Ao que parece, estará por horas o anúncio da contratação de Hadi Sacko, jogador do Bordéus.
Com 20 anos, Sacko pode actuar como extremo ou como ponta-de lança e chega a Alvalade a troco de 1,2 milhões de euros, mais coisa menos coisa, sendo a pergunta mais ouvida: mas chega para a equipa B ou para a equipa principal.
Ora, se chegar para a equipa principal, parece-me que algum extremo terá que sair. Com Carrillo, Mané e Nani seguros e com Esgaio entre a B e a A (e entre a defesa e a extrema) sobram Shikabala, Heldon e Capel. Sete extremos é muita coisa.
E se pensarmos na B, também ficamos com ideia de excesso: Podence (uma das figuras deste arranque de época), Dramé, o tal do Gazela, o Chaby e o Iuri Medeiros que também podem fazer esse lugar e o jovem Gelson Martins.
Claro que Sacko poderá chegar para jogar como avançado, nesse caso roubando o lugar a Enoh e ficando à espreita de alguma necessidade da equipa principal, mas, garantidamente, esta é uma contratação que voltará a levantar muitas vozes discordantes (mesmo sabendo que se enquadra na política de comprar jovens com elevado potencial, a baixo preço, perspectivando um forte encaixe no futuro).
27 Agosto, 2014 at 12:47
No meu entender é uma contratação que se entende. Avançados não abundam da B. É jovem e com grande margem de progressão. E se vier para a A, pior que o Héldon não é de certeza.
27 Agosto, 2014 at 12:50
Uma coisa é certa, a França sempre teve excelentes selecções jovens e este jogador é titular de uma delas, penso que é nos sub-20, isso é sinônimo de qualidade e para mim quando a qualidade é o adjectivo, nuns é demais.
Gostava que alguém me elucidasse mais sobre Sacko.
SL
27 Agosto, 2014 at 12:55
Curiosamente contratamos os dois gajos que marcaram os golos da França na eliminação de Portugal…
27 Agosto, 2014 at 12:58
Titular na frança no torneio de toulon, frança essa que chegou a final do torneio. No jogo frança-Portugal nesse mesmo torneio, o sacko causou grandes problemas aos nossos defesas, sendo um jogador rápido e tecnicista, por isso mesmo tanto pode atuar nas alas como no meio.
27 Agosto, 2014 at 13:02
obrigado amigos, sempre poderei procurar o filme do jogo para poder ver.
SL
27 Agosto, 2014 at 12:50
Avançados c/ qualidade, potencial e baratos são sempre bem-vindos. As arrumações logo se vêem. Vai depender de muita coisa. Ainda pode haver vendas ou empréstimos.
O q interessa é q é um avançado q pode vir a ser muito útil. Espero q venha.
27 Agosto, 2014 at 12:51
Por 1,2 deve vir para a A como ponta de lança, cheira-me que slimani vai sair, parece ser bom jogador para ir para a B, vamos a ver
27 Agosto, 2014 at 12:55
André,
o Sacko não tem características para substituir o Slimani.
27 Agosto, 2014 at 12:59
Não têm, mas é ponta de lança, porque acho que não vai jogar a extremo, não sei o Marco é que manda, mas não podemos ficar com 4 pl’s, só se este andar pela B
27 Agosto, 2014 at 13:04
Não tem que ter. O Marco Silva nunca jogou com um jogador tipo Slimani no Estoril.
Sempre jogou com avançados rápidos e móveis.
27 Agosto, 2014 at 13:16
a questão é o Marco ter perspectivado a época do Sporting a contar com o Slimani…
27 Agosto, 2014 at 13:20
é o Marco conta com o Slimani sim, e o Slimani parece ser o primeiro pl nas escolhas do Marco
27 Agosto, 2014 at 13:49
Como é que o MS perspectivou a equipa com Slimani se este esteve ausente a pré época toda?
27 Agosto, 2014 at 13:53
Slimani jogou na pré época.
27 Agosto, 2014 at 14:13
Sim, fez um jogo, dos últimos.
27 Agosto, 2014 at 15:39
fez 2 jogos
27 Agosto, 2014 at 13:16
mas ele está no Estoril agora?
é que no Estoril não tinha constantemente equipas a jogar com autocarros de 3 andares a frente da baliza.
27 Agosto, 2014 at 12:53
Obviamente tem de saltar o Shika….
Quem posta aquelas fotos no instagram não merece mais!
Precisamos é de gajos sérios que beijem o simbolo e o respeitem… como o Slimoney!
27 Agosto, 2014 at 13:50
… e tu a dar-lhe 😀 pareces um disco riscado.
27 Agosto, 2014 at 14:31
Ricardo, nao te transformes num desses tipos. Olha o caso do Leão à Solta, tinha uma presença importante, depois deu-lhe para o trauma dos calções verdes e hoje é quase um desaparecido em combate.
27 Agosto, 2014 at 15:21
Don’t worry…
Isto é uma espécie de lição para fazer pensar um pouco alguns… se assim o conseguirem.
A minha cabeça é um mundo tão grande que não dá para sintetizar numa pretensa teoria… 😀
27 Agosto, 2014 at 15:44
Eu estou contigo, não percebo o problema com o Shika. Mas repara que este foi comprado o ano anterior, pode só ser mesmo implicância do Marco Silva.
27 Agosto, 2014 at 15:49
Eh pá, não sei o que seja.
Mas eu nem me referia ao Marco Silva…
Referia-me sim é à facilidade com que se coloca o dedo indicador em cima do Shika, acusando-o das maiores tropelias… procuro fundamentos, factos, coisas reais, para isso (até pode ser que eu não os veja…) e a verdade é que não vejo aqui ninguém a dar-me coisas concretas… e é isso que me chateia!
Eu gosto do jogador SHIKA, gosto do que já lhe vi fazer em campo… acho é que lhe estão colocar pra cima, uma cruz para ele carregar que não é na justa medida dos seus pecados!
Até agora, ninguém me disse, por A+B, COM FACTOS, o porque dele ser “passado da corneta” ou “vedeta” ou coisa parecida…
27 Agosto, 2014 at 15:29
Ricardo, bebe um ou dois shots de medronho por minha conta 😉
27 Agosto, 2014 at 15:51
A minha “religião” (sake rulzzzzzz) não o permite, portimonense… mas permite um camarãozito (FRESCOOOOO!!!) ou uma ameijoazita nacional… 😀
27 Agosto, 2014 at 12:54
Não será por necessidade, mas pela perspectiva de um bom negócio. Por mim tudo bem, confio em quem trabalha.
27 Agosto, 2014 at 12:58
Eu só acho que já são demasiados negócios deste tipo.
Precisavamos era de encontrar o tal central patrão (confesso que o Mau anda a deixar-me receoso), um nº 10 “à séria” e um PL (caso saia oargelino malagradecido)…. mas não podem ser gajos de 19/20/21… tem de trazer tarimba e maturidade. Com 27/28 anos para mim era o ideal… e que calçassem de caras… Não sei é se se arranja disso com 1 ou 2 milhões cada… bem procurado, se calhar…
27 Agosto, 2014 at 13:03
+ 1 completamente de acordo Ricardo
27 Agosto, 2014 at 13:14
+1
27 Agosto, 2014 at 16:19
+1 de acordo desde Maio…Central patrão,10 e PL pra entrar no 11.
Atenção que isto é a minha opinião,não é uma crítica!
SL
PS:ja tenho bilhete pra domingo:)
27 Agosto, 2014 at 13:52
Por mim não saindo mais ninguém do núcleo duro era fechar a loja.
Daqui nada com mais compras estamos como o carnide com 200 mil jogadores (passo o exagero).
27 Agosto, 2014 at 12:56
Nao concordei c a contrataçao do paulo oliveira, queria aposta no tobias
Nao concordei c a contrataçao do bulgaro, apostava no wallison
Nao esperava 11 contrataçoes p esta epoca.
Esta contrataçao é acertada.
contrataçoes acertadas e falhadas vai haver sempre. E o saldo é mais do q positivo. €€ pa avançados consagrados e indiscutiveis nao ha!
27 Agosto, 2014 at 12:58
Nada tendo contra a politica de contratar jovens para os potencializar e futuramente realizar mais valias , parece-me que se está a descuidar o imediato e no futebol tem que se ter resultados hoje para poder projetar o futuro e como se viu no ultimo jogo um golo faz toda a diferença e o Sporting precisa urgentemente de quem faça golos hoje sob risco de se eles(golos) nao aparecerem se comprometer o amanhã .
27 Agosto, 2014 at 12:58
Cherba, desculpa o abuso do espaço mas gostava que a maioria dos tasqueiros vissem este comment e o ultimo post acho que já deu o berro:
Caros tasqueiros,
Para os mais desatentos lancei à poucos dias um desafio ao Riga que por cada vez que acabasse os seus comentários com um Spoooooorting! Faria uma doação de 50c para a missão da tasca. Para minha surpresa (ou não) o desafio não foi aceite por isso vou tentar de outra forma.
Por isso aqui fica um desafio para vocês. Para todos aqueles que se conseguirem conter de lhe dar troco e responderem aos seus comentários com um simples Spoooooorting! Farei o mesmo donativo.
As condições são simples:
O comentário tem que ser só um valente Spoooooorting! Se escreverem mais algo fica invalidado.
O fecho desta iniciativa é dia 31 às 12h.
SL e espero que adiram!
27 Agosto, 2014 at 13:00
Aceito o réptil, Barbosa!!!
Não pode ser “GRITA, SPOOOOORTING!”
27 Agosto, 2014 at 13:01
Pode e…. deve!
27 Agosto, 2014 at 13:02
boa …
27 Agosto, 2014 at 13:16
Aceito, com a nuance de não pretender qualquer recompensa!!
SSPPOORTTTINNGG
27 Agosto, 2014 at 13:35
Ainda bem mas repara que isso é impossível. A recompensa é a tua sanidade mental.
Os fundos são para a missão da tasca.
SL
27 Agosto, 2014 at 13:17
Challenge accepted
27 Agosto, 2014 at 12:59
o capel ganha quase 2milhoes brutos, o teto é de 600 mil.
O shika nunca vai calçar e é atrofiado da corneta.
O heldon tb tem vida dificil.
27 Agosto, 2014 at 13:01
explica-me como se eu tivesse cinco anos, a 2ª frase… pode ser?
27 Agosto, 2014 at 13:01
Saké espalhado pela tasca toda…
27 Agosto, 2014 at 14:38
Lol.
27 Agosto, 2014 at 15:32
Daqui a nada começam a voar garrafas de saké 😀
Graças a mim que levo sempre a minha garrafinha de medronho comigo…
27 Agosto, 2014 at 15:52
Saké não digo, que é um desperdicio…
Agora, garrafas vazias… não se cuidem, não! 😉
27 Agosto, 2014 at 13:02
Acho que deve ser para a equiba B olhando para o historico jogos/golos.
Precisamos de um 10 para fechar o plantel dos A
27 Agosto, 2014 at 13:19
e se esse n10 passar a ser Montero?
Ficando p/ PL Slimani, Tanaka e Sacko?
27 Agosto, 2014 at 14:03
Sim o Montero a unica posicao que pode render é a 10 mas confesso que esta aos poucos a perder o credito que ganhou.
27 Agosto, 2014 at 13:04
(aproveitando enquanto este post não é esfrangalhado)
Em relação aos extremos, só Nani e Carrillo parecem ser indiscutíveis nesta equipa. Mané, pelo último jogo também, mas a pré-temporada foi aquém do esperado. Depois, Shikabala não conta (pelo menos para já), Heldon não rende o que devia render um titular do Sporting e Capel tem mercado e pode sair (mas eu espero que não, faz falta ao Sporting, apesar do que os “haters” têm a dizer). Não conto com o Esgaio, esse está garantido para fazer sobra a Cedric. Há ainda o Tanaka que também é suposto fazer as vezes de extremo esquerdo, mas ainda não o vimos a faze-lo…
Portanto mais um elemento avançado para a faixa lateral não será assim tão descabido.
Menos descabido ainda será arranjar uma alternativa ao Slimani, que quando for para a CAN nos vai deixar na mesma situação que hoje. Confesso que não consigo perceber a questão do Pina… só porque também pode fazer outras posições no terreno não pode ser também um avançado “killer” que as mete lá dentro?!??
27 Agosto, 2014 at 13:04
Boas
Eu vivo em França, não há muito tempo, e tenho seguido um bocadinho os jogos cá do sitio. Tenho ate alguns colegas Franceses que são do Bordeus e claro que lhes perguntei o que é que eles acham deste jogador…
O mais interessante é que nem eles sabem bem o que esperar do Sacko. É um jogador que tem apenas entrado no fim dos jogos, sempre suplente, que é muito rapido, tem bom toque de bola mas não marca golos.
Já esteve emprestado a um clube da segunda divisão e é certo que não é um ponta, é mais um extremo, segundo avançado.
No entanto, o Bordeus vai à frente no campeonato e quem tem jogado são jogadores experientes, o que faz com que ele queira também sair porque se ficar vai jogar poucas vezes.
Dizem algo curioso, que é um jogador prepotente, acha-se o melhor… mas saindo da zona de conforto dele e indo para Portugal, penso que isto acaba por se resolver.
No entanto o potencial está lá (isso todos tb dizem), tem é de jogar para de desenvolver como jogador.
Assim sendo, acho que vai jogar na B e sairá talvez Heldon e Capel, ficando Carrillo, Nani, Mané, Shikabala e Esgaio…
27 Agosto, 2014 at 13:05
há alguma razão para não publicarem os meus posts? é que vejo por aqui uma barbaridade de posts com insultos que estragam o blogue, mas os meus comentários por alguma razão não aparecem.
quanto ao sacko, é mais uma contratação cuja lógica não compreendo. andamos a gastar milhões a reforçar a equipa B e desta forma a tapar a progressão dos nossos putos. e nós a precisarmos de centrais de qualidade como de pão para a boca…..
sarr não me convence minimamente (veremos num jogo mais exigente cumpre), e o Maurício é provavelmente o pior central da primeira liga. mas ao invés de contratarmos um centralão, lá vamos buscar um desconhecido francês, que nem é extremos nem ponta de lança…..
27 Agosto, 2014 at 13:07
Não “terá sido alguma deficiencia técnica…”?
Digo isto porque eu também já tive dificuldades em postar comentários, mas nada tinha a ver com censura da parte do Blog…
SL
27 Agosto, 2014 at 13:10
Mauricio pior central do campeonato? só se for para rir. Sinceramente não entendo este comentário mas pronto, é a sua opinião
27 Agosto, 2014 at 15:36
“sarr não me convence minimamente (veremos num jogo mais exigente cumpre), e o Maurício é provavelmente o pior central da primeira liga.”
Não devemos de andar a ver os mesmos jogos com toda a certeza.
27 Agosto, 2014 at 15:44
Onde é que o Sarr não te convenceu? Quando é que enterrou? Ou é apenas um feeling?
É tão triste ver Sportinguistas (?) a desprezar e a inferiorizar os nossos jogadores… Ainda por cima sem qualquer facto que sustente estas afirmações assassinas. É mandar abaixo à primeira oportunidade. Que tristeza.
Essa do Maurício ser o pior central da primeira liga é mais um insulto gratuito a um jogador do SCP que só por si merecia censura.
Quem precisa de drampiões com Sportinguistas assim?
Dass…
27 Agosto, 2014 at 15:54
Já houve tasqueiros censurados que dizem coisas mais inteligantes que tu ó cristão
27 Agosto, 2014 at 13:06
Há uma coisa de que não podemos deixar de pensar…:
O Sporting necessita urgentemente de arranjar maneiras de poder “contabilizar” no futuro, verbas que “nos deixem” respirar…
Devo dizer que assim numa “visão romantica” eu adoraria que toda a equipa do Sporting, fosse constituída por jogadores “nados e criados” na Academia…
Todos sabemos porém, como isso é um problem deveras complicado…
Entendo não ser possível o Sporting ter uma equipa total ou maioritáriamente “made in Academia”, pelo facto de essa permissa não permitir ter uma equipa competitiva para poder lutar pelos primeiros lugares…
Dificilmente conseguiremos ter jogadores 100% fiáveis na equipa A (mesmo que possam aparecer muitos Mané’s), sem os fazer primeiro “tarimbar” noutros campeonatos ou em equipas nacionais do mesmo campeonato…
O que o Sporting está a fazer, é a aproveitar o trabalho dos “propectores” adquirindo os passes de jogadores em quem vejam “virtudes” futebolísticas …
Pode essa política “ferir” as susceptibilidades de alguns sportinguistas, “escandalizados” pelo facto de o Sporting gastar por exemplo 1 ou 2 milhões na aquisição de um jogador estrangeiro em vez de apostar nos jogadores da Academia…
Mas não nos esqueçamos de uma coisa fundamental…:
Os jogadores que cheguem ao Sporting, vindos de outros países…deverão ter (em princípio…) já uma habituação diferente a outros andamentos…
São jogadores certamente “tapados” nas suas equipas (o problema não deve ser específico do Sporting…)…e devem estar “desejosos de vencer”, coisas para que “os nossos” muitas vezes, parecem …horizontes muito limitados…e talvez “fiquem mais baratos” do que os da Academia (não vejam nesta opinião, a ideia de que então assim…feche-se a Academia…)
Não sei se é verdade se mentira esta contratação de que agora se fala…
Se vor verdade e for uma boa contratação, ainda bem…
Se for mentira…”vai pr’ó Sacko”…!!
Sporting Sempre…!!
SL
27 Agosto, 2014 at 13:07
Eu gostava de entender esta contratação mas não consigo! Quando olho para os números deste avançado até me dá arrepios, que mau.
No primeiro episódio do programa “A hora do presidente” Bruno de Carvalho disse estas duas coisas:
“Todas as contratações passam pela estrutura Scouting/Técnica/Desportiva… ”
“Existe um gabinete de observação de jogos sem necessidade de ir ao local…”
A minha pergunta é, a quanto tempo não se renova esse tal gabinete de observação e a parte do Scouting?
Temos de começar a acertar mais nas contratações que fazemos porra!
27 Agosto, 2014 at 13:11
Vocês já sabem o que é que este jogador vale??
27 Agosto, 2014 at 14:41
O RicardC já. Deve ter sido também dos que criticou o Slimani no inicio..
27 Agosto, 2014 at 13:14
Jusko, companheiro de luta…não te esqueças de mim… 🙂
27 Agosto, 2014 at 13:21
Nunca. Esta semana já devo ter novidades para ti.
27 Agosto, 2014 at 13:42
eheheheh tankiú, como deve escrever o JJ 😉
27 Agosto, 2014 at 13:15
Fds…começo a ficar farto de contratações para encher chouriços…parece os lampiões que compram 20 por ano dos quais só se aproveitam 3 ou 4…daqui a 2/3 anos não nos lembramos de metade dos gajos contratados nestes 2 primeiros anos! Enfim…eles lá sabem o que andam a fazer….
27 Agosto, 2014 at 14:04
eheh pois mas a diferença é de muitos ME gastos vs alguns ME gastos … peanurs, como diz o outro.
😉
27 Agosto, 2014 at 14:23
Sim…é verdade que não tem nada a ver o que nós gastamos com o que eles gastam…estava a falar apenas do ponto de vista desportivo…;)!
27 Agosto, 2014 at 13:17
acho o maurício muito fraco. obviamente é exagerado dizer que é o pior do campeonato, mas é um jogador fraco, e sem uma referência ao lado, mais fraco fica.
27 Agosto, 2014 at 16:00
Achar coisas achamos todos. Exactamente por isso é que para falar de bola é preciso justificar as opiniões. Fraco porquê? Deu mais fífias que os outros nos dois jogos oficiais esta época? Na época passada não fez uma temporada do caralho? No dia em que os tasqueiros venham cá, a um blog de APOIO ao Sporting, dizer mal dos nossos jogadores sem justificação, e bazar, épá, isto deixa de fazer sentido. Queres criticar? Óptimo: estamos cá para isso. Pensa, recolhe dados, escreve com sentido a manda um email ao cherba que ele publica. Mas mais tonis já chega pá a sério
27 Agosto, 2014 at 13:19
OFF:
Em conversa com um croquete, fiquei a saber que segundo ele, nenhum dos jogadores contratados pelo Sporting tem o aval do Marco Silva. Segundo ele também, existe algum mal estar entre MS e a direcção por causa disso.
Há algum fundo de verdade nisto?
27 Agosto, 2014 at 13:47
Já não és o primeiro a escrever coisas deste género aqui sobre isso Tomás, o que sinceramente me começa a preocupar
27 Agosto, 2014 at 13:52
croquette = pasquim
se criticamos as noticias dos pasquins, para quê dar ouvidos a croquettes?
além do mais já chega uma imprensa vergonhosamente tendenciosa para nos andar a minar, não vamos agora dar ouvidos a croquettes reçabiados.
Ele deve saber tanto como nós, apenas é mais umdaqueles que dizer mal é a palavra de ordem.
não acredito em só uma palavra do que esse fdp te disse.
27 Agosto, 2014 at 14:07
Ele é um verdadeiro croquete, com relações com o Estoril praia e Dirigismo desportivo. Está no meio. Daí a minha pergunta.
27 Agosto, 2014 at 13:58
Efectivamente não te posso ajudar na solução deste paradigma.
Mas posso recuar no tempo e recordar o que se foi dizendo em surdina aqui e ali na pré-época anterior: que o LJ não aprovava as contratações e que só vinha malta extremamente fraca e nenhum iria vingar.
Este tipo de diz que disse é o futebol. Só mais para frente, mediante os resultados, alguém vai ter razão. Mas como é uma aposta de 50-50 haverá sempre alguém que acerta. Até te dou um exemplo da presente época, que vale o que vale: o carnide, durante a pré-época, era o pior clube do mundo (isto dito pelos adepto com quem lido todos os dias), agora ganhou dois jogos já via ser campeão….
27 Agosto, 2014 at 15:10
Mentira. Não há nenhum mal estar…
O treinador levanta necessidades e claro, opina sobre as contratações (desde que começou a trabalhar, porque slavchev, oliveira e gauld já estavam tratados).
Mas há uma equipa de scouting. É a política actual, que admito que possa levar a diversas opiniões.
Mas não há mal estar nenhum …
27 Agosto, 2014 at 16:02
desculpa Tomas, mas tu acreditas que a direcção de um clube de futebol contrata algum jogador sem falar com o treinador principal? Acreditas mesmo?
27 Agosto, 2014 at 13:30
o Sporting vai muito provavelmente contar com 4 extremos: Nani, Carrillo, Mané e Sacko (Heldon e Capel estarão de saída). Sacko tem a excelente escola francesa, é uma das grandes promessas do Bordéus, tem apenas 20 anos e certamente que o Bordéus só o vendeu porque está no ultimo ano de contrato e podia saír a custo zero. E mais: o Bordéus deve ter negociado com o Sporting uma percentagem elevada em futura venda , nunca inferior a 20% (digo eu). E Sagnol, como é público, contava (e muito) com a permanencia do Sacko numa equipa que lidera destacada a Liga, com 3 vitórias em 3 jogos, que humilhou o Monaco
27 Agosto, 2014 at 13:37
Se o Sacko vier para a equipa A, tudo bem, apesar de não ser o tal avançado experiente e goleador que nos falta. Agora se for para a B, acho incompreensível que se continue a gastar dinheiro para uma equipa que anda a penar pela segundona e que, pelo que temos visto, não motiva os jogadores. Não conheço ninguém que tenha evoluído para dar o salto para a equipa A. Vejamos o caso de João Mário, que teve de ir para o Setúbal para se fazer mais jogador.
27 Agosto, 2014 at 13:37
Começo a não perceber esta politica de contratações.
-Primeiro: Se a direcção anunciou que lutamos pelo titulo, devíamos ter reforçado a equipa A e não a B.
– Segundo: Para um clube falido já vamos em 23/24?!? jogadores contratados por esta direcção. Parece-me um abuso.
– Terceiro: Tendo por base a prestação da equipa o ano passado, achava óbvio que apenas necessitávamos de 3/4 jogadores.
Enfim, vou esperar para ver…mas sinceramente não estou nada, mas nada confiante. Desculpem mas sou um pouco pessimista por natrureza.
27 Agosto, 2014 at 13:51
+1
Não percebo nada disto…
Depois da época fantástica do ano passado (fantástica atendendo às circunstâncias, claro) sempre pensei que a equipe precisaria de dois tipos de “reforços”: 1- upgrades para as posições mais debilitadas (principalmente nº 8 e extremos) 2- substituir jogadores a transferir (Eventualmente o Rui, o Rojo, o William).
Eis que se contratam 10, 11 jogadores (já não tenho bem a certeza quantos) e… nenhum calça na equipe titular. Pior: alguns são contratados (com custos relevantes) para a B.
Se este Sacko (que confesso não conhecer) pode jogar a “extremo/ponta de lança” é para tirar o lugar a quem? Ao Carrillo ou ao Nani? Ao Montero ou ao Slimani? Ou é mais um tipo de jogador como o Mané e o Tanaka (avançados mais móveis) e, nesse caso, quem substitui?
Obviamente fala como adepto, e desconheço o que a Direcção/Corpo Técnico têm em mente com todas estas contratações, mas estranho um bocado tudo isto… Principalmente quando a quantidade (de contratações) não se tem traduzido em qualidade (leia-se, upgrades no 11)…
SL
27 Agosto, 2014 at 13:53
ERRATA:
– quando disse “nº 8” queria referir-me ao A.Martins;
– quando disse “nenhum calça” estava a esquecer-me do Saar;
SL
27 Agosto, 2014 at 15:12
Lutar pelo título não é “ser campeão”. É lutar por ele.
E não vejo porque razão não iremos lutar …
27 Agosto, 2014 at 13:59
Fala-se muito que estas contratações não servem de nada porque temos igual ou melhor na B. Será assim mesmo? Será culpa do clube e treinadores os tais Iuris, Chabys e afins não entrarem nos planos da A? Será que os responsáveis andam todos ceguinhos ou de vendas nos olhos e nós adeptos é que sabemos? Se não são apostas, por enquanto, por alguma razão o não são. Aquela expressão do presidente que disse: “a formação não é via verde para se chegar à A” quis dizer alguma coisa, talvez um recadinho para os tais “vedetas” que se julgavam bons para jogar na A.
É bom que se reflita sobre isto e deixar quem tem trabalhado, e bem, decidir.
27 Agosto, 2014 at 14:12
óbvio que a direcção tem trabalhado bem, mas está isenta de erros??
Para que serviram as contratações de Cissé, Enoh, Hugo Sousa, Welder, Magrão…só aqui tinhamos pago o aumento do Slimani (merecido diga-se!!)…e tinha-se evitado esta birra e talvez pontos perdidos.
27 Agosto, 2014 at 14:21
Em relação ao “merecido, diga-se”.. Mas afinal o Slimani foi contratado para quê? Para marcar golos. Marcou salvo erro 10 golos em 31 jogos. Isso é sinal de merecimento para ser logo aumentado no após o primeiro ano de contrato ? Se tivesse feito uma época extraordinária concordava com um aumento. Com este registo sinto apenas que está a cumprir aquilo para que foi contratado.
SL
27 Agosto, 2014 at 14:31
Para mim fez uma época fantástica.
Desbloqueou uma série de jogos, marcou golos importantissimos.
Foi ao Mundial, marcou 2 golos (mais que Cristiano imagine-se!!)…tendo constado na lista da FIFA nos jogadores a seguir.
Para mim é natural que um trabalhador vejo o seu rendimento retribuido. Ainda para mais quando olha para o lado e vê calhaus com 2 olhos (capel) a ganhar 50x mais que ele.
27 Agosto, 2014 at 14:39
E não desbloqueou mais porque não deixaram (vide Nacional). De qualquer maneira (e é apenas a minha opinião) fez aquilo para que foi contratado – marcar golos. Como disse o Malevita noutro comentário há outros casos que se clhar mereciam mais, aos nossos olhos, um aumento e que não o tiveram.
SL
27 Agosto, 2014 at 14:56
entao se este ano o aumentarem e ele marcar menos golos tbm merece que lhe reduzam o salário?
27 Agosto, 2014 at 15:05
+1.
27 Agosto, 2014 at 14:29
Pois, por essa ordem de ideias, vamos aumentar o Adrien que merece mais, o Montero que apesar de tudo foi o melhor marcador da equipa, e muitos outros merecem mais que o SLimani. Assim sendo daqui nada o teto salarial não serve para nada.
27 Agosto, 2014 at 14:45
Serve!
Para termos a “referência” que os melhores atingem esse tecto máximo. Agora não podes, na minha opinião, ter gajos como William, Slim ou mesmo Adrien a ganhar o mesmo que capel, heldon ou um qq pino.
Só isso.
27 Agosto, 2014 at 15:07
Não não podemos, mas para isso é preciso que os “pinos” que foram contratados pela outra direção aceitem ver os seus contratos revistos. Certamente que o Slimani tem clausulas de mérito no seu contrato, só tem de fazer uma coisa, treinar mais e cumprir com esses “méritos” para ser recompensado. Eu sou contra aos aumentos de salário só porque se fez um par de bons jogos, afinal é para isso que são contratados, para jogar bem, com a agravante de estar a cumprir os primeiros meses de clube.
Como estou a realizar um ótimo projeto amanha vou pedir aumento à minha entidade patronal. 😀
27 Agosto, 2014 at 14:35
O Iuri julga-se bom mas também É mesmo muito bom!
27 Agosto, 2014 at 14:08
Uma equipa de futuro e com futuro não se constroi depressa … a não ser que tenhas o mendes por detrás a empurrar 😉
e isso nós não queremos … pois não?
negociar jogadores de primeira linha pelo valor de mercado está fora dos planos. Também sabemos isso.
E não, não me digam que mais valia ir buscar um enorme jogador pelos 10ME que já gastamos em contratações …. esse é um risco que não podemos correr.
27 Agosto, 2014 at 14:09
Para já esta tudo muito confuso e conclusões acho que só depois dos mercados fecharem.
Ver primeiro as saidas, emprestimos para depois poder avaliar.
O que nós sabemos não é nem pode ser o que a direcção sabe, exemplo foi a contratação de centrais e as questões de para o quê tantos?
Saiu Dier, ningu´m contava ou melhor nós não contavamos.
27 Agosto, 2014 at 14:36
Concordo e friamente, só em Dezembro poderemos tirar conclusões.
27 Agosto, 2014 at 14:19
Custa assim tanto de perceber que se este rapaz está a chegar agora é porque em Janeiro já pode assinar por outro clube a custo zero e aí será muito mais cobiçado e provavelmente até o poderiamos perder?
Se vem para a A, para a B, C ou para emprestar a um clube qualquer esta é uma contratação mais de antecipação do que de outra coisa.
Se é o jogador que precisamos mais? Não, não é. Mas e para o ano? Isto há que fazer para hoje e para amanhã. Para mim isto é gerir bem, contrata-se hoje a pensar no amanhã.
Mas admito que para quem quer a crítica fácil…
27 Agosto, 2014 at 14:21
….ai o futuro, o futuro. Eu quero é ganhar AGORA e não andar a servir de incubadora fdx!!
27 Agosto, 2014 at 14:30
hmmm …. pois e onde é que isso nos trouxe …. pré-falência, per, godinhices ….
acho que foi para não nos tornar a acontecer igual que votamos na mudança 😉
tb gostava de ser campeão de futebol profissional já esta época, mas o futuro do Sporting é milhares de vezes mais importante.
27 Agosto, 2014 at 14:40
“tb gostava de ser campeão de futebol profissional já esta época, mas o futuro do Sporting é milhares de vezes mais importante.”
Talvez não me tenha expressado bem.
Não me importo de não ser campeão esta época (aliás, a direcção é que o assumiu, e para mim mal) e sei que o futuro será bem mais importante. Mas também ninguém me garante que esta contratação em massa será o caminho certo e dará garantias no futuro.
27 Agosto, 2014 at 15:12
Assumiu o quê? Que íamos ser campeões??
27 Agosto, 2014 at 14:33
Aceitam-se doações, sempre podes fazer o benemérito identificado ou incógnito.
27 Agosto, 2014 at 14:37
Também eu! Mas como?
27 Agosto, 2014 at 14:19
Já se falou deste assunto no post anterior, ficou perdido no meio da confusão.
Quanto ao jogador em si, não posso comentar, pois não conheço.
Acho que veio demasiada gente (mais de 30) nestes 2 defesos (+1 inverno), e demasidos reforços a longo prazo.
Da equipa do ano passado, havia 3 pontos fracos, claramente a precisar de upgrad: central, extremo e n10.
O central ainda podia ser o Dier, mas saiu. Os que vieram, terão o seu potencial, mas não são o tal patrão. Extremo, veio Nani. O 10, veio o Gauld, mas não é para agora. Depois vieram 4/5 elementos para aumentar a rotatividade, o que era preciso.
27 Agosto, 2014 at 14:24
Olá Tasqueiros. Ena o que vai aqui de opiniões…
Vamos por partes: Marco Silva estar descontente com a politica de contratações da Direcção… A mim não me faz lógica que assim seja, uma vez que quando foi contratado, não lhe devem ter dito “É pá a gente contrata quem tu quiseres…” por isso e ouvindo o que o Presidente disse na Hora do Presidente, o papel do técnico é diagnosticar as necessidades da equipa e depois a estrutura tem a função de tentar suprir essas necessidades com jogadores já observados. Por isso para mim é claramente uma croquettada à lá pasquim.
Relativamente à vinda do Sacko e ao Slimoedas tenho a dizer o seguinte… O Slimoedas é um PL posicional que joga fixo na área. Isso obriga a que a equipa tenha de construir cruzamentos pelas alas de forma a que a bola chegue ao centro da área para que este jogador possa rematar. Ora pelo que se viu o ano passado pelo Estoril, e já este ano no Sporting, o Marco prefere que o ataque seja mais dinâmico com os alas a flectirem e procurarem jogo interior e as tabelas com os médios em transições rápidas e trocas constantes de posição, de forma a abrir brechas nas defesas e passes a rasgar, deixando os centros para os laterais… Neste tipo de jogo, penso que Montero, Mané, Tanaka (a quem eu acho que já lhe devia ter sido uma oportunidade) e provavelmente Sacko se encaixarão melhor. Aliás, este é o sistema com que deveríamos ir jogar à Luz, uma vez que a defesa do Benfica (como se viu o ano passado) consegue anular facilmente o Sli por este não ser rápido e jogar muito fixo.
O Sli será bem utilizado em jogos como o Arouca que apostam tudo no contragolpe e que põem o autocarro estacionado à frente da baliza.
Saudações leoninas e bebam saké para não stressarem
27 Agosto, 2014 at 14:44
Continuo a ter fe em quem esta a frente do Clube, mas ja comeca a ser gente a mais, e principalmente putos a mais.
27 Agosto, 2014 at 14:48
eu tbm estou um pouco apreensivo com estra contratação mas ainda nao é oficial se vier deveré sair alguém e espero que não seja o capel pk pode nao ser o melhor mas e um guerreio e com a sua alma ajuda a galvanizar a equipa o que e sempre importante.
27 Agosto, 2014 at 14:58
Vejo muita gente a falar isto e aquilo, mas a verdade é que quase ninguém o viu jogar, e quem viu, não sabe bem o que dizer sobre ele.
1,2 milhões de euros por um jogador com futuro é um bom negócio. Mas que futuro tem o Sacko? É que 1,2 milhões de euros por um flop é um preço que penso que o Sporting não devia estar disposto a pagar.
Se é para experiência, penso que já gastamos uma boa parte do nosso limitado orçamento em jogadores por acabar, como o Ryan, o Slavchev ou o Sarr.
Concordo com muitos que defendem que devia vir um jogador já com créditos firmados, mas quem? O dinheiro não abunda e as boas soluções estarão quase todas “tomadas” nesta altura da época.
Sacko virá para o banco ou para a equipa B, esse parece ser o seu destino. Vale a pena gastar essa quantia e continuar a ter um problema na frente, ou seria melhor apostar num avançado como o Ricky que lembrando bem, marcou mais sozinho numa época que o Montero e Slim juntos?
Seja como for não é só na frente que precisamos de um reforço…
Mas com ou sem Sacko, o que eu quero é ver o nosso Sporting enfiar umas quantas batatas no saco da escumalha vermelha! Força Sporting!
27 Agosto, 2014 at 15:08
Confesso que não me agrada a velocidade da porta giratória de entrada e saída de jogadores.
Primeiro, lembro-me do Acosta, que no primeiro ano não fez nada e no segundo nos deu tantas alegrias…
Depois lembro-me da quantidade de miúdos que crescem na Academia na esperança de singrar na primeira equipa, e que devem ficar desmotivados com a vinda de tantos jogadores de fora, que acabam por lhes tirar oportunidades de crescimento, inclusivé na B.
Somos um clube que se gaba de projetar na primeira equipa os miúdos da formação e depois não lhes damos oportunidades?
Até aceito que se comprem alguns jogadores pouco badalados, mas de inegável qualidade, por um valor comedido, que emprestem maturidade ao plantel, mas nunca ao ponto de tapar todas as oportunidades aos rapazes de Alcochete.
Não ponho em causa a sua qualidade, há n fatores que contribuem para que uns resultem, como Maurício, Slimani ou Montero, e outros não vinguem, como Welder, Magrão ou Vitor.
E quem se lembra de como saíram de Alvalade jogadores como Heinze, Caicedo ou Pinilla, pela porta pequena, e como conseguiram singrar noutros lados?
Dizem que vale a pena apostar, porque o Rojo rendeu 20M€ (vamos ver como acaba a história com a Doyen…). Ilori e Bruma, sem irem ao mundial, renderam o mesmo. E custaram menos ao clube…
27 Agosto, 2014 at 15:16
“Depois lembro-me da quantidade de miúdos que crescem na Academia na esperança de singrar na primeira equipa, e que devem ficar desmotivados com a vinda de tantos jogadores de fora, que acabam por lhes tirar oportunidades de crescimento, inclusivé na B.
Somos um clube que se gaba de projetar na primeira equipa os miúdos da formação e depois não lhes damos oportunidades?”
Isto não é bem verdade …. a não ser que queiras ter a B 100% formada por jovens que transitem dos Juniores.
27 Agosto, 2014 at 15:24
Para fazer dinheiro com futuras vendas tem que se investir,por exemplo,5 M em 5 jogadores e esperar que pelo menos 1 se transforme em diamante e seja vendido por 20 M.Claro que isto pouco ajuda desportivamente,mas a herança financeira é muito pesada…
27 Agosto, 2014 at 15:25
Este tremer de opinião face à política de contratações deve-se, para mim, a algum receio em relação ao que o Porco pode fazer este ano.
Os Porcos contrataram em força e estão francamente mais fortes. Têm provavelmente o melhor plantel do campeonato.
Nós não conseguimos, nem vamos conseguir tão cedo, acompanhá-los nas contratações.
A nossa cenoura é a Liga dos Campeões, não os €€€. Vieram jogadores jovens, talentosos e promissores.
39 em 40 jogadores dos júniores perdem-se.
9 em 10 jogadores dos B´s perdem-se.
Acredito que 1 em cada 2 dos jogadores contratados neste defeso, vai-se perder. Custo? 14/15 Milhões. Vieram 11/12? Vingam 5 ou 6? O custo médio dos jogadores que irão vingar será de 2/3 Milhões de Euros.
Os jogadores que vingarem passarão a ter um valor de mercado entre os 10 e os 15 Milhões de Euros. Receita prevista entre os 50 e os 75 Milhões de Euros. Parece-me viável o plano financeiro.
Desportivamente? Não sei. Em Dezembro falamos.
27 Agosto, 2014 at 15:44
Lá está…se formos a contas, é este o plano de recuperar o clube.
Contratar jovens internacionais dos quais temos o passe quase todo por preços muito baixos (tendo em conta os valores normais de mercado) e vende-los no futuro por 10 ou 15 vezes mais.
Poderá não funcionar com todos mas basta vender um para justificar toda a aposta que foi feita este ano.
Sejamos sinceros que embora os nossos putos possam ser tão bons ou até melhores que os que chegam, não são facilmente vendáveis uma vez que só na equipa A a titular podem estar na montra…Infelizmente a CS e a FPF não valoriza os nossos jovens como os do Carnide e assim torna-se dificil abater passivos.
Foi este o caminho/visão que a direcção decidiu seguir, resta apoiar !
A verdade é que acertam mais vezes que as que erram por isso eu confio.
Só tenho pena que os alvos que estavam nos planos desta epoca tenham fugido para os corruptos pois mais uma vez podiam ter acertado.
27 Agosto, 2014 at 16:15
Hoje é tão fácil pegar no Hugo Sousa, Sambinha, Welder ou Magrão e dizer que a política de contratações tem sido um falhanço. É só especialistas em prognósticos no fim do jogo (e este jogo ainda não acabou…).
Eu também podia pegar no Slimani, Montero, Jefferson e Maurício e dizer que a política de contratações é dum sucesso a toda a prova.
Há um meio termo e uma situação económica terrível que enquadra a questão. Para além do risco e imprevisibilidade inerente ao negócio do chuto na bola.
Por exemplo, o custo e os encargos contratuais do Welder, Magrão, Hugo Sousa e Sambinha certamente não chegam para pagar a contratação a “custo zero” da super estrela Labyad que pôs todos os exigentes olheiros e treinadores de FM infalíveis a babarem-se.
O Sporting está “obrigado” a diluir o risco das contratações e isto não se compagina com contratações para entrar de caras no onze e render de imediato sem qualquer dúvida. Um jogador para entrar de caras e render no imediato no Sporting Clube de Portugal não custa menos de 10M€ (fora os encargos…) e certezas não existem no futebol.
Pretender que esta política de contratações (esta ou qualquer outra…) tenha uma eficácia de 100% é desonesto.
Isto para dizer que neste momento, tendo 3 avançados na equipa A (Montero, Slimani e Tanaka) que oferecem soluções diferentes e complementares e estando a equipa B necessitada de avançados compreendo a contratação.
Agora é esperar que o Sacko comece a furar as redes.
Boa sorte Sacko, agora és um dos nossos!
SL
27 Agosto, 2014 at 16:18
Ainda bem que se fala da política de contratações.
1) O sucesso é fodido porque nos fazem esquecer algumas coisas. Sendo a principal: NÃO HÁ DINHEIRO! Não havia no ano passado e continua a não haver este ano. Tudo o que se contratou foi fruto de encaixes realizados (Champions, Jardim, Dier e Rojo). Estes encaixes terão de chegar para contratações, fazer parte do orçamento e entregar parte à banca.
2) Há duas coisas que temos de entender. A primeira é o binómio “custo de transferência” e “custo total de investimento”. Exemplo: Aboubakar custou 3M aos corruptos, imaginemos que tem contrato por 3 anos e ganha 1M/ ano. Custo de trf= 3M. Custo total de investimento= 6M. E nem conto com o prémio de assinatura. Isto tudo para quê? Para acabar de vez com a ideia que, por 3,4,5 contratações que possamos achar inúteis…poderíamos contratar, por exemplo, o Aboubakar. Não podíamos e dificilmente poderemos num futuro próximo. Se juntarmos os salários de Gauld, Slavchev, Rosell e Tanaka não faríamos 1 salário do Aboubakar. E nem conto com prémios. Pelo menos é a minha convicção.
3) Nunca li no programa eleitoral nem em declarações da direcção que iríamos contratar titulares. O que eu li é que iríamos contratar cirurgicamente. E convém destrinçar este conceito. Pode ser muita coisa. Para mim, a cirurgia tem de ser feita em posições carenciadas. E isso foi feito. Por outro lado, esta direcção tem todo o direito de fazer os seus investimentos. Sim, porque existem negócios que poderemos achar atractivos como Gauld e Slavchev, os melhores jogadores jovens dos seus países. O búlgaro acabou de ser convocado para a selecção. Isto não deixa de ser cirurgia mas de outra ordem, financeira. Comprar potencial barato para vender por 5, 10 ou 15 vezes mais. Negócios de risco médio/baixo, este é o nosso presente e futuro. Habituemo-nos.
4) A confirmar-se o Sacko, vai na linha do que disse. Barato, internacional jovem, com potencial. Todas as contratações obedeceram este critério. Ou não gostam do critério, e aí vão ter de aguentar porque foi nisto que votámos, ou não gostam dos jogadores contratados e aí poderemos discutir. O que eu sei é isto: os jogadores contratados chegaram depois de brilharem nos seus campeonatos (a maioria), têm todos potencial, ganham o que podemos pagar e são todos nossos. Estou particularmente babado com Gauld, acho que quando Slavchev entrar na equipa não sai mais, Rabia vai ser titular em menos de 3 meses e Jonathan Silva vai ganhar o lugar ao Jefferson. Destes não tenho dúvidas. Restam Geraldes, Paulo Oliveira, Sarr (que já é titular), Rosell (que já demonstrou a sua qualidade e utilidade), Tanaka e Sacko (se vier).
5) Cada um verá a coisa como quiser. Eu acho que estamos a fazer exactamente o mesmo que fizemos o ano passado, desta vez, com um bocado mais de dinheiro. E um bom 11 titular, já agora. toda a gente dizia que não havia banco. Agora que há banco, dizem que já não há titulares. Nunca estamos satisfeitos. Não considero todas as contratações acertadas mas creio que fizemos uma mão cheia de excelentes negócios, sobretudo pela relação custo-potencial de valorização.
6) Por último, esqueçam lá os clichés e as análises à priori. Ninguém esperava que Montero marcasse 13 golos seguidos tal como ninguém esperava que ele passasse esta seca. Ninguém esperava que o “cepo” Slimani fosse o matador que é. Que tal vermos uns joguinhos primeiro?
7) Por último, e isto é que interessa (pelo menos para mim), é que temos o melhor plantel desde o último ano em que fomos campeões. Poderá não ser suficiente mas que houve o esforço da direcção para justificar a candidatura, lá isso houve. Contratámos a truta (Nani), mantivemos os melhores (até ver) e demos concorrência aos bons jogadores que já temos. Para mim, chega.
27 Agosto, 2014 at 16:39
Estou contigo.
27 Agosto, 2014 at 19:36
like!
28 Agosto, 2014 at 19:54
Nos já temos um Sacko, os outros que não têm, levam no pacote… 🙂