Há quem se admire pelo facto de, sendo português, ter espaço para gostar de outras selecções que estão no campeonato do mundo.
Há quem não perceba, por exemplo, o porquê de eu dedicar um post a fantásticos vídeos de apoio ao Chile, selecção que leva para o campo uma vontade inacreditável, um espírito de equipa à prova de qualquer coisa, que desafia toda a lógica ao jogar com defesas centrais de palmo e meio e que até tem um craque que diz ao mundo que gostava de jogar com calções mais curtos, daqueles que, aos olhos do puto que eu era, faziam as pernas do incrível Sócrates ficarem de um tamanho surpreendente.
Há quem não entenda, por exemplo, porque raio fico eu tão sorridente com uma vitória da Costa Rica, selecção de um rigor táctico fantástico, de uma predisposição para disputar qualquer lance durante os 90 minutos e que chegou ao Brasil envolta naquele espírito que, ao longo de 15 dias, me fez apaixonar pelo país e pelas suas gentes. Gentes que sempre me brindaram com um sorriso e com um até já transformado em “pura vida!”.
Podia dar mais exemplos da ligação a selecções só porque sim (a Jugoslávia do Ivkovic, a bulgária do Bala e do Iorda, a Bélgica do Jean-Marie Pfaff, a argentina do Diego, os Camarões do Roger Milla, a Roménia do Hagi e do Raducioiu, a holanda do Marco, do Ruud e do Frank, a Nigéria do Amune(i)ke, entre outras), mas prefiro passar ao ponto seguinte: há quem não entenda porque raio é que, estando a jogar Portugal, eu não me esqueço do Sporting.
Em primeiro lugar, porque não sou dissimulado. Gosto mais do Sporting do que da selecção. Ponto. Mas isso não me retira vontade de capacidade de torcer pela nossa selecção, bem pelo contrário. Como? Eu explico.
Ora bem, eu sou adepto de um clube que anda, há décadas, a alimentar as nossas selecções. Primeiro as selecções jovens, cada vez mais a selecção principal, que sem os jogadores formados pelo Sporting estaria a ter um mês de junho mais descansado do que aqueles treinos em que, ao fim de meia hora, o Paulo Bento manda os jogadores tirarem selfies com os adeptos. E, imaginem, tenho que lidar, também há décadas, com uma máquina futebolística made in Portugal que tem como principal objectivo… lixar o Sporting! É dose, não acham? Chega-se ao ponto, imaginem vocês, de não se convocar um titular do Sporting, capitão de equipa e com lugar, de olhos vendados, na selecção, para que ele entre em modo de histerismo e acabe a assinar por um dos dois clubes concorrentes.
Mas há mais. Como vocês devem saber, o actual seleccionador nacional já foi treinador do meu clube. Há quem me chame mal agradecido por criticar quem me deu algumas taças, mas eu costumo dizer que o estar-lhe grato por isso não invalida que eu seja capaz de ver o mediano treinador que ali está. E que olhe para a selecção e veja uma espécie de réplica do que aconteceu no Sporting. O homem entra bem, junta o balneário num grito de guerra, ganha uns jogos, faz uns floreados e ganha o seu espaço. Arranja merda com meia dúzia de jogadores, todos com condições para serem titulares, e monta o seu quartel. E as coisas vão resultando, até ter que ser feita nova recruta. Aí é que a porca torce o rabo, porque fazer uma renovação não é trabalho para o Paulo.
O gajo safa-se a trabalhar em cima de modelos tácticos anteriores, aproveitando o que de bom foi feito e formando um núcleo duro de atletas. O pior, é quando os executantes do modelo táctico começam a dar mostras de precisarem de ser substituídos. Substituir?!? Era o que faltava! Não sei, mas não digo que não sei! Digo que não quero! Faço uns favores que me valem ir renovando contrato antes de fazer merda da grossa – convocam-se jogadores sem qualidade, convocam-se jogadores presos por arames, deixam-se de fora uma mão cheia de jogadores sem justificação ou utilizando justificações ridículas – e uso os mesmos até não se mexerem em campo (literalmente, tendo em conta o que vimos frente à Alemanha). Não admira, por isso, que frente à Alemanha tenham jogado 10 dos 11 que jogavam em 2012 (ficou o Postiga no banco), sendo que, pelo menos 4 não deviam ser titulares.
Tudo isto se agrava com o facto de Cristiano Ronaldo estar a jogar lesionado. Porque a táctica de Portugal vive, em 80% do tempo (pelo menos), da máxima “mete a bola no Ronaldo que ele resolve!” (como aconteceu na Suécia, por exemplo, e como aconteceu no Sporting, onde era mete a bola no Liedson que ele resolve). Os restantes 20%, dividem-se na tentativa de marcar um golo de canto, na tentativa de marcar um golo de livre e, quando os artistas estão para lá virados, em fazer umas jogadas bonitas que envolvem quatro ou cinco elementos. Foi assim que chegámos ao Mundial, no apuramento tão penoso como esta participação ameaça ser.
Eu vejo isto, tu vês isto, milhões de pessoas conseguem ver isto. Mas quando se escreve algo do género, acusam-nos de sermos pouco patriotas. Puro engano, pessoal. É que, conseguindo ver tudo isto, sentindo-me revoltado com o facto da selecção, ao invés de ser uma fonte de prazer (é futebol, porra!!!) ser uma extensão dos compadrios que têm transformado este país no país, das politiquices, dos jobs for the boys, dos amiguinhos e do raio que parta, mais daqui a pouco eu estarei a sofrer por Portugal. Eu e mais não sei quantos milhões, muitos deles conseguindo esquecer que tiveram que fazer as malas, precisamente, porque há que viva de fazer favores e há quem governe fingindo não percebe que é necessário renovar. E querem que seja mais patriota?!? Impossível!
23 Junho, 2014 at 1:06
Grande Paulo Bento, grande FPF, caralho.
Continuem com uma selecção de lugares marcados por empresários (ou então acefalia mesmo do treinador) com gajos que jogam a soro que assim é que é.
O que interessa são digressões aqui e ali, atirar camisolas para os brasileiros nos treinos e dar autógrafos.
Nota: Curto mesmo ver o chulo do João V. Pinto com aquela barba no banco.
23 Junho, 2014 at 1:07
Parece que Portugal ainda tem hipótese, estou para aqui a ouvir…
http://images04.olx.pt/ui/26/75/37/Maquina-de-calcular-citizen-lc-110iii-Albufeira_441416837_2.jpg
Façam vocês as contas que eu vou pr’á cama…!!
SL
23 Junho, 2014 at 1:07
paulo bento continua alienado… não está a ver o filme… parecem quase todos drogados a fumar sei lá, ramos de alguma palmeira tropical.
23 Junho, 2014 at 1:08
Dois golos de jogadores Made in Alcochete.
Bentolas vai para o caralho.
23 Junho, 2014 at 1:09
Agora ganhamos 6-0 ao Gana e a Alemanha ganha 3-0 aos EUA.
Não há problema.
23 Junho, 2014 at 1:12
Ou usa-se a indemnização do Paulo Bento para os gajos do Gana ou então vai mesmo para o Paulo Bento.
Não sei mesmo qual o melhor destino dela.
23 Junho, 2014 at 1:16
Agora a sério. Vamos imaginar o seguinte cenário (ainda que improvável…):
Portugal 3-0 Gana
Alemanha 2-0 EUA
Diferença de golos: -1 para Portugal e EUA
O critério de desempate passa a ser os golos marcados: Portugal – 5, EUA – 4
Mas cheira-me a empate no Alemanha-EUA. Em condições normais estes EUA levam para assar mas… há interesses nisto tudo.
23 Junho, 2014 at 1:23
Leão … só podes estar a brincar.
Claro que é empate.
E mesmo que eu estivesse enganado … 1-0 para a alemanha e nós ainda levamos do gana.
23 Junho, 2014 at 1:36
Acho que o facto de termos conseguido empatar o jogo aos 95′ e de conseguirmos manter uma pequena esperança poderá dar aos jogadores aquele sentimento de “temos uma única chance, e essa chance caiu do céu”.
E depois temos Ronaldo e Nani. Ronaldo hoje deu pena, parecia um jogador banal… Mas é Ronaldo e o verdadeiro pode aparecer a qualquer altura. Depois também já teremos o Pepe e o William não me parece que o Paulo Bento seja estúpido ao ponto de o tirar depois de ter assumido o meio-campo da maneira como assumiu.
Por isso, o único problema de maior é mesmo o de quem jogará a DE. Para mim, já o tinha dito, era um 3-4-3 o resto do campeonato. Adaptar jogadores a posições num campeonato do Mundo? Foda-se.
23 Junho, 2014 at 10:01
O Nani????
Foda-se… que nulidade! Que jogo viste tu???
Em todo o jogo: 1 golo (pudera! Aquele também eu!), um centro bem tirado e um passe certo a meio campo? Isto é que é a vedeta pop-star Nani???
Oh Leão, não me fodas! mil vezes o Rojo a este Nani…
23 Junho, 2014 at 10:37
“…não me parece que o Paulo Bento seja estúpido ao ponto de o tirar …”
LOL
Vale uma aposta?
23 Junho, 2014 at 1:26
Portugal 3 – 0 Gana ?!?! mas alguém acredita neste resultado… eu acho que de adeptos, a jogaores, PBs, etcetc ninguém acredita nesse resultado. Eu só não aposto na nossa derrota porque jamais o faria por princípio, mas daí a acreditar numa vitória contra o Gana….:(
23 Junho, 2014 at 1:29
Não interessa o resultado do outro jogo. Portugal não ia golear o Gana, a não ser que os ganeses fossem comprados para perder por muitos. Dado que o escândalo em torno do Gana já rebentou, os olhos do mundo vão estar sobre eles e por isso a equipa ganesa vai fazer tudo para ganhar o jogo, caso contrário mais suspeitas irão recair sobre essa selecção.
23 Junho, 2014 at 1:10
Se o treinador não se demite já hoje, alguém que o ponha na rua… se ninguém o põe na rua, o governo que fala alguma coisa!
23 Junho, 2014 at 1:10
Pedro Sousa a dizer que Patrício jogou lesionado.
23 Junho, 2014 at 1:18
contra a Alemanha?
Epa, os problemas fisicos da nossa seleção são um RIR total.
23 Junho, 2014 at 1:19
Sim.
23 Junho, 2014 at 1:16
Bentolas na rêtêpê.
23 Junho, 2014 at 1:21
Excerto das suas declarações: “(…) não apertar alto, jogar com o bloco médio-baixo (…)”
23 Junho, 2014 at 1:17
Bentolas: na 1ª parte tivemos o jogo mais ou menos controlado.
Como disse acima, o homem está alienado. Não percebeu o que se passou, claramente.
23 Junho, 2014 at 1:19
No último jogo, Alemanha-USA, o empate serve a ambos.
Será que vamos ter um joguinho de “amigos” a jogarem para o empate?
23 Junho, 2014 at 1:20
não seria a 1ª vez que a alemanha alinharia nesse tipo de esquemas…
23 Junho, 2014 at 1:27
Em rigor será a primeira vez. O antecedente envolveu não a Alemanha mas a Alemanha Federal. Contra a Áustria, salvo erro no Mundial de 82. Uma vergonha.
23 Junho, 2014 at 1:28
Foi. Um a das maiores vergonhas a que assisti em toda a minha vida.
23 Junho, 2014 at 1:29
sim, em rigor é isso…
23 Junho, 2014 at 1:20
Talvez a Alemaha tente ganhar para ficar em primeiro e não ter de jogar com a Bélgica (presumivelmente a 1ª classificada no grupo H). Mas não vai golear, isso não.
23 Junho, 2014 at 1:23
Esqueçam. O empate serve para a Alemanha ficar em 1º.
23 Junho, 2014 at 1:19
William foi o melhor de Portugal e mais não digo…
23 Junho, 2014 at 1:21
Na 2ª parte concordo. Globalmente em todo o jogo voto Ricardo Costa.
23 Junho, 2014 at 1:23
Isso é porque o William também só jogou na 2ª parte… 😉
23 Junho, 2014 at 1:28
De longe o Nani. A seguir William, que mostrou como se toma conta de um meio-campo. E a escolher outro escolho o Varela sobretudo pelo golo. Salvo disto ainda o Ricardo Costa.
De resto, tudo uma miséria. Péssimos.
23 Junho, 2014 at 1:22
Para desanuviar, da página “Se Eu Fosse o ROC”:
Quando o Ronaldo toca na bola só se ouvem mulheres aos gritos nas bancadas. Finalmente começo a perceber essa coisa da humidade relativa…
23 Junho, 2014 at 1:28
Eheheheh.
23 Junho, 2014 at 1:23
Obrigado ao Jorge Mendes em 1º lugar e ao Paulo Bento em 2º. O Primeiro pela selecção de agenciados que montou. O Segundo pela conivência e pela sua estampada mediocridade na sua profissão.
O que vale é que o PB renovou. Naturalmente que o vão despedir. Naturalmente que ele vai ser indemnizado. Naturalmente que vai dividir o prémio com o Mendes. Naturalmente que espero que o Sá Pinto esmurre os dois no meio dos olhos para ver se caem como o Golias, gigante como eles.
Ora agora sente-se aqui os 2: .!.
23 Junho, 2014 at 1:24
Não te esqueças de agradecer também ao “seleccionador” Humberto Coelho.
23 Junho, 2014 at 1:26
A lista podia ser bem grande.
23 Junho, 2014 at 1:29
Explica lá essa, Hic.
23 Junho, 2014 at 1:49
O Humberto Coelho é o vice da FPF com o pelouro de assegurar que nenhum clube nacional tem mais jogadores seleccionados que o Carnide.
23 Junho, 2014 at 1:24
Bomba no Mundial. Dirigente do Gana apanhado por jornalistas a aceitar ser aliciado para viciar resultados durante o campeonato do mundo no Brasil.
http://www.telegraph.co.uk/sport/football/world-cup/10918321/Football-match-fixing-deal-casts-cloud-over-World-Cup.html
23 Junho, 2014 at 1:29
Isto não tem a ver directamente com o campeonato, mas é uma bomba do crl…
23 Junho, 2014 at 1:25
fodasse, alguém deixe o Duarte Lima viajar e mande o gajo pró brasil agora!
23 Junho, 2014 at 12:05
Lindo!
23 Junho, 2014 at 1:27
O PB que vá para o caralho. Vergonha de treinador e vergonha de compadrio nojento existente nesta selecção do JM. Saudações Leoninas a todos.
23 Junho, 2014 at 1:29
EU QUERO O SÁ PINTO A TREINAR A SELECÇÃO!
23 Junho, 2014 at 1:30
Ao menos com este acho que não há negociatas estranhas.
Sentiu na pele a injustiça de não ser chamado à selecção e o Artur Jorge sentiu o mesmo mas de forma mais literal.
23 Junho, 2014 at 1:39
Eu gostava de ver lá o Manuel José
23 Junho, 2014 at 1:40
Eu gostava de ver lá o Manuel José
23 Junho, 2014 at 1:41
Eu gostava de ver lá o Manuel José.
23 Junho, 2014 at 1:49
Isso é que era ARIEL… Esse senhor creio que punha ordem naquela merda! É vergonhoso cm c um meio campo feito no Sporting (era só manda-los lá pra dentro e pedir para jogar) entre outros q ficaram d fora, e com o melhor do mundo, nem se passa aos oitavos…
23 Junho, 2014 at 1:45
Ahahah bem visto!
23 Junho, 2014 at 1:32
lol …
Vamos ter de levar com o Bentinho na qualificação para o Euro.
23 Junho, 2014 at 1:45
Ooops… em triplicado?
Sorry
23 Junho, 2014 at 1:46
em triplicado…2x 😀
23 Junho, 2014 at 1:46
curtes mesmo o manel! 😀
23 Junho, 2014 at 1:48
Ehehe. Não era minha intenção por tanto ênfase nesse desejo LOL
23 Junho, 2014 at 1:43
Eu gostava de ver lá o Manuel José
23 Junho, 2014 at 1:43
Eu gostava de ver lá o Manuel José
23 Junho, 2014 at 1:43
Eu gostava de ver lá o Manuel José
23 Junho, 2014 at 1:46
Que é que se passou com isto? Comentários à pressão?
Apaga tudo, Cherba.
23 Junho, 2014 at 1:49
‘Tás com soluços….
23 Junho, 2014 at 1:53
🙂 é mas é a Tasca C que está enjambrada com tanto se ouvir o nome do André Almeida
23 Junho, 2014 at 1:30
Botem lá o Vítor Pereira. Parece ter coluna vertebral e é muito mais treinador do que o PB algum dia será.
23 Junho, 2014 at 1:35
Paulo Bento 4ever.
23 Junho, 2014 at 1:39
Se a pandilha da Federação for de carrinho (Gomes, Herculanos e afins), este Mundial será o melhor de sempre. Muito melhor do que levar o caneco.
23 Junho, 2014 at 1:41
Se a pandilha da FPF for de vela (Gomes, Herculanos e afins) este vai ser o melhor Mundial de sempre.
23 Junho, 2014 at 1:42
Este Rui Pedro Braz é o maior idiota dos comentadores. Consegue bater o Tadeia.
23 Junho, 2014 at 1:42
Se a pandilha da FPF for de vela (Gomes, Herculanos e afins) este vai ser o melhor Mundial de sempre.
23 Junho, 2014 at 1:42
os príncipes da federação… e ainda falam que os chineses é que servem comida estragada…
Com efeito, o jornal Correio da Manhã coloca hoje em manchete os «salários milionários» da Federação, destacando o presidente Fernando Gomes, com um ordenado a rondar os 16200 euros mensais, a que se acrescem o pagamento de despesas e quilómetros para deslocações.
No entanto, também são revelados os salários dos vice-presidentes Humberto Coelho, Rui Manhoso e Carlos Coutada, todos com 9840 euros por mês, mais despesas de alimentação e deslocação, e dos diretores João Vieira Pinto, Pauleta e Pedro Dias: 8150 euros mensais (mais despesas).
23 Junho, 2014 at 1:55
O que o Humberto faz na FPF eu já percebi. Mas o que é que fazem os outros, vices e directores? Também “gerem equilíbrios”…?
23 Junho, 2014 at 1:45
Impressão minha ou o Rui Costa a falar parece os bacanos com a voz alterada para não serem identificados em casos no telejornais?
23 Junho, 2014 at 1:47
O ROC imparável:
“O bruxo do Gana tem um problema na mira. Queria lesionar o Ronaldo e conseguiu aleijar o Patrício, o Coentrão, o André Almeida, o Hugo Almeida e o Postiga.”
23 Junho, 2014 at 2:04
É do mais forte que há…
Parece-me que a rapaziada já está tudo de calculadora na mão a fazerem as contas para os “chulos”, e não os ‘conquistadores’, passarem aos 1/8s de final…
Desenganem-se, é que pelo andar da carruagem, no último jogo com o Gana isto vai ser um fartote, mas de golos para os africanos… Menos de 3 é derrota…
Agora que está à rasca é que esse BURRO teimoso vai colocar o William e outros…
Quando a selecção ‘chigar’ ao Aeroporto eu quero lá estar, com um saco de LIXO para enfiar pela cabeça abaixo desse BURRO teimoso e dos outros ‘chulos’ da FPF… Aceita-se fruta e vegetais podres, bolos de chantilly, etc, etc… Até baldes de merda…
23 Junho, 2014 at 1:48
Rui Pedro Braz a dizer que o Rui Patrício teve culpa contra Israel e contra a Alemanha…
Lampião do caralho. Este gajo mete nojo.
23 Junho, 2014 at 9:53
E contra os USA… ele não disse nada?! Não culpou o Rui??? Estranho…
23 Junho, 2014 at 1:52
Ok, batam-me à vontade, mas hoje ao ver a performance do barbas e do anão, dei comigo a pensar que o Amorim tinha lugar no meio campo. Na boa…
23 Junho, 2014 at 2:03
Hic, com os que lá estão, teria mesmo de ser William, Amorim e + outro qualquer dos que não têm jogado.
23 Junho, 2014 at 2:16
Jogador por jogador, para mim era Meireles por Amorim e Anão por Rafa. Mas percebo que isso era um meio campo sem rotina entre si e sem rotina com o resto da equipa.
Mas aqui voltamos ao mesmo, a preparação não é só o estágio, a integração de alternativas começa muito antes. E as “alternativas” que andamos a integrar foram os Josués e os Licás…
23 Junho, 2014 at 1:55
O Bentolas insiste que “nunca perdemos propriamente o Controlo do jogo”.
FODA-SE QUE É DE MAIS.
23 Junho, 2014 at 2:01
a atitude do nosso “treinador” e a atitude do espanhol del bosque…
23 Junho, 2014 at 2:00
O primeiro gajo que tem que ser corrido é o tal que disse que Paulo Bento é um dos melhores do mundo. Aqui começa o descalabro porque é preciso ser muito sem noção para dizer uma coisa destas.
“”O Paulo Bento é uma pessoa que está connosco desde o nosso início. É um seleccionador de quem gostamos muito. É competente, ambicioso, honesto, solidário e, acima de tudo, um apaixonado pelo exercício da sua função. Temos um seleccionador que é dos melhores do mundo” (Fernando Gomes Presidente da FPF)
http://rr.sapo.pt/bolabranca_detalhe.aspx?fid=4&did=149110
23 Junho, 2014 at 2:13
Sem dúvida nenhuma!
O pior é que o mal já está feito… Perpetrado por gente que se move na sombra… Tudo o que observamos é o reflexo do compadrio e da forma como tudo foi (mal) planeado para este Mundial 2014.
Para a semana, quando esta gentalha toda estiver a ‘chigar’ a terras de Camões, espero ver uma moldura humana a recebê-los com tudo a que têm direito: fruta e vegetais hortícolas podres, lixo, etc, etc