«O Sporting não tem dinheiro para futebolistas de primeiro plano, esta é a realidade que nos custa admitir mas que é essencial interiorizar. Assim, os novos jogadores têm de dar a garantia que se integram no novo projeto do Sporting e que lutarão para vencer em todas as partidas. Será bom que sejam integrados jogadores novos, ao lado de futebolistas experientes, de modo a garantir um todo coeso e ambicioso», Daniel Sampaio, in jornal Sporting.
Ora esta afirmação liga-se, directamente, a uma troca de opiniões que se seguiu ao anúncio da muito possível contratação de Tanaka e onde se levantou uma questão: pese o sucesso das contratações de Montero, Maurício ou Slim, que servem de crédito para a chegada Paulo Oliveira, Slavchev, Rosell, Geraldes e, provavelmente, Tanaka, não deveria o Sporting tentar a contratação de um jogador “de gama média-alta”, com créditos firmados e que entrasse de caras no onze?
Facto incontornável: não temos dinheiro. Ou temos pouco, vá lá.
Facto incontornável 2: esse pouco são cerca de 25 milhões. Ora, já contando com Tanaka, o nosso investimento vai em cinco milhões, mais coisa menos coisa. Acreditando que ainda chegará um defesa esquerdo e mais um homem para as alas (o central só vem se Rojo for vendido, digo eu), será que não se podia abrir um pouco os cordões à bolsa em fugir do orçamento?
Facto incontornável 3: os ordenados e o tecto salarial. Faz sentido e, diga-se, às vezes estas diferenças de ordenado provocam divisões no balneário. Mas pergunto eu, que não sou formado em gestão a não ser pelos CM da vida:
se devemos, a todo o custo, evitar hipotecar a valorização de novos talentos contratando-os em parceria com um fundo, não podemos ver esses mesmos fundos como parceiros na aquisição de um jogador de créditos firmados que pretenda, por exemplo, relançar a carreira? Há jogadores que custaram muito dinheiro (e custam muito, por mês) e cuja adaptação ao novo clube não se fez conforme o esperado. Estou a lembrar-me do Honda, por exemplo, que depressa passou a segunda escolha no Milan. Não interessará ao Milan valorizar o jogador? Ou, pelo menos, voltar a transformá-lo num activo? E não poderemos nós, para lá da descoberta de jovens talentos que potenciam a vertente desportiva e financeira, tentar encontrar talentos mais experientes que potenciem, unicamente, a vertente desportiva? Não valerá a pena tentarmos ter um ou dois jogadores que façam a diferença pela qualidade e pelo traquejo, que sirvam de exemplo e ensinem os mais novos e que possam ser aquele bocadinho que vale um título, mesmo que saibamos, de antemão, que apenas por cá ficarão uma época, altura em que um fundo, ou quem lhe paga parte esmagadora do ordenado, os leva para outras paragens com o nome e a carreira relançados?
23 Junho, 2014 at 16:43
Vamos resgatar o Del Piero! Eu não concordo com a questão de ir buscar tipos com algum nome e pagos como gente grande. No ano passado ficou provado que podíamos (devíamos) ter sido campeões com uma equipa composta de gente formada na cantera leonina e salpicada com alguns jogadores estrangeiros. De qualquer forma, acredito que na 2ª liga italiana seja possivel encontrar alguns jogadores interessantes para posições chave.
23 Junho, 2014 at 16:45
Pessoal, alguém se lembra daquele jovem guarda-redes sueco que defrontou o SCP na última presença do clube na liga europa? Lembram-se das duas excelente prestações que ele teve? Estava ali um guarda-redes fantástico!
23 Junho, 2014 at 18:22
O Sommer do Basel? Não é sueco, é suiço. Foi contratado pelo M’gladbach para o lugar do Ter Stegen.
23 Junho, 2014 at 18:25
Ele está a falar do Ronnow do Horsens a quem demos 5-0 em casa.
Na altura referi que o Sporting podia bem ter ido buscar o gajo por um saco de amendoins. Fez 2 jogos contra nós espectaculares.
23 Junho, 2014 at 18:30
Já me recordo… Fez de facto grandes defesas
23 Junho, 2014 at 19:07
Sim, esse mesmo Leão à Solta!!! Esse mesmo! Parece que alguém viu o mesmo que eu!
23 Junho, 2014 at 16:48
já que é para sonhar, quero o Ronaldinho para numero 10. Ou o Kaka! Ao ronaldinho pagavamos com o patrocionio da super Bock, ao Kaka faziamos uma pareceria com a IURD.
23 Junho, 2014 at 17:01
Não vou entrar na discussão dos “golpes de asa”, nem da dos “craques”, isto é, não vou emitir opinião sobre a preferibilidade de um a outro ou a conjunção de ambas.
Vou antes dar exemplos de quem gostaria de cá ver, se pudesse ser:
Yaya Touré (LOL)
e
Muntari (Este gostava honestamente).
23 Junho, 2014 at 20:28
podia era ter sido tentado o Keita, que viria no seguimento do que aconteceu com o seu tio, que passou a amar o sporting aquando da sua passagem por ca, ja como um senhor com experiencia
23 Junho, 2014 at 17:13
Os espanhóis estão completamente mortos.
23 Junho, 2014 at 17:33
Experientes…Matias Fernandez e Pinilla?
23 Junho, 2014 at 17:35
Matias?! Eu adoro o Matias mas convém ser um jogador que faça mais do que 3 jogos sem ter de parar 1 mês….LoL!
23 Junho, 2014 at 17:41
Eu sei lol mas vinha para dar experiencia, nao vinha para jogar.
23 Junho, 2014 at 17:51
hehehe! Ya…só jogava champions e derbis….hehe!
23 Junho, 2014 at 17:42
Não precisamos de jogadores “experientes”, precisamos de jogadores bons. William é a prova de que a experiência hoje em dia (e tem-se visto no Mundial ) é uma batata. Se forem baratos, melhor. A experiência ganha-se em campo, jogando.
O Schmeichel, o André Cruz e o Jardel não triunfaram porque eram experientes, triunfaram porque eram muito bons.
23 Junho, 2014 at 18:26
Christian Bolaños era um bom nome, mas já temos muitos médios
23 Junho, 2014 at 19:25
isto é tudo mt bonito.. mas mais importante seria n deixar escapar as perolas da nossa formação.
Já me parece haver fumo demais para não haver fogo na questão do dier.
Era ridiculo e vergonhoso se não conseguissem segurar o nosso melhor central.
saudações leoninas
23 Junho, 2014 at 21:08
O que é que queres que se faça se o puto está com a cabeça em Inglaterra?
Esqueçam o Dier ou vai embora ou nem para os B vai, não estou a ver outro para esta novela.
23 Junho, 2014 at 22:04
fazendo fé em todas as declarações publicas do eric. ele nunca escondeu q gostaria de jogar em inglaterra, mas antes sumprindo o sonho de se afirmar no SCP. e deste ainda n tenho qlqr razao para desconfiar..
n faz é sentido n renovar com um jgdr destes so pq n quer hipotecar e ficar preso a um clube com uma clausula completamente exorbitante de 45M qd n recebe nada de especial..
e o prob é q este n é caso unico