Se soubéssemos o que sabemos hoje, valia mais o campeonato ter terminado depois da vitória em Belém e da confirmação da entrada directa na Champions. É que nestas duas últimas jornadas, o ponto mais positivo acabou por ser a resposta que, uma vez mais, os adeptos leoninos deram (e sem outras motivações que não ver os seus ídolos): enorme casa na Madeira, como poucas vezes se vê; cerca de 40 mil em Alvalade (não se esqueçam das carradas de crianças que não pagam), para encerrar uma época em que o Sporting esteve, agora sim, de volta.
E é a pensar nesses adeptos, que tenho que dizer que não posso aceitar a forma como os nossos jogadores se apresentaram hoje. Exceptuando André Martins e Cédric, com um ou outro espasmo de Slimani e de Mané, aquilo que se viu foi uma total ausência de vontade de jogar futebol. Zero intensidade, zero ideias, zero espírito, zero sentimento de revolta. É verdade que os sinais de pré-férias tinham sido deixados na Madeira, mas, também por isso, a nota negativa estende-se a Leonardo Jardim, incapaz, primeiro, de motivar os jogadores, depois de perceber que era capaz de ser melhor ideia dar um prémio a alguns jogadores da B (Esgaio, Dramé, Iuri…), motivando-os para a próxima época. Diga-se, no entanto, em abono da verdade, que esta conversa de mais ou menos motivação, de mais ou menos intensidade, de ritmo de final de época e do raio que parta me custa a engolir. Amanhã, quando for trabalhar, vou tentar poupar-me. Se quem ganha num mês o que eu demoro dez ou mais anos a ganhar pode fazê-lo, eu também devo poder.
Mas se neste caso eu consigo perceber o técnico (faz sentido, claro que sim, colocar em campo os principais responsáveis por esta época, para um até pró ano), já no que toca à promoção de um julgamento popular a Carrillo, estou em total desacordo. Aquilo não se faz, porra! É de uma falta de pedagogia atroz! Se já se levantava um “bruá” de cada vez que o peruano estava perto da bola, era complicado prever a chuva de assobios com que o jogador foi despachado para o balneário? Merda! Uma valente e inacreditável merda de gestão, ó Leonardo (já agora, também me pareceu injusto o Wilson Eduardo não ter tido direito a, pelo menos, sentar-se no banco).
E porque a tarde estava destinada a ser mesmo má, ainda tivemos que levar com um adversário que jogou como se dependesse do ponto para não descer, com a curva sul a exibir umas tarjas patéticas a respeito da Liga Europa e a esturricar o stock de petardos (muito dinheiro há por aí, para pagar tanta multa) e com o belíssimo hino da champions que, face à tarde estragada, quase soou a gozo.
Agora, digam-me vocês que estão a gozar quando, de um momento para o outro, colocam tudo em causa. Juntando tudo o que li e ouvi depois do jogo desta tarde, fico com a ideia que acabámos de terminar… a época passada.
Parece que está tudo mal, dos extremos ao treinador, e que o melhor é nova revolução. E caso essa revolução não exista, estamos bem lixados, pois vamos ter que lutar pelo terceiro lugar e rezar para não sermos saco de pancada na Champions. Vá lá, pessoal, eu sei que a tarde foi má, mas não precisam de torná-la pior. Ou, se preferirem, depois de respirarem fundo, espero que sejam capazes de não deixar que uma má tarde, não apague tudo o que de bom se fez ao longo de uma época!
12 Maio, 2014 at 12:33
Do meu ponto de vista, e só para alimentar mais um bocado a nossa bipolaridade, se o motivo de discórdia entre BdC e LJ for o assumir da candidatura ao titulo, e for por este motivo que LJ quer sair, então boa viagem.
O SCP é e tem que ser sempre candidato. Ainda me lembro bem do jejum dos 17 anos e mesmo aí eramos candidatos, ainda me lembro como em alguns anos não fomos campeões porque não nos deixaram. Qual é então o grande problema de assumir uma candidatura?
12 Maio, 2014 at 12:33
Deixem-se de histerismos por favor…
jogámos uma valente bosta, o estoril fez um belíssimo jogo, tem bons jogadores, que trocam bem a bola e tem uma organização em campo muito boa. Para além do atavismo de muitos dos nossos, algumas paragens cerebrais e alguma mincapacidade para superar a muralha do Estoril. Diga-se de passagem que falhar um penalty também não ajuda muito a desbloquear o jogo e as cabeças.
Não entendo também tanta celeuma por causa do Carrillo. Em minha opinião, o LJ ,vendo que era precisa dar um safanão no jogo e trazer alguma irreverência às extremidades, resolveu trocar o Carrillo pelo Mané, é chato, mas é assim a vida, não há como se sentir chateado com as opções do treinador, há que se sentir chateado com as prima donas das bancadas e com quem insiste em minar o Carrillo por manifesta falta de paciência (sendo que ontem foi de todo injusta, já que dos que estavam em campo até nem estava a ser o mais inconsequente – veja-se o montero p.e.).
o plantel é curto, vejamos o que o defeso traz para preparar a próxima época,para a qual é bom não esquecer que poderá ser melhor, mas também poderá ser pior do que esta, mais exigente será absolutamente e não poderá ser encarada com um banco tão curto de opções válidas para o 11 como o foi este plantel…
12 Maio, 2014 at 12:46
Lá está, apenas discordo quanto ao jogão do Estoril. Metem um golo de penalti e por sorte não sofrem um da mesma maneira. O que raio fizeram mais?
Defenderam bem? Também a Académica e o Nacional. Só lhes faltou o penalti também.
De resto subscrevo tudo, pés no chão e deixem-se de chorar.
12 Maio, 2014 at 12:39
Ele é 3, ele 4…ele é 5M€, conforme o pasquim!
Mas a clausula do homem não é 15?
Acredito que se sair só será por este valor.
Z
12 Maio, 2014 at 12:40
Se conseguirmos sobreviver a esta semana, os pasquins podem escrever que o mundo vai acabar que a gente acredita… a quantidade de boatos espalhados é incrível.
12 Maio, 2014 at 13:03
Pessoal evitem a todo o custo o átrio da estação da CP do Cais do Sodré visto q o mesmo está conspurcado com um stand de venda de merchandising dos lampiursos. A alternativa é entrar pelos acessos do Metro q tb dão acesso às gares. Ao q isto chegou, fosca se logo no meu local de trabalho. Já estou cheio de urticária.
12 Maio, 2014 at 13:10
Porquê dar importância a quem não tem?!
Sporting, nós somos o Sporting!!
12 Maio, 2014 at 13:33
Não tens uma embalagem de combustivel liquido para acender lareiras… ???
Epa pegavas fogo a essa merda, é para evitar a contaminação com o ‘vírus da gripe das aves’…
12 Maio, 2014 at 13:05
Não consigo perceber a patétice da especulação acerca no nosso treinador, tenho total confiança nele por tudo o que ele nos deu esta época, para mim foi a principal figura deste ano, conseguiu potenciar alguns jogadores que pareciam meio perdidos…e vai ficar!!
Este clima de histeria maniaco depressiva tem de acabar, numa semana somos os maiores, na seguinte já tudo é mau, não há paciência…o jogo correu mal? correu, também sem objectivos para atingir é complicado manter os niveis de motivação, e há que dar mérito ao Estoril que jogou bem e veio para se mostrar…afinal quem vai jogar a Champions somos nós e alguns dos jogadores deles gostariam de estar no nosso plantel!!
Não gosto de assobiar os jogadores, nem sequer acho que seja a melhor forma de reagir, mas ontem foi demais, o Carrillo demonstrou que não tem capacidade (nem respeito!!) para estar numa equipa que vai jogar a Liga dos Campeões e lutar pelo campeonato, e por isso a única solução que há, para o bem de ambas as partes, é a saída, ponto final.
Quanto à faixa achei normal, o Carriço é um dos nossos, que nos tem apoiado mesmo longe, por isso que vença! Assim como o Ronas nas Champions!
Não deixemos que a especulação se apodere da Nação Leonina, entrámos no bom caminho, e por lá ficaremos!
12 Maio, 2014 at 13:08
Realmente os adeptos do Sporting são muito especiais… quando ganhamos somos os melhores adeptos que um clube pode pedir, mas quando não ganhamos conseguimos ser os piores adeptos do mundo, é ridículo está equipa ter ouvido assobios depois da época que fez. Digo mais não consigo entender como é que um gajo como o Shikabala(que ainda nada fez pelo Sporting) é mais ovacionado que os heróis da grande vitoria da taça das taças que estiverem no relvado no intervalo.
E queria só pedir aos sócios e adeptos do Sporting que não imitem os maus hábitos dos outros um minuto de silencio é um minuto de silencio não um minuto de palmas.
Resumidamente estou muito descontente com o comportamento dos adeptos e sócios do Sporting, mas sinceramente já devia de estar mais do que habituado é sempre a mesma merda.
12 Maio, 2014 at 14:55
Amigo, o SCP ontem estando a perder não se deixou de ouvirem os adeptos a cantar e a puxar pela equipa. Realmente somos diferentes apoiamos quando ganhamos e quando estamos a perder. É natural que um clube do nosso tamanho tenha adeptos exigentes, eu pelo menos não gosto de perder nem a feijões. E agora que a época terminou então que manifestemos o nosso desagrado.
12 Maio, 2014 at 13:14
Carillo foi daqueles jogadores super difíceis de controlar a atitude. E para mim a substituição foi uma maneira fácil de criticar a atitude dele. Jogadores que não queiram estar no Sporting não estejam
12 Maio, 2014 at 13:25
O que retiro do jogo de ontem:
O Estoril deu-nos um banho de bola e mereceu ganhar.
O resto é à la Reininho: “depende da vossa fantasia”,…
13 Maio, 2014 at 2:46
Tá tudo com o tesao pelo xi-ka-bala. Eu tambem tava lá no estadio, cheio de tesao de o ver jogar. Tenho é medo que seja tusa do mijo, que é o mais provável…
13 Maio, 2014 at 11:10
Caros amigos,
É a primeira vez que aqui escrevo, apesar de Vos ler frequentemente.
No domingo fui a Alvalade e fiquei emocionado com a homenagem a Joaquim Agostinho.
Interessado pelas histórias que o meu pai me contou da época, fui pesquisar e encontrei esta pérola:
http://www.rtp.pt/arquivo/index.php?article=405&tm=20&visual=4
Magnífico ver o nosso antigo estádio cheio, completamente cheio para assistir a este grande Atleta.
SL
14 Maio, 2014 at 4:54
Foi uma tarde má, e nisso Leonardo Jardim tem responsabilidades, mas aquilo que fez esta época, está ao alcance de muito poucos e foram menos ainda aqueles que o superaram em relação a esta temporada, em termos de aproveitamento pontual.
Desde que o campeonato nacional foi alargado para 16 equipas e é disputado a 30 jornadas, 1971/72, que o desempenho desta época é o quarto melhor de sempre, com um aproveitamento de pontos de 74.444%, -7pts em relação ao 1º lugar, apenas superado pelos campeonatos de 1973/74 (1º, 23V3E4D, 96-21, 72pts e 80% de ap.), de 1979/80 (1º, 24V4E2D, 67-17, 76pts e 84,444% ap.) e de 2006/07 (2º, 20V8E2D, 54-15, 68pts e 75,556% ap.), em que ficámos apenas a -1pt do 1º lugar, se aplicarmos a regra de 3 pontos por vitória a todas as temporadas antes de 1995/96.
Continuando nesta perspectiva de campeonatos disputados com 16 equipas e a 30 jornadas, usando a regra dos 3pts/V, temos apenas mais quatro temporadas em que houve um desempenho semelhante ao registado esta época em termos de pontos ganhos:
1984/85, 2º, 19V9E2D, 72-26, 66pts, 73,333% ap., -15pts;
1985/86, 3º, 20V6E4D, 64-20, 66pts, 73,333% ap., -5 pts;
2008/09, 2º, 20V6E4D, 45-20, 66pts, 73,333% ap., -4 pts;
1981/82, 1º, 19V8E3D, 66-26, 65pts, 72,222% ap., 0pts.
Ou seja, em apenas 6 das 24 épocas disputadas a 30 jornadas é que o Sporting teve pelo menos 20 vitórias… e em apenas 8 campeonatos o Sporting teve mais de 70% de aproveitamento pontual.
Se compararmos o desempenho desta época com a 1976/77, em que também não disputámos as competições europeias, nessa temporada o Sporting ficou também em 2º lugar, 17V8D5E, 59-26, 59 pts, 65,556% ap, -15pts, o que dá o mesmo número de pontos ganhos em 1978/79 (3º, 17V8E5D, 46-22, -12pts) e 2011/12 (4º, 18V5E7D, 47-26, -16pts).
Nos jogos em casa, 11V4E0D, 39-5, 37 pts; contra 10V4E1D, 28-7, 34pts em 2013/14.
Nos jogos fora, 6V4E5D, 20-21, apenas 22 pts; contra 10V3E2D, 26-13, 33 pts em 2013/14.
Portanto, como se pode ver, mesmo falhando no último jogo, em que a equipa falhou um penálti também, o desempenho de Leonardo Jardim é deveras notável, em comparação com campeonatos da mesma duração.
Se olharmos para os 16 campeonatos disputados por 18 equipas e a 34 jornadas, temos apenas 7 campeonatos em que o Sporting teve mais de 70% de aproveitamento pontual, e apenas duas épocas é que este aproveitamento pontual foi superior ao registado nesta época, o que coloca esta época no 6º lugar das melhores épocas com 16 ou 18 equipas:
1993/94, 3º, 23V5E6D, 71-29, 74pts, 72,549% ap., -3pts;
1994/95, 2º, 23V9E2D, 59-21, 78pts, 76,471% ap., -13pts;
1996/97, 2º, 22V6E6D, 55-19, 72pts, 70,588% ap., -13pts;
1999/00, 1º, 23V8E3D, 57-22, 77pts, 75,49% ap.;
2001/02, 1º, 22V9E3D, 74-25, 75pts, 73,529% ap.;
2003/04, 3º, 23V4E7D, 60-33, 73pts, 71,569% ap., -9pts;
2005/06, 2º, 22V6E6D, 50-24, 72pts, 70,588% ap., -7pts.
E a última vez que o Sporting somou 67pts (65,686 ap.), foi em 1995/96, época de estreia da regra dos 3pts/V, tendo ficado em 3º lugar a -17pts do 1º: 19V10E5D, 69-27.
Finalmente, se incluirmos as 3 épocas com 20 equipas e disputadas em 28 longas jornadas, 1987/88, 1988/89 e 1990/91, apenas nesta última o Sporting somou mais pontos que na temporada agora finda: 24V8E6D, 58-23, 80 pts, 70,175% ap., -21pts. Ainda assim, o aproveitamento pontual não foi superior ao registado por Leonardo Jardim…
Este só se pode queixar de si próprio (nos dois últimos jogos e pouco mais), mas também das arbitragens em alguns jogos (e não foram poucos quanto isso), por não ter somado mais pontos e mais vitórias e quiçá, ter estabelecido um recorde de pontos e de aproveitamento de pontos pelo nosso Sporting Clube de Portugal.
Tendo em conta que em 2014/15 há competições europeias para disputar, será mais difícil ao Leonardo Jardim melhorar estes números em termos de pontos ganhos e vitórias, mas teremos também mais quatro jogos para vencer e pontuar. [(Y)]