O espaço que medeia o 25 de Abril e o 1 de Maio desperta, em mim, sentimentos antagónicos. Entre a importância das datas e o aproveitamento que é feito do simbolismo das mesmas, fico com a triste sensação que, cada vez mais, estes são momentos ideais para coleccionar likes no facebook.
Mas não é de comportamentos generalistas e generalizados que venho falar-vos. É de nós, Sportinguistas, e do muito que ainda precisamos de mudar. Já sei, muito de vós, por esta altura, estarão a exclamar: «mudar?!? mas ainda há um ano conseguimos uma enorme mudança, aquando das eleições!». É verdade. Felizmente, a maioria dos Leões que votaram perceberam que, dando continuidade ao rumo que estava a ser seguido, o Sporting que gravou o seu nome da história caminhava para isso mesmo, para ser um conjunto de boas memórias. No entanto, e um pouco à semelhança do que aconteceu no 25 de Abril, bastou meia dúzia de dias para começar a instalar-se a ideia de que estava feito o que havia para fazer e que, agora, era deixar a nova direcção trabalhar que tudo haveria de resolver-se. No fundo, em milhares de Sportinguistas, instalou-se a ideia de «já fiz o que tinha a fazer pelo meu clube» ou, numa versão mais romântica, «salvei o Sporting!».
A questão é, camaradas, que o Sporting está longe de estar salvo. E nós estamos longe de ter feito tudo o que podemos fazer pelo nosso clube. Ao contrário do que possa pensar-se, a revolução leonina não se fez na noite de eleições. Esse foi, apenas, o primeiro passo para a verdadeira revolução, longa, dolorosa, feita de muitos sonhos que vamos ter conseguir manter independentemente das dificuldades. E esta revolução que poderá trazer-nos um Sporting dominante em todo o seu ecletismo, começa dentro de cada um de nós.
Dou-vos um pequeno exemplo. Aquando da tarde em que terceiros elementos decidiram o campeonato, actuando, quase em simultâneo, no Bonfim e em Belém, a paciência dos adeptos verde e brancos para com a merda onde chafurda o futebol nacional, parecia ter chegado a um limite. Agendaram-se acções, iniciou-se um movimento destinado a dizer «Basta!». Mas, logo na tarde em que esse grito podia ser ouvido, houve quem preferisse fazer tudo e mais alguma coisa e chegar em cima da hora do jogo, como se nada se passasse. Ganhámos e, de um momento para o outro, o sentimento de revolta desvaneceu-se. Continuámos a ganhar e foi como se nada se tivesse passado, chegando-se ao ponto de dar os parabéns aos vencedores como se esta tivesse sido uma prova ganha de forma imaculada. O que é que isto quer dizer? Que, afinal, o importante é ganhar, seja de que forma for? Que, tanto se vos dá se o Sporting ganha títulos dentro de campo ou fora dele?
Pelo meio, os quase 30 mil likes no facebook (lá está, é com as frases bonitas em dias simbólicos) transformaram-se em menos de 1400 assinaturas numa petição online. E as recolhas de assinaturas, feitas em Alvalade, foram recebidas com sorrisos irónicos, com «isto não vale de nada» ou «eu não assino que isto são coisas do Bruno de Carvalho».
Engano. Isto não são coisas do Bruno de Carvalho. Isto são coisas que afectam o Sporting! E esse maldito «isso não vale de nada», é o que tem conduzido o país ao estado que está e que conduziu o Sporting ao estado em que esteve! Mete uma coisa na cabeça: dizeres «o Sporting somos nós!» e ficares à espera que tudo se resolva, vale zero! E dizeres que és do Sporting, por tão grande que seja, pode ser ainda maior! Basta pensares num dos lemas desta Tasca: eu sou (d)O Sporting!
Se não podes pagar uma quota de 12 euros, paga uma de seis. Se não podes pagar uma de seis, assina o jornal. Se não pode assinar o jornal, vai à loja e compra um cachecol! Se não podes comprar uma gamebox do futebol, compra uma do hóquei! Se não podes ir ver um jogo a Alvalade, vai ver a nossa equipa de andebol quando passar perto da tua terra! Se não tiveres cinco euros para ver um jogo de futsal, deixa de comprar a merda dos jornais que, diariamente, atacam o teu clube e vais ver que esse dinheiro aparece! Se te mete nojo o que escrevem sobre o Sporting, deixa de clicar 20 ou 30 vezes ao dia nos sites de quem o faz! Se estás longe de Alvalade, compra uma camisola e espalha o orgulho de vesti-la! Se tens um filho, mostra-lhe quantos miúdos jogam no Sporting e como o Sporting aposta neles! Se tens uma filha, mostra-lhe quantas miúdas são atletas do Sporting! Diz-lhes que o Cristiano Ronaldo não é o Madrid, é do Sporting! Pensa, porra! E passa aos teus filhos, aos teus amigos, aos teus irmãos, a todos os que forem verde e brancos, esta ideia de que a tão desejada revolução tem que começar em cada Leão!
p.s. – um dos maiores prazeres de ter esta Tasca aberta, é sentir que estou entre Leoas e Leões que encarnam este espírito e que estão dispostos a lutar. Um milhão de visitas em menos de seis meses, é prova disso mesmo. E de que vão ter que continuar a levar com o nosso rugido! Obrigado a todos!
1 Maio, 2014 at 15:14
Gastao esta a um jogo de ganhar ao 32atp do mundo! 5-2 no terceiro set!
1 Maio, 2014 at 15:25
Ganhou o Gastao Elias, ah leao!,,,, um sportinguista nos quartos de final do portugal open.excelente!
1 Maio, 2014 at 15:30
Grande Gastão Elias !! Um verdadeiro Leão !
E com possibilidades fortes de ir, pelo menos à meia-final, os dois possíveis adversários, nos quartos, são mais acessíveis do que era o Garcia-Lopez. Eu acredito, e sobretudo, com o público a empurrar…
1 Maio, 2014 at 15:52
Cherba,
Siga a tua maneira de ser e agir, continuo a fazer (e a nível financeiro é um esforço hercúleo neste momento) o que posso…
Quotas em dia, minhas e do mini,
Pelo menos um artigo desportivo por ano para mim e junior (camisola e cachecol),
Este ano não comprei box devido a problemas financeiros, mas só falhei um jogo em casa e ainda fui a 3 fora,
Compro o jornal Sporting pelo menos uma vez por mês,
Vou às reuniões de sócios, sempre votei e depois dos meus anos, visito sempre o nosso museu e levo sempre alguém que nunca lá tenha estado cmg,
E ao contrário de alguns amigos que chegam a assobiar jogadores do Sporting, o Sporting para mim não é só o futebol, somos um clube multidisciplinar campeões Olímpicos, do Mundo, da Europa em desportos vários.
Esse para mim é o Sporting, tento acompanhar os juniores, b’s, andebol, futsal, judo (que pratiquei), natação, polo, sempre que posso, só tenho pena de não ter condições para fazer mais pelo clube, nem termos um pavilhão ao pé de casa (e já tenho quem venha para sócio com o desconto das quotas que vou ganhar com a “t-shirt pavilhão”).
Custa-me muito ver, como bem o dizes, pessoas que acham que é normal felicitar quem ganha títulos na corrupção, na falsidade.
Custa-me o terem-se colado a um movimento honesto e exponente, para tentarem desculpar um arruaceiro que não consegue estar um jogo sem agredir violentamente um colega de profissão.
A cima de tudo custa-me a apatia em que caiu o clube, à semelhança do país, onde somos descaradamente prejudicados quer seja nas arbitragens ou no compadrio da cs em elevar clubes pelos motivos errados, quer seja a ter de pagar os erros cometidos por políticos e banqueiros, e achar “normal” os comportamentos e atitudes de toda essa corja de energúmenos.
Confio no trabalho de quem lá está (direcção), não deixando no entanto de ter opinião critica quando a minha educação, formação e princípios assim o exigirem.
Aceito e assumo que todos podemos errar, eu próprio erro constantemente pois entendo que estamos sempre a aprender e a maturidade leva-nos a entender algumas coisas de forma diferente quando ficamos mais “experientes”.
Foi reiniciado o modo de ser Sporting, mas nada está terminado, ainda falta fazer TUDO
De nós, sócios e adeptos, depende o futuro e sucesso do Sporting
Desculpem a prosa longa, mas só mais duas ideias
PAGUEM AS QUOTAS
TRAGAM UM AMIGO PARA SÓCIO
SL
1 Maio, 2014 at 16:21
Valeu a pena ler 🙂
1 Maio, 2014 at 18:38
tks 😉
1 Maio, 2014 at 16:08
*onde lêem exponente, leiam expontaneo
1 Maio, 2014 at 16:12
Bela posta, concordo que o Sportinguismo terá de ser alimentado pelos seus adeptos e que o esforço pedido é hoje perfeitamente razoável apesar dos disparates de quem nos governa, 6 euros mês para ser sócio é objectivamente pouco para uma grande maioria dos sportinguistas.
Mas para os captarmos precisamos de títulos no elemento mais representativo do nosso Universo, o futebol.
Esta direção tem feito um esforço tremendo na resolução dos disparates dos últimos 20? anos.
Esta direção está de parabéns pela época extremamente positiva do universo Sporting, tem sido um ano muito acima das expectativas em quase todas as modalidades, afinal o ano zero não era só para a equipa de futebol, também todo o resto do nosso universo teve cortes brutais nos orçamentos e não só se aguentaram como conseguiram verdadeiros milagres que (na minha modestissima opinião) são sinónimos de Esforço, Dedicação, Devoção e Glória.
A única grande falha que continuo a notar é na comunicação e no marketing, mas acredito que com as mudanças no jornal, com o aparecimento do canal Sporting e com a Macron tudo poderá mudar.
E essa mudança que terá de ser expressa através de:
-novos cânticos
-ainda mais vídeos promocionais (parabéns à Garage que é a produtora dos nosso vídeos)
-substituição da merda do arco íris nas bancadas pelo verde e branco que são as nossa cores (já nem falo da merda dos azulejos e da porra da cor da Alvaláxia)
-mais peças de vestuário e muito mais barato (porque raio é que não temos t-shirts Sporting a menos de 7 euros? Com a mudança dos portugueses que estão cada vez a correr e a andar na rua t-shirts giras e baratas Sporting teriam de certeza bastante aceitação).
-vantagens de ser associado ainda mais escarrapachadas
Muitos outros aspectos haverá a melhorar e muitas melhoras ideias dos estas vocês terão, estes são os que mais rapidamente me ocorrem, espero é que sejam o boost para um ressurgimento do Sporting ao nível que todos nesta tasca esperamos, um clube tão grande como os maiores da Europa.
1 Maio, 2014 at 16:22
Aqui há uns anos, houve um sócio fervoroso do Sporting que rasgou o seu cartão de sócio e pediu á Sra. que o atendia para o entregar ao presidente.
Sócio esse que desde cedo fugia da escola bem cedinho para ir ver os jogos das várias equipas do Sporting. O que o levou ter este comportamento foi o inicio da queda do clube e ascensão dos polvos. A saída de Futre.
Há uns meses atrás assinou novamente pelo jornal do Sporting. E quando o BdC meteu o dedo na ferida disse-me: Porra, realmente a malta fala muito, mas a verdade é que o dinheiro que exigimos do clube vem de onde? Vou-me fazer sócio.
Este será o maior reforço para 2014/2015, voltar a ter o meu pai como sócio, que deixou de o ser ainda antes de eu nascer.
Por isso Bruno ( ou será Presidente?), acredita que chegaste ao coração de muitos Sportinguistas que não acreditavam. Os erros que vais cometendo, a malta não se coíbe de os apontar. Ouve-os, estuda-os e continua, que a malta quer continuar a acreditar que esta é a era do leão.
Obrigado pela posta Cherba!
1 Maio, 2014 at 16:23
Pessoal, alguém sabe horas do andebol sábado? Contra a fruta…
Os bs contra as galinhas…
E o futsal? Qd voltam os playoffs?
Não estou a conseguir aceder à agenda do site.
1 Maio, 2014 at 16:44
o Andebol é no Sabado às 18h30 e dá em directo no Porto Canal (à mesma hora do Nacional-Sporting).
o futsal regressa no fim de semana a seguir a este (dia 10 jogamos fora com o Boavista e dia 17 em casa)
1 Maio, 2014 at 16:46
e os b’s contra os leitõezinhos é no domngo às 16h
1 Maio, 2014 at 16:47
Fala-se tanta vez que somos diferentes, que alguns até se convence disso e actuam como tal…
Eu acho que não…não somos…!
Os sportinguistas “não são diferentes” e eu vou tentar explicar porque acho isso…:
Um verdadeiro sportinguistas deve ser uma pessoa honesta…isso não e ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista, respeita os seus semelhantes…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista é amigo do seu amigo…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista, respeita o Clube que ama…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista não quer ganhar “a qualquer custo”…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista apoia a sua equipa até cair para o lado…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguistas é sócio de Clube (a não ser que isso seja uma impossibilidade para ele…), isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista nunca desiste de vencer…isso não é ser diferente…é SER NORMAL…!
Um verdadeiro sportinguista nunca poderia ser de outra clube qualquer…isso era ser diferente…era SER ANORMAL…!!!
Sporting Sempre…!!
SL
1 Maio, 2014 at 17:24
🙂
1 Maio, 2014 at 19:04
Carissimo Max,
Isso é de facto tudo verdade… 😛
O problema é que vivemos num país onde a anormalidade compensa e quer passar a ser normal. Ou seja, na natureza os sistemas tendem para o equilibrio… Ora neste país, onde gente corrupta se passeia livremente e vangloria à boca cheia, juízes “estrábicos” mas só para um dos lados, primeiros ministros que fazem o que 15 dias antes (nem vou mais longe) disseram que não iam fazer, presidentes da república que ganham mais de 10 000 € em reformas e dizem que quase não lhe dá para as despesas, mas a sorte foi terem sido poupadinhos (ele e a mulher), e por aí fora, como é que podemos esperar que ser do SCP não seja ser diferente… Diferente sim da ANORMALIDADE que tem sido vigente, com gente corrupta, “esbulhos” espalhados por todo o lado, enviesando o que podia ser uma sociedade correcta e justa.
Aqui tenho que agradecer ao meu saudoso pai e à minha mãe pela educação, principios e valores que me transmitiram… Obrigado por me terem tornado do Sportinguista!
SL
1 Maio, 2014 at 19:08
Meu amigo não se esqueça, que eu sou do tempo emque por exemplo uma pessoa ser honesta era uma coisa banal…perfeitamente normal…
As excepções eram um ou outro vigarista que aparecia…mas ainda não era generalizado…!!
Eu gosto muito de ser NORMAL…!
Abraço e SL
1 Maio, 2014 at 17:23
Em juniores está 5-2 a favor do Sporting contra o clube da fruta.
1 Maio, 2014 at 17:54
Concordo com o post mas vou fazer o exercício contrário, que não é mais do que relevar o efeito positivo de algumas situações referidas. Só porque ainda ninguém o fez e parece-me importante.
Começo pelo aumento do nr de sócios desde que o BdC foi eleito. Não tenho o nr nem a percentagem exacta mas hoje sei que há mais sócios. Não chega? Não! Precisamos de muitos mais? Óbvio! Mas a verdade é que com a eleição deste presidente, a esperança voltou e muita gente aproximou-se do clube e muita gente fez-se sócio. Basta ver aqui na tasca, onde muitos adeptos confirmaram, orgulhosos, que deram esse passo. Não podemos minorizar esse efeito.
O Movimento Basta pode não ter atingido os objectivos preconizados. Mas não podemos ver a coisa apenas pelo lado estatístico. Por causa deste Movimento, os bois começaram a sentir a força do Sporting e suspenderam (temporariamente) os roubos que vinham a ser feitos. Também o MB contribuiu para alcançar o 2 lugar. Imaginem se nada tivesse sido feito. Será que teríamos garantido a Champions via dircta a 3 jornadas do fim? Nem por sombras. Chamem-lhe pressão, chamem-lhe condicionamento ou, se quiserem, até podem ir ao ridículo da coacção. A verdade é que a vergonha, perdida à muito, voltou a pairar na mente dos bois de preto. E isso é uma grande vitória para o Sporting.
Por último, tenho de falar na Tasca do Cherba. O nr de visitantes, aliado à qualidade dos comentários, fez nascer um verdadeiro bastião de sportinguismo. Ajudámos uma família em dificuldades, abrimos o espaço às modalidades (que, infelizmente, não são faladas em mais lado nenhum excepto aqui), criámos o Fight&Resist que tem de ser a postura de todos os sportinguistas contra a vergonha que assistimos todos os dias por parte de todos os sectores ligados ao futebol. Temos posts sobre diversos temas, falamos das coisas como elas são, sem alinhamentos nem rabos de palha. O cherba criou um blog que já fez mais pelo Sporting e pelos sportinguistas do que algumas direcções. Tudo por amor, sem condicionalismos e inclusive abdicando de tempo precioso em prol do clube. Isto não pode ser esquecido nem desvalorizado.
Ainda estamos no começo mas já muito está a ser feito. Convém não esquecermos. Não para nos acomodarmos mas apenas para termos noção que estamos a conseguir mudar as coisas e que o esforço não está a ser em vão.
1 Maio, 2014 at 18:25
Espero que movimento BASTA não tenha acabado; pode estar em reflecção mas a sua génese, lançamento e actuação foram até aqui de uma grande valia para o nosso SPORTING!!
Sem a sua actuação os “boisdepreto” continuavam na mesma, sem qualquer respeito pelo SPORTING, defraudando a verdade desportiva, roubando a seu belo prazer, ajudando outros de menor capacidade, catapultando-os para lugares que não mereciam!
E fez-se justiça! É o que nós exigimos!!
SPORTING!!!!!!!!! SEMPRE!!!!!!!!!
1 Maio, 2014 at 18:30
“O cherba criou um blog que já fez mais pelo Sporting e pelos sportinguistas do que algumas direcções. Tudo por amor, sem condicionalismos e inclusive abdicando de tempo precioso em prol do clube. Isto não pode ser esquecido nem desvalorizado.”
disseste tudo Sá
1 Maio, 2014 at 18:39
Acho que o aumento de socios foi de cerca de 6000 este ano Sa. Nao e muito, mas sao 6% de aumento!!! E em ano de crise e austeridade… Quanto foi o aumento em valor de quotas, e que eu nao sei!
Acho que o movimento Basta nao teve tanto a ver com a diminuicao dos roubos. Apenas o trabalho ja estava feito. Os lampioes ja tinham a coisa no papo. Para a proxima epoca e que vamos ver…
A tasca vai de vento em popa, mas convenhamos que ultimamente o ruido da tasca tem aumentado. Espero que, como o a Solta escreve, consigamos manter a tasca limpa e nao chafurdemos tanto.
Vamos bater o milhao de visualizacoes hoje, quando estivermos a comentar a vitoria da Juve 🙂
SL
1 Maio, 2014 at 19:02
não vai ser preciso esperar tanto para chegar ao milhão de visualizações… já passou! 🙂
1 Maio, 2014 at 18:14
Já se falou (escreveu) neste Blog sobre as nossas equipas da Formação.
Realmente gostava de saber o que se passa com as mesmas.
Como estou muito longe só acompanho os jogos pelos resultados que me chegam via site do Sporting ou blogs.
Mas deixa-me preocupado (?) com os últimos resultados verificados.
Sei que não podemos ganhar todos os jogos, sei que a nossa Formação (a melhor) tem a preocupação de formar Homens e jogadores para os A’s, mas faz-me pena ver os últimos resultados.
Será que estaremos a ser ultrapassados pelos lãpiursos??
Ao contrário de nós verifica-se que na equipa lampiã não há jogadores feitos na sua escola, mas neste andar será que vamos ter, daqui a 3 a5 anos, jogadores para integrar a nossa equipa principal??
Estou preocupado, espero que apenas eu esteja assim, e que esta situação seja apenas passageira.
1 Maio, 2014 at 18:44
Ha muito a fazer, a revitalizacao do Sporting ainda vai no inicio.
Entre canal Sporting, merchandising, consolidacao de politica assenta na formacao, pavilhao, sustentabilidade financeira, diminuicao da divida, maior eccletismo, titulos no futebol, limpeza do desporto Portugues, fazer valer o respeito pela Instituicao Sporting Clube de Pirtugal. A direccao esta a trabalhar como nunca vi nestes campos todos, mas em ultimo o Sporting somos Nos, e temos que fazer por ter o Sporting que queremos ter.
Da minha parte, falta-me ser socio. Este Verao, quando for a casa, dou o no nessa ponta!!!
SL
1 Maio, 2014 at 19:07
Epa, já passamos o 1 000 000 de visitas aqui n’A Tasca…
Cherba, venham de lá as ‘flutes’ (não tem nada a ver com instrumentos de sopro) com o champagne para brindarmos à ocasião!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Parabéns A TASCA DO CHERBA!!!
Bora Sporting Clube de Portugal!
SL
1 Maio, 2014 at 19:31
ganhamos 5-3 aos porkalhõezinhos em juniores.
boifica e braguilha venceram também.
domingo temos de vencer no seixal e esperar que na semana seguinte o dupont do norte vença o dupond do sul.
a brincar, a brincar, ainda vai o braguilha chegar.se à frente…
1 Maio, 2014 at 23:10
Honrei o compromisso de participar nesse Movimento Basta e o que ouvi meteu nojo. As pessoas, muito ao gosto do português, quer tudo sem fazer rigorosamente nada. E Bruno de Carvalho fazer o que faz com +10k sócios e apenas +1% de sócios pagantes deveria ser de louvar para muitos que simplesmente não querem gastar dinheiro com o Sporting. Mas a merda do cigarro, do jogo e das putas tem de lá estar, a qualquer preço.
Sócio, com gamebox, assinantes do jornal e ainda vou ajudar no pavilhão. Só não faço mais porque muitas vezes não posso. Mas onde houver Sporting…eu estou lá.
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!