O Tico e o Teco, amigos de longa data. combinaram, como tantas e tantas vezes, encontrar-se na Tasca a seguir ao jantar. O Tico chegou primeiro, sentou-se e notou alguns rostos preocupados com a derrota frente ao Twente. Pediu uma preta, caseira, e elevou o pedido para duas quando avistou o Teco a entrar.
«Estamos fodidos, meu», disparou o Teco ainda antes de sentar-se.
“Então?!?”, perguntou o Tico.
«Então?!? Tu viste o jogo?»
“Epá, vi. Não consegui estar sempre a olhar, mas fui acompanhando”
«Ah, por isso é que estás descansado! Estamos fodidos, meu, só te digo! Fo-di-dos!»
Chegam as duas pretas, mas o Teco dá mostrar de ter as cordas vocais bem oleadas.
«Aqueles Geraldes, pá, vale alguma coisa? E o Maurício anda a gozar com os colegas! E o puto, o inglês, estava a dormir! Já nem falo do Jefferson que não há meio de chegar alguém para o fazer mexer a peida! E o William?!? Goooooordo, pá! Nem se mexe! Está mais do que visto que já tem a cabeça noutro lado! Ele e o Patrício, que nem foi posto a jogar! E o Mané, se tu visses Mané, meu é um novo Djaló está visto! Só falta começar a papar uma Floribela! E o Montero bem que pode voltar à América, porque gastou os golos todos em meia época! O Martins também é só fogo de vista, vais ver! É como o João Mário, só joga bem no Setúbal. E o búlgaro também só devia ser craque na terra dele! E o escocês ou irlandês ou o caralho, tão bom tão bom e nem joga! E o Shikabala também anda a ambientar-se há meio ano! Este filme já eu vi! Muita promessa, muita promessa… o Marco Silva que se ponha mas é a pau que isto não é o Estoril!»
O Tico, termina a sua cerveja e sorri.
«Estás a rir-te do quê?»
“Do teu exagero, pá. Sexta-feira queres combinar a que horas?”
«Nem sei se vou, digo-te já! Para vir de lá irritado… se soubesse nem tinha comprado gamebox…»
“Deixa de ser parvo. Tu viste tão bem o jogo e nem percebeste que há jogadores a quem as pernas não obedecem, tendo em conta as tareias que têm levado? E não percebeste que assim que se equilibrou a equipa com os jogadores com mais ritmo, dominaste o jogo todo e só perdes esse domínio por uma expulsão palerma? Bebe essa merda e deixa-te de histerismos, porra! E sexta-feira livra-te de não apareceres em Alvalade!”
29 Julho, 2014 at 8:08
Se há derrotas que sabem bem a de ontem foi a tal, não só para acalmar as “passarinhas” mas também para vermos que as tareias de pré-época começam a sortir efeito, e tal como disse o nosso presidente, ficaria preocupado se já estivessem no pico de forma. Foi um bom treino, começar a perder logo no ínicio, chuva e a jogar com menos um. E como diz o outro sexta feira há mais.
29 Julho, 2014 at 8:08
Olha … tasca com rodas 😉
grande pré-época está o Sporting a fazer … contratações, ausência de vendas, treinos programados a horas, calma e trabalho sério 🙂
ontem isto andou mesmo entregue aos ticos e tecos 😉 às vezes apetece fugir e nem entrar. Confesso que foi o que me aconteceu ontem.
Mas já passou!
29 Julho, 2014 at 8:29
Standing ovation….clap clap clap! Muito bom…faltou aí dizer que “ontem mostramos que não podemos ser candidatos ao titulo” (como se os outros estivessem a ganhar ás pazadas…)!
Eu percebo o receio…foram muitos anos a perder e a sofrer! Nada tem a ver (como já foi dito e bem) com ser mais ou menos Sportinguista…foram muitos anos a levar porrada e por isso uns defendem-se com o seu pessimismo enquanto outros levantam a moral mais depressa….
Não vi o jogo por isso não vou fazer considerandos! Verei logo na Sporting TV! E não sei em que fase da “tareia” estão…sei que 2 jogos em 2 dias com muitas repetições de jogadores e muita tareia pelo meio tem de dar cansaço! Alguns fizeram 3 jogos em 6 dias! Tanto é assim que o treino antes de ontem (se não me engano) foi cancelado…Mas logo verei com mais calma!
Também acho (como disse ontem) que pré-épocas muito boas normalmente resulta numa época mais fraca…para mim é muito importante perder na pré-época! Mantém as cabeçinhas no lugar, faz com que amanhã se dediquem ainda com mais força ao treino….como o escravo romano que vai ao lado do General no triunfo a dizer-lhe repetidamente “tu és humano”! Além disso mostra as debilidades a tempo de as corrigir….
29 Julho, 2014 at 8:30
Of topic:
Parabéns aos Sub-19 e em especial a Domingos Duarte, Mauro Riquicho, Gelson Martins e Palhinha, estão na final do europeu 🙂
29 Julho, 2014 at 8:55
Mau jogo: excelente resultado!
Num processo de aprendizagem, que se quer evolutivo, os erros são o mais importante que há. Principalmente, se desses erros houver consequencias. Ontem houve vários erros de marcação, de velocidade e de concentração que deram 2 golos do adversário. Por isso, o resultado. E ainda bem. Porque, se Adrien e André Martins e Carillo tivessem marcado aqueles golos “certos”, estaríamos agora a falar de um mau jogo e uma vitória…péssima. Porque seria a 7ª vitoria seguida e não tenho dúvida de que a euforia toldava o discernimento e, de repente, o WILLIAM já era o Sir, e o GERALDES já tinha pegado de estaca e do DIER já ninguem se lembrava dos erros e da apatia, e já não precisávamos de um extremo de raíz porque afinal tínhamos o MANÉ e o CAPEL, e o ANDRÉ MARTINS continua va a bombar, etc, etc, etc. As vitórias servem para isso, servem para, às vezes, são lustro que esconde as nódoas, mas apenas de curta duração. E esta equipa ainda tem nódoas. Normalíssimo. MARCO SILVA deve ter agradecido ao árbitro por ter expulso MAURÍCIO e a ADRIEN e ANDRÉ MARTINS por terem falahado o que parecia certinho. Porque MARCO SILVA quis testar o seu onze-base para a época que ái vem, em 2 jogos seguidos. Como disse no anterior post, essa vai ser a dura realidade destes jogadores: jogos de 4 em 4 dias, e nada melhor do que agora para esticar estes jogadores ao máximo, a ver se eles aguentam. E, ontem, ao contrário de muitos aqui eu vi coisas muito positivas:
Vi que:
– ADRIEN aguenta, e que está um passo à frente de todos os outros. Está muito mais inteligente na sua gestão de esforço e muito mais mandão. É o patrão desta equipa, está um Senhor jogador. Está no melhor momento da sua carreira e, se continuar assim, meus amigos, se ele desfilar a sua classe, agressividade, maturidade e inteligencia no jogo, para a próxima época está num Milionário Colosso Europeu (daqueles com muitos zeros na conta bancária). ADRIEN, quando apareceu em 2007 na primeira equipa do Sporting (de Paulo Bento) era o meu jogador preferido. E só Paulo Bento para o queimar em posições muito menos ambiciosas para o grande player que ele é. ADRIEN é o jogador que todos os treinadores querem ter. Conheci em Braga um miudo da idade dele e seu contemporaneo que tinha jogado nas camadas jovens Associação Recreativa e Cultural de Paçô, e, ele dizia que o ADRIEN com 12 anos era a estrela da Companhia: fintava tudo e todos e tinha um perfume nos pés que só ao alcance dos predestinados. ADRIEN é neste momento o homem mais importante desta equipa. Porque perdeu, finalmente, a sua timidez, libertou-se das amarras que outros lhe impuseram ao longo dos anos e a ausencia do Mundial, veio mostrar…que só lhe fez bem;
– Vi também CARRILLO, La Culebra. Porra…será desta? Vi o peruano com uma entrega, uma intensidade de jogo e a cerrar os dentes como nunca vi nas 3 épocas inteirinhas que já tem de Leão Rampante vestido. CARRILLO pede um gémeo seu do outro lado. Porque CARRILLO desequilibra mesmo e vem dar razão a quem defendeu (como eu, apesar das perdas de paciencia) a sua continuidade. CARRILLO é latino e como todos os latinos, é bebé de colo. Culpa das suas mamãs. Nós, portugueses, tambem o somos e esquecemo-nos disso. CARRILLO precisa de colinho, precisa de um “tap in the back”, duma palavra amiga, não vai lá com desprezo ou fúria ou indiferença. MARCO SILVA, como é inteligente, sabe disso e disse-lhe: “tu és uma estrela. joga o que sabes”. E Ele joga. O CARRILLO desta pré-época não é um brinca-na-areia.É o elemento mais desequilibrador e o motor criativo que estende o futebol da equipa. É para nós o que Markovi foi para os lampiões. o único problema seu é a inconsitencia, mental e física. E, curiosamente, ontem foi aí que todos os outros falharam
e CARRILLO, ageuntou-se.
– vi JEFFERSON. quem daqui pedia já a sua substituição, não percebe a essencia deste turbo brasileiro. Uma vez vi JEFFERSON nas bombas de gasolina da Galp na A5 em Oeiras e pensei par amim: “porra, não tem ar de jogador da bola, parece um gajo igual a todos os outros”. É, realmente, JEFFERSON tem aquele arzinho de merceeiro lá da terra, mas ontem provou que já está lá: muito mais concentrado, muito mais intenso, correndo mais e melhor, antecipando-se no corte. furando o flanco como ele tanto gosta e principalmente jogando mais e melhor com CAPEL. Falhou no primeiro golo? É provável, mas num jogo em que toda a defesa falhou , ele foi o melhor elemento, numa altura em que muitos já o descartavam. Agora, é JONHATAN SILVA que vai ter que correr mais. O lugar de JEFFERSON a Jefferson pertence. Os outros é que têm de o roubar.
– vi JOÃO MÁRIO, que mal entrou, criou perigo . Não vi o JOÃO MÁRIO que muitos viram aqui (será que não vimos o mesmo jogo?). Vi JM muito intenso, mas calmo , numa altura em que as coisas não pareciam correr muito bem. Vi JM a rasgar, a meter o pé, a fazerpressão alta (numa bola recuperada por ele, SLAVCHEV quase marcou). Vi aquele JOÃO MÁRIO que vai ser, sem ´duvida o 12º jogador.
– Vi SLAVCHEV, finalmente, o Lampard Búlgaro. Entrou muito bem, muito esclarecido, muito forte, a par de ROSELL foi um tampão no meio campo. Para os que diziam que era um flop, ontem disse a MARCO SILVA que pode muito bem vir a ser o que contratámos. Com ele, não passa nada e ainda vai lá à frente aventurar-se. Prefiro muito mais a sua evolução (como a dos outros) do que uma vitóriazinha que, nesta fase, não vale nada.
– Vi ORIOL ROSELL. e o que dizer do catalão? se a Liga começasse amanhã, seria titular de caras. Não tem a capacidade de recuperação de bola de WILLIAM, mas é muito mais solto e fresco do que o angolano. Creio que, se WILLIAM não for vendido, a posição 6 vai ser a mais rodada de toda a época. E penso mesmo que vamos ter a melhor dupla de MD de Portugal (de longe!). (principalmente, com a saída do “mierdas” dos lampioes);
– Vi também GERALDES e não me pareceu a nódoa que muitos querem fazer ver. Cometeu o erro que tantos e tantos laterias cometem, que é o de não meter o pé, aquando do centro. Mas quantas e quantas vezes vimos CÉDRIC a cometer o mesmo erro. Claro, que esses erros podem dar golos. E ontem do lado dele saíram dois golos. Mas é a coisa mais injusta do mundo anulá-lo e reduzi-lo a dois erros, quando a restante exibição foi de garra, empenho e determinação. Quantos cortes ele fez? Quantos contra-ataques ele parou? Quantas vezes ele subiu pelo seu flanco? GERALDES está-se a ahabituar à realidade mais competitiva da sua carreira. Mas vai lá chegar, não tenho dúvidas.
Das coisas menos positivas, só uma verdadeiramente me preocupou:
– um jogador cuja falta de tino já preocupa um pouco , como MANÉ: não se compreende como, sendo mais novo e mais fisicamente solto do que a maioria, parece um veterano pesado. Dá a ideia nítida de que não se preparou fisica e mentalmente nas férias para atacar a época. Ainda para mais, quando a equipa tem o dobro das soluções da época passada, logo, deveria estar mais alerta. MANÉ não é um extremo de raiz, certo. E parece que MARCO SILVA ainda não lhe descobriu uma posição certeira. Penso que MANÉ funciona melhor como 2º avançado, mas acima de tudo aquele MANÉ que estávamos habituados a ver com velocidade, discernimento e capacidade de remate, ainda não vimos. Parece que MANÉ ainda não acordou. Se calhar, este não precisa dum tapa nas costas, mas de ser agitado.
Em suma, acabo como começo: mau jogo, excelente resultado: dos reforços, todos eles me convenceram. Até PAULO OLIVEIRA, que é um jogador com um estilo muito pouco popular, mas que tem um jogo mais cerebral e que, como qualquer Central, demos mais temo a ganhar rotinas, pois os centrais são os jogadores mais postos à prova.
Falhámos? não, nem pensar. Nem um mês temos de preparação, jogámos com os mesmos 7 tiulares do último jogo (há apenas dois dias) e perdemos por 2 a zero, contra o 3º classificado da última Liga Holandesa, um adversário que leva mais uma semana (que nesta fase parecem meses). Tudo isto , num jogo em que nunca fomos inferiores, e que mostrámos que , se há trabalho por fazer, há mais ainda já feito.
29 Julho, 2014 at 8:57
Umas bocas bem mandadas ao comentador da SporcoTV teriam sido o melhor remédio para aliviar a frustração da derrota. Não me lembro do nome daquele parolo, que mais parece uma puta histérica quando celebra os golos contra o SCP, aquele morca arraçado de lobisomem, que se não fizer a barba umas 5 vezes ao dia, até debaixo dos olhos lhe cresce a barba. “o Lampard da Bulgária” com um risinho a acompanhar… disse ele… detesto que esse morca comente os jogos do NOSSO SCP, pois é um pé-frio do caralho. Enfim….
29 Julho, 2014 at 9:02
Li alguns comentários após a derrota e… ía-me sentindo mal do coração. Algumas análises ao jogo – diria críticas – são de uma irracionalidade total! Então o SCP num espaço de 48 horas faz dois jogos e vocês queriam o quê?! Hein?!!!!! Repitam lá novamente! Queriam que jogássemos a 200 à hora?! A sério?! Tenham juízo! Fraguito: comparar o Mané ao Djaló é pura idiotice! Sim, o Mané tem sido dos elementos mais apagados da equipa, mesmo assim, esse termo “Djalonização” vai para os compêndios da estupidez.
29 Julho, 2014 at 9:06
O Twente não fez um caralho para ganhar o jogo! Marcou dois golos que resultam de dois erros defensivos. Ainda não vi o primeiro golo, mas o segundo surge porque o defesa (não sei quem) nem força teve para mandar um chuto para a frente. O Twente…. passou grande parte do jogo a trocar a bola com o guarda-redes (daí a posse de bola superior). Não esquecer ainda que o campo tem dimensões reduzidas, talvez mais pequenas que o estádio do Paços de Ferreira…
29 Julho, 2014 at 9:12
Aqueles gajos pensavam que estavam a jogar ao meiinho… isso sim!
29 Julho, 2014 at 9:10
Há gajos que só uma preta não chega…
É espetar com duas bifanas com mostarda pela goela abaixo para ver se ganham noção da realidade.
Apre…
29 Julho, 2014 at 9:40
6ª feira a que horas na roulote das “bouas”?
29 Julho, 2014 at 10:24
Gosto muito da forma como o Boeck joga com os pés. Dá mais largura à equipa e tranquilidade. Não é um Neur, nem nenhum Libero, mas agrada-me!
29 Julho, 2014 at 12:14
A sério? Eu tenho achado que o marcelo com os pés tem estado muito mal…
29 Julho, 2014 at 10:29
Costumo ser um Teco…durante umas duas horitas. Neste caso foi 30 minutos!
Estamos na pré época por isso relativizei 😉
Enquanto estou na pele de Teco nem costumo vir aqui. Pois ando com azia e sei que vou ler vários disparates. O pior é que me vejo a concordar com vários deles. É o W Cavalho gordo, é o Montero que não marca…etc,etc. quando na minha cabeça só vejo cenários apocalípticos, é sinal que o TECO está por aqui instalado.
Fica sempre pouco tempo…
Depois vem o Tico que me diz que as tareias são grandes ( ontem foi evidente o cansaço) que o potencial é enorme, que ganhámos ao carnide e que podemos confiar cegamente neste presidente.
Já comprei os Bilhete para Sexta. Vamos 3 gerações. para a B31 🙂
29 Julho, 2014 at 11:08
Estou a gostar bastante da organização desta pré-época, treinos e jogos no limite, cargas muito intensas, a época vai ser longa e é para homens de barba rija.
Fazermos 2 jogos no espaço de 48h com treinos duros nos intervalos só veio trazer ao de cima (se é que ainda não tinha ficado à vista) as debilidades, tais como a dificuldade do Jefferson em acertar na marcação (compensa sempre com a corrida, mas às vezes não chega a tempo), as bolas nas costas do Dier e as suas falhas de concentração, e primeira pré-época com tareias a sérios para alguns jogadores, a dificuldade do André Martins em procurar espaço vazio para jogar e em segurar o jogo, a falta de eficiencia do Capel (corre, esforça-se mas resulta em quê?), bolas pelo ar do Boeck e o constante afastamento do Montero das zonas de finalização.
Ficaram também à vista os pontos fortes como a resistência do Geraldes, Jefferson e Adrien, a qualidade de reflexos e jogo de pés do Boeck, a marcação forte dos centrais, posicionamento do William, a pressão do Adrien e do André Martins, a técnica do Carillo e a simplicidade e agilidade do Tanaka.
Com uma preparação destas tenho a certeza que teremos pernas e cabeça para atingir grandes objectivos!
29 Julho, 2014 at 22:47
De negativo desta pré época e particularmente desta ida à papoiland tenho a dizer o seguinte:
– pior foi mesmo o equipamento!
:p