Quando, a cinco minutos do fim, Montero concluiu, com elevada nota artística, mas pouca eficácia, uma fantástica jogada envolvendo Carrillo e Rosell, pairou-me na mente o título para esta crónica: «o Leão esbanjador e o Leão sofredor». E, também por essa altura, perspectivava eu sublinhar o carácter dos nossos jogadores e a forma como, depois de uma expulsão escusada e infantil, depois de perderem o domínio de um jogo que sempre foi deles, tiveram a capacidade para, mesmo com um homem a menos, criarem tantas situações de golo como um adversário em ascendente.
O que é que mudou? Sofremos o golo do empate, ao cair do pano. Para trás, tudo igual. Seria, por isso, enorme injustiça da minha parte mudar as impressões de 90 minutos em função daqueles malditos dez segundos que me deixaram tão desesperado quanto Carrillo, Rui Patrício e Saar (três das figuras da partida). E que impressões são essas? Fizemos uma belíssima primeira parte. Se preferirem, fizemos trinta minutos à Sporting e, depois, baixámos a intensidade e o ritmo, criando a ilusão de que a Académica tinha equilibrado a partida.
Para trás tinha ficado a primeira diabrura de Carrillo, aos 30 segundos de golo, mandando um adversário ao tapete com um toque de calcanhar, o mesmo Carrillo que confirmava querer passar de promessa a protagonista com dois remates de fora da área. E foi do peruano o golo que colocava justiça no marcador, depois de soberbo cruzamento de Jefferson, o mesmo que, na marcação de um canto, havia surpreendido tudo e todos com a colocação de uma bola nos pés de André Martins. Pena o remate ter sido digno das transmissões de rugby que animam a SportingTV este fim-de-semana.
O 2-0 podia ter chegado logo a seguir. Adrien, outro dos melhores em campo, desce pelo corredor central e no momento certo serve Heldon. O extremo assusta-se com tal oferta e, na cara do redes adversário, atira denunciado, em arco. Também em arco, mas dos pés de André Martins, chegaria um livre que, a entrar, resultaria num dos melhores golos do campeonato. O ritmo baixaria depois, permitindo à Académica respirar e esticar-se um pouco em campo, depois de trinta minutos enfiada no seu meio-campo. Reclamou-se penalti por mão de Jefferson (a eterna questão da bola na mão ou da mão na bola que, confesso, não me chocaria se tivesse sido assinalada) e haveria tempo para mais dois momentos importantes: Heldon voltar a decidir mal, perdendo demasiado tempo a entregar a bola a Montero e deixando o colombiano em fora-de-jogo; William Carvalho vê amarelo na primeira falta que faz, numa decisão que permite questionar o critério disciplinar usado ao longo dos primeiros 45 minutos.
No recomeço, com Cédric lesionado, Marco Silva improvisou Rosell a lateral direito, posição em que o espanhol já actuou algumas vezes ao longo da carreira. O leão ficou coxo a atacar, mas, ainda assim e respondendo ao aparente adiantamento do adversário, seria na área academista que teriam lugar os primeiros momentos de destaque. Heldon é derrubado, ficando penalti por assinalar, lance a que se segue um forte remate de Adrien e um cruzamento do entretanto entrado Capel (que confusão me faz continuar a haver quem ache que o pequeno Diego é perfeitamente dispensável), a que Carrillo responde com um remate enrolado que encontra o corpo de Montero pelo caminho.
Seguiu-se um susto, um grande susto, num cabeceamento de Rui Pedro, sozinho no coração da área, que passou a centímetros do poste de Rui Patrício. Com mais de uma hora de jogo, a Académica criava a sua primeira situação de golo. Logo a seguir, William Carvalho tem uma paragem cerebral e vê o segundo amarelo. Faltam 25 minutos de jogo e, reduzidos a dez elementos, Marco Silva coloca Paulo Oliveira a fechar a direita da defesa e recupera Rosell para a posição seis. E a verdade é que, aos poucos, a equipa, mesmo sem voltar a pegar no jogo, se vai recompondo e organizando. A ponto de pertencer-lhe nova situação de golo, com Capel a falhar, de cabeça, na resposta a um cruzamento teleguiado de Carrillo. Do outro lado, Patrício voa para uma monumental defesa, daquelas que me faz desejar que ele faça toda a carreira de Leão ao peito. Seguir-se-á a tal jogada, brilhante, que Montero finaliza sem o merecido êxito e o golo do empate, nessa altura completamente caído do céu e num verdadeiro acto de injustiça não só para o que se passou em campo, mas para o próprio Carrillo, aquele Carrillo que, só por si, vale um bilhete para ir à bola.
Posto isto, há duas formas de encarar este empate, este maldito empate que adensa o sentimento de angústia de uma semana em que fomos bombardeados directamente.
Podemos colocar tudo em causa. Dizer que o Marco Silva não chega ao Natal porque isto não é o Estoril; dizer que o William foi expulso porque está com a cabeça em Inglaterra; dizer que o Montero é um flop; que não sabemos defender, que a atacar estamos lixados e que o melhor é baixar as calcinhas ao Slimani, que foi uma vergonha recuar quando estivemos em inferioridade numérica, que comprámos muitos jogadores e eles não decidiram logo no primeiro jogo do campeonato, que se o Carrillo é o melhor em campo está tudo dito e todo um rol de críticas que terminará nas dispensáveis comparações com os espanhóis da invicta ou com os taliscas de Carnide.
Ou podemos sublinhar o que de bom a equipa fez. As jogadas belíssimas de envolvimento, a tentativa de não limitar os cantos a cruzamentos para a área ou a vontade de chegar ao segundo golo mesmo com um jogador a menos (fui só eu que vi o Jefferson ir pressionar os defesas adversários, a menos de cinco minutos do fim, obrigando o Capel a compensar o seu lugar na continuação da jogada?). Podemos rasgar um sorriso por, finalmente, vermos o Carrillo que tanto desejámos. Podemos aplaudir, de pé, o Rui que tão maltratado é quando veste as cores a selecção e que com a nossa prova que aquele lugar é seu mesmo de olhos vendados. Podemos elogiar a forma como um desconhecido Sarr compensou uma das bombas que explodiu esta semana. Podemos continuar a incentivar o Montero, na esperança de que o grande jogador recupere o goleador. Podemos deixar de choramingar pelo que jogávamos com Jardim, que muitas vezes era quase nada e se resolvia na cabeça de um argelino, e ver que no que jogamos com Marco Silva há uma base de futebol de ataque que entusiasma, apesar de precisar de ser mais constante.
No fundo, podemos dizer a jogadores, técnicos e dirigentes, que continuamos a seu lado. Que a onda verde que, ontem à noite, pintou Coimbra, continuará a crescer ao lado da equipa em que acredita. Porque, resumidamente, é isto: ao fim dos primeiros noventa minutos da época, queremos, ou não, continuar a acreditar? Eu quero. E continuo. Quem partilhar este sentimento, dê um passo à frente. E, mesmo a milhares de quilómetros de distância, utilizando a força do pensamento, ajude a encher Alvalade no próximo sábado!
17 Agosto, 2014 at 17:27
Noticia de ultima hora.
Sporting contrata jovem portugues e alinha neste momento pelo SCP b…
Nome: Eduardo Esgaio!
17 Agosto, 2014 at 17:29
Aleluiaaaaaaaaaaa, chamou-lhe Ricardo. Obrigado ao gajo que ligou para a Sporting TV!
17 Agosto, 2014 at 17:34
Ó meus amigos…
Goazamos nós com os comentadores da bififcatv…
Bolas…este que comenta na SportingTV…”já me fritou” a paciência…
É só asneira atrás de asneira…mas vá lá…
Já descobriu que o eduardo esgaio, afinal se chama Ricardo…
Haja paciência…!!
SL
17 Agosto, 2014 at 17:35
O ques erá que o Rojo nos terá para dizer…?
Só pode ser para dizer que o fundo e o seu representante…o “apunhalaram” pelas costas…!!
SL
17 Agosto, 2014 at 17:36
Alguém sabe o que se passa com o Betinho?
17 Agosto, 2014 at 17:38
“Foi lá acima de cabeça!” – o jogador do Santa Clara nem tira os pés do chão.
17 Agosto, 2014 at 17:49
Só lhe ouvi dizer uma coisa com pés e cabeça…: “tenho que perguntar ao meu médico…o que se passa comigo…”…
Não gostei da 1ª parte, 1 ou 2 pormenores e nada mais…
Vamos lá rapaziada a abrir os olhos e a “dar corda aos sapatos”…
SL
17 Agosto, 2014 at 17:51
Diz-se “por aí” que o Rojo vai fazer uma pausa na carreira…
17 Agosto, 2014 at 17:50
Podence é tão bom…
17 Agosto, 2014 at 17:51
Porra… Eduardo Esgaio… fónix. Vejam bem o Fokobo. Adora jogar a passo. Este lateraliza melhor que o WC. Podence tem potencial. Fiquei contente por saber que o Dramé não desapareceu em combate.
17 Agosto, 2014 at 17:54
O comentador também confunde com muita frequência o Mica pelo Podence.
Enoh…. bahhhhh… acho difilcil dar jogador. Sambinha… pufffff.
O Esgaio está permissivo. Mas falta mais ajuda naquele corredor.
17 Agosto, 2014 at 17:57
Fokobo nao se mexe.
17 Agosto, 2014 at 17:54
Alguém sabe qual foi o 11 inicial do jogo dos B?
17 Agosto, 2014 at 17:56
L. Ribeiro; Esgaio; Tobias; Samba; Mica; Fokobo; Wallyson; Gauld; Podence; Dramé e Enoh
17 Agosto, 2014 at 18:24
Obrigado!
17 Agosto, 2014 at 17:55
Para quem não viu.
Nomes que brilham: João Benedito
http://grandeartistaegoleador.blogs.sapo.pt/nomes-que-brilham-joao-benedito-56698
17 Agosto, 2014 at 19:59
ainda não tinha tido oportunidade de ver…obrigado!
17 Agosto, 2014 at 17:55
Ontem correu tudo mal. Tudo não. Ontem comprei a gamebox champions e sábado está lá mais um a apoiar!
FORÇA SPORTING!
O que é que o Rojo irá dizer? Em princípio deve ser um pedido de desculpa e despedida.
O meu desejo é que além do pedido de desculpa e despedida, o gajo entale fortemente a Doyen. 😈
17 Agosto, 2014 at 18:19
Nao dá para enviar este Dolbeth para o polo norte?
Ta pior que o Correia…
Ele é o Eduardo, ele é o Fokobo pelo dramé… Tamos mal de relatos na SCP Tv.
17 Agosto, 2014 at 18:23
Mas estamos quando ele tem como referência para diferenciar os jogadores do próprio clube a cor das chuteiras.
17 Agosto, 2014 at 18:20
Este “Artista” a comentar é cá uma comédia…
17 Agosto, 2014 at 18:22
Acredito ate ao fim!!
Alguem sabe se vai haver stream para a entrevista do Rojo a Sporting TV??
SL
17 Agosto, 2014 at 18:24
Mais em cima da hora arranja-se, mas em princípio o que está a dar o jogo estará a funcionar logo no Sporting Direto
http://sportingfanstv.blogspot.pt/p/sporting-tv-link-1.html
17 Agosto, 2014 at 18:28
http://www.tvgente.eu/palmo/eurombdrex.htm
17 Agosto, 2014 at 18:40
Obrigado pelos links.
SL
17 Agosto, 2014 at 18:22
para quem esta a ver o jogo Sporting B..como esta a jogar o Gauld??
17 Agosto, 2014 at 18:26
Nada que entusiasme.
Mas parece-me bem entrosado no grupo…
O jogo ta fraco…
17 Agosto, 2014 at 18:30
Isto da B precisa de haver uma “mescla” entre jogadores do plantel principal e os miúdos. É melhor para todos. Alguns não evoluem nada há 2 anos.
O Gauld está a safar-se bem e já mostrou bons pormenores, mas um meio campo mais consistente melhorava de certeza a prestação do escocês. O Fokobo é um a menos. Se jogasse por exemplo o Slavchev dava outro estofo ao meio campo e libertava mais o Gauld.
17 Agosto, 2014 at 18:33
A jogar de costas para a baliza. Perde com isso.
É gajo para pegar no jogo, mas é wallinson que está nesse papel.
Gosto muito do drame.
17 Agosto, 2014 at 18:23
Ja sei o que vai acontecer mais logo às 21:30. O Rojo vai dizer certamente que o Shika é um incendiario porque publicou uma foto com ele e o Slimoney… De certeza!
17 Agosto, 2014 at 18:24
Alguns bons apontamentos, Diogo, mas tem tido pouca bola.
17 Agosto, 2014 at 18:25
É preto? É grande? É o Fokobo!
Dasse, que comentadores absurdos!
17 Agosto, 2014 at 18:29
O que eu gostava dos relatos do perestrelo na sic da liga alemã… Nos anos 90s. Já lá vão uns anos… Ninguém avisou o Dolbeth que estamos em 2014…
17 Agosto, 2014 at 18:31
Isso sim, ainda me lembro, era almoçar e ver a bola!
Isto assim é muito fraco…
17 Agosto, 2014 at 18:28
Cherba, o teu post para mim não faz sentido senão num quadro de adeptos fracos que apenas estão com a equipa quando ganha.
Infelizmente ainda temos muitos por cá e pelos estádios.
Preparem-se para a saída do William Carvalho, não porque ele queira, mas porque existem interessados poderosos na sua contratação.
E quanto a isso não podemos fazer nada. Quem pensar o contrário é tolo.
Quem não acredita que temos melhor equipa que o ano passado é porque não percebe nada de futebol.
Não interessa como começa, interessa é como acaba.
Eu acredito mais que o ano passado e acho que não faz sentido pensar de outra maneira ao fim de uma jornada.
17 Agosto, 2014 at 18:29
Não temos melhor nem pior equipa… É a mesma!
E quem disser o contrário é um ovo podre…
17 Agosto, 2014 at 18:34
Mas com mais opções.
17 Agosto, 2014 at 18:37
Sem dúvida!
Mais quantidade, mas em termos qualitativos estamos na mesma, com os mesmos defeitos!
Falta um 10 artista, um extremo consistente e que desequilibre…
17 Agosto, 2014 at 18:38
Ah e és um ovo podre na mesma!
Eu não percebo nada de futebol, não sei o que é pior…
17 Agosto, 2014 at 18:39
Como assim um ovo podre com mais opçoes?
Voces baralham-me… 🙂
17 Agosto, 2014 at 19:17
Uma equipa faz-se com base num plantel e num sistema táctico.
No próximo jogo teremos oprtunidade de discutir isso.
17 Agosto, 2014 at 18:33
Ta dificil ganhar um jogo de seniores esta jornada…
17 Agosto, 2014 at 18:33
Os juvenis surripiaram os golos todos!
17 Agosto, 2014 at 18:34
Eh pa, e as obras da bancada que a Holdimo ia fazer no “stadium”?
17 Agosto, 2014 at 18:35
Hum… Holdimo… Sobrinho… BES…
17 Agosto, 2014 at 18:48
Espero que nao seja por ai…
E as recompras dos passes, em que ficamos?
Nunca mais se falou nisso…
17 Agosto, 2014 at 18:34
O Burro do Rojo vai dar uma entrevista… Deve achar que isso o vai fazer ganhar pontos do que quer que seja. Que se ponha a pau que o ManU manda-o é ir pastar. Este pessoal que o aconselha.. com amigos assim…
17 Agosto, 2014 at 18:36
O Fernando Correia é absolutamente INSUPORTÁVEL!
17 Agosto, 2014 at 18:37
Já agora se o SCP o vendesse por 5 euros… e nós por 5 euros vinha o Nani e o Anderson por empréstimo de 3 anos e 50% do passe. Seria o verdadeiro touchê nestes paspalhos, o único senão é que o nabo do Rojo conseguia o que queria!!!
17 Agosto, 2014 at 18:41
O problema é que esqueces-te que o Nani e o Anderson (por que raio havíamos de querer o Anderson e pra que posição?!?) não ganham de ordenado… 5 euros!
Cara*** mais o FM!!
17 Agosto, 2014 at 18:42
Alem que nao querem ser jogadores de futebol…
17 Agosto, 2014 at 19:56
Será que por acaso leste a parte do “empréstimo”??? A ideia, claro, era o ordenado ser suportado pelos devils, daí a parte dos 50%. Anderson, não faz falta, fds, será que viste o jogo de ontem? O André Martins não é mau, mas não é jogador para o SCP. Já agora FM…?! Deves pensar que tenho a tua vida…
17 Agosto, 2014 at 20:00
Grande negócio pro United! Paga os ordenados de 3 mas só 1 joga por eles…
Fica-te pelo FM mesmo…
Ps: e queres o Anderson pra quê que ainda não percebi?
17 Agosto, 2014 at 20:57
nabo!
17 Agosto, 2014 at 21:06
Nabo eu? Não partas pro insulto fácil, tenta é pensar nas coisas como deve ser antes de escrever…
17 Agosto, 2014 at 21:25
Vou-me então esforçar por um insulto mais complexo. Pensei melhor e és um nabo chico esperto! Parabéns pela promoção ! Sabes fazer esta conta 20M/2/3 (isto no pior cenário de ficarem 3 anos)? Sabes qual é o ordenado deles? Sabes o que é 0,5*futura venda de activos valorizados (que neste momento são dispensados que valem 0)? Agora vai para o caralhinho que te foda que não para aturar otários que se acham muito mais espertos que os outros e nem um raciocínio básico conseguem fazer!
17 Agosto, 2014 at 21:32
Nem me vou esforçar por perceber…
Continuo a achar que és um gestor de top e devias trabalhar no Sporting…
O Fellaini vale zero… Bom, há 12 meses custou 35 milhões, desvalorizou imenso tens de admitir!
O Nani vale zero, tendo em conta o empresário dele ficaria surpreendido se não lhe arranjasse pelo menos um Zenith qualquer que pagasse nem que fossem 5 milhões (em vez de 5 euros, entendes?) e lhe pagasse o ordenado…
Quanto ao Anderson, se calhar, tens razão! Se vale zero então para que o queres? E pra que posição? Só se for sentado, gordo como está!
Vá, eleva aí o nível da conversa mais um bocado… Bruto!
17 Agosto, 2014 at 21:55
Vá lá, ao menos numa coisa acertas, sou gestor e sim, a minha empresa considera-me de top.
Quando as pessoas não se esforçam por perceber, só lhes resta incorporarem que vão ser ignorantes a vida toda… Não gasto nem mais uma silaba latim contigo.
17 Agosto, 2014 at 18:37
Eduardo?
Oh homem… Tafoder com o Eduardo!
Como é q um gajo q nem sabe is nomes faz este papel?
O gajo recebe alguma coisa???
17 Agosto, 2014 at 18:39
só agora uma substituição para tentar mudar algo…já que a 1ª foi por lesão. ai se fosse o abel….
17 Agosto, 2014 at 18:41
Se fosse o abel levava na cabeça porque andou a pastelar o ano todo.
17 Agosto, 2014 at 18:48
Os bs têm muita qualidade… individual.
Há muito trabalho pela frente para fazer aqui uma… equipa.
Entretanto amealhemos os pontos.
17 Agosto, 2014 at 18:44
Golo! Tobias!
17 Agosto, 2014 at 18:44
aí está o Tobias…
17 Agosto, 2014 at 18:44
Golo tobias figueiredo
17 Agosto, 2014 at 18:47
Tava a ver q nao…
Espero que o Iuri seja emprestado.
Nao pode estagnar… Seria um “luxo” a q nao nos podemos dar.
17 Agosto, 2014 at 18:50
Iuri tem trabalhado mal
Sair emprestado seria o melhor para ele e uma grande opção para o ano.
17 Agosto, 2014 at 18:47
Dass!!! Com tanta implicância com o Dolbeth!!! O homem só precisa de ir ao oftamologista :p
17 Agosto, 2014 at 18:51
É.
Se calhar é melhor mudar de profissao… Talvez arbitro.
O soares dias…
Chabyyyyyyyyy
17 Agosto, 2014 at 18:48
Quando o quê?!? A rede avança?!? Quem é que balança?!?
Poeta ou pateta?
17 Agosto, 2014 at 18:48
Tweet de um adepto do Man Utd:
Michael D’Allesio™ @MPDAllesio 4 min
@Sporting_CP take your pick have any of them please just take them! Fellaini, Nani, Cleverley, Anderson, Young! PLEASE!!! #MUFC #ManUtd
17 Agosto, 2014 at 18:52
O belga pelo Geraldes e não se fala mais nisso!
17 Agosto, 2014 at 18:53
Nao queria nenhum!
17 Agosto, 2014 at 18:49
Amoreirinha!!! Eterna jovem promessa do Carnide, entrou e Tobias marcou!!!!! :p
17 Agosto, 2014 at 18:50
Por 5 euros levas é o Geraldes lol lol lol
17 Agosto, 2014 at 18:51
Chaby!!!!!
17 Agosto, 2014 at 18:51
Chaby. Classe.
17 Agosto, 2014 at 18:52
Quando a rede balança o placard avança!!!! Está lá dentro.
17 Agosto, 2014 at 18:52
neste puto é que além de ter fé, gostava mesmo que desse jogador da A! grande Chaby!!
17 Agosto, 2014 at 21:12
Este Chaby, é como o algodão, não engana. Aquele pé esquerdo vai fazer muita miséria.