É possível que não chegues a ler isto antes de entrares em campo, mas queríamos dizer-te que não sabes a sorte que tens. Imaginamos-te a sentir a gola da camisola na cabeça e o Leão Rampante a colar-se ao peito. A apertar as chuteiras e a ajeitar os calções. A sentir o estômago contrair-se, uma e outra vez. E entrar em campo, com a verde e branca vestida, para disputar o jogo dos jogos.
Acreditamos que não tenhas noção de quantos de nós gostariam de estar no teu lugar, amanhã, para disputar o dérbi. Somos centenas de milhares (milhões?), que cresceram com o sonho de ser jogador(a) do Sporting. Talvez passes uma vida inteira sem perceber o que isso significa. Ser-se adepto de um clube ao longo de uma vida. Fazer uma escolha definitiva. Crescer a aprofundar um sentimento. Semana após semana, ano após ano, sorrir, chorar, cantar, gritar, sofrer. Colocar o coração à prova de oito em oito dias. É isso que fazemos. É verdade que não corremos, mas chegamos cansados ao fim dos noventa minutos. Tu sentes as pernas cansadas, nós temos as gargantas arrasadas. Tu sentes o mundo abanar, nós sentimos o mundo rebentar. Quanto tu festejas um golo como louco, nós já enlouquecemos a fazê-lo.
Isto não tem explicação e ninguém pode cobrar-te que sintas exactamente o mesmo. Mas podemos pedir-te que entres em campo disposto a defender o verde e branco até ao limite das tuas forças! Que lutes pelo Sporting e que lutes por nós! Pensa no que mais queres e luta! Luta e até soar o apito final acredita! Em ti, em nós, nos que juntos somos capazes de fazer! Nós não temos chuteiras nem pisamos a relva, mas estamos firmes, a teu lado! Porque tu jogas por nós! Quando tu fintas, as nossas pernas fintam. Quanto tu rematas, nós rematamos! Quando defendes, nós também voamos! Quando tu falhas e levas as mãos ao rosto, são as nossas mãos que limpam o suor. Quando tu cais, nós também caímos. Mas se estiveres no chão, levanta-te! Se voltares a cair, levanta-te outra vez! Se não sentires força para fazê-lo, escuta-nos! No estádio, nos cafés, em casa. Escuta-nos! Onde estiveres nós vamos lá estar! Para te ver ganhar, sim, mas, mais do que isso, para te ver lutar e honrar essa camisola que é tua e que é nossa.
Essa é a forma como nós jogamos. Jogamos com o coração! Custa mais quando perdemos, é verdade, mas é por deixarmos falar o nosso coração ao longo de mais de um século que transformámos o Sporting naquilo que é hoje. Foi por sentirmos o coração a bater junto ao Leão Rampante, que ultrapassámos os mais temíveis adversários e que conquistámos vitórias nos mais importantes campos de batalha! Agora, chegou a tua hora de fazeres história! Escrevê-la com letras douradas depende de ti. Depende do que significar para ti, envergar a camisola que é vestida por milhões! Mete uma coisa na cabeça: nada te poderá parar quando sentires o que estás a fazer. Quando quiseres tanto uma coisa, que quase te falta o ar só de pensares nela! Amanhã, joga com o coração, Leão. Era o que qualquer um de nós faria, se estivesse no teu lugar.
30 Agosto, 2014 at 14:28
Que palavras…. Incrivel!!
Nós jogamos sempre!! 😉
30 Agosto, 2014 at 14:53
Eu sei o que é entrar de Leão ao peito. Não num relvado mas nos pavilhões deste País. Particularmente contra os índios, nunca soube o que foi perder. Era como limpar o cú a meninos.
Mas isso eram outros tempos…
Apesar de não sentir descanso com a ausência de Cedric, com a juventude de Sarr e a procura da melhor forma do nosso Xerife, tenho fé que do meio para a frente, em noite de inspiração a nossa Malta depene o galináceo…
Força!
30 Agosto, 2014 at 14:55
Sou socio do Sporting desde o dia em que nasci há 47 anos atras. Registei-me apenas para felicitar o Cherba por este texto lindíssimo me emocionou e que tocou bem dentro do coracao. As lagrimas caíram-me. Tudo o que e ser Sportinguista e amar este Clube esta aqui transcrito. Há pessoas que tem o dom de saber escrever. Muito obrigado meu amigo!
30 Agosto, 2014 at 14:59
Grande post para abrir o apetite para o almoço. 😉
SL
30 Agosto, 2014 at 15:07
Amanhã espero ouvir de uma bancada à outra
Força Sporting!
Vence por nós!
Força Sporting! Ouve a nossa voz!
SL
30 Agosto, 2014 at 15:12
Porra, granda posta!
30 Agosto, 2014 at 15:19
Depois do fantástico post para o Marco Silva matas-nos com este texto! Levem o Cherba ao balneário para motivar as tropas!!!!
30 Agosto, 2014 at 15:20
SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
30 Agosto, 2014 at 15:24
Grande post Cherba!
Foi o meu sonho de vida…jogar no enorme Sporting Clube de Portugal! Não aconteceu e agora já é tarde para se concretizar. Defrontei o Sporting um par de vezes e a única coisa que me dava vontade de ganhar ao meu grande amor era a possibilidade de, do outro lado, me verem com outros olhos (o máximo que consegui foi uma meia dúzia de treinos de leão ao peito – mas foi bom, muito bom!).
Hoje sofro, grito, canto e sinto-me feliz por ser útil ao meu clube, mesmo que fora de campo!
SL
30 Agosto, 2014 at 15:35
Já manifestei no meu “cantinho” o meu 11 para amanhã (se quiserem dar uma vista de olhos, cliquem no meu nome).
Patrício, Esgaio, Maurício, Sarr, Jeff, William, Adrien, A. Martins, Carrillo, Nani e Tanaka
30 Agosto, 2014 at 15:35
Eu não sei quem vai jogar, nem o que vai dar o jogo.
Eu só queria estar a perder 1-0 desde os 80 minutos até aos 86 minutos, quando uma desmarcação do J. Mário descobre Montero que isolado bate para golo fazendo o 1-1.
Depois de mais 6 minutos de sufoco, Sarr… no último suspiro do jogo… aos 92’… eleva-se por cima do Luis Grande e bate brutal penalti de cabeça!
1-2!!! Assim mesmo… épico e a deitar por terra um Jesus, prostrado, de joelhos… a perguntar-se “como serem possivel?!”
i have a dream…
30 Agosto, 2014 at 15:52
Eu gostava mesmo de humilhar as galinhas e nunca tivemos uma equipa do carnidense tão fraquinho mos últimos tempos.
De qualquer modo, não sao favas contadas, os vermelhos vão cagar se todos para ganhar. E apesar da sangria a equipa não é toda nova.
Mas, porra, se engata, este pode ser um jogo de cabazada…
Mas também pode correr mal e comermos nós na boca… o SCP com estes palhaços da se melhor quando é o underdog
30 Agosto, 2014 at 15:53
Encosta para lá que eu não quero sofrer tanto.
30 Agosto, 2014 at 15:58
Não querendo causar problemas de saúde a ninguém, mas…
Haverá quem não se recorde do 5-3? Aquilo foi descer aos infernos na 1ª parte… e mesmo no intervalo, com a primeira parte para atrás, eu não deixei de acreditar. Estavamos melhores e era uma injustiça da porra estar a perder aquele jogo… A 2ª parte foi o que se viu!
Eu gosto destes jogos sofridos… quando ganhamos! Desde que eles mostrem em campo atitude e capacidade nos 90 minutos, até podemos estar a perder mas não deixo de acreditar. Espero que hoje também seja assim…
30 Agosto, 2014 at 15:37
Porra pá, que tasca de panisgas!
30 Agosto, 2014 at 15:47
Acho que foi e continua a ser o sonho de muitos de nós. O meu alter-ego foi muitas vezes o extremo esquerdo titular da equipa do Sporting, figura principal da equipa durante uma década de glória. E não saía do clube por nada, porque não queria propriamente ser o gajo mais rico do mundo e porque a ideia era mesmo ser feliz. Ah, e provavelmente tinha chateado de tal forma a Vanessa Oliveira, nos dias em que a dita fazia as conhecidas operações de charme pelo estádio, que hoje estaria casado com ela. Não aconteceu. Paciência. Talvez no universo paralelo.
30 Agosto, 2014 at 15:55
Epá, eu também fiz a carreira quase toda no SCP.
Sai apenas quatro anos para experimentar.
Um ano em cada campeonato. Nem foi pela guita, foi pela experiência.
E claro vim acabar a carreira no SCP.
Depois dos 30, ainda ganhei 4 campeonatos pelo SCP !
30 Agosto, 2014 at 16:17
Central ou trinco. Daqui nada ainda se arranja um plantel.
30 Agosto, 2014 at 18:00
para esse lugar tinhas que esperar 🙂
esse era meu! com o nº 11 nas costas!
30 Agosto, 2014 at 19:28
Tá. Ficas com o 11. Eu fico com o 10 e com a Vanessa. You have a deal.
30 Agosto, 2014 at 20:16
fine by me!
posso ficar com a Liliana Santos sem problemas… 🙂
30 Agosto, 2014 at 15:56
Obrigada Cherba! Estava mesmo a precisar desta injecção de optimismo e de emoções. VAMOS A ELES LEÕOOES.
Meu onze.
Rui Patrício
Esgaio, Maurício, Sarr, Jeff
William, Adrien, João Mario
Nani, Mané, Carrillo
30 Agosto, 2014 at 15:58
Algum dos tasqueiros algum dia fez as férias desportivas do Sporting? Isso sim era um sonho passar os dias no velhinho Alvalade a vestir os equipamentos do Sporting de todas as modalidades, rodeados de jogadores de todos os desportos e a pisar a relva do mítico estádio. O “grande artista” até me deu uma camisola..
30 Agosto, 2014 at 16:02
Grande post!!!!
Desde Pemba, Moçambique com o coração a bater por ti, grande Sporting!!
30 Agosto, 2014 at 16:15
https://www.youtube.com/watch?v=K3PHIUHRgMQ
SL
30 Agosto, 2014 at 16:23
Boas Tardes
Modo treinador de bancada
Meu Onze
Patricio
Esgaio / Mauricio/Sarr/jef
William/Nani(a 10)/Adrian
Capel/ Montero/Carrilho
O Nani partia aqueles dois sepos dos centrais e tinha mais espaço visto que o merdas não tem trinco.
SL do vosso Cangalheiro
30 Agosto, 2014 at 16:24
Fogo fiquei com as lagrimas nos olhos … Caramba mostrem la isto aos meninos,.. Caramba!
30 Agosto, 2014 at 16:25
Um dia, vamos ter um livro:
“A Tasca do Cherba” – O maior nucleo de apoio a um clube e o primeiro virtual.
30 Agosto, 2014 at 17:16
Andebol na BolhaTV!
Foste tu que perguntaste, certo?
30 Agosto, 2014 at 17:42
Thanks … entretanto já tinha visto às 17.
Andebol arranjei stream, futsal no nosso canal e no pc estou a ver o Chelsea … dassse … entraram com tudo.
30 Agosto, 2014 at 16:25
Há um ano atrás, mais ou menos, foi pedido que sócios e adeptos Sportinguistas contribuíssem com frases de incentivo a colocar no balneário dos jogadores de futebol do Sporting. Alguma coisa que transmitisse aquele extra que tantas vezes faz toda a diferença. Nessa altura o meu contributo, a frase que expressava o que queria que os jogadores sentissem, foi esta:
http://s10.postimg.org/g6rscfbkp/Sonho.jpg
Este post vai para lá da frase, desdobra-a e ilustra-a, mas faz-me sentir a mesma coisa.
PS: Deus nos livre do futebol racional, asséptico e imaculado, livre de qualquer “mancha” de emoção, o futebol dos Freitas Lobo desta vida, que olham para ele como para uma tela em branco onde “pintam” arabescos ridículos para quem não precisa deles para conseguir ver mais que essa tela em branco. O futebol dos que por não saberem gerir as emoções, fogem delas como o Diabo da Cruz, enquanto proclamam que “a emoção não ganha jogos”.
Leio algumas parvoíces, e lembro-me deste Senhor. Um Senhor.
http://leoninamente.blogspot.pt/2014/08/atentos-alerta-preparados-para-reagir.html
Perdoai-os, Senhor. Eles não sabem o que dizem.
SL
30 Agosto, 2014 at 16:28
Este post já está na página do facebook oficial do Sporting:
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/a.402235511554.185820.98098491554/10152258330796555/?type=1
30 Agosto, 2014 at 16:28
😉
30 Agosto, 2014 at 16:38
Não se anda a dormir por ali. Mereces Cherba e merecemos todos nós!
Força SPORTING
30 Agosto, 2014 at 17:29
A minha vénia, Cherba.
30 Agosto, 2014 at 18:06
vinha colocar isso aqui agora…
grande Cherba, está um post fabuloso!
30 Agosto, 2014 at 18:59
Bom, muito bom!!
A tasca a espalhar se pelo universo leonino ! E ao mais alto nível !!
Parabéns Cherba pela partilha.
Vou lá colocar o seguinte comentário :
“apesar de perceber a ideia do post, jogar apenas com o coraçao tira todo o discernimento.
os adeptos podem apenas ir pelo coraçao, mas quem la está dentro precisa de acima de tudo ter cabeça”
Só para controlar a emoção.
Não queremos que os jogadores leiam e vão para dentro de campo com demasiada emoção….
Desculpem a provocação mas há parvoíces pseudo sensatas que me irritam….
30 Agosto, 2014 at 16:41
Cherba, grande texto! Acabaram de partilhá-lo na página oficial do SPORTING no facebook. SPORTING SEMPRE
30 Agosto, 2014 at 16:44
Looooooool é só árabes a puxarem pelo Shika e pelo Slimani, e tb pelo Rabia. Ainda vamos ter de construir uma mini Mesquita na Academia para os visitantes dessas paragens rezarem enquanto nos visitam. Vão vir charters.:-)
30 Agosto, 2014 at 16:59
Muito bom cherba, os meus mais sinceros e sentidos agradecimentos por este texto, está fabuloso, revejo-me 100%, quantas vezes dei pontapés na cadeira da frente ou levantei-me para empurrar a bola com a cabeça, em casa pareço um maluquinho a seguir a bola com os olhos e a irritar-me quando dão repetições no momento em que o nosso clube está a atacar.
Andei durante muito tempo a ir ver o Sporting nos campo dos adversários, depois parei porque os negócios e manhas dos croquetes afastaram-me nos últimos 3 anos antes da chegada do B.C. aliás paguei todas as cotas em atraso só para poder votar nele.
Apesar de nunca ter deixado de defender o meu querido clube, foi graças a este homem que voltei a eriçar a Juba e mostrar as garras para quem nos ataca.
Obrigado Cherba
S.L.
30 Agosto, 2014 at 17:01
O Maurício acabou de postar isto na página dele do facebook!
30 Agosto, 2014 at 17:27
Brutal!
30 Agosto, 2014 at 17:45
Jura …
30 Agosto, 2014 at 17:53
Também vi!!! Na página oficial dele! Chegámos ao balneário amigos! Tasca do caralho!!! Oobrigado Cherba!!!
30 Agosto, 2014 at 17:03
Estou um pouco preocupado, pois Johnatan pareceu-me um pouco pesado e Esgaio tem aquela dificuldade a defender e no outro lado estão Gaitan e Salvio, mas de resto temos tudo para sair de lá a sorrir
30 Agosto, 2014 at 18:08
Portanto,
estás preocupado porque vamos sair de lá a sorrir
30 Agosto, 2014 at 19:27
Estou preocupado com a lateral direita, mas penso que nas outras 10 posições somos superiores. Não me admiraria até de jogarmos com duplo pivot, para proteger a lateral direita.
30 Agosto, 2014 at 17:06
Este texto já foi partilhado pelo FB oficial do Sporting! Lindooooo!
Espero que todos os jogadores do plantel o leiam… seria um excelente factor de motivação.
Obrigado, Cherba.
30 Agosto, 2014 at 17:13
era o que eu vinha dizer.. magnífico!
30 Agosto, 2014 at 17:13
grande posta Cherba. deu arrepios!
30 Agosto, 2014 at 17:15
https://www.facebook.com/SportingClubePortugal/photos/np.78151821.1289853223/10152258330796555/?type=1¬if_t=notify_me
30 Agosto, 2014 at 17:17
No coment sl