Olá, Marco.
À hora em que coloco esta posta nas mesas, tu estás a ser apresentado como o próximo treinador do Sporting Clube de Portugal. Só mais logo, depois de ter tratado da minha filha, vou poder assistir à conferência de imprensa, mas sou gajo para arriscar o que te vai na alma.
Chamem-me crente, mas aposto que andaste o dia todo com uma pedra no estômago, ansioso pela chegada da hora. A verdade é que, por muito que te tenham dito o contrário, estás a atravessar a porta que te dá entrada no maior clube português. Repito: o maior clube português. Mais. Por muito que te tenham dito o contrário, estás a atravessar a porta que te dá entrada no maior clube português e com os melhores adeptos do país (daqueles que não precisam mudar os seus jogos para estádios maiores para serem os que mais adeptos levam a casa dos adversários, estás a ver?).
Como se isso fosse coisa pouca, chegas a um Sporting Clube de Portugal onde te espera uma estrutura ambiciosa e empenhada em dar-te as melhores condições possíveis para atingires os objetivos. E vais ter oportunidade de trabalhar, diretamente, com uma das melhores escolas de formação do mundo!
Não tomes estas minhas palavras como se te estivessem a fazer um favor. Chegas aqui por mérito próprio. O que fizeste, à frente do Estoril, foi por todos reconhecido: a capacidade de ir reinventando soluções quando ficavas sem jogadores, a capacidade de trabalhar com recursos limitados, a capacidade de não te limitares a um futebol venenoso, com dois ou três velocistas lá na frente. O teu Estoril jogava futebol e, mesmo contra os grandes, não entregava na totalidade as despesas do jogo. Trazes na mala, igualmente, as opiniões de quem vê em ti um treinador que consegue a liderança pela proximidade e que é visto como um profissional exemplar.
E se o profissionalismo é a base de tudo o resto, tenho a certeza que sabes que vai ser preciso bem mais do que isso. Quando passares esta porta verde e branca, vais ter que perceber a dimensão do clube onde estás. A sua história, a sua forma de estar, os seus adeptos. Só queremos ganhar, Marco, mas, ao contrário do que é apanágio no nosso país, não gostamos de fazê-lo a qualquer preço. Gostamos, muito, de bom futebol, mas sabemos sofrer com quem está em campo quando assim se justifica. E queremos, ó se queremos, alguém que sinta o Leão Rampante como nós sentimos.
É uma empreitada do caraças, companheiro, mas se conseguires perceber tudo isto, garanto-te que vai ter uma verdadeira legião a teu lado. Na luta e nos festejos (e, garanto-to também, são festejos inesquecíveis). E, como seria de esperar, a luta começou mesmo antes de seres apresentado, montando-se uma campanha de envenenamento em que se dizia que, por preferências clubísticas, eras tu quem estava a protelar o ingresso no Sporting. Tu sabes que essa teoria é patética, eu sei que essa teoria é patética e, não estando a ouvir-te falar na press, aposto que, no final, todos nós vamos saber que essa teoria é patética.
Ah, a propósito, estou-me cagando para o facto de seres do Benfica. Os meus amigos de infância são todos benfiquistas. E, cá para nós que ninguém nos ouve, foi a um símbolo do clube rival que acabámos a chamar “o grande artista”, pela forma orgulhosa com que envergou a mais bela camisola do mundo! É esse o segredo, Marco: trabalho e orgulho! Orgulho por estares nesse lugar, nessa cadeira, neste clube! Não é um clube de passagem, entendes? É um clube do caralho, Marco! E se fores capaz de adormecer e acordar sem te esqueceres disto, acredita que serás sempre um dos nossos!
22 Maio, 2014 at 9:40
Tudo muito bonito e gostei de ver na CI, Leo Garden vestido por Donatello Ruggero Pippo, provavelmente já terá na mão o papel que seria destinado a Andy Garcia no Ocean’s 4, mudaram o enredo, Leo será o tio maquiavélico de Terry Benedict…Leo Benedict, e a outra gaja ter pedido o divórcio ao patrão do Munàco (Leo style…)….enfim, já são coincidências a mais.
22 Maio, 2014 at 10:46
Não, nada disso! Há o boato que o Leo vai abandonar o mundo do futebol para se dedicar ao cinema. Consta-se que será um dos duplos do Stallone no Rocky 6. Isto é off-the-record! Espero que fique entre tasqueiros!
22 Maio, 2014 at 9:42
QUE CARALHO!!!!
Ontem a estreia do Royal Saké foi um sucesso! Era vê-lo jorrar pelas goelas abaixo…
Foi bonita a festa, pá…
Agora, pergunto eu: Era preciso esta balburdia toda?! Foda-se, nem vejo as mesas, de tantas garrafas do Royal espalhadas… é nas mesas, no balcão, no chão… até no urinol?! WTF…
Será que tenho de rever a fórmula do Royal?! É que esta merda bateu forte ontem… 😀
Royal Saké: Forte… Muita Forte! 😛
Vá, agora tá de mexer o pandeiro e ajudar aqui a arrumar o Tasco… que caralho!
Marco, para ti, está guardada a “Royal Saké Especiale”… que só ta ofereço quando pegares o “caneco” ao colo… até lá, fica sob a minha vigilância.
22 Maio, 2014 at 9:43
O Tadeu tava todo grog…
22 Maio, 2014 at 9:45
O Sá foi encontrado nas Berlengas a disparar contra uma comunidade de Perceves…
22 Maio, 2014 at 10:12
🙂
22 Maio, 2014 at 10:22
Essa não “percevi”…
Não seria contra a comunidade das gaivotas existentes na ilha…? 🙂
SL
22 Maio, 2014 at 10:23
Há falta de galinhas, dispara-se contra as gaivotas LOL
22 Maio, 2014 at 11:37
passarada acéfala é tudo a mesma coisa…
22 Maio, 2014 at 9:46
O Mbo Qpensa usurpou 2 pontos de exclamação ao Edu…
22 Maio, 2014 at 9:48
O Lulinha estava igual a ele próprio…
22 Maio, 2014 at 9:49
🙂 Agora até puseram o Troféu da Taça das Taças no Hall Vip, perto da entrada para os balneários da Equipa. Eles agora quando entram são obrigados a ver o caneco.
Pode ser que seja inspirador 😉
22 Maio, 2014 at 9:50
É bem jogado…
22 Maio, 2014 at 10:04
Durante toda esta época esteve ali o trofeu. 😉
22 Maio, 2014 at 9:48
Parabéns Presidente. Parabéns Marco. Tenho a certeza que o prx ano nos trará grandes alegrias e que todos juntos, no final, seremos campeões.
O meu benfiquista lá de casa é que não está nada contente, pois queria o Marco no seu clube, e não só, tenho vários amigos vermelhos fod…
VENCER, VENCER, VENCER
22 Maio, 2014 at 9:55
Tão a ver o caso mal parado, porque se calhar o Jasus também sai para outro clube LOL
22 Maio, 2014 at 10:43
Sobra sempre o Sepika Tru
22 Maio, 2014 at 9:52
Welcome Marco Silva !!
SL
22 Maio, 2014 at 9:56
Parem de brincar com a merda das c orescaralho!!!
Toda a merda é
benficaViva o SPORTING CLUBE DE PORTUGAL!!
P.S.: espero que não tenha ficado mal lOOl
22 Maio, 2014 at 10:00
🙂
22 Maio, 2014 at 10:02
Agora só te falta arranjares um avatar de jeito LOL
22 Maio, 2014 at 9:57
Mister Marco, urgentíssimo colocar o Esgaio na principal!!
22 Maio, 2014 at 10:03
Estive na conferencia de imprensa. A adesão de adeptos foi bastante significativa.
Era por demais evidente que o Marco não estava a espera de tal receção. A emoção e o por demais evidente nervosismo tomou conta do resto da curta conferencia.
Estou muito feliz por este desfecho. Há uns dias atrás, tinha ficado mais-ou-menos aliviado quando li um comentário da gerência da tasca a falar que tudo estaria encaminhado. O problema é que a ansiedade acaba sempre por tomar conta, e só quando toda a equipa técnica entrou na sala é que respirei de alivio.
Creio que acima de tudo é uma troca feliz, a ambição e garra do Marco contrasta em absoluto com a paz e tranquilidade do Leonardo.
Não desgostei do trabalho do Leonardo, ninguém desgostou. Mas, estou, cada vez mais convicto, que toda esta jogada do Mendes e companhia foi um tiro no próprio pé. O tempo, esse, encarregar-se-á de me dar razão. ( ou não )
Como diz um colega de tasca, dentro de muito pouco tempo, qualquer um que venha treinar o Sporting, arrisca-se a ser bem sucedido. Oxalá as bases continuem assim tão coesas.
Por mim, e depois de tantos anos turbulentos, resta-me pedir para não acordar.
Fica aqui uma chapa obtida 10min antes da entrada no auditório.
http://s13.postimg.org/ykzm1nqiv/fotografia.jpg
E sim, estou ansioso por isto:
https://www.youtube.com/watch?v=MDMO4oczvYA
22 Maio, 2014 at 10:09
O yeah!!!
lasagna, picanha e massa
22 Maio, 2014 at 10:10
É o Leonardo Jardim ali em grande destaque à espera para assistir à apresentação do Marco?
22 Maio, 2014 at 10:31
Sim. Troquei duas palavras com ele.
Estava a fazer tempo para arrancar e assistir ao GP do Monaco.
22 Maio, 2014 at 11:00
+1 😉
22 Maio, 2014 at 10:22
Este nome tem tudo para triunfar.
Vejamos o nome Marco:
Defesa: MARCO os avançados
Médios: Cubro o meio campo e MARCO o meio campo adversário
Avançados: Pego na bola e MARCO os golos
treinador MARCO: ganho jogos e MARCO pontos
É ou não é um excelente nome???
Abraço e SL!
22 Maio, 2014 at 10:23
Marco Silva… Um MARCO no Sporting!
22 Maio, 2014 at 11:11
A escolha dos 4 anos não me parece correcto ainda mais tendo em conta que o mandato do BdC termina antes disso, mas what the hell! Confio absolutamente nesta direcção! Vencer, vencer, vencer!
22 Maio, 2014 at 11:35
nao tenho tempo para comentar, infelizmente, devido ao trabalho mas deixo aqui as sábias palavras de Pedro Barbosa sobre o nosso novo treinador. Na mouche!
http://maisfutebol.iol.pt/sobe-opiniao-sporting/537d14220cf256df367fc36a.html
____________________________________________________________________________
” Como se forma opinião sobre um treinador? Partir destes dez pontos é um caminho.
1. Resultados
2. O que diz e como se comporta no espaço público
3. A coerência das suas opções e ideias
4. O futebol que as suas equipas jogam
5. O crescimento dos jogadores que treina
6. O que dizem as pessoas que trabalharam com ele
7. O tempo
8. Os desafios que enfrentou
9. A resistência à pressão
10. A reação às adversidades
Se olharmos para estes pontos, é difícil não dar boa nota a Marco Silva em quase todos. Apesar de ser treinador há apenas três anos e ter dirigido só um clube, muitos dos sinais que conhecemos são bons. Eis alguns.
1. Treinou o melhor Estoril de sempre, que levou da II Liga à Liga Europa.
2. O discurso é correto, fácil de entender e a forma de comunicar segura e direta. As análises depois dos jogos são honestas. O comportamento no banco é educado. A relação com jogadores, árbitros e adversários é equilibrada. Na única exceção, depois de um Estoril-FC Porto, Marco Silva pediu desculpa pelo excesso. Viu, não gostou e foi capaz de o reconhecer. Ficou-lhe bem. Tem boa imprensa, o que lhe garantirá tempo de estado de graça.
3. O Estoril teve sempre uma ideia de jogo e aplicou-a em todos os campos. Todos, mesmo. Empatou na Luz, venceu no Dragão e em Alvalade. Foi brilhante fora de casa. Tudo dito.
4. O Estoril dava gosto ver jogar. Marco Silva respeita o jogo. As suas equipas não se desequilibram a atacar, mas gostam de o fazer. Não se encolhem. É um treinador que acredita no trabalho longo, nas ideias partilhadas com o grupo, inimigo da improvisão e das fezadas. Neste ponto, como em outros, é alguém muito próximo do que também pratica Leonardo Jardim.
5. Um dos pontos muito fortes. Basta ver a quantidade de jogadores que o Estoril fez crescer e vendeu nas últimas duas épocas.
6. Os jogadores respeitam-no e admiram-no.
7. Esta é a maior incógnita. Estamos perante um treinador muito jovem, com o nível UEFA tirado apenas na época passada. Evidentemente, a experiência que possui é curta. Apenas duas épocas na Liga, uma nas competições europeias. Vai estrear-se na Liga dos Campeões.
8. O maior desafio aconteceu em 2013/14. Foi perdendo jogadores e acumulando jogos, nacionais e europeus. Conseguiu sempre manter a organização da equipa, por vezes criando soluções inesperadas, mas que em regra funcionaram.
9. Este é outro ponto por testar. Quando treinadores e jogadores mudam de equipas pequenas para desafios maiores, a pergunta é sempre a mesma: aguentará a pressão? A pressão define-se pela atenção permanente dos outros a todos os detalhes do trabalho do treinador. As opções, o discurso, o comportamento, as escolhas, Tudo. Mais milhares de adeptos nas bancadas e a obrigação de ganhar sempre.
10. Até agora, Marco Silva reagiu sempre muito bem às adversidades. O Estoril nunca se afundou. Quando perdeu, até em casa, soube sempre reagir de imediato e conseguir logo um resultado.
Tudo somado, acho que o Sporting escolheu bem.
A opção tem riscos, sim. Mas estou convencido de que Marco Silva possui o que é preciso para ser um treinador de topo. Mais à frente veremos que plantel terá à sua disposição. E como será o de Benfica e FC Porto. ”
_____________________________________________________________________________
22 Maio, 2014 at 12:35
Este post além de fantástico tem provalvemente dos melhores comentários que já li na recepção a alguém ao mundo Sporting.
22 Maio, 2014 at 12:43
Entretanto achei isto:
https://fbcdn-sphotos-g-a.akamaihd.net/hphotos-ak-prn2/t1.0-9/s720x720/10342002_893536067326973_4319583106488937579_n.png
😀
23 Maio, 2014 at 10:19
primeiro que tudo obrigada por me deixarem entrar na vossa ” tasca ” epa e segundo ” escreves bem, com sentimento, conseguiste transportar para este texto exatamente o que eu senti ” excepto na 1º parte que tu nao viste em directo eu estava colada a televisão quando o chegou a hora da tão desejada apresentação … tambem eu andei todo o dia com um friozinho na barriga … não porque nao confie nesta direção ( confio e muito) tinha deixado de ser socia nas anteriores direcções ( infelizmente) e prometi que se o Bruno De Carvalho ganhasse me faria socia outra ao outro dia …e assim fiz graças a deus!!!!! mas porque tinha medo que os burburinhos tivessem um fundo de verdade … afinal como sempre era aqueles azeiteiros e aves de rapina que andam sempre agoirar …sinto algum receio da parte deles em relação ao Bruno ( e isso deixa me imensamente feliz ) ….
3 º pensava que não havia muitos maluquinhos ” como eu pelo Grande Sporting Clube de Portugal ” afinal somos muitos … SLeoninas e mais uma vez obrigada por este e outros textos magnificos, que se conseguem sempre transmitir o que realmente nos vai na alma que é verde verde verde …..