Tem sido miserável, repito, miserável, o que se tem passado na caixa de comentários. E enquanto eu me preparava para escrever qualquer coisa a esse respeito (será que vale a pena fazê-lo?), entrou este comentário, assinado pelo Marco:
«Acompanho o blog ao tempo, ainda enquanto havia mais escribas de serviço que o Cherba, que tive o prazer de ler e muita pena que o tivessem deixado de o fazer. Nunca comento mas hoje tenho de abrir uma excepção.
Primeiro porque a elevação nos comentários tem sido miserável. Ou não respondem ao Riga, ou fazem-no de maneira a que isto não pareça o recreio de uma escola no ensino básico. Depois, porque se tem obviamente de reconhecer o absolutamente excepcional trabalho desta direcção. Contudo o que se tem seguido é uma porrada de insultos a quem questiona uma ou outra política. Mas isto faz algum sentido? O Sporting é orgulhosamente um clube democrático. Se querem esse tipo de barraquice, há certamente um clube de azul e branco com que se identificarão melhor.
Discutam o que têm de discutir, ignorem o que vos parece excessivo. Dificilmente fica melhor para os que têm todo o gosto de vos ler […]»
o comentário continua, mas esta é a parte que mais interessa para este post.
Ah, a culpa é tua! Não, é tua! O caralho, a culpa é daquele! Tu és feio! Tu és amigo daquele e bates palminhas! E mais isto e mais aquilo. Não me dei, obviamente, a trabalho de contar, mas aposto que em 350 comentários, 200 serão neste nível. O que é que isso contribui para engrandecer o Sporting? Zero. O que é isso contribui para a Tasca ser um blogue que respira Sportinguismo? Zero?
Se há quem goste de centrar atenções por carências óbvias, se há quem goste de usar um tom provocador e contra corrente, se há quem não saiba controlar-se, também há quem alimente tudo isto, também há quem se divirta com o circo a pegar fogo, também há quem saiba controlar-se, mas não o faça propositadamente (nem que seja para ver se alguém é colocado porta-fora da Tasca).
No fundo, apontar o dedo é fácil. Colocar a mão na consciência é que é tarefa mais complicada.
p.s. – sim, isto incomoda-me. É verdade que só aqui me mantenho porque quero, mas dava jeito que percebessem que não o faço só por mim.
27 Agosto, 2014 at 18:37
Mas como é que alguém pode apoiar o Presidente e a Direcção e estar contra a sua política desportiva ?
Quem questiona as políticas desportivas, sejam em matéria de reforço do plantel, sejam em política de renovações, não pode apoiar os responsáveis por isso.
É como dizer que se gosta de um governo, mas não se gosta da sua governação.
27 Agosto, 2014 at 20:38
Sr.Cherba,
Desculpe ser um bocadinho egoísta mas, não desista de nós. É aqui que eu venho carpir as minhas mágoas, quando a coisa nos corre mal, há 2 anos a trás foi o meu antidepressivo. Isto vale o que vale, é apenas a opinião de um alentejano com a 4ª classe tirada à noite
Bem haja, Sr.Cherba
SL
27 Agosto, 2014 at 20:53
Acompanho há muito tempo o blogue, mas é a primeira vez que comento. O motivo não é o ideal…
O que me leva a seguir de tão perto as opiniões do cherba é a rara sensatez futebolistica e em todas as vertentes do nosso clube, no bem e no mal! Reconhece o errado, valoriza o certo! é só isso que me faz ser sportinguista e não um lampiónico adepto de outro clube.
Façam o favor de elevar o nivel dos comentários ao nivel dos posts! por todos e especialmente por quem faz desta página um culto verde e branco.
Abraço sportinguista
27 Agosto, 2014 at 21:28
Mais que um comentário, uma sugestão (para o Jusko, que acredito ser o mágico do código).
Que tal reformular a área de comentários para separar o que são piropos de taberna dos assuntos importantes?
Se tiverem paciência, eis o que acho pode ser feito:
1) os comentários de resposta serem aparecerem “colapsed”, com um contador de respostas, só se alguém quiser ler as conversas é que os abre, os restantes podem ver apenas os de raiz.
2) exibir os comentários do mais recente para o mais antigo evitando percorrer várias páginas até encontrar os comentários que foram feitos depois da hora do jogo.
3) criar um chat – tema livre, para se insultar os croquetes livremente e gritar spoooorting. Alivia a tensão do tasqueiro e desentope as conversas sérias.
Espero que ajude.
27 Agosto, 2014 at 21:52
AHAHAHAHA
Muito engenhoso.
Verdadeiramente um código mágico.
27 Agosto, 2014 at 21:47
Ja nao tenho paciencia nem tempo para o scroll que tenho de fazer para comentar…e nunca fui de muitos, talvez uns cinco ou seis, mas desde que a tasca existe (e adoro-a) quando tento publicar algo o scroll faz-me perceber que nao vale a pena pois sempre vou lendo alguns post…e na interessa….Cherba acaba com o tudo incluido e faz um painel fixo de comentadores com uma rotatividade (de scouting) de convidados…saude!
27 Agosto, 2014 at 21:58
DeFranchesci,
Ricardo Sampaio,
Brunovl,
Leão de Trafalgar,
Malevita,
Ari-el (where are you btw ?)
Entre outros que agora me escapam.
Façam um favor à Tasca
Ouçam o Cherba.
Respeitem o que ele vos pede.
Ignorem as int(Riga)s.
Vocês são Tasqueiros de top quando querem e sabem bem disso.
Viva a Tasca.
Viva o Sporting.
27 Agosto, 2014 at 23:49
Malevita?
Nunca ofendi ninguém,nunca utilizei vernáculo ofensivo dirigido a alguém ou simplesmente vernáculo, nunca entrei nesses debates com o Riga.
A minha onda é descontração e brincar quando devo.
Por tanto não percebi essa chamada de atenção.
27 Agosto, 2014 at 23:50
Já agora o próprio Riga pode-o confirmar, sempre me respeitou assim como eu a ele.
28 Agosto, 2014 at 0:29
OK, dou-te o beneficio da dúvida … mas vou andar de olho em ti
28 Agosto, 2014 at 8:50
idem…idem aspas…aspas (estou-te a ver) estilo olho de sauron 😀
28 Agosto, 2014 at 1:28
Ao menos escrevias o nome do DeFran como deve ser…
27 Agosto, 2014 at 22:18
faço aqui um meia culpa companheiro Cherba mas um dia destes vou-te mandar para o email da tasca uma foto, acredito que já faltou mais….
27 Agosto, 2014 at 22:19
A melhor resposta a certos ‘comentadeiros’ não é o silêncio: é topar o nick no ecran e fazer scroll rapidamente até que apareça alguém recomendável a comentar.
27 Agosto, 2014 at 23:08
continuo a vir cá todos os dias, (a maior parte, agora, tarde e a más horas), e sinceramente:
-a liberdade de expresao é uma coisa muito bonita, mas… é preciso que quem a reclama, perceba onde acaba a sua liberdade e comeca a do proximo…
-para evitar ter de chamar todos os nomes (que agora acham mal), a quem só pára na Tasca para vir atacar esta direcao, que mais bem do que mal tem estado a defender o SCP, mas nunca aparece nas alturas de louvores, decidi por uma rolha na boca, (neste caso, nos dedos) …
mas…
isto, por outro lado, leva-me a pensar no seguinte…
será que nao é essa mesmo a intencao??
levar a que quem vem aqui para beber sportinguismo, se canse e deixe de vir??
porque, Cherba, quer queiras quer nao, este já é O espaco do sportinguismo virtual, por excelencia, e nada melhor para quem quer mal ao SCP, do que vir aqui e tentar minar um dos bastioes do Sportinguismo…
pode parecer uma tese muito elaborada, mas as “cunhas e vazes” deste país, perderam muito…e farao tudo para ter o poleiro de volta…
quem nao gosta de ser chamado de croquete ou cogumelo, tem bom remédio:
apareca a criticar, (estao no seu direito), MAS, aparecam tambem a congratular quando tiver que ser, (porque esse será o NOSSO direito)…
e quando digo NOSSO, digo SPORTINGUISTAS, que acham que neste momento, o clube tem um rumo, um plano , e se alguem aparece só para criticar, nao pode ficar ofendido de levar com nomes de que nao gosta…
se eu convidar alguem para minha casa e esse alguem comecar a dizer que a cor da sala de jantar é foleira, que as cadeiras sao uma trampa e a alcatifa nao é das melhores, de certeza que nao fica para jantar…mas isto se calhar sou só eu, que nao sou muito dado ao politicamente correcto…
de qualquer das maneiras, Cherba, espero que a tua paciencia consiga sobreviver a estes ataques planeados, porque eu e muitos mais de nós que estao aqui todos os dias, precisamos desta injecao de sportinguismo…
BEM HAJAS