Muito se tem discutido ao longo da última semana a nova política de contratações do nosso departamento de futebol. Chovem críticas de jornalistas e “paineleiros” desportivos assim como de alguns adeptos pelo facto de o Sporting não estar a apostar na contratação de jogadores experientes que garantissem uma maior estabilidade emocional para as adversidades que vão ser encontradas principalmente na Liga dos Campeões, assim como pelo aparente desvio na política de aposta na formação (por que raio vamos contratar jogadores de 18, 20, 22 anos se temos a melhor formação do mundo?). Servindo até de motivo para as mais diversas divagações difamatórias sobre o mal-estar entre os nossos jovens leões e o presidente Bruno de Carvalho.
Já vi diversas vezes esta dicotomia contratação de jovens valores Vs aposta na formação ser posta em direto na tv a sportinguistas e ainda não vi nenhum conseguir rebater o argumento de maneira consistente ou satisfatória. No meu ponto de vista o Sporting encontra-se entre duas realidades extremamente difíceis de serem conciliadas:
1 – A premente necessidade de equilíbrio financeiro (como o nosso passivo consolidado veio mostrar recentemente) e todas as obrigações assumidas junto dos credores que permitam a reestruturação financeira que se resumem numa restrição ao investimento.
2 – O reassumir da nossa posição como uma verdadeira potência desportiva (futebolisticamente falando) quer nacional como internacionalmente… tão grande como os maiores da Europa, e isso só se faz através de conquista de competições.
Assim, o Sporting vê-se com pouco dinheiro para investir no plantel, mas necessita de ganhar competições para valorizar os seus jogadores, conseguir novos parceiros de investimentos, novos patrocinadores, rentabilizar a sua imagem de mercado, etc… de forma a conseguir realizar significativas mais-valias que lhe permita sair o mais rápido possível do estrangulamento financeiro em que se encontra, até porque a reestruturação financeira tem datas a serem cumpridas. E tempo para fazer isso é coisa que não temos! E daí a necessidade em assumir de forma prematura aos olhos de muitos a candidatura ao titulo já esta época.
Apesar de termos a melhor formação do mundo será que alguém realmente acredita que um Iuri Medeiros tem o que é preciso para ser o patrão do Sporting esta época e ser vendido por 45 milhões no ano que vem? E quando falo em Iuri Medeiros poderia falar em Chaby, Ruben Semedo, Tobias Figueiredo, Matheus, Esgaio ou Wallyson. Quantos jogos têm esses jovens prodígios num campeonato principal? Não Acham que João Mário está hoje muito mais apto a brilhar de leão ao peito depois da passagem por Setúbal? William Carvalho antes de se transformar na nossa principal joia fez mais de 48 jogos num clube da primeira divisão belga. E é essa a logica das nossas contratações, jogadores jovens e razoavelmente baratos que permitam uma rápida valorização de mercados e possam ser vendidos com lucros de 400% ou 500% (sendo assim autênticas mais valias financeiras) e que ao mesmo tempo já tenham um background competitivo que lhes permitam imporem-se rapidamente na equipa principal e conquistarem títulos, se não vejamos:
Slavchev – 20 anos, 52 jogos na primeira divisão, internacional A pela Bulgária
Rossel – 22 anos, 42 jogos na primeira divisão
Paulo Oliveira – 22 anos, 46 jogos na primeira divisão
André Geraldes – 23 anos, 43 jogos na primeira divisão (entre Turquia e Portugal)
Ryan Gauld – 18 anos, 42 jogos na primeira divisão
Só Tanaka é que diverge mas tem atrás de si a especificidade das mais-valias comerciais do mercado asiático assim como apostam outros grandes clubes europeus. Quem diz que ele é um jogador de menor dimensão no Japão por não ter praticamente nenhuma internacionalização, só demonstra desconhecimento pela dimensão que o Kashiwa Reysol tem no Japão e que se resume nos últimos anos: Campeão em 2011, Vencedor da Taça do Japão em 2012, Vencedor da Taça da Liga em 2013 e Vencedor da Super Taça do Japão em 2012. E o Tanaka era somente uma das grandes estrelas dessa equipa!
Assim, resta-nos acreditar no trabalho que está a ser feito, darmos todo o apoio a estes novos meninos e não nos apegarmos muito a eles pois se tudo correr bem não ficarão por cá muitos anos! Mas deixarão o cofre cheio e o museu também! Aos jovens da academia, que sigam as pisadas do William, do João Mário, do Cédric, do Adrien… e que retornem para abraçar o sucesso. Cientes que não são todos os anos que saem Ronaldos, Nanis, Quaresmas ou mesmo Carlos Manés!
Texto escrito por Lyonne
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
9 Julho, 2014 at 12:50
Falou e disse.
Só posso concordar. Argumento perfeito, parabens!!
SL
9 Julho, 2014 at 19:07
Mais uma opinião, válida como todas as outras, mas com a qual concordo inteiramente. É a nossa realidade e é com isto que temos de viver.
Academia vs Contratações? Só quem anda distraído é que entra neste jogo, porque esta história está muito mal contada, aliás anda a ser mal contada há muito tempo, e este é apenas um capitulo (o mais recente). Primeiro foi a verdadeira intoxicação que os lampiões e toda a escumalha que lhes dá cobertura, fizeram ao longo da época passada, desvalorizando a nossa Academia e valorizando as “jóias” que nasciam no seixal. Depois, o grande argumento era que só com miúdos não tínhamos sequer o direito de aspirar a ser campeões, e muito menos reclamar sobre arbitragens, porque a diferença de valor entre o Sporting e os outros era tão grande que até tínhamos era de estar muito contentes com as sobras que nos deixavam. A seguir veio a escandalosa convocatória para o Mundial, onde a equipa que mais jogadores portugueses e / ou oriundos da formação, foi das que menos jogadores viu serem seleccionados, numa clara mensagem para os miúdos da Academia, de que se querem ser “gente grande neste mundo” têm de sair de aí (reedição do Mundial 2010 com a anão de merda). Agora, ó da guarda que estão a contratar miúdos sem experiência, em detrimento da Academia. Que nojo de gente.
Entretanto, enquanto andamos para aqui a desconversar sobre os nossos meninos, porque o Iuri é que era, o Guedes e o Golas são tão bons que nunca deviam ter saído, estes meninos estão completamente a cagar-se para o que nós achamos ou não achamos, e venha o primeiro camião de dinheiro que eu não vos conheço de lado nenhum. É triste mas é assim, andamos a dormir nos últimos anos no que diz respeito à formação, destruímos toda a rede de olheiros e prospecção que tanto custou a montar, e que tão bons resultados nos deu (desde Trás-os-Montes à Madeira e Açores), em troca por um balde de Baldés, qual filão de ouro, e agora o resultado está à vista, má prestação em todas as competições nacionais, pouca representatividade nas selecções, confusão total a nível de treinadores da Academia, com um entra e sai de treinadores que ninguém entende, a maioria com currículo duvidoso (Tiago Fernandes, filho do Manuel Fernandes, nosso ex-grande capitão que agora virou comentador aziado, e que sabe sempre muito do que de mau se passa na Academia … terá ele formação suficiente para ser um dos treinadores das nossas camadas jovens?). Dizia-se que formávamos grandes jogadores mas nem sempre homens com H, agora parece-me que nem uma coisa nem outra, temos é uma cambada de meninos ingratos, que se acham umas grandes vedetas, mas com potencial de verdadeiros campeões não temos mais de 2 ou 3. Por isso, estou inteiramente de acordo com o que disse recentemente BC, só queremos quem queira de verdade vestir esta camisola e não se achar demasiado grande ou importante para representar o Sporting. E se são de facto bons, como acham ou dizem que são, então provem que têm lugar no plantel principal, trabalhem e esforcem-se para isso, porque definitivamente passes de cortesia não há nem vai haver, porque há muitos talentos espalhados por esse Mundo fora, e nós não podemos nem devemos desperdiçar nenhuma oportunidade, independentemente da idade, ou nacionalidade.
Não invejo quem tem de gerir todos estes dossiers, egos e super egos, pais, tutores, empresários, jornaleiros, adeptos que em vez de apoiarem acham-se todos com capacidade para fazer mais e melhor (muito melhor mesmo), lobies, poderes instalados, adversários e inimigos acérrimos (bufas e orelhas tão lindinhos de língua na boca). É o canal de TV que ia arrancar mas não arranca, é a merda do site (nojo mesmo, pior que o site do Pampilhosa F.C.) que não é actualizado há 10 dias e que não informa rigorosamente nada sobre a actualidade do clube, nem sequer uma campanha de divulgação da Game Box (cuidado com os preços, isto não está fácil …), enfim, com tudo isto já nem vou falar da merda dos calções verdes ou das meias pretas que eu gosto, que me parece que ligam bem com os ditos cujos calções pretos, e que ainda por cima dão sorte (meias pretas = bom futebol), vou mas é comprar a GB, e vá lá um esforço adicional, também a contribuição para o Pavilhão (tudo isto X3).
Não votei BC mas apoio BC, apoio o Sporting, estou-me nas tintas para a cor dos calções, para o Dier que não quer renovar, para o Matheus que vai para a porcolandia, para o Rojo e para o Slimani, se sairem que sejam felizes, se ficarem que sejam leões como NÓS, quero é um plantel unido e com garra, um treinador inteligente e justo (também honesto) com os seus jogadores e com o clube (sócios e adeptos incluídos) que lhe paga, porque NÓS ESTAREMOS SEMPRE COM OS QUE FICAREM.
9 Julho, 2014 at 23:48
+1
exactamente o que penso!
só coloco em dúvida uma das contratações (e não é o Tanaka)… mas tb nem vou referi-la porque há outras perspectivas.
acima de tudo, acredito no trabalho que está a ser feito.
acima de tudo sei que vai haver uma ou outra falha!
acima de tudo, acho que não é sportinguismo estar à espera da falha para atacar uma direcçao que em pouco mais de um ano conseguiu:
– respeito* por quase todos elementos do mundo do futebol (sim, incluo a CS, pouco a pouco vai mudando);
– apresentar e cumprir um plano tão básico de restruturação que os iluminados não viram?!
– mostrar que com seriedade e saber, se faz mais com menos:
– por mostrar que podemos sobreviver sem dar as nadegas aos bancos
– pela transparencia;
– acima de tudo : é possivel ter Sportinguistas de S grande à frente do clube!
– devolver o clube aos sportinguistas, a todos e não à elite do croquette de camarao
* quererem foder-te mas serem obrigados a pensar em jogadas novas demonstra respeito!
9 Julho, 2014 at 23:52
já tinhas o carimbo de carneiro acéfalo, seguidista, lambucas, cao de guarda ou estás-te a candidatar pela 1a vez??
ahahah 😉
9 Julho, 2014 at 12:56
clap clap clap
finalmente alguém que consegue explicar o como e o porquê sem alarvidades e asneiras a rodos
9 Julho, 2014 at 12:59
Apoiado!
9 Julho, 2014 at 13:02
Só há um ponto em que discordo, em abstracto: o Gauld aos 18 anos tem 42 jogos na I Liga… porquê isso não pode ser verdade para o Iuri? Simplesmente porque… não joga.
Falta aposta, risco…
Claro que nem todos têm qualidade, e não se pode cometer o erro de lançar Pereirinhas apenas porque sim… mas o Moutinho, Veloso, Nani, foram lançados às feras, e resultou. Porque tinham qualidade.
Os jogadores precisam de oportunidades. O que fazem com elas é outra coisa. A verdade é, se o Fito fosse “bom”, o William andava pela Bélgica… ou se calhar a espalhar magia em Arouca, mas aí a malta diria “eh pa, o gajo faz aquilo mas é num clube pequeno, não serve para nós…”.
Estou a falar no sentido abstracto. Em relação ao plantel, à política de reforços, etc, prefiro pronunciar-me quando o grupo estiver fechado.
9 Julho, 2014 at 13:29
É essa é que a questão Nuno!! Completamente de acordo com o comentário.
9 Julho, 2014 at 14:02
Mas o Pereirinha tinha qualidade…sempre que jogou correspondeu… e quanto mais dificil era o jogo, mas correspondia ele…
9 Julho, 2014 at 15:31
O pereirinha nem era pão nem queijo.
Muita garra e atitude nós admiramos e batemos palmas … mas falta o resto. Qualidade que faça a diferença.
9 Julho, 2014 at 14:11
Nuno na minha opiniao, uma coisa é um jovem aos 20 anos fazer 60 jogos por equipas como o Dundee, o Kansas City ou o Litex e outra coisa é o fazerem pelo Sporting onde a pressão e a responsabilidade são bem maiores! Por isso é que o William foi para a Belgica, o Adrien para Israel o J. Mario para o Setubal ou o Cedric para a Académica! Lembras-te das criticas ao Adrien quando foi lançado em Alvalade? Se ele nao tivesse saido para rodar como seria hoje? Acho que o mesmo deve-se fazer com o Iuri entre outros… Nem todos sao Ronaldos para pegar de estaca assim na 1a equipa! Nem o William Carvalho o fez!
9 Julho, 2014 at 14:30
mas a questão é essa: é cartão de visita suficiente fazer 40 jogos pelo Litex? Eu não estou a dizer que os jogadores devem ir para a A ainda com cheiro a leite, mas a qualquer momento é preciso arriscar, pois eles nunca terão “credenciais” para jogar pelo Sporting (a não ser que os emprestemos ao Bayern de Munique, e eles joguem lá).
Na minha opinião, o percurso deve ser 1 ano de B + 1 ano na I Liga, a não ser que estejamos perante um prodigio, em especial a nível mental. Mas há um ponto na vida em que é preciso dar o tal salto de fé… porque certezas não as há.
E não me venham dizer que o Gauld ou o Slavchev são “apostas seguras”, porque não o são.
10 Julho, 2014 at 0:12
a questão é essa! ou esta:
– querer uma aposta séria na formação em jogadores muito jovens (17-18 anos) implica algo que não será possível: mudança de mentalidade dos adeptos!!
conto um episodio:
num dos poucos jogos que consegui ir a alvalade (ja nem me lembro de quem, sei que foi para o fim e uma exibiçao menos conseguida) uma atrasado mental sportinguista que nem conhecia os jogadores todos, conseguiu dizer mal do William , mas nem foi mal só daquele jogo .. foi algo do género: “estava-se a ver, um puto e isto e aquilo….”
são os adeptos que:
se apostas nos putos e ha jogos menos conseguidos é porque há falta de ambição porque o clube tem de contratar trutas para ser igual aos outros.
se compras … é porque não apostas na formação!
é verdade que os adeptos sportinguistas , pela academia que têm e pelo que o SCP é, aceitam “experiencias”, acima de tudo têm orgulho no seus meninos.
para um lampiao, penso que, dum modo geral, é indiferente se quem brilha com a a camisola é um tuga da formação ou um sérvio ou brasileiro…. enquanto os Sportinguistas chamam porco ao moutinho porque gostavam que o fdp ainda vestisse a listada
MAS falta ao adepto sportinguista aceitar isto: apostas na formação vais ganhar menos** mas quando ganhas tem outro sabor! porque és tú, sao os teus!!
** e nem sequer é bem assim, a médio longo prazo acredito que o SCP poderia ser altamente competitivo, contratando no maximo 2-3 jogadores\epoca ( dependendo das vendas)…
basta imaginar o actual plantel, pensar nos que vem ai da formação, tirar uma ou duas vendas por ano e imaginar o potencial desta equipa… se conseguir manter as lacunas da formação PORTUGUESA (avançados e laterais) e manter os seus jogadores, 3-4 anos .. por exemplo Montero, Sli e Tanaka daqui a 4 anos ainda aqui estão!! MAS JÁ OS QUEREM VENDER ESTE ANO!!!!
a mentalidade dos jogadores também tem de mudar:
se com 18-19-20 anos jogares nos seniores, em um dois anos fazes uns jogos, depois és titular 2-3épocas .. sais com 23-24-25 anos mas em vez de ires para o monaco, zenit, deportivo, grecia–etc vais para barças, reais, bayerns, dortmunds…
9 Julho, 2014 at 14:58
SE O GAULD AOS 18 ANOS tem 42 jogos na Liga
E o JOÃO MÁRIO NÃO…
É porque o Sporting tem outros pergaminhos e objectivos que o Dundee United não tem…
9 Julho, 2014 at 13:10
Pois o argumento é logico e perfeito aos nossos olhos…. mas esses “paineleiros” filhas da puta é que se estão a cagar para a essa lógica. Eles querem é retemperar o velho sistema e tentar fazer o maior numero de chacota possivel.
por isso só me resta mandar essa gente toda para o caralho que os foda!!!!
estou tão fartinho desta merda… e desses Leões que vão “defender as nossas cores na TV e são xingados a toda a hora pelos tripas e lamps que estão ao lado deles… Sim ROC Sim Manel Fernandes…. deixem lá esse tacho caralho… ainda não perceberam que andam ai a levar baile e a serem enxovalhados como foi ontem o Brasil á laia de Benfica Há uns anos a traz???!!!!
Fodassse abram os olhos de uma vez por todas!!!!
9 Julho, 2014 at 13:12
* lógoco
**atrás
9 Julho, 2014 at 13:14
Apoio total a este texto. Custava a muita gente perceber isto?
O caminho faz-se caminhando. Todos devemos acreditar no trabalho da direcção e esperar os resultados para festejar.
SL
9 Julho, 2014 at 13:14
off-topic
Alguem viu ontem a TVI24 pós-Brasiu?
Vi os instantes finais em que discutiam o Sporting, e pareceu-me ouvir “estão a aproximar-se dos grandes”…
9 Julho, 2014 at 13:49
Eu ouvi a mesma coisa! Esse gajo é um nojento….desonesto até ao osso!
9 Julho, 2014 at 14:07
A sério!!! Ainda veem essas cenas???
9 Julho, 2014 at 14:31
Eu também ouvi esse comentário. Espero que para calar esse filho da puta o SPORTING ultrapasse esses “grandes”. Seria a melhor resposta.
Quanto ao post, 100% de acordo.
SL
Emanuel Silveira
9 Julho, 2014 at 14:43
vi isso e nao levei isso com essa intenção.. até porque ele disse que se estão a aproximar dos outros dois grandes. a palavra outros faz a diferença.. além disso, ele estava a elogiar o trabalho feito. ou melhor, estava a tentar criticar o mau trabalho feito no clube que também lhe paga na btv. de qualquer maneira, levei como um elogio.
9 Julho, 2014 at 14:56
pois…. não ouvi “outros”… falhou-lhe
9 Julho, 2014 at 15:03
Eu ouvi o que ele disse. « aproximar-se dos grandes»,
e não dos ‘outros’ grandes
9 Julho, 2014 at 13:14
De uma forma genérica e sem conhecer planteis e por isso não classificando:
Nós estamos numa altura em que os jogadores da formação que deviam estar hoje na equipa não se fizeram, porque o Sporting não apostou neles quando devia! Rosado, Baldé, Wilson Eduardo, André Santos….ou outros que já nem me lembro! O André Martins deveria estar já a 100% na equipa, Adrien o mesmo, deverias ter o Carriço…E por isso o Sporting depara-se com uma geração talvez ainda demasiado jovem para assumir o lugar e sem jogadores entre os 22 e os 25/26 suficientes!
Assim há 2 caminhos…apostar nos miúdos sabendo que se corre um enorme risco de não ganhar ou ir buscar 4/5 jogadores jovens de potencial grande para preencher este vazio! Por isso aceito bem contratações como Slavchev, Rossel e André Geraldes, que normalmente acharia que não deviam existir…
Agora em teoria para mim a aposta em jovens tem de ser jovens da academia e contratações só 2/3 por ano de qualidade inegável, para lugares chave, mesmo que caros! Preocupa-me mais as saídas muito prematuras de miúdos de qualidade do que esta suposta politica ou não!
Para avaliar esta direcção e a sua estratégia/politica de formação no mínimo é preciso um mandato para saber….para avaliar o plantel deste ano preciso de saber qual é…Quando souber qual é o plantel vou emitir a minha opinião sobre o trabalho feito! No principio do próximo ano vou emitir opinião sobre a politica de formação…;))!
9 Julho, 2014 at 13:27
Excelente.
concordo plenamente, esse é o caminho, a formação é mt importante mas só não chega e como não podemos comprar titulares indiscutíveis porque não temos capacidade só nos resta investir em jogadores jovens com enorme potencial.
não podemos esquecer que excepto honrosas excepções que entrarem na equipa com 17 18 ou19 anos, a maioria rodou e depois voltou, William, Veloso, Adrien, são só alguns dos casos, é preciso competição ao mais alto nível. Temos alguns jogadores com mt potencial, mas para evoluir tem de jogar em patamares superiores, e a nossa equipa todas as semanas só jogam 11 ou 14.
magnifico post.
9 Julho, 2014 at 13:57
Bom post!
“Agora em teoria para mim a aposta em jovens tem de ser jovens da academia e contratações só 2/3 por ano de qualidade inegável, para lugares chave, mesmo que caros! Preocupa-me mais as saídas muito prematuras de miúdos de qualidade do que esta suposta politica ou não!”
Isso só deverá acontecer quando o plantel estiver estabilizado/consolidado.
Convenhamos que o ano passado se pôde arriscar em termos de plantel porque não havia dinheiro e os objectivos eram reduzidos.
Agora é necessário preparar o plantel para a luta pelo título e para umaa participação honrosa na Liga dos Campeões. E isso não se faz lançando, de uma assentada, muitos jogadores que não têm experiência na Equipe A como o Medeiros, Chaby, Tobias, Esgaio (este tem alguma, mas pouca), Mallman, etc., etc.. Isso tem que ser gradual. O ano passado foi o Mané, este ano certamente será mais um jogador ou dois. Mas com a devida cautela, porque é necessário acautelar a estabilidade da equipe.
Para mim, jogos na Segunda Liga pouco servem para aquilatar da capacidade de adaptação dos jogadores à Equipe A. Principalmente quando não se tratam de jogadors fora-de-série. Por isso acho boa a contratação de jogadores jovens, com alguma experiência em Ligas mais competitivas (que a nossa Segunda Liga) para fortalecer o plantel.
Dou um exemplo: confiar a posição 10 a um jogador como o Medeiros esta época seria, a meu ver, muito mais arriscado do que, por exemplo, entregá-la ao Gauld.
Com o plantel estabilizado, poderemos voltar à política de 2, 3 vendas por ano, 2/3 contratações por ano (para posições chave) e 2/3 “subidas” de jovens por ano.
Novo exemplo: neste momento, jogadores como o Maurício, Adrien, o Cedric e o André Martins são essenciais para o plantel. Mas em dois anos não os estou a ver como titulares no SCP campeão e/ou a passar fases de grupo da Liga dos Campeões.
SL
9 Julho, 2014 at 17:53
É isso mesmo!
9 Julho, 2014 at 17:18
Concordo com quase tudo, mas não me parece mal que o Sporting, mesmo no futuro com saúde financeira, possa contratar jogadores jovens com potencial (como o Gauld). Temos de ter a noção que a academia é das melhores do mundo, mas nem todas as gerações vão produzir bons jogadores para todas as posições de forma consistente para que haja a devida substituição dos jogadores que vão saindo do plantel principal(ou por que chegou a hora de pendurar as chuteiras(sonho pelo dia em que teremos o nosso Maldini/Totti/Gerard…) ou porque foi transferido para outro clube).
10 Julho, 2014 at 0:18
também acredito que é possível essas 2-3 cotrataçoes por ano mas para isso é fundamental duas coisas:
– os adeptos aceitarem que com isso podem ganhar menos vezes (nem tem de ser assim!):
– os jogadores aceitarem que têm de fazer 3-4 epocas no SCP (respeitando tetco salariais) e que em vez de sairem para o zenit saem para o clubes “a sério”
exemplo: 4 epocas depois o montinho não estaria no monaco, estaria no ManU
9 Julho, 2014 at 13:20
off topic: voltaram as “notícias” sobre o Dier estar de saída.
Preocupa-me tanta insistência no assunto.
9 Julho, 2014 at 13:42
Olha que não!! Como alguém anda à procura de um central por causa da saída de Garay, estas atoardas fazem sentido.
9 Julho, 2014 at 13:20
Não podia concordar mais, tudo bem dito, acho que podíamos fazer uma aposta risco como disseram em cima, lançar um dos jovens jogadores que se tem falado, mas pronto, é a minha opinião
9 Julho, 2014 at 13:28
Cherba concordo com tudo, e digo aqueles que dao o exemplo de Ronaldo, Quaresma, Nani, Moutinho, Veloso… esquecen-se que estes quando foram chamados a equipa A, encontraram uma equipa formada e la havian jogadores muito experientes nao so no clube a muito tempo como alguns que ja eram certezas, comparar a epoca que estes foram chamados a equipa A, com esta agora nao ‘e certo, e das novas contratacoes, quase todos tem mais de 20 jogos, da equipa b so acredito seriamente em Esgaio, Drame, e Semedo, o Iury tem o feitio que podera ser prejudicial para ele, ou muda de atitude ou nao passara de uma promessa.
Prefiro que emprestem alguns para ganhar rodagem, sei que nem todos serao William, nem J. Mario, mais alguns poderam chegar la perto.
9 Julho, 2014 at 14:27
O post é da Lyonne
9 Julho, 2014 at 13:37
Enner Valencia no Sporting por 5 M? era tão bom, mandávamos o capel por 7 e comprávamos este por 5 mas os jornais valem o que valem
9 Julho, 2014 at 13:55
Onde viste isso? Esse enner é craque…
9 Julho, 2014 at 14:16
Não vão em cantigas…
Essas noticias só servem para depois realçar que o Sporting “não tinha argumentos financeiros”…
Veja-se o Kapino. Estava na cara que ia dar nisto… E outros se seguirão.
O SCP não tem possibilidade de gastar esse dinheiro num único jogador…
9 Julho, 2014 at 14:25
Nem mais. A história do grego está claramente mal contada. Em Lisboa, quem anda à procura de um redes não é o Sporting…
9 Julho, 2014 at 14:38
Então o gajo vinha supostamente da Grécia para negociar connosco, fazia a deslocação e na ultima da hora, convenientemente punha-se com “exigências de última hora”… e nem uma fotito a acompanhar, nada…
Há malta que devia ter uma assinatura da ANA + atrevida para se distrair em vez de se deixar intoxicar.
9 Julho, 2014 at 15:15
Da ANA não sei, mas acho que será da GINA.
9 Julho, 2014 at 15:36
Penso que roeu a corda pelo facto de não vir para nº1 … nem foi sequer pelo ordenado.
Mas pronto … pasquins, valem o que valem. Foi onde li …
9 Julho, 2014 at 15:41
Se fosse por isso, pergunto eu: Vale a pena um gajo andar a matar a cabeça para saber quem vem ou não vem pelos pseudo-jornais pasquineiros?!
Olha, se foi por isso que não veio, pois ainda bem que não veio… andamos a varrer o SCP no ultimo ano com esses emplastros que pouco jogavam mas tinham a mania!
Confesso, não tenho a menor paciência para alimentar pasquinagem… faço um esforço assinalável para ler sem dar grande importância!
Jogador que me interessa saber que é só aquele que traz já um bacalhau presidencial… ai sim, procuro saber coisas dele. Antes disso é o ilustre desconhecido.
O Presi faz o seu trabalho e depois disso faço eu o “meu”…
9 Julho, 2014 at 14:22
Impossível, Enner deve valer neste momento 10M à vontade…
9 Julho, 2014 at 14:31
Ainda vai parar ao Porto, estou mesmo a ver
9 Julho, 2014 at 14:40
Então eles andam a comprar gajos baratinhos e emprestados sem opção de compra e iam trazer um gajo por esses valores?!
Tomara eles despachar os Danilos e Alex Sandros que pra lá tem quanto mais…
Eu nunca vi esta forma de atacar o mercado… e não me lembro de gajos virem por empréstimo sem opção de compra para o Porco como aquele Oliver… deve andar bonito aquilo, deve…
9 Julho, 2014 at 14:48
Danilo e Alex Sandro jogam bem, não vão querer vendê-los vou ficar com que defesas? eles querem manter a mesma equipa tentar ganhar algo este ano e ficar com dinheiro, epa não sei, o Pinto da Costa consegue sempre tudo de algo duvidoso, portanto não sei
9 Julho, 2014 at 14:52
e o Tello também parece ser por empréstimo…
9 Julho, 2014 at 14:54
Sim, o Tello deve vir por empréstimo, mas mesmo assim são 2 grandes jogadores ou não? e se ainda vão buscar o Navas ficam com um excelente guarda redes, começo a ter mais medo este ano do porto do que do benfica
9 Julho, 2014 at 15:03
Como o Jefrenn, lembras-te? Também vinha com o “selo de garantia” Barcelona…
Se não fosse refugo, os espanhóis não mandavam: assim no futebol como no peixe congelado…
9 Julho, 2014 at 15:09
não queiramos comparar o Tello ao Jeffren, é a minha opinião, espero estar enganado
9 Julho, 2014 at 15:39
A ideia que tenho é que Tello jogou muitas vezes … Jeffren quase nunca.
Mas posso estar enganado …
9 Julho, 2014 at 13:40
Bom petisco.
Confio plenamente na politica do SCP e dos seus dirigentes, só para não exagerar com um acreditar cegamente!
Para a classe dos paineleiros, jornalistas e afins aqui vai o meu ”LOL” irónico!
9 Julho, 2014 at 13:46
é bom é que o presidente tenha olho e mão no senhor Inacio, que tem fama de comissionista e até ver anda a comprar e negociar em quantidade por tudo o que é sitio.
a quantidade de jogadores que o Sporting perde em negociações é inacreditável, ainda por cima são os melhores (Carrizo, Derley, Kapino e muitos outros). não há secretismo nos negócios e há incompetência.
esta politica desportiva tem as prioridades trocadas…devia ser a prioridade do senhor Inacio (ou do presidente) renovar com os melhores da formação (Dier, Matheus, etc). Com o dinheiro gasto nestas contratações duvidosas (precisamos de potenciais titulares e não de jovens para desenvolver) estas renovações seriam simples.
esta ultima de um guarda redes suplente por 2,5M é a gota de agua. depois vendem o Dier por 5 a 7 M e chamam-lhe traidor..os jogadores de elite que saem da formação são todos despachados ou perdidos?
PO CARALHO COM ESTA TANGA! Cherba tens de começar a chamar a atenção pa esta merda..
NAO QUEREMOS SER OS LAMPIOES COM MILHENTAS NEGOCIATAS POR ANO PA ENCHER OS BOLSOS DE ALGUNS. QUEREMOS UMA APOSTA SERIA NA FORMAÇÃO E ISSO PASSA SEMPRE POR RENOVAR COM OS MELHORES.
9 Julho, 2014 at 13:50
uh ah Ouatarra, toma o comprimido, já!
9 Julho, 2014 at 13:53
o Inacio anda a mamar que nem um perdido, é a única explicação pa esta politica desportiva
9 Julho, 2014 at 13:59
Quando dizes “renovar sempre com os melhores”, estás a incluir um patamar de qualidade. O que define os melhores? Terem feito uns floreados na equipa B? Terem potencial?
9 Julho, 2014 at 14:03
olha o Paím era o melhor, renovou-se e deu-se aquilo que ele pedia e foi um sucesso tremendo!! Acho que devíamos manter essa politica!
9 Julho, 2014 at 14:16
sim, sim…
pois, pois…
9 Julho, 2014 at 14:02
Pois passa. Então e se o Matheus pede 1M por época para renovar, temos de renovar? Olha se o Dier diz “epa eu não quero renovar. Tenho contrato até 2016 e dps quer ir para Inglaterra” o que podemos fazer? Isso era no tempo do Godinho e olha o que aconteceu ao passivo.
Acreditas mm nos nomes todos que os jornais lançam? E primeiro incluis o Kapino nos melhores mas dps dizes que 2,5M por um GR suplente é mt?? não percebo…
De facto contratares o gajo que foi dos melhores jogadores búlgaro do ano, um dos melhores centrais portugueses putos, o maior talento escocês e um tipo com escola do Barça com uma taxa de 96% de passe certos é ridículo.
9 Julho, 2014 at 14:14
o Kapino é bom, mas é com o Patricio vendido, coisa que não me parece que esteja para acontecer.
9 Julho, 2014 at 17:28
Até parece que já assinou…
Ah, já sei, os jornais são a tua bíblia, tudo o que lá vem é sagrado e é a verdade…
9 Julho, 2014 at 14:03
E por acaso esses que fazes referência alguma vez foi dito que interessavam ou és daqueles que acredita piamente no que vem escrito nas páginas de papel higiénico?
9 Julho, 2014 at 14:22
se não acreditas que o SCP tentou ir buscar estes 3 que referi não posso fazer nada por ti.
é relativamente fácil distinguir os rumores (ou merda, ou barro á parede, como quiseres) das noticias.
9 Julho, 2014 at 14:24
E valor aos que vieram sem se saber quase nada… a não ser quando vestiram o manto… ou no próprio dia?!
9 Julho, 2014 at 14:33
Basta olhar para os valores para ver. Curioso ver que estes que interessam, passados dois ou três dias surge sempre algo que impede a concretização do negócio. A isso eu chamo ”chumbadas a patos” a ver se algum acerta!
9 Julho, 2014 at 14:36
O que eu ainda não percebo é como há pessoal que se deixa intoxicar por estas merdas quando é todos os anos a mesmíssima merda. É que isto do tiro aos patos acontece TODOS os defesos…
9 Julho, 2014 at 14:38
Ricardo o nosso amigo Ouatarra é dos que acredita em unicórnios?! Ou então tem uma bola de cristal e sabe tudo!
9 Julho, 2014 at 15:05
esse gajo é um infiltrado
9 Julho, 2014 at 14:55
também não entendo…o melhor é irem ler as marias e anas…
9 Julho, 2014 at 15:17
..ou GINA’s 😉
9 Julho, 2014 at 15:19
Curtia a Tánia…
9 Julho, 2014 at 15:10
Ainda vou ver aqui dizer:
“Inácio é um falhado! Tinha tudo certo com o Sneijder e mesmo assim deixou-se comer!!!”
9 Julho, 2014 at 15:15
😀
mas depois não acertou com o Robben??
9 Julho, 2014 at 15:23
Ya mas um gajo quer sempre mais! ;))!
9 Julho, 2014 at 15:24
Os calções verdes é que lixaram o Sneijder…
9 Julho, 2014 at 14:36
Fantástico já conseguiste vender o Dier por 7 milhões!
9 Julho, 2014 at 14:05
❓
9 Julho, 2014 at 14:21
Po caralho contigo e com os teus que quase destruiram o meu Sporting!!!!
9 Julho, 2014 at 14:33
Gauld: seguido por grandes equipas britânicas, sub-21 com 18 anos, titular na liga escocesa com 16;
Slavchev: internacional búlgaro, melhor jogador jovem búlgaro do ano passado.
Oriol: escola de Barça, um dos melhores jogadores da MLS (como Montero).
E Derley era o melhor? lol
Kampino, para suplente era mais importante? Não.
Carrizzo infelizmente não deve vir, mas até ver o nome do Sporting foi usado para subir o preço nas negociações com Boca. Cm Sporting não entra (e bem) em leilões, não passou da 1a ou 2a sondagem.
Quais são os “muitos outros”? E agradecia que não colocasses nomes inventados sem qq lógica pela CC. Neste momento, já teríamos mais de 60 contratações se fossem tds verdade.
9 Julho, 2014 at 14:34
De facto, o Inácio farta-se de encher os bolsos. No entanto, é mais esperto do que se possa pensar. Com as contratações que o Sporting tem feito, a valores sempre 10 a 20 vezes inferiores aos dos corruptos e aos dos tempos gloriosos do godinho, e sem comissões pagas, percebeu que não era aí que podia ir buscar dinheiro. Os indicadores económicos da sad (aquela merda agora até já dá lucro, porra) também não dão margem para dúvidas, também não é de lá que o está a tirar.
Então qual é a minha superteoria? É que, a quando das negociações com a holdimo, o Inácio fez um pacto com o Álvaro Sobrinho. Este já sabia que ia perder o controlo do BESA, então engendraram um plano juntos. Uma vez que ricciardi era, através do BESI detentor de boa parte da dívida do Sporting e queria (e conseguiu) puxar o tapete ao Sobrinho, foi esse mesmo que Inácio, com a escandalosa cumplicidade de BdC, convenceu a reestruturar a dívida. O negócio era simples. Convencia-se ricciardi que o Sporting não ia pagar (e ele sabia-o, afinal tinha ajudado o godinho a programar a coisa) e conseguia-se aliviar as condições, em troca do aumento da probabilidade do pagamento. No entanto, este baixar-de-calça do ricciardi permitiu que Sobrinho o denunciasse na administração do BES, conduzindo às cenas de porrada que bem conhecem, que culminaram com a perda da corrida à sucessão. Com ricciardi fora, Sobrinho apodera-se do pagamento da dívida e dá uma enorme comissão ao Inácio, que garante o sucesso desportivo do Sporting e as condições para continuar a pagar a dívida.
Esta é a minha superteoria. Uma valente merda como todas as outras superteorias.
9 Julho, 2014 at 15:45
És o Spielberg!
9 Julho, 2014 at 16:53
Sou é parvo. Feliz, ou infelizmente, não tanto como os autores de tanto pensamento profundo que para aqui vai. É que criticar com base em factos, nem que seja a cor dos calções, ok, agora com base em princípios tão belos como “o Inácio é comissionista” é que não. (e eu nunca morri de amores pelo Inácio como director. Achava que ia dar uma de professor juju. Engoli um Slimani, um Montero e um Maurício com todo o gosto)
9 Julho, 2014 at 17:02
Fds….adoro a tua teoria!!!! Muito melhor do que um simples “O Inácio é comissionista”…Parece Schubert ao pé de Zé Cabra! hehehehe!
9 Julho, 2014 at 14:50
Se és tão expedito a tirar conclusões o que achas disto:
Nos negócios feitos e fechados só se soube já estava a fazer exames médicos..
Se isso foi assim com todos os que assinaram…não achas estranho só não ser assim com todos os que falham?!?!
De resto é a tua opinião sobre o Inácio e sobre a politica do Sporting…posso dizer que acho que não estás a ver bem o filme mas isso sou eu…
9 Julho, 2014 at 14:57
se calhar falham precisamente porque as negociaçoes vêm a publico.
mas em relaçao ao kapino e ao rabia houve de facto negociaçoes. acho ate que o kapino esteve em lisboa e nao aceitou o ordenado e o banco
9 Julho, 2014 at 15:04
Outra vez arroz… 🙄
Toma lá uma musiquinha:
https://www.youtube.com/watch?v=LwN9_bOuK3A
9 Julho, 2014 at 15:41
enfim… sardinha verde… o que é que se poderia esperar……..
10 Julho, 2014 at 0:24
ah ah ah
yz vai tomar no…
mas esta piada da sardinha verde é boa!! (desculpa sardinha!!)
9 Julho, 2014 at 15:09
Pois…acredito no Kapino por 1 razão…esse sim tem o Modus Operandi habitual…quando se soube ele já vinha para Lisboa! Essas exigencias de ultima hora travaram o negócio mas só se soube quando se pensou estar concluído!
O Rabia não sei mas a ser verdade tenho pena se se confirmar porque significa que a direcção tentou negociar um central…ou saía Dier ou Tobias não era o 4º central (partindo do principio que Rojo saí) e era o Dier (que assim de certeza não renovava…
9 Julho, 2014 at 15:13
querem um central bom e com experiência, vão buscar o Giancarlo González
9 Julho, 2014 at 15:15
e se quiserem referencias, peçam ao oriol que jogava com ele
9 Julho, 2014 at 15:15
mas olha que os nomes que se falam são o tal sueco Milosevic, o rabia e um turco que é capitao da selecçao sub 21
9 Julho, 2014 at 15:00
Uh Ah Uh Ah Uh Ah Que grande AZIA!!!
Mete gelo croquette!
Ainda me estou a rir desta “ainda por cima são os melhores (Carrizo, Derley (LOOOOL), Kapino e muitos outros)” UH AH UH AH UH AH!!!
Estas renovações para ti não contam?
Mauro Riquicho
Ruben Semedo
Mica Pinto
João Mário
Wilson Eduardo
William Carvalho
Luís Ribeiro
Ricardo Esgaio
Edelino Ié
Carlos Mané
Filipe Chaby
Cristian Ponde
Iuri Medeiros
Tobias Figueiredo
Betinho
E os jogadores da formação que arrancaram nos trabalhos do plantel A (para já…):
Rui Patrício
Luís Ribeiro
Cédric Soares
Eric Dier
Tobias Figueiredo
William Carvalho
João Mário
Adrien Silva
André Martins
Ricardo Esgaio
Carlos Mané
Wilson Eduardo
SÃO SÓ 12 CARALHO!!!! SOCORROOOOOOOOO!!!
Vá lá, acalma-te, toma lá uma musiquinha para ver se esse síndrome de abstinência te passa:
https://www.youtube.com/watch?v=LwN9_bOuK3A
9 Julho, 2014 at 15:12
Este PZ tá queimadinho do sistema… hahahaha…
Depois de Chewbaccas, croquetes… visionário!!! hahahahahah
9 Julho, 2014 at 15:12
Outarra,
sabes, há quem garanta que um dos motivos que ajudou a que fossemos campeões, em 99/00, interrompendo a travessia do deserto, foi o facto do Inácio se movimentar bem nos bastidores da arbitragem? Tinha dado um jeito do caralho no ano passado, não tinha? Muito provavelmente, até tínhamos sido campeões, com menos “falhas” do apito.
Portanto, o mexer-se bem nos bastidores é duvidoso, passamos a outra fama: a de ser um papa comissões (o Carlos Freitas riu-se). Sinceramente, não sei se o gajo é um papa comissões, mas sei que o nosso actual presidente é um gajo fodido no que toca a dinheiro. Um cêntimo é um cêntimo. Se calhar é esse o azar do Ináco, que tem que andar a apanhar migalhas na bulgária e no japão…
só uma nota. Não sei se sabes, mas o tecto salarial que tem sido usado para as contratações são 350 mil euros por ano. Quem te diz a ti que o Matheus não tem que lhe dê 600 mil? Tu tens noção, por exemplo, de quanto o Moutinho foi ganhar para os porcos, quando forçou a saída? Informa-te. E espanta-te.
9 Julho, 2014 at 15:14
Se o gajo tinha renovado há pouco e já recebia uns 120mil euros, salvo erro… imagino o que não custou a alfinetada aos porcos… azuis!
9 Julho, 2014 at 19:31
+1
9 Julho, 2014 at 13:48
concordo 100% contigo, Lyonne, mas só um reparo:
Tanaka jogou cerca de 130 jogos em 4 epocas pelo Kashiwa Reysol. E, se achamos que ele é “velho” (embora bata todos os recordes de esforço físico) lembrar que jogadores como Honda, Kagawa ou Nagatomo saíram do futebol Japonês já depois dos 20 , alguns já na casa dos 23/24. E nem todos com o sucesso esperado.
De resto, concordo contigo: a aposta é em jovens com experiencia. Não há qualquer erro de cálculo nem impulsividade. Impulsiva foi, se calhar, a contratação de Carrillo, pois ã Liga Peruana, comparada com qualquer outra Liga das que estamos a falar, deixa muito a desejar.
ps: já agora, e a porpostio de jovens com potencial, anda aí um rumos de que o Sporting está interessado em Enner Valencia http://www.zerozero.pt/noticia.php?id=140117. a mim parece-me muito bem? será que ganhamos à concorrencia, principalmente aos porkos?
9 Julho, 2014 at 13:51
*propósito
*rumor
9 Julho, 2014 at 13:56
acho que é demasiado caro para o nosso bolso infelizmente… antes do mundial poderia ter sido mais acessivel, assim como o jefferson montero
9 Julho, 2014 at 14:03
Nao acho o Tanaka velho… somente frisei que foge um pouco do prefil dos outros, pois nao esta em inicio de carreira! So isso. Mas apoio plenamente a contratação.
9 Julho, 2014 at 14:18
tu é que precisas dum comprimido se levas minimamente a serio os rumores sobre o Enner Valencia, Converge.
o Sporting não consegue fechar com jogadores de quarto plano e vai contratar um gajo com um ordenado na ordem dos 2M ano.
9 Julho, 2014 at 15:09
Olha, vai ali à janela ver se o Oblak está lá fora.
O Derley (LOOOOOL) é que é de primeiro plano, não é?
LOOOOOOOOL
Croquette ou Lampião? Eis a questão!
9 Julho, 2014 at 13:49
Concordo totalmente. Finalmente alguém fala no assunto como deve ser!
Até enjoa esta coisa da formação. Uma coisa são os comentadores. Outra coisa são os Sportinguistas como eu.
9 Julho, 2014 at 13:51
fodasse renovar com o Kikas, o Betinho ou o Mica é fácil, difícil é conseguir manter os Brumas, Moretos, Iloris ou Dier…é para aí que devem ser canalizados os recursos financeiros.
9 Julho, 2014 at 14:00
Como é que se mantém jogadores que não querem ficar? Amarram-se a postes?
9 Julho, 2014 at 14:07
Não. Dá-se tudo o que eles pedem. Dps baixa-se as calças e vira-se o rabinho para os meninos se servirem. Fácil!
E já viram o Dortmund? não renovaram com o Lewandosvky (não faço ideia se é assim que se escreve!)!! que incompetentes!! que importância tem ele não querer renovar? renova-se e ponto final!
9 Julho, 2014 at 14:28
por acaso em relaçao ao lewandowski ate foram muito incompetentes porque nao renovaram na altura devida e deixaram que o jogador ficasse apenas com um ano de contrato. bastava terem renovado uns seis meses antes, antes do guardiola assumir o comando do bayern, e tinham evitado que saisse para o rival
9 Julho, 2014 at 14:40
Já se falava que ia para o Bayern no fim desse ano (ainda com jupp heynckes no bayern). Aliás, ele nessa altura já não queria renovar, e falava-se que ia ser vendido ao Bayern. Acabou por ficar e jogou mesmo estando no último ano de contracto (em vez de ser encostado).
9 Julho, 2014 at 14:43
ah ok eu pensei que o interesse do bayern se tinha dado apenas com a chegada do guardiola e pelo facto de ele nao apreciar muito o mandzukic
9 Julho, 2014 at 14:45
já se fala da ida dele para o bayern antes do fim da época anterior a esta que acabou… ainda o pep não treinava o bayern…
9 Julho, 2014 at 14:10
é por isso que eu digo que é difícil, mas têm de se criar as condições para eles quererem ficar.
e, GreenMan, o dinheiro fala sempre mais alto. estes recursos financeiros das contratações deviam ser canalizados primeiro para as renovações e só depois pa ir buscar 2 ou 3 titulares indiscutíveis, não gajos pa desenvolver a longo prazo
9 Julho, 2014 at 14:28
Não te incomoda o facto de pagar elevados salários a míudos que apenas demonstraram potencial, mas que também demostraram não terem a cabeça no sitio? Tou-te a ver…
9 Julho, 2014 at 14:47
Não. Para ele se são bons nos juniores, vão ser bons na A e deve-se pagar tudo o que eles pedem… Fábio Paím?? quem???
9 Julho, 2014 at 14:50
o exemplo do paim ja la vai… ja passaram quase dez anos… os tempos eram outros e esse foi um caso extremo, e pena tenho eu do gajo
9 Julho, 2014 at 15:14
ah ok. Como passaram 10 anos já podemos cometer o mm erro outra vez. Está certo.
9 Julho, 2014 at 15:20
nao e cometer o mesmo erro, mas o futebol ja nao e o mesmo sequer… acho que e um exemplo que ja nao tem relevancia… o sporting nao estava na situaçao em que esta hoje e a atençao dada aos jovens jogadores nao tem comparaçao hoje em dia
9 Julho, 2014 at 15:40
Então e que tal, arroz outra vez?
Desta vez trouxeste o teu amigo Outtara? Só cá apareces para incendiar este “não tema” da suposta falta de aposta na formação…
Bem, dois incendiários sempre picam melhor fogo do que um…
Croquette ou Lampião?
9 Julho, 2014 at 14:43
Renovações mal feitas, à pressa, com concessões exageradas do clube acabam sempre mal, porque garantem prejuízo constante ao longo de vários anos.
Uma contratação falhada terá um impacto negativo condizente com o preço pago e salário oferecido. Para ir buscar os titulares indiscutíveis, aumentas consideravelmente o risco. Além disso, Sporting não tem capacidade para pagar os salários (ou sequer pagar os 10M de valor de mercado) de um Enner Valencia, por ex.
9 Julho, 2014 at 15:16
portanto, se um puto te disser que o que o move a ficar no Sporting é ganhar mais 200 ou 300 mil euros por ano do aquilo que tu lhe ofereces, tu achas normal? vamos ser sérios, foda-se!
9 Julho, 2014 at 15:43
Ouatarra ajuda a pagar
9 Julho, 2014 at 14:08
Dier já saiu? 😯
9 Julho, 2014 at 14:19
Admira-me que ainda não tenha saído nenhuma notícia a dizer que a formação saiu em debandada geral porque estão fodidos com BdC!
Mais… que se preparam para juntar à CGTP e UGT numa greve geral!!! 😈
9 Julho, 2014 at 15:26
Segundo o Ouatarra será vendido por 5 ou 7 milhões. lol
9 Julho, 2014 at 14:33
Uh Ah Outarra… acresce a esses nomes o Podence, o Ponde, o Esgaio, o Iuri, o Chaby… renovações feitas na temporada 2013-2014. Diz-me uma coisa: são fracos?! Outro que anda desatento ao quotidiano do SCP.
9 Julho, 2014 at 14:34
Com esse comentários mandaste às urtigas a tua teoria. A sério…. nem digas mais nada. Só te fica mal. Sabes uma coisa: é esperar para ver.
9 Julho, 2014 at 14:35
Gelson Martins… blá blá blá
9 Julho, 2014 at 14:51
Tobias and so on…. enfim…. na época de 2012-2013, vi o primeiro jogo da equipa B com a Oliveirense. Dupla de centrais: Llori e Tobias. Sabem qual destes jogadores mais me impressionou? Tobias… e já o Llori era considerado uma promessa. Llori, é muito anjinho…
9 Julho, 2014 at 15:06
Ahhhhh e o Tobias ainda devia estar no seu primeiro ano de Júnior. Hahahahahahahaha
9 Julho, 2014 at 15:32
E o Tobias se passar pela equipa em algum jogo já não saí, tem estilo de Varane.
9 Julho, 2014 at 15:40
O Tobias tem uma garra do caneco.
9 Julho, 2014 at 16:20
O Tobias nos escaloes de formacao era tipo o ‘silent partner’ do Dier. Dier enchia o campo, mas Tobias também estava sempre lá, a resolver com discricao e a servir de ‘straight man’ para o parceiro do lado poder brilhar…
9 Julho, 2014 at 14:38
nao, sao optimos jogadores! e acrescentava ainda o gelson, o guilherme oliveira e o palhinha. mas ha que reconhecer que nao se ter renovado com o dier (por exemplo) nessa altura podera ter sido um erro. mesmo considerando que ainda tinha varios anos de contrato por cumprir, auferia um contrato que nao estava de acordo com o peso que na altura tinha no 11 do sporting
9 Julho, 2014 at 14:38
Minha nossa sra… agr miudos iniciados de 1o ano (moreto e idrisa), com 14 e 15 anos estão ao mm nivel de Ilori, Dier ou Bruma. Putos que provaram quase nada, e a que a essa idade se distinguem muito mais facilmente dos outros devido ao poderio físico. Só te dou um nome: Sancidino Silva, dos lamps. Era a estrela da companhia nessa idade, vai ver onde está agr (é da idade do Dier).
Se achas que o que faltou ao Bruma e Ilori foi dinheiro, e acreditas que eles deviam receber mt acima do que merecem, só rezo para q nc tenhas qq poder de decisão numa equipa de futebol.
9 Julho, 2014 at 16:21
‘É ‘da idade’ do Dier.’
Fixed.
9 Julho, 2014 at 14:07
Belo trabalho de casa Lyonne.
Os posts de hoje só provam que, nesta Tasca, o verão bem pode apertar, que daquela cozinha só sai prato do mais bem elaborado que existe.
Excelente abordagem. Fizeste-me comprar muitos dos teus argumentos.
9 Julho, 2014 at 14:13
Se corresponder à verdade a notícia segunda a qual o Dier não quer renovar, prova-se que cada vez mais o futebol é um negócio, uma indústria, em que isso do amor à camisola já é passado. Qualquer futebolista sabe que a sua carreira dura até aos trinta e poucos anos, por isso quer amealhar o máximo que puder. Zero ídolos, o nosso ídolo é o SPORTING.
9 Julho, 2014 at 14:29
Nao tenhas duvidas…
9 Julho, 2014 at 14:19
para mim o risco desportivo entre apostar num wallyson ou num slavchev é precisamente o mesmo… ambos têm a mesma idade e o mesmo potencial. a unica diferença e que um custou 2.5M (de acordo com a imprensa) e o outro 350Mil euros. acho que isso da experiência é um tanto falacioso porque se o campeonato bulgaro nao esta ao nivel da nossa segunda divisao, pouco acima estara penso eu.
no entanto, para mim, é a contrataçao mais entusiasmante a par do gauld.
apenas em relaçao ao tanaka coloco mais interrogaçoes, porque preferia apostar no viola. mas parece estar a dar boas indicaçoes…
é esperar para ver, mas para mim com a contrataçao de um extremo titular e um def esquerdo suplente, fechava-se a loja.
o proximo passo para mim seria renovar com o cedric, dier, matheus e outros que estejam nas mesmas situaçoes. para alem de despachar os varios jogadores excedentarios
9 Julho, 2014 at 14:26
E renovar como? Cheque em branco aos gajos??
Olhem o exemplo do Oblack pessoais… o ano passado fez birra, desapareceu… só regressou a carnide quando lhe deram um contrato melhor….um ano depois que aconteceu???
Desapareceu para o deixarem sair!!
9 Julho, 2014 at 14:34
claro que nao, mas eventualmente e se possivel com contratos de acordo com o real valor e potencial dos jogadores… a ser verdade (saliento isto) faz-me alguma confusao que se proponha salarios de acordo com uma tabela pre estabelecida… nao faz grande sentido propor-se a um bruma o mesmo tipo de contrato que se propoe a um kikas por exemplo. os jogadores têm de ser vistos caso a caso, e se assim se justificar o sporting tem de ceder dentro dos limites, porque gastando agora mais uns milhares podera significar a entrada de uns valentes milhoes no futuro.
9 Julho, 2014 at 14:53
Claro que tem mais experiência:
1o ponto. Campeonato búlgaro não está ao nivel da 2a liga.
2o ponto. Mesmo que estivesse, Slavchev tem o dobro dos jogos do Wallyson a sénior (2 épocas vs. 1 do Wallyson).
3o ponto. Slavchev já tem 2 jogos a internacional da Bulgária, e mais umas poucas chamadas.
9 Julho, 2014 at 15:01
ok ate pode ter mais experiencia, mas mesmo assim a experiencia que tem nao e assim tao mais significativa.
eu vejo poucas diferenças na aposta num ou noutro no imediato sinceramente. mas reconheço grande potencial em ambos e acho que a presença de um nao implica a saida do outro
9 Julho, 2014 at 15:11
Viola…?!? Foda-sE!
9 Julho, 2014 at 15:37
viola sim! para ja custou-nos 4M, e depois, acho que ate jogou bem sempre que teve oportunidades… e tem talento, isso é indesmentivel. e acho que este ano ate pode ter espaço no plantel
9 Julho, 2014 at 15:45
Ahhh, o Viola que custou 4M€ (4 Milhões minha nossa senhora…. sem falar do ordenado à Godo)… já não tira espaço à formação…
Com esses 4 M€ este ano foste buscar Rossel, Slavchev, Paulo Oliveira e Geraldes…
Estás mais que topado…
https://www.youtube.com/watch?v=LwN9_bOuK3A
9 Julho, 2014 at 16:02
spam
9 Julho, 2014 at 15:17
Por isso compras-te o Slavchev e podes por o Wallyson a crescer ou na equipa B (se ainda se sentir motivado) ou emprestado! E daqui a 1 ano não tens 1 8 de valor, podes ter 2 com ritmo de jogo e provas dadas! E aí se calhar já começas a olhar para a B e a veres outros 2/3 que se seguem…
Consegues encontrar outro 8 que fique de fora sem ser Wallyson?!? Assim jovem e ás portas da A?! Eu não e acho que pôr as fichas todas no Wallyson é muito arriscado! Repara…se estivesses em velocidade cruzeiro o que acontecia?! Ano sim, ano não saía 1/2…e com isso conseguias seleccionar lá para os 20/21 anos (quando eu acho que eles devem integrar a A) o que se desenvolveu mais! Como rebentámos com os nossos miúdos formados nos últimos 4/5 anos (por não aposta, por muitas contratações, por não haver equipa B, etc etc) tens de comprar para preencher esse espaço! ;)!
9 Julho, 2014 at 15:46
o emprestimo do wallyson parece-me o melhor com a vinda do slavchev. o que eu digo e que em termos de risco (considerando que a partida a posiçao vai estar ocupado pelo adrien) é mais ou menos o mesmo…
mas continuar na b nao acho que seja boa soulçao… ja nao e suficiente para a evoluçao deste grupo de jogadores de que se tem falado, e ha juniores que tambem vao subir. têm de ser emprestados, penso eu
10 Julho, 2014 at 0:34
epá, foda-se… afinal até concordas com tudo!!!
não percebo!!??
realmente tenho um problema , vejo incoerencias em todo o lado
9 Julho, 2014 at 14:22
Off: Até o adolfo já reagiu ao jogo de ontem:
https://www.youtube.com/watch?v=do4CAa30ZV4
9 Julho, 2014 at 14:47
LOL
Como é que aparecem com essas coisas tão depressa.
Hilariante
9 Julho, 2014 at 14:52
tão depressa? ontem ainda nem o jogo tinha acabado e já tava a receber mil imagens, vídeos, sons a gozar c o jogo…
9 Julho, 2014 at 15:04
😀
9 Julho, 2014 at 14:29
Depois de ver (em alguns comentários) cagadas algumas postas de pescada, até acho as opiniões dos comentadores das tvs uns santinhos. É caso para se dizer que se é preso por ter cão e por não o ter. Esta direcção começou a preparar a época a tempo e a horas, contratou jogadores para lugares chave, não entrou em loucuras financeiras, (ainda) não perdeu nenhum dos nossos melhores jogadores, não se deixa intimidar por ameaças de empresários/pais de algumas das promessas da academia, ou seja, tem mostrado à saciedade que tem colhões para enfrentar o sistema e uma visão (no mínimo séria) das necessidades/debilidades que a equipa demonstrou na época passada.
Posto isto, o que é que nós, Sportinguistas, poderemos, neste momento da época, pedir mais???
Arre!!!
Se é assim agora, então quando começarem os jogos a sério e tivermos o azar de perder um jogo vem a casa abaixo!!!
Caralho, deixem mas é trabalhar quem já deu mostras de seriedade, vejam ao vivo a equipa jogar e só depois reclamem.
Com o excesso de contratações, com a falta de oportunidades para os meninos das escolinhas( que o ano passado não ganharam nada, tanto na B como nos juniores) ou com a falta de visão de quem dirige o clube das nossas alegrias.
Viva o Sporting!
PS. Quanto ao Post propriamente dito… Parabéns Lyonne!! Gostei de te ler.
9 Julho, 2014 at 15:57
Foda-se, alguém que me compreende …
E mais …
Prefiro perder um Matheus (mesmo sem saber o que vai dar apesar de ter tudo para singrar) e ganhar 5 nos próximos anos do que abrir o cordão à bolsa e de repente tenho 10 a pedir cheques em branco senão vão para o porco.
9 Julho, 2014 at 18:10
+1
10 Julho, 2014 at 0:33
+ 1
9 Julho, 2014 at 14:36
Na minha opinião a equipa já devia estar toda reforçada, que venha de lá o defesa esquerdo o mais rápido possível, e um extremo, dia 12 já há jogo! Pena não haver transmissão, confio no marco Silva e venha o jogador que vier, tenhamos a equipa que tivermos vamos ser campeões, viva o Sporting, somos grandes!
9 Julho, 2014 at 14:39
Alguém se lembra do Hidetoshi Nakata?! Pois… talvez o primeiro grande nome do futebol japonês, fazia furor entre os adeptos japoneses que o seguiam para todo o lado. Nakata em Lisboa, será sinónimo de mais turistas em Lisboa e no estádio José de Alvalade. E não só.
http://www.youtube.com/watch?v=ihUfMTHxvFA
9 Julho, 2014 at 14:41
Portanto… “vai vir…” 😈
9 Julho, 2014 at 14:45
Há pessoas que vão ao estádio. Todos os jogos disputados em casa. Quem me dera. Mas há pessoas que não se apercebem no fenómeno globalização a que se começa a assistir nas bancadas. Digo isto porque fui ver o SCP-Equipa Visitante, em que ganhamos com um golo do Slimani. Enquanto o jogo não começava, apercebi-me de muita coisa. Muitos estrangeiros a verem o jogo, na sua grande maioria jovens (programa Erasmus) e não só. No final, meti-me com uma jovem alemã que levava o seu cachecol do SCP. Fiquei com pena de não ter um martelinho de S. João. Abram, a pestana. A mudança é a única varíavel que é constante. Em tudo na vida!
9 Julho, 2014 at 15:00
Não sei se era alemã, holandesa ou mesmo norueguesa 🙂 mas era estrangeira, acompanhada de mais dois amigos. Presumo que tenham pago o bilhete. Hahahahahahahahahaha
9 Julho, 2014 at 15:01
Não esquecer que há voos muito baratos das ilhas britanicas para Lisboa e Porto. Além disso, consta que os escoceses até têm algum poder de compra, pelo que não me admiraria que mais do que japoneses, a maior parte dos espectadores estrangeiros este ano em Alvalade sejam escoceses, 95% deles adeptos do Celtic. Vai ser como se estivessem em casa.
9 Julho, 2014 at 15:05
Falei nisso por ocasião do post dedicado ao Ryan Gold. O SCP vai ganhar visibilidade por aqueles lados. Podem não comprar uma camisola do SCP online, podem não vir ao estádio. Mas se um dia perguntarem a um adepto do Celtic o clube com o qual ele mais se identifica em Portugal… SPORTING OHHH YEAHHHHH I LOVE IT!
9 Julho, 2014 at 18:11
“…charters de… ” 😆
9 Julho, 2014 at 18:13
“…charters de…” 😆
9 Julho, 2014 at 14:41
Tanaka… sorry. Hehehehehehehe
9 Julho, 2014 at 14:46
Tanaka e Nakata têm as mesmas letras e sílabas mas em ordem diferente….
Se isto for suficiente para virem charters cheios de malta com vontade de levar uma macron 75€ + custos de impressão de nome nas costas (deveriamos ter a opção do nome do Tanaka em Japones!!!!) então pode ser!
9 Julho, 2014 at 14:47
nem de propósito…. hehehehehe
vê a hora do meu comentário! Momento “twilight zone”… 👿
9 Julho, 2014 at 14:49
Como alguem disse aqui no outro dia: “There is a fifth dimension, beyond that which is known to man. It is a dimension as vast as space and as timeless as infinity. It is the middle ground between light and shadow, between science and superstition, and it lies between the pit of man’s fears and the summit of his knowledge. This is the dimension of imagination. It is an area which we call the Twilight Zone.”
9 Julho, 2014 at 16:20
😈
9 Julho, 2014 at 14:53
Não vão vir charters de um momento para o outro, mas alguma coisa vai mudar. Não se pode comparar um japonês a um indiano, em matéria de poder de compra. Certo? Não esquecer, que os japoneses são dos povos que mais viajam pelo mundo fora.
9 Julho, 2014 at 15:05
Calma, pá… fuma lá a joint descansado que eu só estava a meter uma futralhada ao barulho!
Eh pá, anda tudo muito sensível desde a cena dos calçonetes verdes…
Sosseguem a passarinha, pô! 😛
9 Julho, 2014 at 15:11
Não me chateei com ninguém 🙂 calma. Estou nice. Hehehehehe, mas é melhor ficar-me por aqui, ou ainda aparece o “outro”. Saído da 5ª dimensão, com a mania de que escrever bem é sinónimo de inteligência. Um tipo que desconhece qu existem pelo menos 7 tipos de inteligência. Tratei-o “bem” porque não sabia ao certo se estava na presença de um Sportinguista ou de um infiltrado. E para que fique registado: só li um terço do texto que ele escreveu com tanto afinco.
9 Julho, 2014 at 15:21
O que tu queres é savana…
Não que não olhes de quando em vez para uma tundra norueguesa…
O que tu queres sei eu, pá… 😈 😯
9 Julho, 2014 at 15:27
Hehehehehehe sim, verdade. Bem pessoal… o enfermeiro aqui do «hospital» deve estar para chegar a qualquer momento para me enfiar o colete de forças e empurrar-me os comprimidos coloridos pelas goelas abaixo… hasta la vista tasqueiros!
9 Julho, 2014 at 14:46
NAKATA… TANAKA… KATANA?!
É impressão minha ou isto está tudo ligado???
9 Julho, 2014 at 18:16
http://www.youtube.com/watch?v=XVSRm80WzZk
😈
9 Julho, 2014 at 14:58
Curioso…
Nakata… Tanaka… escrevem-se com as mesmas letras…
Mais um momento ficheiros secretos…
“The truth is out there…”
9 Julho, 2014 at 15:06
Tanaka em Lisboa!
9 Julho, 2014 at 14:45
Bela tirada do “se eu fosse ROC”:
« Ontem estive a ver o jogo da Argentina e devo-vos dizer que gostei muito daquele nº 10. O rapaz joga tanto que até já há quem lhe chame o maxi-Ryan Gauld argentino. »
9 Julho, 2014 at 14:53
Acerca de Dier,Meta-se uma coisa na cabeça, não há um unico jogador neste mundo, que vá renovar um contrato a 2 anos do final do vigente, sem ver como param as coisas. O jogador quer ver se é aposta, quer ver como correm as coisas. A Direcção não pode esperar que um jogador que numa epoca que passou foi terceira opção e que apenas termina contrato em 2016 vá renovar em 2014. Acredito que estão a gerir bem o processo, tanto mais que o jogador nem está afastado. Agora daqui a 1 ano se as coisas se mantiverem assim, já é diferente, haverá motivos para preocupação, até lá, são apenas suposições jornalisticas e quem liga muito a supositórios só tem uma coisa a fazer ou mete-os onde a luz não brilha ou então relaxa e aguarda.
10 Julho, 2014 at 0:38
like
faz todo o sentido!
eu , no lugar do eric também esperava para ver!
nao significava que nao tivesse amor e respeito ao clube
9 Julho, 2014 at 14:58
Aproveito ainda para falar do Iuri. Lembram-se daquele jogo em que o SCP foi fazer a Luanda? Na era Godinhices? O Domingos levou uma carrada de putos. Chaby, Iuri, e por aí fora. Fomos esmagados. Na altura falava-se muito do Iuri e do Chaby (que ainda eram júniores). Andei muito tempo a pensar porque falavam tão bem do Iuri, até que este ano percebi porquê. Se não estiver enganado, todos vão perceber porquê. Just wait!
9 Julho, 2014 at 15:00
Foda-se que role a bola! No final logo se vê se o Slachev é o novo Balakov, ou o novo Guentchev, se o Tanaka é o Tsubasa ou o Yu Dabao, o pior das pré-época são estas conversas de merda…
Ao menos este ano há a debandada do galinheiro para animar um bocado este tempo morto.
9 Julho, 2014 at 15:00
no teresa Herrera jogamos contra o Gijon
9 Julho, 2014 at 15:00
A propósito do Dier:
Vale a pena lembrar-mo-nos da campanha permanente de desinformação da pasquinagem no auge do “affaire Bruma”, da reacção que essa campanha provocou entre muitos Sportinguistas, a ponto de a determinada altura a permanência do jogador se ter tornado praticamente insustentável independentemente do resultado final da negociação e do interesse de todas as partes.
Continuo sem ouvir o jogador pronunciar-se – como se ele tivesse que desmentir as vontades que, para já, outros colocam na sua cabeça.
Continuo sem ouvir a direcção do Sporting pronunciar-se – como se tivesse que explicar aquilo que, para já, outros atiram para o ar sem que os interessados se pronunciem publicamente.
Não sei se o Dier vai ou se o Dier fica, em que condições é que vai se for, ou em que condições é que fica se ficar. Mas espero que se ele e o Sporting entenderem que é do interesse de ambos que fique, nessa altura o Dier tenha as condições para ficar que o Bruma deixou de ter…
9 Julho, 2014 at 16:21
Mas achas que neste momento a 2 anos de distancia e tendo sido ele o terceiro central da epoca que passou ha alguma coisa de parte a parte? Não me acredito ele quer ver se é aposta e a extrutura quer ver se ele corresponde, seria um tiro no escuro de parte a parte. Vamos aguardar serenamente.
9 Julho, 2014 at 15:02
By the way: Lyonne, gostei do teu texto.
9 Julho, 2014 at 15:02
basta ver que quase metade do plantel vai ser made in alcochete: Patrício, Cédric, Dier, Tobias, William, Adrien, André Martins, João Mário, Wilson Eduardo e Mané. 10 em 25. a estes acrescem ainda mais Geraldes e Paulo Oliveira, formados localmente. (acho que não me estou a esquecer de nenhum) e temos ainda o Carrillo que já conta como formado em alvalade. portanto 13 jogadores formados em portugal, sendo que 11 são formados no Sporting e 11 são portugueses…
não compreendo o porquê de tantas queixas.. sinceramente. nem percebo como é que nenhum comentador pega nisto!!
boa posta!
9 Julho, 2014 at 15:07
Nitidamente estamos a destruir a formação!!!
Temos de mudar-nos para o Sixal… para ver como é que se faz!
9 Julho, 2014 at 15:13
não se percebe mesmo! ainda ontem ouvi o ex-caracolinhos a dizer que este ano o Sporting não estava a apostar na formação….
isto são tudo tretas para desviar a atenção do que se passa nos clubes gémeos…
9 Julho, 2014 at 15:06
Sinceramente prefiro vender já o Dier por 5/6 milhões e apostar no Semedo/Tobias, do que arrastar esta situação até ao próximo ano. Gosto muito do Dier, mas gosto muito mais do Sporting.
9 Julho, 2014 at 15:18
O Semedo não tem qualidade para ser titular do Sporting. E não digo isto pelas merdas de atitudes que já teve. A dupla de futuro deve ser Paulo Oliveira / Tobias.
9 Julho, 2014 at 15:14
Concordo!
9 Julho, 2014 at 15:21
Ariel, estás aí? Desconfio que o NASCP era o Sirk.
9 Julho, 2014 at 15:33
Quem é o Sirk?
9 Julho, 2014 at 15:36
Um tasqueiro que a long time ago (eu acabara de conhecer a tasca) disse basciamente a mesma coisa.
9 Julho, 2014 at 15:37
Fez imensas críticas ao espaço, e deu dicas ao Cherba para que começasse a gerir melhor o espaço, ou corria o risco de ficar com os «marretas».
9 Julho, 2014 at 15:39
Na série X Files é que havia uns gajinhos que eram Shape Shifters…
9 Julho, 2014 at 15:42
O gajo na altura tinha como avatar uma foto dele próprio. Um tipo relativamente jovem (ele disse que conhece o Jusko). Mas cheguei a desconfiar do Luiz F.
9 Julho, 2014 at 15:45
O Ferreira deve ser outra pessoa. mas é claramente do mesmo grupo de empata-fo….
9 Julho, 2014 at 15:38
*basicamente
9 Julho, 2014 at 15:22
Se o número de jogos de um jogador lhe desse talento ou ‘aquilo’ que é preciso para fazer a diferença… Rui Patrício era o melhor guarda redes do mundo (e não é), Tiago (o aquece bancos que continua – incrível – na equipa B), o maior especialista mundial no aquecimento de bancos de suplentes, Gelson o maior prodígio dos ‘stoppers’ e Capel o Messi da Andaluzia. Mas infelizmente a ‘experiência’, ou ‘rotatividade’ não faz o talento de um jogador e sem talento uma equipa não ganha nada. Se atentarmos ao Mundial e às grandes equipas do Mundo, quem faz normalmente a diferença são os jovens… com talento (aquele James…). No caso português temos por exemplo Rui Costa e Figo… tivessem sido emprestados na altura que revelaram o seu talento em vez de serem apostas nos seus clubes, e dificilmente teriam sido os extraordinários jogadores que foram (outros exemplos recentes são Rafa e Carvalho – este nem sequer jogava esporadicamente no Brugge na posição que joga em Alvalade).
Que há que haver uma mescla entre formação e mais valias vindas do exterior, é óbvio. Se essas mais valias devem ser jogadores com muitos jogos nas pernas ou muito talento, não há dúvidas… devem ter muito talento.
Se esses jogadores devem ser jovens ou a meio da carreira ou em fim de carreira? Para os clubes portugueses, ou para qualquer clube que pretenda ser sustentável e encare estes talentos como um ‘investimento’, não há dúvidas, devem ser jovens e com enorme potencial de crescimento. Felizmente, porque os grandes clubes estão entregues a essa corja que anda a destruir por completo o futebol, ainda há nesta área muitas oportunidades, graças à capacidade dos clubes de terem nos seus quadros (como o nosso estimado Aurélio Pereira) gente que percebe de futebol.
Também me parece inquestionável, que deve existir um excelente trabalho de preparação e seleção desses talentos. Devem ser mais valias indiscutíveis em relação a jogadores que já existam no plantel ou que venham da formação. Se não forem a sua contratação não se justifica. Exemplo… Quando se pensa em contratar um central turco de valor muito duvidoso, que não interessa aos grandes e ricos clubes turcos… vale a pena quando temos Semedo, Reis, Dier e Tobias Figueiredo com muito mais talento e potencial? Quando se pensa ir buscar um lateral da longínqua e extraordinária Noruega serve os interesses do Clube quando temos Mica e King que só precisam de uma oportunidade para revelarem que podem ser o próximo ‘William’? Tenho a certeza que não. Já agora, quais foram as mais valias (vendas) do Sporting nos últimos anos? TODOS produto da Academia. Acaso? Não me parece. Erros na prospecção? Também.
A história da dimensão dos clubes nos seus países também pode ser distração… Está bem que a gente é mais ou menos do Real Madrid porque joga lá o nosso Cristiano, e até simpatiza com o Manchester porque ainda lá está o Nani. Mas se estes jogadores partirem dessas equipas nós continuamos a seguir esses clubes com o mesmo interesse? Quantos japoneses gostam do Sporting porque formámos o Cristiano e o Figo? Se calhar muitos mais do que aqueles que apreciam que por cá jogue alguém do seu país. No Japão, dizem, valoriza-se muito o trabalho e o mérito e dá-se relativo valor às aparências – Lembrei-me das ‘Lolitas’ 🙂 -. Mais valias do mercado asiático? “Vão vir charters” de japoneses ver os jogos? Vamos vender montes de merchandising feito na China no Japão? Oficial ou ‘pirateado’? No Japão há meia dúzia de jogadores interessantes… Já estão todos colocados em mercados europeus, sem grande sucesso e Tanaka não é um deles. Mas, oxalá seja um ‘estrondo’ e tenha talento. Só lhe desejo sucesso.
O que é mas importante, parece-me, é a gestão de ativos. Não importa formar talentos extraordinários se não houver capacidade do clube para consolidar, gerir (que inclui a sua venda) esse talento. Não importa contratar grandes promessas se não houver capacidade de as potenciar e valorizar. Casos específicos do nosso Sporting atual para reflexão…
DIER. Problema (ou não) na renovação (uns dizem que houve abordagem, outros que não houve). Contrato até 2016. Vender agora por 5M€? Um jogador que está referenciado por todos os clubes de topo do futebol Inglês, que são os clubes do mundo que pagam mais e melhor por qualquer jogador, especialmente se for de origem britânica? Tremenda burrice! Se DIER vale 5M€ agora, se jogar 2/3 jogos da Liga dos Campeões e for titular regular da equipa principal valerá três ou quatro vezes mais no mínimo. Cláusula de 20M€? É melhor 20 M€ daqui a um ano ou mesmo seis meses do que 5M€ agora. Não renova? Joga… valoriza e no prazo de seis meses ou um ano é vendido por uma verba aceitável. Vender agora serve apenas para lesar o Clube.
MATHEUS PEREIRA. Talento puro. Vai valer milhões. Toda a gente que já o viu jogar diz que o rapaz é fora de série. Podemos colocar este jogador no mesmo patamar negocial de outros jogadores que já renovaram? Não me parece. É um talento especial e tem que ser valorizado e recompensado por isso. Serve de exemplo para os outros, para melhorarem e serem mais ambiciosos (No Real os outros não jogam porque Cristiano ganha muito mais do que eles?). Ceder a interesses de terceiros ou armar guerrilhas? Qual das opções defende melhor os interesses do Clube? Neste caso a opção parece óbvia, manter o jogador… Por isso deve negociar-se para que ambas as partes fiquem satisfeitas, num jogos de cedências e conquistas. E neste caso, para o Sporting e para o jogador parece óbvio que o melhor e indiscutível é a continuidade e crescimento do atleta no Clube.
SLAVCHEV, PAULO OLIVEIRA e GAULD são sem dúvida uma aposta que se enquadra na perspectiva de jovens de talento com enorme potencial, mas agora há que ter ou criar as condições para esses jovens se ‘revelarem’. Se estiverem constantemente a serem preteridos por determinados ‘chouriços’, de certeza que não perdem o seu talento, mas perdem o seu valor no mercado e a aposta terá sido errada. E no Sporting há dezenas de casos desses no passado.
Depois há que considerar em que mercados e que tipo de risco e rentabilidade pretendemos, ou podemos atingir… O que é melhor, pagar 300 mil euros por um jogador que pode valer 10M€ ou arriscar três milhões por um jogador que pode valer 20M€? Para mim é a segunda hipótese, sem dúvida. (Fiz contas e acho que é indiscutível o resultado).
As opiniões têm um valor flutuante, as evidências não. Nas últimas horas falou-se muito de um eventual reforço que gostaria muito que se concretizasse (a par de Jonathan Silva), o guarda-redes grego STEFANOS KAPINOS. As evidências provam que os melhores valores do futebol grego não superam a mediania do jogador europeu. As opiniões divergem que pode ou não existir jogadores gregos muito acima da mediania. É evidente que é possível um talento extraordinário em qualquer parte do mundo, tem que haver é o complemento da formação (a escola) ao talento ‘inato’. Kapinos todos dizem é um desses talentos fora de série.
Existem por esse mundo fora inúmeros ‘scouts’ (vulgo ‘olheiros’, aka ‘caçadores’ de talento, e hoje é possível fazer trabalhos fabulosos e de extrema minúcia nessa área, por causa dos novos meios de comunicação e da maior competência humana), que fazem um trabalho muito apurado, de seleção, observação e comparação de milhares de jogadores por toda a parte do mundo (nunca vi um tal de Gazela nessas pesquisas, nem um novo Pepe de Trás-os-Montes também deve ter tido o seu ‘scout’) e as facilidades da tecnologia moderna, permitem a partilha de muita dessa informação por todos, como muitos por aqui já descobriram.
GAULD, JONATHAN SILVA, WILLIAM CARVALHO e em especial STEFANOS KAPINOS fazem parte de uma pequena elite de jogadores, considerada por esses ‘olheiros’ como a nata dos grandes jogadores de futuro. Não são apenas considerados jovens promessas, que tantos gostam de melancolicamente adiar, são considerados talentos absolutos, certezas de um presente onde só ‘dependem’ das devidas oportunidades para assumirem o protagonismo nas grandes decisões das melhores equipas do mundo. (Para uma destas equipas de ‘scouts’, como para nós, o melhor jogador do campeonato português foi… WILLIAM CARVALHO).
STEFANOS KAPINOS é considerado por muitos desses ‘olheiros’ como uma das maiores certezas do futebol mundial na posição específica de guarda-redes (e a lista é muito reduzida, e sim, também lá está o Oblak). Tem apenas 20 anos, é titular indiscutível do Panathinaikos… Para mim, que muito prezo a carreira do Rui Patrício e muitas dúvidas tenho que algum Clube pague mais de 10M€ sem interferência de um mercador, não lhe fica atrás em nada. Como vantagem é mais novo e mais presença entre os postes… e está na ‘agenda’ dos mais ricos clubes do mundo que só precisam de o ver a grande nível durante um ou dois anos num Clube de nomeada (como o Sporting) para pagarem 15M€ ou 20M€ por ele. Bem trabalhado, KAPINOS vai atingir esse nível.
Aqui está um problema (trabalho específico) que deveria ser resolvido… Não podemos ter um guarda-redes de nível mundial… sem ter na estrutura técnica um treinador específico para melhorar e garantir a sua qualidade. VITAL, pela qualidade que demonstrou numa passagem anterior, poderia ser a solução.
Vale bem o investimento. Aguardei algumas horas com expectativa acreditando que se iria concretizar, para ‘postar’ com entusiasmo que era, até agora, a contratação da época e um excelente trabalho da equipa de Bruno de Carvalho. AINDA não se concretizou, mas espero que se concretize. O que eu acho extraordinário (motivo do post), porque corri a ‘opinião’ de muitos sportinguistas na blogosfera… é o absoluto desconhecimento de alguns em relação a certos assuntos para defenderem uma opinião com tanto vigor… como por exemplo, colocar este KAPINOS ao mesmo nível de um José Sá, Luis Ribeiro, Meira e mesmo Marcelo Boeck. É a loucura total. Fazer pesquisa e procurar informação é cada vez mais acessível. Este é uma ‘evidência’, é um talento de top!
KAPINOS provavelmente é melhor do que o nosso melhor. Pediu 20 jogos por época? A resposta seria óbvia… ‘Com o teu talento e a nossa aposta, queremos que sejas titular em todos os jogos’. Depois tinha é que trabalhar para isso. Óbvio.
Nota final: Pelas circunstancias… Vender neste defeso WILLIAM CARVALHO por 45M€, RUI PATRÍCIO por 10M€, ROJO por 20M€, MAURÍCIO por 5M€ e SLIMANI em torno dos 10M€, …e ainda CAPEL, HELDON e VITOR pelas melhores ofertas, seria excelente para o Sporting. Mais importante do que as opiniões de que com estes jogadores podemos ganhar a Liga dos Campeões, é a evidência que estes valores, alguns difíceis de superar e em oportunidades únicas, são essenciais para o Clube.
9 Julho, 2014 at 15:28
sem renovar, como é que o dier vai render 20 milhões no próximo ano?
9 Julho, 2014 at 15:45
Obvio…
Quando faltar 1 ano vendem-no por 20M€…
9 Julho, 2014 at 15:38
Ferreira: o Albino Forjaz de Sampaio dos blogues.
Ou mais, porque o outro escreveu o ‘Palavras Cínicas’,um livro pequenino, e este craque produz escrita ao Km2
9 Julho, 2014 at 18:19
What he said…
9 Julho, 2014 at 15:47
Luiz. admiro-lhe a sua capacidade para a escrita. Mas, talvez ainda não se tenha apercebido de uma coisa: hoje em dia, as pessoas têm tendência para evitar textos maçudos. Sinais dos tempos. Hoje em dia, somos cada vez mais visuais na abordagem à informação. Foi apenas uma sugestão. Não vou meter em causa o seu sportinguismo, nem o seu QI.
9 Julho, 2014 at 15:53
http://www.youtube.com/watch?v=-z0Pm7tccvc
😀
9 Julho, 2014 at 18:37
😀
9 Julho, 2014 at 16:00
Queres um resumo Europa-América?!?!?!
:PPP!
9 Julho, 2014 at 18:37
Dava jeito 😉
9 Julho, 2014 at 15:51
Luis, mais gente devia ler o seu texto com olhos de ler. muito bom!
9 Julho, 2014 at 15:54
Luiz Ferreira… confesso que nao consegui ler todo o seu texto… mas so para o informar: O RUI COSTA FOI MESMO EMPRESTADO PARA RODAR! Estava para ser dispensado e safou-se depois de ter dado nas vistas no Fafe!
9 Julho, 2014 at 16:01
Tambem nao me parece benefico vender o Patricio, Mauricio, Rojo e William Carvalho! Era para começarmos o campeonato e encarar-mos a champions com uma defesa completamente nova? Deixe essas aventuras para as papoilas saltitantes!
9 Julho, 2014 at 16:08
O Mica precisa de uma oportunidade para ser o proximo William (em talento)? ok… ja percebi!
9 Julho, 2014 at 16:12
O Maurício não deve sair… de todo!
O Rui, com o mundial que alguns GR fizeram, ou perdeu posição ou perdeu cotação… acho que talvez não saia. E mesmo que saia, não estou a ver que, agora, saia por mais duns 8M€.
O Rojo deve ser mais do que garantido que sai… impossível segurá-lo. Anda tudo doido com ele.
O William… não sei. Deixa ver como vem a cabeça do rapaz. Mas começo a acreditar que não tenha muita margem para sair este ano…
Quem poderá mesmo sair é o Slim… Mas com ofertas de 7/8M€ é manda-los pentear macacos! Com a valorização que teve no mundial, menos de 15M€ é barrete! (ai sim… se pudesse, ia buscar o Ener Valência que é rato de área e parece-me tecnicamente bom… Se ele custasse os tais 5M€ que se escreveu por ai que o Pachuca o avaliava… o que duvido! Se o Slim valorizou bué, que dirá o Ener…)
9 Julho, 2014 at 15:34
off-topic: ainda a tragédia brazuca – o Jornal o Globo deu 0 (zero) a todos os jogadores e ao Felipão! Humilhação total! 😉
http://www.ojogo.pt/Internacional/interior.aspx?content_id=4017159
9 Julho, 2014 at 15:35
Deixo aqui um resumo de um jogo que não deve ter passado despercebido ao nosso Mister MS:
http://www.youtube.com/watch?v=62Eu-e9Zmy4
9 Julho, 2014 at 15:48
Iuri tem de ser emprestado para crescer…
Betinho idem aspas…
9 Julho, 2014 at 15:53
Ric… não podemos comparar o potencial do Iuri com o do Betinho.
9 Julho, 2014 at 16:06
Eu não comparei, DeFran.
Acho que um e outro precisam é de espaço para crescer: Betinho a nível futebolístico (sobretudo isso, mais ainda na sua posição) e Iuri a nível mental (pois futebol tem muito naqueles pezinhos de veludo!)
9 Julho, 2014 at 16:06
E isso não o vão conseguir nem na “A” (por alguma falta de espaço) e muito menos na “B”.
9 Julho, 2014 at 17:37
Sim, compreendo. Mas tenho cá um feeling que aquilo que o Iuri precisa é de motivação, e essa motivação virá quando se sentir parte do plantel principal.
10 Julho, 2014 at 0:53
italiano vai-te lixar (com todo o respeito, o mesmo vai-te foder que diria ao meu irmao), o Betinho é brutal!! BRUTAL (não estou a dizer que o Iuri não é um fora de serie!!)
O Beto pequeno:
– marca golos de todos os tipos, em desmarcaçao, em bolas paradas, em jogadas lentas em jogadas rapidas, em aberturas pelo meio , em centros da linha
– marca golos de todos os feitios, de cabeça, de pe, de penalti, parado, em corrida, em habilidade\destreza, basicos so empurrar, dentro da àrea, fora da Àrea, em força, em jeito…
– marca golos entre centrais bem maiores do que ele, de cabeça, de pé
– é muito àgil.. é o que se pede a um ponta, a agilidade da pantera… nao precisa de fazer isto e aquilo, precisa de : pá… está la dentro…mandibulas na garganta!!
Por falar em panteras!
http://www.youtube.com/watch?v=6rMloiFmSbw&feature=kp
9 Julho, 2014 at 16:05
Lembro-me desse jogo.
Vitor Golas na baliza…
Mr Abel fez aquilo que agora é muito elogiado ao van Gaal: trocou de guarda-redes antes de ir para a marcação de penalties.
Lol lembro-me de uma expressão engraçada de um ‘Cacifeiro’: «os putos do Sporting parecem um bando de leões-mabecos».
Os mabecos são uns cães selvagens africanos que caçam em matilha. Trabalham em conjunto e é raro perderem uma presa.
Grande vitória.
9 Julho, 2014 at 15:43
esta a tornar-se insustentavel ter opinioes contraditorias na presença do sardinha verde…
arrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarrozarroz
croquetecroquetecroquetecroquetecroquetecroquetecroquete
lampiaolampiaolampiaolampiaolampiaolampiaolampiaolampiaolampiaolampiao
pronto, escrevi por ti os teus comentarios para o resto da semana. nao tens de quê 😉
9 Julho, 2014 at 15:51
Insustentável é tu (e os Outtaras) só aparecerem aqui para criticar “a falta da aposta na formação” e toda e qualquer acção da Direcção!
Vai, vai lá espreitar à janela que acho que o Oblak está ali na rua.
9 Julho, 2014 at 16:01
eu comento aqui todas as semanas desde os tempos do cacifo… se conheceste este site ha dois dias isso é problema teu, mas aqui sempre houve liberdade de expressão e as opiniões dos outros foram respeitadas.
és chato e nao contribuis com nada relevante… és spam… mas como sou uma pessoa civilizada respeito o que dizes.
para que saibas, sou um incondicional apoiante desta direcçao, votei em ambas as eleiçoes, vou ao estadio quase todos os jogos (nao vou mais porque nao sou de lisboa). mas la por ser apoainte da direcçao, isso nao impede que possa de vez em quando criticar – até pq isto vai de encontro a uma das máximas do programa do presidente: cultura de exigência máxima. portanto sempre que ha uma coisa que na MINHA OPINIAO poderia ser feita de outra forma, eu digo-o… nada mais… e isso nao faz de mim um croquete ou arroz outra barbaridade que andes para ai a dizer… torna-me sim uma pessoa com espirito critico e quer sempre o melhor para o sporting.
eu estou a escrever isto e a pensar se não passarás de uma criança que ainda agora aprendeu a escrever. e se assim for terei de te pedir desculpa, porque nesse caso o nivel dos teus comentarios e bocas condiz com os teus 12 anos
9 Julho, 2014 at 16:28
Meu caro, nos últimos dias tens aparecido aqui invariavelmente com a questão da “falta de aposta na formação” na ponta dos dedos.
Mesmo após terem sido rebatidos os teus argumentos, após serem listados os jogadores da formação que fazem parte do plantel principal, após terem sido listadas as renovações que se fizeram com promessas da academia, depois do Lyonne exemplarmente rebater esses argumentos, depois de te tentar fazer ver que o plantel definitivo só será conhecido daqui a dois meses, que será da responsabilidade de Marco Silva e da Direcção e não de adeptos histéricos que criticam situações que ainda não estão consumadas (plantel definitivo, subida à A de jovens), que qualquer crítica neste momento é prematura e baseada apenas em suposições, continuas a bater no ceguinho.
E acho ainda mais estranho quando esta questão da “falta de aposta na formação” ser o mais recente mantra da comunicação social anti-SCP, drampiões e dos ressabiados que iam acabando com o nosso Clube.
E não entres por questões de antiguidade no cacifo, de idades e medir Sportinguismos na net… Não vais a lado nenhum… O que é palpável aqui é quem vem com o intuito de defender o SCP e não dar corda às intrigas e ao veneno lançado pelos anti-SCP. E aí, desculpa-me, tens dado cartas e não te doem os dedos.
Meu caro, dia 1 de Setembro com o plantel definido e a bola a rolar irei fazer a minha análise à constituição do plantel e à aposta na formação. Espero que passes aqui para fazer o mesmo.
SL
9 Julho, 2014 at 17:03
posso estar certo ou errado em relação a isso da aposta na formação, admito ambas as possibilidades, mas tu nas tuas respostas apenas respondeste com arroz, lampiao e croquetes… nem foi so a mim, foi a qualquer um que tenha uma opiniao diferente…
as minhas criticas expressam apenas alguma preocupaçao em relaçao a nossa formaçao que, como deves saber, sofreu varios cortes necessarios. e isso, parece-me a mim, esta a ter alguns reflexos nas equipas mais jovens – a nossa equipa de juvenis nao e tao forte como ja foi noutros anos, por exemplo (isso as vezes acontece, e normal, mas neste caso acho que é por causa da dispensa de varios elementos do staff e pela diminuiçao do campo de prospecção). depois, apesar do excelente trabalho feito nas renovaçoes (tirando salomao por exemplo) no ano passado, este ano parece que estamos a ter alguma dificuldade em renovar com outros jovens, com o matheus pereira a cabeça. isso ate pode ser por varias razoes, e os jogadores podem de facto estar a exigir dinheiro a mais, e nesse caso nao ha nada a fazer, mas nao deixa de ser a realidade. ja perdemos o cande, que digam o que disserem, tem potencial para ser um bom jogador e no futuro render algum dinheiro. eu obviamente que acho que nao se deve dar aquilo que o jogador quer, mas dependendo do potencial do jogador (e no caso do matheus e muito!) acho que se deve fazer uma excepçao dentro dos limites pq uns milhares agr poderao significar uns milhoes no futuro.
depois ha a questao do dier, que me chateia a mim e a todos porque e um grande jogador. as noticias podem ser todas falsa, admito isso tal como admito que nesta altura me deixo levar um bocado pela comunicaçao social, mas tambem acredito que onde ha fumo ha fogo… e eu acho que o dier e o nosso melhor central e no futuro valera no minimo 30M.
eu nao tou a querer incendiar nada, nem ser do contra. tou simplesmente a dar a minha opiniao e a expressar alguma preocupaçao que tenho pq, sinceramente, a nossa formaçao e uma das maiores fontes do meu sportinguismo. e com os recentes ataques na era do godinho e antes tambem, qualquer coisa deixa-me logo em sobressalto…
e so isso…
e repito, tu nas respostas aos meus comentarios limitaste-te a atacar, estando eu ou nao a falar da formaçao…
9 Julho, 2014 at 17:05
e eu obvio estarei ca dia 1 de setembro para analisar definitivamente, mas tambem te digo que acho que as criticas (sendo construtivas) se devem fazer antes. criticar depois quando as coisas ja estao definidas nao leva a lado
9 Julho, 2014 at 17:35
Mas como podes criticar algo que desconheces? Os treinos começaram há uma semana, ainda não houve um jogo de preparação sequer, ainda há dispensas e vendas a fazer, um estágio a realizar… A indefinição ainda é grande. Não achas que te estás a precipitar um pouco?
Num ano e meio foram feitas mais de 20 renovações de promessas, temos 12 jogadores da formação a trabalhar com o plantel A (por agora…)… Achas que há razão para histerismos com a aposta na formação?
Renovámos com muitas promessas e já viste que tu pegas nos dois casos de renovações que ainda não aconteceram (ninguém, a não ser os envolvidos, sabe as razões), elevas os jogadores que ainda não renovaram a imprescindíveis que vão valer M€ (agora qq Candé que saia do SCP vai ser uma futura estrela e só renovamos com os “coxos”…) e esqueces tudo o resto que foi bem feito?
Acho bem que te preocupes com a formação, que é uma matriz essencial do SCP, mas não podes fazer o jogo dos nossos inimigos! Ainda para mais quando, com esta Direcção, tiveste uma equipa o ano passado que será talvez a equipa da História do SCP que jogou com mais jogadores da formação a titulares consistentemente!
Os cortes na área da formação aconteceram (foram transversais a todo o clube) mas também me parece precipitado dizer que em apenas um ano já se reflectem em todas as camadas de formação do Clube. Além das “alterações” na formação demorarem algum tempo a se reflectirem, não esqueçamos que o lema desta direcção é “fazer mais com menos”. Se o conseguiram nas mais diversa áreas (modalidades, futebol profissional, finanças, etc.) porque estás tão desconfiado que não o vão conseguir na formação?
Vá lá, nós não podemos ser os nossos principais inimigos! Principalmente quando existe tanta gente que nos quer mal e tudo fazem para nos amesquinhar! Vês algum paineleiro a criticar “a falta de aposta na formação” das nádegas (que é real!) e não achas estranho que só se virem para quem REALMENTE aposta na formação? Critiquemos com fundamento e quando houver razões para tal!
SL
9 Julho, 2014 at 16:20
esse gaJO É UM lampião infiltrado…
9 Julho, 2014 at 16:26
porque? queres te mande uma copia do meu cartao de socio?
10 Julho, 2014 at 0:43
yy pá estou contigo!
vira o cú ao Sardinha…. e manda-o foder!