É que ainda estou a comemorar o final de uma época em que conseguimos a proeza de contar com apenas 1 treinador principal. Porque convém não esquecer que, desde a época 99/00, já tivemos 27 treinadores, o que dá uma média de 1,8 treinadores por época. Desses 27, contando com Leonardo Jardim, o actual treinador do Sporting Clube de Portugal(*), apenas 5 conseguiram iniciar e terminar uma época completa no Sporting. É um “feito” que apenas foi alcançado 8 vezes desde a época 99/00.
Ou seja, pela amostra destas últimas 15 temporadas desde 99/00, a probabilidade de um treinador que comece a época no Sporting chegar ao fim dessa época ainda no lugar é de apenas 53%, pouco mais do que “moeda ao ar”. Mas, na verdade, em 2 dessas 8 ocasiões, embora completando a época, a prestação dos respectivos treinadores ficou aquém do esperado e os mesmos não chegaram a começar a temporada seguinte (casos de Boloni e F.Santos). Portanto, na realidade, apenas podemos falar de 6 épocas (contando com a actual) realmente satisfatórias em que o treinador começou a temporada e acabou-a com uma razoável qualidade de resultados.
Era esta então a perspectiva de Leonardo Jardim quando assinou pelo Sporting: dado o histórico dos colegas que o antecederam, contava com uns miseráveis 36% de probabilidade de sucesso. Ou seja, o cenário mais provável era o de falhar e ser despedido ainda durante a época, ou então chegar ao fim mas ficar aquém do esperado. Leonardo Jardim enfrentou essas probabilidades adversas e, contra muitas expectativas (e alguns sonhos molhados), saiu verdadeiramente triunfante. Isto porque conseguiu algo que apenas 4 dos seus 26 antecessores mais recentes conseguiram: demonstrou que é possível no Sporting fazer-se um campeonato “normal”, sem sobressaltos — “com tranquilidade”, diriam alguns — mas sempre com ambição, sempre com os objectivos na mira.
E de repente, depois de vários anos de grande turbulência — principalmente depois das 4 épocas que antecederam esta última, durante as quais o Sporting contou com o impressionante número de 12(!) treinadores principais — duma só vez desfazem-se tão facilmente alguns mitos: o Sporting não tem que ser um “triturador de treinadores”; o Sporting não está num processo irreversível de “belenensização”; o Sporting não tem que ser considerado um “outsider” nas contas de um futebol português que muitos querem estritamente bi-polar. São mais de um século de histórias que eclipsam seja qual for a tendência dos últimos 4 anos ou 15 anos. Acima de tudo, foi isso que o Leonardo Jardim nos veio relembrar.
Não sei como será o Sporting sem Leonardo Jardim. Será diferente com certeza, mas continuará a ser o Sporting. E o Sporting é tão grande que provavelmente não fará assim tanta diferença como nos andam a tentar convencer que vai fazer.
Mas tenho uma ideia do que poderá ser o Sporting com o Leonardo Jardim, o treinador que desafiou a inevitabilidade matemática de uma anunciada bi-polarização tão “querida” de certos “manhosos” da praça. O Sporting com o Leonardo Jardim será uma ameaça, pelo menos para os que apregoam essa bi-polarização e a querem enfiar pelas nossas goelas abaixo. Não espanta, portanto, que apareçam agora capas atrás de capas, cheias principalmente de “whishful thinking”… eles têm as capas com as quais atacam, nós lutamos e resistimos, para já, por enquanto, lado a lado com o nosso Leonardo Jardim, actual treinador do Sporting Clube de Portugal(*). Mas, acima de tudo, lutamos e resistimos seguros dos nossos mais de um século, não só de histórias, mas principalmente de ideais, que vivem em nós, que partilhamos nesta e noutras “tascas”, que passamos aos nossos filhos e netos e que não vão desaparecer silenciosamente na noite. Por muitas capas que façam e por muito que se esfolem os partidários e porta-vozes da tal bi-polarização.
E, por falar em bi-polaridade, deixo agora um conselho para os Sportinguistas que nos últimos dias têm andado num frenesim maníaco-depressivo, a toque de caixa das capas manhosas. O Sporting (que somos nós todos) dispensa bem as vossas variações de humor. Mas, tal como com o Sporting, a vossa condição não é irreversível, o vosso problema tem solução. Por isso, por vocês, por nós todos, pelo Sporting: tratem-se. A terapia é simples, normalmente à base de uns comprimidinhos de lítio… Aviem a receita, tomem os comprimidos e tratem-se se faz favor.
(*) Tenho a perfeita noção que, nestes períodos de indefinição, as “considerações filosóficas” são muitas vezes ultrapassadas pela volatilidade dos factos “no terreno”. Apesar disso, aconteça o que acontecer, tenho a certeza que o essencial desta já longa verborreia irá sem dúvida manter-se. E, portanto, reitero: prezo muito o Leonardo Jardim, pelo que pode fazer pelo Sporting no futuro, mas principalmente por aquilo que já fez pelo Sporting só nesta época. E isso já ninguém nos tira.
Texto escrito por Leão de Trafalgar
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
14 Maio, 2014 at 12:32
Pois bem, cherba. Desculpa lá, mas vou ser mesmo eu a mandar lenha para a fogueira. Até porque a fogueira está acesa há muito tempo e, infelizmente, toda a gente passa ao lado para não se queimar. E como estou fodido (também por causa do risco ao meio) aqui vai:
Ponto Prévio: Depois de lerem isto, mandem-me pó caralho. Mas reflictam 10 segundos antes de o fazer. É a única coisa que eu vos peço. E acrescento que tudo isto não vem de pasquins. Fui eu que vi e ouvi com os meus próprios olhos e ouvidos. O que vem abaixo são FACTOS.
1) Depois da entrevista do presidente à tvi24, o treinador mandou a primeira achega. Claro que, os defensores do calculismo vão sempre dizer: “ele tem razão! precisamos de outro tipo de condições para lutar pelo título!”. Eu digo…pó caralho! Se este ano não tivemos esse “tipo de condições” e lutámos, porque raio é que para o ano não vamos conseguir? Por causa da Champions? A sério? Mas alguém exige a final? Alguém exige passar a primeira fase, estando nós no 3º pote? Este plantel, tal como está, não chegará para fazer os pontos mínimos para ficar em 3º lugar no grupo? Das duas, uma: ou não confiam neste grupo ou pensam que andamos a nadar em dinheiro. Se a primeira é injusto, a segunda é indesculpável!
2) Passadas umas semanas, a mesma pergunta…a mesma resposta. Para todos ouvirem, no caso de na primeira vez terem estado a dormir. E passa a ser a segunda vez num espaço de poucas semanas em que o treinador intromete-se no trabalho do presidente. Será que o presidente é parvo? Diz que vai ser candidato ao título e tem o treinador a colocar condições na imprensa. Strike 2.
3) Na CI antes do último jogo do campeonato, nem sequer lhe fizeram a pergunta!!! Mas mesmo assim o treinador lá sentiu a necessidade de dizer outra vez a mesma ladainha das “condições”. Strike 3. Totalmente gratuito. Lembro-me, por exemplo, que o maisfutebol colocou logo no seu site a foto do presidente e treinador com o seguinte título: “em sentido contrário?” Obrigado, Leonardo! Esta era escusada.
4) Ontem, disse que sobre o Sporting “fala sempre no presente”. Ora aqui está a peça que faltava. Se o Sporting é presente, quer dizer que não é futuro. Senão não dizia isto e ficava caladinho.
CONCLUSÃO: Quem criou esta situação não foram os pasquins, não fui eu, não foram vocês nem foi o presidente. Foi o Leonardo Jardim. Resta saber com que intenção. Eu tenho a minha teoria, mas como especular dá direito a ir de castigo virado para a parede com orelhas de burro, vou guardá-la para mim. Mas que estes factos ocorreram e que foi o treinador a provocá-los, disso ninguém pode ter dúvidas.
14 Maio, 2014 at 12:38
Não Sá, não vou ser eu que te vou mandar pró Caralho. Muito bem! O Leo, é neste momento um Jardim Proibido, carregado de bananas.
14 Maio, 2014 at 12:38
Ora nem mais… Não só não te mando pró caralho, como ainda te ofereço um pente, caso precises de cuidar desse risco.
🙂
14 Maio, 2014 at 12:45
E também não vou ser eu.
(Mas ir de castigo aqui, é ir para o armazém contar coca-colas, Não é mais que ninguém ok?).
14 Maio, 2014 at 12:56
Ó Maria, não dá para ir contar o stock de cervejas? É que disso eu já sei que vão faltar umas quantas. Esses gatunos…
14 Maio, 2014 at 12:59
Ficas a contar o stock de “champomy”…
14 Maio, 2014 at 14:43
Não… é coca-colas, mesmo…
A Maria aprendeu pois nunca mais lá voltou… 🙂
14 Maio, 2014 at 14:14
Maria, se um dia precisares de ajuda podes contar comigo 😀
14 Maio, 2014 at 12:57
Com este dogma da especulação, ainda anda aqui muita gente que não entendeu as indiretas/diretas do Leonardo Jardim. O Lume está aceso e quem pegou fogo foi ele e mais ninguém.
14 Maio, 2014 at 14:44
Vocês confundem um pouco o que é “comer gelados com a testa” com “não atirar gasolina para a fogueira”…
14 Maio, 2014 at 13:07
Excelente explanação! Também acho isso.
Acrescentaria, apenas, uma alínea, uma espécie de 3.1) . Na conferência após o último jogo, Jardim disse isto “O que é real é que não estou em fim de contrato. O meu futuro, em princípio, é estar aqui no Sporting, pois sou um treinador com contrato.”.
…EM PRINCÍPIO…
14 Maio, 2014 at 13:09
Quanto a ter condições, é uma verdade de “lá-paulice”, e nem sequer tem alguma coisa a ver com champions ou com sermos candidatos ao que quer que seja. Toda a gente viu, e a Direcção não foi com certeza excepção, que o plantel desta época foi curto. Não foi inferior aos do carnide e fcputas, longe disso. Mas foi curto, em certos momentos (p.ex. no estadio da lã, para a liga) faltou-nos ali outro Adrien ou outro William.
Sobre o “sound-bite” de falar sempre no presente e portanto não estar a falar no futuro… raios, mas a pergunta não era se “fala do Sporting como passado ou como presente”? Dadas as hipóteses, qual é o mal de ter respondido que falava no “presente”? Ver aqui algum tipo de “cabala” parece-me especialmente esquizofrénico…
Posso estar a tapar o sol com a peneira, mas não vejo nestas declarações qualquer vontade de LJ se desmarcar do Sporting, até pelo contrário. Mas se de facto o homem não tem vontade de ficar no Sporting, então também não há razão para fazer disso um drama e ficarmos muito nervosos com isso. Ele (ou alguém) paga a clausula e lá vai à vidinha, e nós cá nos arranjaremos com certeza.
Seja como for, especular (e sofrer e fazer sofrer com essa especulação) será sempre um exercício, digamos, estúpido, não fosse esse precisamente o modus-operandi das redacções dos pasquins manhosos de quem tanto nos queixamos. “We can do better than that!”
14 Maio, 2014 at 13:30
Dou-te essa do “presente ou futuro” de barato. Mas ainda assim, acho que só mete a expressão “presente” quem não se quer comprometer para o futuro. Bastava continuar a dizer que tem contrato, como fez anteriormente. Não é esquizofrenia, amigo. É uma tentativa de interpretação de tudo aquilo que o Jardim disse.
Mas a das condições…era preciso dizer 3 vezes? O presidente é surdo? Será que ele deu o tempo suficiente ao presidente para trabalhar no sentido de lhe dar essas condições? Isto é o mesmo que eu te dizer: como sou teu amigo, vamos combinar uma orgia. E tu vens dizer cá para fora dizer que para fazer uma orgia são precisas, pelo menos, 3 gajas! Porra! E eu não sei? E ainda estou eu à procura das cachopas, lá vens tu outra vez: atenção! para aquilo ser porreiro são precisas 3 gajas! E continuo eu na minha cruzada, à procura das cachopas…e lá vens tu: 3 GAJAS!! SÃO PRECISAS, PELO MENOS, 3 GAJAS!!!.
Foda-se!! Se fosse eu, chateava-me e levava-te um africano e depois tu que resolvesses com ele! Então anda aqui um gajo a pensar no amigo para combinar uma noitada porreira e o homem ainda põe condições? Olha, que tal falarmos em privado e dizeres-me se queres loiras, morenas ou africanas?
14 Maio, 2014 at 13:48
«só mete a expressão “presente” quem não se quer comprometer para o futuro»… ou então não se lembrou de o dizer naquele preciso instante em que lhe foi feita a pergunta. E atenção que não estou a insinuar que ele não tenha uma intenção escondida. Mas assumir que tem, só porque sim, parece-me paranóia (que é um sintoma de esquizofrenia).
Quanto ao resto, há uma regra que diz respeito às orgias “straight” com outros gajos: assistir (tipo a um filme) está ok, mas participar é gay. Peço desculpa, mas eu sigo essa regra a letra, portanto venham as 3 gajas mas de resto podes ficar quieto. 🙂
14 Maio, 2014 at 13:56
ahahahah!
Epa, pronto! Tu ficas com uma, eu com a outra, metemos um biombo no meio e a terceira anda de um lado para o outro a cantar o “Só eu sei”…
14 Maio, 2014 at 14:18
:):):):):):):):)
14 Maio, 2014 at 14:36
Isso é que era bom! Mandem-na pra cá caralho!
14 Maio, 2014 at 14:50
hehehehe
14 Maio, 2014 at 13:14
Sá não sei se te lembras da apresentação do Leonardo Jardim no Sporting e da (in)directa que ele sentiu necessidade de mandar ao Salvador (o presidente do Braga).
Logo aí eu pensei “bem este gajo tem este ar de parvo mas é capaz de não ser parvo nenhum”. Hoje tenho a certeza que não é parvo e que por de trás daquele ar de sonso está um gajo calculista que sabe bem o que diz e porque o diz.
É só mais um que pensa que é mais esperto que os outros todos. O que ele fez ao longo da época foi ridicularizar constantemente as declarações do presidente sobre a arbitragem e porque não dizer ridicularizar todos nós que tivemos que levar com bocas dos rivais como “estás a ver, o teu treinador é que é ponderado e sensato…” e merdas do género.
Ainda bem que o Sporting não ganhou estes 2 jogos. Costuma-se dizer que a última imagem é a que fica, pois bem, a última imagem que tenho do Jardim é a de 2 jogos de merda sem o mínimo de futebol apresentado e que não andou longe de outras exibições ao longo da época, só que em alguns jogos tivemos a sorte do nosso lado e lá ganhámos o jogo.
14 Maio, 2014 at 13:32
Lembro, sim senhor.
Nessa altura pensei logo que, se der merda, o homem é o primeiro saltar do barco. Estava era longe de pensar que se corresse bem….o homem ia querer saltar do barco à mesma!
14 Maio, 2014 at 14:13
Há muito que o Leo andava a dar brilho à careca! E a avaliar pelo diâmetro é tarefa para muitos dias.
14 Maio, 2014 at 14:14
1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10!
Pr’ó caralho ó Sá! (mas foi só porque tu pediste) 😛
Fora de brincadeiras o que me incomoda neste “vai, não vai” não é o facto de se saberem as coisas, de o LJ sair ou não sair, mas sim o clima de especulação que se se cria à volta disto tudo e a consequente extrapolação para a CS e aproveitamento pelos poderes instalados do que é o sentimento Leonino com estas coisas todas.
Já foi dito e repetido por várias vezes que até a CS vem à Tasca beber para depois ir vomitar asneiras. Se nós Sportinguistas de Alma e Coração não conseguimos manter-nos serenos nem contribuir para a serenidade do clube, que neste momento está tão bem liderado, então acho que pelo menos não devemos inflamar as hostes. Devemos sim acreditar que quem nos lidera está a fazer pelo clube como tem demonstrado desde o primeiro dia e que, parafraseando o Tiago Coração de Leão, “se não tivermos Jardim arranjamos um bosque fds! Sempre a crescer até termos a puta da Amazónia inteira!”
Por isso disse ao cherba e repito, se se sabe e se pode falar então que se fale, se não, então calemos-nos!
14 Maio, 2014 at 14:15
Sá, na mouche!
14 Maio, 2014 at 13:09
Quando aqui o Lusa escreveu hà uns posts atrás que a coisa estava feita para o LJ se pôr nas putas, muitos perguntaram se não estaria a criar mind games ou se teria tido acesso a informação.
Não, amigos, não tive acesso a nada. Mas tal como o Sá, percebi que de cada vez que o LJ falava parecia que arranjava mais clientela da pasquinagem. E nele é uma tática recorrente para sair. Criar mau ambiente.
Podia dizer: Tenho contrato e vou ficar! Custava muito dizer? Ui, se custava…
E depois o silêncio do Bruno. Tal como no passado, quando está a tratar de dossier que seja “peixe-agulha” cala-se bem caladinho e não alimenta polémicas.
Assim que acertar verbas com o Leonardo, o Bruno apresentará na hora o novo treinador.
14 Maio, 2014 at 13:41
Ah! É verdade! E esqueci-me de um pormenor.
Ninguém estranhou a cara de poucos amigos do presidente ainda antes do jogo com o Estoril começar?
14 Maio, 2014 at 14:20
Sim, saltou-me logo à vista. Foi focado duas vezes ao longo do jogo, ambas na 1ª parte.
14 Maio, 2014 at 14:25
Pudera…
Deve estar fartinho dele…
14 Maio, 2014 at 14:40
Sabes lá se a Cláudia não lhe deu uma nega e ficou lixado com isso?
Quem não ficaria???
Vocês gostam duma especulaçãozinha, foda-se…
A Tasca virou salão de cabeleireiro! HAHAHAHA 😀
14 Maio, 2014 at 14:41
Até podia ser duma hemorródia… mas claro, não dá jeito pensar nisso (até porque nem é coisa que dê jeito pensar).
Vamos logo pensar que há merda da grossa e todos estão fodidos com todos…
14 Maio, 2014 at 14:50
Gases??…
14 Maio, 2014 at 14:27
Ver este tópico e perceber como se passa de Bestial a Besta quadrada de um dia para o outro é triste!
Meus amigos, é como li algures aqui para cima, se está bem e quer ficar que fique, seria muito provavelmente a melhor opção. Se está mal e não quer ficar então adeus e um queijo, havemos de arranjar igual ou melhor.
Agora vir desdenhar um dos obreiros que fez com que o Sporting voltasse a ser respeitado é no mínimo falta de vergonha na cara!
14 Maio, 2014 at 14:38
Maravilha!
Continuamos a alimentar pasquins… que caralho!
Deixem trabalhar quem tem de trabalhar…
14 Maio, 2014 at 14:45
creio que o melhor indicador acerca do trabalho do nosso leonardo jardim é o facto do pessoal não se importar com o facto de ele ser substituido. todos referem: ele fez um trabalho brilhante, criou a base, fez o que foi preciso (um futebol por vezes do mais bonito, das outras mais pragmatico e mais realista). acho que as ultimas 2 jornadas apenas refletiram o facto dos objectivos da época estarem esgotados, e os jogadores estarem já no modo pre mundial (paulo fraco isto é para ti meu jumento de carga). O jardim fez o que foi preciso, devolveu a confiança e meteu o SPORTING de novo no topo da tabela, e por consequencia, no topo do futebol portugues. novamente, a confiança que está já a ser direccionada para um hipotético novo treinaador deve-se a ti, grande Leonardo Jardim. espero sinceramente que nao partas, no entanto agradeço já de antemao o teu trabalho. Obrigado por todos os momentos inesquecíveis, obrigado por nos devolveres o orgulho e a garra que pareciam perdidos, Obrigado por nos dares um grupo de trabalho do melhor que há!! Obrigado por elevares os nossos jogadores ao estatuto de estrelas! Obrigado por seres do Sporting! Obrigado pelo trabalho!!!! Espero que continues, mas para o caso de isso não acontecer, espero que nunca te esqueças de nós e que saibas que não vamos atirar o teu trabalho pela sarjeta! E ja agora, num jeito de ps: Obrigado Presidente pelo Leonardo. Foi uma bela 1a contratação 😀
14 Maio, 2014 at 14:56
tenho para mim que amanhã tudo se resolverá , com o jogo das papoilas mais logo ( era lindo levarem uma cabazada ) jj já poderá rumar ao monaco e o “sistema” ainda vai fazer querer que afinal o monaco preferiu o jj(benfica) ao LJ , e que mais uma vez o boifica trabalha melhor e tal e a p.. que os pariu.. , mas pode ser só imaginaçao minha…
14 Maio, 2014 at 15:01
O que me parece é que mais uma vez o Sporting manda uma chumbada enorme nos pés, Fdx que sina de merda caralho, não nós podemos começar a levantar que é sempre assim.
O LJ é sem sombra de dúvidas o melhor treinador que tivemos nós últimos 10-15 anos, algo que me parece mais ou menos consensual e neste caso, como penso pela minha cabeça e estou-me perfeitamente a cagar se me malham ou não pela opinião que possuo, penso que a culpa é fundamentalmente do nosso presidente (atenção que não possuo todos os dados), isto porque em futebol não há milagres (a nossa classificação neste ano foi o mais perto que tenho visto de um) e se o projeto era de valorização de ativos e de restruturação do clube nos próximos dois anos, então o Bruno Carvalho tinha de ter sido mais cauteloso quando assumiu a candidatura ao título da próxima época, aliás, na minha opinião faria todo o sentido manter o jogo-a-jogo mais uma época, tendo em conta que teremos a champions no calendário. Assumindo a candidatura ao título, as expetativas iniciais aumentam e muito e o risco que está associado para o treinador também aumenta e muito, então pergunto, se a carreira do treinador pode ser colocada em causa, não faz todo o sentido que o mesmo só aceite o desafio se forem reunidas as condições que o mesmo entende serem as mínimas para possibilitar ter sucesso no desafio proposto? Eu que me encontro na área do treino desportivo penso que não há nada mais lógico.
Agora, posso estar completamente equivocado, pode ser uma questão salarial, pode ser uma questão de feitio, pode até ser uma questão de mulheres (lloooollmtou a brincar) e mesmo que a situação seja idêntica à que referi em cima, mantenho a minha fé no nosso presidente e na nossa direção, espero apenas que aos poucos o Bruno vá aprendendo com estas situações.
Relativamente à próxima época, caso o LJ saia, parece-me que vamos entrar em mais um ano zero, isto porque vão haver alterações ao modelo de jogo (podem ser benéficas ou prejudiciais ao rendimento mas demora sempre tempo para equipa técnica operacionalizar esse modelo de jogo num model de treino e demra tempo até os jogadores reterem e executarem as missões táticas específicas que o novo treinador pretende), porque será necessária uma nova fase de avaliação e diagnóstico ao plantel (algo que seria mais fácil com o LJ que já possui uma clara ideia das potencialidades do plantel e de outros jogadores) e fundamentalmente porque será uma incógnita a capacidade do treinador num clube da dimensão do Sporting.
Posto isto, apenas espero que tomemos as melhores decisões no que respeita à equipa técnica e ao plantel na próxima época onde temos muito a perder se as coisas não correrem como o previsto. Mais uma vez reforço o meu desejo que o LJ fique porque seria claramente a melhor opção.
SL
14 Maio, 2014 at 17:46
Concordo com quase tudo, só não percebo o porquê de o Presidente assumir a candidatura ao título poder alterar o que quer que seja. O treinador, só tem de continuar a trabalhar, o facto do Presidente assumir a candidatura não implica uma obrigação, para o treinador, de ganhar o campeonato…
Este post deixou-me mesmo triste, com as teorias, as palavras dúbias…foi preciso alguém ligado ao treino para constatar uma coisa obvio, se o Leo sair, o Sporting não acaba, mas há um retrocesso na evolução da equipa. Obrigado Mike Leo.
14 Maio, 2014 at 15:02
Cherba se sabes…. Fala, caso não possas, pelo amor de deus, pelo respeito que te tenho, não te armes em leao revisor.
Obrigado
14 Maio, 2014 at 15:23
O Cherba deve ter recebido uma PM do Bruno Gimenez (ou será Marioni?)…
14 Maio, 2014 at 15:13
Há 2 maneiras de ver as coisas:
– O presidente anuncia em direto sem falar com LJ (e se calhar com o Inácio) que para o ano vamos ser candidatos ao titulo. Julgo eu que seria mais correto a estrutura diretiva e tecnica estar toda alinhada antes de sair informação cá para fora. O LJ fica fodido, não gostou e começa a mandar recadinhos das condições e do caralho a sete e entra-se numa bola de neve em que BdC e LJ acabam de costas voltadas e o divórcio é o cenário provável.
– O presidente anuncia em direto e LJ apesar de sentir que devia ter sido informado, vê isso como um investimento do presidente em virtude de confiar no treinador e no trabalho que ele está a realizar. LJ sente que o Presidente confia nele para o SCP ser campeão no próximo ano.
Quanto a mim, LJ foi pelo 1º cenário porque o cabrão do Mendes já lhe andava a fazer a cabeça para deixar o SCP e ir ganhar mais para outro lado. Assim, aproveitou para mandar recadinhos pela CS ao presidente, porque se ele quisesse ficar só tinha de dizer que confia na estrutura diretiva e que a equipa este ano lutou perto pelo titulo e para o ano vai estar na luta ainda com mais força.
14 Maio, 2014 at 15:31
E porque não por motivos óbvios? Porque é que estão a responsabilizar BdC?
Porque é que LJ não vai sair por causa dos 4 ou 5 Milhões de Euros por Ano vs os 400 ou 600 Mil Euros que recebe no Sporting?
Quantos de vocês não mudariam de emprego por 10 ou 20%? Quantos de vocês é que não mudariam por 1000% de aumento?
O Mónaco é um clube novo rico, da esfera dos Chelseas, PSG’s e City’s, ambicioso e com presença na Champions garantida, embora me seja um clube indiferente, não deixa de ser um projecto do caralho.
14 Maio, 2014 at 15:35
Tomás, no meu comentário mais acima penso ter equacionado ambas as possibilidades e independentemente de poder existir alguma culpa no presidente, isso não belisca de forma alguma o excelente trabalho que está a desenvolver ao serviço do Sporting
14 Maio, 2014 at 15:31
Eu quero mais é que o Mendes se foda, aqui não há que fazer a cabeça a ninguém, se assume uma candidatura têm de se reunir condições, ora na minha opinião, nesse capítulo, parece-me que o Sporting ainda não tem capacidade para reunir essas condições (na minha opinião prende,-se sobretudo com jogadores para o setor ofensivo e defensivo, sendo que no primeiro grupo se encontram aqueles atletas que marcam a diferencia, quer no desequilíbrio que provocam nas estruturas defensivas adversárias, quer na mais valia que acrescentam ao nível da tomada de decisão no ultimo terço e esses custam dinheiro), logo toda Sta. postura devia ser resultado de um reflexão conjunta entre a estrutura diretiva e a técnica, algo que não emparvece ter ocorrido e que caso seja esse o caso, foi um erro grave.
SL
14 Maio, 2014 at 15:58
Erro grave?!?! Epah eu acho que o Presidente devia ter tido uma resposta mais evasiva à pergunta (feita na hora e por isso foi o que saiu…quem nunca exagerou numa resposta a quente que atire a primeira pedra…)mas daí a ser um erro que convoque uma pessoa a querer sair vai uma distancia como daqui até à China! É um erro aliás muito simples de ajustar…é dizer que somos candidatos com as armas que temos e que se hoje somos 2º, claro que para o ano queremos lutar pelo titulo! Sem obsessões mas achamos que temos condições para a luta! E pronto…estava resolvido! Era assim tão difícil?!
Não me passa pela cabeça que seja esse o mutivo de o Jardim querer (se quer) sair! Quer sair porque vai ganhar 10 vezes mais e porque vai ter condições para jogar na champions completamente diferentes das do Sporting! E no meu entender acho que é uma escolha natural, desde que o Sporting seja devidamente compensado!
14 Maio, 2014 at 16:12
Senão tivermos em conta possíveis saídas, concordo contigo em relação ao desequilíbrio do plantel, mas não concordo que, ofensivamente falando, seja assim tão deficitário. O nosso último terço tem muitas soluções e jogadores polivalentes, como o Carlos Mané, Shikabala (não sei o que vale) ou o Montero que podem fazer qualquer posição. Juntemos João Mário, Wallyson, Dramé, Yuri e Chabi à equação.
O maior problema é a falta de segundas linhas, para substituir William Carvalho, Jefferson, Cédric, Rojo e Maurício.
Sendo para mim William Carvalho insubstituível, vale por 2 trincos, na sua ausência há necessidade de ter 2 ou 3 substitutos, para eventualmente jogar com 2 trincos. Há Zézinho e Esgaio.
Vou mais longe, no caso da nossa dupla de centrais, falta-nos uma primeira linha. Rojo e Maurício seriam sempre a 2ª linha. Eric Dier, para mim, ainda não está pronto, nem Semedo.
O nosso melhor onze de 2013/2014 era inferior ao melhor onze dos nossos rivais. Valeu-nos a entrega e a organização.
Acredito que um Sporting que lute até ao limite pode dar-nos alegrias em 2014/2015, não por ser mais ou menos candidato, mas porque está vivo e recomenda-se. Foi o que aconteceu em 2013/2014 e poderá acontecer em 2014/2015. Jogo a jogo. Os campeonatos não se ganham ou perdem nos jogos com os rivais. Poderemos sempre ter equipas mais baratas e inferiores teoricamente, pois o que contará no fim, são os empates em casa com Rio Aves e afins.
Champions? Quando era uma taça a eliminar podíamos sonhar, jogo a jogo. Hoje é um circo monetário desenhado para ter as 8 equipas mais ricas do mundo nos quartos de final. Foderá, como fodeu toda a época de Paulo Bento (esse filho da puta). Não há Estoris nem Paços de Ferreiras na Champions. Não me entusiasma um pintelho ir à Champions, mas não tenho dúvidas que o plantel já deve estar a pensar no penteado que vai fazer em 2014/2015.
15 Maio, 2014 at 13:31
Bom texto, gostei!
Se o LJ quer ir embora, não há stress… o Sporting continua!
Agradeco-lhe o bom trabalho que fez e peço ao BdC que saque uns bons milhões aos gajoa do Mónaco e que apresente de por essa o novo treinador… Seja ele o Marco Silva ou outro qualquer.
Confio na Direcção e, mais uma vez, resta-me esperar serenamente pelo final desta novela.