Toda a gente anda dizer que estas eleições para a Liga foram um “espectáculo degradante”. Ora, eu acho precisamente o contrário. Acho que estas foram, quiçá, as primeiras eleições verdadeiramente democráticas e livres que tivemos desde que há Liga. E passo a explicar.
Estávamos todos habituados a eleições calminhas, sem mediatismo, tudo muito “cool”. Ora isso é que degradava o nosso futebol porque servia os interesses de quem manipula esta merda de forma a ninguém levantar ondas na eleição da marioneta desejada. Desta vez foderam-se. Pela primeira vez na história do nosso futebol vi os assuntos verdadeiramente importantes a serem discutidos e, finalmente, meteram os nomes aos bois. E, acima de tudo, vimos um indivíduo que não se vergou perante o poder instalado. Não vejo nada de degradante nisto, bem pelo contrário.
O que degradou isto tudo foram as diversas demonstrações de pressão sob a forma de declarações e comunicados que antecederam e precederam o acto eleitoral. Toda a gente percebeu as razões das listas rejeitadas estarem incompletas na Comissão Disciplinar e Arbitral, era aí que os peões seriam colocados à posteriori. Também se percebeu o porquê de tanta hostilidade contra um pobre coitado que, imagine-se, a única coisa pela qual combate é a centralização dos direitos televisivos e uma distribuição mais justa das receitas daí provenientes. Os dirigentes dos clubes pequenos deviam ter vergonha na cara. O homem conseguiu o alargamento, a liguilha e bate-se pela possibilidade desses clubes terem acesso a mais dinheiro.
Faço um aparte para falar do sujeito em questão. Nunca fui à bola com o Mário Figueiredo. Para além das orelhas de hobbit e penteado à mafioso, nunca concordei com o alargamento que propôs já com a época em curso. Mas, apesar de não concordar, compreendo a sua ideia. Era preciso oferecer um rebuçado aos clubes pequenos para garantir a sua eleição e iniciar a batalha hercúlea contra a Olivedesportos, o seu verdadeiro objectivo. E aqui era preciso escolher: ou se alinhava com o Sistema/não se candidatava ou entrava no esgoto com uma promessa que não serve o futebol português. Entre termos mais clubes numa Liga já excedentária e termos uma Olivedesportos a manipular sem qualquer tipo de oposição, prefiro a segunda. Também não gosto da forma como o homem foi manipulado pelo Orelhas, o mentor da sua estratégia para encavar o Oliveirinha. Porém, não me esqueço que foi da Comissão de Inquérito que faz parte da sua estrutura que saiu o parecer favorável ao Sporting no caso do atraso da Taça da Liga. E num futebol onde toda a gente tenta foder o Sporting, esta Liga esteve a favor da verdade desportiva e, consequentemente, a favor da penalização dos Fruteiros. Não me esqueço disto.
Assim sendo, compreendo e aceito a votação do Sporting favorável à lista do MF. Neste momento, era a única opção viável. A sua candidatura, não tendo um autoclismo suficiente para descarregar a merda toda, tem um desentupidor de canos. A merda continua lá a boiar e não passa toda de uma vez mas, pelo menos, há alguém a tentar limpar os canos. Se os processos contra s Olivedesportos tiverem um desfecho favorável à Liga, o Oliveirinha terá de indeminizar os clubes e os contratos serão anulados. Ou seja, os canos ficam limpos e pode-se, finalmente, puxar o autoclismo.
13 Junho, 2014 at 14:33
Hoje é o william a falar na conferência de imprensa da seleção.
13 Junho, 2014 at 14:39
“Entre termos mais clubes numa Liga já excedentária e termos uma Olivedesportos a manipular sem qualquer tipo de oposição, prefiro a segunda.” – a sério, ou está trocado?
13 Junho, 2014 at 14:43
Porra…enganei-me!
13 Junho, 2014 at 14:40
Fonix, ando a ganhar peso à conta destas pratadas! Bom texto, se a coisa ficar entupida é chamar um picheleiro com a picha bem afinada para desentupir o cagueiro.
13 Junho, 2014 at 14:44
O chamado salto de cu para a pich(a)ina.
13 Junho, 2014 at 14:59
ahahahahaha 😀
13 Junho, 2014 at 14:42
“A sua candidatura, não tendo um autoclismo suficiente para descarregar a merda toda, tem um desentupidor de canos.”
Eu acho é que tem um “vedante” para não deixar entrar mais merda, enquanto espera que a outra seque…
13 Junho, 2014 at 14:42
O que mais me espanta são as constantes opiniões jurídicas do pseudo expert em Direito do Desporto que não acerta uma.
13 Junho, 2014 at 14:43
Coragem e pedir ao presidente da ag para rejeitar as outras listas?
13 Junho, 2014 at 15:14
Coragem de fazer frente ao Oliveirinha e a sua pandilha. Os motivos da rejeição das listas são públicos.
13 Junho, 2014 at 14:57
OFF TOPIC
Vi agora uma notícia que o Sporting estava interessado no Choupo-Moting. Já tinha falado dele em Dezembro ou Janeiro:
”
Leão à solta
Eu já dei aqui as minhas sugestões.
DC-Paulo Oliveira
MOC-Marco Fabian
E estava feito. Se quiserem um extremo, e já que é difícil o Nani vir por 6 meses, era ir buscar o Choupo-Moting ou “Chupa Moutinho” que é a maneira mais certa de se pronunciar. Joga no Mainz na Alemanha.”
O Paulo Oliveira já cá está…
13 Junho, 2014 at 15:06
Boa LAS, revelas uma boa “visao de mercado” aahahhahah
13 Junho, 2014 at 15:10
esse gajo joga bem?
13 Junho, 2014 at 15:16
É craque. É a estrela do Mainz.
Aproveita para ver agora o jogo das 17h, México-Camarões.
13 Junho, 2014 at 16:02
Olha que andaste a fazer tanto a cabeça com o caraças do Fabián que até o meti na minha equipa…
Pelos vistos nem a titular vai começar daqui a pouco… tou bem lixado ctg, oh LàS!
13 Junho, 2014 at 15:40
Eu não conheço o dito jogador, mas ter um nome que soa a Chupa-Moutinho é de ir buscar para ontem!
13 Junho, 2014 at 15:40
Mais cinco caro Cherba! Acrescento que os pequenos clubes depois de estarem servidos ( alargamento e mais dinheiro da Olivedesportos ) … atraiçoaram o Mário Figueiredo. Mas atenção! A guerra ainda não está ganha! Enquanto a ERC e o Tribunal Europeu não decidirem … carrega Mário Figueiredo! O sistema está a ser encavado! O Vieira é tão hipócrita!
Subscrevo que esta eleição veio pôr a nu o sistema, polvo e tentáculos, marionetes, gatos escondidos com o rabo de fora, poder político em bicos de pés … o Bruno é do Carvalho!!
13 Junho, 2014 at 16:32
e se foi tudo um esquema do orelhas para que o figueiredo continuasse, sacrificando o seara?????
era genial da parte dos lampiursos!!!!!!
13 Junho, 2014 at 17:01
Isto parece-me cada vez mais plausível. O Orelhas não esperou sequer que o cadáver do Seara arrefecesse para dar e pedir apoio para o Mário Figueiredo. Continuo a achar que os apregoados “distanciamento” e “independência” do benfas relativamente às candidaturas (todas) serviram na perfeição para estender rapidamente a mão para o MF…
13 Junho, 2014 at 22:38
O golpe do orelhas, que está alinhado com o pinto, é outro.
Ele queria a derrota do Figueiredo. Então porquê o apoio à posteriori? Se avançassem para os tribunais, teríamos um longo processo que poderia levar muito tempo e permitir a saída das decisões relativas aos processos contra o monopólio. Assim, deixam que o homem tome posse, e daqui a pouco estão de novo com convocações de assembleias para destitui-lo.
É a minha visão do assunto.
SL
13 Junho, 2014 at 20:03
Se é verdade que a intervencao de BdC arrebitou muitas orelhas conduzindo a um escrutínio maior deste processo eleitoral, que como bem reparas tem sido sempre muito low-profile, e encorajado a rejeicao de candidaturas que nao cumpriam os requisitos (porque é também um fenómeno de corrupcao uma autoridade ignorar certas regras se ninguém estiver a ver…), entao mais uma vénia para o nosso presidente que demonstra uma visao do caralho.
O resultado é que acabámos (Sportinguistas) por ficar satisfeitos com o mal menor.
Bom texto, Sá, para quem dizia que nao sabia muito disto…