«Duas rodas bastaram ao humilde lavrador Joaquim Francisco Agostinho, natural de Brejenjas, Torres Vedras, para ser imortalizado num busto, em plena subida ao cume do Alpe d’Huez, França, após uma carreira de 17 anos de “emigrante da bicicleta”», in jornal Público
A maior lenda do ciclismo nacional e figura incontornável do Sporting, morreu há 30 anos.
13 Maio, 2014 at 17:54
Joaquim Agostinho: “cá estou para dar mais uma satisfação ao meu clube e a toda a massa associativa do Sporting que bem merece” É Isto!!!!!!!!!!
13 Maio, 2014 at 18:10
oFF:
Alguém me sabe dizer qual a validade do voucher de 24 euros (quotas para novo socio)?
No Sporting … não sabem 🙂
Só sei que não posso usar daqui 1 ano (a minha filha fará os 6 anos e começará a pagar …).
13 Maio, 2014 at 18:15
Lembra aquele dia, louco, louco, em que ganhou a etapa em Mulhouse…
“… Foi numa etapa corrida entre Nancy e Mulhouse. Tinha havido várias fugas, na movimentação constante que caracteriza uma prova de ciclismo no estrangeiro. A certa altura descia-se, Santo Deuas, a mais de 90 quilómetros à hora, com curvas impressionantes, apertadas, derrapantes, que metiam medo. Pois foi o momento, senhores, que Agostinho resolveu aproveitar para se escapar.
O calor tinha-se ido embora. Caíra uma chuva miudinha, que deixara a estrada molhada. O tempo estava ensombrado pelas nuvens. Era tempo lá de cima – tinha-se subido até 1130 metros.
Como um bólide, corajoso, temerário, o português deitou-se por ali abaixo.. Com ele foram dois, na loucura aventura: Grosskot, um rapaz que era daqueles sítios e . . . Eddy Merckx, o fabuloso Merckx.
O belga, no entanto resolveu travar. Não que não fosse capaz de seguir, evidentemente. Mas porque a jogada afigurava-se perigosa para um «camisola amarela», que tinha ainda muito a percorrer.
Juntaram-se a Agostinho e Rosskost, sempre descendo como loucos e, depois, já no caminho plano, em bom sentido de entreajuda andando para a frente, revezando-se, trabalhando bem. Era uma dupla para fazer algo…
Mas o azar rondou o francês. Um furo, na pior altura, deixou-o batido. Agostinho tratou de ir para a frente. Impôs um andamento duro. Cerrou os dentes. Dava tudo por tudo. A estrada empinava-se, apareciam as subidas, e Agostinho, à vontade, ia ganhando avanço.
Entretanto Merckx, também indomável, saiu sozinho do pelotão e foi ele mesmo atrás de Agostinho. O pelotão, evidentemente, estava todo fraccionado, por esta luta, montanha acima.
A 39 quilómetros de Mulhouse, Agostinho tinha 2m e 15s de avanço sobre o pelotão, que também já tinha absorvido Merckx.
O tempo que o português tinha de avanço podia ser defendido. Tudo dependeria da maneira como as coisas se iam passar. Passaram-se da pior maneira (para o português) porque um autêntico grupo de luxo, onde estavam incluídos os grandes favoritos do Tour, resolveu que não podia deixar Agostinho ganhar a etapa.
Iniciou-se a caçada. Agostinho, embora sabedor da perseguição que lhe moviam, não desarmava nem desanimava. Pedalava sempre, sempre…
– Sofri de uma maneira terrível. Andava cinco quilómetros, não perdia avanço. Respirava. Andava dez e os fulanos levavam-me quase um minuto. Sentia-me perdido. Até final, foi um sofrimento terrível, a ver o tempo a ir-se embora… E aquela meta que nunca mais chegava. Não, nunca sofri tanto …
A cinco quilómetros do final, Agostinho ainda tinha um minuto de avanço sobre os seus principais perseguidores.
O último esforço de Merckx e dos seus «caçadores» foi, na verdade, impressionante. O português tentava mais um esforço. Entrou na avenida da chegada. Lá estava, ao fundo, o pano da meta. Mais um esforço, só mais um esforço. Sentia-se o bafo do pelotão perseguidor. Se a corrida durasse mais um para de quilómetros, difícil seria fugir a um destino traçado. Mais um par de pedaladas. Quando corta a meta, os seus perseguidores já estavam na avenida. Todos os «grandes senhores» do Tour, depois de uma perseguição de luxo, que só teve o condão de distinguir o português, chegaram 18 segundos depois.
Foi assim que um ciclista de Portugal, pela primeira vez, conseguiu ganhar uma etapa no Tour de France…”
Grande Joaquim Agostinho…!!
O maior ciclista português de todos os tempos…!!
SL
13 Maio, 2014 at 18:41
Grande vitória ! Obrigado pelo texto, Max.
13 Maio, 2014 at 19:34
O que eu sofri a ver essa etapa, principalmente aquela descida incrível.
13 Maio, 2014 at 18:25
ADRIEN E CEDRIC out
grande FILHO DA PUTA
Paulo Bento revela os 30 pré-convocadosPor Redação
A- A A+
O selecionador de Portugal, Paulo Bento, divulgou, esta terça-feira, a lista dos 30 pré-convocados para o Mundial.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Anthony Lopes (Lyon), Beto (Sevilha), Eduardo (SC Braga) e Rui Patrício (Sporting)
Defesas: André Almeida (Benfica), Antunes (Málaga), Bruno Alves (Fenerbahçe), Fábio Coentrão (Real Madrid), João Pereira (Valência), Neto (Zenit), Pepe (Real Madrid), Ricardo Costa (Valência) e Rolando (Inter).
Médios: André Gomes (Benfica), João Mário (Vitória FC), João Moutinho (Mónaco), Miguel Veloso (D. Kiev), Raul Meireles (Fenerbahçe), Rúben Amorim (Benfica) e William Carvalho (Sporting).
Avançados: Cristiano Ronaldo (Real Madrid), Éder (SC Braga), Hélder Postiga (Lazio), Hugo Almeida (Besiktas), Ivan Cavaleiro (Benfica), Nani (Manchester United), Rafa (SC Braga), Ricardo Quaresma (FC Porto), Varela (FC Porto) e Vieirinha (Wolfsburgo).
13 Maio, 2014 at 18:32
Quanto a mim é uma falta de respeito a quem aposta na formação de portugueses !
O sporting deveria dizer basta a selecção !
13 Maio, 2014 at 18:34
André Almeida? André Gomes? Raul Meireles?
Impecável… mais um Mundial que vou acompanhar indiferente à selecção do Jorge Mendes…
13 Maio, 2014 at 18:38
ivan cavaleiro? rafa? O mané não é melhor? fds para este cabrão… pelo menos nos 30 tinha lugar
13 Maio, 2014 at 18:26
Cherba abre aí um tópico sobre a pré-convocatória do bentinho para não conspurcarmos este! é que não chamar o adrien para chamar o joao mario e o Andrezinho gomes é ridículo…
13 Maio, 2014 at 18:28
Mais uma lenda do Desporto Portugues e do Sporting.
Morreu como viveu, na bicicleta.
As minhas homenagens a mais um LEAO d’OIRO.
SL
13 Maio, 2014 at 18:32
PUTA QUE PARIU o Paulo Bento !!!!!!!!!!!!!!!!!!
13 Maio, 2014 at 18:35
Pois eu tenho um boné de ciclista que gosto de acreditar que pertenceu a este grande Senhor.
Não tenho certeza se sim, se não mas gosto de acreditar na Magia Sportinguista da qual este Senhor faz parte entre outros.
Lembro-me perfeitamente do dia em que vi o meu avô a desaparecer no meio de uma multidão e sair com ele na mão para me oferecer quando a Volta passou, não se falhava um ano.
Usei esse boné até ser chamado à razão pela minha mãe que me avisou que se eu não o tirasse da cabeça ele ia acabar por se desfazer.
Ainda o tenho guardado como o maior dos tesouros.
O meu avô tripeiro, portista, tinha uma grande admiração pelo meu Sportinguismo, nasceu com ele dizia a quem lhe perguntava como eu me tornei Sportinguista.
13 Maio, 2014 at 18:38
Ok, é oficial, no Brasil torço pelos Azzurri.
Que me desculpem o Patrício, o João Mário, o Miguel Veloso, o King William, o CR28, o Nani, e até o João Pereira, mas o Bento só goza com quem deixar. Por mim, que vá para a puta que o pariu. Com tranquilidade.
13 Maio, 2014 at 18:39
A minha homenagem ao Joaquim Agostinho
Aqui mais um video porreiro sobre o velódromo de Alvalade:
https://www.youtube.com/watch?v=ciiRBUuP0Sc
Sonho com uma nave naquele baldio, rodeado de espaços verdes, com estátuas ou outros tributos dedicados aos verdadeiros herois do Sporting, como Agostinho, Carlos Lopes, Moniz Pereira, Aurélio Pereira, os Cinco Violinos, Livramento, e os Vencedores da Taça das Taças, entre eventuais outros nomes.
SL
13 Maio, 2014 at 18:56
Isso é que será de valor.
Ó Bruno anda cá ler isto.
13 Maio, 2014 at 18:44
Paulo Bento torna-se na mais rota das galdérias.
André Almeida in e Cédric out.
Não se riam com isto que não é piada é veridico.
Um titular com provas de fora, um suplente cheio de dúvidas para não lhe chamar de Manel, entra.
Cavaleiro entra, Mané não.
Nem vale a pena dizer nada sobre isto.
Ruben Amorim em vez de Adrien.
Aqui só posso dizer que é brilhante, as épocas desportivas de uns e outros são analisadas a pente fino por Mendes.
Mas a cereja é …
André Gomes e Quaresma.
Fantastico !
13 Maio, 2014 at 19:46
Já se esperava esta m…. por parte do risco ao meio. Ele sempre foi um reçabiado com o Sporting, ele só leva o JM para sacanear o Sporting. Vai buscar um jogador que o Sporting emprestou em vez de levar um que jogava na equipa principal para isso mesmo o resto é pôr lá os do seu clube para os promover. Espero que a Selecção regresse a casa logo no início. O CR7 que me perdoe, mas como capitão devia ter uma palavra a dizer a este lambe botas do pb.
13 Maio, 2014 at 18:46
Off Tpc- a pré do pb risca-ao-meio… granda vergonha, só isso! pré-convocar um slbosta quem nem metade da época jogou e deixar Adrien de fora, é “só” 1 vergonha! Nem falo do cavaleiro, essa promessa q tanto tem feito nos bancos de suplentes por esse país fora.
Esta merda ñ muda,é por isto q me da tanta vontade de ver/comentar/acompanhar o futebol tuga.
13 Maio, 2014 at 19:38
Estás atento cherbanight.
Este post fez-me um nó na garganta.
13 Maio, 2014 at 23:21
Tinha eu 6 anitos quando o meu avo que era um fanatico do ciclismo e grande amigo do grande Joaquim me apresentou, ainda hoje me lembeo dease momento com grande saudade, foram depois muitos anos a viajar por esse pais fora com o meu avo e o meu tio a dar assistencia num dos carros, fiquei fa do ciclismo, que saudades desse tempo…
14 Maio, 2014 at 0:51
Sou demasiado novo para ter recordações deste grande SENHOR do desporto português, mas recordo-me dele pelas palavras que o meu pai sempre me disse com orgulho e carinho… apenas comparável ao que dizia do Damas!
Estas pessoas nunca deviam de morrer, mas a vida é madrasta…
Grande Joaquim Agostonho! Enche-me de orgulho, mesmo sem nunca o ter visto correr.