Fico contente ao ver que foram (estão a ser?) repensados alguns pormenores que envolvem a Missão Pavilhão. E estou curioso para saber se, daqui a pouco, quando comprar o jornal Sporting, vou ter mais informação (onde vai ser construído, quando se perspectiva que esteja pronto, qual é o projecto, etc) sobre este que é um sonho de todos nós e para o qual vou, obviamente, contribuir.
Agora, no meio da alegria que é sentir que estamos a dar um passo incontornável rumo a uma das vertentes mais importantes da nossa história, o ecletismo, não posso deixar de manifestar o meu profundo desagrado face a uma medida que, a meu ver, promove algo que me incomoda: as desigualdades sociais.
Acho muito bem que quem paga 50 euros tenha direito a uma camisola e a dinheiro para quotas. Mas não concordo, minimamente, com a ideia de que existe um preço para ter o nome inscrito num mural. Os 50 euros que muitos vão dar (conheço quem diga que vai dar 250), são bem mais simples de desembolsar que os 10 euros com que vários vão contribuir. Mais, há muito boa gente que vai depositar 50 euros, só para ter o nome no mural. Depois, não veste a camisola que ganha, esquece-se do prazo para entregar o dinheiro em quotas e talvez vá à inauguração do pavilhão, só para poder fotografar o seu nome no mural e colocar no facebook. Por outro lado, há quem vá dar 10 euros e compre, anualmente, a gamebox, vá a todos os jogos em casa com a sua verde e branca vestida, vá ver jogos das modalidades e passe a ser presença assídua no novo pavilhão.
Eu entendo que subjacente à Missão Pavilhão esteja uma fortíssima vontade (e necessidade) de aumentar o número de sócios, mas creio, sinceramente, que havia melhores formas de premiar as bolsas leoninas mais desafogadas (um convite duplo para o jogo de inauguração do pavilhão, por exemplo). Olho para isto e, basicamente, imagino uma Tasca Solidária (na primeira tivemos pessoal a contribuir com valores entre o 1 euro e os 90 euros) em que eu vos dizia que só quem dá acima de 30 euros é que tem o nome no póster final. Isso faz sentido? Para mim, não. Até porque, no dia-a-dia, estou cansado de ver exemplos que promovem uma pirâmide social assente em desigualdades de poder de compra. Estar a sentir que isso se transpõe para uma acção que tinha tudo para ser agregadora, deixa-me incomodado.
8 Maio, 2014 at 13:27
Pior de tudo, muito pior seria se não existisse nada a mudar, a acontecer, a mexer!
É claro que existem e existirão sempre dúvidas e criticas a acções concretas. Isto não como alguns querem fazer crer, uma tasca de yesmans … eu também tenho algumas, mas confesso que as acho menores tendo em conta a importância do que está a acontecer no clube actualmente.
Para já adoro a ideia da Missão Pavilhão. Gostei de assistir ao vivo ao lançamento no estádio e gosto de ver que a ideia vai amadurecendo …
Gostei de ver as notícias sobre o canal. Agora não gosto nada de não conseguir escrutinar a “World Channel”. As pesquisas que fiz remetem-me para algo praticamente inexistente 😉 não é que atrairmos underdogs da comunicação me faça comichão. Se crescerem connosco será bom sinal é só não poder formalizar uma opinião com base em coisas palpáveis.
p
8 Maio, 2014 at 13:33
Na minha opinião qualquer que seja o donativo a pessoa deve ter direito a ter o nome no pavilhão! A construção do mesmo deve ser uma demonstração de força e de convergência de ideias comuns a todos os sportinguistas! Não concordo com a distinção social assim como não gosto que haja distinção em tipo de adeptos! Os que contribuírem será (acho eu) porque querem o melhor para o clube! Apenas a minha opinião 🙂
8 Maio, 2014 at 14:26
Lá terei de partir o porquinho 🙂 Viva o SPOOOOOOOOOOOOOTING CLUBE DE POOOOOORTUGAL!
8 Maio, 2014 at 14:27
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
8 Maio, 2014 at 14:38
Com estas condições acho que vou abster-me de contribuir logo de inicio, e em vez disso tentar engordar o porquinho e lá mais para a frente concretizar um donativo mais subtancial.
Isto porque não é as vantagens de retorno que me movem, e não vejo o nome no mural como factor discriminatório entre sportinguistas (senão a camisola tb seria)
8 Maio, 2014 at 14:46
Já agora uma ideia: é usar a SportingTV para fazer um daqueles programas live com o objectivo de recolha de donativos, como nos states. É juntar alguns artistas sportinguistas, lembro-me da Rita Green Shoes, uns apresentadores leoninos – Manzarra, Pedro Fernandes, Diana Chaves, referências leoninas – Acosta, André Cruz, Balakov, o Manel, bem esgalhado o Ronaldo e o Nani – e é pô-los a «pedir»/angariar dinheiro para o Projecto Missão Sporting. No canto superior direito da TV os valores acumulados. Pelo meio, um daqueles números telefones, que habilitam as pessoas a ganhar umas massas. Nada de novo. Não estou a inventar a roda. Just Fucking Do It!
8 Maio, 2014 at 17:03
E é pôr umas tipas semi-despidas de verde e branco no palco de sorriso largo!
8 Maio, 2014 at 16:00
Concordo contigo em tudo Cherba. Vou participar na missão com muito orgulho!
Gostava, no entanto, de poder colaborar com prestações… A liquidez não é muita… Vou dar os 50€, mas gostava de dar mais 25€ por mês, por exemplo, nos próximos 7 meses (até ao fim do ano).
8 Maio, 2014 at 16:07
Não se pode fazer como dizes?
8 Maio, 2014 at 16:07
Não sei…
8 Maio, 2014 at 16:08
Podem ajudar-me numa coisa que não percebi…a campanha começa dia 10 ou 11. no jogo com o Estoril mas ainda não tem data limite certo?! Não se sabe quando acaba!
Acho que a campanha parece estar a evoluir e a ganhar espessura! Já sabemos mais do que o que sabíamos…ainda podíamos saber mais mas pronto! Quanto à escalada dos “incentivos” a dar um donativo maior, parece-me natural…é óbvio que a uns custa mais a dar do que a outros mas não me parece mal recompensar os que dão mais…A mim custa-me mais pagar o meu lugar mais modesto do que a alguns dar pelo lugar de Leão mas ainda assim faz sentido que se paga mais tenha direito a mais…é um incentivo a um donativo adicional…não me faz confusão e acho que ninguém deve sentir isto como sendo de 1ª ou de 2ª! Somos todos igualmente sportinguistas mas uns contribuem mais para a vida do clube do que outros e por isso devem ser recompensados! Se calhar cagam dinheiro e o que dão ao Sporting para eles é como dar uma gorjeta mas ainda assim para o Sporting isso é MUITO importante!
8 Maio, 2014 at 16:13
Saber esperar é uma virtude, moço. 🙂
8 Maio, 2014 at 16:31
Ok…não está explicito…não sou só eu então! ;)! Não era por nada, era mais para saber quanto tempo tinha para decidir!