Naming. O termo não nos é estranho, até por já ter feito parte da estratégia para aumentar lucros, através da Academia. A Academia Sporting passou, então, a intitular-se Academia Sporting Puma, algo que pouco ou nada nos incomodou enquanto adeptos.
Mas o caso muda de figura, quando em questão passa a estar o nome do nosso estádio. O nome do nosso José Alvalade. Talvez o “problema” resida, precisamente, aí: na forma como gostamos de homenagear quem ajudou a escrever a nossa história. Podíamos jogar no Estádio do Leão, no Estádio do Campo Grande, no Estádio do Lumiar, mas jogamos no Estádio José Alvalade. Tal como veremos as nossas modalidades jogarem no pavilhão João Rocha, justíssima homenagem que levanta, imediatamente, uma barreira a um futuro naming.
Ora vem isto a propósito da notícia do Jogo, segundo a qual «o Conselho Diretivo liderado por Bruno de Carvalho tem vindo a encetar contactos no sentido de negociar o naming do Estádio José Alvalade». O objectivo passará, de acordo com a notícia, «por encaixar cerca de sete milhões de euros anuais com a operação (com o contrato a ter um prazo máximo de dez anos), de modo a compensar a receita atual de 3,5 milhões de euros proveniente dos acordos de patrocínio com as várias marcas que têm o seu espaço no recinto, sobretudo as que dão nome às bancadas do Estádio José Alvalade».
«Os contactos que estão a ser estabelecidos pelos dirigentes leoninos são sobretudo direcionados para grandes empresas do Médio Oriente com interesses globais, com particular destaque para as companhias aéreas dos Emirados Árabes Unidos, nomeadamente a Emirates – que figura no nome do estádio dos ingleses do Arsenal – ou a Ethiad – que dá nome ao recinto do atual campeão inglês, o Manchester City».
Obviamente que tal operação terá que ser validada em AG, com 75% de votos a favor por parte dos sócios, algo que falhou redondamente quando, em 2011, Godinho Lopes tentou fazer passar esta medida para um naming que andaria entre os 4 e os 5 milhões. E há outro pormenor a ter em conta: se estamos a falar numa substituição total do nome do estádio, se de um acrescento ao mesmo, como aconteceu no caso a Academia.
No fundo, trata-se de uma decisão nada fácil, mas vou dizer-vos o que mais me dá que pensar quando coloco esta questão a mim mesmo: irrita-me pensar que centenas/milhares de sócios que imediatamente vão renegar a mudança, são as mesmas centenas/milhares que podem ir mas que não vão a Alvalade, ajudando a que a nossa casa não esteja constantemente acima dos 40 mil no apoio à equipa. Mais, muitos dos que virarão costas a uma mudança, são os mesmos que se lamentam, constantemente, da nossa incapacidade de gerar receitas extraordinárias que nos permitam ter um plantel ainda mais competitivo. Um plantel que valha títulos constantes e um estádio muito mais lotado do que actualmente.
Pela parte que me toca, obviamente que cantam as sinetas quando penso que, no arranque de cada época, o nome do estádio e das bancadas do mesmo nos pode dar 10,5 milhões garantidos. É quase metade do nosso actual orçamento. A minha única dúvida, mesmo sabendo que a nossa história nunca se apaga, é se estarei pronto para ir ver jogos a um Apple XXI, a um Intel Arena ou a um Coca Cola Stadium.
9 Junho, 2014 at 9:50
Para mim,
Será sempre pacifica a questão do “naming”, chamem-lhe o que quiserem se o Sporting tiver o retorno devido.
Para mim será sempre o Estádio José Alvalade.
SL
9 Junho, 2014 at 10:40
+1
9 Junho, 2014 at 11:01
+1
9 Junho, 2014 at 13:22
Dissete tudo!
9 Junho, 2014 at 13:55
Exactamente. bastante pacifico desde que entre dinheiro que bem precisamos!
9 Junho, 2014 at 13:55
Tal e qual, para nós será sempre o Estádio José Alvalade, independentemente do naming negociado!!!
SL
9 Junho, 2014 at 13:59
+ 1.
9 Junho, 2014 at 14:50
Para mim será sempre o Estádio José Alvalade! e o resto é como diz o ROC -é “Business as usual” 😉
9 Junho, 2014 at 15:35
e pronto, não há mais nada a dizer…
10 Junho, 2014 at 10:28
OBVIAMENTE…
Venha lá o guito… Que JOSÉ ALVALADE É IMORTAL…
Sl
9 Junho, 2014 at 9:50
Nada que me tire o sono. Jose de Alvalade continuara sempre na nossa memoria. Alem disso a Tasca tambem ja foi um Cacifo!
9 Junho, 2014 at 9:51
Jose Alvalade obviamente…
9 Junho, 2014 at 9:53
Não vejo grande problema em alterar ou acrescentar algo ao nome atual. Para todos os efeitos o estádio continua a ser o mesmo com o positivo de receber-mos 7 milhões anuais e que nos dias que correm não podemos abrir mão.
9 Junho, 2014 at 9:53
Nao me chateia o naming. Seja qual for o nome que vier, sera sempre o Estadio José de Alvalade para mim.
9 Junho, 2014 at 9:55
José Alvalade.
9 Junho, 2014 at 9:55
o estadio actualemnte nao é oficialmente o alvalade XXI?o que n impede de o chamarmos “vamos a alvalade,ao estadio,ao jose alvalade,etc etc”,quero eu dizer que pc importa o nome que la esta,iremos continuar a ir buscar ás raizes e chama-lo como sempre o apelidámos .
Venha de la o naming + os 7 milhoes ao ano!:)!e principalmente que sejam bem aproveitados e canalizados para os sisitos certos.
SL
9 Junho, 2014 at 10:04
O nome do estádio mantem-se Estádio José Alvalade, que está inserido no Complexo Alvalade XXI.
http://www.forumscp.com/wiki/index.php?title=Complexo_Alvalade_XXI
Eu sou a favor de gerar receitas através do naming das infraestruturas. Nós precisamos de gerar receitas de modo a não perdermos a maioria da SAD em 2025 e ao mesmo tempo conseguirmos financiamento para os objectivos de cada época. São soluções como esta que podem tornar o futuro do Sporting melhor como tanto desejamos.
9 Junho, 2014 at 9:56
Venham de lá os 10 milhões/época e deixem-se de romantismos!
Pode-se chamar Emirates,Coca-Cola,7UP..vamos todos continuar a ir a ALVALADE!
Não estamos a falar em mudar o nome do Clube ou as cores da Camisola…é muito dinheiro que pode entrar no Clube e nos ajudar a ser cada vez maiores e melhores!
SL
9 Junho, 2014 at 9:59
Também não vejo nenhum problema na questão do naming, desde que o Sporting seja devidamente compensado, a nível financeiro. Preferia que fosse Estádio José Alvalade “naming”, mas se for só estádio “naming” terei de me habituar…como já outras pessoas disseram, para mim será sempre o Estádio José Alvalade…
9 Junho, 2014 at 9:59
Eh amigos, então vou ter de ser a eu a abrir o debate…?
Começo já por dizer-vos…que estarei nessa AG e pronto para votar SIM…!!
Então e será fácil tomar uma opção destas…?
É claro que não fácil…!!
Mas será que nós sócios teremos capacidade para apresentar uma solução diferente e necessária para mantermos um Sporting sempre na frente…sempre diferente…?
Ninguém me vai tirar do pensamento o nome que para sempre honrará o Sporting…: José de Alvalade…
Mas estou certo que o nosso fundador se pudesse dizer-nos alguma coisa, seria mais ou menos neste sentido…:
“…Nunca vendam a alma ao diabo (atenção às manobras com os “sistemas”)…mas se for necessário para fazer do Sporting o sonho que tive …
Então não hesitem e levem a cabo as soluções (dignas) que forem necessárias…
O meu nome nunca poderá ser maior do que o sonho que eu tive…: fazer do Sporting Clube de Portugal, dos maiores entre os maiores…se é necessário para isso tomar medidas drásticas…que se tomem…”
(que me desculpe José de Alvalade “o abuso”…)…
Nós não podemos deixar escorregar entre os dedos…esta possibilidade de arranjar dinheiro com dignidade…!
Por isso como já disse…:
Eu vou votar SIM…!
Sporting Sempre…!!
SL
9 Junho, 2014 at 10:00
Eh páa…eu devo ser muito lerdo a pensar e a escrever…quando comecei não havia um único comentário…quando postei…estava “quase” cheio… 🙂
SL
9 Junho, 2014 at 10:07
Só prova que os Sportinguistas estão sempre activos. 🙂
9 Junho, 2014 at 10:24
ahahahahahaha agora o amigo Max fez-me dar uma boa gargalhada, grande abraço amigo…sempre bem disposto.
SL
9 Junho, 2014 at 10:43
Abraço amigo Mário
SL
9 Junho, 2014 at 14:54
a “lagartada” não anda a dormir… só a passar pelas brasas amigo Max :))
9 Junho, 2014 at 15:37
🙂
9 Junho, 2014 at 11:05
este é o pensamento claro de um Sportinguista que será certamente o mais sénior dos presentes aqui no blog (pelo menos dos que escrevem assiduamente).
O meu pai, que com os seus 82 anos, felizmente fantásticamente lúcidos, também ainda ontem me disse que o namming não muda o sentimento que todos nós temos pelo fundador do nosso grandioso clube, e que sempre o estádio será lembrado por Estádio José Alvalade, até porque quando expirar o contrato do nimming (outro se seguirá de certeza), o nome do estádio continuará a ser José Alvalade.
isto tudo para dizer que as pessoas de mais idade também estão elucidadas para a necessidade de fazer receitas (e esta é como por exemplo uma entrada directa todos os anos na Champions).
vamos mudando consoante as nossas necessidades, mas claro, sem vender a alma!
SL
9 Junho, 2014 at 10:01
Venha o dinheiro. Será sempre o Estádio de Alvalade! Reparem que nós jogamos no Campo Grande – a própria estação de metro é a do Campo Grande – e quando ali estamos, estamos em Alvalade. Vamos a Alvalade. E isso vai continuar.
9 Junho, 2014 at 10:01
Para ver a partir do minuto 56: http://www.youtube.com/watch?v=8xSYYIcmks4
9 Junho, 2014 at 10:50
E a cara de parvo do António Oliveira quando o Rui Santos também “chamou” à discussão o Joaquim Oliveira…? (e a defender a eleição do actual presidente da Liga…)
Uma coisa é certa…: o Presidente do Sporting está cheio de razão…
É verdade que perdemos o “comboio” há muito e temos vindo a correr a pé…mas agora que estamos no “estribo” e nos querem atirar para a linha, nós não podemos desistir e temos de nos agarrar com força a qualquer coisa que ainda esteja segura (a vergonha…em quem a tem, é claro…)
Já todos vimos que não vai ser fácil…mas o que dá “pica” é mesmo lutar pelas coisas difíceis…
O que nós não podemos é deixar o BC a lutar sozinho…temos todos de estar atentos para que não seja atacado pelas costas…!!
Vamos ter de estar preparados para tempos difíceis…!!
A hora pode não ser dos fortes…mas dos audazes…!!
Sporting Sempre…!!
SL
9 Junho, 2014 at 10:03
O Sporting precisa de receitas. O estádio será sempre José de Alvalade. Não é por estar lá outra coisa que deixa de o ser.
Eu voto a favor. O Sporting não está numa situação financeira em que possa dizer não a 7M€ ano só porque sim.
9 Junho, 2014 at 10:05
mude para que nome mudar, quando for ao futebol vou sempre dizer “vou a Alvalade”, como sempre disse.
Temos que evoluír, e colocar um pouco de lado conceitos e ideias pré-concebidas de que “sempre foi assim por isso terá de continuar a ser”, porque em termos comerciais o Mundo avança todos os dias, e se podermos ter 10.5M de receita por ano, porque ter só 3,5M resultantes do namming das bancadas?
O estádio José Alvalade, será sempre José Alvalade, até porque o acrescento ao nome de Alvalade XXI não pegou para nós Sportinguistas, como qualquer outro nome não pegará, e os 7M entrarão e darão uma ajuda substâncial a cada época.
Isto, é uma solução, e como diz o Cherba, tem de passar com 75% de aprovação numa AG, espero que os que raramente vão a Alvalade, não façam mais um acto de não contribuição a vetar esta medida.
SL
9 Junho, 2014 at 10:54
Espero que escolhamos uma hora que dê para trocar um abraço…
SL
9 Junho, 2014 at 11:06
claro que sim amigo Max, é só combinarmos.
9 Junho, 2014 at 10:13
No meu caso, é para o lado que dormia melhor, o estádio será sempre Alvalade, independentemente de qual seja o nome “oficial”. Precisamos do dinheiro, nem se coloca essa questão, por isso não vejo problema nenhum com o naming do estádio.
9 Junho, 2014 at 10:15
é bom ver que não existe problema nenhum ( que não existe) com este facto .
para mim basicamente é aparecer um patrocínio novo nas camisolas, ou numa publicidade estática, sempre é uma receita extra que entra e cada um pode continuar a chamar o que quiser ao estadio.
vamos ver é se desta vez passa, tal como o Cherba disse, a direcçao anterior tentou aprovar algo do género e não conseguiu.
9 Junho, 2014 at 10:15
Totalmente de acordo com o naming! É uma fonte de receita extra e das grandes!!!
9 Junho, 2014 at 10:15
Venham os dólares… Precisamos deles como do pão para a boca!
Desde que não pintem o estádio de vermelho, a partir de 1 de julho posso bem com a comunicação social a fazer questão de nunca lhe voltar a chamar alvalade…
Saudações Leoninas
9 Junho, 2014 at 10:17
Nada fácil? Facílima! Venha de lá o guito. Não vejo os adeptos do Bayern, do Dortmund, do Arsenal ou do City chateados com a situação.
9 Junho, 2014 at 10:18
isto marchava melhor quando se soubesse os resultados da auditoria… já foi escrito aqui por cima… não estamos em condições de recusar um patrocínio deste género. Espero que o acordo seja bom e que não seja uma casa de apostas online.
9 Junho, 2014 at 10:19
Compreendo a indecisão mas os tempos que correm e a necessidade absoluta de aumento das receitas devem ser o factor decisivo para aceitarmos esta mudança.
As nossas figuras (e são tantas) podem (e devem) ser homenageadas de várias formas e não acredito que seja por mudarmos o nome do estádio que essas referências se vão perder. Acho que um acordo bem negociado (por exemplo usando o facto de a nossa academia ser a academia do CR7 e uma das 3 melhores do mundo podiamos incluir a academia nesse pacote e tentar subir os valores anuais) não mancha nem dilui o respeito que temos pela nossa história e pelos nossos simbolos.
Votarei a favor sem qualquer reservas desde que o acordo seja vantajoso para o Clube (e já agora, usem um pouco desses € para tornarem o estádio mais verde).
(e já agora juntarmos também a Academia com a mais valia para os nossos parceiros de esta ser a Academia do CR7)
9 Junho, 2014 at 10:34
Há várias maneiras de fazer alusão às nossas referências e nesse aspecto o estádio deixa muito a desejar. Devíamos ter estátuas dos Cinco Violinos, pelo menos uma placa alusiva ao Carlos Lopes, etc. Tudo isto custa dinheiro, mas é para isso que os patrocínios servem e cultivar a nossa história e cultura é um investimento, não uma despesa.
9 Junho, 2014 at 10:21
provavelmente vai ser alguma coisa da China/Malásia… os dólares do médio oriente estão mais orientados para o campeonato inglês. Se fosse japonês era óptimo.
9 Junho, 2014 at 10:27
7M€/ano é muito dinheiro. Se os valores forem desta ordem é para ir para a frente, sem dúvidas. Para nós será sempre Estádio José Alvalade!
Depois é pegar nos primeiros 7M€, fechar o fosso e colocar cadeiras todas verdes, o que irá permitir publicidade estática nas bancadas como já tivemos no saudoso José Alvalade:
http://3.bp.blogspot.com/-Q58qEhVf0kU/TVvO0DfgFgI/AAAAAAAAAgc/0agjEugJXjc/s1600/Est_dio_Jos_Alvalade_antigo.JPG
SL
9 Junho, 2014 at 14:56
se calhar é ai que a porca torce o rabo e as cadeiras terem os desenhos das outras companhias 😉
9 Junho, 2014 at 10:28
Também sou a favor, é lógico.
O valor desse patrocínio dará para investir em melhoramentos no estádio, como por exemplo cobrir o fosso?
9 Junho, 2014 at 12:23
Na teoria sim, pois é valores que vão cair no Sporting e não na SAD.
9 Junho, 2014 at 10:28
Ideal era arranjarmos um patrocinador cuja cor principal fosse o verde. Com sorte ele ainda nos “obrigava” a ter as cadeiras todas verdes…
Coca-cola parece-me demasiado vermelho.
9 Junho, 2014 at 12:23
Pelo simbolo, a Pegout seria um espetáculo de patrocinadora 🙂
9 Junho, 2014 at 10:32
Acho que a questão do naming nem passa tanto pelos Sportinguistas, porque para nós o nome não muda, mas para quando se joga em competições europeias e aparece o nome oficial do estádio.
Não percebo bem na notícia se são sete+três e meio, ou sete ao todo porque é preciso ” compensar a receita atual de 3,5 milhões de euros”
9 Junho, 2014 at 10:58
Eu por acaso entendi que era 7 ao todo…!!
SL
9 Junho, 2014 at 11:10
7M do namming + 3,5M das publicidades nas bancadas
9 Junho, 2014 at 11:19
7 milhões só de naming
9 Junho, 2014 at 10:34
Encara a coisa como se fosse uma alcunha. Para a família, será sempre o Estádio José Alvalade.
9 Junho, 2014 at 10:39
O estádio do Benfica chama-se Estádio do Sport Lisboa e Benfica é todos o chamam estádio da Luz
9 Junho, 2014 at 10:59
Se fossem só esse nome que lhe chamam…! 🙂
!!
9 Junho, 2014 at 11:29
O nosso antigo Estádio do Lumiar o nome oficial dele era Stadium Lisboa
9 Junho, 2014 at 11:11
o galinheiro? a ETAR de carnide? o lã-piódromo? a fossa sanitária de carnide…….
9 Junho, 2014 at 11:12
o pré-fabricado, o cesto da fruta, o estádio M&M (monte de merda)….
9 Junho, 2014 at 11:14
Linguagem ordinária não faz parte da minha educação
9 Junho, 2014 at 11:17
Também não consigo ver onde está essa linguagem ordinária…e olhe que eu sou muito esquisito no que respeita a usar a linguagem vernácula…!
9 Junho, 2014 at 11:17
uuiiii as minhas humildes e sinceras desculpas Senhor Stromp
9 Junho, 2014 at 11:19
mas o seu cuidado a colocar maiusculas em todas as palavras que escreveu…levam-me a pensar que o seu nick bem podería ser Cosme Damião (ou Machado se assim preferir)
9 Junho, 2014 at 11:31
parece que acertei na mouche…
9 Junho, 2014 at 12:18
Vai mamar palhaço. Só sai merda dessa boca
Adeptos como tu deviam levar o tratamento que o barcola levou
9 Junho, 2014 at 13:18
Estás a falar com quem Gladstone? É comigo?
9 Junho, 2014 at 13:44
Normal, colocar o nome completo de uma instituição com as maiúsculas no seu lugar normal. Ordinário significa normal… sendo que extraordinário significa além do normal…
9 Junho, 2014 at 13:49
Quero é saber a quem o glad se estava a referir pois não percebi a resposta.
Em relação as normalidades, tenho a minha opinião slb sempre em minúsculas.
9 Junho, 2014 at 14:45
epa passei-me… era para o “politicamente correcto”
9 Junho, 2014 at 17:11
ah ok, bem me parecia que não era comigo, mas como estava como resposta ao que eu tinha escrito..ainda fiquei na duvida, mas…tenho-te como um Leão á séria por isso não via a lógica da resposta ser para mim.
é por estes politicamente correctos é que andamos anos a ser gozados pelos outros, já Bruno de Carvalho o diz…
SL
9 Junho, 2014 at 13:14
Sanita???
9 Junho, 2014 at 10:43
Fácil, não deixei os sócios tomar essa decisão. Se é para ganhar dinheiro e se querem que os sócios tenham a palavra, expressam-se apenas os que tiverem gamebox, ou então toma a decisão a direção.
9 Junho, 2014 at 10:46
Mal menor, a qual se poderá recorrer excecionalmente. Tivesse este governo feito a mesma coisa, para minimizar o serviço da dívida. Alienava o naiming dos 6 milhões à 7 eleven, e a equipa deles começava a fazer publicidade a mykonos ou otro paraíso gay.
Se for sufragado voto a favor! Mas os €7M/ano parece-me muito. De onde vem este número?
SL
9 Junho, 2014 at 10:47
Há 50 anos atrás as mesmas dúvidas eram sobre o patrocínio nas camisolas…depois se podíamos ter jogadores estrangeiros…o tempo e o marketing…uma luta inglória. Daqui a 5 anos até a Tapadinha irá chamar-se Barbot Stadium.
9 Junho, 2014 at 10:52
Num mundo ideal isso não seria necessário mas como não vivemos num mundo ideal… A mim não me choca nada, por duas razões:
1) Venha de lá o graveto!
2) Os exemplos que temos de situações destas são claros a exemplificar que mesmo com naming os estádios continuaram a ser tratados pelo mesmo nome que tinham antes.
SL.