Embora não havendo confirmação oficial por parte do Sporting, enche-me de orgulho a possibilidade de, ontem, dia que Marco Silva passou na Academia, ter sido Leonardo Jardim o seu principal suporte neste “conhecer os cantos à casa”.
Ao que parece, o técnico madeirense terá passado ao seu substituto as mais diversas informações, desde quem são as referências no balneário aos jogadores da B e emprestados que merecem um olhar mais atento, passando pela dinâmica do grupo, jogadores que estão referenciados e que tipo de trabalho foi feito ao longo da época anterior, permitindo, assim, dar o máximo de continuidade ao trabalho desenvolvido.
Este é o tipo de acontecimento que nos devia chegar através das plataformas de comunicação do clube, pois estamos perante uma situação pouco ou nada comum e que, em meu entender, só serve para engrandecer o Sporting Clube de Portugal enquanto instituição que, para lá de formar atletas, forma pessoas.
Fica a minha vénia.
24 Maio, 2014 at 11:23
Nem podia ser de outra maneira… É bem Leo!
SL
24 Maio, 2014 at 12:18
É mais…. É Bem Bruno!!!
Porque imagino que a partir de agora seja uma maneira processual do próprio clube, mais do que de uma boa vontade de qualquer treinador.
24 Maio, 2014 at 14:24
Exacto: lideranca
24 Maio, 2014 at 11:24
realmente era uma situação interessante de ser divulgada pelos canais oficiais, e que demonstra o profissionalismo de quem sai, que podia muito bem ter arrumado as coisas e ido embora, mas preferiu “passar as pastas” ao sucessor
24 Maio, 2014 at 11:25
Completamente de acordo!
Grande atitude do Jardim!
24 Maio, 2014 at 11:25
Se assim foi…….Bonito
24 Maio, 2014 at 11:33
Outra coisa não seria de esperar de Leo, sendo ele sportinguista de coração.
24 Maio, 2014 at 11:40
Subiu muitos furos na minha consideração.
24 Maio, 2014 at 11:51
Na minha também.
24 Maio, 2014 at 11:48
O “passar a pasta” é sempre bonito. Mas também acho que o Marco deve iniciar esta etapa de forma limpa e sem influências do seu predecessor. Por exemplo, sobre os jovens da equipa B entendo que o Marco deve fazer a sua própria avaliação. Não podemos esquecer que, por termos ido buscar o Magrão e o Vítor acabámos por não dar uma oportunidade ao João Mário que poderia perfeitamente já estar integrado na equipa. Não pode haver ideias pré-concebidas tipo “o Iuri tem a mania que é vedeta” ou “o João Mário está desmotivado” ou “o Esgaio é lateral ou extremo” por aí fora. O Marco deve simplesmente olhar para aquilo que foi o rendimento dos miúdos e conceder as oportunidades que entender.
Eu diria até que, em relação à equipa B, o Marco deve fazer ouvidos moucos quer em relação à opinião do Jardim quer até à opinião do Abel. Deve haver vídeos completos dos jogos da equipa B e esse deve ser o ponto de partida para a avaliação dos jogadores a promover.
24 Maio, 2014 at 11:56
Ó Sá essas questões nem se devem pôr, o Marco tem obrigação de saber fazer o seu trabalho, o que está aqui em causa é a atitude do Leo, acompanhar o seu sucessor na nova casa e entregar as pastas que já existem, isto sim é profissionalismo e consideração para com o colega.
24 Maio, 2014 at 12:25
Tudo bem, nada contra.
Só acho desnecessário, nada mais. Se calhar isto só acontece porque o Inácio deve estar ocupado com outras tarefas.
Siga pa bingo!
24 Maio, 2014 at 12:27
Completamente de acordo.
24 Maio, 2014 at 15:39
O Iuri ainda está muito ‘verdinho’. Necessita de um ano num clube de 1ª divisão, aqui ou na Bélgica, para ganhar consistência… Desaparece muito do jogo…
Espero que o SCP não empreste nenhum jogador ao Setúbal, visto que com o Dominguinhos tudo passa a ser via azul para a região da corrupção… Além disso é assim é que se vê a carreira de um treinador, Domingos, um infiltrado do clube da corrupção (mais um)… Foi despedido do SCP e… preferiu ficar de férias a receber o belo… Depois foi para o Corunha, despedido; Para a Grécia e Turquia e despedido foi…
Ao fim ao cabo é como os Paulos Sérgios e os Jesualdos que por lá andaram a ver se admnistravam a dose final e letal ao clube do Leão Rampante… Estiveram quase… Mas foderam-se…
Vva o Sporting Clube de Portugal!
SL
24 Maio, 2014 at 15:46
O Marco não deixará de pensar pela sua cabeça. Outra coisa não seria de esperar.
Foi simplesmente um «dar a conhecer os cantos à casa» e pô-lo a par dos dossiers
24 Maio, 2014 at 11:49
A ser verdade, muito bem!
24 Maio, 2014 at 11:55
Mas o que é verdade, pois foi dito na televisão por experts e no jornal nº1 do mundo, o record, é que o Leonardo e o Presidente já nem se falavam.
Era um mal estar que não se podia.
Só tenho uma coisa a dizer: ide todos é levar onde o sol não brilha, fodasse!
24 Maio, 2014 at 12:01
Triste mundo este (do futebol) onde o obvio e anormal e de realcar. Passar a pasta ao sucessor e o do mais rudimentar do profissionalismo.
A minha venia ao LJ por nao ser tao “normal”, e ter feito o obvio…
Se duvidas houvesse (e havia) do profissionalismo de Jardim, e da saida “a mal” acho que ficaram desfeitas.
Saiu porque pos o Sportinguismo na gaveta e foi ganhar 10x mais, como qualquer profissional faria (nao adepto!).
SL
24 Maio, 2014 at 12:13
Não se esqueçam do projecto liga dos campeões que o Mónaco tem. Tal como os outros clubes tipo basta juntar água, como o PSG, City e Chelsea, o Mónaco, aliás, o Russo, quer fazer uma gracinha em 2014/2015!
24 Maio, 2014 at 12:41
Acho o projecto do Sporting bem mais aliciante.
Ter grandes equipes gastando milhoes em craques e facil. Dificil e fazer o que o Sporting esta a tentar.
O “projecto” e so 1. Lavar rublos sujos com o suor do futebol.
O Chelsea provou que e possivel, mas demorou uns bons aninhos…
O City so agora comeca a ganhar (internamente).
O PSG esta a subir aos bocadinhos (na LC) a custa do Abramovic.
O Zenit e Shaktar bem tentam mas coitadinhos.
Agora temos o Valencia na jogada?!? Mas se vao buscar o jasus como se fala bem podem esperar sentados!
O futebol vai de mal a pior com estes “projectos”. Goste-se ou nao o Real e Barca consegue ser dos socios e ser Galatico, mas a custa de negociatas dignas de mafiosos (como se provou esta epoca com o Barca).
A UEFA e FIFA deviam ter mao nisto, nao fossem eles os primeiros a dar os (maus) exemplos.
As vezes penso que o Sporting esta a lutar contra moinhos de vento!!!
enfim. Fazemos o nosso caminho.
Que Jardim seja feliz por la, e que a sua felicidade renda milhoes ao SCP.
SL
24 Maio, 2014 at 13:05
o psg não tem nada a ver com dinheiro russo
24 Maio, 2014 at 13:16
Tem a haver com o dinheiro do Catar. Nada muda, esses agentes conhecem-se todos.
24 Maio, 2014 at 13:18
unss sao petro-rublos bem sujinhos, outros sao petro-dollares…
A diferenca e so na moeda!
24 Maio, 2014 at 14:27
Acho que o jubas queria dizer Ibrahimovic, talvez? Nao confundir com Abramovic presidente do Chelsea!
24 Maio, 2014 at 14:37
Nao foi a Málaga também comprado por um faraó qualquer?
É a moda hoje em dia. Nao tenho dúvidas nenhumas que debaixo de cada calhau se encontra uma bicharada abundante; basta as autoridades quererem olhar para isso, quando houver vontade política.
Esses entretanto andam ocupados com os bancos, a meter processos de manipulacao de taxas interbancárias, quebrar confidencialidade na Suíca, associacoes a dinheiros sujos, etc…porque é o tópico do dia.
As instituicoes sao o reflexo da sociedade por isso há-de chegar a hora do futebol.
O Man City foi multado 50 milhoes, se nao me engano, por falta de fair play financeiro. Acho bem que facam isso e gostava de ver o que acontecia se fossem olhar para as contas nao só de clubes de bilionários, mas também de clubes das massas tipo merdica e real madrid. Esses estao constantemente no “vermelho”, nao fosse a engenharia financeira. Nós nao teremos sido particularmente melhores, mas estamos no caminho certo.
Quando a enxurrada vier e se foderem os merdicas e os porcos destes campeonatos, nós já teremos as reformas e restruturacoes feitas e melhor preparados para o futuro (se bem que os outros serao levados ao colo de certo modo, comme d’habitude….)
24 Maio, 2014 at 15:43
O MAn City e o PSG foram multados, pela UEFA, em 60 milhões cada um… Além disso só podem inscrever 21 jogadores para a Champions (e não os 25 habituais)…
24 Maio, 2014 at 12:16
A mística que se propalava a norte e isto.
As pessoas vão e vêem mas sempre com respeito ao clube.
Foi o que sempre desejei para o Sporting.
Como e possível que durante anos ninguém percebesse isto, diziam se gestores de topo.
Dasse por isso e que o bes esta a ir para o caralho.
Sl
24 Maio, 2014 at 15:46
A mística que se propalava a norte é isto?????????????
Essa mistica tem a ver com fruta, chiclates, prendinhas, e mais recentemente ameaças à integridade fisica de árbitros e demais agentes do futebol e suas familias… E por aí fora…
24 Maio, 2014 at 12:36
gosto! muito
MAS não passa de:
normalidade, nada mais..
profissionalismo, nada mais
ética, nada mais…
respeito por colegas de profissão, nada mais…
e, afinal, foi uma “saída limpa”.
ah, é verdade, já percebo porque se está a dar “tempo de antena” a esta situação
isto passa-se no futebol nacional!!!
foda-se não acredito, não acredito.. há filmagens? fotos? se não, não acredito… o quê? o crl, no futebol nacional?!?! esta normalidade?!? impossível!
PS: mais um tiro ao lado dos que “atiravam” que havia mau estar!
24 Maio, 2014 at 14:40
Exacto, nao passa de simples boa gestao: substituis um trabalhador e asseguras que ele faz uma transicao (o chamado “passing of the testimony” (lol), como se diz em bizness spik do óroliga) evitando que montes de informacao se perca.
24 Maio, 2014 at 15:47
como dizia o outro “business as usual”…
24 Maio, 2014 at 12:47
Não fiquei nada satisfeito com a saída, apesar de sentir que o ambiente entre LJ e BC não ser já de lua de mel, sempre imaginei que o Leo continuasse mais que não fosse outro ano.
Agora a passagem de dossiers é perfeitamente normal em empresas “profissionais”, infelizmente cá no burgo é uma raridade, até nisso somos diferentes.
Que o nosso Ronaldo ganhe a 10ª para o Real
SL b
24 Maio, 2014 at 13:14
Não podemos esquecer que o LJ é sportinguista como nós…!!
A sua saída apenas teve a ver com…
O facto de o Mónaco estar a “funcionar” com Gaz, gasolina e outras coisas russas…!
E por isso desejo sorte ao Leo e ao Marco…!!
SL
24 Maio, 2014 at 14:44
Acho uma excelente atitude, fica bem, mostra que o mar por alvalade esá calmo.
Se era necessário? Claro que não?
Se é prejudicial? Tb não.
Nunca mais começa a pre epoca …
24 Maio, 2014 at 14:46
Grande exemplo de saber estar por parte do Mr Leonardo Jardim e do Marco. Mesmo estando de saída quer ajudar a locomotiva leonina a manter a pressão em alta. Os pormenores costumam fazer a diferença…
Aposto que esta notícia é algo embaraçosa para todos aqueles que – de repente – passaram a dizer mal do “Leo Garden”…
24 Maio, 2014 at 15:11
para além do gesto bonito fica o óbvio ganho de encurtar a fase ‘Aquisição do existente’ e tornar mais eficaz o plano de transição entre os processos da equipa, não porque o Marco vá receber conclusões ‘Prêt-à-Porter’, mas porque as suas próprias conclusões serão mais informadas.
Algo mudou no nosso Sporting: um facto (perda de um muito bom treinador) que nos atiraria para a maior depressão, acaba por causar outro ( a solução genial de encontrar um treinador, na minha modesta opinião, ainda melhor ) que gera um entusiasmo contagiante.
No Sporting tudo nos aproxima da possibilidade real de êxito.
E porque me custa fazer um comment que não contenha uma loucura saudável (ou não, sei lá),
cá vai o que me tem andado a bailar na mona por estes tempos:
«Aqui ao leme sou mais do que eu:
Sou um Povo que quere o mar que é teu;
E mais que o mostrengo, que me a alma teme
E roda nas trevas do fim do mundo,
Manda a vontade, que me ata ao leme,
De El-Rei D. João Segundo!»
Agradecimentos especiais ao nosso Príncipe Perfeito…
24 Maio, 2014 at 16:16
Essa foi Pessoa(lmente) indicada…
24 Maio, 2014 at 16:48
o Platão dizia que as Ideias residiam algures, à espera da cabeça certa onde encaixariam perfeitamente…
sempre me fascinou a capacidade do Poeta de, em meia-dúzia de palavras bem escolhidas, levar a nossa cabeça a fazer o percurso inverso…
Pessoa fala de Portugal, eu acho que o único clube que se identifica com Portugal é o Sporting. Não é à toa que o lugar(τόπος) que está presente no nome do Clube é aquele.
24 Maio, 2014 at 16:48
Pessoalmente, acho que não fez mais que a sua obrigação. Não foi ele que quis sair? o Sporting fez-lhe algum mal? não é por ter estado no Sporting que conseguiu um contrato milionário? não é profissional? não foi ele que andou sempre a apregoar aos 7 ventos que é sportinguista? então?
Epá, eu gosto muito da minha empresa que me trata bem. Se outra me quiser contratar por 10x mais, o minimo que faço antes de sair é ensinar bem quem me vai substituir. Não acho nada de especial isto sinceramente.
24 Maio, 2014 at 17:32
Um mister o Leo Jardim…
E uma bofetada de luva branca em todo o adepto que o injuriou por ter trocado o Sporting plo Mónaco! É que nós somos adeptos [fanáticos… 😉 ]… o Leo faz da bola profissão! E nos dias de hoje… quem pode criticar um gajo que quer sair se lhe oferecem 10 vezes mais (quase) livre de impostos?!?!
Obrigado Leo… e agora… CARRRRRREGA Marco!
Bora lá, Sporting!
25 Maio, 2014 at 0:09
O famoso “handover”. Leonardo Jardim provavelmente a apresentar Marco Silva a todas as pessoas com que irá lidar nos próximos dias, excepção feita aos jogadores. Quanto aos receios do Sá, acho que são infundados, pois parece-me que Marco Silva, pensa e bem, pela sua própria cabeça.
26 Maio, 2014 at 8:00
Excelente, de facto!