Relativamente à saída/empréstimo de Wilson Eduardo, tudo o que tinha para dizer disse neste post, há uns dias. Mas há outros momentos neste arrumar da casa que valem a pena recuperar:
Rinaudo: já se sabia que Fito não ia ficar. A diferença, ao contrário do que havia acontecido na época anterior, é que Rinaudo não foi emprestado, mas sim vendido, ao Catania. 50% dos direitos económicos do jogador por um montante que pode ascender a 2,5 milhões de euros (provavelmente tendo em conta a sua utilização). Resta-me desejar a maior sorte do mundo a este profissional de mão cheia que, à semelhança de Ogushi, não precisou de ser um artista de outro mundo para depressa me cativar.
Diogo Salomão: novo empréstimo ao Deportivo da Coruña, que nos livra de ter que pagar o ordenado ao Salomão. Não é jogador para o Sporting, já se percebeu. O que eu não percebo é o que terá passado pela cabeça de Bruno de Carvalho para, há um ano, ter renovado por mais cinco com o extremo, blindando-o com uma cláusula de 45 milhões (se nos dessem 4,5 milhões já seria o negócio da década…)
Zezinho: emprestado por um ano ao AEL Limassol, que fica com opção de compra de 80% do passe por €1M. Parece-me que, claramente, quem dirige o clube não conta com Zezinho. É verdade que tem contrato até 2018, mas duvido que, a confirmar tudo o que penso a seu respeito, não convença os cipriotas a ficarem com ele. É verdade que não podemos ficar com todos os jogadores, mas este e daqueles que me pareciam ter condições para fazer parte do plantel principal.
Fokobo: depois da novela, a renovação até 2019. Pode servir de exemplo a outros “catraios” que pensem exigir demasiado dinheiro para renovarem contrato. Agora, é espera que esqueça o perfume da agente e se empenhe a fundo.
Vladimir Stojkovic: primeiro contrato profissional, válido até Junho de 2017. Bem trabalhado, apostando naquele que muitos perfilam como o futuro guarda-redes do Sporting.
O que falta resolver (assim, de repente):
as renovações de Eric Dier, de Cédric e de Matheus. A definição da situação de Betinho, claramente a precisar de poder jogar uma época inteira.
as renovações de Eric Dier, de Cédric e de Matheus. A definição da situação de Betinho, claramente a precisar de poder jogar uma época inteira.
25 Julho, 2014 at 16:09
ainda há saídas por decidir.. infelizmente, este ano o Sporting vai ter muitas mais dificuldades em colocar jogadores emprestados em clubes da 1ª liga. vejamos:
o estoril não aceita empréstimos. ou potencia os do grupo de investidores, ou algum (tipo tozé) que tenha vindo num negócio e que possa render. ir buscar emprestados não.
belenenses deve ter um qualquer acordo com o slb. recordo que tiveram lá o martins e este não calçava. era (até pelas suas necessidades) um clube para Esgaio, Wallyson, Semedo e Betinho.
setúbal mudou a sua política. fez dinheiro com o vezo com o horta e com o tiba, toca a ir comprar brazileiros.
gil, rio ave, moreirense e paços de ferreira, são muito chegados ao porto.
nacional, nunca.
marítimo tem mesmo a sua política de aproveitamento da B. não me lembro do último jogador emprestado que tiveram…
arouca, com o fundo espanhol também compra mais do que recebe emprestado. e os emprestados que vêm são de outras ligas
resta-nos académica, guimarães e boavista. na académica Semedo e Wallyson seriam bem vindos, no guimarães Iuri poderia ser importante, no boavista, Betinho, Chaby, Fokobo e Mika seriam importantes..
resta ver como vai ser.. muitos a precisarem de colocação, poucos a querer receber..
SL
25 Julho, 2014 at 16:17
Eu mantenho a minha opinião…se para emprestar a um clube de retranca e que joga para não sofrer golos mais vale eles não irem! Não evoluem nada! Aprendem a dar chutões para a frente e porrada…mais nada…e é se forem defesas….os médios não aprendem mesmo nada e os avançados não jogam porque quer-se gajos rápidos e possantes e não gajos com técnica e visão de jogo(além disso mesmo que jogassem não aprendiam nada, não lhes vale de nada saberem jogar com 60 metros para correr e quase sem oposição e depois chegarem cá e têm que jogar em 40 metros cheios de gente)…Se é para Gil, Belém, Boavista, Moreirense e outros que eu não conheça mais vale estar quieto e mandar metade para o Cercle Brugge e a outra metade ficar na B e crescer entre a B e a A…
25 Julho, 2014 at 16:29
Por vezes o aprender não é só tacticamente.
Tem muito a ver com o que é sentir um clube com menos condições de treino, mais humilde, menos adeptos. Assim dás mais valor à casa mãe e dominui o vedetismo.
No entano, enquanto não mudar a lei, por mim só emprestava lá fora.
25 Julho, 2014 at 16:57
Cá não acho que seja verdade…são vedetas, os jornais minam esta merda toda, os empresários também….
Nesse aspecto crescem é lá fora! Língua diferente, ninguém os conhece, têm de provar todos os dias, o nome não dá lugar, país diferente, Novos colegas, novas metodologias….lá fora sim aprendem nem que seja num clube de meio da tabela! Mas continuo na minha…mesmo lá fora os jogadores crescem mais e melhor a jogar na B, indo somando minutos na A e treinando bastante com os A do que em qualquer empréstimo…
25 Julho, 2014 at 16:19
Por mim todos emprestados para o Cercle. Na Bélgica está-se a trabalhar bem na formação.
25 Julho, 2014 at 16:23
Só não disse todos porque não estou a ver os gajos agora a receber 10 jogadores! LoL! É que lá pelo menos lidam com dificuldade, nova cultura, têem de bulir e o crl, ninguém os conhece…mesmo que não joguem crescem!
Cá dificilmente emprestava…só a um clube que prometesse apostar nele, que tivesse um treinador que jogasse um futebol bonito e apoiado e que já tivesse trabalhado e formado jovens (para além de depois nos virem cá lixar a vida…mas isso são outros quinhentos…)!
25 Julho, 2014 at 16:28
o setubal à partida é uma dessas equipas e no ano passado, principalmente com a chegada de J. Mario, começou a jogar muito bom futebol.. o gil também joga um futebol largo. já boavista e moreirense não sei como vai ser.. mas se tivesses jogadores com qualidade, talvez pudessem fazer mais..
25 Julho, 2014 at 16:43
Eu acho que o Domingos não é um treinador formador….pelo menos pelo que conheci dele, para além de ter uma proximidade com o Porco que não me agrade…daí que Setúbal não obrigado…
O Gil?! O Gil do João de Deus é Porrada, 9 gajos dentro da baliza, a baterem forte e feio em tudo o que mexe e a mandar chutões para os 2 coitados da frente correrem! Pelo menos ano passado era assim…
Naaa…Setúbal ainda daria o beneficio da duvida…Gil Vicente é que não…
25 Julho, 2014 at 17:06
man.. tens de prestar atenção ao que escrevo.. 😀
já tinha dito que setúbal tinha mudado de política. e o gil, quanto mais não fosse por estar chegado ao porto..
de todos os clubes, só vejo emprestimos produtivos com académica (paulo sérgio), guimarães (gosta de ter bons executantes) e boavista porque está muito necessitado..
SL
25 Julho, 2014 at 17:12
LoL! Tens razão! Não “cruzei” os comentários…;)! hehe! Sorry!
25 Julho, 2014 at 16:59
Não acho que devamos emprestar a equipas portuguesas. Não podemos ter posições fortes, por um futebol mais transparente e, simultaneamente, andar a emprestar jogadores a equipas adversárias, uma das medidas que mais faz do nosso futebol um sitio consporcado.
Para além disso, somos sempre fodidos nos empréstimos. Jogam contra nós, fazem jogões, marcam e, frequentemente, em clubes que depois vão baixar as calças ao galinheiro e ao ladrão.
Fazer acordos “à benfica” não. Isso era no tempo do ppc.
Portanto, é, como bem se disse, emprestar preferencialmente para a Bélgica, mas acrescentaria Holanda para avançados e para Espanha, sobretudo a equipas do norte, que são tesos mas trabalham bem.
Agora, é emprestar com cabeça. Não mandar um gajo sozinho ao desterro. Fazer grupos de 3 ou 4, em empréstimos bem estudados, avaliando bem a probabilidade de serem titulares e, não menos importante, com visitas periódicas da nossa equipe técnica, nem que sejam os adjuntos da B.
25 Julho, 2014 at 21:35
Certamente que Holanda e, mais, Bélgica possuem uma escola que tem dado bons resultados. Mas, para mi, a Alemanha é que era – é capaz de ser o actual país do mundo com melhor e maior aposta na formacao de jogadores.
O que eles fizeram foi investir muito, segundo li aqui http://www.newsweek.com/doing-it-german-way-260238, nao só em infraestrutura mas em desenvolver os treinadores e obter fundamentalmente uma mudanca de paradigma.
Daí que seria, para qualquer jogador novo e escolhendo o clube certo, uma exposicao a métodos de treino, disciplina e competitividade que nao terao paralelo. O estereótipo dos alemaes nao é por acaso.
25 Julho, 2014 at 16:25
E entretanto parece que foi dada a ordem de campanha promocional das galinhas, assim de repente é só coisas boas na CS:
Jorge Jesus: «Não preparo
a equipa para estes jogos»
Este Benfica também
é para “velhos”
«Quem chega ao Benfica não tem noção do que é este clube» – Jesus
“Liverpool prepara €38 milhões para Gaitán”
«Temos capacidade para arrumar a casa» – Jesus”
Uiii………toca a atirar reboçados para as galinhas que já começavam a contestar o que se passava no galinheiro
25 Julho, 2014 at 16:25
Quem do nosso Sporting a jogar nos sub-19??
Palhinha, Riquicho, mais alguem?
25 Julho, 2014 at 16:25
(da equipa titular, claro)
25 Julho, 2014 at 16:32
Domingos Duarte
25 Julho, 2014 at 16:43
Gelson Martins
25 Julho, 2014 at 16:54
Gelson ta no banco (a descansar…) mas obgd na mesma
25 Julho, 2014 at 16:37
Muito interessante esta nossa selecção …
Vi os dois primeiros jogos e esta primeira parte e há aqui muito potencial.
25 Julho, 2014 at 16:43
Tanto puto com potencial que se vai estragar por estar no porco ou nos lãzudos…
25 Julho, 2014 at 16:45
Era de sacar-lhes o Alexandre Silva.
O Podstawski joga nos corruptos?
25 Julho, 2014 at 16:50
Ya…acho que sim…
Era sacar-lhes uns quantos…o puto o Rafa (DE) também podia ser jogador, felizmente o R. Lopes já está no City pode ser que se faça…pelo que vi podiam ser jogadores..enfim…daqui a 4 anos estão no Rio Ave e no Belém e o crl…
25 Julho, 2014 at 16:50
Falei agora com um lampião que me garantiu que o carnide vendeu Garay e Enzo por 70 milhões. Vocês já viram essa notícia em algum lado.
25 Julho, 2014 at 16:53
Gaitan….LoL! E sim…há essa noticia num dos jornais…já não sei qual…os gajos são malucos! Se venderes o Enzo por 25 e o Gaitan por 30 já fazem uma festa…com as % que devem ter recebem pai 40M pelos 2 e o Orelhas já fica todo contente…
25 Julho, 2014 at 17:17
Correcção, Gaitan! lol
25 Julho, 2014 at 19:46
Mas eles esquecem-se que o comprador tambem tem de declarar e ai sabe-se tudo.
25 Julho, 2014 at 16:53
Sim vi….e à tempos vi uma do Garay por 20M, antes disso vi o Matic por 50M, o william por 30,25,15, Eric Dier por 6M, Hulk por 100M, 60M, 50M….
25 Julho, 2014 at 16:55
E do Mantorras por 100M
25 Julho, 2014 at 16:50
Se for dito com sinceridade esta é a postura que me parece correcta para os nossos jovens esperanças , ambição mas tambem humildade e respeito …
” Posso garantir que vou trabalhar sempre no limite, seja na equipa A ou na equipa B. Todo os dias faço o meu melhor e no fim logo veremos o que decide o treinador.” Ricardo Esgaio.
25 Julho, 2014 at 16:56
Não vejo a hora deste gajo jogar na A, titularíssimo.
Pode ter a sua oportunidade este ano, mas julgo que só no próximo ano será uma aposta 100%.
25 Julho, 2014 at 17:42
bem…para mim foi um alívio que o Bebé fosse para as galinhas, é um cepo em potência, não joga um crl, apenas tem força, e de pensar que havia aqui uns amigos Tasqueiros que o queriam a tapar o lugar a algum jovem com potencial, por exemplo …Dramé.
Ainda para mais foi contratado para o lugar de um excelente jogador chamado Gaitan (que está de malas aviadas para fora do lã-piódromo, vejam lá se é um boa “troca”.
No que diz respeito ao Kostic (apesar de não conhecer o tipo) também me começa a parecer que é mais uma paixão assolapada estilo a que tinham pelo Bebé…veremos o que isto dá.
SL
26 Julho, 2014 at 7:49
Rinaudo – Grande Fito, Grande Sportinguista, tenho pena que a história dele no Sporting tenha tido este fim. Boa sorte!!!
Zezinho – “É verdade que não podemos ficar com todos os jogadores, mas este e daqueles que me pareciam ter condições para fazer parte do plantel principal” exactamente o que penso, já me resignei, é claramente uma carta fora do baralho para esta estrutura e mais uma vez… Não podemos ficar com todos.
Salomão – erro de casting
Fokobo – contente pela resolução de um problema mas tenho dúvidas do seu sucesso desportivo, espero me enganar…
Stoj – Dizem que será o futuro number 1
Betinho – tem de rodar uma época inteira na primeira liga ( mas já tou como o Cotovio – diarreia contra nós) ou no estrangeiro. Betinho estava há dois anos nas 50 grandes promessas europeias… SL