É impressionante como, nos últimos dias, mesmo com a festa lampiã em desenvolvimentos e toda a imprensa afecta ao Benfica que existe neste país, é o Sporting quem tem sido notícia, pelo menos duas vezes por dia em todos os jornais.

Depois de trezentos avançados, duzentos médios defensivos e mais uns tantos laterais, a imprensa lá vai descrevendo a lista de scouting do Sporting como se de verdadeiros reforços se tratassem. Muitos deles até com valores específicos mas, claro, tenho alguma dificuldade em acreditar que nos últimos 15 dias o Sporting tenha oferecido dinheiro por, pelo menos 12 jogadores diferentes.

Todos sabemos que o Sporting e os seus responsáveis estão a preparar a próxima época, existem alvos identificados, posições que a nossa Academia ainda não tem a solução em fase de maturação necessária, e vêm aí reforços. Mas parece-me, secalhar é só a mim, que este ano estamos a viver um excesso de notícias referentes ao defeso e ainda nem estamos em Junho (Deus nos guarde até Setembro).

Com tudo isto, surge o medo natural de que, algures no caminho, os nossos dirigentes se tenham esquecido da aposta na formação e de que foi isso que nos foi prometido durante este maravilhoso ano de mandato. Nada disso é verdade. O Sporting terá na sua equipa principal de 2014/15 mais dois jogadores formados em Alcochete. Seus nomes são João Mário e Ricardo Esgaio. Penso que não cabe na cabeça de nenhum Sportinguista que assim não seja. E, tendo em conta as opções que existem, os dois deverão ombrear-se pela titularidade com os habituais titulares com alguma facilidade.

Depois deles Iuri. Estamos todos certos que a qualidade que mostrou este ano não pode passar ao lado de quem gere o nosso clube. Terá um crescimento à Carlos Mané, perto da equipa principal e, quando surgir a oportunidade, nunca mais jogará pela equipa B. Depois disso teremos, numa segunda linha, Betinho, Zezinho, Chaby e Rúben Semedo (este último treinou todo o ano com a equipa principal) bem como os badalados Fokobo e Dramé. Todos têm capacidade de se afirmarem na equipa principal do Sporting, mas também sabemos que ainda têm algumas etapas a cumprir que já foram desenvolvidas por João Mário e Esgaio.

Seja no Sporting ou por empréstimo, vão crescer e ser aposta, mesmo que longe dos nossos relvados mas perto do projecto de futuro que estamos a construir. Muito gostaríamos que as opções aos titulares fossem quase todos jovens da equipa B, mas também sabemos que não somos a melhor formação do mundo à toa. Existe um crescimento que deve ser respeitado, um processo de evolução do jogador que lhe permite jogar numa equipa que quer lutar pelo campeonato.

Quanto ao mercado, parece que a tendência verde vai continuar. Todos os dias surgirão notícias de que o Sporting está muito perto de contratar alguém. Saibamos nós ter paciência e esperar pelos desenvolvimentos das próximas semanas, sabendo sempre que, por muito que quiséssemos (por mim falo) ter mais jogadores formados no clube a subir imediatamente, vão chegar, pelo menos, 6 reforços. Um trinco, um central, um lateral, um extremo e um ponta-de-lança. Que venham com vontade de lutar pelo clube, a baixo custo e sem tiques de vedeta.

Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)