Temos todos evitado falar sobre aquela que poderá muito bem ser a novela do nosso Verão, tendo como protagonista mais um jogador da nossa formação. Ontem, escondido entre os anúncios do site do “mais futebol” lia-se a seguinte frase: «O Eric Dier tem contrato até junho de 2016 e até ao momento não houve contactos nenhuns para a renovação de contrato. O que não me surpreende», começou por referir. «Na minha opinião, e quero deixar bem claro que é a minha opinião, não é a opinião do Eric porque ele fala pela boca dele, mas na minha opinião o Sporting tem pouca fé no meu filho.»
Quem a proferiu? Jeremy Dier, pai e agente do nosso defesa central mais promissor dos últimos anos. Têm sido constantes as notícias que dão conta do interesse de inúmeros clubes ingleses em Eric Dier, entre eles o Tottenham e o Arsenal (clubes com os quais não conseguimos competir em termos de salários) e poucas as notícias que dão conta da renovação de Eric.
Vamos aos factos, Maurício e Rojo são bons jogadores, que cresceram muito esta temporada, mas Eric é o melhor central que tem o prazer de envergar a verde e branca. Tem tempo de entrada, corte, impulsão a cima da média e uma classe incomparável. Os 21 anos afastaram-no da titularidade, ainda que muitos fossem os que apostavam num dupla Rojo e Eric no início da temporada. Uma lesão atrasou a entrada no onze e, a partir daí, o Sheriff não largou mais o osso.
De muitos rapazes que saíram da nossa formação nos últimos anos, Dier era o mais elogiado em termos de amor à nossa causa, ao nosso clube e pelo respeito que sempre nos prestou, com palavras que deixavam bem claro que pretendia crescer em Alvalade e, depois sim, atingir novos voos. A questão é que, ao que parece, Leonardo Jardim preferiu manter o prodígio técnico no banco e dar a titularidade ao seguro Maurício. Isto porque Eric tinha sido aposta num ano de loucos, numa posição que não era a dele e, todos sabemos, o crescimento no onze habitual do Sporting tem de fazer-se de forma mais faseada.
Com a quantidade de pretendentes que Rojo vai amealhando, pelo facto de não conseguirmos chegar a bom porto com os detentores do seu passe, e por ser um jogador valioso (titular da selecção argentina e cumpre duas posições, tendo características únicas nas duas) será natural que larguemos o ordenado de Marcos e se aposte no confiável Eric. Tem tudo, mas tudo, para ser titular da nossa equipa na próxima temporada, mas é possível que treinador e equipa técnica não pensem nisso.
Começa sempre assim: notícias de clubes interessados, recadinhos dos agentes na imprensa, especulações sobre renovação e o resultado quase nunca favorece o jogador e o clube. Acredito que exista de facto a intenção de renovar com o nosso ruço, que até pode ser em breve o nosso marcador de livres em força e goleador em cantos, mas ainda não existiu essa abordagem e o agente já começa a dar sinais.
Nada, repito, nada é mais importante do que garantir o nosso futuro com jovens formados dentro da nossa Academia de Alcochete e Eric é um deles. Estas tentativas de valorização forçada do nosso jovem não podem ser levadas com leveza, são claras as chamadas de atenção para o facto de Dier ter mercado e um cláusula situada nos modestos 20 milhões de euros, que em final de contrato passam rapidamente a 10 milhões.
Está na hora de BdC e Inácio mostrarem o que valem, outra vez, e fazer notar que alguns jogadores como André Martins, Cédric e Eric Dier têm os contratos perto do final e que merecem uma oportunidade de fazer parte deste projecto. Dier será um enorme central, queira deus que seja titular para o ano e será um dos melhores do nosso campeonato, isto apenas com 22 anos.
Os adeptos estão cansados destas novelas, que nos colocam a formação de jogadores em perspectiva e enfraquecem a imagem do atleta e do clube em si. Eric nunca me pareceu rapaz para começar este tipo de show na imprensa, mas não deixa de ser um jovem com muito mercado. Faço o apelo para que se chegue a bom porto muito em breve e a renovação seja anunciada até, pelo menos, 2019. Stay King Eric, Stay Lion King!
* Às terças, a Maria Ribeiro mostra que não há pipis como os desta Tasca (e que há iguarias que, definitivamente, sabem melhor quando preparadas por uma Leoa)
27 Maio, 2014 at 15:18
Trabalho da estrutura este defeso:
-Renovar com Dier (titular no Sporting 2014), Martins e Cedric
-Resgatar %s passes de Adrien, Martins e (na minha opiniao) Eduardo
-Contratar 2 laterais (um para lutar com Cedric – sera o Servio?, outro para relegar o Jefferson para o banco- ai Insua 1 dez (ou extremo ou ambos depende do Shika…e do Iuri)
1 trinco para banco de Carvalho (alo Zezinho? o Espanhol da MLS)
1 PL (Slimani e bom como arma secreta)
Eventualmente reforcar a B nas lacunas do plantel com jovens promissores e baratos (Iraniano, Romeno?)
– Vender Capel, Carrillo, Salomao, Rubio, Viola, Rinaudo, Zezinho(?), Kikas, Enoh, Sambinha, o defesa polivalente tripeiro…
-Emprestar Wallison, Betinho, Mica, Cisse
-Subir Esgaio, Joao Mario
Bom trabalho.
SL
27 Maio, 2014 at 15:20
O resto sao novelas e nao vejo novelas. Isso e mais a(s) Maria(s)
27 Maio, 2014 at 15:25
– Vender ROJO
-Subir Iuri (?)
-Renovar com Fokobo ou po-lo nas putas com clausula “Insua”
(esqueci-me destes 3!!)
27 Maio, 2014 at 15:22
E pronto…lá estamos nós outra vez…..
A jogar em cima da especulação..
A entrevista do pai foi ao jornal do Sporting?
Então, porque puta razão havemos, nós de estar a dar eco a esta parvoíce?!
Dois anos de contrato ainda, dois!!!!
O menino não gosta do banco? Ainda bem!
De qualquer modo, a única discussão que devíamos ter é sobre o valor do jogador e especular se será ou não titular, se o Marco o põe a marcar livres…..
Agora dar eco a esta conversa da treta do pai….
Mas continuando a especular, se o pai disse isso, só posso pensar uma coisa
– já tem uma proposta para o miúdo sair e está a criar um ambiente de não há condições para haver justificação para sair.
27 Maio, 2014 at 15:25
“Mas continuando a especular, se o pai disse isso, só posso pensar uma coisa
– já tem uma proposta para o miúdo sair e está a criar um ambiente de não há condições para haver justificação para sair. ”
A reforçar isto apenas uma constatação, a serem verdade estas palavras do pai, haveria pior altura??
Fim de época, treina novo…faz algum sentido??
27 Maio, 2014 at 15:27
tb faz parte da negociacao…
o chamado “pulling the sardine to our “hottie”
i spik da tru?
27 Maio, 2014 at 15:59
não percebo quem crítica, todos erram, Maurício erra, Rojo erra, Dier erra, todos erram, temos que jogar com as armas que temos e se estas são as nossas armas, vamos tentar ser campeões com elas
27 Maio, 2014 at 16:21
É assim que se fala!