Regra geral, o cérebro do adepto tem um problema: por mais que tente alhear-se das parangonas dos jornais, torna-se quase impossível ir imaginando se os jogadores anunciados cabem no plantel da sua equipa.
Ora, eu padeço dessa dificuldade de alhear-me do que me salta à vista. Mais ainda, quando, dia após dia, sou brindado com croatas, catalães, romenos e gaboneses, numa espécie de saco de gomas coloridas que permite enganar miúdos. E que miúdos são esses? Os nossos.
Por exemplo, eu acredito que o Petkovic seja um bom lateral direito, que seja um líder apesar da juventude (capitão de selecções jovens do seu país) e que até tenha uma estampa física que nós não temos na laterais. Mas… e o que fazemos ao Esgaio?
Por exemplo, eu acredito que o Rosell tenha boa escola e óptimo nível de passe, mas… precisamos, mesmo, de um médio com as suas características quando podemos fazer regressar João Mário e Zezinho?
Por exemplo, eu acredito que o Rotariu seja uma enorme promessa e que até venhamos a gostar tanto ou mais dele do que gostámos do Niculae. Mas vem para a equipa principal ou para a B? Dramé não mostrou estar pronto a lutar por um lugar? Medeiros é para emprestar?
Quanto a Evouna, avançado gabonês e último nome a surgir, é o que menos me incomoda. Defendo que Betinho deve ter um ano numa equipa de primeira liga que lhe permita jogar o mais possível, antes de regressar. E, por aquilo que li e vi, este Evouna tem características diferentes das de Montero e de Slimani. Claro que é uma incógnita se, à semelhança do que aconteceu com o argentino, vamos desencantar mais um bom jogador a baixo custo, daí que fique a dúvida se não faria mais sentido avançar para o Derley, do Marítimo (embora os valores do negócio devam ser bem diferentes).
No fundo, espero que esta silly season não venha contrariar a clara aposta na formação e em jogadores portugueses. E não me venham com o politicamente correcto “eu confio no trabalho que está a ser feito”. É que eu também confio, mas, como disse no início, a minha mente tem dificuldade em alhear-se deste Manager jogado na vida real.
17 Maio, 2014 at 11:22
É o habitual de todos os anos …
17 Maio, 2014 at 11:29
Ainda agora comecou a silly season… no final mais de cem nomes serao falados e entre tantos e natural que acertem alguns!
17 Maio, 2014 at 11:34
Se nesta altura nem sabemos quem é o nosso treinador, contratar jogadores faz pouco sentido…muito provavelmente o Sporting só anda a estudar possibilidades.
17 Maio, 2014 at 11:34
Cherba, este é o romance anual desta época, vais ver quando começar a época 2014/15 já “vendemos” 30 jogadores e “compramos” uns 280…mais coisa menos coisa
17 Maio, 2014 at 14:18
Certo, mas aquela foto com o Inacio, o Presidente dos Romenos e a empresaria do puto nao parece ser Photoshop!!!
O que me leva para outra questao. Se nao era photoshop e estamos mesmo a negociar o puto Romeno… Como e que os pasquins souberam disso???
17 Maio, 2014 at 15:28
Aquela foto foi publicada por um jornal romeno. E também lá estava o Virgílio.
17 Maio, 2014 at 15:43
epá, dirigentes de futebol, não são propriamente agentes secretos.
basta:
– os pasquins terem connections nos aeroportos (por exemplo, lista de passageirod—– para onde vai, etc)
– tb há pasquins na roménia!!!
MAs, como digo abaixo, se vão comprar extremos ou centro campistas, começo (finalmente) a ter alguma coisa contra esta direcção. é crime lesa-pátria contratar jogadores para posições para as quais a Academia tem super estrelas.
Passou um ano, se aceito magrão o ano passado porque iuri e JM estavam verdes, chaby quebrado e Esgaio precisava de ser titular uma época… neste momento já não é um argumento válido
17 Maio, 2014 at 11:39
O Montero não é Argentino.
Ou fui eu que li mal?
Abraço e SL
17 Maio, 2014 at 11:41
Mais do que contratações acertadas e jogadores comprometidos, a direcção deve e com certeza terá os alvos referenciados e em caso de certeza avançará. Estes nomes servem para vender jornais, para criar rivalidades entre os adeptos do futebol, jogadores “roubados” ao benfica, etc. Quanto às posições fulcrais acho é necessário reforçar em 4/5 zonas: laterais, um central, médio defensivo e médio ofensivo. Nas laterais confesso o meu desejo em ver Miguel Lopes de volta a fazer as duas laterais. Será impossível devido a salários, mas é um jogador queimado. Um central rápido com estampa física e que entre de caras no onze. Um médio defensivo para rivalizar com William, a meu ver Gonçalo Santos (mais a mais se Marco Silva for o treinador) ou Danilo Pereira. E um médio ofensivo, um 10, com técnica apurada e que marque livres.
SL
17 Maio, 2014 at 11:55
Não sei porque embirro um bocado com o gonçalo. Cheira-me a joão alves… Ou seja, barrete quando vestir a preciosa.
Já o danilo pereira acho que pode vir a ser claramente uma mais valia. O rosel tem pinta mas não faço ideia.
Para mim, primeiro treinador (cargo mais importante da equipa) e só depois reforços!
Já agora, sou da opinião que um bom treinador é a peça mais importante do xadrez e por isso pode inclusivamente ser o mais bem pago da estrutura!
17 Maio, 2014 at 14:20
“Não sei porque embirro um bocado com o gonçalo…”
+1
17 Maio, 2014 at 15:58
porque tens alternativas ao william na formação!
17 Maio, 2014 at 16:57
+1
18 Maio, 2014 at 11:41
Se o Marco for o treinador tenho a certeza que o Gonçalo o acompanha.
17 Maio, 2014 at 15:57
centro campistas? foda-se e a formação?!? Zezinho, palhilha, kikas? são merda?
o william não vai jogar o quê? 10 jogos no total?
e Fito, têm a certeza que não volta?
17 Maio, 2014 at 11:52
Cherba,
Neste excerto do texto não haverá um erro quando te referes ao argentino?
“Claro que é uma incógnita se, à semelhança do que aconteceu com o argentino, vamos desencantar mais um bom jogador a baixo custo, daí que fique a dúvida se não faria mais sentido avançar para o Derley, do Marítimo (embora os valores do negócio devam ser bem diferentes)”.
17 Maio, 2014 at 13:02
Ya…supostamente era argelino. Assim se escreve em bom português!
17 Maio, 2014 at 11:56
Cherba, isto dá cabo de qualquer um! Nós queremos não ligar ao assunto, mas damos connosco no youtube a ver os vídeos e a imaginar os que deviam vestir a verde e branca. A verdade é que isto se vai repetir vezes e vezes sem conta. Eles querem vender e pensam que recuperam os sportinguistas assim (o manhoso fez 7 capas com o Sporting nos últimos 11 dias – e com os encarnados a jogar as babaladas finais, por isso imagina o desespero do homem). Vamos esperar com calma.
leoscp, concordo que precisamos de um 10 (quanto a marcar bem livres, temos o Shika, que par mim será o nosso extremo esquerdo). Médio defensivo para concorrer com o William?! (para mim é o Zezinho). Não acho bem parar a evolução do Cedic, como tal, Esgaio é a alternativa certa (Miguel Lopes será emprestado até terminar o contrato para evitar a cláusula de 5M€ com o Porco). Se não sair nenhum central, por mim não precisamos de outro.
Tenho dito!
SL
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/
17 Maio, 2014 at 13:52
É sabido que os Lãmpiões compram mais ABosta, os directores do Rasca sem os Sportinguistas devem ter visto suas vendas a cair a pique, assim sendo querem ver, com capas coloridas de verde, se voltam a captar essa quota de mercado. Estão com azar porque os Sportinguistas não andam a dormir.
17 Maio, 2014 at 16:00
tens dito e muito bem!
O esgaio é titular a extremos! só vai para o sítio do Cedric se este estiver cansado (é possível “atom ant”?– roubei a um tasqueiro!) ou amarelado
17 Maio, 2014 at 12:08
1-Continuar a apostar na formação é fundamental.
2-Comprar uma ou outra jovem promessa, também me parece razoável, mas só depois de muito bem pensado e observado.
3-A comprar alguém, que se apostem as fichas todas em alguém com provas dadas, não em jogadores de risco.
Isto para mim, são os três pontos fundamentais do futuro do sporting.
O ponto 3, Pode ser alterado, caso os jogadores de risco, sejam da mesma qualidade do slimani e montero.
Quanto ao treinador, eu já tinha dito e já sabia, que havia uma rotura nas negociações com o Leonardo, ainda continuo com esperanças que cheguem a acordo, mas caso não seja possível, o marco silva parece-me bem, embora também considere uma aposta de elevado risco, se eu fosse o presidente, apostaria em alguém mais experiente, Fernando Santos, sem qualquer duvida.
Saudações leoninas
17 Maio, 2014 at 13:14
Acho que já não há condições para o LJ continuar…
17 Maio, 2014 at 13:53
Ainda estas nessa fase??
….press ENTER to continue…
17 Maio, 2014 at 16:00
porquê?
17 Maio, 2014 at 18:12
Porque ele não quer…
17 Maio, 2014 at 13:16
Fernando quê??????????
F.Santos? O tal que pos a equipa a jogar um futebol merdoso? Vem-me à memória um jogo com o Rio Ave em que ia partindo uma cadeira…
Esse tá bem é na Grécia………
17 Maio, 2014 at 13:53
Preferia o Peseiro ao Fernando Santos.
17 Maio, 2014 at 14:27
Prefiro o Jardim ao… Jardim!
17 Maio, 2014 at 16:01
🙂
17 Maio, 2014 at 12:20
já que estamos a falar de contratações este argentino, considerado a grande revelação do ano na Argentina, tem boa pinta. Aliás ver aqui um resumo de jovens argentinos que se destacam
http://toconesdelmundo.blogspot.pt/2013/12/liga-argentina-mejores-jugadores-jovenes.html
https://www.youtube.com/watch?v=3XjAufqD04M
17 Maio, 2014 at 12:25
Krpan, tenho visto os jogos da Libertadores e é mesmo craque, mas é caro e penso já ter um acordo de transferência para um clube de La Liga.
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/
17 Maio, 2014 at 12:29
Não desfazendo, oh Bonito… Mas eu (EU!) estou farto das vedetas argentinas que vem para cá empandeirados como grandes, quase todos os novos Maradona… e depois revelam-se na maioria um fiasco. Isso e brasileiros… vem quase sempre rotulados de milagreiros… Já me enjoa tanto essa conversa que argentinos e brazucas são a ultima coca-cola!
Mercados menos mediáticos também tem bons jogadores e tem a vantagem de não ver o seu custo empolado.
Mas é como digo… não estou nada preocupado. Venha de lá os contratos assinados e a fotinha da praxe que depois logo vejo os nossos novos meninos… Venham mas é por bem e que queiram fazer o Sporting maior!
17 Maio, 2014 at 12:38
Eu também Ricardo, estou sempre com um pé atrás em relação a jogadores argentinos e principalmente brasileiros, mais de pé atrás quando são muitos novos e ainda não têm maturidade para jogar no Sporting. Mas, e isto é um mas cheio de reticências, o Sporting tem que estar atento pq há de facto tipos q fazem a diferença e este é um tipo de jogador que parece fazer nos falta, não digo necessariamente este, até podia ser sueco. Um gajo sem medos, que vai sempre em frente, rápido e com poder de impacto.
17 Maio, 2014 at 12:40
Pode ser que o Viola venha com vontade de ser esse jogador. São parecidos, mas nenhum deles é um jogador de zona central.
17 Maio, 2014 at 13:55
Viola regressa a Lisboa para receber em mãos a guia de marcha.
17 Maio, 2014 at 14:44
Portanto… Viola vai meter a viola no saco!
17 Maio, 2014 at 14:48
Convenhamos, um gajo que volta ao clube onde era visto como um fenómeno e faz a época que faz… Esperar o que?
30J – 1G??? Ainda se fosse um defesa central… ou um GR! Agora, um avançado???
Esqueçam lá o Viola, pá…
“Acho que não sabe dançar”…
17 Maio, 2014 at 16:01
algum lateral ou ponta de lança?
17 Maio, 2014 at 12:20
Eu já vivi a doença… Mas estou curado!
Já se sabe que nesta fase da época, são, pelo menos, dois jogadores por dia que vem na pasquinada com “contrato assinado”… Ora, como não acredito que o SCP contrate 90 jogadores até dia 1 de Julho, vivo tranquilo. Não me chateio a saber novidades de QUEM QUER QUE SEJA! Até podem dizer que vem aí o BUCETA DO TRAMEMBÉ que eu estou-me a cagar para isso! Só quando aparecerem ao lado do Bruno, com o MANTO vestido é que me dou ao trabalho de procurar saber quem são, de facto, os artistas!
Até lá, sim… confio na direcção… e sim, confio que não vão trazer contentores de estrangeiros. Seria uma estupidez andar a gastar muito dinheiro em coisas que bem bisto, já temos dentro de portas e seria passar um atestado de menoridade à Academia. O trabalho que foi feito o ano passado, em que vieram mais estrangeiros do que me agradaria que viessem, não me deixando satisfeito, entendi-o como uma necessidade pontual que, porventura, a nossa Academia e os nossos B’s não conseguiriam sobrepor. Agora, espero que esta situação venha a verificar-se cada vez menos e que se aposte em força nos nossos putos. Temos muita malta nova que precisa crescer… nova e com qualidade “Powered by Alcochete”… Mas também percebo que haverá posições onde não há soluções à altura e tem de ser importadas.
Iuri, Dramé, Wallyson, Esgaio, João Mário parecem-me estar no ponto para começar a “pré” e tentar agarrar o seu lugar.
Semedo, Chaby, Tobias Figueiredo, Alexandre Guedes (renova? Não renova?), Fokobo (allô, Noélia!), Seejou, Ponde, Kikas, Riquicho, Betinho (que grande avançado temos aí) precisam amadurecer um pouco. Alguns na B… outros de preferência em equipas de 1ª Liga (A meu ver, Académica, Setúbal, Moreirense e Estoril seriam as equipas mais interessantes para isso).
E na retaguarda destes… Matheus Pereira parece ser o novo diamante guardado em Alcochete…
Tudo gente que precisa de apoio. Apoio esse que tem de vir de DENTRO, de quem põe os “pingos nos iii”… Vamos mas é olhar para dentro primeiro, tá, Bruno?!
17 Maio, 2014 at 12:22
Claro, esqueci-me ali do Zezinho, que tem claramente capacidade para discutir um lugar no Plantel da A! Sem dúvida…
17 Maio, 2014 at 12:25
Moreirense???????!!!?!!?!?!??? depois de nos foderem com o ghilas??? No final ficámo-nos a rir mas não te esqueças que o venderam ao porto sem falar connosco primeiro… que tínhamos direito de preferência. A esses clubes que abrem sempre o rabinho ao pintinho nem um apanha-bolas emprestava!
17 Maio, 2014 at 12:30
Quem é esse? O Quilhas??? Não sei quem é! 😛
Prontos… o Moreirense, não…
17 Maio, 2014 at 13:21
Esquece o alexandre guedes…transferido para o reus.
17 Maio, 2014 at 13:37
Definitivo?
Pensei que tinha saído por empréstimo porque não queria renovar?
Acabava o contrato este ano? Ficamos com % do passe? Tenho uma vaga ideia que foi isto…
17 Maio, 2014 at 13:51
o alexandre guedes nao queria renovar… transferimo-lo sem recebermos nada mas ficámos com 50 do passe
17 Maio, 2014 at 14:55
Tinha ideia que tinha mais um ano… se calhar, confundi-o com o Tobias, acho que esse sim tem mais ano(s) de contrato…
17 Maio, 2014 at 16:03
és grande Ricardo!
ou seja, no máximo (e sem saídas) 3-4 contratações!
17 Maio, 2014 at 16:55
São essas as minhas contas, Lourenço.
– Um LE, tão bom ou melhor que o Jefferson (tou preocupado com a queda das suas exibições no fim).
– Um DC que entre de caras no 11 (Rojo salta. E se não for pedir muito… que bata livres como deve ser).
– Um EE consistente (Portanto, fim de linha para Capel e o próprio Carrillo).
– Um PL mais completo que os dois que temos (um hibrido entre Montero e Slim).
Tudo o resto temos mais do que suficiente entre o plantel, os emprestados e os B’s…
(Obviamente não me preocupa a saída de RP pois temos Boeck, logo, há muitos GR que gostariam de vir para o SCP com qualidade na Liga e serem competitivos para apertar os calos do Marcelo!
Quanto ao William… não estou preocupado… Temos um senhor Rinaudo que ainda não esqueci os grandes jogos que é capaz de fazer)
17 Maio, 2014 at 12:25
No caso do Esgaio ele sempre foi extremo, estar a contar com ele para defesa direito é fazer uma adaptação.(Sim eu sei que ele as vezes joga a defesa, mas não deixa de ser extremo/médio lateral).
De resto concordo contigo e também sofro do mesmo 🙂
17 Maio, 2014 at 12:32
Quem queria (ou devo dizer… quer?!) fazer do Esgaio era o nosso treinador, o LJ (não sei se se lembram dele?!)
Eventualmente pode ser que não seja assim…
17 Maio, 2014 at 13:34
Concordo na parte do esgaio! E com a (possível) saída de esgaio espero que ele seja utilizado mais adiantado no terreno.
17 Maio, 2014 at 12:27
É natural que se comece a especular relativamente a contratações, atendendo que o SCP necessariamente terá que as fazer.
1- Contratações por vendas:
Um central caso Rojo saia. Dier + Maurício não chega. Semedo não estará “pronto”.
Um médio defensivo para substituir o William. Não vejo ninguém no actual plantel (inclui B) quer para titular quer para suplente da posição. Posição crítica.
2- Upgrades:
#10: Shikabala é, ainda, uma incógnita. MAs André Martins não pode continuar a ser o titular nessa posição.
Extremos/alas: deverá haver uma revolução, com as saídas de Capel (muito caro) e Carrillo (já chega desta aposta). Heldon é jeitoso, mas para suplente. Medeiros não estará “pronto”. Mané não é extremo.
Sinceramente, parece-me que o plantel tem que ser BASTANTE reforçado para “atacar” o título e jogar na Liga dos Campeões. Estaremos a falar no MÍNIMO de quatro contratações. Pelo que é natural que as notícias/rumores comecem a circular com muita frequência…
SL
17 Maio, 2014 at 12:35
Contrariamente ao que muita gente acha, creio que o Mané tem mais capacidades para jogar a extremo do que no meio.
Ali tem mais espaço… no meio tem muito choque e contacto e ele não tem corpo para essas lutas.
17 Maio, 2014 at 12:40
Eu acho que ele rende muito mais no meio do que a extremo. E se jogar a extremo não pode jogar na esquerda! não rende nada na esquerda pq faz sempre o mm movimento de desmarcação: foge para o meio! ou seja, em todos os ataques ficamos sem extremo pq ele está na posição 10! foi uma coisa que reparei no jogo contra o Estoril…
17 Maio, 2014 at 12:51
Caro Ricardo, o Mané nunca será um verdadeiro “extremo”, daqueles que fazem a linha e cruzam… É verdade que o Mané é algo fanzino, mas tem drible e muita velocidade, o que ajuda a desequilibrar nas zonas interiores.
Sinceramente, não me parece que o Mané tenha uma posição muito definida. Será um “segundo avançado”, a la Wilson Eduardo?
SL
17 Maio, 2014 at 13:50
O Mané é um jogador como o Djaló, com as devidas distancias. Quero com isto dizer que joga bem quer no centro, a ‘segundo avancado’ ao estilo Nuno Gomes, como na ala direita. No entanto, quando o seguia nos Iniciados e Juvenis, sempre gostei mais de o ver ao meio, a ‘nove e meio’.
17 Maio, 2014 at 16:04
concordo, pela razão que dou em baixo
17 Maio, 2014 at 12:31
“Claro que é uma incógnita se, à semelhança do que aconteceu com o argentino(…)”
Argelino? Colombiano?
17 Maio, 2014 at 12:32
Nos sabemos que e pratica corrente da pasquinagem sempre que as galinhas tem interesse num jogador aponta-lo primeiro ao Sporting. Dessa forma criam-se as ilusoes e espectativas necessarias nos dois neuronios que constituem o cerebro do homo-galinacius de forma a acreditarem que o esseiobe esta em grande. O desinvestimento vem ai, nao se pode dizer a verdade aos adeptos galinaceos.
17 Maio, 2014 at 12:36
Eu acho que precisamos apenas de 3/4 jogadores (partindo do principio que não sai nenhum dos mais importantes).
– 1 LE para lutar c o jefferson;
– 1 central para entrar no 11 de caras (e só se for um que seja mm melhor que os outros);
– 1 trinco para o William poder descansar uns jogos;
– 1 Ala daqueles desiquilibradores (tipo Carrillo mas com cabecinha)
Todas as outras posições vão ser bem reforçadas com os miúdos!
Agora um feeling com 99,9999999999% de certeza de estar errado:
No outro dia alguém disse aqui que sabia que ia haver uma surpresa de peso para o ataque. Ontem li um avançado a dizer “ponho de parte acabar a carreira nos USA ou no Medio Oriente. Voltei a sentir o que é jogar a Champions e quero mais! Para o ano vou voltar a jogar mas não posso dizer o clube”. O nome deste “menino”?… Eto’o… Admito que é impossível mas fiquei com “a pulga atrás da orelha”…
17 Maio, 2014 at 12:38
Acho que todos os sportinguistas que leram isso ficaram com a pulga atrás da orelha, mas é praticamente impossível assegurar esse tal “velhote”.
17 Maio, 2014 at 13:42
Só 32 equipas jogam na champions…no chelsea ele não continua…logo temos 3% de probabilidade de ver o etoo no Sporting!
Agora falando a sério, independentemente do salário, o etoo não seria uma mais valia no Sporting.
Ps: Por acaso depois de ler a declaração instantaneamente pensei nele a jogar no Sporting!
17 Maio, 2014 at 12:37
Na minha opinião primeiro deixávamos os emprestados regressarem de empréstimos,que até são muitos, e depois aí víamos as posições que são precisas reforçar, não esquecendo que a opinião do treinador é que conta, e muito, e pelos vistos o Léo não vai ficar, em principio virá o Marco Silva, portanto é esperar que esteja tudo arrumado e começar a preparar a época 2014/2015.
17 Maio, 2014 at 12:37
Fdx Cherba e a conversa do copo meio-cheio? E se for um Montero?
Formação e contratações zero fora de Portugal. Se fizemos 2013/2014 com 25 Milhões, podemos fazer 2014/2015 com 15 Milhões.
Esqueçam a Champions. Quero garantir Um Sporting autónomo e sem dívidas o mais rápido possível. Chega de vendas de direitos de Tv a 10 anos e jogos ao Sábado à noite.
Premeiem os que cá estão. Criem Gerards e não Moutinhos.
17 Maio, 2014 at 16:11
um ganda like para este comentário!
a prioridade é consolidar a equipa e a aposta na academia »»valoriza-la!!!
temos ali material para dois SCP! não podemos guardar todos »»» valorizar para vender
a prioridade é o campeonato português (+ taça).
pela amostra deste anos pelo desinvestimento obrigatório do merdica e pela bomba-relogio fcputas 2014-2015 é nosso! (e por isso o BdC se considera candidato, que é diferente de prometer o campeonato)
champignon, este ano, é nao fazer má figura e já fico contente…para o 2015-2016 falamos!
17 Maio, 2014 at 16:12
É isso meu caro…. Temos que pensar em ficar nós 3 primeiros lugares e continuar a poupar.
Deixem de dar tiros nós pés.
Vamos dar passos seguros rumo ao título.
Qual Etos qual carapuça???!!!!!
17 Maio, 2014 at 12:44
Confesso que ate hoje nao percebi bem qual e a real posicao de Esgaio, mais para mim vejo-o mais como um medio direito.
Temos muitos bons jogadores na formacao e emprestados, devemos montar um plantel para lutar pelo titulo e passar a segunda faze da CL, nao pesso mais do que isto na proxima epoca e analizando bem nos emprestados a bons valores (J. MARIO, ZEZINHO, LABYAD, VIOLA…), algum destes deve ser vendido em prencipio LABYAD, e deixar VIOLA, no plantel ‘e um ala com caracteristicas diferentes.
Se fosse possivel deste plantel so me disfazia de CAPEL, VICTOR, MAGRAO, WELDEL, W. EDUARDO, PIRIS, e talves CARRILLO(embora goste muito dele)
Alem dos jogadores que ja sao citados deixarei aqui alguns nomes, e se poder o pessoal faz uma pesquisa e analise de todos.
GUARDA-REDES
#ADAN KWARESEYA# joga STROMSGODSET da NOROEGA. elástico, nenhuma defesa parece impossível para o ganês, que coloca-se com mestria entre os postes e mostra-se sempre capaz de ir buscar as bolas mais difíceis e colocadas. Talvez pela mistura de sangue africano e europeu, o guarda-redes parece aliar a segurança e frieza dos jogadores do Velho Continente com a espectacularidade e magia dos africanos, num cocktail explosivo de grande qualidade.
#MASATO KUDO# Joga no KASHIMA REYSOL/JAPAO. destaca-se pela sua grande mobilidade em zonas ofensivas e, também, pela frieza que revela na altura de atirar à baliza. Trata-se de um jogador que prima pelo faro de golo e pela eficácia, sendo absolutamente letal quando lhe dão demasiado espaço.
Rápido e evoluído tecnicamente.
#HENRIK OJAMAA# Joga no MOTHERWEL/ESCOCIA é um ponta de lança de formação, contudo, pelas suas características, tem jogado mais vezes nos flancos do ataque, onde pode fazer valer a sua grande velocidade, explosividade e técnica apurada.
#YOICHIRI KAKITANI#Joga no CEREZO OSAKA/JAPAO é, essencialmente, um jogador que pode fazer duas posições com o mesmo talento e eficácia: falso extremo-esquerdo em constantes diagonais de fora para dentro e onde possa procurar zonas de finalização; ou uma espécie de “9,5″ que vagueia entre a posição de médio-ofensivo e a de avançado de suporte, num futebol de grande requinto técnico, que tanto é importante na construção de jogo para os companheiros, como, ao mesmo tempo, é letal na procura de desequilíbrios e da baliza.
#BERNARD MALANDA# Joga no ZULTE WAREGEM/BELGICA trata-se de um jogador com grande maturidade táctica e que também apresenta uma apreciável qualidade técnica, actuando preferencialmente como um trinco mais fixo e de maior apoio ao sector defensivo, mas podendo, também, sair mais para o jogo e funcionar como um médio-centro de perfil mais abrangente.
Muito forte na recuperação e no desarme e muito inteligente na leitura de jogo, trata-se de um jogador que tem na antecipação um dos seus pontos fortes, parecendo sempre prever o que se vai passar na sua área de acção.
#PHILIPP HOSINER# Joga no AUSTRIA VIENA/AUSTRIA, Muito frio na hora de atirar à baliza, o ponta de lança é daqueles jogadores que raramente falha no momento da finalização, sabendo rematar de forma colocada e quase sempre sem hipóteses para o guarda-redes. Rápido e um fantástico gestor da linha de fora de jogo, Hosiner consegue ficar inúmeras vezes isolado frente ao guarda-redes adversário, sendo, dessa forma, um quebra-cabeças para as defesas contrárias.
Móvel e com uma técnica apreciável, Hosiner é um futebolista que parece mais talhado para um esquema com dois pontas de lança, até porque tem apetência para procurar tabelinhas e combinar com os colegas. Ainda assim, as suas características também encaixam facilmente num esquema com apenas um avançado-centro, desde que, obviamente, receba apoio directo de pelo menos um dos extremos ou do “dez”.
17 Maio, 2014 at 12:46
Labyad foi emprestado por uma época e meia ao Vitesse. Na próxima época continuará por lá!
17 Maio, 2014 at 12:52
Virá em janeiro, na minha opinião não devíamos queimar o Labyad, acho que tem potencial, mas o Bruno de Carvalho e o Augusto Inácio é que sabem
17 Maio, 2014 at 15:44
O Labyad ganha 200.000€/mês. Não tem a mínima no Sporting! Se não o conseguirmos vender ao Vitesse no final do empréstimo, será emprestado outra vez.
17 Maio, 2014 at 12:53
Gostei dessa observação do mercado japonês… Não é o mesmo de há 10 anos!
Certamente terá por lá alguns bons jogadores…
17 Maio, 2014 at 12:55
Esses jogadores até podem ser umas maquinas mas adoro quando a malta se põe a jogar FM nesta altura do ano! Aparecem sempre umas perolas que dps nunca mais se ouvem falar deles…
17 Maio, 2014 at 13:00
falar atoa e facil ne?
17 Maio, 2014 at 14:28
volto a dizer “estes jogadores podem ser umas máquinas”. Estava-me a referir que nesta altura aparecem sempre jogadores que ninguém conhece e
17 Maio, 2014 at 14:29
(continuando) e que devíamos ir buscar… raros são aqueles que realmente vêm a aparecer na vida real…
17 Maio, 2014 at 13:31
Estive a ver o video do Hosiner, excelente jogador mas tem um problema; o facto de ser muito bom a jogar no limite do fora de jogo faz com que no Sporting tenha golos atras de golos anulados. Imagino-o na liga Inglesa ou mesmo Alema mas em Portugal com Capelas, Duarte Gomes e Xistras estava tramado!
17 Maio, 2014 at 14:52
o Ojamaa já tá no Legia.
17 Maio, 2014 at 16:02
Lindo…
17 Maio, 2014 at 12:44
Vou fazer a minha análise da próxima época, para mim subíamos o Dramé, iuri, chaby, medeiros e Esgaio, de empréstimos regressavam, João Mário, Zezinho, Viola, Miguel Lopes (ordenado elevado, não sei se fica, mas eu gostava muito que ficasse, e assim nem era preciso contratar um lateral direito), prefiro ver o Esgaio no setor mais ofensivo, temos de contratar um Central, um médio defensivo (ou não, tudo depende do Zezinho) e um extremo despachando capel e Carrillo, na minha opinião Héldon não tem lugar no Sporting, contratação falhada, mas pronto, precisamos de um defesa esquerdo para o concorrer com o Jefferson que neste final de época não esteve bem, ele como o resto da equipa! e precisamos de um 10 (ou não, tudo depende do shikabala) e venha de lá o Marquito Silva!
17 Maio, 2014 at 16:14
concordo com quase tudo, excepto:
– central só se sair algum
– por enquanto, o Leo ainda é o nosso treinador. nem ele, nem o BdC nem o Inácio disseram o contrário
17 Maio, 2014 at 12:46
A estes jogadores, eu já nem ligo. Se vierem, logo de se vê, mas há meses largos que não me apanham a ver vídeos de eventuais jogadores para o Sporting. Isso já nem faço. Para quê, se são rumores?
Seja como for, isto é peaners. Aquilo que me está a deixar nervoso e angustiado é esta merda do Leonardo: se vai, se não vai, em que ponto está a situação do Marco, se está, se não está. Foda-se, já pensaram que se criaram as condições para que o Leonardo seja um corpo mais do que estranho se ficar? Parece que já nem pode haver voltar atrás, depois de tudo o que aconteceu e de tudo o que se disse, aqui e nos jornais. Se o Leonardo ficar, só vos digo: nunca a comunicação social (e os adeptos também um pouco), com os seus rumores e mentiras, fez tanto mal ao deteriorar das relações dentro do Sporting. É que até eu, acérrimo defensor do Leonardo, já nem sei se quero que fique, se vá plantar batatas lá para o sul de França, que nem é França, nem é nada.
17 Maio, 2014 at 12:48
Concordo plenamente, tens toda a razão Diogo
17 Maio, 2014 at 12:56
Exactly my point!
Andamos com histerias a alimentar cenas e depois não nos lembramos que a correr mal somos os primeiros a olhar de esguelha para o Leo, caso fique!
17 Maio, 2014 at 16:26
Então temos que ser como o Rui Gomes da Silva que diz ter a certeza mais do que absoluta que o JJ fica no Benfica.
Isto sim é ser “jogador”.
E nós temos de uma vez por todas, começar a saber jogar fora do campo.
Quando digo Nós … Digo nós os adeptos e nao o Nós da ZON/Optimos 😀
Para mim o Leonardo, até informações do Presidente em contrario, é treinador do Nosso Sporting … e o resto é conversa!
Saia
17 Maio, 2014 at 17:01
Eu sou “Nós”… (Soa estranho! Preferia antes dizer “eu sou optimus” mas pronto…)
E não, não estou a espancar a língua portuguesa! HEHEHEEH… 😉
17 Maio, 2014 at 16:18
diogo
se o Leo realmente sair, não é coisa de há 3 dias.
assim, claramente, o substituto está encontrado e contratado (se calhar está na roménia, eh eh eh ).
não há nada oficial porque só agora a época acabou e por decência não está anunciado… até porque há uma tour para fazer ainda!
está tudo preocupado porquê??
a equipa só volta em agosto!
17 Maio, 2014 at 17:04
Esse tour de que falas não me parece ser uma certeza. E tendo em contas estas circunstâncias de que se falam à boca grande e pequena… Nem acredito que aconteça. Até porque a época acaba a dia 25. E ou muito me engano, ou a ter novidades, só as teremos do dia 26… sim, por respeito e por competência. Não se lembram do que aconteceu com o Juju? Um dia já não era técnico e no dia seguinte era apresentado o sucessor. Não tem porque ser diferente desta vez…
E até ver… o sucessor de Jardim… é Jardim!
17 Maio, 2014 at 16:21
ah, e nisso, das “condiçoes” para o LEo ficar, esta tasca teve um papel activissimo!
se o leo, copiando alguns jogadores, vem à tasca…até ele deve estar com dúvidas.
se bem que, analisado os comentários que li (não vi tudo, a dado momento desliguei) ninguém disse que ele está a mais, apenas que não é a última cerveja no deserto ou no frigorífico (não gosto de coca-cola)
17 Maio, 2014 at 12:53
a clara aposta na formação e em jogadores portugueses deve ser para continuar, só que a todos os jogadores portugueses da academia, mencionados no texto, falta a estampa física.
Essa é uma das grandes fraqueas do SCP que muito podemos agradecer ao fdp do PB.
17 Maio, 2014 at 16:22
a estampa física (falta de) é para agradecer ao PB? não percebi
17 Maio, 2014 at 12:56
cherba adoro o que escreves mas desta vez nao estas a ver a coisa com o ela é………………………deixa me explicar te…………………
nao sao nomes nos jornais ……….se repararmos o q tem em comum estes jogadores? loris benito , petkovic, oriol, dorin e evouna…………………….sao todos internacionais de escaloes entre os sub 19 e sub 21 nos seus paises…………..e isto nao é por acaso, ha claramente uma aposta de mercado diferente este ano em que vamos buscar apenas um ou dois experientes e o resto é tudo putos…………….se a isso juntarmos que das contratacoes feitas no ano passado quase todas andaram nos jornais antes de serem confirmados oficialmente……………………(isto nao é uma critica no porto e benfica acontece o mesmo)…
agora vamos ao que te preocupa, isto é, tas preocupado que estes putos tirem lugar aos nossos?
caso a caso…………
loris podera ser alternativa a jefresson essencialmente porque mica nao ira por enquanto atingir o nivel para jogar na A e king o mesmo, podendo ser emprestado para ganhar outra rodagem numa primeira liga( aqui os 3m que os suiços pedem poderá ser problema)
o petkovic é necessario por uma razao simples so tens cedric e riquicho e em situacoes de urgencia teras esgaio…….
agora querer por um peixe a voar é que nao da……………….esgaio NAO é lateral mas sim medio interior ou ala direito, tem diculdades enormes a defender e eu vi os jogos da b todos em alcochete e vi-o tambem nas seleçoes, nao tem x mas tem muito y , isto é tem uma inteligencia acima da media e um resistencia que so acaba ao minuto 130…..loooool e podemos perder isso( a sua cabeça pode nao se adaptar a estas mudanças) ate porque querer fazer a tudo o que mexe o que fizeram ao coentrao na lixeira nao acontece sempre……………
oriol nao é internacional mas vem da academia do barça e parece ter muita qualidade, agora vamos ver na b temos kikas e fokobo………um desenrasca o outro muito provavelmente nao renova ora vamos ver,…………………precisamos de dois , palhinha sobe e ficamos com william na A tambem sozinho……………………..ora pelas minhas contas faltam dois que podem ser oriol numa primeira fase na b e zezinho na A.
Mas aqui podera haver um contra, a nao ser que façamos o mesmo que fizemos com william( jogava a 8 enquanto teve emprestado e chegou tomando o lugar de 6), é que zezinho no veria joga muito a 8.
Se calhar perante esta duvida é que andamos de olho em alys gonçalos e danilos para dar concorrencia ao william….
dorin, vamos ver dos putos da b este ano vamos sofrer uma razia, drame fica na A ou é emprestado iuri o mesmo esgaio fica na A e so chaby fara mais um ano na b………………………….ora vamos ver do meio campo para a frente como ficara a b este ano……………a 8 devem ficar o sojkovic e o kikas( mallman na A ou emprestado) chaby tera a companhia de gelson martins e nas alas a aposta vai recair em ponde podence e matheus pereira e é aqui que entra dorin, nao vamos arricar ao inicio por logo dorin na A com 18 anos,………………….drame com 21 e iuri com 20 terao primazia face a este sendo a ideia é por o puto na b nos primeiros 6 meses…………
quanto ao evouna tu proprio disseste …………………..ja faz menos confusao quando so tens enoah slimani montero e betinho( que tem que ficar na primeira liga emprestado) logo precisamos de dois pontas…….um para a b sendo titular e um para A para concorrer com Montero e slimani……….
Este sporting tem que ser pensado como um só, A e a B estao profundamente interligadas………
peço desculpa pelo tamanho do post e cumprimentos para ti cherba e para os restantes leoes
SL
17 Maio, 2014 at 13:29
Oi,
Quando dizes sobre o Esgaio que “…agora querer por um peixe a voar é que nao da.”
Não dá?!? Vê bem isto, http://www.youtube.com/watch?v=9uFjmeWnFZ4 (a partir do segundo 0:27)… E lembra-te de Coentrão e do J Pereira…
SL
17 Maio, 2014 at 14:12
Voam sim senhor…
Eu vi-os voar quando fiz a minha viagem mar´tima a caminho da guerra em Moçambique…1965, ena pá já foi há tanto tempo…!!
Mas os peixes que necessitamos em Alvalade…são trutas e essas “também podem”…chegar longe e chegar alto…!!
SL
17 Maio, 2014 at 16:27
não peças desculpa!
gostei muito!
Quando falas dos nossos meninos bem como da justificação da chegada de meninos de outras paradas.
no entanto, não estará na altura da subida de juniores para a B?
17 Maio, 2014 at 12:58
Amigos, deixem-me pôr um pouco de gelo na conversa.
Não temos cheta! Precisamos de comprar passes e fazer um pavilhão.
Qd dizemos que “precisamos de reforços” precisamos é de subir os b’s e apostar neles.
Agora, depois das saídas a conversa pode ser diferente.
O novo treinador terá uma palavra a dizer.
Estas notícias agora não fazem sentido nenhum.
17 Maio, 2014 at 13:02
Novo treinador???
17 Maio, 2014 at 14:34
Ainda nao vi comunicado nenhum…
17 Maio, 2014 at 13:11
miguelcotovio, concordo consigo. Em relação ao pavilhão, quem não fez, faça como eu (http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/).
17 Maio, 2014 at 13:00
pormenor o oriol nao e internacional portem-se sl
17 Maio, 2014 at 13:04
Eu não sei se algum destes jogadores virá mesmo para o Sporting, o único que parece de facto estar em vias disso é o romeno pois o Virgílio e o Inácio estão mesmo em Bucareste neste momento a negociá-lo, mas de qualquer forma há que ver as coisas como elas são. Nem o Barcelona, que é a equipa que tem de facto a melhor academia do mundo e que constrói o seu plantel à base dela, nem eles, dizia eu, conseguem construir uma equipa sem recorrer a jogadores estrangeiros de qualidade. Além disso nem todos os jogadores que passam pela Masia e que parecem vir a ser muito promissores acabam por singrar (alô alô Jeffrén!). O Sporting tem que ir buscar jogadores de qualidade fora da Academia e prefiro que sejam jovens do que Maniches, Bolosdearrozes ou Angulos.
Quanto aos jogadores em questão:
O Petkovic vem para lutar pelo lugar com o Cedric. Óptimo pois o Esgaio é muito bom a atacar mas fraco a defender. Vejo-o muito mais como extremo direito do que como lateral.
O Rosell vem para termos alguma alternativa de qualidade ao William, que pura e simplesmente neste momento não existe no nosso plantel. O Zézinho ainda não tem qualidade para isso e o João Mário não joga nesse lugar.
O Rotariu é um extremo que poderá aumentar o leque de opções quando os outros não estiverem disponíveis (por lesões ou suspensões à la APAF).
O Evouna não o conheco mas se é bom avançado que venha pois nós neste momento desses só temos dois. O Betinho tenho muita pena mas é chão que não me pareça venha a dar muitas uvas.
Em conclusão, o Sporting precisa de muito mais do que 11 jogadores para ter sucesso na próxima época e não é só na Academia que os vamos encontrar.
17 Maio, 2014 at 13:07
1• metade desses nomes sao especulaçoes
2• valorizar esses rumores é o que a pasquinagem quer e agradece
3• mane nao e extreno puro que vai a linha e cruza
4• zezinho e betinho nunca vao ser jogadores para o n/ nivel
5• esgaio e lateral e pode jogar a medio interior direito ou extremo mas fazer dele extremo é vulgariza lo.
6• medeiros nao vai ser aposta já
7• joao mario é um 8 ou 8.5 nunca um 6
8• derley é muito muito caro
9• mais vale gastar 4 ou 5 milhoes num bom central ou um 10 do que gastar 500mil ou 1milhao em meia duzia
10• semedo está pronto para o salto em termos tecnico tacticos. Mentalmente é que coisa e tal
17 Maio, 2014 at 13:07
Já se sabe que agora surgirão rumores todos os dias para ver se acertam em algum. O Sporting está-se a preparar para construir uma equipa, capaz de honrar o clube em todas as competições que entrar, e para isso, precisa de se reforçar com alguns bons jogadores a baixo custo e o resto é com o aproveitamento da nossa belíssima formação e retorno dos emprestados. Pessoalmente apostava num defesa-central como o Paulo Oliveira (alto, relativamente rápido), num médio-defensivo como Oriol Rosell (com boa visão de jogo e passe sendo o mais importante no nosso campeonato tendo em conta os constantes “autocarros” que vão jogar a Alvalade), fazia regressar o Miguel Lopes (apesar do salário elevado, é um bom jogador que faz as 2 alas e isso é bastante útil), integrava Esgaio, Dramé, João Mário, Wallyson, Viola e Zezinho (o nosso diamante do Faial ia rodar 1 ano); contratava um 10 como Abdelaziz Barrada, um ala que saiba flectir bem para dentro e rematar como El Ghanassy e um Avançado móvel como Derley do Marítimo que tenha faro de golo.
Gr: Rui Patrício, Boeck
De: Jefferson, Miguel Lopes (Rojo)
Dc: Rojo, Dier, Maurício, Paulo Oliveira*
Dd: Cédric, Esgaio (Miguel Lopes)
Mdf: William, Rosell*, Zezinho
Mc: Adrien, Wallyson, João Mário
Mo: Barrada*, André Martins
Alas: Shikabala, Dramé, El Ghanassy*, Mané e Viola
Ac: Montero, Slimani e Derley
Um plantel com 26 jogadores, não sei se será exagerado mas estou a contar com as 4 competições.
O Sporting não precisa de gastar muito, com o regresso dos emprestados e pérolas da formação, o futuro treinador terá à sua disposição muita qualidade sendo certo que, caso não hajam vendas de jogadores fundamentais, o Sporting terá já um base de jogadores que não tinha no ano passado (Rui Patrício, Jefferson, Dier, Maurício, Cédric, Rojo, William, Adrien, Mané, André Martins, Montero, Slimani)…
Saudações Leoninas
17 Maio, 2014 at 17:06
Gosto dessa aposta no Bairrada….
17 Maio, 2014 at 13:13
Peço desculpa ao Cherba por abusar da colocação do link do meu blog nos posts. Não tenho qualquer intenção apenas de me auto-promover. Estou “a fervilhar” de sportinguismo e julgo poder ajudar, como A Tasca e outros blogs que sigo diariamente fizeram comigo. Sou apenas mais um e agradeço a quem me ajudar a passar a mensagem.
17 Maio, 2014 at 13:23
A minha opinião é que a formação é o caminho, não podemos cair no erro de começar a comprar porque vamos à champions, temos de nós reforçar sim mas com cabeça e para as posições para onde a formação ainda não consegue oferecer alternativas consistentes e maduras.
A meu ver era um LE promissor, um DC experiente, alguém para lutar com o André Martins e um avançado experiente.
Integrava o Zezinho, Esgaio, Wallyson e talvez o Dramé.
Os extremos é que me fazem pensar… Será que temos um problema? Será que o Capel não gerava um bom encaixe financeiro? Será que o Carrillo não chegou ao fim da linha? Será que o Heldon não foi uma aposta que correu mal? Viola?
17 Maio, 2014 at 13:26
Esqueci-me do nosso internacional e pré-convocado João Mário. Claro que era integrado.
17 Maio, 2014 at 14:37
“Sera que temos um problema?…”
Sim.
Sim.
Sim.
Nim.
Viola? So no saco…
SL
17 Maio, 2014 at 15:07
Jubas o problema é que este Viola só tem um saco onde se guarde, chama-se Racing e não tem dinheiro.