Quatro jogos, terceiro empate, desta vez em casa frente a uma daquelas equipas com as quais não devíamos perder pontos. Assim como quem não quer a coisa, à quarta jornada vemos a nossa margem de erro reduzir-se de forma drástica e, face ao aumentar da distância para os rivais, os níveis de ansiedade, já de si inexplicavelmente altos, tendem a subir. Em simultâneo, a pouca paciência de alguns adeptos esgota-se e saem críticas em todas as direcções. Algumas são perfeitamente válidas, outras nem por isso (em meu entender, obviamente).
Por exemplo, discordo profundamente de quem diz que não jogámos nada. Eu vi um Sporting jogar bem durante a primeira parte, altura em que sofremos um golo estúpido (mais um), mas em que fomos capazes de reagir, chegar ao empate e ficar a dever a nós mesmos a cambalhota no marcador. Aquela arrancada impressionante do Nani, por exemplo, com remate de primeira de Slimani, merecia ter sido o segundo golo. Não foi, tal como na segunda parte não fomos capazes de marcar. A fantástica jogada de Carrillo que isola Esgaio na cara do redes, ou as duas perdidas de Slimani (eu eu a pensar “se fosse o Montero a falhar isto, o que se diria e escreveria…”), são apenas três exemplos de uma segunda parte em que fomos perdendo cabeça e compensando em coração, mas que chegou a ser um sufoco para o Belenenses, nomeadamente a partir do momento em que William e Adrien, em duplo pivot, subiram a pressão e obrigaram a equipa visitante a limitar-se a jogar em metade do seu meio-campo. Podiam ter marcado em contra-ataque? Pois podiam, mas era só o que faltava era virmos nós, Sportinguistas, fazer eco das patéticas palavras do Lito, que depois de se enfiar no seu cantinho a defender, vem dizer que está triste porque queria ganhar.
Resumidamente, acho que o Sporting justificava ter conquistado os três pontos. Tal como em Coimbra, por exemplo. Mas, uma vez mais, o desperdício foi castigado com a perda de dois pontos e aqui entra a figura de Marco Silva: é ele quem tem que perceber o que é necessário para transformarmos incontáveis jogadas de ataque e quase uma dezena de oportunidades de golo… em golos e vitórias. Há já quem recorde o que era o Sporting de Leonardo Jardim, com aquele fantástico arranque de campeonato. Já não vou falar da forma como os adversários encaravam o Sporting da altura (em vez de um Leão, viam-nos como um gatinho, que tinha ficado em sétimo e não tinha feito grandes contratações), o que fazia com que achassem que podiam discutir os três pontos sem grandes amarras defensivas, mas se se quiserem dar-se ao trabalho, comparem as oportunidades de golo criadas contra equipas subidas no terreno e as que temos conquistado contra autocarros. Se quiserem dar-se ao trabalho, também, vejam a forma como o nosso futebol se foi tornando previsível e as vitórias sofridas, a partir do momento em que os adversários se resguardaram mais. Esse futebol é bem menos previsível hoje em dia, mas a verdade é que isso não está a chegar.
E como isso não está a chegar, é esta a altura em que Marco Silva tem que romper, definitivamente, com o passado (pensei que esta pausa para as selecções serviria para isso). Por muitas e boas nuances tácticas que tenha implementado (o jogo interior é imensamente mais rico, por exemplo), Marco Silva tem que romper o desenho táctico de Jardim (caraças, Marco, até acabaste o ano a ganhar em Alvalade, manietando o 4-3-3 do Leonardo). Marco Silva tem que assumir que este é o seu Sporting e que ninguém lhe leva a mal que lance as suas ideias (da minha parte, fica sabendo que prefiro quem erre a tentar implementar boas ideias, do que quem seja demasiado conservador). E, já agora, que lance alguns dos reforços, que isto do tempo de adaptação é muito bonito, mas se a ideia é sermos candidatos ao título quem chegou não pode vir com uma nota de encomenda onde se lê: só usar a partir de janeiro.
Para fazê-lo, como se viu ontem, não faltam opções. Temos a mais directa, jogando com William e Adrien lado a lado (as vezes que eu me tenho lembrado da dupla Vidigal e Duscher), colocando Nani, solto, entre eles e o avançado, e entregando as alas a Carrillo e a Mané (ou a Capel, ou a Heldon, ou a Dramé, ou a Sacko ou, se quiseres ser mais afoito, a Podence). Depois temos a que se pede há muito: jogar com dois homens na frente, com Montero mais recuado. E se se quiser, ainda podemos lançar Ryan Gauld, que vai dando mostras que a idade é coisa que nem sempre serve de justificação para o que quer que seja. Ou, querendo ser menos radical, existe um jogador chamado João Mário à espera da sua oportunidade e existe um Tanaka que até pode ser usado como falso extremo, pronto a vir para o meio e encher o pé como bem sabe fazer. Porra, Marco, não faltam opções!
Ah, já agora, olha também lá para trás. O Maurício pode ser um lutador, pode ser um líder de balneário, mas é tudo menos capaz de segurar uma defesa. É daqueles jogadores importantes num plantel, mas não é indiscutível. E está num momento de forma medonho e duvido que Paulo Oliveira ou Tobias não façam melhor (onde estava o gajo no lance do golo e porque raio coloca o gajo em jogo o Deyverson, no lance em que o brasileiro se isola? Já agora, se alguém da estrutura para o futebol estiver a ler isto, tratem de ir buscar este avançado, sff. Já em janeiro, pois parece-me que é daqueles que não enganam e até pode dar para, por exemplo, colocar o Iuri Medeios a rodar na primeira liga).
Por último, temos que começar a marcar golos de bola parada! Porra, os cantos e os livres sucedem-se e nada! Conquistamos dezenas de lances daqueles que, cada vez mais, decidem jogos de futebol (fora os claríssimos, em cima da linha da área, que o Cosme não quis ver) e não conseguimos transformar um deles em golo! Alguém tem que meter um livre lá para dentro! E o Sarr, por exemplo, tem que começar a ser um terror na área adversária (olha, mais um argumento para apostares no Tobias Figueiredo)!
Quatro jogos, terceiro empate, desta vez em casa frente a uma daquelas equipas com as quais não devíamos perder pontos. Assim como quem não quer a coisa, à quarta jornada vemos a nossa margem de erro reduzir-se de forma drástica e, face ao aumentar da distância para os rivais, os níveis de ansiedade, já de si inexplicavelmente altos, tendem a subir. As boas notícias, é que temos matéria humana com qualidade suficiente para inverter o rumo. Do treinador aos jogadores.
Não me venham dizer que não é um luxo termos Rui Patrício (monumental, aquela estirada a bloquear o cruzamento rasteiro), William (ontem, durante dez minutos, voltou aquele William que abafa um meio-campo sozinho), Adrien, Carrillo (Marco, o que te passou pela cabeça para tirá-lo quando estava a dinamitar?), Nani (enorme jogo) e Montero, só para citar os que têm sido mais frequentemente titulares. Não me venham dizer que não temos opções e que não temos uma enorme margem para melhorar. Não me venham dizer que não acreditam que o treinador seja capaz de mexer tacticamente na equipa e que não vai fazer algo mais do que esperar que as bolas comecem a entrar (é inegável que, com uma pontinha de pontaria mais afinada, teríamos mais quatro pontos e, no mínimo, mais quatro golos marcados). E, menos ainda, não me digam que o título já se foi. A distância incomoda, claro que sim, principalmente se recordarmos aquela infeliz tirada da pole position, mas era o que me faltava, à quarta jornada, achar que não podemos lutar pela conquista do campeonato.
14 Setembro, 2014 at 11:16
Concordo com analise do jogo, dizem e até MS o disse que não jogamos bem na 2ª parte, eu vi que 90% da 2ª parte a bola quase não passou para o nosso meio campo, as oportunidades do Belém nesse tempo foi porque estavamos todos subidos e é natural eles fazerem contra-ataques, uma coisa que não tentamos e podia resultar era chuveirinho para a grande area e ver no que dava, tentamos sempre entrar com a bola controlada o que foi sempre anulado pelo Belèm, as vezes temos de jogar feio e tentamos sempre jogar bonito
14 Setembro, 2014 at 11:18
Bom, hora de arrumar a viola, vi agora o comentário do M Pereira.
Ontem caiu um dos nossos, perdi a vontade.
14 Setembro, 2014 at 11:19
Cherba revejo me completamente neste post.
Tem a palavra Marco Silva. Chega de jogar com esta dupla de centrais, Maurício não é melhor jogador que Paulo Oliveira ou mesmo Tobias.
Há João Mário, Ryan Gauld (como aqui o disse o lugar dele é na A, não está a fazer nada na B), Mané e Tanaka (foi o melhor marcador da pré-época)…são jogadores que têm de ter mais minutos!
Agora tb te digo…para haver espaço para os Podence (ou Dramé) da equipa B…Capel, Heldon, Shikabala deviam ter saído!
Uma vitória na 4a para entrarmos bem na Champions!
SL
14 Setembro, 2014 at 11:22
Advinhem la o apelido do Deyverson… isso mesmo… ACOSTA! E de tromba é parecido com o Liedson!
14 Setembro, 2014 at 11:46
marcou nas jornadas 27,29,30; 1,2,4. Não o acho nada de especial.
14 Setembro, 2014 at 11:56
Jogo muito frustrante.
O SCP não jogou mal, mas factos são factos: (i) só marcou porque um jogador adversário “ofereceu” o golo (ii) não fosse o Patrício e teria sofrido o segundo golo quando o de Belém aparece isolado (iii) 28 (ouvi isto na TV) remates à baliza e… muitíssima pouca fruta.
E mais frustrante se torna quando se pensa que à sexta jornada (recebemos os andrades) podemos ficar fora da luta pelo título… À SEXTA JORNADA!
Volto a dizer que o SCP não jogou mal. Mas esta perda de (mais) pontos é desastrosa. Mais a mais quando vejo que não existe qualquer evolução positiva (excepto, claro, o Nani) na equipe desde o início do campeonato.
Está na altura de metermos na cabeça, de uma vez por todas, que com este 11/esta táctica não vamos lá. E não vamos MESMO.
Este iníco de época está a ser completamente desastroso e o tempo já começa a escassear para “emendar a mão”. Se os andrades ganham hoje ficamos a seis pontos. SEIS PONTOS, quer se queira quer não, são muitos pontos de distância e, regra geral, dificilmente recuperáveis.
E mais difícil se torna a tarefa quando penso que a autêntica revolução que é necessário operar no 11 implicaria alterações cuja proximidade de jogos (LC, principalmente) não aconselha.
A coisa está muito difícil.
Nada que um par de vitórias não ajude a ultrapassar (começando na próxima quarta-feira), mas temo que, ou o Marco Silva ganha coragem e demonstra génio, ou as coisas vão estar muito complicadas…
SL
14 Setembro, 2014 at 12:00
A tua crónica apesar de não andar muito longe da verdade, contém muitos “SEs”. SE aquela jogada desse golo, SE aquela arrancada, SE isto, SE aquilo.
Para mim aqui vão os factos:
1- Politica de contratações errada para quem quer e anuncia querer ser campeão já este ano. Além do Nani, eram precisos mais 2/3 jogadores que entrassem na equipa de caras para fazer face às limitações já verificadas o ano passado em que até nem tivemos competições europeias.
2- Associado ao ponto 1, refiro-me a um defesa central de valor inegável que entrasse logo na equipa. Mauricio e Sarr na Champions? Vamos ver, se ontem até o Belenenses teve 2 ou 3 oportunidades claras de golo, vamos ver quando apanharmos um Chelsea. Sarr, Oliveira, Rabia precisavam de um PATRÂO para crescer. Mauricio vai dando para alguns jogos de consumo interno apenas (o último contra o Carnide viu-se as suas fragilidades). Deveria ter vindo mais um 10 e um avançado sinónimo de golos. Sim, porque Gauld custou 3 milhões tem 18 anos mas pelos vistos nem pode jogar 20 minutos na equipa A, quando por essa Europa fora existem dezenas de jogadores titulares com a idade dele a jogar. E ainda um avançado sinónimo de golos que desde o Liedson não temos. Montero é esforçado sim, mas não chega. Slimani tem um hype em volta dele, mas técnicamente é limitado, é bom para resolver certos jogos mas não é aquele avançado que faz a diferença. E tão diferente seria se tivessemos um Jackson Martinez por exemplo. Até o chiclas vai meter aquele Jonas a facturar rapidamente. Era um jogador que quanto a mim encaixava bem no SCP, livre com historial de golos.
3- 4 jogos, e retirando o jogo do Carnide, foi um sofrimento para arrancar 1 unica vitoria contra o Arouca no minuto 94′. Ainda não marcámos mais do que 1 golo num jogo e sofremos sempre em todos menos num. Aliás os adversários até podiam ter marcado mais também, a defesa está permeável.
4- Estamos a 4 do Carnide e possivelmente a 6 dos Porcos. Para quem vinha com o 11 base da época passada, esperava muito mais.
Por fim, dizes que a margem para melhorar é enorme, mas não era essa a conversa do ano zero? Agora ainda estamos a falar do mesmo? Eu esperava termos já um jogo consolidado, termos feito 2 ou 3 contratações cirurgicas alem da malta nova que precisa de tempo para se adaptar e estarmos neste momento com pelo menos mais 4 pontos e a ganhar os jogos. O que se está a ver é que para nós é uma tarefa herculea ganhar a Aroucas e Belenenses. Até o bronco do Vidigal após um empate ainda diz que esperava a vitoria. Foda-se, o ano passado em Alvalade várias foram as goleadas impostas, vinham jogar connosco com mais respeito.
Por estas e por outras, não posso estar satisfeito. Que isto mude depressa.
14 Setembro, 2014 at 12:08
Vou aguardar pelo jogo de 4ª feira.
Mas as minhas expectativas não são as melhores. No intervalo do jogo escrevi que o nosso eixo da defesa é de uma criatividade confrangedora, o que condiciona o jogo do William que anda notoriamente desinspirado. Tudo fica mais dificil na primeira fase de construção.
Temos problemas na defesa. E problemas graves do foro técnico.
Começando logo no Esgaio. Pode ser muito bom rapaz, acredito. Mas quando se joga em casa contra um autopullman é necessário que os laterais criem desequilíbrios. E isso não lhe podemos pedir.
Sobre Maurício já tanto se disse aqui que não vale apenas acrescentar.
Sarr é o verdadeiro pudão. (aquele atraso ao Patrício…) Pouco sentido posicional, e nada desiquilibrador nos lances de bola parada no ataque.
Tudo fica mais negro quando jogam um com o outro.
Jefferson tem grandes predicados para subir, é um defesa fortíssimo no um para um, mas quando desliga defender está quieto…e agora já não há Rojo para as dobras.
Depois do exposto, a minha condição de treinador de bancada diz-me que era por aqui que eu começava a pequena revolução. Apesar de saber que se trata do sector com menos soluções.
p.s. 1 – ainda vou considerando o Marco Silva como a aposta certa. Mas começo a ficar apreensivo com o seu exercício da liderança…
4ª feira, Marco. 4ª feira…
p.s. 2 – Lamento profundamente o sucedido com o nosso adepto e consequente “intervenção”.
p.s. 3 – Nem tudo é mau no nosso reino. Não deixo de sorrir quando penso no resultado do Andebol. É que para mim Sporting, significa muito mais que futebol.
14 Setembro, 2014 at 12:08
acabei de responder ao comentário do Las no post anterior e vi agora o que escreveste neste. é isso. espero que o jogo com o Maribor seja o principio da mudança.
14 Setembro, 2014 at 12:14
Excelente post.
Concordo plenamente, e realmente são infindaveis as alternativas Marco Silva deve arriscar, pois tem soluções mais que suficientes
Soltar as amarras penso que é a palavra certa.
Ainda no que diz respeito á comparação por exemplo com o ano passado sou capaz de apostar que criamos muito mais ocasiões de golo este ano, o problema esteve apenas e só na finalização.
14 Setembro, 2014 at 12:19
É que nem posso olhar para a foto e ver a cara desse porco argelino! Tanta choradeira de merda sendo um jogador fraco de pés e que, pelos vistos, nem é tão matador assim porque já na Luz e ontem em Alvalade falha golos de bradar aos céus! E depois de marcar aquele golo de aviário na lixeira ainda se pôs a beijar o nosso emblema… Palhaço de merda marca golos mas é! 28 remates! VINTE E OITO! A última vez que me lembro de ver o Sporting fazer tantos remates e marcar tão poucas vezes éramos treinados por um forcado…
14 Setembro, 2014 at 12:20
Bom dia a todos antes de mais!
Se estou em pânico depois deste jogo? Nao! De todo! Preocupado? Sim! Não posso negar!
Esta teimosia do Marco em querer jogar IGUAL contra o carcavelinhos, chelsea, Benfica, Belenenses vai lê sair caro se nao abrir os olhos!
Respeito quem esteja super motivado (comentários a cima) mas sinceramente não consigo compreender.
Não temos números de equipa que luta pelo título lamento imenso ! E os números é que ditam o sucesso ou nao de uma empresa/clube/ o que for .
4 golos marcados em 4 jogos?
4 jogos três empates ?
Deixem se disso de boas movimentações e boas combinações! Isso é muito bonito mas sem golo vale ZERO!
Ps : Alguém pode confirmar se esta no contrato do A.Martins cláusula para ser SEMPRE TITULAR? Ja cansa!
14 Setembro, 2014 at 12:23
Ponto Prévio: Marco Silva é um bom treinador. Tal como é o Jardim. E se andámos a malhar no Jardim pela falta de qualidade do nosso jogo na parte final da Liga, parece-me justo criticar o actual treinador quando achamos que ele não esteve bem. Não é bipolaridade, não é merda nenhuma. É ter olhos na cara.
E quem tem olhos na cara, consegue distinguir os problemas num instante. E, não sendo muitos, são decisivos.
1) Na defesa, Maurício vai continuar a custar pontos. Na capoeira, eles falharam. Ontem marcaram. É que já nem tem a ver com as suas limitações técnicas, essas eu compreendo se o resto (concentração e posicionamento) estiver lá. Basicamente, aquela clareira na área no primeiro golo não pode existir! De resto, é sempre o último a subir para o fora-de-jogo (aquela bola isolada do deyverson é culpa dele, Sarr e os restantes elementos da defesa subiram bem enquanto o Maurício ficou nas covas). Estamos a falar das duas ocasiões de golo do Belém, uma que entrou e outra o RP defendeu. Ambas com o carimbo do Maurício. Este, para mim, é o maior problema. Porque se precisamos muito de marcar golos, neste momento, precisamos é de não os sofrer, começa a ser ridículo levarmos sempre o primeiro golo em todos os jogos.
2) O perfil de jogador que queremos a 10. Ontem, o André esteve muito bem. Muito bem mesmo, pela primeira vez em muito tempo, vi pelo menos 2/3 assistências mais umas quantas aberturas sempre no sentido de dar profundidade. Mas não tem esse perfil e essas assistências e passes de ruptura só vão acontecer num dia em que ele esteja muito confiante e no topo do seu jogo, como ontem. Porque ele é 8. Sempre o disse, André Martins é o melhor 8 que temos em termos de inteligência em campo (nisto dá 10-0 ao Adrien), colocá-lo a 10 é pedir-lhe para fazer coisas que não são a sua praia. No modelo do Jardim ainda fazia sentido. Neste modelo do Marco, onde o 10 funciona como um segundo avançado, não percebo.
3) O avançado. Não sou radical a ponto de dizer que se quisermos jogar em posse, Slimani não serve. Isso é demasiado redutor, apesar de fazer algum sentido. O que eu sei é que não pode estar sozinho. Montero, pelas suas características, tem de jogar sempre, seja sozinho ou atrás de Slimani.
Portanto, estou a falar de 3 problemas muito específicos, muito particularese que já vinham do ano passado. Nenhum deles foi resolvido pelo treinador em 3 meses de trabalho. E foram-lhe dadas condições para os resolver, senão, vejamos:
– Comprámos 2 centrais para substituir o Maurício (Paulo Oliveira e Rabia), ambos muito superiores ao Maurício. E ainda temos Tobias.
– Comprámos Gauld para a posição 10, já tínhamos Mané e ainda voltou João Mário. E ainda há Nani.
– Comprámos Tanaka e Sacko, para além de já termos Montero.
Portanto, o Marco que me perdoe, mas ele está completamente desorientado. Ontem foi perfeitamente visível na conferência de imprensa. Queixou-se da juventude, mas quem enterrou foram os “experientes” (Maurício e Slimani). Os jovens servem de desculpa para tudo, já começo a ficar farto. O próprio discurso e tom de voz do Marco não era de um gajo que tem tudo sob controlo. E já começo a ficar farto dele estar sempre a dar razão aos jornalistas, seja em que assunto for. “Tenho de concordar com vocês…” Tem de concordar é o caralho! Se concorda com os pasquineiros, que guarde para ele.
Desculpa lá, miguelcotovio, mas isto não é bipolaridade. É ter olhos na cara. E estou a escrever isto na esperança dele vir cá ler, porque ele tem de perceber que todos gostamos dele mas que tem de ser mais inteligente e mais activo (em vez de reactivo). Salva-se o nosso estilo de jogo (até que enfim, jogamos à grande) mas pouco mais.
14 Setembro, 2014 at 12:38
Sá, bipolaridade não é o que escreves.
É o que escreviam ontem a dizer que o Jesualdo é que era, o Leo é que era e o Marco era o culpado por isto e por aquilo, sem apontarem o que achavam que estava mal.
Relê o post de ontem e vês o que quero dizer.
Hoje, já se fala do que está bem e mal de outra maneira.
O teu ponto 1, claro … estamos todos de acordo. Se bem que sofremos primeiro em 2 jogos, nos outros dois não. Cedric vai voltar, embora não seja por aqui. Jonathan vamos ver … e tb não é por aqui. É sim, como dizes … no centro. Sarr é para manter, foda-se. Está ali um centralão, 20 anos … e é com jogo que vai lá. Quem será o outro?
Aguardo pelo Rabia, voltar a ver Oliveira. Como disse, Tobias é para o ano.
E isto preocupa-me principalmente na champions, porque para cá até acho que chega.
O teu ponto 2 … adrien intocável … portanto, Martins deveria ser o seu suplente e não o 10. Gostava tanto de ver ali o João Mário …
Ponto 3 … no ano passado, apareceu o Montero e depois o Slimani. Foram aos milhares os elogios para um e para outro, em tempos distintos. Isto pode parecer contraditório, mas no ataque estamos muito bem. Convém é que metam a bola lá dentro.
Nas alas, é onde somos de top mundial. Nani e Carrillo. Suplentes não temos …
14 Setembro, 2014 at 13:10
Sarr é um centralão. Pois é. 1,93…
É para formar? Siga…
É para ser campeão? Muda. E rápido.
Do Maurício já nem falo…
“Cedric vai voltar embora não seja por aí…”
Foda-se…
14 Setembro, 2014 at 13:57
Então? Quem é melhor que o sarr? E esgaio, comprometeu?
14 Setembro, 2014 at 16:16
Miguel, concordarás que “não comprometer” não é bitola para um campeão nacional. E poderá ser entendido no sentido contrário. Ou seja, pode ter comprometido as dinâmicas atacantes pelo seu flanco. Se considero que em contenção o Esgaio fez um grande jogo com os lampios levando com o gaitas, já em casa contra os belenenses da vida, não funciona. Precisamos de quem assuma. E nisso Cedric é do melhor que há.
Já quanto a Sarr, que queres que diga…tem pouco jeito, pronto. Por mais que queiramos fazer dele um achado, ele não o é. E calça para desenrascar. Para isso preferia ver já o Tobias.
É a minha opinião, vale o que vale.
14 Setembro, 2014 at 18:03
Lusatenas, todo o respeito pela tua opinião.
Sarr é um centralão. Mas vou colocar isto de outra forma e admito que fui eu que não me expliquei bem.
Sarr tem 20 anos, praticamente imbatível no jogo aéreo. Esquerdino, o ideal para em casa encostar à esquerda e fazer do lateral um extremo. Por sua vez o extremo será mais um na zona da area.
É inexperiente? Sim. Todos gostamos de centrais experientes tipo André Cruz? Sim … mas onde andam eles e com que guita?
Sarr era para estar na B, foi lançado pela saída do Rojo (e até Dier), e para mim (vale o que vale) é o central que não sai.
Não é à toa que é o patrão dos sub21 franceses (e claro, porque não dizer que Tobias é o mesmo na selecção tuga?).
E vais ver muito mais do Sarr qd tiver ao seu lado alguém com mais traquejo que o Mauricio. Sim, Mauricio é lutador, é raça, é garra. Mas naquela posição num clube grande, tem de ser mais que isso.
Esgaio, não está a comprometer. Não é cedric, mas para quem seria emprestado ou ficaria na B (se geraldes fosse solução para já), está a dar conta do recado. Será suplente assim que voltar o cedric.
14 Setembro, 2014 at 19:59
O central Naby Sarr tem 1,96 m de altura…
14 Setembro, 2014 at 12:23
Um campo de futebol tem 110 mts de comprimento e o Sporting tem futebol para 80, dantes falava-se que o futebol Português tinha problemas nos ultimos 30 mts nós somos iguais, com a diferença de ser nos primeiros 20 e nos ultimos 10.
14 Setembro, 2014 at 12:43
Tobias ao lado do Sarr, já!
Nani a 10!
Para o nosso futebol de posse de bola com tabelas e passes, o PL tem q ser Montero…..
SL
14 Setembro, 2014 at 12:43
tbm é verdade que a uper equipa de guardiola não arrancou nada bem, sendo que muitos o queriam ver fora do barça o mais rápido possível, sendo que a equipa deu a volta após ter ganho ao SPORTING no 1º jogo da fase de grupos da champions. essa vitória deu a volta por completo à equipa, sendo que tiveram os resultados que todos sabemos e hj são recordados com saudade pelos adeptos. espero que 4a seja o ponto de viragem, e que os jogos até agora foram simplesmente acidentes de percurso e resultado do nervosismo pela entrada na champions
14 Setembro, 2014 at 12:48
Nestes jogos em que temos cerca de 70% de posse de bola e em que toda a equipa está instalada no meio campo adversário (houve alturas em que os nossos centrais trocavam a bola entre si no meio campo do Belenenses), os nossos centrais que são talvez os jogadores que mais vezes tocam na bola, não podem ser os jogadores menos dotados tecnicamente, porque não colocar o Rosel a central?
É frustante ver os adversários a fazerem marcação ao homem ao William, para forçar o início das jogadas pelos nossos centrais.
Para além disso, neste tipo de futebol de apoios constantes pelo centro do terreno, progredindo em tabelas, o Slimani não pode ser o nosso PL, pela forma como mata invariavelmente as jogadas, Montero tem que jogar.
Quanto a mim, Marco Silva, tem neste momento, essencialmente de mostrar coragem e se tiver de “morrer” que morra pelas suas convicções.
14 Setembro, 2014 at 13:05
André Martins, pode ser um bom miudo e um grande sportinguista, mas não tem lugar no 11 inicial do Sporting, é um médio criativo que não toma uma única decisão de risco, não arrisca o passe, não finta em progressão, não remata e quando assim é pergunto-me como é possível João Mário não saír do banco, Gauld não ser convocado e não jogar, Slavchev jogador com outro cabedal não ser opção e o André continuar a ser titular???
Começa-me a fazer muita impressão a fixação dos treinadores com o André!
14 Setembro, 2014 at 13:07
Vejo por aqui muita gente que nunca jogou futebol, que não sabe como funciona uma equipa, mas que da palpites, não é só ver da bacada ou da tv e querer ser treinador. Há muitos factores que fazem com que se tenha confiança e ai o treinador não tem a culpa se não tiver duas ou 3 peças para jogar.
14 Setembro, 2014 at 13:09
Adoro o Sporting, mas os adeptos de futebol em geral já me metem nojo. As parvoíces que tenho lido desde ontem…
Ia escrever aqui uma data de impressões mas olha, já nem vos digo nada.
14 Setembro, 2014 at 13:13
Quero lá saber se ganhamos empatamos ou perdemos con os pastéis.
A guerra importante não é esta, é a guerra fora do campo, contra os fundos, contra o (un)fairplay financeiro, contra a promoção de super equipas e desigualdade gritante entre os clubes… pela transparência no futebol, pelas regras que afastem a suspeita de corrupção…. ESSA é a Guerra importante.
Quanto ao futebol, é óbvio que o estatuto do SCP não se compadece com empates com o Belém, mas, caralho, para ser Grande como os maiores não é num dia!!
Foda-se, ano 1. Sabem, ano 1.
Não é num ano que se reconstrói 15 anos de andar para trás de tiros nos pés, sem política desportiva, alienação património .
O porco e o carnide têm 10 anos de ilusão, de vida acima das possibilidades. Esse já não é o NOSSO CAMINHO.
Neste momento há um projecto.
Projecto a 3-4 anos
Preparar uma equipa para mandar daqui a 1-2 anos.
Obviamente, o viver acima das possibilidades, da realidade não vai durar muito.
Este é o último suspiro do bufas, que deve morrer este ano (pelo menos para o dirigismo) .
O carnide já está saqueado e vai amargurar à séria, se não vier um VERDADEIRO Perdão fiscal ou da banca . Mas, para o bem ou para o mal, com os fdp dos alemães Por cá, já não vai ser fácil justificar manhosices bancárias e o estado está falido para bancar carnide.
Wait and see my friends, wait and see.
Quero ver la para a frente quando for preciso banco, quem o tem se nós ou os rivais.
Com o JM em forma, com a entrada do Tanaka, do gauld, dum joker da B…
Ou não foi um sorte para o Leo, quando o montero descaiu, aparece o slim em força ?! É que o argelino é bom, mas não dura um campeonato inteiro…
Para o histerismo à volta do Leo, com caralho…. mas ganhámos alguma coisa com o Leo?!? até parece…
Ainda me vou dar ao trabalho de ir ao último terço do campeonato, ler posts e de certeza, muitos dos kicks aqui a pedir o leo,ja queriam a cabeça dele!
Ah mas o marco tem mais opções… então decidam-se, as contratações servem ou não ?
Para os insatisfeitos com as contratações , vá força, avancem lá com reforços de caras para o onze, sem ser empréstimos e até 3 milhões… fico à espera…. ah e não me venham com Webster’s free a ganhar balúrdios…. continuo à espera.
A solução é esta, contratar potencial para daqui a 2 anos e separar o trigo da academia.
Simples, eficaz, mas leva tempo… daqui a 5-6 anos, a manter a politjica, estaremos competitivos a preparar equipas com 2 anos de antecedência . É nessa altura todos os putos com potencial da EUROPA, Saberão quem é o SCP e querem vir para cá !
Para os insatisfeitos com o Maurício, amigos o fdp do inglês quis bazar, o argentino idem (adeus obrigado, ficamos a ganhar com o francês!!! Ainda não está no ponto? Talvez, mas garantidamente, 10 vezes melhor que o Rojo de há 2 anos. Enfim, memória curta).
Para terminar, se não ganharmos nada este ano, cagando e andando.
E se é para não ganhar nada, prefiro que seja com rendilhados, troca de bola, posse e, que se foda,ineficacia lá à frente.. é que para o SCP do último terço do ano passado não me apanham lá outra vez!
14 Setembro, 2014 at 13:18
Quem não percebe o que está a ser feito no SCP e a realidade do momento, está como os porquitos e os carnidenses, iludidos e alienados sa realidade.
Mas não há problema, o meu e o vosso SCP está consciente e no bom caminho !
14 Setembro, 2014 at 14:05
Yep…
14 Setembro, 2014 at 14:25
A tua prosa é engraçada mas deves estar esquecido que não foram os adeptos que disseram que partiamos na pole position para sermos campeões já este ano.
Agora já é o ano 1? Tudo na boa?
Pois eu ambicionava mais, queria ver já nesta altura uma equipa a jogar à bola! Aliás a equipa menos mexida dos 3 grandes para ganhar a um caralho de Arouca e Belenenses parece que é uma tarefa hercúlea.
E para mim, mais vale ter 2 ou 3 gajos a entrarem na equipa do que 10 em banho maria que não se sabe o que vão dar. O Gauld está numa redoma de vidro até quando? 18 anos e não pode jogar 10 minutos na A?
14 Setembro, 2014 at 14:45
Não é prosa , senhor incendiário, é a realidade.
Essa agora é a arma de arremesso?!
O bruninho é mau porque nos enganou, iludiu a dizer que éramos candidatos?
Que horror, ele é o Inácio, encarnação do mal!!
É que se eles tivessem dito outra coisa, tu hoje nao estavas aqui a espetar a faca! De CERTEZA QUE NÃO !
Deixemos-nos de merdas, é isso que estás aqui a fazer, no fundo, apontar o dedo!
O SCP É SEMPRE CANDIDATO.
ATÉ O ANO PASSADO O ERA, SEM O SER!
Até estranho não pegarem nisso.
O ano passado o bruninho mentiu.
Disse que o objectivo era o terceiro e ficamos em segundo.
Foda-se bruno MENTIROSO
Não te tenho visto comentar nos dias em que o SCP tem conseguido vitórias fora de campo.
Não tenho visto comentar nos dias em que o futsal ou o andebol fazem brilharetes.
Se tens e não vi, as minhas desculpas !
Mas espero ler-te, por aqui, quando o jogo do SCP afinar e assentar e as vitórias surgirem como o ketchup !
Se não acontecer, cá estamos para te ler dizer mal de tudo.
Escrevo muito vernáculo, raramente personalizado, mas este é mesmo para ti:
Vai- te foder mais às tuas palas anti direção.
14 Setembro, 2014 at 15:13
Tens de ir ao oculista então meu amigo, pois já comento aqui há algum tempo. Quanto a chamares incindiário, mandar para o caralho só porque não bato palmas depois do que estou a ver ao 4º jogo, estamos falados. Quem desce ao nivel dum idiota, idiota fica.
14 Setembro, 2014 at 15:21
São os novos lambuças , tudo está bem, qual exigência máxima isso era para outros.
14 Setembro, 2014 at 15:27
ó Jubas, mas eu até sou 100% BdC, já o era quando o Godo foi eleito, aliás nessa noite trágica estava à espera do discurso do BdC.
Um gajo não pode dizer que não concorda com certas coisas que é incendiário. Tenho de bater palmas e dizer que estou satisfeito com estes jogos que temos feito?
E ainda leio aqui que fizemos um grande jogo porque tivemos quase 70% de posse de bola? Mas o que é isto? Então toda a gente viu o Belem a recuar e essa posse de bola foram toques e toquinhos. Eficácia que é aquilo que se precisa em futebol nada. Desiquilibrios também poucos.
Não estou satisfeito. Parece o inicio do Boloni. O problema é que com o Booni chegou o Jardel. E agora?
14 Setembro, 2014 at 15:35
Eu sou 100% sporting.
Crítico as direções quando acho que tenho que o fazer tal como as elogio.
Agora não querer ver o óbvio e continuar a bater palmas.
Antigamente havia os lambuças que defendiam o Godinho até a morte agora temos os novos lambuças que defendem BdC até a morte.
14 Setembro, 2014 at 15:43
Da atual direcao tenho a elogiar se calhar 95% dos atos, agora acho que assumirmos claramente que partiamos na pole position para sermos campeões e depois não contratarmos alem do Nani (emprestado) alguém que adicione uma mais valia imediata à equipa é um bocado irreal. Já se tinha constatado que esta equipa tinha desiquilibrios, o mais gritante quanto a mim é não termos um defesa central de eleição e experiente.
Contratou-se o Sarr, Oliveira, Rabia. Jogadores novos e promissores, mas devia ter chegado um central exepriente. Este é um exemplo.
Esta politica de contratações é para ir construindo uma equipa para daqui a 2 anos como já li e bem aqui, o que é muito diferente, de se assumir que partimos na pole position para sermos campeões.
14 Setembro, 2014 at 18:07
Jubas, podes (e deves) criticar quem quiseres, argumentas e discutes o tema.
Agora, comparares os defensores do godo com os defensores do BC, é comparar merda com perfume.
14 Setembro, 2014 at 22:29
Lol tiveste bem agora com a comparação mas o que eu quis dizer é que havia defensores do Godo que diziam a tudo que sim. Agora com BdC acontece o mesmo. Devia haver defensores do SCP não de presidentes.
14 Setembro, 2014 at 18:28
Obrigada pelo comentario disse o mesmo ontem isto e um projecto de 4 anos e nao como ontem em alvalade que ouvi gente a pedir a demissao do marco silva pelo amor de deus! Cheguei fodida de alvalade e vejo aqui comentarios que ate me doeram na alma ate disse isto e gente. Bipolar tinhamos de ter calma . As equipasa ja vao a alvalade a jogar como jogam com os porcos e com as galinhas ..veem como grandes que somos so a bola teima em nao entrar puta do caracas
14 Setembro, 2014 at 13:16
A meu “ver” estamos a construir uma grande equipa. No ano passado ( ano ZERO), fizemos o mais incrível dos anos futebolísticos dos últimos tempos ( 10 anos) e com esta nova mentalidade e espirito de conquista, já temos o futebol estruturado para que nos próximos anos a nossa escola se torne rentável.
Voltamos a ter equipas de futSal, andebol, pasmesse de Hóquei em patins e um pavilhão a caminho.
Para nao falar em todas as outras modalidades ….
Estamos a dias de participar na Liga dos Campeões e voltar a ouvir o hino associado ao nosso Geande Amor …. E … E aqui está uma das possiveis razoes para nao termos conseguido dar a machadada final nos Belenenses …
Os nosso miúdos estavam se a guardar para uma vitoria em Maribor!
Sim … Uma vitoria em Maribor é tão ou mais importante que uma vitoria contra o Belém. Porque? Porque necessitamos de ir pelo menos à liga europa e ganhar algum dinheiro com as vitorias na LC. Convenhamos se temos alguma hipótese de encaixe financeiro é contra este adversário ( mas nunca subestimando )
Eu no lugar deles… Se calhar… Guardava algumas energias para esse jogo…
Se conseguirmos uma vitoria tenho a plena convicção que todos estes Zurros de alguns tontinhos vao passar a silêncios e a outros bipolares a grandes Laudas ao Treinador.
Se quero ganhar tudo… Sim!
Se o quero fazer como outros fazem… Nao!!!
Estamos a jogar melhor?! Óptimo !
Vamos começar a ter resultados?! Com certeza!!!
Mas é com todos a remar para o mesmo lado!!! … e deixarem se de mariquices e esterias de gajas na altura pre mestrual… É que Parecem tripeiros ou Lampeões!
Deixem de dar tiros no Pés… Sff!
Viva o Sporting Clube de Portugal
14 Setembro, 2014 at 13:16
Fui ontem, pela primeira vez este ano, ao estádio e se o empate me deixou em baixo, houve uma coisa que me deixou mesmo f#d&d@: o que aconteceu à entrada da equipa com a Marcha do Sporting CP?
14 Setembro, 2014 at 13:47
O Sporting não quis pôr “O Mundo Sabe Que” no início porque não queria tirar a Marcha. E agora tirou a Marcha para pôr aquilo.
14 Setembro, 2014 at 14:45
Uma merda que não entendo.
14 Setembro, 2014 at 14:57
Não me apercebi. Que é que puseram mesmo na entrada da equipa?
14 Setembro, 2014 at 21:45
Acho que se chama ”100 anos”!
14 Setembro, 2014 at 13:52
Se estão desiludidos façam um favor a vós próprios e não leiam os comentários pós jogo aqui na tasca. Uma vergonha autentica.
Houve até quem dissesse que mais valia ir ao cinema. Preferem ir ao cinema e querem que respeitem a vossa opinião? Vão-se foder.
Hoje estou dediludido. Estou desiludido por termos perdido mais 2 pontos mas ainda mais fodido de ter que ler os comentários sábios de quem à 4a jornada já nos afasta do título.
Isto de ser profeta da desgraça tem muito que se lhe diga. Se não ganhamos vamos logo de peito feito dizer: “eu bem avisei” se ganhamos só por um, igual: “para a próxima perdemos”. Se ganhamos bem, basta…. não aparecer.
Em relação ao post foi também este o jogo que vi e as minhas mudanças eram 2. Sai Martins, entra Montero. Sai Maurício entra Paulo Oliveira.
SL
P.S. DEP Ilídio.
14 Setembro, 2014 at 14:09
E as Gamebox rasgadas… essa foi de bradar aos céus.
14 Setembro, 2014 at 14:28
As gamebox ja foram pagas. Quem as rasgou, azar do caralho. Pagou e pelo menos nao vai la assobiar. Win-win!
14 Setembro, 2014 at 14:29
Coisas de lampião Miguel. E depois vem a conversa do sou sócio faz X anos. Vão pó caralho. Pensam que por pagar uma mensalidade já podem dizer estas barbaridades.
Espero bem que vão mesmo curtir um cinema porque para apoiar uma equipa não servem. São uma merda.
Se a época correr como eu espero, nesse dia vão ter a minha resposta. Estes adeptos não merecem esta equipa, este treinador ou esta direcção que tudo tem vindo a fazer em prol do clube. Mesmo os jogadores que mencionei merecem o mesmo
apoio para que quando forem chamados possam render. Ontem deixaram a pele em campo e isso é meio caminho andado para terem o meu respeito.
SL
14 Setembro, 2014 at 14:02
Acredito num futuro risonho a breve prazo, mas caralho, estou bem desiludido. Juro que olhando o sorteio da liga ha 2 meses e olhando a pre-epoca de todos os clubes, esperava sinceramente ter 12 pontos…
14 Setembro, 2014 at 14:05
Nem me vou alongar muito no meu comentário, porque neste caso os números do jogo de ontem falam por si:
Ataques: 45
Remates: 28
Cantos: 9
Posse de Bola: 69%
A quem tenha coragem de dizer que jogamos mal?…..
PS: Não me parece que o Podence esteja a frente de Chaby ou Iuri, mas ok.
14 Setembro, 2014 at 14:10
Friso sobretudo 3 ideias:
Temos a mais directa, jogando com William e Adrien lado a lado (as vezes que eu me tenho lembrado da dupla Vidigal e Duscher), colocando Nani, solto, entre eles e o avançado, e entregando as alas a Carrillo e a Mané
O Maurício pode ser um lutador, pode ser um líder de balneário, mas é tudo menos capaz de segurar uma defesa. É daqueles jogadores importantes num plantel, mas não é indiscutível. E está num momento de forma medonho e duvido que Paulo Oliveira ou Tobias não façam melhor (onde estava o gajo no lance do golo e porque raio coloca o gajo em jogo o Deyverson, no lance em que o brasileiro se isola?
Alguém tem que meter um livre lá para dentro! E o Sarr, por exemplo, tem que começar a ser um terror na área adversária
Quarta ideia:
Alguma vez o fdp do Cosme expulsava o AlexS ou o Eliseu no galinheiro ou no monte aventuro ?!?!?! NUNCA!!!!!!!!!
Quinta ideia:
Temos de ter CALMA e continuar a apoiar!!!!!!
SL
14 Setembro, 2014 at 14:16
No estádio não me apercebi o que fez o jeff. Que aconteceu?
14 Setembro, 2014 at 14:35
Tentou levantar um jogador para fora de campo. Ele e o Nani. Qd o árbitro não deixou, entrou num bate boca com o Cosme que lhe dà o 2o amarelo.
Valckx, se queres saber porque só é assim em Alvalade pergunta às centenas que já iam no metro a essa hora. Ainda não aprenderam que quando é preciso apertar com um árbitro já eles vão a caminho de casa.
14 Setembro, 2014 at 14:38
Ok. Tinha ideia que eram palavras…
Oportunidade de ouro para o Jonathan.
14 Setembro, 2014 at 15:07
Pois é …. Nesse aspecto na invicta não se facilita….
Mesmo numa cidade pequena como a Póvoa…. Lembro-me dos adeptos não desmobilizarem e o Fdp do árbitro sair só às tantas da noite…..
Estamos muito burgueses, carago!!!!
14 Setembro, 2014 at 15:17
Acho que havia um sessão do planeta dos macacos às 22:30 no cinema do campo pequeno e a malta da pipoca tava com pressa.
14 Setembro, 2014 at 14:29
Bem, tive no estádio e vou tentar escrever alguma coisa do que me pareceu.
1) Jogamos um futebol agradavel mas muito ineficaz.
2) O arbitro foi um ladrão bem como o fiscal de linha.
3) O Belenenses não merece respeito, uma falta de fair play execrável.
4) A defesa esteve pessima.
5) William uma desilusão.
6) Adrien esteve muito mal ontem.
7) A.Martins fez um bom jogo.
8) Carrillo bem e Nani melhor em campo (não consigo mesmo perceber os assobios, quando anunciaram que tinha sido o melhor em campo, espero que n tenham sido para ele)
9) Slimani é muito bom de cabeça e luta muito, mas pelo jogo dos pés era avançado para um Penafiel. Num futebol apoiado em tabelinhas porque meter Slimani???
10) No fim do jogo vi uma faixa dos nossos adeptos a dizerem algo como “Basta de viagens” alguem percebeu aquilo?
11) É indamissivel só termos metade dos pontos possíveis. Apesar de roubados pela arbitragem, apesar de um jogo fora contra o Carnide, repito, é inadmissivel só termos metade dos pontos disponiveis.
12) Não quero estar a fazer julgamentos precipitados mas este discurso do M.Silva não me agrada bem como algumas opções, quero esperar que os muitos elogios por parte de influentes no Sporting à mão dura de Lopetegui não sejam um recado a M.Silva. Este está a ter melhores condições que Jardim (uma equipa base, banco com alternativas, um upgrade do nível de Nani), é obrigatório ganhar ao Porto em casa senão como é? À sexta jornada ficamos a 9??? Não quero desculpas de juventudes e etc, isto não é para daqui a 8 meses, é para agora pois todos os pontos contam. Vou dar o beneficio da duvida a MS mas os resultados são soberanos.
13) Apresentadas as duvidas, e como espero que elas passem pela positiva, a altura é de apoiar. Um milhão de euros na Champions, vitória fora e vitória sobre o Porto e – isto é futebol – já somos de novo os melhores do mundo e foi apenas um arranque à Barça de Guardiola 😉
14 ) Estive em Alcochete e ver o Ryan Gauld foi magnifico, 4 passes mortais, ao contrario dos restantes extremos que fazem 2 fintas espectaculares mas depois muitas vezes não definem bem, o escocês não é exuberante mas só sabe definir bem, aqueles passes cruzados que ninguem espera a rasgarem a defesa e isolarem avançados fazem lembrar um pouco o Messi de facto, ou muito me engano ou foi a melhor compra do Sporting faz anos e foi muito barato.
SL
14 Setembro, 2014 at 14:36
Estava curioso sobre o gauld ontem. Obg pela opinião.
14 Setembro, 2014 at 14:39
Já agora. Jonathan e sacko?
14 Setembro, 2014 at 14:46
Jonathan muito bem na primeira parte, muitos bons centros, no fim foi perdendo gás, mas e atenção que só vi um jogo, parece que pelo menos não fica muito atrás do Jefferson, diria até que já está ao mesmo nível e tem mais potencial….
Sacko jogou a 9 e mal tocou na bola, foi substituido, notava-se que n estava entrosado, 1º jogo…
SL
14 Setembro, 2014 at 14:39
Obrigado. 7-1! Pelas informações sobre o jogo do Ryan.
4 passes de morte? Já tenho a cueca molhada…
14 Setembro, 2014 at 14:52
Nota-se que ainda falta crescer um pouco mas o homem não falha um passe! E ainda é esforçado, tenta roubar bolas, ganha algumas, e foi em sprint atrás para tirar a bola da linha da nossa baliza salvando um golo feito.
Já agora, Tobias muito bem e o guarda redes é espectacular, tb gostei do Podence que se aprender a definir melhor tb vai para a A na boa, creio.
SL
14 Setembro, 2014 at 15:26
Estão a fazer do Gauld o que ele ainda não é, jogo razoável, ainda não tem qualidade para jogar nos A. Não é a solução dos nossos problemas.
O Sacko mais uma contratação falhada, Jonhatan bom jogo mas ainda não está ao nível do Jefferson.
Nota + Tobias , Fokobo ( a voltar a forma jogo após jogo )
14 Setembro, 2014 at 16:18
Mas onde escrevi que Gauld é para titular da A? E Sacko por um jogo já é contratação falhada?
14 Setembro, 2014 at 14:42
Ó croissants não estejas tão nervoso…
14 Setembro, 2014 at 14:42
Foda-se. Um post interessante e construtivo.
Venha o futsal.