Costuma-se dizer que um treinador é tanto melhor quanto melhores forem os seus resultados. Sem discordar desta verdade la palissiana, a mim interessa-me mais perceber de que forma se atinge esses mesmos resultados. Gosto muito mais de ver uma equipa que perde no último minuto depois de dominar o jogo inteiro do que ver uma equipa que mete o autocarro e num canto conquista a vitória. Desde que essa equipa não seja o Sporting, claro. Quando se trata do Grande, quero sempre a vitória nem que seja num remate às três tabelas. Mas, como diz o título, para mim é importante saber como se chega ao sucesso.
Tal como toda a gente, também eu tenho um lado de treinador. Sempre me interessei pela arte de definir uma ideia de jogo e conseguir levar 25 gajos diferentes a acreditarem nela. E neste aspecto, sou um profundo admirador do Barcelona de Cruijff, o DreamTeam. Ficava embasbacado ao ver como aquela equipa trabalhava o seu jogo com o objectivo máximo de alimentar dois dos melhores avançados que estes olhos já viram: Romário e Stoichkov. “Barcelonices” à parte, gosto dos princípios básicos dessa forma de jogar e entendo que uma equipa grande terá sempre de jogar mais ou menos assim. Cada qual com as suas ideias e nuances próprias, mas os princípios básicos de jogo não mudam: Pressão alta, intensidade e rapidez na recuperação de bola, posse de bola no meio campo adversário, poucas correrias e muita inteligência na gestão dessa posse até encontrar o momento de ruptura. Com Jardim vimos um pouco disto na primeira volta mas depois fomos, aos poucos, perdendo o rumo. Deixámos de dominar durante tanto tempo, insistimos obssessivamente no jogo exterior e tornámo-nos previsíveis aos olhos dos nossos adversários. As vitórias não pararam de surgir mas o nosso jogo já estava “topado”. E aqui faltou, se calhar, algum arrojo do treinador e também ideias novas aos nossos jogadores. O que até considero natural, tendo em conta a necessidade de obter resultados.
É aqui que entra o Marco Silva. Daquilo que vi dos dois últimos anos do Estoril, percebi que o nosso actual treinador é um adepto de um futebol de posse. Mas isso são todos. Desde que o consigam, qual é o treinador que não gosta que a sua equipa tenha bola? Tirando o José Mota, que devia era estar a treinar lutadores de MMA ou a ajudar o Cabral a tirar imperiais num qualquer tasco do interior, diria que nenhum. Mas o Estoril era muito mais do que isto. Era objectivo a jogar. Sem medo de ter a bola, ou melhor, com prazer em ter a bola, o Estoril de Marco Silva nunca perdia de vista a baliza adversária. E por isso é que havia um Sebá, um Evandro e um Licá. Jogadores que, na altura certa e com o espaço conquistado, aceleravam o jogo e davam sentido à posse de bola anterior sempre com o objectivo de alimentar o Luís Leal. Ora, é precisamente isto que espero ver em Alvalade, com protagonistas claramente melhores. Se Licá, que é um cepo e foi o melhor marcador da Segunda Liga, imaginem o que ele poderá fazer com Carrillo ou Mané.
Esta é a grande diferença entre o Marco Silva e, por exemplo, o Paulo Fonseca. O Fonseca, para além de não saber os nomes dos adversários com quem ia jogar e de ter um cabelo de fazer inveja ao protagonista da Rua Sésamo, construiu o seu Paços de Ferreira à base de um jogo puramente de transições. E por isso é que foi um acaso e por isso é que não se adaptou aos Corruptos. Já o Marco, meteu o Estoril a jogar à grande, principalmente fora de casa. Essa é outra diferença. O Fonseca, em casa era um valente mas fora jogava para não perder. O Marco, ganhava a jogar à grande, perdia a jogar à grande e empatava a jogar à grande. E é este “jogar à grande” que me agrada no treinador e que me faz acreditar que escolhemos a pessoa certa para estar ao leme do nosso futebol. É por isto que o Estoril atingiu rapidamente o sucesso que atingiu. Ninguém tem resultados tão consistentes durante tanto tempo simplesmente a jogar em contra-ataque. Um jogo, 10 jogos, uma época talvez. Nunca 3 temporadas seguidas. Seria necessário muita sorte ou uma eficácia absurda em todos os jogos. Não digo que, estrategicamente, o Marco Silva não o tenha feito em alguns jogos mas, manifestamente, não era essa a sua praia. Quando alguém pega numa equipa que tem como objectivo ser campeão da Segunda Liga tem que, pelo menos, querer ser dominador. Pode até nem jogar grande coisa mas tem de querer ter bola, tem de querer jogar no meio campo adversário, só assim é que se pode almejar o título e a subida de divisão. Curiosamente, depois de ter atingido esse objectivo o normal seria redefinir tudo para jogar para a manutenção. O MS manteve-se fiel à sua forma de jogar e acabou por fazer um brilharete e ir à Europa confirmando que não se trata de um fogacho ou uma obra do acaso. É alguém que vê o futebol de forma positiva e que não muda consoante o adversário chame-se ele Carnide, Corruptos ou Sporting. Isso foi bem visível nos seus dois anos de Primeira Liga e nos jogos que fez contra equipas superiores.
Portanto, se o Marco chega ao Sporting por causa dos brilhantes resultados que obteve, creio que o seu longo contrato (4 anos) é fruto do tal processo. E aqui, tenho de deixar uma palavra ao presidente. Não pela competência revelada na gestão dos dois processos mas, sobretudo, por ter compreendido a progressiva queda da qualidade do nosso futebol e pela escolha de alguém que tem o perfil indicado para resolver esse problema. Resta saber quanto tempo precisará o Marco para colocar a equipa a jogar da forma que gosta. Eu acredito que não será muito.
Para já, em comunicação e atitude já estamos a ganhar. Para quem, nos últimos anos, teve um ditador como o Paulo Bento, um forcado como o Paulo Sérgio, um choramingas como o Domingos, um arrogante como o Jesualdo e um calculista como o Jardim….Marco Silva é uma lufada de ar fresco.
Bem-vindo, Mister!
* todas as sextas, directamente de Angola, Sá abandona o seu lugar cativo à mesa da Tasca e toma conta da cozinha!
23 Maio, 2014 at 10:14
Tocas num ponto que me deixa curioso: a quantidade de Sportinguistas que já ouvi dizerem «epá, vamos lá ver. O Paulo Fonseca também era muito bom e deu merda no Porto».
Será assim tão complicado perceber, que o Paços do Fonseca não jogava a ponta dum corno, ao contrário do Estoril do Marco Silva?
23 Maio, 2014 at 10:33
Cherba! Já sem quem é o Frankenstein!!!!!! Ai como eu ando da cabeça! E logo eu que já me tinha referido a ele como o Frankenstein da Casa dos Horrores (Seixal Lab). Ahahahahaha.
23 Maio, 2014 at 10:55
Não tivesse a casa dos horrores costas meias com o cemitério do seixal(acho que é lá que vão buscar “peças usadas”para o Sílvio e companhia) não foi Mantoras
23 Maio, 2014 at 10:34
A parcialidade é algo que assiste ao cherba.
23 Maio, 2014 at 11:04
Cherba acho que esses Sportinguistas ainda não compreenderam bem o que se passa HOJE no Sporting Clube de Portugal, e alguns ainda teimam em querer que sejamos parecidos com clube das Frutas, e fazem por isso muitas comparações. 🙁
23 Maio, 2014 at 11:23
bullocks! o Paulo Fonseca tirei-lhe a pinta logo no primeiro dia em que o vi a falar. com aquela barbinha à Ken , parecia sempre mais preocupado com a imagem de gigolo sabujo do que em justificar a merda de futebol que apresentava.
Nao sao compara´veis nem aqui nem na China o percurso dos dois treinadores: Marco Silva pegou na equipa, levou à 1ª Liga e DOIS ANOS CONSECUTIVOS à Europa. COm metado de oRçamento e, acima de tudo, com 5/6 jogadores nucleares a saírem todas as epocas, tendo que refazer a equipa: Steven Vitoria, Jefferson, Licá, Carlos Eduardo, Luis Leal, Sebá (lesionado) foram ausencias que, com um treinador mediano, atiravam o Estoril de novo para a 2Liga. Enauqntro que no Paços de Ferreira, apenas Vitor e Josué saíram.
Além do mais, já o referi: Marco Silva não vai encotnrar no SPorting os SUper Egos que o outro encontrou no Porto.
23 Maio, 2014 at 11:40
Barba à “Ken” ahahahahaha
23 Maio, 2014 at 11:42
e cabelinho “à foda-se”…
23 Maio, 2014 at 12:05
A alusão ao passarão da Rua Sésamo está brutal! Hahahahahaha
23 Maio, 2014 at 10:14
Nem mais!!!
É um treinador que já provou que pode meter uma equipa a jogar futebol, mesmo contra equipas de dimensão superior!
Acho que é o treinador ideal para o desafio do Campeonato e da CL.
Não é por acaso que nos venceu o último jogo em Alvalade…
23 Maio, 2014 at 10:18
É isso mesmo Sá, absolutamente de acordo.
Aliás já o havia referido no ano passado em posts sobre o futuro treinador, sempre disse que apreciava mais o Estoril a jogar que o Paços. Mas toda a gente só teve olhos para o fantástico terceiro lugar do Paços sem olhar para o estilo bico pra frente e empate. Em casa eram fortes porque jogavam no quintal.
Agora por o Balboa e o Carlitos a jogar à bola não é para todos, digam isso ao Jasus que diz que é o maior.
SL
23 Maio, 2014 at 10:19
Boa análise ao trabalho anterior do Marco!
Agora vamos ver o que faz no nosso Sporting!! As indicações são as melhores!
Acima, acima gajeiro!!! (como dizia o poeta)
SPORTING SEMPRE!!!!!!!!!
23 Maio, 2014 at 10:21
Eu acredito na escolha do nosso Presidente, se ele e toda a sua estrutura acharam por bem contratar o Marco Silva, então tb estou de acordo. Parece-me ser um bom treinador, não se pode comparar o Marco Silva com o anormaleco do paulo fonseca, não há comparação possível, mas temos de ter calma e dar tempo ao Marco Silva, das suas ideias e da sua forma de trabalhar. Treinar o Estoril não é a mesma coisa de treinar o Maior Clube do Mundo…Ele vai precisar de termpo e paciência, o problema é que não sei até que ponto muitos dos Sportinguistas têm essa paciência…eu tenho mas o Presidente já disse que queria lutar pelo título este ano e se as coisas não correrem bem no inicio, o Marco Silva pode vir a ter problemas…não acredito, mas isso não está posto de parte.
23 Maio, 2014 at 10:24
“O Fonseca, em casa era um valente mas fora jogava para não perder. O Marco, ganhava a jogar à grande, perdia a jogar à grande e empatava a jogar à grande. E é este “jogar à grande” que me agrada no treinador e que me faz acreditar que escolhemos a pessoa certa para estar ao leme do nosso futebol.”
A melhor descrição que já li do que se passou o ano passado com estes dois 🙂
Estes textos, Sá, são do melhor. A continuar assim, as sextas são mais do que obrigatórias.
23 Maio, 2014 at 10:25
A MIssão Pavilhão chegou aos €100.000! Em pouco mais de duas semanas, e só um jogo em Alvalade, é obra!
https://missaopavilhao.pt/
23 Maio, 2014 at 11:01
Obra? Tivemos mais de 36000 pessoas em Alvalade no último jogo e dessas nem 1000 contribuíram, ou seja nem 3%. Agora tens pouco mais de 2000 com uma contribuição média de 43€… digamos que é fraquinho. E não me falem da organização; no dia do jogo estiveram nas entradas para as bancadas vários colaboradores perfeitamente identificados com a campanha a tentar angariar contribuições. Eu vi vários Sportinguistas a evita-los e até afugenta-los como se fossem alguém a pedir esmola. De facto, há muita gente que só lá vai para ver a puta da bola…
23 Maio, 2014 at 11:34
É verdade, mas também é preciso calma. Acredito que muitas dessas 36000 pessoas, a primeira vez que ouviram falar na missão pavilhão, foi quando esses colaboradores os abordaram.
A campanha ainda vai durar muito tempo. Com o começo da nova época e o entusiasmo associado, o início das emissões da Sporting TV e uma campanha de marketing poderosa podemos chegar a números muito interessantes.
A ideia dos vales de quotas para os novos sócios também foi muito boa. Imaginando que no fim da campanha 50000 pessoas tenham contribuído, além do dinheiro angariado, teremos potencialmente uns bons milhares de novos sócios que vão dar muita força ao Clube. Eu acredito.
SL
23 Maio, 2014 at 12:01
A ser verdade que muitos não sabiam, só quer dizer que estiveram pouco atentos ao Jornal, ao facebook oficial, ao anuncio que tinha sido feito no jogo anterior, etc. Para alguns nem chegou a ser primeira vez porque nem pararam para ouvir o que o colaborador tinha para dizer. Acho inaceitável, mas isso já sou eu com o meu mau feitio…
Dito isto, também tenho muitas esperanças que consigamos um valor importante, e um aumento de sócios não menos importante. Mas, com este nível de adesão, não acredito que os 10M€ sejam atingíveis só com contribuições individuais. A este ritmo de 43€/contribuição vamos precisar de mais de 230.000 contribuições, ou seja 100x mais do que temos agora.
23 Maio, 2014 at 12:27
Também estava sinceramente à espera de mais gente a doar. Pelo menos 2500 que nem 10% das pessoas que estavam no estádio eram… Eu doei e usei orgulhosamente a camisola da missão…
23 Maio, 2014 at 11:40
Eu estive lá e não vi ninguém e queria contribuir. Quando ouvi dizer que estavam no estádio pessoas para atender quem quisesse contribuir, ao fugir do sol, pois não posso estar muito tempo exposta a ele, desci para o corredor e procurei o dito pessoal.Só encontrei uma moça e perguntei-lhe onde podia contribuir, respondeu-me que à entrada do estádio estavam elementos que tinham pagamento por multibanco. Saí e fui à procura desses elementos ao não encontrar nenhum perguntei aos seguranças que me responderam que não tinham visto ninguém a fazer tal serviço. Achei tudo isto estranho mas por fim lá me dirigi à Loja Verde e fiz a minha contribuição e também já arranjei a quem desse os vouchers.
23 Maio, 2014 at 11:50
Ed, não duvido e dou de barato que a organização não tenha sido perfeita. Na zona do estádio onde eu estive havia, efectivamente, um colaborador por cada entrada, todos bastante bem identificados.
23 Maio, 2014 at 12:28
Yap +1. No meu também, só nao deu quem não quis…
23 Maio, 2014 at 16:19
Tenho vergonha dos adeptos que o meu clube tem!!PQP!!!
Isto envergonha-nos!! Assim não vamos a lado nenhum!!
Estamos a transmitir à Direção que não pode contar com os adeptos … que as modalidades podem encerrar, andar com a casas costas, ter complexos de inferioridade perante rivais, andar a competir para os rivais nos malharem …
Temos que assumir para o clube se erguer e ir o mais longe possível; vamos despachar esta missão para partir para outras. Queremos ser como os maiores da Europa ou não??? Eu quero!!
23 Maio, 2014 at 10:27
E não esquecer que nesta época, ficou sem jogadores importantes e mesmo assim deu a volta.
Tenho a certeza que ele vai conseguir por a nossa equipa a jogar como todos nós queremos e no fim terá sucesso.
23 Maio, 2014 at 10:49
Esta temporada, vamos ter de ir várias vezes a Alvalade.
23 Maio, 2014 at 11:31
Sim… aproveitamos e passamos na mealhada para levar o Sampaio e provar o famosa sake.
23 Maio, 2014 at 11:41
Hehehehehe sem dúvida!
23 Maio, 2014 at 10:28
Cherba, comparar o que o paulo fonseca fez no paços e o que o marco silva fez no estoril…..é comparar alguém que ganha o euromilhõess com uma aposta de 2€, com alguém que subiu ao topo da carreira a trabalhar dia e noite!!
Arrisco dizer que, desde o tempo do mourinho não via um treinador tão jovem e com este perfil tão parecido. Talvez só LJ me deixasse tão satisfeito, mas como já foi para o monegasco, para mim é a melhor escolha!!
O tempo dirá quem tem razão. E para os mais cépticos….olhem a campanha do estoril em 3 anos, com todos os contras que teve. Quem viu o estoril jogar, sabe que ali há muito trabalho!!
quanto à pressão de um grande….o marco silva foi jogador, foi diretor desportivo, já anda no mundo do futebol há muitos anos. Por mim, acertamos em cheio, mas por favor, não assobiem e comecem a duvidar, quando as exibições ou os resultados não forem o que queriamos. Olhem para o o atletico do Simeone. Como ele construi uma equipa e um maneira de estar.
SL
23 Maio, 2014 at 10:31
Paulo Fonseca teve mais olhos que barriga, e aí os dirigentes do porco também não estiveram bem (senilidades). O futebol do Paços era realmente um futebol de contra-ataque. Ninguém jogava com o Paços fechado e como tal eles aproveitavam a vantagem de ter muito campo para correr. Aliar isso ao facto de não existir Sporting (o que, a existir, colocava logo o Paços no minimo 1 lugar mais para baixo), e a moral dos jogadores em alta, criaram-se as condições para eles fazerem a época sensação. Assim, na minha opinião, o Paulo Fonseca nem se aproxima, em provas dadas, do que o Marco Silva é capaz de fazer. O Paulo Fonseca teve o que muitos já tiveram, uma época muito bem, com tudo a correr bem e no final a ser a equipa sensação, mas mais por demérito dos outros clube do que propriamente mérito dele.
Marco Silva, é, concordando com o excelente texto, uma lufada de ar fresco. Espero que a pressão, que existe sempre, não o faço ser mais calculista, espero que mantenha a filosofia de futebol ataque e que se lembre que só se ganham jogos marcando golos e estar a ganhar por 2 é bem melhor que defender o 1-0 até ao final. Acredito que temos agora, um treinador á SPORTING, acredito que vai perceber certamente que tem a melhor massa adepta do mundo, a mais fiel e a mais “louca”. Vai perceber que chegou ao único verdadeiro Grande Português, o clube que joga futebol, joga limpo e acima de tudo quer ganhar justo e dentro de campo.
Que tenha a sorte que todos esperamos, que demonstre que os 3 anos no Estoril não foram todos sorte, pois no final, perceberá que realmente não existe outro igual ao SPORTING CLUBE DE PORTUGAL.
SL
23 Maio, 2014 at 10:32
Fdx, nem mais!
Comparar o treinador Paulo Fonseca com o treinador Marco Silva é o mesmo que comparar o treinador Jorge Regadas com o treinador Bielsa.
23 Maio, 2014 at 10:36
Bielsa?!?!?! la estao vcs com a historia do bielsa grande treinador,romantico do futebol,futebol magia que nao ganha titulos blabla bla pipo pipo pipo
23 Maio, 2014 at 10:33
Estou em sintonia com este texto! Concordo. Bom texto!
23 Maio, 2014 at 10:36
Mais um grande post Sá.
Obrigado
SL
23 Maio, 2014 at 10:43
Grande texto. Destaco o “mas, sobretudo, por ter compreendido a progressiva queda da qualidade do nosso futebol”. LJ, que numa fase inicial foi importante, estava esgotado e sem ideias (com os relexos a nível exibicional). Cabe ao MS aproveitar a estabilização que houve e fazer a equipa dar o salto.
23 Maio, 2014 at 10:44
Sem espinhas.
23 Maio, 2014 at 10:44
Bom texto Sá no qual apontas claramente as diferenças entre o nosso Marco Silva e o Fonsecagalhão
Off-topic, os tripas anunciam a venda do Iturbe.
Serei só eu a pensar que é mais um negócio tipo André Gomes?
23 Maio, 2014 at 10:45
*vendido por 15M…
23 Maio, 2014 at 10:50
O Iturbe, rendeu ao Elefante Azul pouco mais de 3 milhões. Agora o Verona pega no Iturbe e vai vendê-lo por valores acima dos 20 milhões.
23 Maio, 2014 at 10:50
Nada disso…
O Verona tinha a clausula de 15M€… e comprou com dinheiro que não tem pois alguém se terá chegado à frente (ou por trás, não sei)… assim, o Porco “só” o vende (obrigado) por 15M€… e o Verona o revende a uma equipa maior, certamente, por muito mais, tirando dali uma bela maquia. Alguém besuntou as mãos ao Hellas Verona para não ter de negociar com o Porco… O Iturbe não calça mais nesse clube… acredita.
23 Maio, 2014 at 10:46
Boa prosa oh Sá
23 Maio, 2014 at 10:46
i´m backkkkkkkkkkkkkk
bem antes de ir ao tema aqui do post queria apenas deixar uma pequena nota
Primeiro que tudo, queria pedir desculpa a todos com quem estive envolvido, mas mais que tudo pedir desculpa ao Cherba, que é quem manda no estaminé.
Eu assumo a minha quota parte de culpa nos discussões que aconteceram, sei que fui um bocado longe de mais, e que não aguentei a pressão das “picadas” que me fizeram. Podendo voltar, a única coisa que posso prometer é que irei evitar ao máximo entrar em picardias desnecessárias , tentando apenas deixar a minha opinião sobre os posts em questão , e acima de tudo tentar contar até 100 10 vezes, respirar bem fundo e evitar responder a quem quiser picar apenas e não debater os temas dos posts.
Segundo, queria agradecer a quem deixou mensagens de apoio( sim mesmo estando na janela, tenho acompanhado os posts) e a quem mesmo fora daqui me tem dado palavras de apoio( Mario Schmeichel e Max Martins).”
23 Maio, 2014 at 11:00
Riga
Pela minha parte, folha limpa, comecemos do 0,
(Não te esqueças é de também defender o SCP, com a mesma energia com que defendias todos os “outros”), porque querendo mostrar isenção, da maneira que mostravas, só te punhas a jeito…
Bem vindo de volta.
Cherba, sai um Compal de pêssego para a mesa do Riga
23 Maio, 2014 at 11:12
vá lá eu voltei há 5 minutos, a serio, não me apetece andar a bater na mesma tecla, do defender este e aquele, que apenas dará uma discussão inútil.
eu tenho a minha opinião sobre as coisas, mesmo sendo mais racionais e menos emocionais, apenas peço que as respeitem, que eu vou evitar arranjar confusões com as opiniões dos outros, mesmo que não as ache “certas”( a serio andei a tentar arranjar uma palavra que não parecesse arrogante nem ofensiva)
23 Maio, 2014 at 11:40
A palavra era: correctas…
De qualquer maneira eu entendi-te… Ficas na tua e eu fico na minha… Racionalidade vs. emocionalidade….não estava à procura de discussão.
Bem vindo de volta…
23 Maio, 2014 at 11:47
+1.
23 Maio, 2014 at 11:44
Bem vindo…de volta !
Faço esse o meu desejo tmb !
Como foi bom ter posts de 200 ou até 300 com opiniões nas ultimas semanas e não aqueles antigos cheios de insultos…de um lado e de outro.
Espero que todos possam respirar e contar até 10 depois de uma resposta mais picada. Pois são as trocas de opiniões diferentes que alimentam o blogue !
23 Maio, 2014 at 11:48
passou uma hora, M Pereira… uma horita!
Longas horas tem um dia, largos dias a semana…
23 Maio, 2014 at 12:18
+1
23 Maio, 2014 at 11:45
Da minha parte, que sejas benvindo com as tuas informações e pontos de vista.
Só te peço (falo por mim) para evitares o que ultrapassa uma “opinião” e passa a ser uma guerra de palavras.
És um gajo muito informado, a tua opinião vale tanto com a de outro qq.
Os factos normalmente falam por si … normalmente … nem sempre.
Sobre o Post do Sá … só espero que o marco tenha tempo para fazer exactamente o que pretendemos.
É muito bom vir nesta altura e não com época a decorrer, terá tempo para conhecer BEM o clube, estudar com a estrutura a melhor forma de atacar os objectivos.
Mas o futebol que lhe reconhecemos, não é de um dia para o outro.
Na primeira adversidade DEVEMOS estar todos unidos, pois acreditem … vamos ser campeões muito em breve.
23 Maio, 2014 at 13:51
Bem-vindo.
23 Maio, 2014 at 15:26
https://www.youtube.com/watch?v=MroYNI_-WLQ
Bem vindo
23 Maio, 2014 at 10:49
vamos agora ao tema.
concordo com a diferença que é feita entre o Marco Silva e o Fonseca, em especial como colocavam as equipas a jogar.
Alias durante esta época o Estoril conseguiu ter mais pontos fora( e se não me engano apenas foi perder á luz) e chegou numa parte da época a referir que essa diferença de resultados tinha a ver que as equipas já iam jogar á amoreira da mesma forma que jogavam no campo dos grandes, com o chamado autocarro e á procura do pontinho, tal era o respeito que já demonstravam pela equipa do Estoril.
23 Maio, 2014 at 10:52
Hey…. estou a delirar ou… és mesmo tu?!
23 Maio, 2014 at 10:54
tive direito á pulseira electronica
23 Maio, 2014 at 10:59
Bem vindo Riga!
23 Maio, 2014 at 11:00
tks
23 Maio, 2014 at 11:18
cospi-me todo. hahahah
23 Maio, 2014 at 10:57
não comecem :p
23 Maio, 2014 at 10:50
Não quero já dizer que o Marco é novo Mourinho mas…
O Mourinho antes de pegar no porko levou o Leiria a um quarto lugar na tabela.
Um projecto parecido com o Estoril, clube sem grande apoio de adeptos mas com acesso a bons jogadores fruto da estabilidade do projecto.
Jogava mesmo com o Leiria para dominar e acreditava no pressing, tal como o Estoril do Marco.
A idade é igual, a ambição também.
Mourinho também se dizia e diz-se ser adepto do clube dos bois vermelhos.
Ambos nunca foram adeptos do bico pro ar, o Mourinho pelo menos em Portugal depois mudou.
SL
23 Maio, 2014 at 11:56
Tivessemos nós o apoio da corrupção e o Marco fazia de Mourinho:
“Em condições normais somos os melhores … em condições normais vamos ser campeões … e em condição anormais, também vamos ser campeões”.
A confiança do homem … https://www.youtube.com/watch?v=6grItXRW2UM
23 Maio, 2014 at 14:13
Tivéssemos nós o apoio da corrupção, não eramos nós…
23 Maio, 2014 at 10:54
excelente post vamos esperar o melhor e desejar a maior sorte do mundo ao Marco. Benvindo Riga.
23 Maio, 2014 at 10:57
tks
23 Maio, 2014 at 11:04
Eu acredito no MS
subiu de divisão, perdeu meia equipa
ficou em 4 lugar, perdeu 2 vezes meia equipa (defeso e dezembro)
ficou outra vez em quarto lugar, e perdeu novamente 2 vezes meia equipa
As equipas dele sempre me pareceram arrumadas, com desejo de posse de bola, e mesmo contra os grandes não fugiu das ideias pré concebidas.
Agora está no maior, irá lutar contras outros clubes grandes na Europa, e vai levar-nos onde deveríamos sempre estar.
Vai errar?
certamente, só assim poderá evoluir, a nós apenas se exige apoio e paciência.
Até nisto somos diferentes
Riga em modo “trabalho comunitário” em vez do afastamento da sociedade
bem vindo de volta (pessoal vamos o ajudar a manter-se por cá)
23 Maio, 2014 at 11:07
tks, ando em modo “pulseira electronica”
23 Maio, 2014 at 16:20
Mais um tipo o outro que o ano passado, na politica, tinha dito que “era uma decisão irrevogável…” … E depois é o que se vê…
Acabou-se o ar limpo, arejado? Ou talvez não…
23 Maio, 2014 at 11:04
Ai, ai…
Parafraseando o Gabriel Alves: “Era um Tasco bonito, novo, arejado…”
No más, Gabriel… no más!
23 Maio, 2014 at 11:12
Be good for goodness SAKÉ !
23 Maio, 2014 at 11:22
Se eu voltar ao meu avatar antigo, será que tudo volta a ser como ontem??? 😛
23 Maio, 2014 at 11:49
1…
2…
3…
4…
5…
6…
7…
8…
9…
10 !
Pronto…. 😉
23 Maio, 2014 at 11:52
Se fosse como o outro só sabia contar até três (assim, com os dedinhos espetados como ele gosta, com as macacadas e tudo)… quer dizer… sabe até quatro, com a ajudinha do Vieira e do estrato da conta todos os meses…
23 Maio, 2014 at 11:08
Posta do Sá, bom bacalhau!
Estou com uma fezada que não vos conto. Com a saída do Leonardo, não pensei vir a ficar assim.
23 Maio, 2014 at 11:12
Se for equivalente à minha fezada com o Shika… eu percebo!
23 Maio, 2014 at 12:03
Leste ontem a edição do jornal Sporting?
Parece que alguns jogadores foram gravar uns spots para a Sporting TV. Chegada a hora de gravar uns dribles adivinha quem maravilhou e se destacou de todos os outros…?
Pra cima deles SHIKA!!!
23 Maio, 2014 at 12:05
Ui, ui,… falta tanto até Julho, fónix…
Marco… abre os olhinhos. Shika é ouro…
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
23 Maio, 2014 at 11:13
Até porque dá ideia de que no dragão se está a esfrangalhar tudo, e que muita gente ainda vai sair do Carnide, provavelmente até o treinador. Acho que é a altura em que os outros enfraquecem e nós ficamos mais fortes diariamente. Consta que o orelhas também já pensa trazer mais jogadores aqui para o burgo, o que é óptimo, por duas razões: em primeiro lugar, o gajo, com o que ganhou este ano, sente que tem carta branca para continuar lá com as negociatas dele e com as comissões porreiras, para comprar um próximo porsche; em segundo lugar, porque os tão propalados novos bernardos da nova academia fantástica, vêem-se novamente naquele dilema de merda: “ok, se não saio daqui, não jogo. Afinal é mesmo preciso nascer 10 vezes”. Ah “ganda” orelhas. Carry on.
23 Maio, 2014 at 11:18
Ja somos dois. Ah e nao desgosto da O’Hara. Gosto de sardas, qué que se ha de fazer?
23 Maio, 2014 at 11:28
brunovl, andas a puxar por mim na cena das gajas. 🙂
Eu curto a O´Hara, a Hamm era muito gira quando era nova. Mas há mais, muito mais. As selecções nórdicas são normalmente fortes no futebol feminino, e nórdicas giras é o padrão, portanto é só procurar.
23 Maio, 2014 at 11:43
As nordicas sao geralmente boas, seja em que desporto for, mesmo que nao joguem nada 🙂
23 Maio, 2014 at 11:09
https://www.youtube.com/watch?v=b6lW1FbSHXA
23 Maio, 2014 at 11:11
SÁ DÁ-ME A TUA CAMISOLA!!!
Foda-se que este homem é um mister da cozinha, mais uma posta daquelas!
23 Maio, 2014 at 11:13
eu acredito que o novo treinador Marco Silva tem tudo para resultar , faz sentido a contrataçao , o homem apresentou resultados bom futebol portanto tem tudo para dar certo , agora garantias de sucesso garantido ninguem pode dar isso é para outras paragens onde a capacidade tecnica/tatica/profissional do treinador nao é assim tao importante …
23 Maio, 2014 at 11:15
Vejamos; se o Sporting se der mal, o Marco Silva vai ser tão assobiado como outro qualquer, seja o seu discurso como for. Os adeptos (lusos) querem é resultados, e até os valorizam acima da qualidade do futebol praticado.
O Paulo Fonseca foi um embuste. O Paços jogava uma piroca, aquilo era meia bola e força, corriam muito, tinham 2/3 gajos acima da média do que é a merda do futebol português e que faziam a diferença, aproveitaram um Sporting lastimável, um Braga em perda, e um campeonato cuja qualidade está pelo rés-do-chão.
Essa coisa da “posse” e das “transições” não passa de novilíngua para encher jornais. Todas as equipas jogam com bola e sem bola, com raras excepções, como o Barcelona, que faz da posse (para o lado e para trás) a maior arma. O benfica é suupostamente uma máquina ofensiva, e muito do perigo que faz é nas ditas transições. A diferença é que não amontoa jogadores atrás e manda uns charutos para os da frente correrem, mas recupera a bola o mais à frente possível, e parte para o contra-ataque (palavra usada antes da transição) em bloco. É isso que o Sporting tem de fazer; jogar em bloco, com e sem bola. Todos atacam, todos defendem. Às vezes querem fazer disto da bola uma ciência, quando o jogo é simples. Com bola, os jogadores tentam ir para um espaço vazio para a receberem, em progressão, sem bola, tapam os espaços aos adversários. Simples. O Leonardo Jardim conseguiu fazer isso, os resultados viram-se na maior coesão defensiva, e nas saídas para o ataque em conjunto, ao invés de mandar uma bordoada para um gajo que estivesse só, sem apoios. O Marco Silva tem de manter o modelo.
23 Maio, 2014 at 11:52
Isso é óbvio. A referência ao Barcelona serve apenas para explicar que o Sporting tem de jogar à grande. E que o Marco Silva já o fazia numa equipa pequena.
A conversa da “posse” e das “transições” pode ser inócua para quem não percebe nada disto. E os jornais, nitidamente, não percebem nada disso. Não acho que todas as equipas saibam jogar com bola e sem ela. Vou-te dar o nosso exemplo, sem bola acho que somos fortes. Os jogadores posicionam-se bem e sabem fazer pressão. Mas com bola acho que ainda estamos longe daquilo que uma equipa grande tem de fazer. Somos fortes a sair com bola (dá jeito ter um William), somos razoáveis a circular a mesma no meio campo adversário mas somos incompetentes no momento de ruptura (principalmente pelo centro do terreno). Como se explica a quantidade de cruzamentos para ninguém que fazemos constantemente? Porque raio é que não somos capazes de isolar um avançado na cara do guarda-redes? Porquê jogar sempre nos extremos? Tudo isto é trabalho com bola.
23 Maio, 2014 at 12:06
O barcelona tem umas posse de bola completamente estapafúrdia. O Real joga “à grande” e não tem a mesma posse, nem o Bayern do ano passado. Aliás, as equipas “grandes” também devem saber jogar sem bola, fechando os espaços, de modo a descansar um pouco.
A questão que falas parece-me mais relacionada com a qualidade dos jogadores do que com a táctica. Convenhamos, por melhor treinador que eu seja, se não tiver jogadores… voltando ao Barcelona, aquilo só funciona porque tens tipos que executam o passe e a recepção sem falhas. Tivesses uns tamanqueiros, e não havia treino que valesse.
Em muitos jogos do Sporting, vi jogadores soltos na área, em posição para rematar ou fazer um bom último passe, e que falhavam. Isso é falta de visão, técnica, e velocidade de execução. O André Martins é raro fazer um bom último passe ou remate. O Capel nem se fala. O Wilson… percebes onde quero chegar?
23 Maio, 2014 at 13:18
Não acho que os nossos jogadores sejam tão “tamanqueiros” como tu dizes como também acho que o treinador não foi capaz de meter na cabeça deles uma forma de pensar diferente. O André Martins a encostar na direita junto ao extremo nunca há de estar em posição de fazer um passe de morte. Vi muitas vezes o Estoril a praticar um futebol melhor do que o nosso mas, nem por sombras, acho que eles tenham melhores jogadores.
23 Maio, 2014 at 14:14
A expressão dos tamancos não era para os nossos jogadores, mas sim para ilustrar o futebol do Barcelona.
Eu acho que até praticámos bom futebol, com 2 excepções: quando o Adrien “vazou” (e não tinha alternativa, e no final, em que metade da equipa parecia já estar de férias. Mas claramente o calcanhar de aquiles foi o (pouco) rendimento dos extremos.
23 Maio, 2014 at 15:18
+1
23 Maio, 2014 at 12:08
Alguém andou a ler o 1984 do Orwell
23 Maio, 2014 at 12:14
Resgate, ajuda, ajustamento, entrelinhas, verticalidade…
23 Maio, 2014 at 11:16
esse é o meu medo …é que eu tenho um feeling como a muito tempo nao tinha …
grande post … caramba é só gente a escrever bem !!!!! continuem …
23 Maio, 2014 at 11:17
Quanto ao post do Sá, mais uma excelente pratada!
Agora despachem lá essa merda do mundial e tratem lá das férias que eu já estou em pulgas para ver novamente o meu Sporting — e não me importo de dizer, não desfazendo o LJ, que se calhar estou ainda mais entusiasmado do que estaria se não tivéssemos trocado de treinador…
23 Maio, 2014 at 12:02
Há mundial este ano?
Foda-se, eu pensava que era já a pre-epoca em Junho …
23 Maio, 2014 at 12:06
Também calma! …que o Montero tem que descansar que é para o ano rebentar com esta merda toda! 🙂
23 Maio, 2014 at 12:38
O gajo não pode fazer mais filhos. Ponto final.
23 Maio, 2014 at 12:48
Tenho ideia que isso não será assim tão fácil de concretizar…
https://www.facebook.com/photo.php?fbid=10152006366864611&set=a.421737289610.201260.558989610&type=1
Bom, estabelece-se uma quota de golos por filho e não se fala mais nisso. 🙂
23 Maio, 2014 at 12:52
Há tarefas que homem nenhum consegue enfrentar… seria desumano!
23 Maio, 2014 at 11:18
Mais um texto…. À CHERBA…!!!!
Assino por baixo….!!!!
SL
23 Maio, 2014 at 11:20
o texto não é meu, ZE
23 Maio, 2014 at 13:55
Isto é que é uma entrada a pés juntos… Na poça…
23 Maio, 2014 at 11:23
Sá, excelente o raciocínio.
A diferença do Marco, para toda a concorrência é que acima de tudo, tem trabalho feito. São 3 anos, não são 3 jornadas, não são 3 voltas do campeonato.
E são, duas delas, a contar com desfalques. E soube sempre reagir bem, a equipa sempre a apresentar boas prestações exibicionais.
Não vejo a hora de começar a pré-epoca. E tenho muita, mas mesmo muita curiosidade acerca dos reforços da equipa.
Quem vamos buscar ? Quem vamos potenciar ?
23 Maio, 2014 at 11:24
Há gente no Cacifo, que para que nós as consigamos entender BEM, terei que deixar uma anedota … Assim conseguirão aferir sobre a real dificuldade que alguns têm em entender coisas simples.
” Um homem, precisando de uma caneta para escrever uma morada no envelope e remeter a carta nos Correios, pergunta a um transeunte se este lhe empresta uma caneta. O sujeito responde: – ” Desculpe. Não o posso ajudar … Tenho PENA de não ter uma caneta. ”
O homem, ficou chateado e pensou estar a ser gozado.
Resolvido o problema, ao sair dos correios, um sujeito pergunta-lhe: -” Desculpe. Tem um cigarro que me arranje?” Ao que o homem retorque com um ar gozão : ” Não … Mas tenho ISQUEIRO de não ter!”
24 Maio, 2014 at 3:00
Meu caro:
Está mal contado. É assim:
– Um individuo, nos correios, pergunta a outro se lhe pode emprestar uma caneta. O outro responde: “não, tenho pena.” Ao que, responde o primeiro: “Também serve.” Diz o segundo: “não, tenho pena de não ter caneta.” Ele ficou a matutar pensando que o outro tinha gozado com ele.
Ao sair dos correios, alguém lhe pergunta se tem fósforos. Pensa ele: é agora que me vou vingar. E responde: “não, tenho isqueiro”. Diz o outro: “também serve”. Responde o primeiro individuo:” Não amigo, tenho isqueiro de não ter fósforos”.
23 Maio, 2014 at 11:28
Posso saber porque carga de água desataram a comparar o bosta fonseca com o NOSSO treinador. Há lá algum termo de comparação possível.
A única coisa que têm em comum é que o bufas o queria ter ao seu lado. Felizmente para nós … o outro estava mais a jeito e as negociatas com o paços a isso o levou …
MS tem sangue na guelra. Existe uma atitude para com o jogo muito contrastante com a de LJ. Isso foi muito óbvio no jogo do ano passado com o Porto … e de certa forma no jogo contra o Sporting a encerrar o campeonato.
Neste ambos os treinadores tinham a vida tratada mas viu-se quem conseguiu tirar mais da equipa. Acho que o MS quis entrar a ganhar no Sporting. LJ não se importou muito em sair a perder.
23 Maio, 2014 at 11:59
like.
especialmente porque não “liko” da comparação entre “fracos” (de que não reza a história) e o nosso “Marco histórico”.
apesar de ser, na grande maioria dos casos, um apreciador das ideias e textos do especialista da Tasca em pratos de bacalhau, acho que desta vez não havia necessidade… de falar do Marco Silva, comparando-o com o “zero em geografia e memória”.
basta pensar que o que Marco Silva fez, mais ninguém fez até hoje num clube português.
ponto.
sublinho que este é o 2º bigode que BdC dá aos rivais em termos de treinadores (em 2 bigodes possiveis e apenas num ano), porque o porko azul quis Jardim e Marco Silva, mas teve que se contentar com 2 flops (o flopseca e o flopetegui), acabando Jardim e Marco no mais belo reino à face da terra, para alem do circense de carnide que queria o Marco para o lugar do “pintor da manta”, mas ficou agarrado à 5ª pata do Leão.
Duas valentes “rabetas a la shikabomba”, com a marca do general “no fear”.
pintinho porkalhão, se me estás a ler: “queres que embrulhe (o monóculo) ou levas já no olho?”
23 Maio, 2014 at 11:34
“Posso saber porque carga de água desataram a comparar o bosta fonseca com o NOSSO treinador. ” – porque é o novo padrão de ataque dos participantes nos programas desportivos. Agora a lógica é minar por baixo, descredibilizar e desmotivar com a ideia de que aconteceu, mas também poderá ter sido por acaso, como no caso do fonseca. Mas só come esse raciocínio quem quer! Eu não como.
23 Maio, 2014 at 11:37
Essa comparação começou no momento em que o MS assinou pelo Sporting. E não foram os sportinguistas a fazê-la. Em todos os programas de comentário desportivo, houve sempre uma alma qualquer que embarcou nessa ideia. “Atenção! O Paulo Fonseca também fez um brilharete no Paços e depois no porto não aguentou a pressão!”. Daí ter sentido a necessidade de desmistificar essa comparação. É que não tem nada a ver. Mesmo nada.
23 Maio, 2014 at 11:40
E não esquecer que ainda juntaram, para ajudar à festa, que o Fonseca falhou “apesar da estrutura do Porco ser mais sólida”… A sério??? Mas alguém acha mesmo que no ano em que BdC se estreou uma época completa e na pior, a nível de estrutura do Porco, com erros enormes de palmatória a vista de todos, que o Fonseca tinha uma melhor estrutura? Falácias…
23 Maio, 2014 at 11:46
«A nossa ideia é que ser segundo é o primeiro dos últimos. Ser primeiro não é sinal de arrogância nem de prepotência, é sinal de que se lutou e fez mais e melhor e nos suplantámos», salientou o presidente dos leões, durante a apresentação da obra “Bruno de Carvalho, o presidente sem medo”.
É tão isto.
23 Maio, 2014 at 11:53
Mas mesmo nada Sá …
23 Maio, 2014 at 12:05
Muitos amigos meus portistas, aziados, usam a comparação como quem diz:
“vai-te sair um fonseca” …
Esperam eles, admitindo as belas bostas que o PC vem fazendo …
23 Maio, 2014 at 11:45
Só um pequeno aparte. Dei com uma entrevista do Yohan Tavares no Rascord. Isto para vos dizer que o considero um bom defesa central e que há uns anitos atrás vendi-lhe a PS3! Jogava ele ainda no Beira-Mar. Excelente pessoa. Em vésperas de um Beira-Mar-Oliveirense, ele passou pela loja para me deixar meia dúzia de convites para o jogo. Pois nesse jogo ele lesionou-se com gravidade. Entretanto nunca mais estive com ele.
23 Maio, 2014 at 11:48
O jornal estava pousado num balcão de café… eu juro que não comprei o jornal nem cliquei no site!
23 Maio, 2014 at 11:50
És de Aveiro, DeFran?
23 Maio, 2014 at 11:50
Iep, do distrito de Aveiro, mas 30 kms a norte da cidade 🙂
23 Maio, 2014 at 11:54
Feira?…
23 Maio, 2014 at 11:55
Esquece… Oliveira d’Azeméis…
23 Maio, 2014 at 11:56
🙂 iep
23 Maio, 2014 at 16:50
Olá, vizinho 🙂
23 Maio, 2014 at 20:07
Sério?! Hehehehe és «calhau» hehehehe 😀 sem ofensas 🙂
23 Maio, 2014 at 11:52
Ele na altura recorreu ao crédito para poder comprar a consola. Pois, tinha acabado de chegar ao clube e o salário não devia ser tão bom quanto isso. Ele tem familia em Castelo de Paiva 🙂 e na altura deu-me a entender que era adepto do Elefante Azul.
23 Maio, 2014 at 11:59
O Yohan Tavares lesionou-se em vésperas de um jogo da selecção de esperanças em que ele tinha sido convocado pela 1ª vez.
23 Maio, 2014 at 11:55
Ainda sobre o post: no jogo da Taça, Elefante Azul versus Estoril, o jogo foi quase sempre controlado pela equipa do Marco, estiveram em vantagem e só cederam na ponta final quando a equipa começou a acusar o desgaste. Para o campeonato, o Estoril ganhou sem espinhas! O Estoril foi talvez a equipa mais consistente ao longo da temmporada.
23 Maio, 2014 at 12:07
Riga, welcome back, by the way.
23 Maio, 2014 at 12:29
Tenho uma enorme confiança no Marco Silva e acho que é o Homem certo no Lugar certo! Mas tenho de dizer que achei sempre que o Paulo Fonseca era um excelente treinador e que se ia safar bem no Porto….pelos visto não percebo nada disto porque aparentemente a grande maioria viu que ele era um flop! LoL! ;)! Achei que o futebol de transição bem feito ia resultar (como resultou durante anos com o Juju no porco).
Mas hoje tenho a convicção que o Marco é bem diferente e que onde o Fonseca falhou o Marco Silva não falhará! Mas isso é hoje…Se calhar daqui a 2 anos estou a dizer que já me enganei muitas vezes…