É um estádio bonito, novo, arejado
Sporting – Belenenses
20h15
Estádio José Alvalade
Uma humidade relativa, muito superior a 100%
Temperatura amena, na noite em que a bola volta a rolar depois da pausa para as selecções. Voltar a repetir a moldura humana do jogo com o Arouca (resolvam o problema com a contagem nos torniquetes, sff) será meio caminho andado para alcançar a vitória no dérbi. E não se esqueçam das palavras de Rui Patrício, está semana, no jornal Sporting: “na Luz, só ouvíamos os nossos adeptos”! Vulcão, meus amigos, vulcão!
A selecção do Mali tem um futebol com um perfume selvagem e com um odor realmente fresco…
O Belém começou bem o campeonato, com uma vitória em Penafiel e outra na recepção ao Nacional, ambas por 3-1, a que se seguiu uma derrota pesada, 3-0, com o Guimarães, no Restelo. Em Alvalade espera-se uma equipa de contra-golpe, maioria do tempo em 4-5-1.
Este homem é um Mister!
A fazer fé nas palavras de Lito Vidigal, o Belenenses vem a Alvalade para discutir os três pontos e lutar por uma vitória que lhe escapa há seis décadas. Esperemos, efectivamente, que deixem o autocarro na garagem.
Ele é excelente nestes lances porque a bola está morta e passa a estar viva.
O avançado Deyverson tem bom toque de bola e a responsabilidade de evitar que o futebol do Belém seja de pólvora seca. Miguel Rosa é o cérebro da equipa e Sturgeon o agitador de serviço.
A vantagem de ter duas pernas!
A defesa do Belenenses vive em constante sobressalto, com a dupla Brandão & Meira a não darem conta do recado. Bruno China mostra toda a sua experiência a acertar nas pernas dos adversários e Fredy vai para a terceira ou quarta época como ‘uma promessa pronta a explodir’.
E agora entram as danças sevilhanas da catalunha
Marco, este é daqueles jogos em que o mais complicado é marcar o primeiro (até porque, com o passar do tempo, o Cosme vai tentar dar continuidade ao trabalho que o Capela fez ontem, no Bonfim). O Belém está melhor do que na taça de honra, mas continua com os mesmos predicados e defeitos, por isso sabes bem com o que contas.
Gostei da frontalidade com que falaste do fecho do mercado e também eu espero que, passado o turbilhão, o nosso futebol continue a evoluir e a equipa se apresente cada vez mais constante. E, confesso, gostava de ver-te fazer algumas mexidas, no sentido de resolveres alguns dos problemas que nos têm afectado de forma clara.
SPOOOOOOOOOOOOOOOORTING!!!
Vamos jogar no totobola
Sporting – Belenenses 1
14 Setembro, 2014 at 0:12
Já anda por aí muita gente a pedir a volta do Jardim!
Porra, deve andar tudo doido. Estamos a jogar melhor futebol que o ano passado, mas “vendemos” o Montero. E o Slimani a titular parece menos raivoso que o Slimani suplente do ano passado. O gajo falha dois golos estúpidos e não marca outro a cruzamento do Nani porque resolve não aparecer.
O que mais me conforta é ver que finalmente temos um treinador que realmente muda o esquema da equipa quando é preciso. Havemos de chegar lá! 🙂
14 Setembro, 2014 at 0:12
Em relação ao jogo: pouco esclarecidos ali nos últimos metros, mas com oportunidades mais do que suficientes para ficar com os 3 pontos. Mais me preocupa a defesa, que não lidou nada bem com os contra-ataques de um Belenenses pouco mais do que inofensivo. Não foi só o golo: houve demasiados calafrios para o que o nosso adversário vale e jogou. Aliás, vamos levar com equipas destas a época toda… temos de saber cortar-lhes as vazas nas poucas vezes que se atreverem a sair da toca.
14 Setembro, 2014 at 0:17
Citando o melhor treinador do mundo (mode ironic) isto nao e como comeca mas como acaba fogo tenham calma caracas!
14 Setembro, 2014 at 0:19
Fui, como trinta e quatro mil e tantos, a Alvalade.
Temos um enorme problema na defesa. A ausência do Rojo salta à vista à (sua) direita e à (sua) esquerda. Maurício, Sarr e Jefferson são uma garantia de insegurança. Defendem mal sob todos os ângulos com que se encarar a coisa. Aos dois brasileiros não dou o benefício da dúvida – já não aprendem; ao francês dou, mas para já, i.e., no curto prazo, não serve.
Tenho pena que ninguém se tenha lembrado de tentar fazer do Wilson Eduardo um avançado a sério (e não um extremo que ele nunca poderá ser). É tarde? É, sim senhor.
Para o Marco, não é com substituições para impressionar a bancada que se ganham jogos e equipas. A entrada do Montero para o lugar do Maurício por pouco não custava a derrota. A partir daí a pouca organização que restava perdeu-se de vez.
Terei sido o único a notar o estoiro físico de mais de metade da equipa aí pelos 65/70 minutos?
14 Setembro, 2014 at 0:23
Concordo consigo…essa 3 sunstituicao foi uma tanga so pa tirat a agua do capote q fez td…deu animo suplementar aos gajos do belem q nos ultimos mins ficaram a acreditar q podiam ganhar num contraataqie
14 Setembro, 2014 at 0:20
Oq sei e js tamos a 4 pts d Slb e provalmt ficaremos a 6 d Fcp
14 Setembro, 2014 at 0:26
Como sempre, vi um jogo diferente.
Colectivamente:
Acho que melhorámos em relação aos últimos jogos. Vale o que vale, mas acho que fizemosmos nosso melhor jogo em termos daquilo que eu acho que deve ser o comportamento colectivo da equipa. Pressionámos bem (o Belém teve 3 saídas em 90 min) e o nosso jogo de posse está bem melhor, com tabelinhas e triangulações em vez de ir sempre à linha e cruzar. Lembro-me daquela jogada de tabelinhas com o Esgaio a falhar um golo que, normalmente, costumava fazer nos B. Porra, fizemos 28 remates (nem todos perigosos, é verdade). Mas acho que estamos a fazer bem as coisas. Ou o caminho é este, como preferirem.
Individualmente:
Foi aqui que esteve o problema. A começar pelo treinador. Não discuto o 11 porque o Slimani tinha marcado na capoeira e também não discuto o André Martins, que fez, provavelmente, um dos melhores jogos com a nossa camisola, precisamente a fazer aquilo que raramente faz, meter últimos passes. O problema foram as substituições, primeiro no timing. Apesar da boa primeira parte, se estamos empatados tem de se mexer. Não é aos 60 nem aos 80. É logo ali ao intervalo. E dá jeito tirar quem está a jogar mal e deixar em campo quem está a jogar bem. Adrien devia ter saído e André Martins devia ter ficado a 8. E aí, tanto podia ser Mané ou Montero, mas como o Mané tinha entrado e resolvido contra o Arouca, até entendo. E, a última, meter o nosso melhor avançado a 10 min do fim é simplesmente ridículo. Tenho a certeza que Montero teria marcado, pelo menos, uma das 4 bolas de golo que o Slimani teve se estivesse, vá lá, 20 min em campo. Portanto, Slimani, estamos arrumados. Miséria. Adrien fez-me recordar porque é que eu detestava-o tanto. Displicente e a procurar o protagonismo demasiadas vezes. E eu já me tinha esquecido ao ponto de hoje ser um dos que mais respeito do plantel. Espero que tenha sido apenas uma recaída. William também esteve mediano. Se aquela bola tem entrado, era o golo da jornada. Esgaio não é Cédric, mas não sabe jogar mal. Falta-lhe apenas mais confiança no seu jogo. Maurício tem de sair e dar lugar ao Paulo Oliveira. Pior, nãomfaz de certeza. Não se pode deixar aquela clareira no primeiro golo. Carrillo estava a ser um dos melhores e também sai. Sarr esteve intranquilo (ao contrário do tinha vindo a demonstrar) mas é o nosso melhor central neste momento. Mané tem de definir melhor se quiser realmente afirmar-se como um 2 avançado. E Nani. Deixo Nani para o fim, porque é um luxo ter um jogador destes. Passa por todos como se fosse manteiga (aquele sprint foi à Bale) e, acreditem, está para nós como o Ronaldo está para o Real Madrid. Falta-lhe claramente o golo que tanto tem feito por marcar.
Portanto, basicamente foi isto. O jogo foi aquele que vão ser tantos outros com os paços desta vida. A diferença esteve no individual. Sobretudo no Slimani, que teve 4 bolas de golo e não fez nenhum, no Adrien que costuma ser o nosso motor e hoje só parava jogo e, finalmente, no treinador, que mexeu tarde e mal.
Por último, para mim é óbvio que, se quisermos jogar em posse, tal como disse o Diogo, não pode ser com Slimani. Ou não pode ser só com Slimani. Montero tem de estar em campo, mesmo jogando mais afastado da baliza. Ou no lugar do argelino. Tanto me faz, mas tem de estar em campo pela inteligência que tem e pela classe que demonstra sempre, independentemente de marcar golos ou não. Se calhar, também precisamos de assistências de qualidade e ter apenas Nani para isso é cspaz de ser curto. Não percebo o tabu de jogar com 2 avançados. Não quando se tem dois centrocampistas da qualidade de Adrien e William. Também não percebo como é que João Mário ainda não somou 1 min. O Slavchev, hoje, se calhar teria dado jeito no lugar do desinspirado Adrien. Mas estava a “ganhar forma” na B. Curioso, tendo em conta que foi um dos primeiros reforços a chegar. E já que tou numa de malhar no Marco Silva (e também para descarregar tudo), se calhar dava jeito ter o Gauld no banco. Sei lá, só para ver se ele traz algo de novo.
Enfim, o que me fode, é que, sinceramente, acho que temos o melhor plantel dos últimos 10 anos, com boas opções em todas as posições. Mas continuam a jogar sempre os mesmos, a entrar sempre os mesmos. Eu quero ver o que vale o Slavchev, o Gauld e o Sacko, principalmente estes. Foda-se, Marco! Abre a pestana, caralho! Não podes somar 3 empates seguidos e não mudares nada na equipa! Contra o Maribor é para ganhar. Isto se quisermos fazer alguma coisa na Champions…
14 Setembro, 2014 at 9:06
100% de acordo, Sá!
SL
14 Setembro, 2014 at 0:27
Espero mesmo estar enganado;
Marco Silva ainda nao mostrou nada!
Andre Martins nao evolui, esconde-se do jogo, nao cria linhas e passe e quando recebe a bola parte para cima do adversario em vez de procurar os espacos vazios. Serve para o banco em alternativa a Adrien mas nunca para jogar a 10…
Fui so eu que reparei que ninguem faz um passe em desmarcacao para a zona da meia lua? Nao se ocupa esse espaco a jogar contra autocarros porque? Ninguem remata ou trabalha abertura de espacos para remates da meia distancia?
As bolas paradas sao sempre tao previsiveis porque?
Ja aqui deixei os meus argumentos e porque acho que Marco Silva foi erro de casting, chamem-me bipolar se quiserem mas sou livre de nao estar satisfeito com este treinador. Ate dou de barato que tenho preconceito em relacao a treinadores portugueses, mas os meus argumentos sao validos e nao e por isso que sou um mau Sportinguista.
Acho o trabalho da direccao fantastico mas acho que errou na escolha do treinador, e isto e a minha opiniao pessoal que vale o que vale.
Mas isto e um blog onde se discute o Sporting e deve-se aceitar opinioes divergentes.
Precisamos de um treinador com escola, nao a ultima Coca Cola (o novo Mourinho – sensacao da liga nacional) no deserto como andamos a procura desde a saida de Boloni. Alemanha e Holanda tem muitos treinadores com metodologias cientificas e componente de desenvolvimento individual de jogadores – sabem o que acontece a quem estaciona autocarros contra equipes alemas? – precisamos muito de um perito em rasgar defesas, e ate temos varios jogadores no plantel para isso!
14 Setembro, 2014 at 0:31
E agora pergunto, será mesmo Johnatan a jogar no lugar de Jefferson?
14 Setembro, 2014 at 0:33
Na volta ainda levas com um Geraldes desta vida…
14 Setembro, 2014 at 0:35
Pelo que tambem chegamos a ver na pre epoca estava pensar no Esgaio com o Cedric na direita ou mesmo o Cedric à esquerda
14 Setembro, 2014 at 0:37
Por mim jogava mesmo o Johnatan. Assim como metia ja o Gauld no lugar do AM no proximo jogo!
Nao estou nada, mas mesmo nada satisfeito com o desempenho de Marco Silva ate agora!
14 Setembro, 2014 at 0:40
Amanhã quero ver como o Johnatan jogou hoje.
14 Setembro, 2014 at 0:36
Nao sou treinador,nem de bancada,portanto o profissional MS que resolva o que houver para resolver,para isso lhe pagam e bastante…Um jogo sem as bolas entrarem,tudo bem,mas 4 a acontecer o mesmo,formam um padrao que tem que ser interrompido…
14 Setembro, 2014 at 0:40
O problema e esse mesmo… pagar, o que andamos a pagar a treinadores para dar merda nos ultimos anos tinhamos ido buscar uma raposa ao estrangeiro e deixar trabalhar num sistema novo adaptado a rebentar com autocarros e quem sabe criar uma nova escola de goleadores portugueses?!!
Se nao dispomos desse tipo de recursos porque nao importar?
14 Setembro, 2014 at 0:43
Os nossos adversários compram jogadores e eles jogam nas suas equipas principais; nós compramos jogadores para jogarem na equipa B ou para estarem sentados no banco de suplentes!! Porra!!!
Estou mais que …… chateado!!
14 Setembro, 2014 at 0:43
Valeu a pena tanta choradeira do Slimani para sair? Cerca de 30 remates para 4… Umas 8 oportunidades flagrantes para 2… 1-1. Estou desolado.
14 Setembro, 2014 at 0:52
É só pessoal com ejaculação precoce… dasse!
Directo à questão:
1.sim, foi um mau resultado.
2. Quem quer ser campeão tem de jogar com 2 avançados. Um mais fixo (slimany / montero) e outro mais móvel Montero / Tanaka / Mané). Alem disso mais um extremo (Carrillo / Mané / Capel / Chika).
Os três do meio campo: Sir. William, Adrien e… Nani (é ali que ele rende mais).
3. A equipa, quando esta a defender, tem de jogar 10 metros mais à frente. Com os defesas centrais a pisar o risco di meio campo. Sem medos e sem rodeios.
4. Marco Silva tem ainda de evoluir… sinceramente acredito que está no lugar e com as pessoas certas para isso acontecer.
14 Setembro, 2014 at 1:02
Boa noite amigos…!!
Gostei de encontrar nuns casos e noutros reencontrar alguns tasqueiros ba roulote…
Para a próxima…seremos mais…!!
Do jogo…??
Pois…talvez fale disso amanhã…!!
Abraço e boa noite…durmam bem…!!
Ahh e na via nas roulotes o amigo Mários “mãos de ferro”…mas sofremos juntos…!!
Tchauzinho…!!
SL
14 Setembro, 2014 at 1:22
Quando falei do marco Silva levei patada. Agora já há mais gente com a mesma opinião. Interessante.
Podem deitar fora as gamebox que já perdemos o campeonato há 4 jornada. Enfim..
Amanhã já mudaram as opiniões porque as coisas são para ver é de cabeça fria.
Até amanhã.
14 Setembro, 2014 at 2:18
Deitar for a as gameboxs? Isso é coisa de lampiao..
14 Setembro, 2014 at 3:00
Há muito lampião sportinguista então.
É só gente a dizer que acabou o campeonato e ainda nem em dezembro vamos.
Tal como há benfiquistas e lampiões, há sportinguistas e lagartos.
14 Setembro, 2014 at 12:50
Para tu informação já a alcunha de lagartos vinha desde o tempo do Peyroteo e ele próprio se chama assim no seu livro uma vez, o que significa que esse nome não significa sportinguista de menos nível. Para mim, sportinguista qye fale em deitar a gamebox fora é lampião!
14 Setembro, 2014 at 2:17
Gente, nem tanto ao mar nem tanto à terra…
Há duas coisas evidentes. A primeira o facto de não se admitir apenas marcar um golo de quase 30 remates. Não pode ser, e aí tenho de concordar que Slimani esteve mal, muito mal. Não foi o único a falhar, mas sendo ponta de lança e depois da birra que fez, é isto que tem para mostrar? Dois tijolos nos pés, e estragou jogadas geniais do Nani. Resumindo e está ideia já me parece óbvia desde o ano passado. Slimani é perfeito para logo directo entrando em aperto, como segunda opção. Nunca foi nem será o jogador perfeito para titular. É limitado, o seu maior dom é a capacidade de virar jogos, de apertar com as defesas, quando mais nada parece resultar. O titular esse dom perde-se, e geralmente, só atrapalha. Não sei como não querem ver isso, em especial, quem senta no banco. Enfim…
Segundo, não acho que tenhamos jogado assim tão mal, tivemos volume de jogo e muitas oportunidades. Se as tivéssemos marcado se calhar era só elogios agora… mas falhámos umas atrás das outras. Montero tem de jogar, e para entrar no final que estivesse lá o japonês, craque ou não, está com moral, com pica, como estava Montero o ano passado, e há que aproveitar esses momentos dos jogadores. Está-se a fazer o oposto. Daqui a nada temos 3 avançados em baixo moralmente…
E estivéssemos nós a aproveitar algum deles com instinto matador, teríamos agora pelo menos mais 4 pontos sem espinhas, essa é a realidade!
Uma outra coisa, é estar muito receoso de como se comportará a defesa em jogos com os tubarões…
Mas citando um célebre personagem, se a bola começar a beijar as redes, podemos entrar numa boa série, e ter equipa a sério. Haja bom senso e boa gestão, e coragem de arriscar…
14 Setembro, 2014 at 2:19
*perfeito para jogo directo
14 Setembro, 2014 at 2:27
Sobre o jogo, o Marco Silva e os jogadores (os que jogaram e os que poderiam ter jogado) já está tudo mais que dito… Agora tomei conhecimento desta noticia, está no site do SCP :
“?O Sporting Clube de Portugal vem lamentar profundamente a perda de um elemento da família Sportinguista. Ilídio Manuel Nunes Esteves, Sócio número 34.133-0, de 43 anos de idade, faleceu no Estádio José Alvalade, durante o jogo entre o Sporting e o Belenenses.
O nosso Associado entrou em paragem cardio-?respiratória, na bancada, e após várias tentativas de reanimação, foi levado para o hospital, onde acabou por falecer.
Neste momento doloroso, o Sporting Clube de Portugal endereça os mais sentidos pêsames à família do Sócio Ilídio Esteves. ”
Os meninos bem pagos que jogam pelo SCP, deveriam saber disto e perceber que há muita gente que sofre muito pelo SCP… Paz á sua alma!
Muito triste com esta exibição, com este arranque de época e sobretudo com a falta de discernimento e dedicação que alguns dos jogadores andam a demonstrar… Sobre o treinador um conselho, isto de ser ‘bom amigo dos jogadores’ é muito giro, mas o Marco Silva é pago para gerir uma equipa de jogadores e para os colocar a jogar de forma COLECTIVA para um objectivo comum, ganhar. Mais, isto é o Sporting Clube de Portugal, não é o estoril praia… Você é pago para encontrar soluções e, infelizmente, não é isso que nos tem dado a observar… Bem pelo contrário. Em 3 meses de trabalho no SCP, e em 2 meses de trabalho efectivo com o plantel, a minha avaliação é, neste momento, negativa. Não vejo jogadas colectivas, movimentações novas, bolas paradas ofensivas = 0, bolas paradas defensivas estamos pior, muito pior. Se era para mudar alguma coisa tinha que ser hoje. Porque só convocou 19 jogadores para o jogo??? Jonathan não teria dado jeito? Porque mandou o Tanaka para a bancada?
Se havia jogo que servia para dissipar dúvidas era este. 15 dias de paragem, e agora servem-nos esta merda?!? Dassssssssss
Tou mesmo a ver, para a semana visita a Barcelos, que têm novo treinador, o fulano do boné, o zé mota… Mais um autocarro e …problemas… E as soluções?!?! André Martins, mais 45′ de bónus e depois é tudo aflito…
Já há vários anos, desde O Cacifo do Paulinho, que digo que as melhores equipas do SCP de que me recordo tinham sempre 2 avançados, Manuel Fernandes / Jordão, Balakov / Juskowiak, João Pinto / Jardel. Mas onde está o problema em jogarmos com 2 avançados???
E já agora, onde estão as alternativas de jogo quando estamos a jogar contra “autocarros”??? Mas para quê jogarmos com 4 defesas??? E que maneira de defender é esta? Tudo a recuar e não se mete o pé ??? Nem se ataca a bola nem o jogador que a conduz?
Não me recordo de, nos últimos 10-12 anos, termos tantos jogadores que podem desiquilibrar no um para um como agora. Ora, temos Nani, Carrillo, Mané, Capel, Shikabala, Montero, Gauld e … Não aproveitamos essas caracteristicas em prol do colectivo…
Fiquei com o fim de semana estragado, mais um, obrigadinho Marco Silva…
14 Setembro, 2014 at 3:10
O que me tem irritado mais do os resultados em si, é mesmo o facto de ao perdermos os pontos que temos oferecido estamos a dar razão aos ‘manhosos’, ‘pratas’, paineleiros, comentadeiros, pasquins, rivais, etc, etc… Aos nojentos dos treinadores que jogam para o ‘pontinho’… Este belenenses (é o mesmo que lutou até à última jornada da época passada para não descer) agora anda de ‘braço dado’ com os lampiões. Aquele miguel rosa meteu-me mais que nojo, meteu-me asco. Se eu jogasse pelo SCP acho que o nojento não acabava o jogo inteiro… Mas os nossos jogadores não, muito tenrinhos, com medo do choque e do confronto fisico deixam-se levar porrada e nada…
Sempre que temos oportunidade para sair por cima… saimos por baixo… Se fosse só uma ou outra vez ainda passava… Agora o que se tem passado está a ser a ‘regra’ e não a ‘excepção’…
Tou mesmo fodido com esta merda…dasssssssssss
14 Setembro, 2014 at 3:44
Temos a equipa que muitos quiseram. Uma equipa à imagem dos calções verdes que vestem.
O que vale é que deposito muitas esperanças no futebol do Nani, hoje já deu para ter uma ideia do impacto que ele poderá ter no Sporting, grande exibição. Espero que o William se encontre porque aquilo que tenho visto dele não é nada. Tem sido zero até agora! Já tinha deficiências, que ficaram bem evidentes a época passada, no momento em que perde a bola, não é capaz de a recuperar logo de seguida, falta-lhe intensidade/força de vontade/qualquer click naquela mona, para tentar encurtar o espaço de progressão do adversário que lha roubou, ao invés disso prefere deixá-lo à vontade e ir naquele estilo meio a passo meio a correr para a área proteger a zona. Juro que isso me tira do sério! O pior é que o lance acaba e o William ficou nas covas completamente a leste do que se acabou de passar. Se ele melhorasse nesse aspecto seria óptimo, tínhamos um 6 do outro Mundo. Assim, é só o melhor 6 deste Mundo pronto. Mas o William pode agradecer por ter na mesma equipa um senhor chamado Adrien, que é mais 6,5 que 8, se fizéssemos uma estatística de bolas recuperadas por jogo por cada elemento do nosso meio-campo iriam reparar, que o Adrien, certamente teria números superiores a qualquer um dos outros. Pode-se criticar o Paulo Bento por muita coisa, mas quando ele no Sporting viu ali um 6 para o seu losango eu percebo porque é que ele assim o entendeu. O que andava este gajo a fazer a 10 no tempo do Sá Pinto?! Ele próprio achava que era um 10… tão enganado… Adrien está top! Defensivamente é exímio.
Depois falta alguém para jogar na posição 10. Gostei de ver Nani a jogar lá, mas não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar o seu talento numa das alas para o colocar a 10 que é uma posição que para ele não é a mais natural embora a possa desempenhar. Como se decidiu ignorar essa posição enquanto o mercado esteve aberto e só pensaram numa solução a médio-longo prazo como fica comprovado com a aquisição do Ryan Gauld – por valores bastante significativos para aquilo que é a nossa realidade – que anda a jogar pela equipa B, pelo que tem que se forçosamente arranjar soluções internas e por isso mesmo, não hesitaria em testar Montero e Mané nessa posição. São senhores para dar aquilo que André Martins nunca poderá dar. É deprimente jogarmos em casa com equipas como o Belenenses com um meio-campo de contenção como é o nosso.
Este futebol totalmente previsível de cruzamentos à espera da cabeçada da ordem do Slimani tem de acabar. Isso é coisa de treinador sem ideias. O Marco está-me a desiludir um pouco. Parece que ele tem medo de impor a sua equipa, o seu jogo. Parece que tem medo de tirar alguém sob pena de criar uma guerrinha no balneário e ficar com a cabeça a prémio caso os resultados não apareçam no imediato. Sinceramente parece-me que ele está ali mas está todo borradinho. Amigo, senta quem tens de sentar, mete a jogar quem tens de meter. Confio no Marco Silva, é um treinador que por norma mexe bem no jogo embora muito tardiamente e por vezes de forma inconsciente em desespero de causa. Hoje, por exemplo, tirar Maurício para colocar Montero se não é uma estratégia suicida então não sei o que é… Ficar com os “velocistas” Sarr e William a tapar uma zona em que se sabia que o Belenenses era muito forte a explorar numa altura em que estávamos todos balançados para o ataque? Enfim, foi um jogo muito partido na fase final, se tivéssemos acabado por perder não ficava espantado.
Mas é evidente que ele demora a mexer no jogo, já na Luz não sofremos o 2º golo por mero acaso, o Sporting ficou 10 minutos a ver jogar e o Marco Silva não mexeu uma palha numa altura em que estávamos encostados às cordas!
Comecei por falar do Nani e volto a pegar no nome dele para introduzir a minha maior critica a esta direcção que é a má preparação da época. Parece que tudo acontece ao sabor do vento, é essa ideia com que fico. Quase imagino que a brilhante ideia de ter o Nani na equipa surgir apenas quando o Man Utd pergunta pelo Rojo. Este negócio deu-se já numa altura em que o campeonato tinha começado… Se o Man Utd não viesse buscar o Rojo com que extremos é que ficávamos? Os mesmos do ano passado? Uma equipa que joga em 4-3-3 ia ficar com Carrillo, Capel, Heldon, Shikabala e Mané? Em que terra estes extremos dão para ganhar um campeonato contra um Porto que encontrou petróleo algures ou um Benfica que apesar de ter perdido peças importantes, é ainda assim, candidato ao título? Andamos a brincar ao futebol meus amigos? Não há dinheiro não há vícios mas por favor se não há dinheiro não fodam o pouco que há em contratações como André Geraldes (esta contratação suscita-me tanta mas tanta perguntinha…), Slavchev (ainda antes do treinador ter chegado e super tapado por Adrien, João Mário ou André Martins e quem sabe até por Wallyson…) ou Sacko e Sarr que são produtos de formação alheia quando em casa temos Podence/Gelson ou Tobias/Dier. Claro que são questões que me perturbam. Deixa-me confuso perceber que se investiram 13 milhões em jogadores que a curto-prazo não fazem o Sporting mais forte do que aquilo que era o ano passado. Se são excelentes apostas a médio-longo prazo? Sim, acredito que sim. Se é a política certa contratar 10 ou mais jogadores em que o único que acrescenta valor inquestionável e de imediato ao plantel é o Nani e vem por empréstimo, não, não me parece que seja!
Agora finalizo com a questão da formação e da fuga dos putos para todo o lado.
Não se quer renovar com o Alexandre Silva, o puto acaba no Guimarães. Mas o Guimarães agora tem alguma mina para lá para ser mais aliciante que o Sporting? Depois olhamos para a equipa B e o titular é um gajo que veio do Sourense, sem experiência nenhuma de 1ª liga e já com 21 anos. Alguma vez vai jogar na equipa principal do Sporting? 99,9% de certezas que não fará 90 minutos para um jogo do campeonato, no entanto tem contrato válido quase até à outra vida.
Não se quer renovar com o Matheus Pereira, o puto vai para o Mónaco (ainda não foi mas vai). Em compensação levamos com Gazelas ou Everton Gonçalves. Os jogadores por mais baratos que sejam custam dinheiro. E talvez metade desse valor pago em transferências + ordenados desse para melhorar o contrato de uma jovem promessa.
Dier passa um ano inteiro no banco a ver jogar e chega-se ao final da época e querem renovar-lhe o contrato, o chavalo decide pôr-se na alheta e fica tudo ofendido porque ele quis ir jogar para o Tottenham, ser titular e competir na melhor liga do Mundo. Isto para um mero suplente no Sporting não está mal. Entretanto também se descobriu que havia uma cláusula de 5 milhões. Devia ser uma cláusula mágica, apareceu do nada. No inicio da época passada quando se renovou com meio mundo não devem ter visto que estava lá.
Portanto, resumindo e concluindo:
– Temos um plantel manco a nível de opções;
– 13 milhões investidos maioritariamente em jogadores jovens para rodar na equipa B ou em jogadores para serem suplentes dos que já cá estavam ou em jogadores que nem deviam ter vindo;
– Dificuldade na renovação com as jovens promessas e contratação excessiva de jogadores de divisões inferiores já com idade de sénior para preencher esses lugares.
Não sei se já disse mas ver o Sporting a jogar com aquele calção verde deixa-me chocado… E sinceramente mais chocado vou ficar quando na quarta-feira vir que o “equipamento especial” para a Champions vai ser o utilizado deixando na gaveta a mítica verde e branca às riscas. O Mundo infelizmente conhece-nos pouco e quando temos a oportunidade de aparecer é com calções verdes e uma camisola alternativa.
Quem leu este comentário e ficou a achar que só apareci aqui para dizer mal engana-se, muito do que disse aqui são temas que já tinha levantado antes. Muito mais havia para falar como o recente empréstimo de 30M e a ideia de resgatar passes, fica para uma próxima talvez, é um bom tema para se debater.
Quanto à champions, e porque é já o nosso próximo jogo, espero que o Sporting se classifique pelo menos para a Liga Europa, pelo menos ao Maribor temos obrigação de dar 2 piçadas a 2 tempos: lá e cá.
14 Setembro, 2014 at 9:52
Ena…bem vindo de volta ! Sejam duros ou não é sempre bom voltar a ler a tua opinião.
Estás a disparar em muitos sentidos de modo que vou comentar apenas a parte que diz respeito ao jogo , os empréstimos e contratações ficarão para depois embora te possa dar razão em partes da planificação desta época, a maior prova foi ter contratado tanto e nenhum tirar o lugar aos que lá estavam .
Mas começo já por aí, será mesmo quedos novos não tiram lugar aos que lá estavam ?
Eu acredito que podem tirar, haja coragem para sentar no banco quem não está em forma.
Sim estou a falar do William em primeiro lugar. Não o quisemos vender por 30 milhões e agora parece que o temos de meter sempre a jogar até dezembro, não faz sentido.
Se não está na forma que estava vai para o banco refrescar as ideias. É aqui que está a afastar a tal coragem ao Marco.
Imaginemos o Adrien na posição do William, João Mario ou slavchev a jogar a frente dele ( ou mesmo Martins) e ter o mane ou Montero como 10 (ou gauld ou iuri no futuro)
A jogar em casa com equipas de autocarro não faz sentido ter um trinco que não passa o meio campo tendo já dois centrais que tmb não sabem subir.
Espero que este jogo tenha servido para mostrar ao argelino porque é gajo apenas para jogar como pinheiro quando precisarmos de ganhar nós últimos minutos.
Lá está, falta coragem para mudar a cara deste 11 por outro que apesar de não estar rodado ao início possa dar garantias no futuro.
Este que temos só ganha quando as coisas correm bem à primeira, ou seja marcando logo em todas as oportunidades, se por acaso não acontece ficamos com o futebol que se viu neste 4 jogos….sofrido !
14 Setembro, 2014 at 10:13
Bora la vamos por o Matheus a ganhar mais que o Esgaio o João Mário o Iuri e o mesmo que o Montero.
Daqui a pouco nem um plantel de 100M€ dá.
Investimento, não é igual a salários.
Até pode investir 100M€ em compras se venderes 120M€, os salarios da equipa A e B de treinadores e jogadores é que não podem ultrapassar os 25M€.
O sr deve pensar que o SCP é uma empresa publica, que pode gastar gastar e depois o contribuinte que se lixe. Chega de demagogia.
15 Setembro, 2014 at 0:06
Pereira, concordo contigo a 100% no que diz respeito à tua interpretação daquilo que são actualmente as nossas opções para o meio-campo.
Em relação às aquisições não me parece que a maioria possa tirar alguém do 11. Tirando um central que tem forçosamente de entrar na equipa – e para mim esse central seria o Paulo Oliveira, que é uma grande aquisição – mais Nani, não vejo nenhum outro reforço a tirar lugar aos que já cá estavam.
O problema reside na posição 10 e nas alternativas aos extremos. Agora é tentar resolver estes 2 problemas com o que temos em casa. Para posição 10 o Gauld dizem que está verde, poderá vir a assumir-se como titular ainda esta época mas para já temos de tirar o André Martins dessa posição e colocar o Montero ou o Mané no seu lugar. O Montero já tem o número 10 e tudo nas costas e o Mané tem escola a jogar no centro de ataque e sempre que jogou nessa posição (quer com Jardim quer recentemente com o Marco) deu boas indicações.
Para extremos contaria com Nani, Carrillo e Tanaka. Seriam as minhas 3 primeiras opções para já. Tanaka pode não ter a mesma facilidade de ganhar a linha como Capel mas tem um pé esquerdo muito assertivo, e como Slimani na área isso é ouro. Precisamos de qualidade de cruzamento e é penoso ter de ver o Jefferson a fazer piscinas para meter bolas redondinhas na área. Ainda ontem ofereceu um golo ao Slimani que nem teve de levantar as rodinhas do chão para cabecear, só que infelizmente o cabeceamento saiu tosco e foi à figura do guarda-redes. É chato não termos conseguido despachar nem o Capel nem o Heldon e nem o problemático Shikabala. O menino Podence merecia mais depressa uma oportunidade do que qualquer um desses 3. Vamos ver o que nos reserva o Sacko! Pode ser que seja craque.
14 Setembro, 2014 at 10:23
Não concordo com algumas partes do teu texto, mas não posso deixar de ficar contente com o facto de teres regressado.
Em relação à forma como a equipa joga, tem jogado, e a forma como tem sido gerida, concordo em grande parte, mas não posso nem consigo incluir a direcção no mesmo bolo, desde logo porque não há a preocupação, nestes meses, de tentar perceber o que realmente jogam os reforços. Jogam sempre os mesmos, por decreto, e é isso que me está a deixar profundamente irritado. E assim não há um único reforço de peso que não possa ser considerado como flop, desde logo porque não tem a sua oportunidade e não joga. O Sarr está por obrigação e porque deixámos sair Rojo e Dier. O Nani está porque, bem, é o Nani e tem lugar em todos os plantéis do mundo. De resto, um caganço que dói. As coisas correm mal, damos partes de avanço, mas o mesmo erro é repetido vezes sem conta nos jogos seguintes. E é aqui que concordo contigo quanto à parte do borranço. Haja tomates, Marco, que já é hora.
Não vou alongar-me muito mais, mas é mesmo só para dizer que fico contente por te ver aqui de novo. Até é um alívio meu, se queres que te diga.
Abraço
14 Setembro, 2014 at 12:04
não concordo com algumas coisas que escreves mas já não dá para fugir à gestão que o MS tem feito do plantel. eu percebo que ele queira seguir o trabalho do LJ, que apesar do péssimo futebol nalguns jogos, deu um 2º lugar e apuramento para a champions. mas ele neste momento mais parece estar a dar uma de Bento que quando chegou pegou no trabalho do Peseiro e, não tendo ideias próprias, deixou que o futebol praticado definhasse até ao ponto de ser o pior alguma vez praticado em Alvalade.
jogarmos contra equipas como o arouca, académica ou belenenses com um gajo como o slimany, cepo da cabeça aos pés, tipico avançado de quem não tem ideias sobre futebol e que acha que balões para a área são o futuro, jogar com o martins, um dos melhores MÉDIOS do campeonato a fazer de 10 ou de segundo avançado, algo que ele não consegue, quando, e apesar de concordar que temos lacunas no plantel, existem outras hipóteses que em 4, 4 jornadas, não foram testadas é algo que não consigo entender.
temos um avançado que é capaz de ser o gajo com mais técnica do campeonato, tens um puto das escolas que se apostarem nele pode se tornar o avançado português referência dos próximos 10 anos, tens um japonês que sempre que jogou se mostrou um gajo extremamente inteligente e com bons pézinhos, há o j mário que em setúbal jogou bem a 10, o william wallace que parece estar a ser preparado para o futuro (numa equipa que joga pontapé para a frente…) quando o messi (comparação exagerada, mas apenas para efeitos da aposta) era titular no gigante Barça aos 17 anos, e apesar de todas estas soluções repete-se uma solução que há já 4 jornadas vem provando que não resulta.
se há coisa que o jasus mostrou nestes anos de benfica foi que no campeonato tuga deve-se jogar um futebol de ataque, com dois avançados, pois a maior parte das equipas só defendem e mal, e apenas se deve tentar controlar jogos contra equipas grandes ou com um braga ou um guimarães (coisa que o jasus não aprendeu).
entrar nos jogos a medo, dar 45 mn de avanço, deixar o adversário acreditar que é possível o pontinho não nos vai trazer grandes alegrias este ano.
espero que o MS tenha percebido a realidade (já vamos para a quinta jornada) e que já com o Maribor altere o rumo da equipa, nem que seja para me provar que eu não percebo nada disto e de que tudo o que escrevi é uma tremenda estupidez.
só uma achega ao mauricio. não serve. serviu o ano passado porque a equipa defendia em cima da própria área o que beneficiava a maneira dele jogar. mas mesmo assim mostrou várias vezes que não é fiável. pelo que o oliveira mostrou o ano passado, e pelo que se diz que o tobias pode vir a ser (do que vi ainda mostrou pouco) é altura de começar a apostar num dos dois.
por fim os calções. é triste, mesmo muito triste ver o equipamento deste ano. em ano de champions a imagem que vamos passar na europa é a de sermos a naval da 1ª divisão. pó caralho com isto. se os resultados não são dignos da história do clube, aqueles calções verdes e aquela camisola com as costas todas verdes e a publicidade muita mal amanhada na frente em nada lembram, nem honram, o Sporting da minha infância.
14 Setembro, 2014 at 20:19
Bem vindo Leão à Solta: não li todo o teu comentário. Duas coisinhas: 1º: ontem o Adrien foi o pior elemento do meio-campo. 2º: eras tu que dizias que o Paulo Oliveira era um grande central? A não renovação do Fokobo deprimiu-te, porquê? Ah… curtiste a venda do Rojo por 20 Milhões mais o empréstimo do Nani?
15 Setembro, 2014 at 0:12
1)Paulo Oliveira tem capacidade para ser um dos titulares da nossa selecção no futuro. Embora não vá ser tarefa fácil porque ao contrário do que dizem por aí que não há futuro para a nossa selecção, eu sem pensar muito no assunto digo logo Tiago Ilori, Rúben Vezo, Paulo Oliveira, Tobias Figueiredo e Frederico Venâncio.
2)Referi-me à exibição do Adrien ontem? Falei de um modo geral, e apesar de não ter sido brilhante não foi uma exibição tão má ao ponto de se dizer que foi o pior em campo. O pior foi mesmo o William ou o Slimani que falhou muitas oportunidades.
3)O Fokobo já renovou. Tens de te informar. E “curti” a renovação.
4) Sim “curti” bastante.
14 Setembro, 2014 at 20:25
Leão à Solta és um Sportinguista de verdade. Não vou comentar o teu raciocínio porque discordo de muito daquilo que disseste. Sabes, para um gajo que já disse tanta coisa errada, avaliações prematuras sobre jogadores, visões distorcidas sobre outros que acabam vendidos por 20M, choradeiras por cêpos… assim é dificil querer rebater as coisas contigo. Porque afinal de contas, já te enganaste tantas vezes…
15 Setembro, 2014 at 0:14
Cola aí uma avaliação prematura minha.
O resto é uma opinião tua que é contrária à minha, respeito.
Não me importo se não quiseres “rebater” coisas comigo, mesmo nada.
15 Setembro, 2014 at 0:25
Num texto tão grande concordo com muitas coisas, discordo de outras…mas confesso que não me apetece agora, depois da notícia do Sportinguista que morreu discutir o jogo! Registo apenas com alegria que voltas-te a perder o medo que outros defendam posições contrarias á tua com a mesma veemência com que tu defendes a tua…gostava de não voltar a ver o número da virgem ofendida…muitas vezes discursando de ti respeitei-te muito mais antes disso do que depois…
14 Setembro, 2014 at 6:57
Não disse nada ontem para não dizer merda. Já dormi sobre o assunto, estou mais calmo, portanto cá vai: Foda-se!
Há tanta coisa para dizer…
4 jogos: 3 empates, 1vitória. Empatámos com duas equipas que provavelmente vão descer de divisão ou vão andar lá na luta até à última!
Empate com a Académica: Ah e tal, é o primeiro jogo (A Académica vai ficar aí pelo 12.º lugar…)
Ganhar 1-0 com golo AOS 94!!! Ao Arouca! AO AROUCA CARALHO!!!
Empatar no Lampiódromo,
E depois empatar com o Belenenses?! Esta merda com quem jogámos ontem é O BELENENSES!! O BELENENSES VAI DESCER DE DIVISÃO! Não andamos a perder pontos com o Porto ou o Guimarães ou o Braguilha! É o Belenenses caralho!! Estes merdas vão ao lampiódromo e levam 7! Vão à putalândia e lavam outros 7! Jogar com um avançado contra isto? 4 defesas e 2 médio de contenção (o terceiro é o André Martins. Vou-me coibir de comentar – já agora, caro André, quem te disse que sabes bater livres enganou-te rapaz. Enganou-te muito. Pede para cagar e sai, por favor!)?
Jogar em apoio COM O SLIMONEY??? Vai pro caralho oh Marco! Queres jogar em apoio jogas com o MONTERO! Ou então fazes-te um homem e jogas com os dois! Vais meter o Slimoney a fazer tabelas?! Tás a gozar com esta merda, só pode! Tens 70% de posse de bola e a solução que tens é chagar à linha e cruzar?? Se é para fazeres essa merda não precisas de rendilhar nada! Jogas directo e não perdes tempo! Demoras 3 minutos a fazer uma jogada bonita, tudo a meter cuecas uns nos outros para depois FAZER SEMPRE A MESMA MERDA? Foda-se, para isso joga directo e tens um cruzamento a cada minute e tens 3 vezes mais oportunidades! Vai-te foder!
Dói ver esta merda… E dói ainda mais ver que os vermelhos em Setubal podiam ter jogado sem GR! Aquela merda foi um massacre! E NÓS EMPATAMOS COM O BELENENSES!!!
Pensei que dormer sobre isto me ia fazer sentir melhor. Afinal não. Tou fodido. Talvez amanhã passe…
14 Setembro, 2014 at 10:34
A sério, a cena do Slimoney está-me tão atravessada que eu não estou a conseguir dizer “epá, deixa isso, larga isso”. É tipo obsessão, já. Vai embora, pensamento.
Enfim…
Dois jogos, depois de um castigo que se verificou ser uma cócega, e:
– uma porradona de golos falhados, incluindo na luz.
– um golo que até o meu sobrinho de dois anos fazia com aquele trabalho do Carrillo.
– zero de produção
14 Setembro, 2014 at 11:00
Não é jogador para este tipo de jogo. Se queres jogar em posse, passé curto, não podes jogar com o Slimoney. Simplesmente não podes. E é isso que me preocupa o Marco Silva não ver!
14 Setembro, 2014 at 9:50
Ora então em primeiro lugar…
Bom dia para a “Familia da Tasca”…
Agora do jogo…?
Olhem vi meia duzia de jogadas que me entusiasmaram…!
Se fiquei contente com o resultado…??
Mas então… a provocar-me logo de manhã…?
Se me vou para aqui pôr a chamar nomes a tudo e todos e a “rasgar” o cartão e deitar fora a gamebox…?
Vocês “não me conhecem” bem amigos…
Eu sou um Leão “que não desiste…” (nem nunca viora costas a um amigo…)
Olhem…e nem digo mais nada a não ser que…
A muitos dos que hoje e durante a noite já aqui vieram dizer tudo (de mau…) contra os jogadores, o treinador…e a equipa…
Ainda os vou ver a bater palmas e “a dar beijinhos” nos mesmos…quando a seguir voltarmos a ganhar…!
“SIC TRANSIT GLORIA MUNDI.” (é latim…para quem não souber, consulte o traductor…)…
Abraço e Sl
Ahhh…e não escrevam coisas de que a seguir de arrependam…!!
(Se bem que…: palavras, leva-as o vento…)
Sporting Sempre…!!
SL
14 Setembro, 2014 at 12:08
Claro amigo Max….
Eu nem fiz o meu comentário…. Porque em primeiro teria que estar meia hora aqui a mandar para aquela parte uma dúzia de cogumelos que brotaram do nada, ainda com o empate engasgado da luz.
Vamos ganhar o próximo jogo contra o Maribor e o resto sao cantigas 😉
14 Setembro, 2014 at 13:19
Como se não bastasse a azia de perdermos, só ouvia disparates atrás de disparates. Claro que podemos e temos o direito de criticar. Mas ha coisas ridículas e que não ajudam.
Enfim, adiante. Estamos a jogar de forma sofrida. Faz-me lembrar a 2a volta de Leonardo Jardim, em que com o passar dos jogos já adivinhava que íamos perder pontos. Os golos n entram. Marco, vá lá, assim não funciona! Toca a mexer! Nada está perdido. Mais difícil está, mas muita agua ainda vai correr.
Havia quem ontem só criticasse o Marco, a dizer que não servia. Pergunto a esses iluminados quem tinham ido buscar para o lugar dele. Fomos buscar o melhor. Se precisar de tempo de adaptação, que tenha. Deixem-se de parvoíces OK!?
SL