Fico contente ao ver que foram (estão a ser?) repensados alguns pormenores que envolvem a Missão Pavilhão. E estou curioso para saber se, daqui a pouco, quando comprar o jornal Sporting, vou ter mais informação (onde vai ser construído, quando se perspectiva que esteja pronto, qual é o projecto, etc) sobre este que é um sonho de todos nós e para o qual vou, obviamente, contribuir.
Agora, no meio da alegria que é sentir que estamos a dar um passo incontornável rumo a uma das vertentes mais importantes da nossa história, o ecletismo, não posso deixar de manifestar o meu profundo desagrado face a uma medida que, a meu ver, promove algo que me incomoda: as desigualdades sociais.
Acho muito bem que quem paga 50 euros tenha direito a uma camisola e a dinheiro para quotas. Mas não concordo, minimamente, com a ideia de que existe um preço para ter o nome inscrito num mural. Os 50 euros que muitos vão dar (conheço quem diga que vai dar 250), são bem mais simples de desembolsar que os 10 euros com que vários vão contribuir. Mais, há muito boa gente que vai depositar 50 euros, só para ter o nome no mural. Depois, não veste a camisola que ganha, esquece-se do prazo para entregar o dinheiro em quotas e talvez vá à inauguração do pavilhão, só para poder fotografar o seu nome no mural e colocar no facebook. Por outro lado, há quem vá dar 10 euros e compre, anualmente, a gamebox, vá a todos os jogos em casa com a sua verde e branca vestida, vá ver jogos das modalidades e passe a ser presença assídua no novo pavilhão.
Eu entendo que subjacente à Missão Pavilhão esteja uma fortíssima vontade (e necessidade) de aumentar o número de sócios, mas creio, sinceramente, que havia melhores formas de premiar as bolsas leoninas mais desafogadas (um convite duplo para o jogo de inauguração do pavilhão, por exemplo). Olho para isto e, basicamente, imagino uma Tasca Solidária (na primeira tivemos pessoal a contribuir com valores entre o 1 euro e os 90 euros) em que eu vos dizia que só quem dá acima de 30 euros é que tem o nome no póster final. Isso faz sentido? Para mim, não. Até porque, no dia-a-dia, estou cansado de ver exemplos que promovem uma pirâmide social assente em desigualdades de poder de compra. Estar a sentir que isso se transpõe para uma acção que tinha tudo para ser agregadora, deixa-me incomodado.
8 Maio, 2014 at 11:14
Ter o meu nome num mural não é o que me move em relação a esta questão.
Em relação aos contributos acho que quem quer contribuir deve fazê-lo sem olhar ao retorno, pessoal o retorno é termos um Pavilhão. Os que podem darão mais, eu farei os meus 50! Não sou contra nada do que a direção propõe nesta ação, sei que é difícil agradar a todos, mas a mim parece-me uma estratégia de marketing bem montada, o retorno dos 24 euros para novos sócios dá-nos um argumento para captarmos associados, a camisola não me parece nada escoamento de stock e na minha opinião ter uma listada com o símbolo antigo é mais um passo no caminho certo! No fundo o que acho menos fundamental é o mural com os nomes, seguindo pela teoria da discriminação isso seria sempre discriminatório, pois haverá de certeza sportinguistas de alma e coração que neste momento pouco ou nada terão para governar a vida e que não podem mesmo contribuir, portanto não me parece serem os 10 ou os 50 que discriminam mas sim as letras gravadas na pedra.
Abraços
8 Maio, 2014 at 11:28
Em relação à Sporting TV fiquei um pouco apreensivo de ter ganho o concurso a World Channels. Do que ouvi há uns 2anos atrás andaram a preparar outro canal (House TV) e aquilo acho que deu barracada e ouve malta a fugir com dinheiro e tecnicos que já montavam as coisas a não serem pagos. Falo disto porque trabalho no meio audiovisual e foram os rumores que se ouviram desse canal não ter ido em frente.
8 Maio, 2014 at 12:50
Pois esperemos que sim. Mas o mesmo se passou com a Boifica Tv. Tambem era uma empresa áparte e houve confusões, até que foi pra lá o moniz e safou aquilo. Seria mais sensato arranjar um carolas desses da televisão pra tratar disso, porque se corre mal lá temos que ouvir os lãpiursos urrar!
8 Maio, 2014 at 11:45
Era fácil, resolver este diferendo ou ter evitado que surgisse.
Não há mural individual! Há um mural colectivo colectivo com uma única frase em tamanho XXL a dizer:
Construído com todo o esforço, dedicação, devoção de todos os Sportinguistas para chegar à Glória!
O nome individual num mural é ridículo! Para ficar perpetuado para a historia???? Please…tão tipico do nosso país, placas e plaquinhas e merdinhas…
S.L.
8 Maio, 2014 at 11:51
Isto…
8 Maio, 2014 at 14:26
Nem mais.
8 Maio, 2014 at 12:05
Não concordo que esta campanha promova desigualdade. É assim como que um “crowd-funding”: quem dá um bocadinho recebe uma pequena lembrança, quem dá um pouco mais recebe uma prenda mais especial. No final, todos contribuíram para o objectivo colectivo, que é aquilo que verdadeiramente interessa, e que neste caso significa ver o pavilhão, finalmente, construído .
Como já tenho dito, acho que se dá demasiada importância à questão do mural — eu vou dar os 50 EUR mas dispenso bem o nome no mural. Mas se há muita gente, se calhar até uma maioria, que acha que ver o seu nome num mural é de facto importante, no espírito do “crowd-funding”, deveria ser essa a recompensa de quem ajudar mais a que o objectivo colectivo seja atingido.
Seria promover a desigualdade se inscrever o nome no mural do pavilhão fosse considerado um bem fundamental, um direito inalienável de todos os Sportinguistas. O que é um disparate.
8 Maio, 2014 at 12:14
lol
Leão de Plástico em grande.
https://www.facebook.com/leaodeplastico/photos/a.560556490665957.1073741825.464135000308107/652130051508600/?type=1&theater
8 Maio, 2014 at 12:14
Bravo Cherba, concordo absolutamente!!
8 Maio, 2014 at 12:34
Quando foi lançada aqui a “Tasca Solidária”, o que me levou a contribuir não foi o facto de o meu nome ser mencionado. Foi apenas a intenção de contribuir solidariamente e voluntariamente para uma situação que merecia esse donativo. Se visse as crianças com alguma peça de roupa ou com um brinquedo dos que foram oferecidos, sentir-me-ia orgulhoso por ter contribuído. E aí deve estar a nossa “realização”.
Não me interessa se me mencionam em placas ou tabuletas (pra mim, mesmo aquela inevitável, nem questão faço), ou se a camisola é nova, velha… Basta-me ir deste Domingo a 5 anos, comemorar mais um título de Campeão a Alvalade com a minha filhota que na altura terá 10 aninhos, e dizer-lhe “Sabes, NÓS AJUDÁMOS o Sporting a fazer aquele pavilhão…”
O resto é pinners.
8 Maio, 2014 at 12:37
Infelizmente não concordo nada contigo Cherba, o que é raro.
Em todas as operações de crowdfunding existem patamares diferentes, tem mesmo de ser assim. Não penses em quem não pode, e pensa antes em quem pode dar mais de 50 euros. Por mim devia existir patamares ainda superiores com outro nível de contrapartidas para quem quiser pagar 200 ou 500 euros. Aliás acho que o nome no mural devia ser apenas para os que podem dar mais de 500 (por exemplo)
Não há aqui sportinguistas de primeira nem de segunda, há sportinguistas que podem dar mais e outros que nem tanto.
Não estamos na URSS
8 Maio, 2014 at 12:52
também não estamos no Qatar… pensar no crowfunding como um isco pra outra coisa qualquer é afastar as pessoas. Isto tem de ser uma coisa autêntica, de afición, de camisola. Quem vê negócio em tudo está a ver mal. Mesmo por este caminho, o pavilhão vai levar tempo.
8 Maio, 2014 at 14:22
Nem tanto ao mar nem tanto À terra…
8 Maio, 2014 at 14:33
Por mim, melhor mural do que as “quatro paredes” do pavilhão levantadas… Eu quero lá saber de murais. Isso é para os defuntos… e o Sporting está vivo!
Eu quero é ver o João Rocha de pé… o pavilhão, claro!
8 Maio, 2014 at 12:51
Boa tarde
Venho à tasca diáriamente, mas raramente comento até porque normalmente existe sempre um ou outro comentário que vão no sentido daquilo que penso em relação ao post, contudo hoje não posso deixar de dizer que concordo completamente com este e até penso que isso venha a ser um pormenor que eventualmente afastará alguns possiveis donativos. Com jeito talvez seja um assunto a rever uma vez que a campanha ainda não foi oficialmente lançada.
SL
8 Maio, 2014 at 13:02
Pois eu não contribuo, não quero ter o meu nome no mural, se não houvesse mural contribuia, enquanto outros Sportinguistas que não podem contribuir ficam de fora, assim sendo solidarizo-me com todos os outros que não contribuem, passando assim a ser Sportinguista de 2ª.
O Pavilhão é de todos nós Sportuinguista, desta maneira não contem comigo!
Aguardo pelo preço da renovação da box com campeões.
SL.
8 Maio, 2014 at 13:27
Pior de tudo, muito pior seria se não existisse nada a mudar, a acontecer, a mexer!
É claro que existem e existirão sempre dúvidas e criticas a acções concretas. Isto não como alguns querem fazer crer, uma tasca de yesmans … eu também tenho algumas, mas confesso que as acho menores tendo em conta a importância do que está a acontecer no clube actualmente.
Para já adoro a ideia da Missão Pavilhão. Gostei de assistir ao vivo ao lançamento no estádio e gosto de ver que a ideia vai amadurecendo …
Gostei de ver as notícias sobre o canal. Agora não gosto nada de não conseguir escrutinar a “World Channel”. As pesquisas que fiz remetem-me para algo praticamente inexistente não é que atrairmos underdogs da comunicação me faça comichão. Se crescerem connosco será bom sinal é só não poder formalizar uma opinião com base em coisas palpáveis.
p
8 Maio, 2014 at 13:33
Na minha opinião qualquer que seja o donativo a pessoa deve ter direito a ter o nome no pavilhão! A construção do mesmo deve ser uma demonstração de força e de convergência de ideias comuns a todos os sportinguistas! Não concordo com a distinção social assim como não gosto que haja distinção em tipo de adeptos! Os que contribuírem será (acho eu) porque querem o melhor para o clube! Apenas a minha opinião
8 Maio, 2014 at 14:26
Lá terei de partir o porquinho Viva o SPOOOOOOOOOOOOOTING CLUBE DE POOOOOORTUGAL!
8 Maio, 2014 at 14:27
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
8 Maio, 2014 at 14:38
Com estas condições acho que vou abster-me de contribuir logo de inicio, e em vez disso tentar engordar o porquinho e lá mais para a frente concretizar um donativo mais subtancial.
Isto porque não é as vantagens de retorno que me movem, e não vejo o nome no mural como factor discriminatório entre sportinguistas (senão a camisola tb seria)
8 Maio, 2014 at 14:46
Já agora uma ideia: é usar a SportingTV para fazer um daqueles programas live com o objectivo de recolha de donativos, como nos states. É juntar alguns artistas sportinguistas, lembro-me da Rita Green Shoes, uns apresentadores leoninos – Manzarra, Pedro Fernandes, Diana Chaves, referências leoninas – Acosta, André Cruz, Balakov, o Manel, bem esgalhado o Ronaldo e o Nani – e é pô-los a «pedir»/angariar dinheiro para o Projecto Missão Sporting. No canto superior direito da TV os valores acumulados. Pelo meio, um daqueles números telefones, que habilitam as pessoas a ganhar umas massas. Nada de novo. Não estou a inventar a roda. Just Fucking Do It!
8 Maio, 2014 at 17:03
E é pôr umas tipas semi-despidas de verde e branco no palco de sorriso largo!
8 Maio, 2014 at 16:00
Concordo contigo em tudo Cherba. Vou participar na missão com muito orgulho!
Gostava, no entanto, de poder colaborar com prestações… A liquidez não é muita… Vou dar os 50€, mas gostava de dar mais 25€ por mês, por exemplo, nos próximos 7 meses (até ao fim do ano).
8 Maio, 2014 at 16:07
Não se pode fazer como dizes?
8 Maio, 2014 at 16:07
Não sei…
8 Maio, 2014 at 16:08
Podem ajudar-me numa coisa que não percebi…a campanha começa dia 10 ou 11. no jogo com o Estoril mas ainda não tem data limite certo?! Não se sabe quando acaba!
Acho que a campanha parece estar a evoluir e a ganhar espessura! Já sabemos mais do que o que sabíamos…ainda podíamos saber mais mas pronto! Quanto à escalada dos “incentivos” a dar um donativo maior, parece-me natural…é óbvio que a uns custa mais a dar do que a outros mas não me parece mal recompensar os que dão mais…A mim custa-me mais pagar o meu lugar mais modesto do que a alguns dar pelo lugar de Leão mas ainda assim faz sentido que se paga mais tenha direito a mais…é um incentivo a um donativo adicional…não me faz confusão e acho que ninguém deve sentir isto como sendo de 1ª ou de 2ª! Somos todos igualmente sportinguistas mas uns contribuem mais para a vida do clube do que outros e por isso devem ser recompensados! Se calhar cagam dinheiro e o que dão ao Sporting para eles é como dar uma gorjeta mas ainda assim para o Sporting isso é MUITO importante!
8 Maio, 2014 at 16:13
Saber esperar é uma virtude, moço.
8 Maio, 2014 at 16:31
Ok…não está explicito…não sou só eu então! ;)! Não era por nada, era mais para saber quanto tempo tinha para decidir!