«Ontem foi ontem. Hoje é hoje. Normalmente há uma diferença substancial entre o que é dito a quente, a seguir a um jogo que corre mal, e o que é dito a frio, no dia seguinte. Desta vez, hoje é hoje, mas é quase igual a ontem.
Se calhar faz sentido – os jogadores entraram em desaceleração quando morderam o osso da CL que perseguiram durante a época, e os adeptos já só têm a cabeça na próxima época. A exibição de ontem parece ter sido o clique para colocar alguns em modo search and destroy. A calma e a tranquilidade que se reclamaram durante a época para defender a equipa enquanto o osso não foi mordido (o que se disse dos pasquins, e das tentativas sistemáticas de desestabilização através da plantação de “notícias”…), e a confiança em que quem está à frente do Sporting saberia encontrar a melhor solução para cada problema, parece agora dar lugar ao assumir da linha da frente da contestação.
O Leonardo Jardim cometeu (vários) erros, com particular incidência neste final de época? Eu acho que sim, há várias coisas que não me agradaram, e uma que me incomodou em particular – a posição insustentável em que colocou o Carrillo (não por ser o Carrillo, mas por ser um jogador do plantel do Sporting). Incomoda-me tanto como o que entre os adeptos do Sporting se começa de forma cada vez mais insistente a dizer do Leonardo Jardim. Passamos num ápice de nos rirmos das “notícias” que o davam como certo no porco, ou que davam conta de exigências milionárias para renovar, para um “ele que vá para o Mónaco, venha o guito e boa viagem”. De repente, o que não faltam são “certezas” que a cabeça do LJ já só está no Mónaco, que ele já está a roer a corda, e criar as condições para criar a sua permanência no Sporting insustentável.
Então… e que tal continuar a confiar que quem está à frente do Sporting saberá encontrar a melhor solução para cada problema(???)? E que tal confiar no que ELE diz sobre a SUA situação no Sporting? E que tal não sermos NÓS a tornar insustentável a sua permanência no Sporting insustentável? Que tal não cometermos o mesmo erro que ele claramente cometeu em relação ao Carrillo?
Quando leio o que tantos Sportinguistas dizem, só consigo imaginar o Manha rebolando-se a rir, sem precisar de inventar nada, é só vir beber um copo e ouvir o que se diz. Também me vem à cabeça o Dortmund. Os elogios que se ouvem de vez em quando à sua gestão. Depois lembro-me que nunca fui capaz de imaginar uma série de coisas replicadas no Sporting.»
comentário escrito por Hic Svnt Leones
* “eu ouvi o teu comentário” é servido, com pinta, quando tiver que ser. Ou, se preferirem, quando o homem do balcão for capaz de distinguir uma bela “estória” do tinir dos cabrões dos copos e dos pratos de barro, a sair da máquina de lavar.
12 Maio, 2014 at 12:56
Mas qual foi o erro com o Carrillo?Não percebi essa…
12 Maio, 2014 at 13:00
promover o tribunal popular a cinco minutos do intervalo. Julgar o jogador em praça pública. Fazer o gosto aos assobiadores de serviço.
12 Maio, 2014 at 13:06
Oh Cherba, desculpa lá. Já pensaste que poderíamos empatar em 5 min? Então o mais importante não é o clube e os seus objectivos? Sempre fui uma defensora do Carrillo. Ainda tenho esperança que o rapaz mude de atitude. Mas a paciência tem limites. Acho que demos muitas oportunidades ao Carrillo. Não aproveitou nenhuma. Acho que a terapia de choque pode fazer-lhe bem. O Leonardo Jardim para mim tem creditos para isto.
Quanto ao Carrillo, não merece a titularidade. Continuo a achar que tem muito talento, mas não quer explodir. O Clube é mais importante do que isso. Seria incapaz de assobiá-lo, mas não critico o Jardim pela falta de paciência. É frustante.
12 Maio, 2014 at 13:22
D., o problema está mesmo aí: o pessoal fartou-se do Carrillo e o Leo fez a vontade às massas. Coliseu romano, mais coisa menos, coisa, sendo que o peruano não devia ter sido atirado a solo aos Leões.
12 Maio, 2014 at 16:35
Porque é que não dizes que ele não deveria ter entrado. Isso é que já é teimosia em quererem que ele jogue mais valia que fosse o WE.
12 Maio, 2014 at 13:15
Para mim fez o que era preciso fazer, não joga, ou joga mal, sai, aos 5 aos 35 aos 40, seja quando for, ainda me lembro do 1º jogo do campeonato (se não em engano) o Magrão jogou p’rai 15 minutos e como não estava a render foi substituido, qual é o problema disso?? O Carrillo tem tido oportunidades atrás de oportunidades, faz merda, amua (como fez neste jogo) enquanto que outros que até têm mais anos de Sporting (camadas jovens), mais humildade e mais vontade têm uma oportunidade (quando a têm) e se não fazem logo a melhor exibição do mundo são loogo despachados. Veja-se o caso do Mané, por exemplo, assim que perdeu preponderancia na equipa foi logo relegado para o banco.
E a Maria Amélia não pode ser substituida que fica logo armada em enconadinha, a fazer birra nem sequer ficando no banco de suplentes… E ninguém diga nada, porque é “o melhor jogador do Sporting”. Para mim os melhores são os que suam a camisola, Marias Amélias não cabem no Sporting… Putas é nos corruptos do Norte…
12 Maio, 2014 at 13:17
eu até acho mais! acho que ele devia ter-se sentado no banco e, um a um, os apanha bolas vinham dar-lhe um biqueiro na cabeça. Enquanto isso, as bancadas rejubilavam e eram largados petardos na sul! Isto é que é entretenimento, foda-se!
12 Maio, 2014 at 13:20
É ou não é normal os jogadores sentarem-se no banco quando são substituidos? Se ficou fecundado, azar… Jogasse e esforçasse-se…
12 Maio, 2014 at 13:25
mas tu achas que o Carrillo era o único a merecer sair, foda-se? olha, mais depressa tirava o Montero, por exemplo.
12 Maio, 2014 at 13:39
Eu tirava os extremos, o Capel nao da 1 para a caixa…
12 Maio, 2014 at 14:06
Acho, acho que era claramente o 1º a sair… Aliás, como em 60 ou 70% dos jogos em que participa…
12 Maio, 2014 at 14:18
Tiravas primeiro o Montero porquê? Recepcionou mal as bolas que lhe foram colocadas à disposição? Não correu? Mandou cruzamentos para a bancada?! Fonix! Anda tudo doido!
12 Maio, 2014 at 14:25
Na primeira parte o meio campo foi zero? Cruzamentos muitos menos, os poucos foram parar à bancada ou às mãos do Wagner. Adrien, não consegue efectuar um passe de ruptura. André Martins foi o melhorzito, mas não implica que tenha feito um bom jogo. Queres que o Montero vá à defesa buscar jogo?! Na segunda parte, até à entrada do Shika, foi o único a descobrir espaços. Se calhar o Slim foi melhor?! Com aquele cruzamento bancada para a trave! Haja paciência! Se calhar a cerveja no Parybebe estava minada! Só pode! Ou então, à entrada, deram-vos uns óculos 3D para desfrutar melhor o espectáculo. Mete uma coisa na cabeça: 1) Jefferson é um toco de um bom malandro brasileiro. 2) Adrien não joga para o que recebe e fico-me por aqui.
12 Maio, 2014 at 14:27
O então o mochilas! Adorado pela sua garra e entrega! Mas que infelizmente trava o jogo da equipa, já para não falar que desiste da bola para se embrulhar com os adversários, reclamando faltas e faltinhas! Outro dos bem pagos no plantel.
12 Maio, 2014 at 15:17
Tive pena do Peruano, independentemente se joga bem o mal! Quero aqui mandar um abraço e louvar o esforço do Rojo em defesa do companheiro por levantar os braços em palmas para que todo o Coliseu parasse de assobiar… Vergonha!
12 Maio, 2014 at 15:21
Tiravas o Montero porquê?
12 Maio, 2014 at 15:27
De ontem, se houvesse qualquer alteração a fazer, antes do intervalo, ela teria de passar pelo Carrillo ou pelo Adrien.
13 Maio, 2014 at 16:10
Não posso estar mais de acordo. Aquela substituição foi absurda e agora temos a certeza que não trouxe nada de bom à equipa.
Quanto ao resto, jurei a mim próprio que o meu ídolo é o Sporting e o Jordão, mais nada. Quem sai e quem entra pouco me interessa, o Sporting está vivo e forte de novo. Tirando o leão rampante não há insubstituiveis no Sporting.
12 Maio, 2014 at 13:20
Cherba, nisto não concordo contigo. Às vezes é preciso deixarmos as pessoas de quem gostamos caírem, para perceberem que precisam de mudar e depois ajudamo-las a levantar. Eu gosto do Carrillo, mas o rapaz andava a precisar que lhe abrissem os olhos.
12 Maio, 2014 at 13:24
então pq raio, por exemplo, o Leo protegeu o André Martins jogos a fio, quando Alvalade se agitava de cada vez que ele tocava na bola?
Espero estar muito enganado, mas aquilo não foi um abre olhos. Foi mais um, «mira o horizonte e procura outra casa»
12 Maio, 2014 at 13:32
Cherba, eu consigo compreender a tua indignação. Mas olha, acho que a situação não é comparável com a do André Martins. O André nunca foi uma questão de atitude. Deu sempre tudo, embora tivesse fora de forma. O Carrillo é muito mais talentoso, no entanto para mim a atitude é o mais importante. E podes interpretar as coisas de outra forma. Para mim ele n desistiu do Carrillo. Apenas passou-lhe a msg de q é preciso muito mais. E aí concordo.
12 Maio, 2014 at 13:33
Na CI, depois do jogo, o Jardim disse que o Carrillo é um jogador importante e que tem potencial para outros voos, por isso não me pareceu que fosse essa a mensagem que ele quis passar ao miúdo.
A verdade é que toda a gente vê que o Carrillo pode dar muito mais, só que o rapaz parece que bocado limitado em termos intelectuais e não desenvolve mais.
Não tirou o André Martins porque ele nunca fez um jogo tão mau. Mesmo assim chegou a sair várias vezes ao intervalo. É que o 8, ao menos dá tudo. Já o 18, nem 10% do muito que podia dar. Se ele quisesse, era o melhor jogador da Liga deste cantinho à beira-mar plantado. Isso é que é irritante!
12 Maio, 2014 at 13:49
o desperdiçar de talento é algo que também me irrita, sem dúvida
12 Maio, 2014 at 14:12
Mas qual talento? O homem tem 23 anos.
Há putos na academia com 16 anos que mesmo com a pressão do 1º jogo em Alvalade não teriam feito tanto disparate como ele fez ontem (e não foi só ontem).
Chega de desculpar quem se está a cagar para o Sporting.
Se o Jardim sair que não se esqueça de levar esta “pérola” com ele.
12 Maio, 2014 at 14:22
Vila, o Leo disse isto : ” “É um jogador importante, mas não é regular no que produz. Aliás, se o fosse já teria ido jogar para outros patamares. “.
Não é bem a mesma coisa do que escreveste.
Quanto à “atitude” dos jogadores ontem, até o William parecia que estava parvo!
12 Maio, 2014 at 14:06
O único erro que o Leonardo Jardim cometeu em relação ao Carrillo foi mesmo tê-lo posto a jogar.
Eu não estou disposto a dar-lhe mais um “ano zero” nem a jogar com este marmanjo na champions.
12 Maio, 2014 at 15:37
Ora,, foda-se
Quem desrespeitou mais o carillo?
– o leo?
-o próprio?
– o público?
Deixo uma pista, o leo assobiou-o? Disse lhe “olha, não jogues um caralho hoje, pois o jogo não conta, dá para arriscares mas não vale a pena, tu és um indiscutível e incontestável pelos adeptos
12 Maio, 2014 at 14:36
D.,
Para mim o erro do LJ não tem a ver com o Carrillo em particular. Tem a ver com a forma como se lida publicamente com algo que não nos agrada na aplicação de um jogador, com o facto de se impor como castigo imediato a sujeição à humilhação de sair debaixo de uma vaia (bastas vezes) anunciada. Para mim o erro é o sinal que isto passa ao grupo, aos outros jogadores. Eles não têm que sentir (aliás, NÃO PODEM sentir) que há sempre quem lhes apare os erros, devem ser responsabilizados e punidos com a dureza que se justificar, mas INTERNAMENTE, não é expondo o jogador a uma humilhação que se sabia perfeitamente que ia acontecer. Pareceu-me tão estúpido e desnecessário como gravar um video com o Ruben Semedo a pedir desculpa pelo episódio da camisola atirada ao chão.
12 Maio, 2014 at 13:00
Nem mais. Calminha é o que é preciso.
Os pasquins usam-se uns aos outros como fonte de notícia e mesmo em França as únicas notícias existentes são com base no que os pasquins de cá dizem.
Quanto mais o SCP incomodar mais a comunicação social vai estar activa a libertar “bombas”. Cabe-nos a nós saber interpretá-las e valorizá-las “accordingly”
Portanto, respirem fundo e aguentem.
Saudações Leoninas.
12 Maio, 2014 at 14:44
Pode ser só fumaça, mas confesso-me incomodado com as notícias da saída do Leo Garden.
Estive à procura nos sites franceses e as fontes são a bola, record e jogo, mais, a saída do Ranieiri não é oficial.
12 Maio, 2014 at 13:01
Tudo dito calma pessoal deixem trabalhar quem sabe
Cherba ta na altura de por uns seguranças a porta da tasca
12 Maio, 2014 at 13:02
É por estas e por outras que últimamente não tenho vindo tanto aqui dar a minha opinião.
Não vou alimentar nem com uma linha para esta treta de conversa ….. isso é o que eles ( os que querem ver o Sporting na merda ) querem ouvir, já eu quero estabilidade (PONTO)
É humano deixar de correr quando já nada está em jogo!
Viva o Sporting Clube de Portugal
12 Maio, 2014 at 14:05
De facto, tudo se reduz a isso mesmo…
Além disso o Estoril entrou no jogo para fazer história, para ganhar. E nunca foram brandos a disputar os lances. É natural que os nossos se tivessem retraído na disputa dos lances, porque temos muitos jogadores que têm aspirações a participar no próximo Mundial e não se querem aleijar.
Agora se o mesmo Estoril que ontem entrou com uma garra do caraças, no jogo com o benfica pôs em campo uma atitude diferente, isso já é outro assunto… gostaram de dar o seu contributo para a festa lampiã, deve ser isso…
…mas como não gostamos que nos façam favores, resta-nos dizer: fizeram bem em ter posto essa atitude em campo ontem, e parabéns pelo bom campeonato e pelo bom futebol que praticaram em quase todos os encontros.
12 Maio, 2014 at 21:37
+1
12 Maio, 2014 at 13:02
Foi isso e as críticas aos donativos para o pavilhão. Querem ver/saber do projecto,arquitecto,local e valores para ajudarem na construção. Se não confiança na direcção nem união no Sporting não vale a pena fazer nada. Ainda há demasiados croquetes e gente desconfiada no clube.
VIVA O SPORTING!!
12 Maio, 2014 at 13:20
Eu acho que a Missão Pavilhão foi lançada em cima do joelho e que, por exemplo, não custava explicar se parte dos 10 milhões anunciados como sendo o orçamento da construção serão assegurados por algum parceiro, ou se a ideia é deixar nas mãos dos adeptos.
Posso ser uma chamuça? acho que tem mais estilo do que um croquete.
12 Maio, 2014 at 13:59
Eu sou um dos que tenho sido critico sobre o projecto “Missão Pavilhão”!
Sempre o disse que foi tudo feito sem grande estruturação, ainda por cima é um projeto que todos nós estamos à espera.
Gostava muito de poder ver o projecto, qq um de nós espera por esse dia, e isso seria uma boa forma de cativar ainda mais contributos. Porque estes 1os contributos são fáceis de se obter, são os nossos que vivemos o Sporting a 200%, que mesmo sem um projecto apresentado, e mesmo saber como vão ser as coisas, confiamos no Presidente e no seu trabalho… E por isso demos 50e para que o Pavilhão seja construido… O problema vai ser depois dos “early adopters”
12 Maio, 2014 at 14:31
Posso mandar umas larachas? Ora cá vão:
1) A campanha é um donativo, certo?
2) Quando vocês dão donativos, sabem para o que estão a dar de forma genérica, certo? Ou quando dão, tem de saber exactamente quantos kg de arroz e de açucar vão para a familia x, quantas latas de atum para a Y que mora na rua Z, da vila k?
3) Quando os bombeiros vos param na rua para dar donativos para comprar uma ambulância, vocês só dão se souberem a marca, a cilindrada, a cavalagem, a cor, o ano da viatura… ou dão o donativo apenas?
Não se esqueçam que estamos a falar de um donativo (é assim que está identificado no site). Ninguém que der um tusto furado é dono do futuro pavilhão a ser feito nem vai aparecer como dono da obra nos contratos. Agora querem saber planos de pagamentos, arquitectos, quem faz o projecto de águas e esgotos, em que versão do Autocad se desenharam as plantas…. Eh pá, tenham lá juizinho! É um donativo! Ou se doa ou não se doa… querem doar, doam… querem ser mais papistas que o papa, paguem o pavilhão e assim tem direito a saber TUDO!
Tá feito…
12 Maio, 2014 at 14:51
…nem mais Ricardo!
12 Maio, 2014 at 13:16
Não vou escrever nem mais uma linha sobre isto…para mim já chega, com os dois post anteriores, a pasquinada já tem matéria para duas semanas de notícias sobre o Sporting, pelo menos.
O que me interessa agora é que, não tenho dúvidas que o Leo fica, o plantel vai levar os respectivos ajustes, o futsal vai ser campeão, o andebol também, vamos ganhar o título em iniciados, e a missão pavilhão vai ser um sucesso…isto é que é o Sporting !
12 Maio, 2014 at 13:16
Epá, foda-se, não liguem a RTP, para vossa saúde.
12 Maio, 2014 at 13:20
http://www.rtp.pt/noticias/index.php?article=736794&tm=27&layout=158&visual=49
12 Maio, 2014 at 14:23
A própria RTP que ontem dizia que não só o Leo saia, como o Marco Silva ia para Alvalade e levava na bagagem o Evandro?
É dessa RTP que estamos a falar, certo?
Pois…
12 Maio, 2014 at 14:42
“Porpostas”.
É mesmo no site da RTP que se lê que “Leonardo Jardim e Sporting não receberam porpostas“…
Serviço público ao mais alto nível.
12 Maio, 2014 at 14:50
Se calhar não receberam por postas porque vão receber por inteiro! Lógico!!!
12 Maio, 2014 at 15:02
Pois, podiam ter posto que não receberam por tranches, a ver se eu percebia… 🙂
12 Maio, 2014 at 14:53
Reparas em tudo, pah.
Eles merecem… jornalecos de caca.
12 Maio, 2014 at 15:07
“Porpostas” pelo “técnoco” da equipa leonina. Um mimo.
12 Maio, 2014 at 15:10
LOL
o gajo estava com pressa.
Ia apanhar o avião para o Mónaco, calculo…
12 Maio, 2014 at 16:50
Fui ver o Link, depois da tua observação, e está lá PROPOSTAS. Só se foi corrigido depois da tua observação, se o foi eles andam aqui constantemente.
12 Maio, 2014 at 17:39
Eles andem aí, a escorropichar os copos nas mesas… 🙂
12 Maio, 2014 at 17:42
Eu mandei-lhes um mail a perguntar se o jornalista tinha lá entrado com alguma cunha, ou se também aceitavam pessoas que soubessem escrever… 🙂
12 Maio, 2014 at 17:44
LOL
Mas a parte do “tecnoco” não corrigiram… 🙂
12 Maio, 2014 at 13:21
Aquele Anderson do Leixões também estava a ultimar a cor da caneta com que ia assinar o contrato e depois nem sequer contactos havia, não era?
12 Maio, 2014 at 13:26
nunca ouvi quem quer que fosse ligado ao Sporting, a dizer que o Anderson estava a caminho
12 Maio, 2014 at 13:29
Haja alguém que ainda reteve o bom senso depois de dois posts empestados a oleo rançoso. A malta dos tiros nos pés anda muito ansiosa para largar mais uma bojarda com esta história do LJ seguir para o estrangeiro “e que faça boa viagem” e “levo-o ao aeroporto” e não sei que mais. Tá tudo doido!
12 Maio, 2014 at 13:45
Há aqui um equívoco enorme neste comentário/post. A questão não é o LJ estar “com a cabeça no Monaco”, a questão é o Presidente ter definido um estatuto para a época 2014/15 – ser candidato ao título – que o LJ não pode subscrever. Melhor: que, para preservar a sua reputação como “bom treinador”, tem forçosamente de repudiar. De facto, com a manutenção do patamar orçamental para o futebol anunciado pelo Presidente, dificilmente o Sporting alcançará sequer o relativo êxito desportivo da presente temporada. Pelo que o LJ só tem a perder se ficar. E o LJ, honra lhe seja feita, não tem nada seja de estúpido seja de profissionalmente suicidário.
É só juntar dois mais dois, meus amigos. Desta situação não se sai sem ruptura. O LJ começou a prepará-la há já algumas semanas.
12 Maio, 2014 at 13:56
Vou discordar de um ponto: mesmo mantendo o orçamento, o Sporting, na próxima época, não pagará ao refugo (Elias, Labyad, Jeffren, etc), pelo que haverá uma folga, em termos de massa salarial, de alguns milhões de euros, para reforçar a equipa, de modo a esta poder participar em várias competições. Daí não perceber o drama que anda a ser feito à volta disto, por parte de Jardim.
12 Maio, 2014 at 14:14
Ok, Pedrovski, haverá mais alguma folga. Ainda assim, ficaremos a “anos-luz” dos níveis orçamentais praticados por Porto e Benfica. O LJ ainda aceitaria “jogar por fora”, como “underdog”, mas pôr-lhe a responsabilidade em cima dos ombros de compensar, pela competência estratégica e táctica, o diferencial de qualidade dos plantéis, expondo-o portanto à cobrança de uma época “provavelmente” falhada, é exigência literalmente desmesurada. A minha dúvida é se houve aqui precipitação do Presidente, na tentativa de agradar a um “adepto médio”, ou se ele mesmo, conscientemente, entendeu apontar a porta de saída ao LJ da maneira mais “civilizada” possível.
12 Maio, 2014 at 14:21
Peço desculpas…
O Porto não tinha um orçamento pelo menos 2x maior que o nosso???
Vocês querem acreditar que ser candidato só é validado pelo orçamento?
Qual era o orçamento do Atleti em relação ao de Barça e Real? E do Liverpool face ao City?…
No dia em que forem “SÓ” os orçamentos a ditar as classificações, mais vale nem começar os campeonatos…
12 Maio, 2014 at 14:27
Vamos lá a ver se nos entendemos, Ricardo. Não é de todo essa a questão. A questão é que, não tendo o orçamento dos outros, não faz sentido sublinhar a candidatura. E não é só de efeito de pressão que falo. É igualmente de responsabilidade e efeito de responsabilização. Um treinador que aceita que a equipa que comanda possui esse estatuto, fada-se a que lhe seja cobrado que não o confirme. E isso é, convenhamos, o cenário mais provável.
12 Maio, 2014 at 14:50
Então iamos anunciar o que?
Um objectivo inferior ao que conseguimos este ano (e atenção, já o disse imensas vezes aqui… não me surpreendeu! E disse-o que poderia ser possível logo em Agosto/Setembro)
Queremos é um Sporting sem pressão, é isso?
Então, quais são os objectivos “confortáveis” para enquadrar o SCP?
12 Maio, 2014 at 16:32
Gregor,
Numa época em que se andou a reunir os cacos, com os jogadores que transitaram da época anterior com a confiança em baixo, e com os jogadores que entraram a chegarem a uma realidade completamente nova, mesmo sem nunca ter sido assumido pela equipa (e não tinha que ser assumido, porque as incógnitas eram mais que muitas) a verdade é que lutamos pelo título. Lutamos, de igual para igual, até apanharmos as rasteiras que sabemos em meia dúzia de jornadas quase consecutivas – tal como fomos igualmente rasteirados para fora da taça e da copa lucílio.
É o próprio LJ quem refere que este projecto está a meio, e que esta equipa continua a ter margem para evoluir. Na próxima época a base que não tínhamos já existe. O que se pede agora é que seja afinada e retocada. E para isso parece haver alguma margem. Ser CANDIDATO ao título – ou seja, assumir aquilo que na práctica foi uma realidade enquanto nos deixaram – parece-me tão inevitável, que não percebo porque é que “dificilmente o Sporting alcançará sequer o relativo êxito desportivo da presente temporada”. Mais ainda porque a intenção de não sair da Europa depois da fase de grupos da CL vai de certeza obrigar às tais afinações e retoques.
O LJ não pode subscrever que o Sporting seja candidato ao título??? Não é estar obrigado a ganhar, é assumir que é candidato. Tem “forçosamente de repudiar”??? WTF… Mesmo sem reforços, mesmo com esta equipa, sem tirar nem por, o campeonato ficou decidido quando nos “abriram” 7 pontos de diferença para os lamps, quando os nossos jogadores sentiram que não lhes era permitido ir mais alto que o segundo lugar, e os jogadores dos lamps tiveram a tranquilidade que a certeza que não os iam deixar ajoelhar outra vez lhes deu. Assumir a candidatura ao título da próxima época seria uma inevitabilidade mesmo que a equipa fosse a mesma, e não vai ser. Porque é que se avalia esta equipa (só) pelos últimos jogos? O que se passou até aos jogos em casa com Rio Ave, Nacional e Académica foi por acaso? Não tem nada a ver com esta equipa? Se calhar até aí só jogamos com equipas fracas… Curiosamente, os 7 pontos que em determinada altura nos “abriram” na classificação são os mesmos com que chegamos ao fim do campeonato…
O LJ diz que está a meio de um projecto, e que a equipa (ESTA equipa) tem margem de progressão. Percebo todas as reservas no início desta época, pelo conjunto de factores que eram incógnitas. O projecto, o tal que está a meio, e cujo objectivo na primeira metade era ficar nos 3 primeiros e chegar à LC (mesmo que indirectamente), foi delineado tendo como objectivo o quê, para a segunda metade? A mesma coisa? Se calhar sim, mas não há ilações a tirar desta época?
Epá, eu posso estar completamente equivocado – e se calhar estou – mas as declarações do LJ a dizer que para atingir outras metas é preciso redefinir alguns pressupostos do projecto parece-me tão “lapaliciano”, que as entendi sobretudo como uma resposta àqueles que mais que achar que somos candidatos ao título, acham que com meia dúzia de contratações à la FM para o ano estamos a lutar pela champions…
12 Maio, 2014 at 19:31
Hic,
põe-te na pele do LJ (é esse o meu exercício para evitar cair na armadilha dos “tipo sem coluna vertebral” e quejandos). Acumulou imenso capital esta época, por que correria o risco de desbaratá-lo no ano que vem? Do ponto de vista dele, só vale a pena correr esse risco se lhe derem condições razoáveis para “vencer o desafio.” Achas que lhes estão a ser concedidas? Eu creio que não, a começar pela acenar desnecessário de um orçamento que, pela sua comparativa exiguidade, remete o LJ para o papel de herói bíblico (passe o exagero). Queremos ser grandes colhendo apenas no mercado dos pequeninos e queres que o LJ aceite isto de bom-grado? Há, por outro lado, a gestão do “caso Carrillo.” Ela dificilmente será compreensível a não ser na hipótese duma estratégia de consolidação da saída. Duvido muito que, depois do último episódio, seja possível construir uma relação de confiança recíproca com o plantel.
12 Maio, 2014 at 20:01
Não posso por-me no lugar do LJ, senão dou a mesma resposta que deu o Klopp ao alegado interesse do United… 🙂
O acumular de capital…bem, aqui não respondo como adepto, respondo como profissional – se a meio de um projecto, estando as coisas a correr bem, aquilo que pensamos é que o melhor é largarmos o projecto porque podemos desbaratar o “capital” acumulado, acho que não reunimos condições para começar projecto nenhum. Foi um projecto o que o LJ abraçou, sabendo das condicionantes, sabendo que as condicionantes se hão-de manter por várias épocas, e sabendo que atingindo os objectivos parcelares da primeira metade do projecto seria impossível manter esses objectivos na segunda metade. Ninguém lhe pode exigir ser campeão na próxima época, mas tão só que a equipa assuma aquilo que demonstrou esta época ser capaz de fazer – disputar o título enquanto a deixarem. Acresce ainda outra coisa que me parece tudo menos irrelevante: eu não sei que condições lhe estão a ser (ou serão) dadas para “vencer o desafio”. Acho mesmo que ainda ninguém sabe ao certo, porque vão depender muito do que se vender (ou não), a quem, e por quanto. E com certeza que os objectivos finais vão depender em última análise destes factores. Mesmo o acenar da exiguidade do orçamento parece-me mais defender o treinador que condicioná-lo…
Quanto ao episódio Carrillo: acho que foi um erro lamentável de gestão do plantel. Fico com a sensação que encheu o saco, e aproveitou a última oportunidade da época para o cometer. Para mim, deixou de ser possível estarem os dois no Sporting na próxima época. Tenho no entanto dúvidas que fosse na sua própria saída que o LJ estivesse a pensar…
12 Maio, 2014 at 21:33
Pontos de vista muitíssimo respeitáveis. Há só uns granícolas a emperrar “o mecanismo.” A deriva campeã do Presidente não é o primeiro momento de alguma falta de sintonia com o treinador. Salvo erro, tudo começou com o LJ a refutar a tese de que o Sporting era lesado nas suas aspirações por arbitragens “dependentes”, afirmando que os três grandes eram normalmente favorecidos. Numa altura em que esse era um “cavalo de batalha” institucional chave do clube, essas palavras terão surgido, mais do que como uma desautorização, como uma “traição.” Depois, as desinteligências discretamente prosseguiram. BdC e LJ estão manifestamente em “frequências” diferentes, discrepância que só os resultados desportivos ocultaram.
A exiguidade do orçamento, protesto “para fora” totalmente desnecessário, longe de concretizar um putativo desejo de proteger o LJ, foi apenas uma forma de o pôr no seu lugar. “Já deste e ‘sacaste’ o máximo que podias, vai-te lá daqui”, mais ou menos isto.
13 Maio, 2014 at 10:00
Não temos de assumir nada! Acho que aí o presidente esteve mal! Respondia “Os objectivos do Sporting são consentâneos com a grandeza do Sporting” e depois cada um interpretava como queria! Assumir candidaturas ao titulo ou não é parvo! Já viram o Orelhas ou o Bufas dizer “Este ano somos candidatos ao titulo!”?! Não faz sentido…
Ainda assim dizer que o Jardim ficou fdd com isso parece-me parvo! No máximo a estrutura fala e vê do que precisa para ganhar o titulo…agora o treinador ficar fdd por uma frase sem significado…é estúpido! Estas merdas só são importantes para a CS, que andam á meses a esgravatar á procura de contradições para dizer que os 2 estão zangados! Quantas vezes interpretaram picardias do presidente aos rivais a dizer que era boca para o Leo?! Eles andam doidos, como baratas tontas em busca de fendas no Sporting…e nós estamos a começar a ceder a coisas claramente sem significado!
Somos candidatos ao titulo?! Fds…Somos o Sporting crl! Ficamos em 2º este ano! A diferença é dizer que queremos ganhar?! Claro que queremos fds…anda tudo doido ou quê?! Isto não é o Braga!
13 Maio, 2014 at 19:44
Tiago, eu já ouvi o Orelhas dizer que tinham como objectivo disputar a final da CL no galinheiro. As palavras não são as mesmas, mas valem o mesmo.
12 Maio, 2014 at 13:45
O Leonardo Jardim é um sonso.
Andou uma época inteira a promover uma imagem de virgem à custa das iniciativas do Presidente.
O que ficou disto é que se plantou que o Bruno de Carvalho é um desbocado truculento mas o treinador, esse sim, dá a real pedra de toque da intelectualidade e dos bons costumes do Sporting.
Criou-se pois uma ideia que os méritos deveriam ser repartidos pelo técnico e pelos jogadores.
Pois eu acredito que o grande mérito desta nova era se deve fundamentalmente a Bruno de Carvalho.
É nele em quem confio acima de qualquer funcionário do Clube. Principalmente dos sonsos, por melhor que sejam.
12 Maio, 2014 at 14:21
+1
12 Maio, 2014 at 14:35
+1
Sérgio Conceição…
12 Maio, 2014 at 14:34
É que nem mais…
12 Maio, 2014 at 14:56
+1
12 Maio, 2014 at 15:01
O Leonardo é profissional de futebol e defende acima de tudo a sua carreira.
O bruno é leão, como eu e como todos nós tasqueiros. Defende o meu Sporting.
Tem cometido alguns erros, mas quem não os comete? Espero que se entendam, porque o Leonardo é competente.
Mas que não haja dúvidas, é no Bruno que eu confio para defender o meu clube. E estou muito longe de ter razões para deixar de acreditar nele.
Abraço.
12 Maio, 2014 at 15:30
Forte. Tás forte Lusatenas.
Partilho.
😉
13 Maio, 2014 at 10:04
Não subscrevo o que dizes do Jardim…mas para mim só haveria uma coisa de positivo com a saída dele! Tenho a certeza que o Sporting ia continuar muito bem servido de treinador (se for o Marco Silva melhor ainda) e que vai ter uma estrutura que vai proporcionar as condições ideais para ele fazer o seu trabalho! E para o ano, mesmo não sendo campeões estou certo que voltaremos a fazer uma boa época, no mínimo do nível desta, e depois vai ser muita lixado conseguir dizer que o mérito é todo do treinador como anda muita mente capto a dizer….vai haver um dia em que vão ter que engolir que temos um grande presidente…
12 Maio, 2014 at 13:48
Acreditem só fez bem o puto precisa de acordar e isto só lhe fez bem deixa o a pensar nas férias o que irá fazer
O Sporting avisou no sábado que vinha aí merda mas o pessoal continua a dar ouvidos a quem não deve
Sporting sempre SL
12 Maio, 2014 at 13:52
Tou a ver que, mesmo aqueles Tasqueiros (sportinguistas e os outros) que dizem que querem que MrLeonardo fique, enquanto vão debitando críticas para todos os gostos, não vão descansar enquanto não contribuirem ao máximo para lhe fazer a vida negra, se ele ficar no Sporting. Têm os panos brancos de estimação guardados desde o tempo em que os usaram para correr com o Paulo Bento?
A época anterior a esta foi verdadeiramente deprimente, e não se viram tantos comentários destrutivos em tão pouco tempo, como agora se vê por causa de assuntos que ainda não são assunto…
12 Maio, 2014 at 14:18
Se LJ fica arriscamo-nos que a meio da época abandone, alias é “modus operandi” dele, nunca ficar duas épocas completas num clube.
Parece que estou a ver o filme da época passada, quando todos aclamavam o Jesualdo para ficar e que não devia sair, era o fim do SCP alguns diziam, agora é o mesmo, dejá vu.
12 Maio, 2014 at 14:47
É “modus operandi” dele, o quê? Abandonar a meio da época? Para além da saída do Beira-Mar, quando é que foi ele que abandonou? Braga? Grécia?
12 Maio, 2014 at 15:01
Já respondeste à tua pergunta.
12 Maio, 2014 at 15:19
Desculpa?! Que eu saiba na Grécia mandaram-no embora e no braga terminou a época…
12 Maio, 2014 at 16:34
Já. Mas suspeito que a minha resposta é diferente da tua.
12 Maio, 2014 at 18:57
Eu digo é que se calhar o sentido da minha opinião não seja igual á tua. Já agora em que clube ele “LJ” completou duas épocas, independentemente por culpa dele ou não (a verdade é que ninguém sabe os motivos reais da sua saída), a não ser que tu saibas e se assim for as minhas desculpas.
12 Maio, 2014 at 19:13
Não, não sei. Mas ao certo, também só sei que foi ele que decidiu sair a meio da época no Beira-Mar. Como dizes, não sei o que se passou em Braga e na Grécia (na Grécia sei que foi dispensado, mas não sei porquê).
Acho é que “independentemente de por culpa dele ou não” é diferente de considerar que há um “modus operandi”. Parece-me, aliás, para alguém que se diz que faz uma gestão fria e cerebral da carreira, que ter um “modus operandi” desse tipo é muito pouco inteligente.
Dito isso, o LJ parece-me muito mais competente que o Jesualdo, mas como este, está longe de ser a última coca-cola do deserto. O LJ é actualmente uma peça de um projecto, mas não é “o projecto”, nem o único capaz de preencher o seu lugar nesse projecto. É para mim, neste momento, a “peça” ideal, mas fundamental é a direcção e somos nós.
12 Maio, 2014 at 17:11
É verdade Ariel agora parece que só BC é que é gente todos os outros que lá estão não são ninguém. Párem mas é com toda esta estupidez. BC sòzinho não é ninguém. Tudo conjugado foi o que valeu ao Sporting este ano. Começou a cs com a parvoíce que o LJ não estar de acordo com a compra do Chica aí ninguém dos tasqueiros ligou ao assunto mas foi preciso a mesma cs pôr o desentendimento entre BC e LJ para imediatamente todos se pôrem aos saltos para até já pedirem que tudo vá para a rua. Bolas que é demais. Vão beber umas minis para verem se se acalmam.
12 Maio, 2014 at 13:55
A exibição de ontem foi vergonhosa, uma falta de respeito aos adeptos que encheram o estádio, e uma má imagem para acabar a época, isso não há dúvida. Se era para LJ prevísivel ou não que os habituais titulares fossem relaxar assim tanto? Difícil dizer… Sinceramente… Mas talvez depois do jogo da Madeira, já que a íamos sempre a feijões, tenha sido casmurrice voltar a entrar com um onze titular nestas condições… Uma pena mesmo!
Quanto ao Carrillo, sempre fui admirador das suas capacidades, e serei redundante em mais uma vez tentar mostrar o sentimento bipolar que ele trás a grande parte dos adeptos, entre o génio e o burro, entre o renascido e o vaidoso, entre o enorme potencial e o caso perdido, não há nada de novo a dizer em relação a isso. E em relação à distinção entre julgamento sumário ou banho de realidade a situação de ontem, nem aí sinceramente consigo dizer qual das duas concordo, ou arriscar qual das duas terá sido a realidade. Espero que internamente (jogador, treinador, direcção) saibam ter o diálogo e cabeça para gerir a sua situação e achar o melhor para o ano que vem, seja lá qual for a solução… Mas tenho de concordar que com ou sem razão para se criticar o Carrillo, é fácil para a massa adepta ele ser o bode expiatório, quando apenas 1 ou 2 jogadores da equipa mostraram vontade de jogar, e não o Carrillo ontem mostrar menos vontade que William, Adrien, Montero, e mais uns quantos……
Por fim, já agora, tanto drama, tanto fim do mundo em cuecas, com este final de época, mas muitos dos mesmos que o fazem agora, caso não se lembrem, serão dos mesmos que “a brincar a brincar” diziam que até era giro o Sporting “fazer o jeitinho” ao Estoril caso o 3º lugar com o FCP estivesse em disputa…
Só para relembrar… 😉
12 Maio, 2014 at 13:58
É natural no adepto a knee-jerk reaction: neste caso, reagir de imediato a rumores avançados pela Comunicação Social (no caso do treinador, chegam ao ponto de dizer que o LJ e o JJ estão a disputar o mesmo lugar, no Principado).
É necessário ter calma e aguardar desenvolvimentos.
A única coisa que me incomoda é a possibilidade de mudança de treinador vir a demorar a preparação da próxima época.
Sinceramente, nem me chateou grande coisa a derrota com o Estoril: queria mais é que esta época findasse, e que começasse (já amanhã, de preferência!) a próxima época que, essa sim, vai ser muito importante (Liga dos Campeões, luta pelo campeonato…)
Parece-me que a Direcção (e a equipe técnica, seja a do LeoJardim seja a de outro – e se for esse o caso o MSilva seria um substituto interessante) vai ter um “defeso” muito complicado, e é isso que me deixa mais apreensivo.
Se é verdade que poderemos estar diante do cenário de mudança de treinador (o LeoJardim só se fosse uma alimária é que não salivaria perante uma proposta de €4M/ano para treinador do Mónaco – a ser verdadeiro o rumor) o que é verdade é que existirão mudanças na equipe. Umas fruto da necessidade de “robustecer” o plantel para uma época (muito) mais exigente que a anterior e outras fruto das inevitáveis saídas.
A perspectiva (que não me parece irrazoável) de ver sair Patrício e Carvalho (deverão ser os mais cobiçados), Rojo (fez uma boa época, mas se o SCP tem apenas 25% do passe não vejo interesse em apostar na continuação deste), Capel (gosto muito do Capel, mas admito que a sua produção não justifica o seu ordenado), Carrillo (chega! Já são 3 anos da mesma m***a!) implicará não só a entrada de novos jogadores para o 11 mas também o imprescindível tempo para a coesão (que para mim foi a principal virtude do plantel esta época) entre os elementos. Por outro lado, é necessário “integrar” jogadores como Shikabala, Esgaio, Medeiros, João Mário e Chaby (eventualmente outros)…
O ditado em que “uma época começa no dia a seguir à anterior acabar” é verdadeiro, e o SCP tem muito trabalho pela frente.
Pelo que será necessário definir-se o quanto antes a questão do treinador (o Marco Silva não “esperará” muito tempo).
SL
12 Maio, 2014 at 14:02
balanco da epoca a la silly season:
https://www.youtube.com/watch?v=3rt0nTIAYYg
O resto e conversa
12 Maio, 2014 at 14:08
Quanto ao Carrillo não é mentira nenhuma aquilo que LJ disse. O SCP se quer ter uma equipa forte não pode ter jogadores que fazem 10 minutos de sonho e depois passam o resto do tempo ao lado do jogo. Precisamos de jogadores regulares para que não haja oscilações de performance.
Relativamente ao treinador, gosto de LJ mas se não quer ficar que vá á sua vidinha e que venha o próximo. Se há coisa que me deixa completamente descansado é saber que temos um presidente bastante competente. Sentiria-me preocupado se fosse o presidente a querer sair. Toda esta polémica ficava resolvida com uma frase simples por parte de LJ: “Vou ficar e quero ficar, SCP é o meu clube”, no entanto se quer entrar pela via das palavras enigmáticas que saia.
Uma vez mais, estou completamente tranquilo quanto ao treinador, temos o mais importante, um presidente e uma estrutura forte. Em último caso venha de lá o Inácio!
12 Maio, 2014 at 14:16
Concordo em absoluto com a parte dos extremos.
Foi ridiculo esta epoca queimar duas substituições em todos os jogos a trocar de extremos ! Não deixa espaço nenhum a mudanças de taticas do jogo.
Os extremos têm de ser mais consistentes e não chega correrem muito para ir à linha cruzar (90% das vezes o cruzamento é fraco). Se não forem capazes de fugir para o meio , então não servem para um clube que joga para ganhar titulos.
Os laterais (mais o cedric e menos o jefferson) acertam mais vezes os cruzamentos que os extremos !!!
12 Maio, 2014 at 14:23
+1
12 Maio, 2014 at 14:24
Em vez de cruzarem prefiro que rematem, não sei se foi da tática, se foi ordens do treinador ou incompetencia dos extremos a verdade é que só vimos os extremos com função para centrar bolas, desta forma a equipa decaiu em qualidade ofensiva, porque ficamos dependentes do ponta de lança. Faz-me confusão não ver os extremos a cortar para dentro e rematarem, assim como os médios que quando rematam o fazem para as nuvens.
Como é que é possivel procurarem os espaços aereos quando jogamos com Montero? Passes por alto no meio campo quando é composto por jogadores abaixo do 1.80m?! Não percebo isto.
12 Maio, 2014 at 14:33
Foi este “pormaior” nos extremos não serem interiores e rematarem que esteve a diferença para o benfas. Com Gaitan e Salvio à cabeça. O problema amigos é que jogadores desses (já com selo de qualidade) custam uma pipa de massa e este nosso ano que terminou e os proximos que aí vêm , a estratégia é fazer mais com menos.
Em todo o caso acredito que a direcção irá resolver o problema e tenho a certeza que os o plantel do proximo ano será melhor que este.
Termino como começou a conversa: Ficaria sim deprimido se o Presidente se fosse embora.
Ele sim faz a diferença nesta altura ! Ele é Sporting a 100% !
Estou completamente tranquilo em que o Sporting está a seguir o caminho correcto, com bases sólidas.
O futuro é nosso !
12 Maio, 2014 at 15:05
Mas eu já vi Capel, Carrillo, Heldon no Maritimo, marcarem golos e ultimamente os nossos extremos somente de dedicavam a centrar bolas para Slimani. Épa, talvez eu tenha visto mal.
12 Maio, 2014 at 17:35
+1 SL
12 Maio, 2014 at 14:15
A proliferação de “piriquitas” aos saltos é assustadora!
Sosseguem a passarinha, pá!
12 Maio, 2014 at 14:18
Um velho alentejano começou a ter umas maleitas, que lhe afectavam o andar.
Preocupado, foi ao Centro de Saúde e marcou uma consulta.
O clínico recebeu-o, auscultou, fez-lhe perguntas.
Olhou para ele, fixamente, e inquiriu-o:
– Sr. Zé, se pudesse escolher, preferia ter Parkinson ou Alzheimer?
– Parkinson, Sr. Doutor! Prefiro entornar metade do copo do que esquecer onde está a garrafa do vinho!…
E depois disto, e antes que me esqueça…
Da equipa para mim… aproveitaram-se dois…:
O Patrício porque não teve trabalho…
O Shikabala…porque nem teve tempo para errar…!!
Acredito que para o ano será diferente para melhor…:
O Leo vai pôr “a máquina” a funcionar como deve ser…e nós viveremos felizes para sempre…!!
Nem vou ligar às opiniões negativas do momento…muitos, depois de mais uma vitória…”vão esquecer-se” rapidamente deste mau jogo…!!
SL
12 Maio, 2014 at 14:20
http://inimigo.publico.pt/Noticia/Detail/1635586
Mónaco quer Miguel Relvas para director desportivo
Por Mário Botequilha
O Mónaco está imparável.
Os jornais desportivos garantem que Leonardo Jardim será o próximo treinador da equipa e o INIMIGO PÚBLICO e João Baião sabem que Miguel Relvas está muito perto de ser director desportivo daquilo tudo. “É um homem que, com dois ou três telefonemas ganha-nos o campeonato. Venha ele”, dizem os senhores cheios de dinheiro. MB
.
12 Maio, 2014 at 14:30
Ora, aí está uma notícia credível. 🙂
12 Maio, 2014 at 14:22
Eu cá acho que o Leo Jardim é o homem certo para o SPORTING. Então agora vamos por em causa o trabalho que todos elogiamos de forma unânime em causa por 2 jogos de final de época em que já nada contava. Querem meter jogadores da B para avaliar a sua performance?? então e os outros, que estão na principal e necessitam de consolidar o trabalho de uma época??? Acham que o mané já aprendeu tudo??? que o william já é rei??? que o andré e cedric devem estar na seleção??? então têm de jogar e provar que podemos contar com eles e que de fato apresentam uma performance constante independentemente dos objetivos… carrilo???? é bom, certo, mas têm dias que não dá para aguentar este gajo!! Criticas ao Jardim pela substituição??? Chiça, então o homem aposta nele, dá-lhe confiança e dps 70% do tempo é zero??? Uma palavra de felicitação pela coragem LEO… Eu não me esqueço do que fizeste esta época LJ e espero que continues durante muito tempo…
12 Maio, 2014 at 14:28
Por mim era o fim da linha do Carrillo no SCP, eu conheço bem os peruanos e posso dizer que não gostam de trabalho, 3 anos em Portugal e em vez de evoluir regrediu. É tempo de dar oportunidade a outros!
12 Maio, 2014 at 14:36
O amigo não é do tempo do Seminário pois não…?
Juan Seminário (1959/1961)…um extremo esquerdo fabuloso…
Por causa de um galinha uma vez ter dito acerca do Seminário…:”… é pena não lhe partirem uma perna…”
Ganhei uma aversão ao benfas… que jogue onde e contra quem for…só me satisfaz a sua derrota…!!
Mas acerca do Carrillo, também já deixei de acreditar que possa fazer melhor e mais continuadamente…
E fazer o que faz e queimar uma substotuição em cada jogo…é um “luxo” a que não nos podemos dar…!!
SL
12 Maio, 2014 at 14:50
Caro Max, não não sou, sou nascido em 72 natural de Lourenço Marques chegado a Portugal pelos motivos que todos sabemos e graças ao 25 de Abril e à descolonização vergonhosa a familia teve de abandonar tudo para trás. Felizmente tenho visto muitos jogadores a envergar a nossa camisola e posso lhe garantir que vi muitos que me deram muitas alegrias a jogar na mesma posição, ao invés o sentimento pelo Carrillo chegou ao limite.
12 Maio, 2014 at 15:22
Então uma saudação especial a um “CocaCola” de gema…!!
Linda a sua cidade…!!
Fiz o “diabo da guerra” em Moçambique (1965-1967) e estive os últimos 6 meses nessa linda cidade de Lourenço Marques…
Não mr pergunte como deveria ter sido feita a descolonização…mas acho que foi feita da pior maneira possível, tendo em vista o beneficio de algumas forças políticas, esquecendo completamente as pessoas que lá viviam e ganhavam a vida…(e sem qualquer respeito por quem lá perdeu a vida…)
Fiquei com essa cidade no coração…
Tenho alguns amigos desse tempo, naturais de LM que de vez em quando me fazem o favor de enviar fotos do tempo e actuais, algumas deixam-me um enorme desconsolo…!!
Um abraço e desejo que tenha conseguido com a sua família, refazer a vida o melhor que tenha sido possível…mas o fascínio do cheiro da chuva no chão de África, é uma coisa que não esquece a quem por lá passou ou por lá nasceu…!
12 Maio, 2014 at 15:38
Max realmente Lourenço Marques era uma cidade muito especial, muito bonita uma verdadeira metrópole africana. Felizmente o caso da minha familia não foi dos piores, infelizmente conheço casos de familias que só tiveram tempo de fugir com a roupa no corpo. Eu vim para Portugal com 3 anos não tive tempo para criar raizes, mas os meus país principalmente o meu pai que lá nasceu inclusive jogou hoquei no Rodoviário de Lourenço Marques ficou muito marcado. Qualquer retornado relembra essa cidade com extrema saudade e culpa certas personagens que venderam as colonias para proveito próprio, bem mas isso é assunto que não deve ser discutido aqui.
Obrigado Max pelas simpaticas palavras.
12 Maio, 2014 at 15:50
Um pequeno à parte:
Só para que se tenha uma ideia, em Moçambique o Sporting de Lourenço Marques e o Desportivo eram os clubes mais emblemáticos, não havia Benfica. E ainda falam da grandeza dos Lãnzudos.
12 Maio, 2014 at 15:56
O deusébio costumava dizer que o Desportivo era conotado com o benfica…
Andou toda a vida hipnotizado, coitado.
12 Maio, 2014 at 16:10
Só dizer-lhe que o Pavilhão do Sporting Clube de Lourenço Marques, para a época era muito avançado…
Eu enquanto lá estive era sócio do Malhangalene um Clube de hóquei em que jogavam por exemplo entre outros, os manos Adrião…
E ainda assisti em Dezembro de 1967 ao campeonato nacional de hóquei, que decorreu no Pavilhão do Sporting e onde vi pela primeira vez o jovem Livramento, então jogador dos galinhas…
Passei 6 meses fantásticos nessa fantástica cidade…e quando queria bom camarão …
Ia ao outro lado à Catembe à Tasca do Diogo onde se comia do melhor camarão grelhado de Moçambique…com acompanhamento da Laurentina ou da 2M de que ainda tenho um copo em casa…
Boa cerveja…das duas eu preferia a a 2M…
Abraço e Viva o Sporting…!!
O seu pai deve lembrar-se desse lugar
12 Maio, 2014 at 15:27
Eu também sou laurentino 🙂
12 Maio, 2014 at 15:44
Ariel já se bebia uma Laurentina 🙂
Sou Laurentino de segunda geração, meu pai nasceu também em LM.
12 Maio, 2014 at 16:12
Bem…sendo assim…
ainda “subiram” mais na minha consideração…!!
Saiem 3 cervejolas 2M…
E também três bazucas (era a de litro…) da Laurentina…!!
Abraço para ambos do Max
12 Maio, 2014 at 14:25
riam-se cacifo …. os franciús é que já os toparam …
http://mercato.eurosport.fr/football/ligue-1/2013-2014/jesus-simeone-villas-boas-tous-ces-coaches-que-jorge-mendes-peut-installer-sur-le-banc-de-monaco_sto4242135/story.shtml
p
12 Maio, 2014 at 14:30
ahahahaah até o espirito santo aparece na lista. Foi o 1º jogador do mendes quando foi para o deportivo corunha e ainda há-de chegar a treinador do real madrid. Mendes sucks….
12 Maio, 2014 at 14:43
lol
este vai à frente !
Daqui a pouco, esta noticia já está no rascord. É só o manha voltar do café.
http://www.lequipe.fr/Football/Actualites/Jorge-jesus-tout-pres-de-monaco/463846
12 Maio, 2014 at 15:08
Os jornais franceses não vão nas tangas dos Jorge Mendes & Cia…
Ainda agora começou a semana, e nunca mais acaba…tanta parvoice que é dita e escrita aqui neste país, fdx !
12 Maio, 2014 at 14:30
Anda por aqui muito urubu.
Cherba, vou “mazé” enviar-te um “mêli”. Vê lá se não me ignoras, para não ter que me passar da molerinha.
12 Maio, 2014 at 14:44
Não te enerves 🙂
http://cdn.memegenerator.net/instances/500x/49724720.jpg
12 Maio, 2014 at 14:33
Eu sou fanatico pelo Sporting admito e se a minha equipa perde não fico bem, eu não quero saber se o Bc e o Leo não se entendem, em vez de comunicados a informar que não liguemos aos pasquins e outras merdas, devia pelo menos mostrarem que estão bem e unidos no planeamento da proxima epoca.
Alguem viu algo parecido?
Ontem o Leo mostrou a falta de paciencia que teve em 29 jornadas ontem faltou pq?
Para mim não é só Carrillo é a falta de bom senso no que a nós adeptos e socios esperavamos no jogo de fim de epoca interacção entre todos, e podia ter sido bom ver os jovens da equipa B, até porque muitos dos que estiveram nunca viram o potencial que existe.
Não admito é que estejam mais preocupados com pavilhões e TVs, da pouca informação que passa da missão, quando bem sabemos que à mais de um mês que estamos na Champions, e com somente jogos para o campeonato, não sabiam que o ultimo jogo pode deixar a promessa que saindo bem a nova epoca e o interesse pelo nosso clube se mantem activa? Isto vale euros isto mexe com tudo, das 2 uma …ou o leo fica e à digressão pelas arabias ou cagam na digressão e vem outro treinador.
Quero lá saber se o patricio sai ou o william ou wtf quero é saber se os interesses do SCP ficam acautelados e bem pagos e onde é investido… votei BC vi que podia mudar e mudou …mas não me foda com tiques de puto beto de alvalade ou colar-se a croquetes que bebemos muitas bejecas no CC Stromp e esperamos outras à espera que a ponta sul abrir-se para entrar-mos a ver a bola.. iamos às 15 da tarde para a juve leo quando os jogos eram as 21…Bruno fuma mas é uma ganza.
12 Maio, 2014 at 14:33
Pessoal lamento imenso informar de que o Leo vai mm para o Mónaco. Vem o Marco Silva. Não podemos fazer nada para evitar. E podem ter a certeza. Não sou dado a especulações. Amanhã deve ser confirmado. Grande merda
12 Maio, 2014 at 14:36
Também não és muito dado a comentar por aqui.
Parabéns pelo teu 1º comentário aqui na Tasca.
12 Maio, 2014 at 15:27
Leão, o Tira-dentes é cliente habitual.
12 Maio, 2014 at 14:39
Vê lá se não é o Richard Gere da Reboleira que vai para o Mónaco.
12 Maio, 2014 at 14:47
Não acredito até alguem do Sporting o confirmar.
No entanto deixo a minha opinião sobre o Marco Silva:
Um treinador educado e profissional que não envorgonha o clube em conferências de imprensa (considero uma boa mais valia).
Quem leva o Estoril da 2a ao 4 lugar do campeonato dois anos seguidos, tem de ter valor (destaco tmb o seu presidente pois tmb tem parte do mérito), ainda para mais depois de perder varios elementos do plantel o ano passado. A equipa joga como um todo e isso só pode ter o dedo do treinador.
Se será um bom treinador num grande ? é sempre um risco mas tenho mais confiança neste do que apostava no Paulo Fonseca (basta ver pelas conferências de imprensa do passado). Se por acaso vier a ser hipotese para o Sporting um dia, acredito que o Presidente e o Inacio vão perceber se o seu perfil se encaixará nas ideias do Sporting.
12 Maio, 2014 at 14:48
Não gostaria de ver o Marco Silva no benfica…
12 Maio, 2014 at 14:34
Pronto… a SIC confirmou que o Marco Silva saiu do Estoril…
Que comece a esteria e a loucura…
12 Maio, 2014 at 14:38
Se calhar foi para o Mónaco…
12 Maio, 2014 at 14:38
Mas o Marco Silva ontem assumiu que ía sair. A SIC é “muita” burra!
12 Maio, 2014 at 14:39
and now here they are. Competing for the title…
And they are off:
https://www.youtube.com/watch?v=ESi7uGMNaMs
Todos menos o Dastardly
12 Maio, 2014 at 14:43
Ehehe, o que eu adorava ver esse desenhos animados em criança… Agora é mais os “Happy Tree Friends”
12 Maio, 2014 at 14:51
para ti:
https://www.youtube.com/watch?v=1OpmHeB5fV4
Classico
12 Maio, 2014 at 14:45
Infelizmente, a loucura já começou antes disso!
É só ler a Tasca e os pasquins da praxe e vês…
Agora é triste é algumas pessoas dizerem-se Sportinguistas de Alma e Coração e depois, na primeira adversidade, virem cagar postas de pescada como as que tenho lido aqui hoje.
Só acredito no que quer que seja quando houverem comunicados à CMVM e comunicados oficiais da parte do SCP. Antes disso é boato, e esses eu não ligo nem alimento.
SL
12 Maio, 2014 at 14:55
saiu, é problema do estoril.
12 Maio, 2014 at 14:36
Também devias ter ouvido este comentário: “agora se percebe por que é que o Leo andou tanto tempo a dizer que a equipa tinha valorizado 5 vezes mais”! E esta hein?!
12 Maio, 2014 at 14:38
Pessoal vamos lá acalmar as hostes! Acho que todos queremos que LJ continue no SCP na próxima época e se calhar até mais do que isso. Vamos deixar os pasquins falar e depois logo vemos como vai acabar este folhetim. Eu da minha parte tenho a certeza que ficariamos mais fortes com a continuação do trabalho do LJ.
A meu ver e não existindo nenhuma proposta que desvie o LJ de Alvalade, acho que o Presidente devia propor-lhe já a renovação.
Quando se fala que que a investirmos o que o Presidente disse vamos estar mais fracos que os nossos rivais, não concordo. Os porcos vão ter um treinador que nunca provou nada, um Carlos Queiroz de Espanha e vão ter de vender os melhores e a um preço desvalorizado, Os euros para os lados do ladrão não abundam e fala-se de ordenados em atraso. As galinhas podem perder o Richard Gere da Reboleira e também vão ter de vender os melhores, Era muito importante mantermos o LJ e a base atual que seria reforçada com alguns bons jogadores.
12 Maio, 2014 at 14:46
Sabes o que é que eu quero?
Quero que o Bruno decida sem se sentir pressionado pelos adeptos. Se o Bruno tomar uma decisão pela sua própria cabeça e de acordo com aquilo que acha que será o melhor para o Sporting então eu concordo com ele a 100%, quer isso implique a saída do Leonardo Jardim ou a sua continuidade.
Agora não posso é deixar de pensar que o Bruno está fartinho das atitudes do Leonardo Jardim. E também não posso deixar de pensar que ele está muito reticente em pôr o Jardim a andar de lá para fora sob pena dos adeptos criticarem a sua decisão.
Pela vontade da generalidade dos adeptos até o Jesualdo Ferreira devia ter renovado o ano passado. Não me fodam caralho.
O Leonardo Jardim não está em posição de fazer exigências.
12 Maio, 2014 at 15:09
No fim dos jogos já não há o tal abraço que havia entre presidente e treinador…
Também penso como tu, o Bruno que decida o que é melhor para o Sporting. Ter um presidente a dizer uma coisa e o treinar outra não dá com nada, ou é a uma só voz, ou então adeus.
12 Maio, 2014 at 17:42
Foda se leão.
Estou contigo em que projecto não depende do leo nem dependerá de qqr outro treinador.
Foda se nem depende do Bruno de carvalho. Não há insubstituíveis.
Especialmente agora, que o Bruno nos demonstrou que há alternativas à via bancária, croquetiana.
Foda se, Deus livre o SCP de depender duma pessoa
Se, mas só se chegarmos a uma situação de clivagem é óbvio que o povo estará com o presidente.
Foi ele que promoveu a mudança
Este é sportinguista primeiro, presidente depois e não está à espera que o Real Madrid o venha buscar para presidente.
Ah as mudanças tinham ocorrido com este ou com outro treinador..
O leo é treinador e é sportinguista. Óptimo
Mas também é profissional e de certeza que não se sente vitalício no SCP. Venha lá o real que quero ver o sportinguista
Mas explica me como um gajo como tu (com todo o respeito e admiração bloguiana que tenho por ti -esse permitiria outra coisa!!) anda a contribuir para esta merda.
Onde mas onde é que sabes que o leo anda com exigências?
Caralho, parem de alimentar esta merda.
12 Maio, 2014 at 14:41
Bruno,
Sou socio 30270.
Green Coma
12 Maio, 2014 at 14:42
https://www.youtube.com/watch?v=Ip9PpTFIo2M
12 Maio, 2014 at 14:44
É por isso que é o tipo de matéria que não comente. Embora tenha – evidentemente – opinião sobre a matéria.
SL
12 Maio, 2014 at 14:45
* que não comento
12 Maio, 2014 at 14:45
Pessoal, bomba de ultima hora !
EU VOU PARA O MÓNACO !
Vou lá de férias. Fixe.
12 Maio, 2014 at 14:47
Epah, isso é mesmo bombástico
lol
12 Maio, 2014 at 14:49
ahahahahahhaha
12 Maio, 2014 at 14:50
AHAHAH, muito bom.
Off: No post anterior começou-se a falar da gajas… esta que apresenta o Mundo Louco da CMtv é booooooooooooaaaaaaaaaaaa
12 Maio, 2014 at 14:50
Porra miguelcotovio, assim como é que o manhoso vai vender jornais amanhã?!
Não tens mesmo respeito pelo trabalho do tipo… aliás, nem tu nem ninguém com olhos na cara. 😀
12 Maio, 2014 at 14:52
Realmente!
Oh Miguel, guarda essas merdas para ti! Assim não há mais assunto para desestabilizar o dia-a-dia do Sporting!
Vai-te lixar, pá…
12 Maio, 2014 at 15:06
Ja mandei sms ao Jardim a dizer o que o lugar está ocupado.
E que o presidente do Monaco é gay. Assim talvez se desinteresse …
12 Maio, 2014 at 15:10
Too much information, Miguel… toooooooooooooooooooooooooooo much!
12 Maio, 2014 at 14:49
Eu espero é que reparem numa coisa o estoril fez mais pontos fora do que em casa, o que demonstra que é equipa de contra ataque
12 Maio, 2014 at 14:54
O Sporting conseguiu 34 pontos em casa… e 33 fora… Pouco faltou e nós também éramos uma equipa de contra-golpe 😉
12 Maio, 2014 at 15:29
Contra-golfe..
12 Maio, 2014 at 14:56
Ò Migas, e?!…
12 Maio, 2014 at 15:00
Eu sinceramente gostava que o jardim continuasse mas independentemente da decisão eu apoiarei sempre
12 Maio, 2014 at 15:05
Para que conste, mais uma vez parece que estamos todos a apostar no cavalo errado…o Sérgio Conceição dá banhada no Marco Silva.
12 Maio, 2014 at 15:13
Bruno de Carvalho + Sérgio Conceição no mesmo banco? Ia ser giro, dois gajos a espumar da boca sempre que o arbitro falhasse.
12 Maio, 2014 at 14:54
Jürgen Klopp has ruled himself out of the Manchester United job. The 46-year-old told the Guardian: “Man Utd is a great club and I feel very familiar with their wonderful fans. But my commitment to Borussia Dortmund and the people is not breakable.”
12 Maio, 2014 at 14:57
Vou jogar o jeopardy…
http://www.youtube.com/watch?v=1sGU3LsPHLU
“Resposta que o Leo Jardim devia dar de cada vez que lhe perguntaram se ia sair do Sporting?”
12 Maio, 2014 at 15:13
Enquanto isso, ontem… “O que é real é que não estou em fim de contrato. O meu futuro, em princípio, é estar aqui no Sporting, pois sou um treinador com contrato.” – Leonardo Jardim
O maldito “EM PRINCÍPIO” e outras palavras semelhantes, usadas por Jardim, nas últimas semanas, é que me lixam.
12 Maio, 2014 at 15:15
Grande resposta…e grande treinador, o Klopp.
12 Maio, 2014 at 15:22
Klopp é de outro mundo. Melhor treinador da atualidade, isto baseando-me no projeto dele e não na “época”.
12 Maio, 2014 at 14:54
O que me fode mais é a bipolaridade de alguns Sportinguistas, se se ganha só lhes falta irem ao Marquês festejar, se se perde tudo é colocado em causa.
Ontem o jogo foi mau, todos sabem, mas também todos sabem que há jogadores convocáveis para o mundial e que não querem ter uma lesão que lhes ampute o sonho de uma vida, são os casos de (Rui Patricio, Cedric, André Martins, Adrein, Montero, Rojo, Slimani, Carlos Mané, por exemplo) podem não ir todos mas têm essa ambição legitima.
Agora…empolar uma situação que na realidade ninguém sabe do que fala sobre Leonardo Jardim e Bruno de Carvalho é a todos os níveis UM TIRO DE CANHÃO NOS PÉS!
Alguém aqui neste espaço me pode dizer se sabe algo mais do que vem na imprensa vermelha desportiva? alguém sabe o que se passa no Sporting??? NÃO, NINGUÉM SABE! então para quê tanta merda de conversa?
A única coisa que se sabe é que Leonardo Jardim tem mais um ano de contrato com o Sporting e que disse ontem que o seu futuro para pelo Sporting, nada mais do que isso!
Tanto que eu gostava de correr com a bipolaridade que por vezes assola o meu clube!
12 Maio, 2014 at 14:59
Pessoal, notícia do fanatik turco: Luís Freitas Lobo novo treinador de futsal do benfica. Os jogadores já começaram a sentir o poder da palavra lateralizar.
Notícia da sky sports: Vitó Pereira, o árbitro, novo treinador do Celta de Vigo. Luís Enrique deixa o comando dos galegos e ruma a sul, para abraçar o projecto milionário do Casablanca Soccer Team.
Entretanto, na Caras:
Príncipe Alberto decide fechar o Mónaco e já ninguém entra. Parece que a princesa Stefanie fritou-se definitivamente e anda a monte. (Nota: Charlotte do Mónaco, ora aí está uma mulher bonita). Miguel, desculpa, mas vais ter que ir de férias para Nice.
Correio da Manhã: o carniceiro do monte de Viseu é… Jorge Jesus. O CM sabe que há negócio de droga por trás de tudo. Luís Filipe Vieira desmente e vai de férias para o Brasil.
Bahhh, vou trabalhar!
12 Maio, 2014 at 15:03
É impressão minha… ou estás a tentar mudar de assunto? 😀
12 Maio, 2014 at 15:09
lol …
É melhor ires mesmo trabalhar … que eu vou fazer o mesmo.
12 Maio, 2014 at 15:00
OFF-TOPIC :
Pessoal … vou para Nice … Monaco é muito caro e ao que parece é Terra Sagrada porque vai para lá Jesus !!
Eu só vos digo isto : Na perspectiva do Clubeco de Carnide perder o técnico que já tem 4 títulos na mão ( o Sevilha não conta para nada e o Rio Ave é um snack ) há que tentar infectar o que de bom existe no Campo Grande !
E existem centenas de rolas nesta ” tasca ” que vão na onda da notícia plantada porque são única e simplesmente uns cretinos !! Sim, eu disse … CRETINOS !! Vós Sóis cretinos por mudarem de discurso tendo como base notícias de pasquins e uma derrota que contou tanto para o campeonato como o meu cagalhão de hoje contou para a poluição mundial !
Vocês tenham vergonha nessas fuças … tenham vergonha por serem tão baixos, cretinos e atrasados mentais !! Sim, eu estou a ser ofensivo … e ai de quem se sentir ofendido !! Não são vocês que acham que se deve receber um abanão para abrir a pestana !?? Não adoraram o que foi feito ao Carrillo ontem !?? Então mamem esta, engulam e não cuspam !! Considerem isto como uma dor de crescimento ! Tenham vergonha por serem tão baixos e mesquinhos !
Vocês são nada mais nada menos, Godinhistas camuflados de apoiantes desta Direcção. Só estavam à espera de um zum-zum noticioso para começar a descasca bacoca naqueles que esta época fizerem das tripas coração e nos devolveram a honra e o respeito !
Vocês não passam de um bando de gente sem eira nem beira, sem sonhos, sem vida própria e só se sente bem, projectando nos outros a derrota pessoal e privada !
Cansei-me de ver tanta asneira ser escrita aqui na Tasca … simplesmente vergonhoso ! Vão pó real pinhal de onde saíram e criam filosofias !
12 Maio, 2014 at 15:05
Subscrevo!
12 Maio, 2014 at 15:09
Quem fala assim não é gago!
+1
12 Maio, 2014 at 15:12
A avaliar pela importância dada na Tasca aos pasquins … deves ter entupido o esgoto na tua zona ! 🙂
12 Maio, 2014 at 15:35
Pede a guita do Jililica Jaló!
12 Maio, 2014 at 15:01
Klopp has also been linked with Barcelona as a possible Gerardo Martino replacement at the Nou Camp.
However, he is quoted this morning as saying:”No one needs to worry. We are all still a bit in love with this club and the way things are handled here.”
12 Maio, 2014 at 15:07
São as diferenças entre um gajo que está feliz no casamento e outro que se saliva à saída da igreja, casado de fresco, mal vê a primeira galdéria enquanto lhe dão com o arroz…
12 Maio, 2014 at 15:15
lol muito bom…
12 Maio, 2014 at 15:30
🙂
Acabei de mandar uma mensagem a um gajo amigo meu, sobre a sua saída do Estoril.
Não se deve desbroncar, mas se o fizer divulgo ao cherba.
Se ele quiser depois transmitir … já não sou chibo.
12 Maio, 2014 at 16:06
???
12 Maio, 2014 at 16:47
Porra, oh Miguel, não me faças uma coisa dessas. Não hoje, que eu quero ir descansado para a cama.
12 Maio, 2014 at 16:50
O gajo não se desbronca. Sempre achei que era o Braga, pq efectivamente fez-lhe uma proposta.
Mas acredito que os lampiões se cheguem à frente, sainda o chiclas.