Chegou envolto em estardalhaço, ficou envolto em estardalhaço, vai fazer as malas envolto em estardalhaço.
No fundo, a passagem de Shikabala pelo Sporting é uma espécie de resumo do que tem sido a sua carreira, com a diferença de, em Portugal, o egípcio não ter conseguido transformar-se na estrela pop que é no seu país.
Não faltaram, no entanto, ocasiões para nos questionarmos do porquê de Shika não jogar. Os vídeos do youtube deixaram-nos com água na boca, os treinos que se podiam ver mostravam um jogador com uma técnica muito acima da média. Faltava o resto. E esse resto não era pouco. Aos 27 anos, Shikabala tinha menos noções tácticas que um puto de 14 que cresce na Academia. Podemos questionar as amarras tácticas que têm transformado o “joga bonito” num claim romanceado, mas a verdade é que Shikabala apareceu em Alvalade como um jogador de Playstation. Um gajo edita o ProEvo, mete-o de verde e branca e, no meio de amigos, festeja cada golo como se do sistema sonoro do estádio se ouvisse o «walk like an egyptian», das Bangles.
No mundo real, tudo era diferente. Bruno de Carvalho “apaixonou-se” pelo egípcio e viu em Shika um daqueles jogadores capazes de entusiasmar a plateia. É capaz de não ter andado longe da verdade, se atentarmos, por exemplo, no delírio que assolou Alvalade quando, no último jogo da época, o “craque” saltou do banco para fazer uns números de circo. O problema estava na forma como os domadores olhavam esses números do novo leão. Primeiro, Leonardo Jardim, com aquele seu ar entre o estou tão fodido que te dou uma naifada e o se me fazes uma careta desmancho–me a rir. Para lá de não ser a favor da contratação de Shika, imagino-o a ter pesadelos com a possibilidade de um outro careca vir arruinar-lhe a máquina táctica que tinha conseguido implementar. Depois, Marco Silva, menos preso a rígidas concepções de jogo e com tempo para ver Shikabala durante uma pré-época. Ao fim de um mês, uma certeza: este gajo pode desequilibrar, mas não faz a mínima ideia do que é fazer uma compensação e jogar em equipa. Era um desafio acrescido: moldar Shika.
Mas quereria o próprio ser moldado? Não, tacticamente, muito menos em termos de personalidade. Shikabala está no seu pleno direito em querer ser uma estrela e sentir-se como tal. Tem uma nação que mete as cuecas para lavar de cada vez que o seu nome é proferido. Mas para se ser estrela é necessário entender que o futebol mudou. Longe vão os tempos em que, por exemplo, o Maradona treinava quando queria ou aquecia a fazer malabarismos com a bola. Hoje, mais do que nunca, o “joga bonito” rima com “isto é pra fazer guito”. E o único guito que Shika deu ao Sporting, foram 300 mil euros de uma jogatana amigável. A mesma que, ao que parece, foi usada pelo jogador para se esquecer dos documentos e ficar dois dias de férias no seu país. É para lá que, com um enorme carimbo, o extremo deve ser devolvido, deixando como legado grandes vídeos no youtube, fotos engraçadas no instagram e um boost impressionante de likes na página oficial do Sporting, num CV que faz de Shikabala o rei das redes sociais.
4 Setembro, 2014 at 13:10
Apetece-me fazer um comparativo (que até já fiz noutro post).
Chegou Ryan Gauld e saíu Shikabala. Ambos com um talento fantástico, um pé esquerdo fabuloso e com muito cartel nos seus países. A diferença? Sobretudo duas. A primeira tem a ver com a humildade. Ryan era uma das estrelas mais cintilantes da Liga Escocesa, já era seguido por vários clubes da PL, chega ao Sporting para evoluir, vai para a equipa B e compromete-se a esperar pela sua oportunidade. Shikabala chega de um campeonato de trampa, onde realmente era estrela, não corresponde no Paok, e tem a derradeira oportunidade no Sporting e tem a postura que vimos. A segunda tem a ver com as próprias características dos jogadores. Ambos são extremos/10, a diferença é que o egípcio é um individualista (procura sempre assistir ou marcar mesmo quando não o deve fazer) e o segundo é um verdadeiro altruísta, um verdadeiro 10 que procura sempre assistir ou, pelo menos, dar continuidade às jogadas.
Para quem fala de “experiência” ou “maturidade”, que ponha os olhos nestes dois casos. Gauld tem 19 anos e já revela uma maturidade em campo e fora dele muito assinalável, o Shika tem quase 30 e parece um puto estúpido. Estes mitos têm de cair. Sarr tem 21 anos e parece ter mais maturidade do que, por exemplo, Rojo. Maurício caminha para os 30 e às vezes tem falhas dignas dos infantis. Tudo depende da mentalidade dos jogadores. Gauld, em 5 jogos pela B já leva 1 golo e 2 assistências (salvo erro). Shikabala, em 6 meses na mesma equipa, não fez porra nenhuma.
4 Setembro, 2014 at 13:40
NOTA de rodapé: Ryan Gauld tem 18 anos!!! Apenas fará 19 em Dezembro…
Por favor vamos parar de dar “milho aos pombos”, ou seja, a comunicação social pasquineira tem por hábito dar mais idade aos NOSSOS jogadores e menos aos dos ‘milhafres’ e dos ‘corruptos’… Não vamos dar para esse peditório, sff…
Achei piada quando um ‘comentadeiro’ (gosma da silva) se referiu ao A. Almeida (o polivalente) como tendo 21 anos………… Quando já tem 23 e vai fazer 24 para a semana que vem…
Um abraço leonino
4 Setembro, 2014 at 13:59
lol Gosma da Silva Busted!!
4 Setembro, 2014 at 13:27
A nossa política de contratações será sempre mais arriscada que a dos nossos rivais. É mais fácil acertar num jogador de 10 milhões do que num jogador de 100 mil euros. O risco é infinitamente menor. Talvez por isso, este ano a Direção elevou um pouco a fasquia e apostou em mais contratações de 1/2 milhões.
Não considero Shikabala um flop. Magrão, Cissé ou welder, esses sim foram flop. Shikabala tem talento e seria uma mais-valia para a equipa, se viesse com a cabeça limpa.
E acredito que BdC ainda só não rescindiu com ele, porque tem demasiados litígios a decorrer (doyen, bojinov, labyad) na FiFA e não quer ter mais um.
4 Setembro, 2014 at 13:37
E agora, os egípcios vão tirar os likes do facebook do Sporting?
4 Setembro, 2014 at 14:00
Temos ainda o Rabia. Mas bem que podiam deixar de comentar, aquilo fica intragável.
4 Setembro, 2014 at 13:50
Nunca fui muito à bola com o paim do egipto…muita parra e pouca uva!
Gosto mais de gajos calados, simples, discretos…mas profissionais e competentes.
Adeus, e ficava-te bem agradeceres este acto de caridade.
4 Setembro, 2014 at 13:50
tenho pena q seja este o desfecho… que desperdicio!!
4 Setembro, 2014 at 14:22
Talento desperdiçado!
Nota mental: Preciso rever “o Bom Rebelde” (Good Will Hunting) para acreditar que ainda há gajos que sabem aproveitar o seu talento a tempo…
Palerma do egípcio…
4 Setembro, 2014 at 14:23
Confirmam-se as divergências com o Shikanojo, o gajo já mudou as fotos de perfil da sua pagina, fdp.
https://www.facebook.com/shikabala.net
4 Setembro, 2014 at 14:26
O fulano não tem cabeça nenhuma. Que vá DEPRESSA, porque maus exemplos não fazem cá falta.
4 Setembro, 2014 at 16:39
Não vou por aí…
Se fores ver, nos uploads na mesma hora que mudou também postou uma foto com roupa do Sporting. E ainda tinha postado a lista dos inscritos na Champions 4h horas antes dessas mesmas fotos…
Por isso, creio que as mudou por estar neste momento ao serviço da selecção.
Se fosse por ressentimento, ele não tinha postado essas fotos com roupa o SCP! Digo eu…
4 Setembro, 2014 at 14:41
Daqui a uns tempos vou ver tanta, mas tanta gente a bater palminhas nas costas do Slimoney… só porque mete umas batatas lá dentro!
Como é fácil “perdoar” quando a conveniência é grande.
Continuo a afirmar… foi uma pena não ter mostrado o que sabe fazer em campo…
4 Setembro, 2014 at 15:03
O Slimani, da minha parte, nunca será mais que um mercenário que terá que dar 200% para vestir aquela camisola. 2 jogos sem marcar, banco. Atitudes irreflectidas, castigo. Com estes fdp, só mesmo rédea curtíssima!
4 Setembro, 2014 at 16:42
Podes ter a certeza que eu nunca mais irei olhar com os mesmos olhos para o Slimoney
4 Setembro, 2014 at 18:50
Cala te sampaio 🙂 vai ver o comunicado do Sporting relativamente ao shika 🙂
4 Setembro, 2014 at 20:38
Já vi!
Já vi!!!
Jáááááááá Viiiiiiiiiiiii!!!
SHIIIIIIIIIIIIIIIIIIKAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
4 Setembro, 2014 at 15:00
Como nunca vi nenhum vídeo dele no Youtube, não embarquei em nenhuma euforia. Como já foi dito, uma coisa é ser-se craque no Egipto e outra, bem diferente, na Europa, seja que campeonato profissional for.
Shikabala não quis triunfar, assim como outros antes dele não quiseram e como outros, certamente, o farão no futuro. Ter técnica não é tudo e cada vez mais é preciso uma atitude competitiva e, principalmente, profissional que o Shika nunca quis ter.
Não é de estranhar que em cerca de 5 meses com LJ ele nunca tenha sido opção? Que mesmo após fazer a pré-época com o Marco Silva não tenha sido chamado com regularidade? Se calhar agora já serão em maior número os que acreditam que ele saiu todo fodido do torneio no Restelo.
Talento só não chega. É capaz de funcionar até uma certa idade porque é visto como uma esperança que mais cedo ou mais tarde, irá atinar. Agora com 28 anos? Dificilmente.
Deu-se uma derradeira oportunidade a um cabeça de vento que julgava ser Rá quando mais não era que outro “assentador” de pedra nas pirâmides.
Boa viagem e olha, aproveita agora e cumpre o serviço militar!!
4 Setembro, 2014 at 17:00
Não comentei porque não acredito que estas declarações sejam supostos desabafos do suposto Agente. Esta gente tem sempre um objectivo quando abre a boca!
Eis o comunicado do SCP:
A Sporting SAD vem repudiar as declarações do suposto representante em Portugal do jogador Shikabala, Paulo Faria, proferidas a 3 de Setembro ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença. Shikabala é atleta do Sporting e tem cumprido até ao momento com as suas obrigações com o Clube de forma profissional.
Relativamente ao episódio que reteve o atleta na recente deslocação ao Egipto, por falta de um documento das autoridades locais que lhe permitisse viajar, o mesmo encontra-se em processo de averiguações por parte da Sporting SAD.
A Sporting SAD espera que as declarações em causa não se tratem de uma manobra de desestabilização do atleta que incitem o mesmo a tomar alguma atitude que desvirtue o seu comportamento, até ao momento, com o Sporting ou, no sentido de forçar a sua saída, criando condições favoráveis para o suposto representante do atleta, num eventual negócio envolvendo o jogador.
4 Setembro, 2014 at 17:23
Comunicado do Sporting:
«A Sporting SAD vem repudiar as declarações do suposto representante em Portugal do jogador Shikabala, Paulo Faria, proferidas a 3 de Setembro ao programa Bola Branca, da Rádio Renascença. Shikabala é atleta do Sporting e tem cumprido até ao momento com as suas obrigações com o Clube de forma profissional.
Relativamente ao episódio que reteve o atleta na recente deslocação ao Egipto, por falta de um documento das autoridades locais que lhe permitisse viajar, o mesmo encontra-se em processo de averiguações por parte da Sporting SAD.
A Sporting SAD espera que as declarações em causa não se tratem de uma manobra de desestabilização do atleta que incitem o mesmo a tomar alguma atitude que desvirtue o seu comportamento, até ao momento, com o Sporting ou, no sentido de forçar a sua saída, criando condições favoráveis para o suposto representante do atleta, num eventual negócio envolvendo o jogador.»
Fico á espera das cambalhotas… já vai voltar a ser o maior e a CS voltar a ser a culpada.
4 Setembro, 2014 at 17:33
As voltas que a vida dá!!!
O mesmo comentador que me fez virar o bico à pena e deixar de escrever na Tasca é precisamente aquele que me faz voltar a botar prosa.
E ele tem razão: aparecem umas declarações na CS (sempre tão criticada) e vai de malhar no jogador.
E escreve o mesmo comentador que todas as catilinárias dirigidas ao argelino se dissiparão com as eventuais batatas que ele enfiar. E está certo (o comentador).
Estou curioso de observar o desenrolar dos comentários que se seguirão após a leitura do comunicado do Sporting.
4 Setembro, 2014 at 20:34
Quem é o gajo que fez com que desistisses de dar a tua opinião?!
Tou curioso por saber quem teria tamanho poder…