A Juve Leo emitiu um comunicado, mostrando a sua indignação face ao castigo – suspensão por um ano – aplicado a quatro dos seus elementos, sócios do Sporting e sócios da claque, na sequência do arremesso de ovos a Daniel Sampaio, durante uma sessão de esclarecimento.

Não querendo alongar-me muito, deixo as seguintes notas:
– o peso da claque no apoio ao Sporting tem, durante anos, servido de escudo a diversas acções que envergonham o nome do Sporting Clube de Portugal. Sendo que, para mim, as mais graves são as que tiveram lugar, mais do que uma vez, em dias de compras de bilhetes, com ameaças e agressões a outros sócios que passaram totalmente impunes;
– esses e outros bilhetes foram e continuam a ser colocados à venda, posteriormente, aos preços que quem lidera a claque deseja. O clube aceita. É politica, no fundo.
– e como política que é, raras têm sido as direcções a tomarem uma atitude que confronte as claques. Aliás, muito sinceramente, duvido que se José Couceiro – que contou com a constante presença de líderes da Juve Leo nos seus almoços de campanha – tivesse sido eleito presidente, as tristes cenas que se viram naquela sessão de esclarecimento fossem de alguma forma motivo de castigo;
– há um pormenor relativamente ao qual sou capaz de concordar com o comunicado da Juve: podia ter sido evitável o anúncio público do nome dos castigados. Não me chocava, minimamente, se essa divulgação fosse feita numa assembleia (afinal, trata-se de um assunto relacionado com associados)
– termino lançado um desafio à Juve Leo: já que se sentem indignados por não ter existido direito ao contraditório, já que acham inaceitável que se acusem «quatro sócios num universo de mais de cinquenta que se insurgiram», cheguem-se à frente e, caso esses quatro nomes não correspondam às pessoas que arremessaram os ovos, digam quem o fez. E, já que estamos numa de actuar de forma justa e de apurar a verdade dos factos, aproveitem e indiquem o nome de quem deu indicações para que fosse feita aquela vergonhosa omelette. Seria das vossas melhores coreografias de sempre!