Um gajo que nos irrita, mas que, ainda assim, vai sendo dos poucos (o único?) a dizer umas verdades.
Que tem Paulo Bento contra o Sporting?
Escrito por Rui Santos.
A pré-convocatória de Paulo Bento para o Mundial do Brasil, da qual constam 30 nomes, poderia ser um exercício de bom-senso e um sinal da evolução do nosso seleccionador nacional, no sentido de eliminar dos seus critérios questões que não têm a ver nem com o valor nem com o rendimento desportivo dos jogadores. A exclusão de alguns atletas, entre os quais Adrien e Danny se afiguram como os casos mais flagrantes de injustiça, e a óbvia reserva mental perante futebolistas do Sporting, demonstram que Paulo Bento não consegue ultrapassar alguns “traumas” profissionais e adensam a convicção de que, na Selecção Nacional, outros valores se levantam.
A exclusão de Adrien – um dos jogadores da Liga portuguesa de maior rendimento em 2013/14 – é um verdadeiro escândalo. Aliás, ainda Paulo Bento era técnico do Sporting e já era possível perceber que Adrien não era um dos “favoritos” do treinador.
Depois de ter realizado uma época “em cheio”, com um registo de 28 jogos, 8 golos e 2459 minutos no campeonato nacional, sendo uma das principais referências da equipa do Sporting, o que pode estar na base da sua exclusão da Selecção e do Mundial? Excesso de concorrência no meio-campo português? Não me parece que seja o caso, tirando o caso de Moutinho. Vejamos, em termos de utilização:
Não ir ao Mundial já seria uma injustiça, mas chamar João Mário e não chamar Adrien, num lote de 30 pré-convocados, não é critério; é uma provocação. A pergunta é legítima: Que é preciso fazer mais para se merecer a chamada à Selecção Nacional? Vale a pena o esforço? Nenhum deles fez parte do lote de 29 futebolistas que estiveram na campanha que levou Portugal a qualificar-se para o Brasil, o que significa que a chamada de João Mário – um atleta com valor, a seguir no futuro – não tem nada a ver com esse critério.
Já não bastaram ódios de estimação noutras campanhas, que enfraqueceram Portugal. A história tinha de se repetir.
Outro caso é o de Danny, um dos jogadores mais influentes do Zenit e um dos mais talentosos da sua geração. Em 6 épocas no clube russo, esta foi aquela em que Danny mais golos marcou – 13 em 26 jogos. Não se entende.
O caso dos jogadores do Sporting só se torna mais evidente porque Bento convoca jogadores do Benfica menos utilizados. Que tem, afinal, Paulo Bento contra o Sporting? Nunca digeriu bem a sua saída de Alvalade? Uma coisa é certa: Paulo Bento não se rege por critérios de rendimento desportivo. E isso é muito mau, porque a Selecção não se livra de influências exógenas e de interesses associados. liás, não é nada saudável que o representante do seleccionador nacional seja o representante da maioria dos jogadores convocados.
A renovação do contrato de Paulo Bento, antes do Mundial, dá nisto: “luz verde” para voltar ao seu estilo “impiedoso”. aulo Bento é o primeiro seleccionador da história do futebol português de uma FPF quase cem por cento profissionalizada. Não são apenas os treinadores e os jogadores que são profissionais. É toda a estrutura. O presidente é profissional. Os directores são, em esmagadora maioria, profissionais. O peso das associações distritais no peso do futebol profissional diminuiu drasticamente.
Ainda bem. Longe vão os tempos em que não havia campos para treinar e o apoio logístico era mendigado. O dinheiro da FIFA e da UEFA, que mantém as Federações em actividade em troca do seu alinhamento e subserviência, dá para tudo.
O pós-Madail inaugurou a era das “vacas gordas”, curiosamente num ambiente social de grande austeridade. Para somar a todos estes luxos, a Selecção Nacional conta ainda – em fase de afirmação plena e de liderança incontestada – com “o melhor jogador do Mundo”, Cristiano Ronaldo. Portugal é ainda o 3.º classificado do ranking FIFA e o 5.º do ranking UEFA. Portugal possui, também, um dos empresários com mais poder no âmbito do futebol internacional, e isso reflecte-se no dia-a-dia dos clubes e da Selecção.
Curiosamente, à medida que a Selecção Nacional foi reunindo à sua volta melhores condições (só falta mesmo a Casa das Selecções a funcionar em pleno), a… exigência não aumentou.
Queremos ser os melhores em tudo, dá-nos jeito, para efeitos de publicidade e marketing, a bandeira da “excelência”, mas quando chega ao momento de se definirem objectivos, a fasquia é colocada num plano bem mais moderado. Vamos ao Brasil, com o objectivo de passar a fase de grupos. Pois.
18 Maio, 2014 at 17:22
Ao intervalo espreito o resultado.
Vou ver mais um episódio do Californication.
18 Maio, 2014 at 17:37
“Jorge Jesus fora da sua área técnica, já não é novidade nenhuma…” depois, o jornalista apercebendo-se da merda em que se meteu… “… já não é novidade nenhuma… Jorge Jesus na sua terceira final, primeiro em ’97 ao serviço do Belenenses…”
É assim que se escamoteia as intrujices dos encarnados na televisão pública.
18 Maio, 2014 at 17:42
E não é que o speaker é do Carnide???? Até numa final, em território “neutro”, o speaker puxa pelas galinhas?
18 Maio, 2014 at 17:43
Como é que o País não haveria de estar na merda? Com mais de metade dos seus habitantes serem do benfica….
18 Maio, 2014 at 17:55
Pensei que isso já tinha sido desmistificado…
A UEFA não mandou fazer uma sondagem onde se apurou que há 4,7 milhões afectos a esse clube?
E isso já é ser muito optimista…
18 Maio, 2014 at 18:07
A televisão pública é de longe a mais nojenta das 3 generalistas em relação ao nosso clube.
18 Maio, 2014 at 17:56
Portugal está a perder 1 a 0 em U17
18 Maio, 2014 at 18:08
portugal não… os lampiões estão a perder em sub17…
18 Maio, 2014 at 18:20
Agora já está 2 a 0. Mas realmente titulares acho q foram 9 neste jogo
18 Maio, 2014 at 18:02
Na década de 90 o Juskowiak, na Amadora, foi expulso porque simulou uns óculos com as mãos, em direção do árbitro, como quem diz “não vês bem, caralho”. O Maxi aponta para os seus olhos com as duas mãos, em direção ao fiscal, como quem diz “não vês bem, caralho”, o jornalista apelida a situação de “curiosa” e o jogo prossegue.
Intrujices encarnadas…
18 Maio, 2014 at 18:09
Pelo “grande” Coroado…
18 Maio, 2014 at 18:16
O Coroado pode ser um toleirão, mas nesse aspecto ia tudo a eito pela medida grande. Ainda me lembro de um jogo em que expulsou 3 porcos azuis (dois pelos “protestos” habituais dessa gente nos idos anos 90) e um do Boabosta (todos no mesmo jogo)…
19 Maio, 2014 at 10:07
O Coroado é um aziado, isso sim… mas é sempre o mexilhão que se lixava!
Não comesse tanto enchido de Chaves, o animal…
18 Maio, 2014 at 18:16
ganhamos o joguito à alemanha e pronto, os 12 convocados pelo seixalixo eliminados nos sub17. Parabéns Peixe!
18 Maio, 2014 at 18:24
É bem feito para os ‘flops do seixal’…
18 Maio, 2014 at 19:02
europeu onde não está a espanha é pra ganhar… supostamente os 12 convocados eram máquinas que jogavam de olhos fechados. É só basófia, boa imprensa e pura incompetência a treinar.
18 Maio, 2014 at 19:37
As “selecções de Portugal” metem-me nojo.
Puta que pariu a escumalha que anda lá pra dentro a mamar à grande em troca de favores.
18 Maio, 2014 at 18:18
Uma pessoa um texto desses por parte do caracolinhos e mal consegue crer que haja uma relação entre ambos. Se o caracolinhos deixasse os seus ódios pessoais e vaidade de lado, ao falar e escrever sobre o futebol, poderia ser um indivíduo bem maior e tornar-se numa referência. Estou em crer que, se fosse com uma das paixões do caracolinhos, o texto não teria sido escrito neste tom.
Dito isto, concordo em absoluto com o texto, ainda que esteja a dizer o óbvio. Mas, como o óbvio e o senso comum são coisas insanas no Portugal contemporâneo e no futebolístico, o caracolinhos merece o brinde.
18 Maio, 2014 at 19:49
André Gomes:Amanha vai ser um dia especial…descaiu-se…
Está aí a confirmação.
18 Maio, 2014 at 19:54
Parece-me natural. Afinal, como é que achas que o Lim e o Veiga vão espetar um gajo de 15 milhões no Valência, com apenas meia dúzia de minutos na equipa principal?
18 Maio, 2014 at 20:16
True!
18 Maio, 2014 at 20:06
Infelizmente o Benfica ganhou e toda a gente está a gozar comigo! Por isso venho aqui á Tasca para ler comentário donde se fala do grande sporting. Enviaram-me alguns mails com dobrada e não entendo. E só pergunto quando o nosso sporting volta a ganhar o Campeonato. O nosso presidente disse que era para o ano e eu acredito. Só não gosto é do Sampaio e do Leão porque pensam que este site é só deles. E são malcriados.
18 Maio, 2014 at 20:10
Tu e o greenflag estão no mesmo pc, ou são a mesma pessoa?
18 Maio, 2014 at 20:21
Sr. Ariel que é isso do mesmo pc? Será Pinto da Costa. Eu não gosto do Pinto da Costa.
18 Maio, 2014 at 20:26
Não queres ir antes apitar para a estrada, em vez de andares por aqui a fingir que és verde?
18 Maio, 2014 at 20:34
Sr. Ariel eu sou do sporting, estou é triste porque os meus amigos estão a festejar e a gozar comigo. E a minha namorada também.
18 Maio, 2014 at 20:36
E eu também.
Mas deixa lá… tens menos de 10 anos, e uma vida pela frente. Isso passa-te
18 Maio, 2014 at 20:38
Lol
Quando dizes “namorada”, é naquele modo que os putozinhos respondem quando lhes perguntam:«e tu meu menino, já tens namorada?» Eles dizem sempre que sim, mas aquilo é apenas candura…
19 Maio, 2014 at 10:09
Não gosto de bróculos, pelo sabor…
Não gosto de beterraba pela cor…
Não gosto de Melâncias… bom, esta até tu sabes!
19 Maio, 2014 at 9:24
Como alguém escreveu com apurada pertinência:
“O Paulo Bento leva ao Mundial o ‘onze’ e as 3 substituições”…
Na “mouche”!
SL