportinguistas voltam ao ninho, o problema é que eles são mais necessário agora, do que nessa altura.
PS- Grande som do Tiago Bettencourt, não conhecia mas foi uma boa surpresa.
SL
1 Maio, 2014 at 11:30
Os jogos de futsal sao mais baratos tirando contra os milhafres.
2€ e 3€ é quantos custam normalmente os jogos.
1 Maio, 2014 at 12:30
E eu a viver longe pa caralho… foda-se, não se faz!
1 Maio, 2014 at 11:31
Grande posta! Grande canção! Grande Tasca! É um orgulho pertencer a este núcleo de leões lutadores! E olha lá Cherba tanto se fala nas mudanças na comunicação do clube e a verdade é q ninguém passa mensagens como tu! Parabéns e obrigado!
1 Maio, 2014 at 11:36
off topic : terminou o contencioso com a CM de Odivelas :
http://www.sporting.pt/Noticias/Clube/notclube_comunicadoodivelas_300414_127596.asp
1 Maio, 2014 at 11:52
Vi isso mesmo agora no NOSSO site… Uma boa notícia de resolução de mais um ‘embróglio’ deixado pela ‘turma do engodinho’ …
SL
1 Maio, 2014 at 12:31
Excelente notícia!
Esta Direcção continua a limpar a merda que os ouros deixaram espalhada por todo o lado…
1 Maio, 2014 at 12:43
Pois é…mais uma nódoa limpa…!!
E quantas nós nem chegaremos a saber…??
Mas há para aí “uns heróis” que gostavam é que fizéssemos uma guerra ao Presidente, por uma ou outra coisa menos conseguida (só aqui é que o erro não é humano…) e tudo fazem para desancar, para tentar que o êxito fique bem longe e possam dizer…: eu fartei-me de avisar…eu já sabia…!!
Pois é…mais uma…!!
SL
1 Maio, 2014 at 12:52
Max, escrevi isso mesmo mais abaixo, a merda croquete parece estar a voltar a sair debaixo das pedras nestas últimas semanas.
Esta notícia do acordo com a CMO é mais uma recordação para alguém que ainda defenda essa gente.
SL
1 Maio, 2014 at 16:57
Desistiu-se de Odivelas sem ter alternativas.
O futebol precisava de 3 mini-estádios para os escalões jovens competirem oficialmente na nossa casa e não em Alcochete que só deveria ser para treinos a exemplo da equipa A. Em Alcochete falta calor humano no apoio; deveria haver mini-estádios com acesso do metro ou Carris para os jovens poderem aderir e apoiar as equipas. Em Alcochete só de carro e não fica barato nem se chega depressa.
Esta será outra razão para o panorama que o SCP mergulhou.
E o pavilhão de Odivelas não servia para nossa casa enquanto não tivermos o nosso? Há quantos anos que continuamos a não competir em casa em muitas modalidades?
Acho pior a emenda que o soneto. Abraço de leão!
1 Maio, 2014 at 19:39
António
podias-te ter oferecido para pagar a conta, até se ter resolvido os problemas dos campos e dos pavilhoes…
e assinar no fim: beijinhos para o LFV!
1 Maio, 2014 at 12:38
Até parece que já estou a ver “noticias” do tipo:
“CM Odivelas rescinde acordo com Sporting”
“CM Odivelas expulsa Sporting de complexo desportivo por dividas e incumprimentos”
Enfim…
2 Maio, 2014 at 0:42
Pagaria quem paga para jogarmos em campo neutro: futsal num pavilhão, hóquei noutro, andebol noutros; estes não são de borla nem são a nossa casa. E os treinos? E a formação?
Pode existir melhor alternativa que Odivelas, eu desconheço; se houver um pavilhão com três mini-estádios em Lisboa servidos por metro e Carris a preços comportáveis … eu pago uma rodada!
1 Maio, 2014 at 11:42
Com todo o respeito Cherba, eu admiro-te… a forma como lutas e dedicas-te a este clube é enorme, e uma vez mais te digo que é por entrar nesta tasca muitas vezes ao dia, que respiro mto do meu Sportinguismo.
Qdo entrei para a universidade ( +/- 20anos????) em Aveiro, a maioria dos meus colegas eram todos portistas e poucos Sportinguistas, mesmo sendo poucos “lutávamos” pelo nosso clube ( posso dizer que éramos completamente loucos pelo SCP) e ainda hj reconhecem que não havia adeptos como nós. Com o passar do tempo e devido ás responsabilidades da vida e principalmente com os péssimos últimos anos, a minha chama ficou mais pequena.
Só voltei acreditar dps destas últimas eleições. e o meu grande amor e dedicação voltou. Tive grandes batalhas para convencer croquetes a votar no Bruno e não há nehum, que hj esteja arrependido. Sinto que muitos estão a acordar para a familia Sportinguista.
1 Maio, 2014 at 11:53
Disseste tudo Cherba…cada vez tenho mais a convicção que este nosso futebolzinho tuga é a imagem mais que perfeita da tanga que é o nosso país…
1 Maio, 2014 at 12:03
Tens toda a razão ao explorares essa falha, essa dissonância entre o discurso de “…epa o SCP está melhor…” e as atitudes em prol do clube que muitos dizem ser o do seu coração… A perguntas tão simples como “…e não te fazes sócio porquê?”… As respostas redundam invariavelmente em desculpas mais ou menos esfarrapadas…
Eu tenho alguns amigos de longa data com quem já mantive este tipo de diálogo… Até agora sem resultados práticos da parte deles…
Estou expectante de que, no jogo contra o Estoril se saiba mais sobre a ‘operação pavilhão’ para poder surpreender algum destes meus amigos com um “cheque oferta/vale de quotas” para depois ver qual é a desculpa…
Acho que a questão é mais, não perguntemos o que o SCP pode fazer por NÓS, antes o que NÓS podemos fazer pelo Sporting Clube de Portugal?
E vocês, o que já fizeram hoje pelo NOSSO clube?
Eu fui a um restaurante/snack bar muito antigo do Barreiro meter um bocadinho de veneno/tempero nos proprietários, lã-piões, por causa do jogo que disputam mais logo… Escusado será dizer que a conversa começou a azedar …
SL
1 Maio, 2014 at 12:05
Os Sportinguistas aos poucos vão acordando, soube esta semana que se vai reativar o núcleo aqui da terra e estou pronto para ver se desta ele não cai em esquecimento.
Jornal compro-o, filho nas escolinhas do Sporting, camisolas, algumas e sócio só posso dizer que não começo a próxima época sem ser mais um mas para já outros problemas tenho para resolver, sei é que o ou conseguir com muito fight & resist além do mais porque é a condição mais que necessária para começar a discussão com quem defende que pagar a cota do núcleo já é suficiente, o que eles não sabem é que me estou a preparar para entrar a pés juntos para lhes provar que não, não é.
Tirando o futebol jogado aqui por perto só tenho o Hoquei e esse estou lá.
Parabéns aos gémeos é algo que nem me passa pela cabeça .
Mantenho o Basta no avatar e não é por acaso, faço o que posso longe de Alvalade.
1 Maio, 2014 at 12:25
Como este espaço é de Sportinguistas e para Sportinguistas, espero que continuemos a “honrá-lo” como tal, sendo para isso necessário manter a Tasca limpa e higienizada.
Sou Leão e só rujo para quem sabe rugir e não miar…
Cansei de dar palco para os “gatinhos” que vem aqui “ladrar” (sim, eu sei que não faz sentido o que acabei de escrever… mas desde quando é que a esquizofrenia faz sentido)… sobretudo daqueles que se dizem da casa.
QUERO A TASCA LIMPA E VOU FAZER A MINHA PARTE!
FAÇAM A VOSSA. A TASCA MERECE…
RODADA DE SAKÉ ON ME!!!
Quanto ao Post, desde Fevereiro, tal como diz aí o Cherba, como não posso dar 12 dou 6… e assim que possa, deixo de dar 6 para dar 12.
Chega de likes (Não tenho FB nem tenciono ter)… Chega de marasmo!
Se somos (d)O SPORTING, vamos mostrá-lo.
1 Maio, 2014 at 12:26
Ups… saiu o e-mail mal! Sorry!
(estes avatares em forma de perceves, pá… só pode ser complot!)
1 Maio, 2014 at 12:42
Lá estás tu a falar mal do perceves ! Irra, que já chateia… 😀
Há alguma razão para que os teus avatares sejam sempre em forma de “pirete” ? 🙂
1 Maio, 2014 at 12:44
Deve ser do “IP”…
1 Maio, 2014 at 12:26
“Se te mete nojo o que escrevem sobre o Sporting, deixa de clicar 20 ou 30 vezes ao dia nos sites de quem o faz!”
Esta acertou-me em cheio. Por dia dou algumas dezenas de cliques a cada jornal, mesmo sabendo que a maioria das noticias são facciosas, sensacionalistas ou simplesmente inventadas.
Era engraçado começar um movimento aqui na tasca que, quando surgissem destas noticias, levasse 5 ou 6 mil users a absterem-se de entrar nesses sites.
1 Maio, 2014 at 12:30
O Sporting mudou para melhor e continua a mudar e a recuperar adn. O tempo dos receios e inibições já lá vai. Lamentável a forma como está a ser tratado em algumas mentes o livro do Presidente. Mas qual é o medo do livro. Que o presidente seja uma figura carismática que resolve problemas e olha a besta nos olhos … sem medo. Deviam publicar-se ainda mais livros, sobre o treinador, os jogadores, o roupeiro, o massagista, porque para quem ainda não percebeu, o futebol vive disto, ídolos de carne e osso, não com pés de barro, quem nos fazem sonhar com a glória e a alegria. Há quem queira condicionar-nos, que nos acomodemos e fiquemos felizes com o segundo lugar, como aconteceu num passado recente, quem vá na cantiga da propaganda dos media e queira dar parabéns aos cangaceiros lampiões que mais uma vez ganharam com batota. Temos de estar vigilantes e a guerra ainda está a começar e vai ser longa. Mas este é um Sporting de sportinguistas com corações ardentes e a paixão move montanhas.
1 Maio, 2014 at 12:49
O meu único “problema” com o livro é a mediatização que o presidente não se coíbe de ter.
Se o livro tem matéria interessante e de relevo para os sportinguistas então devia sair em forma de comunicado ou no jornal do Sporting. Caso contrário é literatura de casa de banho.
Sempre apoiei o Bruno de Carvalho e continuo (obviamente) a apoiar.
Concordo com tudo o que ele faz? Não. E posso-te já dizer algumas coisas que não concordo/compreendo:
1- Renovação do Salomão por 5 anos? Compra do Vítor? Isto cheira-me a troca de favores com o Jorge Mendes;
2- Welder um ano inteiro a passear-se por Lisboa;
3- Porque é que não tentou comprar os 40% do William na pré-época antes de se tornar um titular indiscutível do Sporting?;
4- Emprestar o João Mário e o Betinho e deixá-los jogar contra nós;
5- Renovação de Dier já devia estar resolvida;
6- O jogo da luz matou-nos, não fomos espertos e abdicámos de jogar com as leis mesmo estando a servirmos-nos das mesmas para tentar seguir em frente na Taça Lucílio (quão importante é esta merda);
7- Má gestão da equipa B. Contratações de Samba, Hugo Sousa, Everton e Enoh. Nenhum valor acrescentaram, antes pelo contrário, um ainda nem o vi jogar…;
Pronto encontrei uns 7 pecados capitais.
Obviamente que se fosse a fazer uma lista das coisas boas (algumas excelentes) que ele já fez pelo Sporting em 1 ano acho que nem saia daqui 😉
Mas há sempre possibilidade de fazer melhor.
1 Maio, 2014 at 13:02
Tou contigo em algumas delas! Mas ficando-me pelo livro…é uma questão de estilo! Eu gosto do estilo fight And resist, não me agraa o estilo de “estou na mó de cima deixa-me aproveitar para escrever um livro e fazer umas patacas!”. Faz-me lembrar aqueles gajos que estão numa casa fechados não sei quanto tempo é quando saem tentam esmifrar a fama tudo quando é possível enquanto ela ainda lhes dá dinheiro! Se ele escrever um livro quando sair do SCP (daqui a 40 anos) ou até um livro sabre cada mandato quando estiverem a acabar…ainda vá! Agora assim não achei piada…e confesso que não me deu curiosidade nem vontade nenhuma de comprar!
Ainda assim é mesmo com os defeitos e erros acho que tem sido O PRESIDENTE!
1 Maio, 2014 at 13:32
O presidente não se coibir da mediatização faz parte do Luta e Resiste. Um estilo completamente diferente dos ultimos presidentes que conduziram o Sporting onde sabemos. Ele dá a cara nos bons e maus momentos, até há pouco tempo ninguém dava a cara. Há quem o queira calar, quem diga que fala demais, para mim, é a atitude certa porque estávamos completamente de rastos. E isto faz parte do marketing do futebol, livros, camisolas, bonés, etc. Nos clubes ingleses isto é o dia a dia.
1 Maio, 2014 at 13:35
Somos humanos, é impossível fazer tudo bem.
Não há super-homens.
O que nós adeptos temos de ser é racionais e admitir quando algo não está bem (ou pelo menos se não concordamos).
No entanto, as críticas devem ser sempre construtivas.
E qual a melhor maneira de o fazer? Ser sócio 🙂
1 Maio, 2014 at 13:58
Não dou importância a livros pois estou a cagar-me simplesmente para isso e nem sei a razão para levantar tanta celeuma….
Parece-me mais importante abordar aí algumas das tuas questões, como por exemplo as contratações de Vítor e Welder.
Claramente parecem-me escolhas de Leonardo jardim para o plantel 2013/14, as quais infelizmente não vingaram.
Dizer agora que falharam é fácil e aparentemente só Welder é que é mesmo uma falha pois Vítor vai jogando ocasionalmente e serviu para dar descanso em alguns jogos aos habituais titulares.
Foi o plantel possível para este ano zero e que conseguiu excelentes resultados não indo mais longe porque não nos deixaram.
Eu por mim não me importo nada que falhemos 2 ou 3 contratações se conseguirmos encontrar jogadores como Maurício, Jefferson, Slimani e Montero.
Depois temos também as condicionantes económicas do Sporting 2013/14 que teve de recorrer a contratações low cost quando outros gastam aos 8 e 10M€ em jogadores que não são sequer titulares, que emprestam ou que jogam pela B.
A nossa política de contratações aliadas aos resultados obtidos quando comparada com a de lampiões e sobretudo com a dos tripeiros, só sai valorizada.
Dizer agora que devíamos ter tentado comprar os 40% do William na pré-época antes de se tornar um titular indiscutível do Sporting é fácil mais uma vez.
Com que dinheiro?
O que o Godinho deixou?
Felizmente que a Holdimo aceitou ceder-nos as percentagens de passes em troca do reforço da sua posição acionista.
Dier tem contrato por mais 2 épocas e só mesmo a merda do Rascord é que tem interesse nessa notícia que tu alimentas.
Andas a dar demasiada importância a merda…
O Leonardo jardim também não renovou ainda. Estás preocupado?
Sobre lampiões, tenho orgulho em não ser como eles nem jogar com as regras viciadas deles, sobretudo no aproveitamento da merda do jogo no seu estádio pois aí seria eu a nunca perdoar BdC.
BdC já disse mais que uma vez que quer transparência e regras no futebol português.
Não pode apregoar isso e depois fazer o que tu pedes, uma gestão á orelhas ou bimbo da costa.
1 Maio, 2014 at 14:29
Isso do “falar depois” a mim não me afecta até porque eu dei sempre a minha opinião no momento em que os temas foram puxados aqui na Tasca pelo Cherba.
Disse desde logo não compreender a renovação por 5 anos (até aos 30 anos portanto) de um jogador que não tinha via aberta para integrar o nosso plantel. Prova disso é que só jogou no Minho (Braga, Guimarães e Gil Vicente) e depois foi emprestado.
Quando soube que o Vítor chegou “de borla” por intermédio do Jorge Mendes, bastou somar 1 e 1 e também falei logo da hipótese de troca de favores. Que me desagrada obviamente.
A questão do Welder acho que deu para ver que se tratava de um fracasso 2 ou 3 semanas depois que foi quando se decidiu ir buscar o Piris para fazer concorrência ao Cédric na equipa principal. E ainda disse que esperava que ele voltasse ao Palmeiras em Janeiro, mas os gajos do Palmeiras não são parvos pelos vistos.
Os 40% do passe do William podiam ter sido negociados por um valor abaixo de 1M, quem era o William? Que garantias de retorno tinha o fundo que investiu 400 mil euros pelos 40% do passe dele? Se chegássemos lá com o dobro (800 mil euros) eles provavelmente aceitariam. E não havia dinheiro para isso? Acho que era capaz de se arranjar qualquer coisita, afinal de contas fomos às compras no Verão.
Não me alongo mais na questão dos emprestados, já discuti muito isso por aqui, quem leu sabe qual é a minha posição em relação a isso.
Claro que quero que o Sporting tenha todos os prodígios devidamente protegidos e o Dier está à distância de 20M de cláusula de rescisão e com apenas 2 anos de contrato. Se decidir fazer uma birra como a do Ilori o Sporting não conseguirá renovar com ele e irá apenas fazer uns 10M na melhor das hipóteses.
Quanto ao jogo da luz, não teria nenhum problema em ter os 3 pontos usando apenas AS LEIS a nosso favor. A lei ainda é para cumprir. Pelo menos se o Sporting batesse o pé, o jogo a realizar-se seria sempre por volta desta altura, e aí duvido que os lampiursos tivessem tão desafogados como estão agora. Provavelmente até teriam tremido por todos os lados em jogos anteriores para o campeonato e a história (mesmo com os roubos que sofremos) podia ser outra.
1 Maio, 2014 at 15:12
És o maior, candidata-te a presidente pois parece que acertas em tudo…
1 Maio, 2014 at 15:29
Bom argumento. Ganhaste, parabéns.
1 Maio, 2014 at 15:29
Assim dá gosto discutir ideias.
1 Maio, 2014 at 16:50
Sim, dá gosto discutir ideias com gente que diz tem 100% de razão em tudo o que diz, como por exemplo quando diz que o Rojo não presta, quando diz que devíamos ter comprado o passe do William mesmo que para isso não houvesse dinheiro, que devíamos ter ganho fora das 4 linhas como tanto gostam de ganhar tripas e lampiões.
Parabéns, expressaste bem aquilo que eu não quero no Sporting, arrogância e oportunismo.
1 Maio, 2014 at 17:00
Por ter uma opinião diferente da tua em relação ao Rojo ou a qualquer outro tema é “arrogância” da minha parte?
Aqui quem está a ter um ataque de “arrogância” acho que não sou eu… Afinal estás a dar como 100% certas as tuas opiniões e nem sequer respeitas (ou toleras) opiniões divergentes. Eu ao menos ainda tento justificar e fundamentar as minhas opiniões… Pelo menos nisso sou menos “arrogante” que tu.
Parabéns, és o rei da hipocrisia.
E se para ti as leis são para limpar o cu então certamente não te importas que os outros comprem árbitros ou condicionem as nomeações e por aí fora.
Afinal as leis servem mesmo para quê? São mesmo para infringir! Muito bem!
Tenta é não ser tão solidário com o rival, pareces mais preocupado em garantir que os outros estejam bem mesmo que isso implique o Sporting sair lesado no final (como foi o caso).
Mas também não me quero alongar muito. De quem acha que cumprir a lei é equiparável a INFRINGIR a mesma já não espero muito.
1 Maio, 2014 at 17:04
Qual é a percentagem de razão que puseste no teu comentário? São 100%? Vê lá, não sejas tão arrogante.
Põe aí só uns 80% de razão no teu comentário!
1 Maio, 2014 at 17:17
Sobre o Rojo já nem lhe chamo arrogância, chamo-lhe antes estupidez.
Fazes-me lembrar o gajo em contramão na autoestrada e que diz que os outros é que vão na direcção errada.
Sobre a palavra hipócrita convém primeiro saber o seu significado antes de a utilizares pois revelas desconhecimento do seu significado.
Como não me apetece estar aqui a trocar mais bolas contigo, dou-te a taça, parabéns…
1 Maio, 2014 at 17:50
Leão…concordo com algumas coisas mas tens aí muito “provavelmente” só para te dares razão a ti próprio! Provavelmente William, provavelmente Vitor, provavelmente negociar dier…
Há aí muita coisas que críticas sem saber contornos ou o que foi feito…
Mas pronto…em outras tens razão…mas fica a possível discussão para um post de balanço da primeira época completa do presidente…
1 Maio, 2014 at 12:33
Tocaste bem na ferida cherba, está tudo por fazer no Sporting e no país, e relativamente ao Sporting que é aquilo que nos traz aqui, seremos melhor defendidos quanto mais formos, por isso, tratem de se fazer sócios, de apoiar a construção do nosso pavilhão e de assinar a petição Basta!
Passa a palavra e traz outro amigo… também!
http://www.youtube.com/watch?v=5BQrcJKjvL0
1 Maio, 2014 at 12:34
Quase um milhão de visitas só em 6 meses, ah Cherba?!
Temos o piso riscado mas que se lixe… São riscos com estórias!
Salve, Tasca! Salve, Cacifo! Por um Sporting (cada vez mais) sem complexos…
1 Maio, 2014 at 12:43
Nesse dia… Em que se passar a barreira dos 7 digitos… Eu quero estar ao balcão, de copo na mão a brindar a todos os tasqueiro(a)s Sportinguistas …
Aos outros, bem aos outros desejo que fiquem a falar sozinhos, pode ser que assim sintam o quão ridiculos são…
1 Maio, 2014 at 12:49
Aliás esse dia até pode ser já hoje … Será?
1 Maio, 2014 at 12:50
Quando esse dia chegar os lampiursos levam 3 secas da Juventus.
1 Maio, 2014 at 12:56
llllllllooooooollllllllll
1 Maio, 2014 at 13:00
Eu, pelo sim pelo não, também abro uma James Martin’s 21 aninhos…
1 Maio, 2014 at 14:54
Eu quero um VAT 69… para beber em memória do ROC… e quando a garrafa estiver vazia, dar-lhe com ela na cabeçota!!!
1 Maio, 2014 at 12:58
Bom, se chegarmos ao milhão de visitantes, hoje, e a Juve despachar a merda com 3 no nalguedo, a rodada é de Johnnie Walker “Blue Label” e é por minha conta…
1 Maio, 2014 at 14:47
Espero acabar hoje o dia em beleza …
1 Maio, 2014 at 12:42
Mais uma vez puseste o dedo na ferida, Cherba. obrigado por isso. Já agora obrigado também por não desisitires. A ti e a tod@s @s verdadeir@s leões/leoas que continuam a defender o clube contra o fascismo drampião.
Da minha parte faço o que posso vivendo a milhares de kilómetros de Portugal. Sou sócio, vou ver os jogos que acontecem em Alvalade quando estou aí de férias e tento promover o clube principalmente através de um forum chamado http://www.xtratime.org/forum
Desculpa a publicidade mas já agora se há por aí pessoal interessado são tod@s benvind@s. É só preciso que escrevam em Inglês. Eu sou praticamente o único leão que lá escreve regularmente por isso não seria mau ter uma ajudazinha de vez em quando!
1 Maio, 2014 at 12:46
Amigo Cherba, a tua luta é a nossa luta!
Todos os dias precisamos de espaços como a Tasca para nos mantermos informados sobre o estado do clube e tomar conhecimento de assuntos que muitas vezes nos passariam ao lado, seja porque não há interesse da CS em divulgá-los, seja porque o sistema vermelho e azul continua a vigorar ou mesmo porque há ainda muita gente que apoiou a merda de dirigentes do passado recente e a quem não lhes interessa que muita coisa seja divulgada.
O Fight & Resist que aqui implantaste é a minha conduta diária nas confrontações e defesa do clube, sobretudo com os lampiões (os tripeiros parece que já não existem).
É este Fight & Resist que nos faz ser respeitados por adversários e inimigos.
O nosso 25 de Abril aconteceu em 23 de Março de 2013 e, ao contrário do 25/04/74 que tende a cair no saudosismo e no esquecimento por vontade de alguns que não o apreciam, todos os dias temos de relembrar o nosso 23/03/2013, seja aqui na Tasca, seja em muitos outros lados.
Por isso nunca é demais dizer que O SPORTING É NOSSO OUTRA VEZ!
Off-Topic:
Os croquetes e lambuças continuam por aí como poderão verificar em alguns sites de gente ainda com saudades do Godinho e C.ª (não é necessário dizer o nome pois estaria a dar publicidade a merda).
Só como exemplo convido-vos a ler a pérola que deixaram nos comentários do Sangue Leonino:
http://osangueleonino.blogspot.pt/2014/04/duas-frases-que-nos-fazem-sorrir.html?showComment=1398943766634#c8930117425914307773
SL
José
1 Maio, 2014 at 12:47
… isto não é brincadeira nenhuma!!
Isto é o que todo e qualquer Sportinguista deve consciencializar!!
Um por todos, todos pela SPORTING!!!!!
1 Maio, 2014 at 12:51
Grande posta! Eu ia a escrever que faço o que posso mas será que faço! Sou sócio efectivo, gamebox e assino o jornal…vou a praticamente todos os jogos e embora não tenha gostado da forma de lançamento e do produto em si conto comprar a cena do pavilhão! Para além de que a minha afilhada ser sócia á tanto tempo como é cidadã e como é pessoa! Mas…
Na verdade isto é importante mas não faltará mais! Eu não consigo convencer mais “Sportinguistas” a fazerem o mesmo, irrito-me com facilidade a meio da discussão e acabo sempre por levar com um “fdx…é só futebol!” Gostava de conseguir mais gente a ir aos estádios, gostava de ir ver as modalidades, gostava de comprar camisolas todos os anos, gostava de ser mais activo na vida do Sporting, de dar maior contributo ao basta do que assinar uma petição…ia a dizer que faço o que posso…mas será que faço?! Hoje…não sei! Amanhã espero concluir que posso fazer mais e por isso…fazê-lo!
1 Maio, 2014 at 13:01
off-topic:
parece que acabámos de entregar o titulo de iniciados aos leitões do seixal.
estavamos a ganhar por 1-0 desde os 20′, mas acabamos por morrer na praia, sofrendo um golo nos descontos e aparentemente com ajuda do nosso GR, que permitiu o empate e a manutenção de 3 pontos de distancia para os palhaçitos, a duas jornadas do fim.
mesmo que, na última jornada, os bacorinhos do seixal percam com os bacorinhos do olival, ficávamos empatados na tabela, mas em desvantagem nos jogos com os seixalenses (porque empataram hoje em casa, mas ganharam-nos em alcochete).
puta que os pariu.
Saem 3 batatinhas “alla Juve” para a mesa do “ai jasus”, fachafavor!
1 Maio, 2014 at 13:01
Cherba, quando deste aqui inicio ao “Movimento Basta” eu aplaudi de “pé” a iniciativa. Pensei que com a força aqui dos tasqueiros e ideias trocadas que a coisa viesse a ser mesmo “revolucionária”.
O que eu disse na altura, e volto a dizê-lo, é que se querem consciencializar os portugueses para o que se passa no nosso futebol então esqueçam. Não se dêem ao trabalho. Se querem criar um movimento que fale para “fora” e não para “dentro” então aí se calhar ainda se consegue qualquer coisa.
Não me canso de dizer que sigo páginas estrangeiras sobre futebol no facebook e publicações do benfica e do porto eu vejo, publicações do Sporting nem por isso.
O Sporting tem que aproveitar este regresso à Champions para mostrar ao Mundo a vergonha que é o nosso futebol.
O Sporting juntamente com um grupo de adeptos (podem ser os do Movimento) têm de pensar em formas de humilhar e ridicularizar os títulos que os outros nos tiraram à pala da corrupção.
Por exemplo, não vou muito mais longe, o benfica ganhou este campeonato (da maneira como todos vimos) e para além de conseguirem passar a mensagem de um campeonato JUSTO e SEM ESPINHAS ainda dizem que conquistaram o 33º título nacional.
PORQUE É QUE O SPORTING NÃO DESMENTE ESTA MERDA?
33º título? É aldrabice! Pura aldrabice! É o 30º meus amigos. Já estou farto de dizer isto por aqui, mas foda-se, a ver se alguém da direcção me ouve e tenta fazer justiça logo pelas bases, o benfica conta com 3 campeonatos de uma liga que foi EXPERIMENTAL durante 4 anos, e durante esses 4 anos o campeonato que definia o verdadeiro campeão era o CAMPEONATO DE PORTUGAL que ocorria em simultâneo, e esta sim era uma prova OFICIAL!
O que se passou foi que anos mais tarde decidiram oficializar os títulos ganhos pelo benfica (3) e porto (1) durante esses 4 anos onde a Liga era uma brincadeira, um teste, um jogo a feijões!
Dá para alguém falar disto de uma maneira séria? Já aldrabaram no ano de fundação e querem ter mais 3 títulos só porque sim e ninguém se revolta?
1 Maio, 2014 at 13:14
Leão,
Estou contigo nessa do 30º título mas, como sempre, já é dado adquirido para a CS lampiã deste país
Agora quero é que o Sporting comece a ganhar títulos e eles que metam a sua bazófia falsa na peida.
1 Maio, 2014 at 14:38
Isso é verdade.
…mas já está feito assim há muitos anos, e agora não volta a trás. Eram o clube do regime, e continuam a ser…
Não há nada a fazer… A não ser “picar miolos”
1 Maio, 2014 at 13:19
O movimento “Basta” não passou porque a comunicação social, maioritarieamente “Lampi-ursa”… fez de tudo para abafar, primeiro atribuindo ao Bruno e depois desvalorizando e ironizando com esgares de gozo, para com isso retirar força ao nosso Presidente.
Nós Sportinguistas… como somos uns Conas moles… deixamos que isso aconteça.
Sim somos!…
Porque se não fossemos, não desistíamos e empenhávamos nos para que esse movimento não morresse na praia.
Muitos dos Sportinguistas… não vem à tasca e não sabem da missa a metade nem se conseguem imbuir do nosso espírito.
Continuam a ler jornais e por isso tem muitas duvidas até sobre o presidente ( imagino eu… se eu lesse aquelas merdas podia achar que era um puto mimado) ….
Têm que se pedir às Claques que participem mais à porta do estádio, deixando de passar aquela imagem de pequenos rufias e passarem a ser um braço do presidente a conquista de um novo espírito Ganhador! Dizendo BASTA!!!
Temos um último jogo em casa e essa mensagem vai ter que ficar muito bem explicada a todos os que lá forem.
Tem ecras, microfones e videos para passar….Por favor … digam todos e para todos … BASTA desta merda!!!
1 Maio, 2014 at 13:21
Concordo em absoluto, e gabo-te mais uma vez a capacidade de exprimires o estado das coisas e de batalhar pelos nossos direitos!
Os Sportinguistas assim como a maioria dos portugueses têm vontade de mudar mas sem ter de fazer alguma coisa, penso que é preciso aprofundar um pouco mais a mensagem, criar laços de maior união antes de formar movimentos.
Nao vamos ficar por aqui, o caminho é longo e seremos cada vez mais a caminhar juntos, porque o nosso destino é o de vencer!!
1 Maio, 2014 at 13:41
À parte da luta diária de viver num país de lampiões, eu acho que o caminho natural para os que estão fora de Lisboa é agarrarem-se ao património do Clube que são os núcleos. Sozinhos temos quase tantos quanto benfica e porto juntos. Não podemos deixar cair essa nossa marca registada!
1 Maio, 2014 at 14:22
Concordo totalmente! São bastiões locais de Sportinguismo e tive prazer de ver o núcleo de Tavira reativado enquanto ainda lá morava, antes de me mudar para Lisboa.
Mas o que se pede ao Sporting, deve-se pedir aos membros do núcleo, e volto a bater no tema dos estatutos. Se são sócios do núcleo, deviam ser sócios do clube, mesmo que para isso se pague uma quota mais simbólica. E cada núcleo devia ter o jornal do Sporting á venda ou mesmo ter o jornal ali para a malta ler, já para não falar de merchandising, mais que não seja umas camisolas e uns cachecóis.
Não há maior prazer que viajar pelo nosso pequeno grande país e em cada terra ter um núcleo de leões que erguem orgulhosamente a bandeira leonina.
1 Maio, 2014 at 14:23
Muito gostava eu que abrissem um nucleo em Alhandra!
1 Maio, 2014 at 14:40
Avança tu com isso 🙂
1 Maio, 2014 at 15:20
Idem na Venda do Pinheiro …
1 Maio, 2014 at 16:55
Eu estaria totalmente disponível para um projecto dessa natureza. O problema é que eu sou da Amadora. Do que vi mais perto daqui, só Queluz e Caneças. Mas não me parece que ande por aqui desse pessoal…
1 Maio, 2014 at 17:27
O de Vila Franca de Xira foi fundado pelo meu avô, a pessoa que me fez sócio com 2 dias de vida e tenho pena que o tenham tratado da maneira que o trataram naquele núcleo. Ainda assim, a revitalização precisa
1 Maio, 2014 at 14:03
Off topic: eo nossoLeao Gastão Elias acaba de ganhar o primeiro set 6.4 ao 39 atp e os filhos da puta incompetentes demerda servico publico o caralho da rtp nem sequer falam disso, preferem transmitir um jogo entre estranjas.fooooda.se!,,
Finlamente um Elias que nos dá alegrias.vamos Gastao!
1 Maio, 2014 at 14:07
Onde é que estás a acompanhar ?
1 Maio, 2014 at 14:38
6-3 para o espanhol no segundo set.vamos ganhar o 3 set, Gastão, força Leão!!
1 Maio, 2014 at 14:22
No site atpworldtour.com, está 4-1 para o espanhol no segundo set, vamos ter 3 set, cheira.me…
1 Maio, 2014 at 14:38
Obgd. Tinhas razão, é dar tudo, agora no terceiro set…
Zimbora, Gastão !!!
1 Maio, 2014 at 14:41
Entretando, o Raonic está a desfazer o uruguaio Cuevas com o serviço. 2ºs serviços a 200 e tal km por hora ! Fdx !
1 Maio, 2014 at 14:30
In topic: és o maior cherba, houvesse mais leos como tu e seriamos 3 x maiores.quanto ao meu puto, é um orgulho ve.lo desfilar pelas ruas de alhandra, vila franca e lisboa, por onde quer que ele va, de verde e branca vestida. E vou leva.lo ao sporting estoril para a sua estreia.que melhor base educacional que essa?
1 Maio, 2014 at 14:42
Uma das melhores postas da Tasca! Acordem Sportinguistas…
1 Maio, 2014 at 14:55
Acertivo como sempre, apaixonado e mobilizador pelo nosso Sporting, Cherba és uma inspiração para todos nós. Muitos que me conhecem chamam-me fanático pelo Sporting, ao vir aqui todos os dias percebo que sou apenas mais um dos que vivem e sentem o Sporting.