Muito sem tem falado do passivo do Sporting. No fundo, como não há o que apontar e o raio dos gajos de verde e branco resolveram voltar a incomodar, atiram-se uns números para o ar e espera-se que a máquina de propaganda faça o resto.
Como blogue que faz questão de emperrar a máquina diariamente, deixo-vos um post do Leão de Plástico que, dada a simplicidade certeira com que é escrito, me parece capaz de sossegar os espíritos mais inquietos.
Quem não sabe aprende, ou pelo menos tenta
Muito obrigado por todas as mensagens enviadas para o email do blog. Ao ler todos os textos fiquem a entender 6 coisas que não sabia sobre este confuso caso dos 300 milhões “ocultos” e passo a publicar para o esclarecimento de outros.
1/ Os tais 300 milhões não surgem de uma fuga de informação da auditoria em curso, mas ao que parece de alguém que andou a “lamber” os relatório & contas leoninos à procura de alguma coisa relevante. O valor mencionado surge numa nota do auditor do último R&C do Sporting – clube (e não SAD) como uma reserva.
2/ Nessa “reserva”…e vou simplificar ao máximo…é definido um valor contabilístico para dados que não foram auditados e que não têm abatimentos do lado das receitas ou negociações paralelas. A esse valor deve ser retirada a percentagem da dívida que cabe a terceiros (investidores) e as receitas. Não serei a melhor pessoa para elucidar a necessidade desta nota.
3/ Deverá existir na mesma um valor a ser esclarecido de dívidas do clube Sporting, através da sua participação nas suas Empresas, mas ao que parece esse valor será muito abaixo dos 300 milhões. A verdadeira cloud de contra-informação dos media tem omitido o dado mais importante: Tudo isto é público e não existe nada “oculto”.
4/ As contas do Sporting serão tanto ou mais transparentes que as do seu rival de Lisboa e anos de luz mais consolidadas que as dos tripeiros. Ao que parece, Rui Gomes da Silva + Orelhas + Cofina + fonte anónima do Expresso (que surge aqui como a origem para dar a credibilidade que os 3 anteriores não têm) abriram a Caixa de Pandora, pois imagino que neste preciso momento, muitos contabilistas e auditores de sangue leoninos estejam a varrer por pura curiosidade o R&C da Sonang…perdão…dos benfas, só para constatarem a luz imaculada da papelada assinada por um Revisor Oficial de Contas que se demitiu recentemente.
5/ Não será nada por acaso que só ouvimos benfas em bicos dos pés. Os tripeiros estão mais mudos que um jogador azul em fim de contrato…
6/ É verdade que há a possiblidade de surgir um valor na auditoria com alguma relevância para agravar o passivo do Sporting, mas não deixa de ser também verdade que:
A) esse valor não é 300 milhões;
B) esse valor não advém da auditoria em curso;
C) os dois nossos rivais não estão em condições de entrar nesta guerra de fiscalidade.
NOTA: relacionado com esta questão, ou não – o mercado dos 3 grandes, de repente passou a ser o precisamente o mesmo. Onde estão os super-orçamentos dos benfas e tripas? Onde estão as promessas à beira da Selecção Argentina e Brasileira? Nada. Os jogadores para os 3 grandes estão no Setúbal, no Nacional, no Estoril. Isto quer dizer tanta, tanta coisa. Se existir diferença, ela será feita mais tarde (depois do Mundial) por Jorge Mendes, que vai cobrar e devolver favores a vermelhos e azuis.
4 Junho, 2014 at 16:15
Off-topic
O que é a tendinite patelar do Ronaldo? É uma consequência de uma carreira ao mais alto nível há dez anos a fazer mais de 50 jogos por época. O Ronaldo tem de pensar muito bem no que será a sua carreira daqui para a frente e deixar-se dessa merda dos recordes e da obsessão em ser o jogador com mais bolas de ouro, e todas essas porcarias que o Mendes lhe mete na cabeça para o chupar. Ou então será cada vez mais fustigado por lesões no joelho fragilizado e acaba a carreira mais cedo.
Prevendo o problema, os espanhóis já estão a pressionar para ele não jogar pela selecção, porque têm um dinheirão empatado nele…
http://www.methodistorthopedics.com/patellar-tendonitis
4 Junho, 2014 at 16:34
Muito claro o tema aqui
oartistadodia.blogspot.com/2014/06/o-passivo-do-sporting.html
4 Junho, 2014 at 18:29
Agora me lembro, foi nesse blog que li o que expus acima!!
4 Junho, 2014 at 17:26
incrível… começo a ficar paranóico…..
será que isto anda tudo concertado ou apenas é incompetência do “tradutor”?!?!?!
vejam bem a diferença entre o dito no audio e o escrito…
o sentido é o mesmo mas o pormenor de como é dito altera toda percepção de quem começa a “mentira e ironia”
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?did=142489&fid=47
4 Junho, 2014 at 17:27
fonte DFC, forumSCP
4 Junho, 2014 at 17:58
Depois de ler tudo acho que está na hora de deixarmos de falar do nosso passivo e começar a discutir os nossos ativos… Isso é que é importante!
4 Junho, 2014 at 18:07
Estes factos já têm algum tempo e, provavelmente, são conhecidos da maioria dos frequentadores da Tasca. Ainda assim, convém relembrá-los.
“GLORIOSO CURRÍCULO DE VIEIRA, O PENHORADO
Em 25 de Março de 2009, através do Anúncio n.º 2466/2009. D.R. n.º 59, Série II de 2009-03-25 , o 4.º Juízo do Tribunal de Comércio de Lisboa, fez saber que foi sentenciada a declaração de insolvência, inerente ao processo n.º 576/08.4TYLSB que a empresa CITAC moveu contra a CIMOVENDA, por incapacidade total desta ultima pagar as dívidas aos seus credores.
————————- // ——————————
Processo: 576/08.4TYLSB — Insolvência (Requerida)Requerente: CITAC Circ. Int. TV e Ant. Col. L.da
Insolvente: CIMOVENDA — Constr. e Venda de Imóveis, L.da
————————- // ——————————
E daí, perguntará o leitor, o nome de Vieira nem lá aparece. Pois não. A CIMOVENDA é que aparece na lista negra de devedores do Estado Português, com um total de 35 bens penhorados e uma dívida que ascende a 6 milhões de Euros.
————————– // —————————–
Do rol de bens penhorados constam 35 pertencentes à empresa Cimovenda – Construção e Venda de Imóveis, LDA, para pagamento de uma dívida que se eleva a seis milhões de euros.
————————- // ——————————
A CIMOVENDA brilha ainda numa penhora conjunta de 69 imóveis efectuada também à FIPAR, pelo Tribunal de Vila Franca de Xira.
————————- // ——————————
O processo de penhora corre na cidade do Porto e foi executado à CIMOVENDA – Construção e Venda de Imóveis, Lda e à FIPAR – Soc. Gestora de Participações Sociais, S.A.
————————- // ——————————
Continuo sem perceber nada, dirá o leitor, o que é que isso tem a ver com o cadastrado presidente Benfiquista?
Eu explico. O presidente Vieira, foi gerente da dita sociedade, como prova o N.º 288 do DR de 15 de Dezembro de 2000 – III SÉRIE
————————- // ——————————
CIMOVENDA – CONSTR. E VENDA DE IMÓVEIS, L.DA
Cessação de funções do gerente Luís Filipe Ferreira Vieira, por ter renunciado, em 3 de Agosto de 1998
————————- // ——————————
Ah, mas renunciou antes, portanto pode não ter tido nada a ver com as dívidas, dirão os mais incautos. Poder até podia, não fosse o facto de ser quem é, ter enriquecido meteoricamente (com negócios como o do Mantorras) e a renúncia ao cargo ter sido legalizada mais de 2 anos depois de ter ocorrido (15 de Dezembro 2000 – 02 de Agosto 1998), os bens penhorados das duas empresas serem no mesmo prédio e Vieira, muitos anos depois, ainda aparecer como co-administrador do antigo gerente da FIPAR, numa terceira empresa, a EDIVERCA, que também acaba de falir, como prova o N.º 219 do DR de 11 de Novembro de 2009 – II SÉRIE
————————- // ——————————
Processo: 1193/08.4TYLSB – Insolvência (Requerida)
Requerente: Schindler-Ascensores e Escadas Rolantes Sa
Insolvente: Ediverca – Projectos & Construções, Lda
São administradores do devedor:
Mário Fernando Dinis
Luís Filipe Ferreira Vieira
Alberto José Vieira Martins
————————- // ——————————
Co-administrador esse, Alberto José Vieira Martins, que já morreu mas que alguém se esqueceu de avisar o Estado Português do seu falecimento, pelo menos em relação à EDIVERCA, continuando a figurar como seu administrador 9 anos após ter sido dado como morto na FIPAR, em 2000, como prova o N.º 29 do DR de 4 de Fevereiro de 2000 – III SÉRIE
————————- // ——————————
FIPAR – SOC. GESTORA DE PARTICIPAÇÕES SOCIAIS, S. A
Cessação de funções do presidente do conselho de administração, Alberto José Vieira Martins, por ter falecido, em 27 de Setembro de 1998
————————- // ——————————
Quase escusado será dizer que a FIPAR também já faliu (em fevereiro deste ano). Além disso, Alberto José Vieira Martins tinha ligações à IMOLOC (lembram-se dela? Aquela em contenda com o Rui Riacho pelos terrenos no Parque da Cidade e que as pessoas gostam de ligar ao Pinto da Costa?). Pois por coincidência das coincidências, a IMOLOC no vale do tejo tem ou tinha EXACTAMENTE a mesma sede que a MENDONÇA & PAULINO, L.DA, empresa onde o Presidente Vieira chegou a ser gerente
————————- // ——————————
MENDONÇA & PAULINO, L.DA
Cessação de funções do gerente, Luís Filipe Ferreira Vieira,
por ter renunciado em 3 de Agosto de 1998
————————- // ——————————
————————- // ——————————
Mendonça & Paulino Lda.
Morada: Rua Alexandre Herculano, 2 -2 E
IMOLOC – Investimento Imobiliário, S. A,
Morada: Rua de Alexandre Herculano, 2, 2.º, Esquerdo.
————————- // ——————————
E a IMOBASE, empresa de quem Vieira também foi gerente, fica no andar de cima e tem o mesmo telefone da CIMOVENDA, a tal penhorada até às orelhas…, que por sua vez tem o mesmo telefone e fax da FIPAR. Há ainda uma quarta empresa ligada a esses números (e endereço), a SINA. Curioso, não?
————————- // ——————————
Mendonça & Paulino Lda
MORADA: Alexandre Herculano, 2 -2 E
TELEFONE: 213596300
Imobase – Empreendimentos Imobiliarios, Lda
MORADA: Rua Alexandre Herculano, 2 3º-Esqº
TELEFONE: 213596300
Sina – Património Imobiliário, Lda
MORADA: Rua Alexandre Herculano, 2 1ºESQ.
TELEFONE: 213596300 ; FAX: 213596312
Fipar – Sociedade Gestora de Participações Sociais, S.A.
MORADA: Rua Alexandre Herculano, 2 3ºESQ.
TELEFONE: 213596300 FAX: 213596312
Cimovenda – Construção e Venda de Imóveis, Lda
Rua Andrade Corvo, 29 – 2º Direito
TELEFONE: 213596300 FAX: 213596312
————————- // ——————————
Interessante, mas afinal depois de tanta treta sobre os mandatários da Desliza Ferreira, inimigos (aparentemente) do Rui Riacho, estes vão parar directamente ao cadastrado Presidente do Benfica? Que grande volta… maquiavélica, quase, bem ao jeito do “por outro lado” que ele tanto gosta.
Serão talvez falências, confusões e coincidências a mais, não? Bem, isso já são contas para o Ministério Público fazer, ou não!!
O que me interessa é que o “super-sumo” da Gestão( VIEIRA) , quer queira, quer não, está directamente envolvido na falência das seguintes empresas:
CIMOVENDA (penhorada)
EDIVERCA (penhorada )
FIPAR (penhorada)
e para cúmulo dos cúmulos, foi destituído das funções de gerente da CAMIONAGEM PÉROLA OUREENSE, como prova o N.º 133 do DR de 11 de Junho de 2002 – III SÉRIE
————————- // —————————–
CAMIONAGEM PÉROLA OUREENSE, L.DA
Cessação de funções do gerente Luís Filipe Ferreira Vieira,
por destituição, em 12 de Maio de 2001.
————————- // —————————–
Lindo, não é? Hã, hã? Que maravilha de gestor… aproveito para referir o n.º 6 do Art. 257º do Código das Sociedades Comerciais.
—————————- // —————————
Constituem justa causa de destituição, designadamente, a violação grave dos deveres do gerente e a sua incapacidade para o exercício normal das respectivas funções.
—————————- // —————————
Convém salientar que o acto de destituir um gerente é hostil e geralmente USADO APENAS COMO ÚLTIMA ALTERNATIVA CONTRA QUEM NÃO QUER RENUNCIAR AO CARGO DE LIVRE VONTADE E SOMENTE QUANDO NÃO SE CHEGA A ACORDO PARA QUE SAIA A BEM!!
Ah! E os gerentes são responsáveis pelas dívidas duma sociedade contraídas durante a sua gestão, pelo menos ao fisco e à segurança social, podendo o incumprimento dessas obrigações dar direito a pena de prisão.
Para quem é um “super-sumo” da Gestão, fica-se com a sensação que o Vieira é um guru, sim senhor, mas a deixar calotes para o contribuinte pagar (tipo o passivo do clube)!
4 Junho, 2014 at 19:57
Mas estes textos tão explicadinhos não parecem na CS porque carga de água?
Não há um pasquim nesta terra que queira lançar este tipo de informação?????
4 Junho, 2014 at 20:18
Só me ocorre uma explicação: Subserviência.
4 Junho, 2014 at 20:58
este luís filipe é danado!
5 Junho, 2014 at 14:10
Excelente trabalho de recolha!!!
Temos que continuar a defesa do NOSSO Sporting Clube de Portugal! Acho que agora a melhor defesa é mesmo o ataque!
Vamos desenterrar o que eles têm andado a esconder…
Vamos SCP! Contra tudo e contra todos os que nos querem mal!
SL
5 Junho, 2014 at 18:14
Oh Xupa é isso mesmo!!
Temos de passar da defesa ao ataque!!
Não os deixar agora descansar!!
P’ra cima deles!!
Esses fdp não podem descansar enquanto o nome do nosso Enorme SPORTING estiver em causa!!
Ainda há quem se chateie com o que o nosso Presidente Bruno disse: Isto é só trama(=merda)!!!!!!!