Fechou o mercado. William ficou, conforme se previa face à promessa feita por Bruno de Carvalho e às ofertas concretas que foram surgindo (ó “okas”, ainda hás-de explicar-me o porquê de tanta certeza, ao longo de duas semanas, pelo menos, que o William já estava vendido). E, creio, será aumentado.
Os extremos também ficaram todos, algo que não me choca se pensarmos, por exemplo, que Mané é avançado e não extremo (ou seja, ficamos com Capel, Heldon e Shika a fazer guarda de honra a Nani e Carrillo).
Temos um excedente absurdo de laterais direitos e parece-me um disparate não se ter emprestado Geraldes. Falta igualmente confirmar se Miguel Lopes baixou o ordenado, ficando com mais uma opção para qualquer uma das laterais.

No que toca ao último dia, a animação com a nossas cores acabou por vir da equipa B: Luka Stojanovic em definitivo no Apollon, do Chipre; Betinho emprestado aos ingleses do Brentford; Mickael Meira em definitivo nos cipriotas do AEL Limassol com o Sporting a ficar com direito a 40% de uma futura transferência; Hugo Sousa rescindiu e pirou-se para o Beveren, da Bélgica;  e Kikas jogará uma época no Rapid Bucareste (Roménia). E, diz-se, o tal do Matheus Pereira rumará, em Janeiro, ao Mónaco. 

O que eu acho mais curioso, são as vozes indignadas com, por exemplo, o empréstimo do Kikas. É bom puto, trabalhador e respeita a camisola? Sim. Terá alguma vez lugar no plantel principal do Sporting? Não me parece. E o Luka? Também não me parece. E o Meira? É bom guarda-redes, mas temos muitos que são bons e temos que fazer opções. Betinho? Está na fase do vai ou racha. Que possa voltar para fazer a pré-época e confirmar a sua veia goleadora. Não vão obrigar-me a falar do Hugo Sousa, vão? Ok, eu falo. Tenho pena que não tenha convencido o Sambinha a ir com ele.

Agora é tempo de deixarmos os treinadores e os jogadores trabalharem em paz. E fico feliz porque, pelo menos até janeiro e em algumas cabecinhas iluminadas, o William vai deixar de ter jogos menos bons porque tem a cabeça noutro lado, para ter um jogo menos bom porque isso até acontece aos melhores.

p.s. – esqueçam lá essa cena do grande central. Os grandes centrais custam um ordenado que o Sporting não pode pagar. Torçam é para que o Rabia recupere rapidamente da operação e que confirme todos os créditos que o acompanham.