Está encontrado o nome do substituto do RC Montemor na Divisão de Honra. O Sporting informou nesta quarta-feira a Federação Portuguesa de Rugby (FPR) que aceita o convite para disputar a prova em 2014-15.
A possibilidade do Sporting competir na próxima temporada no escalão máximo do râguebi português surgiu depois de o Caldas Rugby ter abdicado do direito de subir, após vencer o Campeonato Nacional da I Divisão de 2013-14. Com a renúncia da formação das Caldas da Rainha, a FPR entendeu endereçar convites a clubes da I Divisão, seguindo a ordem classificação da época passada, e tendo o RC Lousã, o CR Évora, o Benfica e o V. Setúbal rejeitado essa hipótese, evocando, essencialmente, falta de condições desportivas para aceitar o repto, o Sporting, que retomou a modalidade há apenas duas épocas, entendeu ir a jogo e enfrentar o desafio.
Desta forma, na próxima época a Divisão de Honra será composta por CDUL, Direito, Belenenses, Técnico, Agronomia, Académica, Cascais, CDUP, CRAV e Sporting. O sorteio da prova realiza-se nesta sexta-feira. (in Publico.pt)
A confirmação surge através de um comunicado do Sporting:
“A equipa sénior de rugby do Sporting Clube de Portugal foi convidada pela Federação Portuguesa de Rugby para integrar a Divisão de Honra, escalão máximo do rugby português, para preencher o lugar do Caldas Rugby Clube que não exerceu o direito de subir. Assim, a Federação Portuguesa de Rugby entendeu convidar, por ordem da classificação 2013/2014 da 1.ª Divisão, os restantes clubes, tendo o Rugby Clube da Lousã, o Clube Rugby de Évora, o Sport Lisboa e Benfica e o Vitória Futebol Clube declinado esse desafio.
A dimensão histórica do Sporting Clube de Portugal, o estatuto de fundador do rugby em Portugal, a responsabilidade de em qualquer modalidade ter de lutar para estar entre os melhores, pesou na decisão do clube. O Sporting Clube de Portugal sabe o que significa estar na divisão máxima do rugby português mas também tem presente quais são valores do rugby. Inspirados por esses valores, reforçados por 108 anos de história, sente o clube que essa mesma história não perdoaria se não houvesse a coragem de assumir este desafio. E porque o Sporting Clube de Portugal sente que esta decisão será apadrinhada e acompanhada por todos os sportinguistas espalhados pelo Mundo, foi comunicado nesta quarta-feira à Federação Portuguesa de Rugby a nossa disponibilidade de integrar a Divisão de Honra do rugby português na temporada 2014/2015.”
2 Julho, 2014 at 16:08
é um enorme desafio
2 Julho, 2014 at 16:13
É sem dúvida uma excelente notícia.
No entanto, a equipa actual do Sporting terá de ser reforçada para não correr o risco de baixar de imediato de divisão, sofrendo cabazadas como o Benfica sofria hà 2 anos atrás, após desinvestir na modalidade.
Mas outra coisa não seria de esperar destes leões, ir à luta!
2 Julho, 2014 at 16:14
Ora aí está mais uma grande notícia.
Boy, I feel good…
Esta semana está a ser mesmo animadora.
Louvo a coragem das pessoa do Sporting em enfrentar mais este desafio. Ou outros acagaçaram-se, mas os nossos são feitos de outra massa.
E convidar Tomás Morais para integrar o projecto, não seria boa ideia?
2 Julho, 2014 at 16:25
Ele é DTN, mas um trabalho de clube pode seduzir
2 Julho, 2014 at 16:14
muita responsabilidade e muita alegria para viver 😉
2 Julho, 2014 at 16:15
Isto é o Sporting!!! Aceitar o desafio como leões…. vamos a eles 😀
P.S. Cherba gostei do detalhe da foto… calções pretos muahhhh
2 Julho, 2014 at 16:18
estive dez minutos a pensar se postava uma foto com calções pretos ou com calções brancos. Mas optei pela primeira, com medo que dissessem que eu sou um “yes boy” 😀
2 Julho, 2014 at 16:19
É pena é as meias não serem listadas, violaram os estatutos e os 108 anos de meias listadas estão postos em causa (acabo por hoje as piadas de moda).
2 Julho, 2014 at 16:32
acho que por vezes o principal problema é não saber como se critica.
muitos dos que se levantaram contra os calções são “clientes” assíduos da tasca. e nem todos merecem o tom jocoso com que estão a ser brincados..
2 Julho, 2014 at 16:42
Olha Tiago, e muitos dos que se atreveram com um “gosto” dos calções, como eu, também e já tiveram de ler que não respeitam e não percebem patavina do Sporting e que são cegos, cepos, burros, etc.
O Sporting mudou ao longo dos 108 anos de camisola, emblema e estádio, no entanto, há gente que admite que o clube acaba no momento em que se muda de calções.
E acaba aqui a conversa que este tópico já chateia. Quem quiser vá de cuecas a Alvalade.
2 Julho, 2014 at 16:44
Tiago,
acho que o melhor remédio é relativizar uma ou outra boca, seja pela piada parva seja pela ironia. Até porque, no final, brindamos todos às vitórias do Sporting!
2 Julho, 2014 at 16:46
Deixa estar Tiago, este blogue está a tomar um rumo estranho… Pode ser que ainda volte ao que era.
2 Julho, 2014 at 22:04
Então , leão ?
2 Julho, 2014 at 16:47
Muitos de nós já criticamos outros temas (eu falo por mim), e houve sempre brincadeiras.
keep calm don’t take it personally!
2 Julho, 2014 at 16:36
Pneus verdes no novo autocarro já!!!
🙂
Z
2 Julho, 2014 at 16:59
Fatos verdes azeitona já!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Petição à Deilmar.
2 Julho, 2014 at 17:01
NOVO EQUIPAMENTO DE NATAÇÃO APRESENTADO:
http://static.snipesoft.net.nz/images/full/8/2/829d5cfc-85df-4c25-2e9e-506afa411798-9.jpeg
2 Julho, 2014 at 17:02
É verde a malta gosta!
Mai nada.
2 Julho, 2014 at 18:29
Cherba a cor é indiferente, existem gostos e gostos, eu prefiro o preto, mas simplesmente porque gosto que o Sporting seja unico, tens vários clubes de camisolas iguais às nossas, mas sempre com calções verdes ou brancos, mas pretos, apenas o Sporting.
2 Julho, 2014 at 17:38
E vejam só, as meias não têm listas! Um atentado ao Sportinguismo!!!! Uma merda, um nojo, abaixo assinado já!
2 Julho, 2014 at 16:19
A malta que represente as equipas de Rugby aqui da zona podem agora escolher representar o grande, é aproveitar!
2 Julho, 2014 at 16:22
É muito dificil fazer uma grande equipa de rugby, a ir buscar a outros lados, porque é uma modalidade que funciona muito por amizades, por grupos, alguns dos maiores jogadores Portugueses, eram assumidamente adeptos e sócios de um rival, e nunca ninguem os viu por lá a jogar. Vamos tentar não passar a vergonha que outros passaram com resultados quase sempre acima dos 100 pontos e esperar por uma formação made in sporting que nos dê muitas alegrias.
2 Julho, 2014 at 16:23
Este teclado que por vezes falha o shift
diz-se Sporting
3 Julho, 2014 at 12:35
Olha que os melhores jogadores de rugby português são na maioria Sportinguistas! Quanto à equipa, se não houver voluntários de outros clubes maiores, que por amor à camisola (e tenho informações que há muitos) queiram ir para o SCP jogar, vai ser muito difícil mantermos-nos no escalão maior.
2 Julho, 2014 at 16:23
Eu quero lá saber qual a cor dos calções…!!
No inverno aim de 10 minutos de jogo já nem se vai saber qual a cor original…!!
Quero é dar os parabéns ao rugby do Sporting…!!
Força Leões…!!
SL
2 Julho, 2014 at 20:46
Foi o Max que obrigou o Caldas a ceder-nos o lugar na Iª Divisão?
2 Julho, 2014 at 22:07
Ah ah ah
O max é maximus
2 Julho, 2014 at 16:24
A equipa deverá ser reforçada, dentro das possibilidades orçamentais.
Certamente qq jogador gostará de representar uma instituição da dimensão da nossa, independentemente do histórico desportivo do Tecnico, Cdul, Cascais, etc …
Teremos mais uma competição para a Sporting TV … se houver espaço na grelha 🙂
Um clube como o nosso devia ter 3 canais …
2 Julho, 2014 at 16:27
Não é bem assim Miguel, tens alguns Lobos assumidamente do outro lado da rua, que nunca quiseram ir para lá, independentemente da dimensão do clube
2 Julho, 2014 at 17:08
Ok, acredito em ti. Não estou nada por dentro da modalidade.
Mas agora, teremos mais uma competição para acompanhar …
2 Julho, 2014 at 18:24
é um desporto de amigos, normalmente amizades que vem dos tempos universitários ou de liceu, mas agora com várias escolas está a mudar, ja estive ligado à modalidade na variante de sevens, e posso dizer que muito poucas substituições vemos entre clubes nacionais.
2 Julho, 2014 at 18:31
Thanks pela info.
Se puderes na altura dos jogos acrescentar algo aqui na tasca, agradecemos.
2 Julho, 2014 at 18:42
Quis dizer transferencias, não substituições
2 Julho, 2014 at 16:31
Assim de repente, não.
…mas havemos de lá chegar. 🙂
2 Julho, 2014 at 16:31
ENORME notícia para a secção de rugby do Sporting, pode ser o impulso que precisa para as escolas.
Duas coisas importantes:
não vivessemos nós em Portugal não haveria estas confusões – nos regulamentos diz-se que, não subindo de divisão o campeão, ficará a equipa que desceu. Pode ser que se tenha dado o caso de Montemor ter dito que queria descer, mas como não aparece na(s) notícia(s), é um facto a ter em conta que pode complicar o início do campeonato e indefinições no que toca aos reforços;
A subir de divisão, só com muito trabalho (leia-se, reforços importantes) é que a equipa ficará. Com alguma sorte CRAV irá estar mais fraco mas será entre estas duas equipas que se irá decidir quem ficará no ano seguinte.
Tirando isto tudo, parabéns à direcção do clube e do rugby por voltarem a pôr o Sporting onde merece estar (o comunicado diz tudo…) e principalmente ao Manú (Manuel Assis Teixeira), antigo capitão de Agronomia e Cascais que acabou a carreira no seu clube do coração como campeão da 2ª Divisão e onde ainda se mantém como dirigente. Um verdadeiro Sportinguista!
Tirando a merda da puta dos calções (vocês sabem do que eu tou a falar ahaahah!), hoje é dos dias mais felizes da minha vida caralho! Esperei uma vida inteira para dizer isto:
O MEU SPORTING ESTÁ DE VOLTA CARALHO! Que nunca mais saia de lá!
2 Julho, 2014 at 16:36
É provavel que o Montemor tenha querido descer, porque podem ter o mesmo problema dos outros que não quiseram subir, o facto de por serem poucas equipas, obrigar a deslocações muito longas e assim encarecer a epoca.
2 Julho, 2014 at 16:39
Eu dou um prazo de – no máximo – 5 anos, e veremos o Sporting campeão.
O nosso Clube, onde se mete é para ganhar. Este é um Clube que ama o desporto, e aí trabalha-se com competência e com ambição.
Vejam o caso da natação: assim que tivemos infraestruturas consignadas à modalidade, tem sido só ganhar campeonatos.
No Judo foi o mesmo: campeões há 4 anos seguidos.
Triatlo o mesmo caminho.
…e no Hóquei em Patins ainda veremos o Sporting na senda dos grandes resultados europeus. Falta o Pavilhão…
2 Julho, 2014 at 16:32
Fico feliz que seja o clube do coração a ocupar o lugar do clube da terra 😀
2 Julho, 2014 at 16:40
O Caldas pelo que li na imprensa local não aceitou a vontade do patrocinador que queria passar os treinos para Lisboa…Isso iria criar problemas aos jogadores residentes nas Caldas que ou teriam de desistir de jogar…ou ir treinar a Lisboa…que não é propriamente aqui ao lado…!
Onde não há dinheiro…não há (não deve haver) vícios…!!
SL
2 Julho, 2014 at 16:57
Excelente noticia o regresso do desporto dos cavalheiros ao Sporting.
Estou a ver mal ou este equipamento de rugby é muito mais bonito que aquelas coisas fatelosas apresentadas ontem na gala. A menos que fossem teasers para o equipamento da Naval e Paços 2014/15.
Mal por mal acho que a Locatoni fazia um serviço melhor.
SL
2 Julho, 2014 at 16:59
Esta foi mais uma notícia que veio para alegrar esta semana que tem sido em cheio! Orgulho!!
2 Julho, 2014 at 17:08
Que alegria imensa! Comecei a jogar rugby com 8 aninhos… com uma enorme frustração de não haver Sporting. Quando se começou a falar do ressurgimento do rugby no Sporting ainda pensei ir fazer uma perninha, mas trabalho, estudos, e família em doses cavalares não o permitiram. Uma pena, teria sido a melhor forma de pôr ponto final aos joelhos 🙂
Ver o Sporting na divisão principal é simplesmente brutal!
Mas ainda há um senão – parece-me, pelos regulamentos, que a equipa que devia ficar na primeira a substituir o Caldas era o Montemor. Aparentemente ninguém da Federação os convidou e portanto não recusaram. A ver o que isto dá! Gostava muito, pelos valores do rugby e pelos valores do Sporting, que a aceitação do convite fosse dependente da recusa do Montemor. A ver!
Quanto a resultados…. vai ser difícil, muito difícil, mas um Sporting tem uma capacidade de atracção imensa. Boa sorte, leões!
2 Julho, 2014 at 17:14
Ou seja não vamos já mandar foguetes, fazer a festa e apanhar as canas, que isto ainda vai dar agua pela barba.
2 Julho, 2014 at 17:08
acho fantástico este passo do rugby. vai ser preciso muito critério e força de vontade para manter a equipa lá em cima. mas acredito que esse trabalho vai ser conseguido. e, talvez, com a condição do clube mais estável, seja possível inserir também esta modalidade dentro do clube.
uma adenda ao Ryan, um amigo, que está dentro do futebol como colaborador dum empresário, garantiu-me que este é um 10, muito ao estilo de Matias Fernandez. e que vale bem o dinheiro investido. assim saiba evoluir!
SL
2 Julho, 2014 at 17:11
Desde que não copie o Matias no estilo um jogo bom cinco no estaleiro, tudo bem.
SL
2 Julho, 2014 at 17:20
sim..de preferência.. no entanto, acho que muito também se prendia com a preparação física dada na época. o mesmo treinador teve agora problemas no brasil. e vimos por exemplo, com o Leo Garden, não houve grandes problemas com os jogadores…
2 Julho, 2014 at 17:20
Matias tinha a atenuante de insistirem nele a extremo direito …
2 Julho, 2014 at 18:35
O estilo do Matias era cair sempre que soprava uma rajada de vento mais forte. 😛
Pelo menos o Ryan já deve vir com as canelas calejadas, e sem hábitos de snorkeling
2 Julho, 2014 at 17:38
Tiago,
Eu também não acho que merecesse que um Tasqueiro se referisse à falta de estética da “puta” da minha cara… e no entanto aconteceu. São coisas que acontecem, e há que ter encaixe. Mas também já percebi que há quem não consiga ter muito (ou algum), o que é pena …mas mais uma vez, acontece.
2 Julho, 2014 at 17:56
Acho que é uma boa noticia para o Universo Sportinguista!
Acho que vou tirar umas férias. Que a bola comece a rolar.
Vou estar atento ao psico do Trolha. Aposto que um dos fêtiches dele é andar com uma fralda de adulto pela casa e de chupeta na boca. Adora brincar com os brinquedos espalhados pela casa, porque a pila ainda está em crescimento.
2 Julho, 2014 at 18:27
Bom, a seguir a estes dias em cheio. Estou certa que o Eric vai renovar em breve. Ontem cantou o “Tu vais vencer” todo na gala, que eu vi!
Rugby tem um grande desafio, mas pode muito bem dar certo
2 Julho, 2014 at 18:29
Já tem um brit para beber uns copos com ele, agora não sai de cá.
Se puserem a Sara a ir buscar o puto ao aeroporto, acho que ele nem se chega a estrear…
2 Julho, 2014 at 18:34
Não sei qual a preocupação, eu no meu modesto clube e na minha modesta modalidade, não vou propor a um jogador que sei que vai ficar pelo menos mais dois anos comigo, uma prorrogação do seu vinculo sem o testar a sério, assim como não espero que um atleta com mais dois anos de vinculo, sem ter a sua situação desportiva ainda assumida, queira prolongar esse mesmo vinculo. No dia 31 de Dezembro de 2015, se ele ainda não tiver renovado e tiver justificado esta temporada a renovação, podemos então começar a ficar preocupados, até lá não nos doa a barriga.
2 Julho, 2014 at 18:58
Ryan GOLD tem muitos amigos, praticantes de Rugby, que gostariam de jogar fora-de-portas. Além das potencialidades futebolísticas, o Ryan vai aumentar a nossa visibilidade naqueles mercados. Respect 🙂 SOMOS SPORTING.
2 Julho, 2014 at 19:46
Quão feliz pode um gajo ser num só dia?
2 Julho, 2014 at 20:16
Espectacular!
3 Julho, 2014 at 1:34
Amigo Tomaz Morais…. hoje é um dia grande para todos nós 😉
Viva o Sporting Clube de Portugal!!!
3 Julho, 2014 at 1:40
Muito Bem, a melhor das sortes para a nossa rapaziada da oval. Acho que deveríamos tentar jogar no Estádio Universitário dada a proximidade de Alvalade e de várias faculdades, haveria apoio garantido.
3 Julho, 2014 at 8:58
Gosto de ver, mas não percebo nada da realidade do rugby nacional.
A questão que levanto é: Se não há bons jogadores disponíveis em Portugal, então porque não contratamos uns estrangeiros, até termos jogadores formados por nós ?
Não tem sido esse o paradigma de todas as modalidades amadoras ? Contratar uns estrangeiros que façam a diferença ? Então não haverão por aí uns priminhos escoceses do Ryan que queiram vir pro Sol de Portugal, comer o melhor peixinho do mundo e serem mimados como nunca foram, para além de ainda ganharem uns tostões valentes ?
Just a thought …