Não sou especialista em comunicação, sou apenas um leitor, e no que diz respeito ao Sporting leio tudo e tento andar informado sobre o que se passa. Neste contexto os blogs de opinião são uma fonte de informação de acesso muito fácil e que dá voz a muitas correntes distintas de opinião. Não falo dos rascors, borlas e nojos, que esses têm agendas editoriais muito próprias que nos prejudicaram (ainda prejudicam) muito. Esses ficam entregues a eles próprios. Não falo sobre paineleiros. Esses o Leão de Plástico fez-lhes o obituário e um dia morrem a falar sozinhos. Não falo sobre a comunicação institucional do Sporting Clube de Portugal, essa a precisar tanto de melhorar, mas paradoxalmente capaz de nos apresentar a Sporting TV.
Quanto aos blogs, voz direta de sócios e adeptos (e também de adversários), o Sporting tem neste momento duas correntes bem firmadas de opinião. Uma, alinhada com a direcção e que traduz a maioria que a elegeu, a segunda de oposição. A primeira é a chamada seguidista ou brunista, adjectivos utilizados pejorativamente por aqueles que não aceitam o resultado de umas eleições “brutais”. A segunda é a chamada croquetista ou aziada, utilizado por aqueles que não percebem que o Sporting tem de ser plural e que é através do confronto de ideias que impediremos o aparecimento de mais godinhices. No entanto, apesar de um pluralismo que se pretende rico e capaz de gerar novas ideias para o clube, existe uma tendência nos blogues da “oposição”: Camarote, Bancada Nascente, Fax Verde e Branco e a Norte de Alvalade [reparem que os uno todos no mesmo grupo, não por os considerar maus, mas apenas por declaradamente conterem um teor de criticas face à direcção de grau, digamos assim, elevado, e estou a ser um bocado injusto para os restantes ao incluir a Bancada Nascente, já que este para mim é o pior do que o Sporting pode oferecer]. Os outros três blogues, goste-se ou não dos conteúdos, são muito interessantes e leio-os todos os dias (e comento sempre que posso).
Mas existe uma tendência nos três blogues que me irrita. É a exacerbação do erro. Nestes não existem margens de erro. Todos os acontecimentos negativos na vida do clube (que os há) têm de ser vistos como erros clamorosos de gestão e servem para exacerbar críticas à direção e sobretudo a Bruno de Carvalho. Não existem coisas pequenas, negligenciáveis. Tudo serve como saco de pancada e é aqui, nas caixas de comentários destes blogues, que um grande número de descontentes com a atual direção encontra espaço para as suas opiniões. Um exemplo: Shika. Um flop na era de Bruno de Carvalho (Shika …) é apontado como o exemplo acabado da incompetência, da incapacidade de liderança, da diferença de tratamento entre jogadores … colocando-o ao nível dos flops de Godinho Lopes … esquecendo-se da grande diferença. Existem flops de Milhões de euros e flops de milhares de euros. Nestes blogs isso não faz diferença nenhuma. Um flop é um flop…
Este tipo de exacerbação orgásmica leva alguns a coisas deste tipo: “Pronto… Não queria postar mais, mas lá vai ter que ser. Vamos lá comentar a última porcaria no futebol português relacionada com o nosso Sporting.” Ou “O objetivo é claro, criar o clima favorável para a tomada de uma decisão difícil de explicar.” In “Atascadocherba” by LuizFerreira … num comentário off-topic colocando Shika em discussão. Está aqui tudo o que de pior se pode ter desta oposição. O tom paternalista de quem se acha melhor que os outros. A associação do Sporting clube de Portugal à porcaria que existe no futebol português, como se fossemos os responsáveis pelo estado de compadrio, corrupção e falta de desportivismo que grassa pelo campeonato português. As insinuações desprovidas de sentido e que não são mais do que opiniões.
E é isto que me irrita. O Sporting, as suas direções serão sempre alvo de escrutínio e só isso nos impedirá de cairmos (ainda mais) no fundo. Mas seria bom que não fossemos anjinhos ao ponto de na vontade (e no direito) de sermos oposição, não sermos capazes de relativizar os erros e termos capacidade de encaixar como naturais alguns que se cometam, não alimentando polémicas estéreis que servem em primeiro lugar os propósitos dos nossos adversários e as estratégias de comunicação alinhadas com esses adversários. E seria também bom que se parasse logo com o argumento estafado de que a oposição a Godinho Lopes lhe infernizou a vida e que agora quem se opõe a Bruno de Carvalho tem o mesmo direito. Face aos resultados obtidos, em relação a Godinho Lopes, já se foi tarde. Em relação a Bruno de Carvalho e à sua direção não será um bocadinho cedo para lhe infernizar a cabeça e inundar a blogosfera com opiniões e comentários suportados em “peanuts”?
Texto escrito por Paulo
*às quartas, a cozinha da Tasca abre-se a todos os que a frequentam. Para te candidatares a servir estes Leões, basta estares preparado para as palmas ou para as cuspidelas. E enviares um e-mail com o teu texto para [email protected]
10 Setembro, 2014 at 17:47
Pois é isso mesmo:
Acertaste em cheio! (para os brunistas, estou inserido neste grupo)
Foda-se só dizes disparates! (para os croquistas)
10 Setembro, 2014 at 17:47
Há que tempos que isto é uma issue. O Camarote Leonino provoca-me vómitos. Tem uma linha editorial também. É nitidamente um meio de minar os sucessos de Bruno de Carvalho. Parece um blog dos nossos adversários.
Dito isto, concordo com o post e é muitíssimo oportuno.
10 Setembro, 2014 at 18:04
… ora nem mais…. estes consócios, adeptos e simpatizantes do nosso Sporting que são do contra (contra tudo) do que esta Direcção, com o Bruno de Carvalho ao leme, tem feito e faz, não sei o que querem mais??
Pôs-se um Clube moribundo num Clube vivo e bem vivo, credível, sério, melhor em todos os aspectos … e o que mais me satisfaz, com FUTURO!!!
“Que Deus os perdoe, porque não sabem o que fazem”
VIVA O SPORTING CLUBE DE PORTUGAL
10 Setembro, 2014 at 18:09
Não frequento outros estabelecimentos, cliente assíduo só da tasca (primeiro porque o tempo não mo permite, segundo porque gosto de manter a minha sanidade mental), por isso não me prenuncio quanto aos restantes. Mas fazer uma comparação entre esta direcção com a anterior e afirmar que a anterior era melhor só pode advir de uma demência profunda.
10 Setembro, 2014 at 18:13
“Os cães ladram e a caravana passa.”
10 Setembro, 2014 at 18:24
no caso dos camarotes desta vida é mais: “os cães raivam e o SPORTING continua!”
10 Setembro, 2014 at 18:34
Comunicação é isto :
“William Carvalho perto do Inter? Só se lá passou de avião”
http://www.youtube.com/watch?v=NgxOkaxTeys
O Sr Presidente sempre a dar-lhe!
10 Setembro, 2014 at 18:44
Treta!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O William assinou pelo Inter, é PÚBLICO!!
10 Setembro, 2014 at 18:45
INTERmarché
10 Setembro, 2014 at 19:18
LOL
10 Setembro, 2014 at 20:03
🙂
10 Setembro, 2014 at 23:01
🙂
10 Setembro, 2014 at 20:32
Olhem já agora…antes pelo Publico…
Do que pelo Correio da Manhã…!!
SL
11 Setembro, 2014 at 9:10
Não gosto de idolatrar ninguém porque acho que é má prática. Mas cada vez mais me rendo a este homem. Não me recordo de nenhum dirigente, nem sequer da àrea técnica, que tivesse esta postura, clareza e coerencia no que diz e faz nos quase 30 anos que sigo o futebol português (excepto talvez a um nível diferente o actual presidente da Liga, outro bombo da festa mediática). E penso que é isto que está a assustar o conglomerado da “malta da bola”, esse novelo de xicoxpertos, compadrios clubistico-federativo-negociatico-jornalisticos que sentem que BdC não é feito da mesma massa que eles, não foi formatado nos calores da noite e não fala futebolês. E, azar o deles, o homem ainda por cima é inteligente e sabe falar pelo que não tem dificuldades em calar a trupe de analfabrutos que o tentam atacar. Porque xicoxpertos só são espertos entre xicos, e como o próprio BdC disse na TV, é tão fácil desmontar o argumentário desta gente que não se entende como andam aqui há tanto tempo. Agora chamem-me seguidista e brunista à vontade, no dia que ele fizer merda não vou fingir que fez bem, mas por enquanto olho para as nádegas e para nós e vejo que temos um presidente inteligente, forte, que sabe o que quer, que faz melhor do que eles com muito menos e jovem! Há 30 anos que esperava por um presidente sério, e a sério, no Sporting. Amigos Leões, o futro é verde!
10 Setembro, 2014 at 18:54
Peço desculpa por repetir este comentário que tinha acabado de fazer no post anterior.
Não sei se já foi “postada” esta entrevista (de 15 min) de BdC ontem na Sporting TV, a partir de Manchester, relacionada com temas debatidos na Soccerex.
http://www.youtube.com/watch?v=KAr4o1FatmQ
10 Setembro, 2014 at 19:06
Eu pelo menos não tinha visto. Obrigado.
10 Setembro, 2014 at 19:00
Isso mesmo, Paulo. A oposição é sempre saudável a não ser que haja regras diferentes para cada um. É evidente que tendo o Shika custado quase nada, o risco é muito menor do que um outro brinca-na-areia que custe mais dinheiro. Porque em caso de flop se perde muito pouco. Mas quando mesmo estas ideias básicas se ignoram e se esquecem os acontecimentos incriveis da era croquete como jogadores quase a assinar quando nem podiam jogar, compras de jogadores como Elias a 9 milhões de euros, presença de criminosos como Pereira cristóvão DENTRO do clube, torna-se difícil sequer falar porque deixa de haver honestidade. Querem falar de Sika? Óptimo, fa-lo-emos depois de todos admitirem que mesmo que o Shika não faça nenhum minuto oficial pelo Sporting, ele nem sequer compara como flop ao Jeffren nem ao Elias, que embora tenham feito um joguinho ou outro, roubaram ao clube quase 15 milhoes de euros. Eu não vou a esses blogues de merda porque são gente que não quer discutir as coisas de forma séria. Vão mamar.
10 Setembro, 2014 at 19:09
Eu gosto de ir a esses blogs para perceber como anda a “oposição” e… para me rir um bocado com alguns posts. É que às vezes caem mesmo no rídiculo, dando apenas vontade de rir.
10 Setembro, 2014 at 19:24
Eu também lá vou, leão, e há uns meses empenhava-me a escrever respostas muito bem pensadas e justificadas para tentar que a discussão fosse boa. Mas depois percebi que se alguém chega a uma conclusão sem se informar, não vai ser com informação que os vais fazer mudar de opinião.
11 Setembro, 2014 at 18:15
Nao apenas o preço do Shika foi baixo, como foi coberto pelo jogo que fizemos no Egipto, comparar flops gratis e flops de milhoes…
10 Setembro, 2014 at 19:11
Já agora, sem ter muito a ver ou tendo tudo, gostava de fazer uma pergunta ao Cherba: Nunca recebeste desde que tens o blog nenhuma pressão/aliciação para “mudares de linha”?
10 Setembro, 2014 at 19:14
Concordo que a filosofia do “erro zero” está errada. Todos cometem erros, e é claro hoje que algumas partes da instituição Sporting não têm progredido à velocidade desejada. Falta de tempo, ou porque é complicado gerir muitos dossiers em simultâneo (percebo que colocar a equipa principal com boas condições ou gerir as finanças é mais premente que refazer o site, por exemplo).
Há no entanto pontos em que discordo:
1) tem de existir sempre uma cultura de exigência, mesmo que esta pareça, e seja injusta para quem trabalha
2) a imagem de endeusamento que alguns adeptos passam ajudam ao cenário de criar uma imagem de infalibilidade, que claro, é cobrada à posteriori
3) criticar o desempenho da Direcção não pode ser confundido com criticar a Direcção
4) o Godinho não pode ser usado como modelo de comparação. Se eu faço um pão em casa, tenho de o comparar com opão do café da esquina, não com uma poia que o cão do vizinho deixou no passeio.
10 Setembro, 2014 at 19:26
Mas não passas de um vendedor de cócó para a melhor pastelaria da cidade simplesmente por saberes que tipo de pão queres fazer… é necessário descobrir os ingredientes certos, fazer um upgrade à maquinaria, descobrir a temperatura, a humidade e os tempos certos, aprender a melhor maneira de amassar e tens que melhorar a tua imagem/fama!
(tudo isto se desenvolve com um bom padeiro, tempo, dedicação e perfecionismo e… com a esperteza suficiente para saber/reagir quando a concorrência (ou o agiota) vai “minar” a farinha ou colocar um rato na cozinha)
10 Setembro, 2014 at 19:51
1) Concordo com a cultura de exigência…eu sou exigente! Mas fds…possivelmente ambos concordamos que há limites! Exigir que uma equipa acerte em 100% das contratações é estúpido! Por isso a “cultura de exigencia” tem de ser ponderada e muitas vez quem supostamente advoga que a usa só o faz para criticar por tudo e por nada…
2) É-me indiferente como os outros vêem o presidente…se Deus se o Diabo…não lhe vou exigir nem mais nem menos por isso e não percebo porque alguém é influenciado por isso…
3) Concordo, embora ambos estejam sujeitos á critica!
4) Depende…se vi alguém apoiar o Godinho e muito do que ele fez e agora se atira ao Presidente…o Godinho pode ser usado como modelo de comparação! Além disso salta à vista (não me digas que não percebes isso pelos comentários) os que criticam pela azia e os que sabem o que dizem…
10 Setembro, 2014 at 19:20
Só um aparte :
Off – alguém poderá postar aqui a entrevista do Mario Figueredo presidente da liga ontem , obrigado
10 Setembro, 2014 at 19:46
https://www.youtube.com/watch?v=rWSxpgkta5c
Já agora:
‘One European football club is being run by organised criminals’
http://www.telegraph.co.uk/sport/football/news/11087374/One-European-football-club-is-being-run-by-organised-criminals.html
Só um?!?!?!? Cá em Portugal conheço um caso que dura há 3 décadas…. E que até pode ser o que se fala… :pray:
10 Setembro, 2014 at 20:03
Quem é este Emanuel Medeiros? O nome não me é estranho.
10 Setembro, 2014 at 20:43
Emanuel Macedo de Medeiros was born in 1969 in the island of São Miguel, in the Portuguese archipelago of Azores. Graduated in Law from the Faculty of Law at the University of Lisbon, with specialisation in legal-economic sciences and post-graduations in Sports Management by the Portuguese Catholic University and Professional Sport Law by the Law Faculty of the University of Coimbra.
As a lawyer, he began his career in 1993 at “PLMJ”, the largest and most prominent law firm in Portugal, after gratifying professional experiences in the banking and financial sectors and the media.
From 1993 to 2000, he collaborated with Boavista FC as Director of Legal Affairs. In June 2000, he was appointed General Secretary of the Portuguese Professional Football League (LPFP), a position he performed until December 2005. Since 2002, he has been a Member of several Committees and Working Groups within both UEFA and FIFA, including but not limited to the UEFA Professional Football Committee and FIFA Task Force “For the Good of the Game”.
Emanuel Macedo de Medeiros was one of the founding fathers of the Association of European Professional Football Leagues (EPFL) and, on 6 June 2005, he was unanimously elected its CEO, an office he continues to hold today. Within the vast ambit of his statutory responsibilities, he is entrusted with the definition and implementation of the strategies necessary to meet the Association´s objectives and its daily political, administrative and financial management. He is also statutorily responsible for the articulation of the EPFL with FIFA, UEFA and any other sports bodies or political institutions, such as the European Commission, European Parliament, Council of Europe and national Governments and Parliaments.
Among other current responsibilities, he is also an active member of the FIFA Committee on Club Football, since December 2011, and holds a seat at the UEFA Professional Football Strategy Council since 2007. He is also a member of other important bodies both within FIFA and UEFA.
Emanuel Macedo de Medeiros also holds a seat at the European Union’s Expert Group on Good Governance in Sport and leads the Employers’ Delegation on behalf of the EPFL within the European Social Dialogue, under the auspices of the European Commission, since 1 July 2008.
In March 2008, he was appointed Ambassador for Sports Ethics by the Government of Portugal
Emanuel Macedo de Medeiros has several publications related to Professional Football and Sports Law and participates, as a keynote speaker, in an extensive number of high-level Conferences every year, in Europe and beyond.
(@forumscp)
10 Setembro, 2014 at 20:52
e o mesmo Emanuel Medeiros que disse isto hoje, tambem já disse umas coisas interessantes sobre fundos, em Abril deste ano.
http://3.bp.blogspot.com/-UJGrpZ0xVx8/U1g3vQ-oKqI/AAAAAAAANHA/BFIO6ansMqk/s1600/Fundos_EmanuelMedeiros_ojogo_10-04-2014.jpg
10 Setembro, 2014 at 22:24
Obrigado. Por acaso a associação que fiz ao nome tinha a ver com o Boavista…
10 Setembro, 2014 at 20:14
Ui! Alto e para o baile!
Isso foi dito por um português e não é um qualquer…
«Há na Europa um clube profissional gerido por criminosos» – Emanuel Medeiros
Emanuel Medeiros, antigo diretor-executivo da Associação das Ligas Europeias de Futebol Profissional (EPFL) e atual CEO do Centro Internacional para a Segurança no Desporto da Europa (ICSS), afimou que há um clube profissional na Europa «a ser gerido por criminosos», mas recusou-se a revelar o nome deste ou o campeonato de onde é originário.
«Acredito que há um clube profissional num campeonato profissional na Europa que é gerido por criminosos. Tenho razões para crer que esse é o caso. Não vou mencionar o nome do clube ou o país porque há mecanismos próprios para lidar com isto. Temos estado em contacto com as autoridades, as quais temos alertado. Desde 2003 e 2004 há muitos exemplos de infiltração criminosa na direção de clubes, na Finlândia, na Bélgica e em outros países. Não estou a dizer nada de novo. É preciso regulamentar a forma como os clubes são geridos ou ficaremos vulneráveis a este tipo de atividade criminosa», afirmou Emanuel Medeiros à Sky Sport News.
10 Setembro, 2014 at 20:36
É bom lembrar que a Doyen tem ligações ao D’Onoffrio (ver aquela reportagem do mangala&fundos) que é um gajo cadastrado e a zahavis e lixo do género. Também têm ligações a sites de apostas online, clubes, dirigentes, empresários, jogadores, muitos milhões e sabe-se lá o quê mais.
Os gajos até disseram naquele comunicado do Nélio que estavam “totalmente alinhados” com os corruptos.
Se isto não é o caldo perfeito para a máfia…
O Oporto&Doyen balonpie parece-me um bom candidato a uma investigação deste género.
10 Setembro, 2014 at 23:54
mmm.
1- Platinni ja ameacou o oporto
2- O Medeiros diz que ha pelo menos 1 clube criminoso
3- Medeiros ligado ao Boavista
4- O ex-ban disse algo como: “Sabemos quem fez mal ao Boavista, e esse alguem vai pagar”
mmmm
Sera que? o oporto esta em maus lencois…
10 Setembro, 2014 at 19:43
Não conheço mais nenhum Blog…nem sequer sou bloguista (se é que é assim que se chama)! Um dia, meio sem querer tropecei no Cacifo e depois passei a ser cliente assíduo de lá e mais ainda da Tasca!
Mas pelo que descreves parece-me a coisa mais natural do mundo…o Presidente, pela sua forma de ser e de estar gera amores entre os que o seguem mais de perto e ódios a quem ele ganha…nada de novo! Assim como não é nada de novo um Sporting partido em 2 facções e com 2 lados….isso é a coisa mais normal, natural e quem sabe antiga do Sporting! Popular vs elitista, simples vs “visconde”, elaborado vs frontal…acho que sempre foi assim e sempre será!
Ainda assim o universo que conheço melhor (pessoalmente e não aqui na Tasca) é o sócio/adepto anónimo, que não ama nem odeia o presidente, que gosta do trabalho dele mas que não o seguirá para todo o lado…no fundo nada de novo!
A azia dos “croquetes” hoje só é maior do que a dos “brunetes” há 2 anos porque os “croquetes” apoiaram os coveiros do Sporting e está a doer para crl que o milagreiro que não deixou o Sporting morrer seja alguém que eles detestam desde que este se atirou aos seus apoiados….
Mas o Sporting devia estar acima disso…pois…eu acho isso mas muitos dos “croquetes” não superam a azia como muitos dos “brunetes” não superaram à 2 anos!
Eu sou mais um anónimo embora cada vez mais conquistado pelo Presidente! Não o idolatero…mas cada vez o adoro mais, mesmo com coisas com que não concordo! E olhem que para dizer a verdade…não votei nele em nenhuma das 2 eleições! E esta hein?!?! Para quem foi acusado tantas vezes de seguidista acéfalo não está mau…
10 Setembro, 2014 at 19:56
Deixo aqui uma pergunta no AR ? será que estes adeptos destes bloggs são mesmo do nosso Sporting , eu sinceramente não acredito e já faz muito tempo que deixei de frequentar …viva o nosso SPORTING
10 Setembro, 2014 at 20:01
Quem é que disse que queria alguém a falar sobre o relatório e contas que não fosse o presidente? A direcção faz a vontade:
Carlos Vieira, administrador da SAD e vice-presidente para a área financeira do Sporting, marcará presença no Sporting Directo de hoje, às 21h30.
O responsável aproveitará a oportunidade para analisar o Relatório e Contas da SAD referente ao exercício 2013/14, esclarecendo alguns pormenores do documento.
10 Setembro, 2014 at 20:52
Eu disse que devia ser assim…que ia haver análise e explicações no jornal Sporting e na Sporting tv, na minha opinião de preferência que não fosse o presidente! Nada me alegra mais do que ver que tinha razão!!
10 Setembro, 2014 at 20:12
Sardinha verde , um muito obrigado , chama-se serviço público obrigado mais uma vez
10 Setembro, 2014 at 20:18
Brunista desde 2011 e com muito orgulho! Fui educado de acordo com valores de honestidade, integridade e carácter e esses não abundam na croquetada!
10 Setembro, 2014 at 20:30
E sobre os blogs da aparente oposição…
São meia dúzia de descontentes se tanto e não são oposição, a oposição é construtiva e feita com escrúpulos.
Camarote: Tem aparentemente vários escribas… mas é tudo escrito pela mesma pessoa e consoante o grau de irritação que nutre ora por Bdc ou por qualquer pessoa que tenha sequer falado com ele ,tem inclusive vários nicks nos comentários para suportar a suas brilhantes teorias conspirativas, e tem muitos amigos que o alertam de coisas, são célebres os ódios a J Quintela ou a família Sampaio, apenas por mencionar alguns, como devem imaginar a lista é extensa. É curioso de observar esta espécie e suas múltiplas personalidades e a forma como consegue escrever não verdades e ser de um criticismo do-en-tio.
Norte de Alvalade: A norte ficam os tripeiros e este blog importou o estilo de vomito que por lá se pratica quando se trata do bota abaixo a esta direcção, gosta de elaborar em coisa nenhuma e considera-se o ”super sumo “ mas a única percepção que se tira ao ler os seus textos aziaticos é a necessidade urgente de um “–tiro-” de compensan.
Fax: Aqui estamos perante um caso de “ressabia clinica”, nas duas últimas eleições era vê-lo muito próximo a Bdc mas depois algo mudou… vou-me abster de fazer considerações. Basta atentar ao seu ultimo post para perceber o tipo de conteúdo elaborado, sustentado e até mesmo ilustrado para vislumbrar o tipo personagem. Chamar populismo ao facto de a direcção do clube, alguns jogadores e até mesmo a mulher do presidente não terem ido com a juve -ao melhor estilo PPC-, e terem preterido por risco de contágio a tribuna presidencial galinácea ficar num camarotes de um patrocinador, enfim tem que se lhe diga. Alem de que não havia croquetes, foi só mesmo um frango.
Bancada nascente: A única nascente presente neste blog vem ali dos lados da Etar, que é no fundo a verborreia que este blog utiliza ao fazer a sua permanente crítica habitual a qualquer acto de esta direcção pratique. Morreu um pouco a seguir as eleições já não havia dinheiro para assalariados com “cunha”.
Faltam alguns com a fonte segura e outra relíquias tais como o pantomineiro,crato.
Balelas…
10 Setembro, 2014 at 20:31
Pelo menos com o Superleão, conseguimos falar da teoria de Darwin, da plebe, da elite, do proletariado, etc…, tudo de forma mais ou menos ordeira (agora já não porque o pinguço/esquerdalho da Tasca cortou-lhe as rédeas).
Agora, com as “vozes de ancião” do “camarote”, “a norte”, “fonte segura,” “bancada nascente” e mais um ou outro, tornou-se impossível sequer aturar-lhes a escrita, tal é a gritante desonestidade intelectual daqueles tipos, especialmente os do “a norte” e o “camarote” que, depois de escreverem um ou outro belíssimo texto, com ideias pontuais e generalizações muitíssimo bem fundamentadas, desequilibram-se completamente e cai-lhes a máscara quando o assunto é….pois.
É que eles nem disfarçam, numa de gozo, até dão uma ou outra palmadinha condescendente no bom-senso, numa de alegrar os tansos.
10 Setembro, 2014 at 20:32
Já houve um tempo em que seguia com mais ou menos assiduidade vários blogues do Sporting – o rumo que o Clube seguia deprimia-me, e procurava ideias sobre outro rumo que me devolvessem a esperança.
Seguiu-se um tempo de escolhas, em que defini quais os que defendiam pontos de vista com os quais me identifico, e aqueles que funcionavam como contraponto, ou contraditório.
Após as últimas eleições, o nível destes últimos desceu a um nível incompatível com o Clube que supostamente representam – deixei de os ler porque me causavam náuseas.
Ultimamente tenho espreitado alguns, de vez em quando, dependendo do assunto do momento. Neste momento dão-me vontade de rir os contorcionismos intelectuais a que se prestam para defender o indefensável. E é bom perceber a agenda de certos personagens.
PS: sim, eu sei, para isso não preciso de sair da Tasca, é só ler o que escrevem o Luiz Ferreira, o pau ou o 76. Mas é que eu gosto de jogar ao “quem é quem”… 😉
10 Setembro, 2014 at 20:57
Escreves algum ou para algum blog Hic?
10 Setembro, 2014 at 22:22
Não. Fui convidado a colaborar com um, porque sou amigo de um dos seus fundadores, mas a minha disponibilidade é demasiado variável para assumir compromissos que sei que dificilmente poderia cumprir. Por outro lado, não tenho nada contra quem se aventura a lançar um blog escrito (a idéia ocorreu-me, de resto), mas em particular num momento de Fight & Resist como o que vivemos, acho preferível termos alguns blogs com massa crítica a sério, a termos essa massa crítica dispersa por uma infinidade de blogs sem peso na blogosfera – isto também é uma guerra, you know…
A minha contribuição é feita através da imagem. Pegando no tema do post anterior, do Leão de Plástico, acho que falta cumprir o slogan (feliz) da SportingTV, o “Estamos em Casa”, falta criar o sentimento de pertença a uma identidade no adepto comum – algo que dependa muito menos do resultado desportivo de um dado momento, e dependa sobretudo da consciência do Clube como um todo. É isso que pretendo transmitir através de imagens.
10 Setembro, 2014 at 23:02
Estava mais à espera de um sim ou soupas mas assim sim.
Fiz a pergunta porque costumo ler algumas das tua dissertações aqui na tasca e, sem te estar a afagar o ego, tento ler com alguma atenção pois são, regra geral, constructivas. Se não uma rubrica, espaços como as 4as da tasca seriam ideais para expores mais um pouco.
Sou completamente ignorante em relação ao tumblr mas o instagram não daria outra visibilidade?
SL
10 Setembro, 2014 at 23:46
Acontece-me frequentemente que quando disponho de algum tempo para estruturar uma ideia de fundo sobre um assunto, este já foi ultrapassado pela actualidade.
Quanto ao tumblr vs Instagram, são conceitos diferentes. O tumblr é um mosaico – é visual sobretudo pelo conjunto das imagens – é transversal a todas as plataformas, e é eminentemente temático. E não tem menos visibilidade que o instagram, embora o universo de utilizadores seja em muitos casos diferente. O instagram é por excelência o terreno das selfies, não tem a integração de conjunto do tumblr, existe quase exclusivamente de e para as plataformas móveis – é o twitter das imagens.
Eu uso o instagram para “alimentar” o tumblr.
A ponte entre os dois pode ser o Pinterest, que te permite organizar as imagens por temas.
No fundo, cada um serve propósitos diferentes, com audiências diferentes.
10 Setembro, 2014 at 23:57
Fico esclarecido até porque essas plataformas passam-me ao lado por inteiro. Não teria dado com o tumblr sem o link no teu nick.
De qualquer forma vou-te vendo por aqui o que é bom sinal porque a tasca é feita desses clientes habituais também. Já tenho pena que alguns tenham ido para outras paragens. O LaS por exemplo quando o assunto não era o famigerado Rorro era de ler.
10 Setembro, 2014 at 23:53
E é por isso que o Sporting aposta em todos…
http://hicsvntleones67.tumblr.com/image/96797757893
11 Setembro, 2014 at 1:04
🙂
10 Setembro, 2014 at 23:09
barbosa, clica em cima do nome do Hic 😉
10 Setembro, 2014 at 23:10
sorry, parece que já o fizeste…
10 Setembro, 2014 at 20:34
desculpem lá, mas para se comparar blogs de apoio ou contrários á gestao desta direcao, só se devia incluir blogs sportinguistas…
porque o que aconteceu a esses blogs, depois da derrota nas eleicoes, foi que se transformaram numa plataforma de extravasamento de um ódio pessoal contra aquele que lhes acabou com os tachos que tinham no clube…(esses blogs sao dirigidos por ex`s qualquer coisa que viviam á custa do SCP, e com a entrada desta direcao, a mama deles acabou…)
se se ler com atencao os posts, os ataques, nao sao tanto feitos á diracao, mas sim, quase invariavelmente a uma pessoa: aquela que lhes acabou com as mordomias e benesses…
portanto para mim, esses blogs nao podem ser chamados de sportinguistas…parece mais um exercicio qualquer de “anger management”…
10 Setembro, 2014 at 20:42
Estou de acordo com o post…
Eu entendo que uma oposição é sempre benéfica…desde que ela faça o verdadeiro papel que cabe a uma oposição honesta…
Não é o caso da actual oposição que se manifesta em alguns blogs…
Há um onde várias vezes comentei, mas acabei por desistir, porque sempre fui educado para não ultrapassar certas regras…e era dificil “manter-me dentro das linhas redactoriais” da minha consciencia…
Às vezes ainda passo por um ou dois…mas só para “apreciar” e mais nada…
Há um por exemplo um que é sempre dos primeiros a postar assuntos…”em que possa malhar” no actual Presidente do Sporting…
“Estranhamente”…ou talvez não…mantém “um silêncio de sepulcro” neste novo assunto relativo ao engº Godinho…
Nem tugiu nem mugiu…!!
SL
10 Setembro, 2014 at 20:54
olá amigo Max,
ainda me lembro de uma das primeiras vezes que comentei no Leoninamente, a chamar-lhe, a si e ao Álamo acerca dos ares pútridos do Camarote,e voces a dizer-me que se lhes devia dar o beneficio da dúvida, eheheh
assim que perderam as eleicoes, o ódio pessoal naquele blog extravasou todos os limites possiveis e imaginários…
Saudacoes Leoninas…
(ando em pulgas há 2 dias, porque um dos tipos que trabalha comigo, é do Chelsea e ficou de me arranjar um bilhete para o jogo…á causa 20 anos que nao vejo o nosso amor ao vivo…já ando com pinguinhos nos “boxer`s”, ahahah
problema vai ser gritar SPPPPOOOOORRRRING no meio dos fanáticos do Chelsea…espero pelo menos que me deixem ver o jogo até ao fim, antes de comecarem a malhar, ahahah
10 Setembro, 2014 at 20:58
Ah amigo…nem calcula como eu gostava que mesmo no meio deles…eles tivesse que ficar calados…
Por um resultado de sonho…a nosso favor…!!
Abr e SL
10 Setembro, 2014 at 21:13
Vamos ser correctos, isso da desonestidade intelectual não existe, um tipo ou é honesto ou desonesto, porque tudoo que fazemos vem do nosso intelecto, logo se é desonestyo intelectualmente, é desonesto, ponto final.
Já agora uma coisa para tentar entender este novo amor por MF, alguem sabe para onde foi trabalhar o antigo Presidente da MAG da Liga?
10 Setembro, 2014 at 21:23
“Aparentemente”, Heldon marcou, esta tarde, o golo da vitória de Cabo Verde contra a Zâmbia, por 2-1, em jogo de apuramento para o CAN 2015.
Isto é o que diz o MaisFutebol (atribuindo ainda o 1º golo a Zé Luis, do Braga).
Porque a Bola já diz que o 2º golo foi de Ryan Mendes, após assistência de Heldon… enquanto que o Record baralha mais ainda o leitoes, ao assinalar no titulo, que Ryan Mendes e Heldon dão o triunfo a Cabo Verde, mas depois, no texto, já dizem que os marcadores foram Zé Luis e Ryan Mendes (tal como a Bola).
o Jogo, por sua vez, é mais “lacónico”, “directo” e “sucinto”, não referindo sequer os autores do golos e assinalando apenas o resultado.
Assim, omo se pode ver, perante um mesmo facto pode-se ter uma multiplicidade de “interpretações” jornalisticas.
Que bonito 🙂
10 Setembro, 2014 at 21:24
Caros SPORTINGUISTAS,
Parece-me pertinente!!!!
O Relatório e Contas do Sporting informa detalhadamente sobre qual é a percentagem do passe que o clube detém sobre todos os jogadores do plantel principal.
Há vários jogadores que apenas pertencem ao Sporting em cerca de 40 por cento, mas há vários outros que o clube detém na maioria.
Muito relevante na lista que se segue, é a letra b. Ela indica os jogadores que pertencem em parte à Holdimo, empresa de capitais angolanos com a qual o Sporting já assumiu uma parceria para entrada no capital da SAD, através da subscrição do equivalente a 20 milhões de euros em acções, que o Sporting dá à Holdima para receber em troca as percentagens que esta detém sobre alguns jogadores.
Neste caso, portanto, é uma questão de tempo até o Sporting deter a totalidade dos passes dos jogadores assinalados com um b. A operação financeira já foi aprovada em Assembleia Geral, a mesma que aprovou a reestruturação financeira do clube, mas ainda não foi concluída.
Jogadores, contrato e percentagem que o Sporting detinha a 30 de junho de 2014:
Adrien Silva (b), contrato até 2017, percentagem de 30%
André Carrillo, contrato até 2016, percentagem de 30%
André Geraldes, contrato até 2019, percentagem de 80%
André Martins (b), contrato até 2016, percentagem de 30%
Cedric Soares (b), contrato até 2016, percentagem de 50%
Diego Capel (b), contrato até 2016, percentagem de 60%
Diego Rubio, contrato até 2016, percentagem de 25%
Elias Trindade (b), sem contrato, percentagem de 50%
Fredy Montero, contrato até 2018, percentagem de 100%
Heldon Ramos, contrato até 2019, percentagem de 100%
Islam Slimani, contrato até 2017, percentagem de 100%
Jefferson, contrato até 2017, percentagem de 80%
Jeffren Suarez (b), sem contrato, percentagem de 25%
Junya Tanaka, contrato até 2019, percentagem de 100%
Marcelo Boeck (b), contrato até 2016, percentagem de 50%
Mauricio Nascimento, contrato até 2018, percentagem de 90%
Miguel Lopes, contrato até 2018, percentagem de 30%
Oriol Rossel, contrato até 2019, percentagem de 100%
Paulo Oliveira, contrato até 2019, percentagem de 90%
Rui Patricio, contrato até 2018, percentagem de 65%
Salim Cissé, contrato até 2018, percentagem de 100%
Shikabala, contrato até 2018, percentagem de 100%
Simeon Slavchev, contrato até 2019, percentagem de 85%
Valentin Viola, contrato até 2017, percentagem de 32%
Wallyson Mallmann, contrato até 2019, percentagem de 70%
William Carvalho, contrato até 2018, percentagem de 60%
Wilson Eduardo (b), contrato até 2018, percentagem de 30%
Zakaria Labyad, contrato até 2017, percentagem de 70%
Percentagem dos passes que pertence à Quality Football Ireland e preço que o fundo pagou:
Carlos Chaby, 50% – 1 milhão de euros
Cristian Ponde, 25% – 100 mil euros
Diego Rubio, 40% – 1,4 milhões de euros
Elias Trindade, 50% – 3,85 milhões de euros
João Mário, 25% – 400 mil euros
Tobias Figueiredo, 50% – 1 milhão
Percentagem dos passes que pertence ao Sporting Portugal Fund e preço que o fundo pagou:
Alberto Coelho, 5% – 50 mil euros
André Carrillo, 20% – 600 mil euros
André Martins, 40% – 800 mil euros
Carlos Chaby, 2,5% – 50 mil euros
Cedric Soares, 25% – 625 mil euros
Diego Capel, 20% – 950 mil euros
Diego Rubio, 15% – 450 mil euros
Diogo Salomão, 25% – 1 milhão
João Mário, 15% – 240 mil euros
José Lopes, 25% – 450 mil euros
Nuno Reis, 15% – 225 mil euros
Renato Neto, 40% – 800 mil euros
Seejou King, 40% – 800 mil euros
Wilson Eduardo, 40% – 600 mil euros
William Carvalho, 40% – 400 mil euros
Percentagem dos passes que pertence a outros fundos e preço que o fundo pagou (entre aspas o nome do fundo):
André Carrillo, 50% – 352 mil euros (Leiston Holdings)
Valentin Viola, 48% – 2,28 milhões de euros (Leiston Holdings)
SL
10 Setembro, 2014 at 21:26
Caros tasqueiros,
Continuo a achar pertinente!!!!!!
O Relatório e Contas do Sporting informa detalhadamente sobre qual todos os aspetos relacionados com partilha do passe.
Nesse sentido, o clube informa sobre a percentagem de passe ou a percentagem de mais-valias que tem de pagar no caso de transferência dos jogadores do plantel, bem como informa sobre a percentagem de passe ou percentagem de mais-valias que tem a receber no caso de transferências de jogadores que já abandonaram o clube.
Jogadores sobre os quais o Sporting de pagar mais valias:
– Diego Capel: 20% da mais valia futura e valores variáveis a pagar pela performance do Sporting;
– Zakaria Labyad: valores variáveis a pagar pela performance do Sporting;
– Miguel Lopes: no mínimo 5M€ a pagar numa futura venda, independentemente do seu valor;
– Junya Tanaka: 10% do valor de futura venda acima de 2,5 milhões e 5% acima de 5 milhões;
– Oriol Rossel: 10% da mais valia futura;
– Islam Slimani: 20% da mais valia futura;
– Salim Cissé: 20% de mais valia futura;
– Seejou King: valores variáveis a pagar pela performance individual na equipa principal até ao limite de 0,25 milhões de euros
Jogadores que abandonaram o clube e sobre os quais o Sporting pode receber em caso de venda:
– Atila Turan: 50% de uma mais-valia futura;
– Arias: 15% de uma mais-valia futura;
– Bruma: 25% de uma mais-valia futura e valores variáveis a receber pela performance coletiva do Galatasaray;
– Gelson Fernandes: 10% de uma mais-valia futura;
– Tiago Ilori: 25% de uma mais-valia futura e valores variáveis a receber pela sua performance individual no Liverpool;
– Leonardo Jardim: valores variáveis a receber pela performance futura do Mónaco;
– Ricky Wolfswinkel: valores variáveis a receber pela performance individual no Norwich City;
– Matias Fernandez: valores variáveis a receber pela performance da Fiorentina;
– João Pereira: valores variáveis a receber pela performance do Valência;
– André Santos: 35% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Alexandre Guedes: 40% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Alberto Zapater: 15% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Elias Trindade: 50% dos direitos económicos de uma transferência futura, dos quais metade são atribuíveis à Quality Football Ireland;
– Emiliano Insúa: 37% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Jeffrén Suarez: 25% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Marat Izmailov: 50% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Nuno André Coelho: 20% dos direitos económicos de uma transferência futura;
– Ni Plange: 50% dos direitos económicos de uma transferência futura.
SL
10 Setembro, 2014 at 22:31
Obrigado Valckx. Bastante pertinente.
Nao obstante do que se fala do resgate ao Sporting Fund, que espero que se concretize (com todos e nao so o William!!), eu tentava o negocio da China com o fundo da Irlanda, trocar as %s de”monos” pelas percentagens de jogadores com quem contamos.
Assim, Tobias, Ponde, Joao Mario e Chaby custaram 2,5M aos Irlandeses. Negociar um valor (o dobro do investimento estara bem para o fundo?) de resgate e trocar por o que ainda temos dos Violas, Rubios, Labyads, Kings, Netos, Salomaoes, etc… ate prefazer o valor de resgate (bem negociado deve chegar e sobrar!!)
Limpavamos a casa (excepcao para Carrillo!), passavamos batatas quentes, davamos dinheiro a ganhar ao fundo, saiamos airosamente e sem queimar pontes, resgatavamos %s de jovens promessas, acabavam-se (pelo menos para ja) nego.cios com fundos (pondo em practica o que a direcao defende), e NAO SAIAM Euros de caixa..
Todos ganhavamos. Seria portanto um bom negocio. 🙂
SL
10 Setembro, 2014 at 23:12
Parece-me utópico jubas. A não ser que o Godinho seja o novo CEO do fundo… Nem se lhes oferecermos 100 % de todos esses cromos. 100% de zero é zero…
11 Setembro, 2014 at 0:07
A nossa parte do Elias vale 1M.
O Salomao tem mercado. O Labyad tambem tera valor de mercado(?!)
Os outros todos juntos valerao alguma coisa.
Espremido dava. Mas mesmo que metessemos 1 Milhaozito (digo eu como se 1 milhao fossem trocos 🙂 )…
Sonhar nao custa!
11 Setembro, 2014 at 0:32
A questão não é só essa. São detentores de passes de jogadores pertencentes a uma das melhores academias do mundo. Não acredito que as troquem por uns 10 labyads. Oxalá me engane redondamente mas é capaz de custar 10 x mais do que aquilo que tu achas que eles aceitavam.
10 Setembro, 2014 at 21:36
Alguém arranja um link para a SportingTV?
Não consigo encontrar nada.
Queria ouvir as explicações de Carlos Vieira sobre o R&C.
Obrigado.
10 Setembro, 2014 at 23:27
http://www.tvgente.eu/palmo/eurombdrex.htm
11 Setembro, 2014 at 9:53
Muito obrigado Leão! Já foi para os favoritos.
SL
10 Setembro, 2014 at 21:55
Fiquei mais aliviado logo que soube que o Shikabala vai ficar em Alvalade….
10 Setembro, 2014 at 22:01
Boas malta.
Tenho pena que existam os brunistas e os croquetes.
Podíamos ser todos sportinguistas a comentar e a criticar construtivamente os temas do nosso clube. Uns como sócios, outros como adeptos (e nem vou discutir se uns podem mais que outros), independentemente da dedicação e/ou paixão que cada um tenha pelo clube.
Mas a realidade, como em tantas coisa da vida, não é assim.
Tomam-se partidos e o grande problema é que as pessoas a certa altura deixam-se envolver no ambiente onde estão inseridos (como se fossem putos a fumar as primeiras ganzas porque o amigo tb fuma e as gajas acham giro). Ou seja, às tantas já não pensam pela própria cabeça e opinam com base num padrão.
Conheci o Cacifo através de alguns posts onde a crítica à direcção do momento era acima de tudo construtiva e identifiquei-me com tanto que era lá escrito.
Já com BC como presidente, acabei por criar conta e dou por mim a “viver” neste blog. Não vou a outros, a não ser que um link sugira a visita, nem sequer comento.
A tasca já “ocupa” muito tempo, informa muito e bem.
Termino com o seguinte. É muito importante que aquilo com o qual não concordamos seja dito, se tente justificar e acima de tudo exista uma opinião construtiva.
Só assim seremos cada vez melhores.
10 Setembro, 2014 at 22:34
Deixei quase tudo de lado quando comecei a frequentar a Tasca. Às vezes ficava tão fodido com os comentários às noticias publicadas no site da ABurla que dava cmg a tentar defender o clube daqueles depravados boifiquistas e tripeiros… tendo a Tasca não preciso de mais para me sentir em «casa». SPOOOOOOOOOOOOOORTING!
10 Setembro, 2014 at 22:14
Há blogs podres, impróprios para consumo:
1. Pancada nascente
2. Camarote (tudo menos) leonino
3. A norte da verdade
4. Fonte falsa
Eu há muito que os ignoro, para não ter que vomitar!
SL
10 Setembro, 2014 at 23:43
se me permites o rebaptismo, prefiro:
– “Trancada fluorescente” ou “Mocada dormente”
– “Agarradote ao pepino” ou “Cachalote genuino”
– “A morte da verdade” ou “A Cõrte da Saudade”
– “Monte Secura” ou “Tonto, segura!”
também desgosto de chafurdar no “Missão de Ressabiado”, “Ser Carteirista” e “Sou vigarista com muito orgulho”. É toda uma fauna exótica que o National Geographic não mostra.
o meu sonho é um dia entrar para esse hilariante mundo “blog-ou-esférico?” e ter um estaminé chamado “Sopapo Desportivo” ou “Sovaco destrutivo”.
10 Setembro, 2014 at 23:56
LOL
“Tonto, segura” é muito bom… 🙂
10 Setembro, 2014 at 22:21
Era muito puto em plena presidência do João Rocha. Apenas interessava a bola, a nave, os domingos verdes.
A verdade é que só com Bruno Carvalho (vejam-se os anos que passaram) vejo o clube gerido por alguém com as ideias que tenho, alguém com o qual me identifico.
Estivemos para acabar? A falir? Pois … agora caminhamos para o futuro risonho.
Mas até lá … muita, muita luta.
10 Setembro, 2014 at 22:30
Sem dúvida alguma!
10 Setembro, 2014 at 22:38
Ha 2 anos, ouvi de amigos meus, que posso afirmar mais ferrenhos e facciosos que eu :), que entao ja nao compravam a Gamebox, nem pagavam quotas, por vezes ate nem viam os jogos, que este (aquele) JA nao era o nosso Sporting.
Hoje vao ao Estadio com a sua Gamebox novamente.
Acho que este exemplo e sintomatico.
SL
10 Setembro, 2014 at 22:50
Jubas … cancelei pagamento de quotas na era godinho … voltei a pagar para votar … e apenas com BC fiz os meus dois filhotes sócios.
Nem preciso de dizer mais nada …
10 Setembro, 2014 at 22:58
+1