Há quem se admire pelo facto de, sendo português, ter espaço para gostar de outras selecções que estão no campeonato do mundo.
Há quem não perceba, por exemplo, o porquê de eu dedicar um post a fantásticos vídeos de apoio ao Chile, selecção que leva para o campo uma vontade inacreditável, um espírito de equipa à prova de qualquer coisa, que desafia toda a lógica ao jogar com defesas centrais de palmo e meio e que até tem um craque que diz ao mundo que gostava de jogar com calções mais curtos, daqueles que, aos olhos do puto que eu era, faziam as pernas do incrível Sócrates ficarem de um tamanho surpreendente.
Há quem não entenda, por exemplo, porque raio fico eu tão sorridente com uma vitória da Costa Rica, selecção de um rigor táctico fantástico, de uma predisposição para disputar qualquer lance durante os 90 minutos e que chegou ao Brasil envolta naquele espírito que, ao longo de 15 dias, me fez apaixonar pelo país e pelas suas gentes. Gentes que sempre me brindaram com um sorriso e com um até já transformado em “pura vida!”.
Podia dar mais exemplos da ligação a selecções só porque sim (a Jugoslávia do Ivkovic, a bulgária do Bala e do Iorda, a Bélgica do Jean-Marie Pfaff, a argentina do Diego, os Camarões do Roger Milla, a Roménia do Hagi e do Raducioiu, a holanda do Marco, do Ruud e do Frank, a Nigéria do Amune(i)ke, entre outras), mas prefiro passar ao ponto seguinte: há quem não entenda porque raio é que, estando a jogar Portugal, eu não me esqueço do Sporting.
Em primeiro lugar, porque não sou dissimulado. Gosto mais do Sporting do que da selecção. Ponto. Mas isso não me retira vontade de capacidade de torcer pela nossa selecção, bem pelo contrário. Como? Eu explico.
Ora bem, eu sou adepto de um clube que anda, há décadas, a alimentar as nossas selecções. Primeiro as selecções jovens, cada vez mais a selecção principal, que sem os jogadores formados pelo Sporting estaria a ter um mês de junho mais descansado do que aqueles treinos em que, ao fim de meia hora, o Paulo Bento manda os jogadores tirarem selfies com os adeptos. E, imaginem, tenho que lidar, também há décadas, com uma máquina futebolística made in Portugal que tem como principal objectivo… lixar o Sporting! É dose, não acham? Chega-se ao ponto, imaginem vocês, de não se convocar um titular do Sporting, capitão de equipa e com lugar, de olhos vendados, na selecção, para que ele entre em modo de histerismo e acabe a assinar por um dos dois clubes concorrentes.
Mas há mais. Como vocês devem saber, o actual seleccionador nacional já foi treinador do meu clube. Há quem me chame mal agradecido por criticar quem me deu algumas taças, mas eu costumo dizer que o estar-lhe grato por isso não invalida que eu seja capaz de ver o mediano treinador que ali está. E que olhe para a selecção e veja uma espécie de réplica do que aconteceu no Sporting. O homem entra bem, junta o balneário num grito de guerra, ganha uns jogos, faz uns floreados e ganha o seu espaço. Arranja merda com meia dúzia de jogadores, todos com condições para serem titulares, e monta o seu quartel. E as coisas vão resultando, até ter que ser feita nova recruta. Aí é que a porca torce o rabo, porque fazer uma renovação não é trabalho para o Paulo.
O gajo safa-se a trabalhar em cima de modelos tácticos anteriores, aproveitando o que de bom foi feito e formando um núcleo duro de atletas. O pior, é quando os executantes do modelo táctico começam a dar mostras de precisarem de ser substituídos. Substituir?!? Era o que faltava! Não sei, mas não digo que não sei! Digo que não quero! Faço uns favores que me valem ir renovando contrato antes de fazer merda da grossa – convocam-se jogadores sem qualidade, convocam-se jogadores presos por arames, deixam-se de fora uma mão cheia de jogadores sem justificação ou utilizando justificações ridículas – e uso os mesmos até não se mexerem em campo (literalmente, tendo em conta o que vimos frente à Alemanha). Não admira, por isso, que frente à Alemanha tenham jogado 10 dos 11 que jogavam em 2012 (ficou o Postiga no banco), sendo que, pelo menos 4 não deviam ser titulares.
Tudo isto se agrava com o facto de Cristiano Ronaldo estar a jogar lesionado. Porque a táctica de Portugal vive, em 80% do tempo (pelo menos), da máxima “mete a bola no Ronaldo que ele resolve!” (como aconteceu na Suécia, por exemplo, e como aconteceu no Sporting, onde era mete a bola no Liedson que ele resolve). Os restantes 20%, dividem-se na tentativa de marcar um golo de canto, na tentativa de marcar um golo de livre e, quando os artistas estão para lá virados, em fazer umas jogadas bonitas que envolvem quatro ou cinco elementos. Foi assim que chegámos ao Mundial, no apuramento tão penoso como esta participação ameaça ser.
Eu vejo isto, tu vês isto, milhões de pessoas conseguem ver isto. Mas quando se escreve algo do género, acusam-nos de sermos pouco patriotas. Puro engano, pessoal. É que, conseguindo ver tudo isto, sentindo-me revoltado com o facto da selecção, ao invés de ser uma fonte de prazer (é futebol, porra!!!) ser uma extensão dos compadrios que têm transformado este país no país, das politiquices, dos jobs for the boys, dos amiguinhos e do raio que parta, mais daqui a pouco eu estarei a sofrer por Portugal. Eu e mais não sei quantos milhões, muitos deles conseguindo esquecer que tiveram que fazer as malas, precisamente, porque há que viva de fazer favores e há quem governe fingindo não percebe que é necessário renovar. E querem que seja mais patriota?!? Impossível!
22 Junho, 2014 at 21:53
William no banco. Grande Filho-da-Puta!!!
22 Junho, 2014 at 21:58
O que esperavas desse BURRO!
22 Junho, 2014 at 21:54
Quanto ao post. Tudo dito. Subscrevo totalmente, e acrescento que a felicidade que me tem dado ver jogar a Costa Rica contra campeões do mundo só se compara a ir a Alvalade.
22 Junho, 2014 at 21:56
Slimani com mais minutos já se estreou. Faltam o Rojo e o William.
22 Junho, 2014 at 21:57
Sofrer por Portugal é coisa que eu já não faço, nem tão pouco irei ver o jogo para que se não dê o caso de começar a sofre.
22 Junho, 2014 at 21:58
Parte de mim quer o Beto a falhar uns centros, o Almeida a enterrar, o Ronaldo sem se mexer, e a selecção a levar uma abada monumental. O circo pegar fogo, para ver se certas alminhas acordavam.
Depois lembro de 2002… e nada mudou. Aliás, um dos que enterraram a selecção nesse torneio e vexaram o país até agora é assalariado da fpf e tudo. Por isso… mais vale ganharem hoje
22 Junho, 2014 at 22:00
Concordo! Arriba Chile! Arriba Costa Rica!
(também gosto da Itália desde há muitos anos… mas foram muito bem encavados pela Costa Rica).
E agora vamos lá ver a selecção do Mendes e a equipa do Bentolas.
22 Junho, 2014 at 22:00
o folclore da sic em relação ao beto mete nojo
22 Junho, 2014 at 22:02
Não admira. A própria SIC mete nojo.
22 Junho, 2014 at 22:01
É simples…
Eu vejo, oiço, como, respiro e vivo Sporting Clube de Portugal 24 horas por dia…
Por seu lado, a selecção faz-me vibrar um bocadinho de 2 em 2 anos, quando lá vai…e dada toda a palhaçada que envolve esse grupo de bons amigos aos quais chamam “os melhores jogadores, dirigentes, treinadores, empresário(s) e árbitros portugueses”, é fácil uma pessoa revoltar-se com algo em que tinha todo o gosto em apoiar…e, apesar de tudo, apoia…
22 Junho, 2014 at 22:02
Andre Almeida titular e William no banco… que percam!!! Nao tou para aturar esta merda por mais dois anos (no minimo)! Fodasse… 7 anos de Paulo Bento (4 no Sporting e 3 na seleção)… ninguém merece!
22 Junho, 2014 at 22:02
Ate estava pronto a trolhar e torcer pelos mendes (assim como assim este USA nao me diz nada!!)
Mas ja que o risco ao meio continua a mostrar porque que estes mendes me dizem muito (no sentido negativo).
GO USA (ataquem pela direita que o defesa esquerdo e dos bons…)
22 Junho, 2014 at 22:03
Eu quero é que o Bruto Alves e o CR7 façam um jogo brutal… com golos e de preferência sem sofrer!!!
Quero e estou para ganhar nesta TASCOPA!
“Em condições normais, seremos campeões… e em condições anormais… também seremos campeões!”
Mais ainda que não há espaço para jogadores do SCP… se isto é a selecção de Portugal vou ali e não volto!
Isto é o Fantasy do Mendes & Gomes…
22 Junho, 2014 at 22:05
HOje tive uma conversa com a minha esposa. Ela não percebe nada de bola nem liga a isso. Nem é portuguesa.
Quando ouvíamos o telejornal, perguntou-me se havia alguém que não estivesse magoado/lesionado. Depois perguntou-me se não deviam ter ido os melhores. expliquei-lhe que em primeiro lugar estão os amigos, e tal. “Mas se era para ganhar não era para levar os melhores?”
22 Junho, 2014 at 22:06
Pois, eu vi o nosso Slimani, e agora vou dormir porque amanha e dia de trabalho e quero que os compadres do Mendes se fodam…
Nao sou patriota??
Sou!
Nao sou é hipòcrita… Como disse desde o inicio, isto nao é Portugal, portanto nao vou perder o meu tempo…
Fiquem bem e viva o SCP e Portugal, mas o verdade irk Portugal , nao os dos trafulhas…
22 Junho, 2014 at 22:07
Almeida a jogar e William no banco??? Força, Estados Unidos!
22 Junho, 2014 at 22:16
“Gosto mais do Sporting do que da selecção. Ponto”. E vão dois!
Aliás, a minha Selecção é o Sporting e não me importo com quem não entende ou não respeita isto que eu digo.
Tenho pena, mas enquanto sentir que existe ali um compadrio, uma troca de favores e mais outras coisas que ultrapassam o que deveria ser o espírito de uma selecção, creio que não hei-de mudar de opinião. Sofri muito mais a ver a final de Futsal do que a ver o jogo com a Alemanha. E ter perdido o terceiro jogo da final de Futsal deixou-me triste e irritado, já a derrota da Selecção não me chateou muito. Ainda assim quero que a Selecção ganhe e daqui a pouco saio do trabalho e vou ver o jogo e torcer pelo sucesso de alguns jogadores que lá estão e de quem gosto.
22 Junho, 2014 at 22:19
Olhem nem sei o que dizer de PB quando essa besta quadrada deixa no banco o William e coloca aquela linha média que é mais uma linha mé(r)dia…
Sempre vibrei com a selecção das quinas e parece-me que desta vez, estou “quase” neutro…
Vou ver na cama o que quer dizer que só amanhã…saberei o resultado…!!
Abraço para todos e SL
22 Junho, 2014 at 22:28
Abraço Max e Saudações Leoninas!
22 Junho, 2014 at 22:19
O PB FDP nunca perdoou ter saído do SPorting como saiu. Ele pode odiar o Sporting, o clube, as pessoas, o verde, o leão, é lá com ele. Mas o senhor devia capacitar-se de que está num cargo público, com responsabilidades, pago por nós, e devia colocar o profissionalismo acima das suas crenças pessoais. É um fdp.
22 Junho, 2014 at 22:21
voces ainda nao prceberam: este onze so me da alegrias.porque?
1 – fico sempre contente, quer ganhemos ou perdermos.se perdermos, o meu sportinguismo celebra (de raiva), se ganharmos o meu (ainda) patriotismo celebra (porque da ultima vez que vi o meu CC, estava la “nacionalidade portuguesa”
2 – nao preciso que o william jogue para me provar que vai fazer mais uma epoca estrondosa.e tenho a absoluta certeza que o jogador mais tranquilo e confiante das suas capacidades que temos nesta selecao se chama Sir William Carvalho.
3- last but not the least: pelo andar da carruagem, vamos ter 2 jogadores nucleares a prolongar a sua estadia no brasil, logo, com a pre-epoca comprometida: Rojo e Slimani (ganda joga hoje!). Nao precisamos de mais ninguem.
22 Junho, 2014 at 22:23
Acho que mesmo assim ganhamos hoje…e se calhar por 2 ou 3…mas também não fico minimamente admirado se empatarmos ou perdermos!
Mas depois de ter visto ontem o gana…a vontade, energia e paixão deles não sei se conseguimos (merecemos) passar à fase seguinte!
22 Junho, 2014 at 22:24
Detesto o patriotismo ligado à bola. Não é por uma bola entrar ou bater na trave e ir para fora que se é mais ou menos patriota. Não é por se torcer pela selecção portuguesa ou argelina que se é mais ou menos patriota.
Como se isso não bastasse, ainda temos que aturar o Mendistão… Mendistão? No fucking way… I’m portuguese, man! 🙂
Hoje, sou mais isto 🙂 https://www.youtube.com/watch?v=EPhWR4d3FJQ
22 Junho, 2014 at 22:29
Força Portugal!
22 Junho, 2014 at 22:30
Claro que o william está no banco. Se assim não fosse era como admitir que a ida do cepo andre almeida foi um erro.
O cabrão do pb tem duas caracteristicas em dose máxima, uma é obviamente a estupidez e a outro é o orgulho. A diferença para o scolari em 2004 é que o scolari meteu a vontade de vencer à frente do orgulho e mudou meia equipa. Este fdp do bemto prefere voltar já para casa (com os seus 4 aninhos de contrato no bucho) por uma questão de orgulho. É caso para dizer, estupidamente orgulhoso…
22 Junho, 2014 at 22:34
Foda-se Cherba….
És um génio… Que post meu… Que post…
1000 (mil) % de acordo
SL
22 Junho, 2014 at 22:38
Entretanto, na SIC Notícias, a dupla Rui Santos e António Oliveira entretêm-se a desenvolver o último parágrafo do post – decididamente estes dois entraram em velocidade de cruzeiro no desancar das “estruturas” do futebol português.
A outra dupla (Manuel Fernandes e António Simões) assiste de forma mais ou menos bovina, com ar de quem não percebe de que é que se está a falar, à espera que lhes perguntem alguma coisita para debitar mais um qualquer lugar-comum.
E o jogo nunca mais começa…
22 Junho, 2014 at 22:38
Como é possível os 2 melhores médios portugueses ficarem de fora William e Adrian . Este meio campo português mete dó não há intensidade rapidez não há nada. Sou patriota e amo o meu país por isso não apoio este grupo liderado por pessoas que valem uma valente merda .
22 Junho, 2014 at 22:46
Adrien
22 Junho, 2014 at 22:38
Sinceramente estou-me a cagar para o resultado de hoje. Tenho mais penados milhões por esse mundo fora, a grande maioria sem saber a mafia que gere esta merda, que vibram com isto…
De resto muita simpatia pelo chile e costa rica! Também pelo gana e argélia, equador e uruguai.
22 Junho, 2014 at 22:42
O chile então merece como o caraças! Não só por ter passado lá uma boa parte da vida e ser muito bem tratado como por ter sido um povo culturalmente superior que até há bem pouco tempo tiveram que gramar com a besta do pinochet. Força chile!!
22 Junho, 2014 at 22:43
“Por ser” em ver “ter sido”
22 Junho, 2014 at 22:44
Continuo a dizer, não me revejo nesta selecção de interesses, a minha selecção chama-se Sporting Clube de Portugal, pois tal como o Cherba gosto infinitamente mais do Sporting do que da selecção, então desta….está a milhas!
Agradeço a Paulo Bento de me livrar do sofrimento durante este mês de Junho/Julho pois estou-me nas tintas, mas tenho alguma pena de me terem amputado o prazer e a febre de ver Portugal (o meu, nosso Portugal) a brilhar no Mundial.
Se mais daqui a pouco, Portugal vencer os “pedantes e altivos” americanos ainda poderá passar, mas o Gana..uiiiiiii
22 Junho, 2014 at 22:45
×100000
22 Junho, 2014 at 22:48
Meus caros.
Só temos de agradecer ao PB pelo facto do William ficar connosco para o ano.
Se ele tivesse jogado contra os Alemães, se jogasse hoje … Adeus King.
Pb consegui uma coisa brutal. Um jogo da selecção para mim, não aquecer nem arrefecer. Sempre vivi os jogos da selecção nas grandes provas com muita intensidade.
Nunca mais começa a pré-época.
22 Junho, 2014 at 22:53
Fiquei muito contente pelo jogo, golo e assistência do Slimani, mas se ele continua a jogar assim, à imagem do que tem jogado no Sporting, vai ser difícil segurá-lo.
Que raça do car#&$§!!!
Postiga? Hugo Almeida? Eder? Dasse…