Regra geral, o cérebro do adepto tem um problema: por mais que tente alhear-se das parangonas dos jornais, torna-se quase impossível ir imaginando se os jogadores anunciados cabem no plantel da sua equipa.
Ora, eu padeço dessa dificuldade de alhear-me do que me salta à vista. Mais ainda, quando, dia após dia, sou brindado com croatas, catalães, romenos e gaboneses, numa espécie de saco de gomas coloridas que permite enganar miúdos. E que miúdos são esses? Os nossos.
Por exemplo, eu acredito que o Petkovic seja um bom lateral direito, que seja um líder apesar da juventude (capitão de selecções jovens do seu país) e que até tenha uma estampa física que nós não temos na laterais. Mas… e o que fazemos ao Esgaio?
Por exemplo, eu acredito que o Rosell tenha boa escola e óptimo nível de passe, mas… precisamos, mesmo, de um médio com as suas características quando podemos fazer regressar João Mário e Zezinho?
Por exemplo, eu acredito que o Rotariu seja uma enorme promessa e que até venhamos a gostar tanto ou mais dele do que gostámos do Niculae. Mas vem para a equipa principal ou para a B? Dramé não mostrou estar pronto a lutar por um lugar? Medeiros é para emprestar?
Quanto a Evouna, avançado gabonês e último nome a surgir, é o que menos me incomoda. Defendo que Betinho deve ter um ano numa equipa de primeira liga que lhe permita jogar o mais possível, antes de regressar. E, por aquilo que li e vi, este Evouna tem características diferentes das de Montero e de Slimani. Claro que é uma incógnita se, à semelhança do que aconteceu com o argentino, vamos desencantar mais um bom jogador a baixo custo, daí que fique a dúvida se não faria mais sentido avançar para o Derley, do Marítimo (embora os valores do negócio devam ser bem diferentes).
No fundo, espero que esta silly season não venha contrariar a clara aposta na formação e em jogadores portugueses. E não me venham com o politicamente correcto “eu confio no trabalho que está a ser feito”. É que eu também confio, mas, como disse no início, a minha mente tem dificuldade em alhear-se deste Manager jogado na vida real.
17 Maio, 2014 at 15:20
Parece que o cara de cú, talvez não possa levar o nosso sócio 100.000
Excelente… Aquele bando de pelintras sem CR7 … Valem o mesmo que o André Gomes nos seus melhores dias (que não existe, claro)
Acho que o aproveitamento das contratações do ano passado foi bom/muito bom por isso tenho esperança na perspicácia do Mr. Inácio e Co. Quanto a nomes ainda faltam uns 300.000 dos quais vamos ter 4/5 não mais que isso, se não houver muitas saídas claro…
17 Maio, 2014 at 15:38
Eu acredito, plenamente, que nos próximos 4-5 anos o SCP pode perfeitamente ter um ONZE inicial, altamente competitivo, com apenas 3-4 jogadores que não sejam da formação.
Apenas 3 contratações, para o banco ou bancada, para servirem de alternativa para a próxima época (e seguintes, se não sair ninguém*)
ou seja, num total de 25 -27 jogadores (já incluídas as alternativas da B) do plantel, precisamos no máximo de 7 jogadores contratados.
temos
– jeff, rojo, shika, sli, e monti (dos que estão e têm valor para se manter)
as posições carenciadas, para as quais serão necessárias alternativas de qualidade:
laterais e, eventualmente, um 10 (segundo p Manuel Jose, temos o Shika!*** »» alternativas: Mané – apesar de o preferir como extremo pois para mim um extremo que sabe mais do que cruzar é uma mais valia e o Iuri)
O Esgaio, para mim é extremo (pela mesma razão do Mané)
não me fodam, “6” e “8” o SCP tem para dar e emprestar!
nao me venham com merdas de centrais (a nao ser que saia o rojo e mesmo assim, a B tem de servir para alguma coisa), o grande reforço para a central para o ano, para titular absoluto já está contratado. é inglês.
falam-se muitos nomes. até agora não ligo mas se esta direcção contratar centro campistas (Sem ser um 10) começo a chatear-me com ela.
O Esgaio, para mim é extremo (pela mesma razão do Mané) » repeti de propósito
e, isso de ” se contratar um jogador de fora , tem de ser titular”” é uma falácia… pois, as posiçoes carenciadas de alternativas são precisamente para ter alternativas de qualidade (obviamente, melhores que magroes e welders)
eu não quero tirar a titularidade ao cedric nem ao jeff**, quero uma alternativa de confiança (até acho que a tinhamos, chamava-se piris e resolvia a questão!)
* se tudo corresse bem, o SCP não precisava contratar ninguém nos próximos 4-5 anos» significava alto rendimento de jeff, sli, monti, dramé, shika e que não tinhas sido vendidos! nem tinhamos lesoes no plantel!!
** se bem que quero o jeff do inicio da temporada
*** pode ser um risco se não se adaptar à Europa (se bem que consta que no PAOK esteve bem, mas enfim, os gregos tb não são bem Europa ;P )
17 Maio, 2014 at 15:55
foda-se, esqueci-me de um ponta de lanca (bem depende do sistema, temos 2 muito bons!)
Se não sair ninguém, só precisamos de alterantivas para as lateriais porra, aprem de inventar e quere jogadores!
para 6, não me digam que entre Zezinho, Palhilha e Kikas não temos alterantiva. afinal, o William vaijogar 90 % dos jogos na mesma
para 8… adrien, JM, Martins, Zezinho…..
para 10Shika?, ok aceito uma contartação aqui, se está amrelado, preica gerir esforço, entre mané, Iuri? e Shika, não ficamos bem servidos??
Pontas: é preciso mais do que montero e Slimani? sim, se o Leonardo para o ano apostar, claramente num sistema com dois pontas!
Extremos: Dramé, Esgaio, Mané, Iuri? Capel.. provavelmente com o palntel que temos até se jogará só com um extremo.
Centrais, se o Rojo ficar, precisamos mesmo de alguém?? está tudo doido? o melhor central já cá está, é ingles. temos dois rotinados (xerife e Rojo) e ainda temos a B… caralho, se não é este o ano do Dier, nunca será!
se até os adeptos querem centrais é óbvio que nenhumtreinador vai apostar no Dier… foda-se
Se se contratarem mais do que laterais, um ponta e um 10 (esta, porque, enfim tanto shika como iuri são uma incognita na primeira divisão) fico FODIDO
17 Maio, 2014 at 15:47
Desculpem o atraso, eu sei que os posts “para rir” eram a capa do Z e o video do 15 million melon boy, mas estes malucos não param, é sempre a bombar…
http://s24.postimg.org/uvo6mp6kl/10357600_710806942295576_5064791675155286677_n.jpg
Eu não dizia, que a “notícia” do boicote à final da Champions estava demasiado próxima da realidade?
Esta gentinha não tem mesmo vergonha na cara…
17 Maio, 2014 at 16:35
Vi isso numa página do Sporting, não prestei muita atenção e pensei que fosse gozo… 🙂
Como é possível tanta falta de honestidade?
17 Maio, 2014 at 17:10
és anjinho…?! 😉
São lampiões, senhor… são lampiões!
17 Maio, 2014 at 17:17
ok…não coloquei a pergunta certa 🙂
ele é petições , manifestações…como é possível serem tão estúpidos? não têm mesmo a noção do “redículo”!!!
é como dizes…são lãpiões…
17 Maio, 2014 at 17:57
São melões Senhor, são melões! ( assim é que tá correcto)
17 Maio, 2014 at 15:53
E por falar em vergonha na cara, há quem não a tenha mas comece a sentir-se apertado por quem lhe põe o pão na mesa.
Este já veio fazer o acto de contrição…
http://oeconomistadabola.com/um-pedido-de-desculpas-aos-leitores-ao-22565
17 Maio, 2014 at 16:08
Mais duas pérolas, Hic!
Quanto à primeira, a hipocrisia é tanta que amanhã o autor dessa iniciativa e os seus eventuais aderentes estarão no Jamor, a assar bifanas e a mamar jolas, com um sorriso nos lábios, como se nada tivesse passado. Como se a forma como atingiram essa final estivesse envolvida num manto imaculado. Que eu saiba, o árbitro da final de Turim era alemão. No caso da eliminatória da Taça estamos perante um árbitro sócio do clube que beneficou, com um processo judicial contra o clube que prejudicou e com diversas manifestações públicas de benfiquismo e anti-sportinguismo. E nessa altura ninguém se manifestou. Calaram-se e enfiaram a viola no saco. Pois que a enfiem novamente.
Quanto à segunda, resta-me dizer apenas a sempre actualizada frase do Professor Manuel Machado: “Um vintém é um vintém e um cretino é um cretino”. Se eu fosse o Carriço metia um processo de difamação contra esse filho da puta.
17 Maio, 2014 at 18:12
LOL
Olha o Domingas a querer pôr água na fervura…
18 Maio, 2014 at 13:56
As desculpas não se pedem evitam-se…
E, depois das alarvidades que este palhaço debitou apercebeu-se que, afinal, não é o centro do mundo nem ‘opinion maker’ nenhum. Com esses dislates apenas e tão só revelou quem é e ao que anda. O problema é que afinal os 6 milhões não são assim tantos como a mentira quer fazer parecer. E as palavras carregadas de ódio deste energúmeno apenas lhe ‘fecharam’ uma data de portas (trabalhitos) que julgava estarem sempre de par em par para ele, por isso se retratou.
A mim nunca me enganou, o problema é que ao cair-lhe a máscara revelou a merda de que é feito… O vir pedir desculpas tem a ver com os tachos de onde anda a ‘mamar’ e que agora podem deixar de lhe matar a fome…
Mas atenção, andam aí mais deste tipo… É só uma questão de tempo para que se vão revelando, e os melões a crescer…
SL
17 Maio, 2014 at 16:05
A prioridade tem de ser SEMPRE fazer se uma boa avaliação dos jogadores da B.
Na minha opinião Joao Mário, Esgaio, Iuri, Wallyson, Zezinho e Dramé deverão fazer a pré-época e se te correr normalmente ficar no plantel principal.
Face a saídas de Magrão, Vitor, Piris, Welder e ao aumento do número de jogos haverá oportunidades e será mm necessário haver rotação no plantel.
Agora como é obvio devem tar previstas possíveis compras para substituir William, Rojo, Patricio ou Slimani.
17 Maio, 2014 at 16:31
Eu acho que para o Wallyson e para o Iuri ainda é cedo. Precisam de competir. A mesma coisa com o Rúben Semedo.
Zezinho é daqueles jogadores que já fez todas as posições do meio-campo, tal como o João Mário. São 2 grandes mais-valias para a próxima época.
Para o meio-campo só nos falta mesmo um 10! Se é para vir um Evandro preferia apostar no Iuri logo. Precisamos de um 10 à séria. Eu gostava que viesse o Marco Fabian. Espanta-me como ainda não está na Europa. Outra opção dentro já do plantel é Montero ou Shikabala. Mas é preciso ver uma pré-época destes meninos a 10 para avaliar se são soluções para essa posição.
Se sim, o meio-campo ficaria assim:
MDC: William; Zezinho/Fokobo
MC: João Mário; André Martins/Adrien
MOC: Montero; Shikabala
Fokobo tem de ser indiscutível na B e ter oportunidades de fazer minutos na equipa principal.
Adrien ou André Martins, acho que um tem de ser vendido. Preferia que fosse o Adrien.
17 Maio, 2014 at 16:42
Sim, percebo o que queres dizer Leão à Solta. O Iuri é um talento puro…podia explodir na pré época e nunca se sabe! Um bocado como aconteceu com o William no ano passado.
Mas tb há miúdos que gostava de ver emprestados como Semedo, Chaby e mais uma época para o Betinho. E os que n fossem opções regulares na A.
Há novidades em relação ao Fokobo? Já renovou? Saiu de um momento para o outro da equipa sem se perceber mto bem pq.
Tou de acordo na compra de um 10. Gosto muito do André Martins mas n para 10.
17 Maio, 2014 at 16:38
ora. se eu mandasse,e só tendo por base o campeonato português porque dos outros mercados não tenho conhecimento (ou melhor, até tenho mas só dos mais caros tipo espanhol, inglês, alemão, argentino, brasileiro etc etc). o meu plantel para o próximo ano dividindo em permanências, entradas saídas e subidas.
permanências:
Rui Patrício e Marcelo
Cédric, Dier, Rojo e Jefferson
William, Adrien, André Martins, Mané e Shikabala
Carrillo (sim, eu sei do ódio de estimação da maior parte, mas, a brincar a brincar é o nosso extremo com mais golos e mais assistências) e Capel.
Montero.
Entradas:
tenho fé no Esgaio. e, ao contrário da maioria ele fez várias épocas na formação como lateral. mas, caso a opção recaia por emprestar o jogador a uma equipa de 1ª liga, Mano do estoril é uma boa opção.
precisamos claramente dum central acima da média. em Portugal não temos. podemos ter alguns com muito potencial, mas para isso temos os nossos. aponto alguns nomes como Paulo Oliveira (guimarães), Fernando Venâncio (setúbal) e Miguel Rodrigues (nacional).
precisamos de concorrência para o Jefferson. é outra posição que não abunda em portugal. Tiago Gomes do estoril e pouco mais. algo que temos de procurar fora.
para a posição 6 Ali Ghazal. jogador muito muito parecido a William. com a mesma estampa física e com apenas 22 aninhos poderia perfeitamente evoluir. outro jogador interessante, mas com características muito diferentes é o Filipe Augusto do rio ave. muito intenso e forte na recuperação de bola, menos estampa física mas mais “carraça” a defender.
a 8 penso que estamos bem entregues. Adrien e André Martins (a diferença que foi no jogo do estoril quando ele recuou no terreno e passou a ser o armador de jogo)
para 10, temos Mané e Shikabala. um faz várias posições mas não é o 10 mais tradicional. o outro ainda não percebi bem o que pode dar. o que precisávamos mesmo era dum Matias.
para a frente, para fazer companhia a Montero Hassan (rio ave) e Derley (marítimo). o Hassan é claramente um jogador “à Slimani” penso que com melhor capacidade técnica e mais novo. Derley foi uma boa surpresa. rápido, forte, com um bom pontapé e uma boa impulsão.
saídas:
Maurício – fez uma grande época. pessoalmente gosto mais do Dier (vai pegar de estaca este ano) e tendo em conta a época que fez e o facto de ter mercado seria de aproveitar.
Vitor – não fez uma época por aí além. poderia ter sido mais participativo mas o reduzido nº de jogos esta época não ajudou. tem mercado em espanha (malaga)
Magrão – teve mais oportunidades que Vitor. nunca as agarrou
Heldon – não acrescentou nada. muito inconsequente. fez um golo, e 0 assistências. e teve quase sempre as opções erradas. e, ao contrário de Carrillo, não tem o génio.
Wilson – arrancou bem, com alguns golos mas perdeu fulgor. é acima de tudo um bom finalizador. tem deficiência a cruzar e no passe.
Slimani – foi muito útil. creio que vai fazer um bom mundial, com golos e vai naturalmente receber propostas. de todos os jogadores que podem receber boas propostas (Patrício, Rojo, William, Adrien e Mané) Slimani é o que é mais facilmente substituido.
súbidas (e regressos):
Esgaio – rápido e tacticamente perfeito. faz várias posições e, numa época longa, esta característica é muito útil. cruza bem e remata bem.
Semedo – as suas más atitudes não podem apagar a sua vontade em querer mudar para melhor. mudou-se para perto da academia, é sempre dos primeiros a chegar e trabalha com afinco. central rápido e forte. já vimos que tem capacidade para sair a jogar e forte nos lances aéreos.
Matias Perez – impressiona pela estampa. 1.92m. acompanhei no mundial sub 20. não é muito rápido mas posiciona-se muito bem. não foi feliz na equipa b mas, como todos vimos este ano, muitas vezes o problema não são os jogadores (allô Rojo) mas sim o processo defensivo. ou ele ou o Semedo.
João Mário – pode pegar de estaca. tem uma classe notável e uma visão de jogo fora do comum. excelentes pormenores técnicos ajudam-no a desembaraçar-se de adversários no 1×1.
Viola – 30 jogos e 1 golo. mas 12 assistências. é um avançado. não é ponta de lança nem extremo. é um avançado que prefere sair da ala para o meio. verdade que não fez muitos golos, alguns manifestamente por azar, foi muito participativo na construção dos lances ofensivos do racing.
Dramé – rápido e forte fisicamente. com faro de golo. outro avançado que joga a partir das alas. remate forte, tem muito talento e pode ser muito bem aproveitado. basta querer.
assim sendo, o meu plantel seria
Patrício e Marcelo
Cédric e Esgaio; Semedo, Dier, Rojo e ??; Jefferson e ??
William, Ali Ghazal; Filipe Augusto, Adrien e André Martins, João Mário, Mané e Shikabala
Carrillo, Capel, Viola e Dramé
Montero, Hassan e Derley.
25/26 jogadores. época mais longa e mais exigente.
se fosse eu a mandar seria assim. 🙂 mas isto é só um exercício de opinião. todos temos um manager dentro de nós.
SL
17 Maio, 2014 at 18:12
Mais rapidamente sai o Rojo do que o maurício, por vários motivos. Acho que os únicos extremos que temos que beneficiam do nosso sistema de jogo actual sao mesmo o Capel e o Heldon.. Extremos de ir á linha e bombear.
Tanto o Carrillo como o Wilson como o próprio Mané, são de entrar e rematar. Só precisam de mais concentração e definição nas jogadas, e confiança caramba!
17 Maio, 2014 at 18:34
depende do Ponta de lança. o Capel com o Montero por exemplo não servia. e acho que o Carrillo, desde que jogue na direita, é muito objectivo. procura só o cruzamento e não o jogo interior. já quando joga na esquerda tende a complicar. já o heldon, jogando na direita ou na esquerda procura sempre o jogo interior. e sinceramente, cruza mal. já Carrillo e Capel são os que melhor cruzam.
eu sei que é mais fácil sair o Rojo. mas para mim o Rojo é insubstituível. já o Maurício pode ser bem colmatado com o Eric.
alguém que se deu ao trabalho de ler o testamento.. 😀
17 Maio, 2014 at 16:46
O Paulinho após o dia de hoje irá em romaria a Fátima, rezar a todos os santinhos para que o Ronaldo possa estar em condições fisicas para o mundial. Começa a ver o seu abono de familia em condições de não poder jogar.
17 Maio, 2014 at 16:47
futsal, tem transmissão?
Ó patrão lá porque não há futebol, o bloco de notas faz falta!
17 Maio, 2014 at 16:49
rtp 2
17 Maio, 2014 at 17:05
tanque iu
lá vou eu, intervalar o futsal com o jogo do título espanhol!
17 Maio, 2014 at 17:12
1-0!!!
17 Maio, 2014 at 17:14
O Atléti tem uma semana do caralho!
Hj decide La Liga… para a semana a Champions!
E logo com os outros grandes de Espanha!
17 Maio, 2014 at 18:10
Porque ele não quer…
17 Maio, 2014 at 23:45
Desses todos apenas acredito que há real interesse no romeno,visto que o Inácio e o Virgílio foram “apanhados” em fotos.
De resto,é mais do mesmo,Petkovic não vi nada de concreto.Do catalão houve uma sondagem pelos vistos,como se devem fazer centenas,como se faz em qualquer loja,quanto custa isto?
É só para otários como eu que vêem capas com esses jogadores e com o Sporting e compram o jornal para levar para a praia,devemos ser um grande nicho de mercado nesta altura…