Fosca-se já esgotei o stock de kompensan cá de casa. Amanhã é um novo dia e mais a frio devemos debater o que houver para debater, mas sinceramente já li aqui cada coisa…
Estou muito triste, acontece-nos de tudo e já ando a ficar farto de exibições fora de série dos GR adversários. Só quero dizer Força Sporting, eu acredito nesta equipa.
Agora, já mais calmo…apetece-me falar de Naby Sarr.
Mandem-me lá para o caralho, mas eu curto dele. Está a cometer erros, é verdade. O de hoje então é gritante. Mas no caso dele não acho que seja azelhice. Acredito mais em insegurança em ter o Maurício ao lado. E convém lembrar que ele acabou de chegar, dificilmente falará português (ou mesmo inglês) e, tendo em conta que foi lançado às feras a frio, até acho que se está a safar. Está a cometer agora os erros que se calhar não cometeu contra o carnide, onde fez um jogo quase perfeito. Para mim, isto é natural. Tem de acabar, é certo. Mas não deixa de ser fruto de um período de adaptação.
Tem uma boa canhota, a sair a jogar pela esquerda, quando abre em Jefferson ou Nani, as bolas saem sempre redondinhas. Quando se vira para a direita, é que a coisa complica.
Acho que Sarr e Rabia vão formar uma grande dupla.
O Sarr farta-se de limpar merda ao Maurício. Parece aqueles gajos em equipa de trabalho, que fazem o dele e ainda apresentam o trabalho do colega. Só que não se podem queixar muito, porque o stutos quo é uma coisa fodida e porque o chefe nunca se sabe para onde vai virar. É isto, o Sarr, no momento. Limpou o dele e do outro na luz, mas faz um alívio daqueles, que não é um terço da merda que o Maurício fez nessa mesma jogada, e é logo um flop.
Concordo que é cedo para rotular o Sarr. Num duplo sentido. Fez até hoje pouquíssimos jogos na carreira a um nível de máxima exigência competitiva e só tem 20 anos. Acresce que joga presentemente ao lado de um cepo. Tenho a ideia (mas não a certeza) de que o Sarr devidamente escudado num defesa-central de qualidade e experiente é capaz de dar um salto qualitativo enorme.
Podia ter aliviado? Sim. Podia ter jogado logo com o Rui? Sim. Mas foi assim tão descabido? Era só o Mauricio saber o que fazer à bola. Aliás, tanto se bateu no Sarr na primeira parte, mas na segunda já não houve tantos motivos. Porquê? Porque o meio campo funcionou melhor e perdeu menos bolas.
Este ano, a defesa está mais em evidência porque atacamos mais. Os nossos médios jogam mais à frente e arriscam mais. Consequentemente erram mais! Mas a qualidade de jogo é melhor. A bola é que não entra!
Podes jogar, tens um jogador livre, jogas ,e por favor não me venham com as “melhores condições” que ele não manda a bola 5 metros ao lado, o outro rosca e o Sarr é que tem responsabilidades.
Já vi o Tobias a fazer merda da grossa na B. Mas concordo que neste momento, tendo em conta a lesão do Rabia, ele e o Paulo Oliveira deviam estar a discutir o lugar ao lado do Sarr.
O grande argumento para alguns em relação ao Sarr é que é campeão do mundo de sub 20, vamos para para pensar em quem eram os centrais campeões do mundo por portugal e qual foi o seu futuro. Mas para mim o principal problema dele é ter de crescer muito rápido, o rapaz a epoca passada jogava nos distritais que é onde jogam as equipas B em França, ele precisa de rodar de uma forma intermédia, deveria ter começado pela B e depois ai sim impor-se na A
É verdade, e todos sabemos que ser central é fodido e que ser um central jovem ainda mais.
Veja-se por exemplo o Varane “a oitava maravilha do mundo” tarda em afirmar-se… como todos os centrais jovens. Nem falo do Mangala…45..50 M€ para se sentar no banco 🙂
Talvez seja altura de entender que não faz sentido lançar centrais sub-23 numa equipa? A não ser que se faça de facto uma cultura de formação como (sim) so o Ajax a faz.
Por isso insisto Sarr é igual a Tobias e custou-nos mais dinheiro.
Para mim todo o dinheiro que pudermos poupar deve ser aplicado um Treinador! Faz melhor a equipa e o retorno financeiro será sempre favorável.
Entretando não sei se já vos disse mas para mim hoje os melhores fora Nani e Slimini (sem esse!)
lol. Só agora é que vi que o porco deu 6. Estava tão a leste.
Só para que conste:
Acredito que ninguém estará a pedir a cabeça do Marco Silva, até pelas memórias que tudo isso nos traria. Não leva a grande merda. A grande questão é que não é expectável e até aceitável que tenhamos um treinador que insista no erro óbvio. Isso não é gestão do dia-a-dia e avaliação dos processos diários. Isso é estupidez e teimosia puras. E como tal, isso terá um limite. Não acredito que o Sporting actual se possa dar ao luxo de persistir na estupidez e na incompetência, ainda para mais quando há capacidade para fazer mais, do lado técnico, e do lado dos jogadores disponíveis, e, mais ainda, porque o projecto deste Sporting, é um projecto de crescimento a prazo, e nunca um projecto para murchar e definhar. Disso não precisamos. Aqui é que está o cerne da questão, quanto a mim. Não ver isto, e entrar mais uma vez na lógica do “ou estás contra mim, ou estás por mim”, ou não querer ir ao que nos afecta actualmente, que é basicamente a persistência estúpida e contínua no erro, por causa de um medo qualquer que bloqueia as ideias, é fugir ao problema. Nem 8, nem 80. Nem pedir a cabeça de ninguém, porque os vercaurens estão aí à porta. Nem 80, que é passar de fininho pela merda que nos acontece, quando a mim por incompetência própria. Mas também não vou ser hipócrita ao ponto de pensar que o clube tem margem para aguentar este rumo todos os dias. Eu já nem peço vitórias todos os dias, mas pelo menos que mantenham o rumo mais ou menos controlável e com perspectivas de crescimento. E isso agora não existe, desculpem lá.
Como diz o Sá, e como já disse também anteriomente, não vamos estar para aqui com paninhos quentes.
Agora é que é. Todos para a cama. Abraços e siga para a frente. Hoje é o dia ideal para pensar na velha máxima da minha mãe, quando tinha 9 anos ou 8 anos e me escondia atrás do sofá nos golos do João Pinto, em Alvalade. “Eles é que ganham, tu é que sofres”. Claro que no fim de semana volta tudo ao mesmo, mas agora há que respirar um bocado com as palavras sábias da minha mãe.
Lamento mas eu peço a cabeça do Marco. É a dele agora ou a do Presidente daqui a um/dois anos. E eu quero manter este Presidente!
Não há mal em reconhecer um erro. Isto é futebol e todos sabemos como funciona. O pior é persistir no erro.
Note-se bem: Eu não quero ser campeão este ano. Mas eu quero ganhar à Académica, Belenenses e Maribor. Campeão já entendi que não vou ser, porque sei bem que não estamos a competir com armas iguais às dos nossos rivais…
eu estou com azia e hoje despejo esta derrota, sim, vou tratar este empate como uma derrota, no colo do responsável pelo futebol do Sporting – o nosso presidente. Quero entender a política de contratações, quero entender as fantasias que convenceram o presidente que não precisávamos de um central com muita experiência para o nosso plantel?
Quero saber isso.
Se há aziados contra críticas à política de contratações do responsável pelo futebol profissional o sr. Bruno de Carvalho, Presidente do nosso clube, azar.
Quero saber qual o racional de não termos um central com experiência para comandar a defesa?
Não sabia o quê, pah. Um jogador ou está apto para jogar ou não está. Se esteve dentro de campo é criticável e elogiável como os outros todos. Hoje cansei-me de ver cruzamentos da treta pelo Cedric. Se ele é teu primo, olha, paciência.
De franceschi e as suas tiradas somos uma equipa pouco calejada.!!
Fodasse mas é preciso um calo para ganhar ao Maribor .
Este também deve ir a sporting tv.
Devo ter estado a ver os jogos do nosso Sporting, numa dimensão paralela, é que na realidade existem pessoas que continuam a dizer que estamos bem, o treinador não tem culpa, foi só um azar…meus amigos 5 jogos uma vitória, nos descontos, e só empates e com equipas de 2ª linha e a sofrer golos nos descontos. Espero estar enganado, mas infelizmente não creio que o filme mude com estas personagens…
A trabalhar ate agora, pedi para me telefonarem para dizer o resultado. Esta 0-1, golo de Nani, sao 9.17… Pensei, ja esta! 1 ed pouco, mas sao 3 pontos e 1 Milhao de Euros.
Chego aqui e o primiro comentario que leio pede a cabeca de BdC…
Epah, que merda de golo foi aquele caralho???
E que merda de comentarios sao estes? Estamos frustados? ok. Mas pedir a cabeca do Mauricio, do Martins, do Ms, do BdC, acho que nem o Paulinho se salvava a chicotada. Tenham do.
Agora,
Cabe ao MS usar o plantel que tem.
Quis comecar com o 11 do ano passado, ja entrosado, e integrar aos poucos os “novos”. Ok.
Ve-se uma mudanca para melhor no jogo do Sporting (lembram-se do ultimo terco da epoca passada com Jardim? Pois.
Faltam os golos? Faltam. Mas vamos la.
Mas caro Silva, apostar num 11 entrosado e muito bonito, quando se ganha, quando NAO se ganha, tem-se que mexer.
Benvindo ao Grande Sporting, espero que esteja apto a conviver com a pressao.
Parece-me um Homem inteligente, ja percebeu isso. Tem a palavra no proximo jogo.
SL
Ate amanha, vou dormir que o ambiente esta esquisito por aqui.
Já que passo por aqui, vindo de férias prolongadas.
Bem haja aqueles, que tenho saudades de ler e um grande abraço ao Max.
A quem está empinhado na Missão Pavilhão e quem vai dar a cara, força nisso, o guito é pouco, mas a presença na Sporting TV dará concerteza mais relevo a esta causa.
Estou agora a ver o resumo…
Sinceramente, ’tou-me cagando se o Sporting ganha, perde ou empata. Continuo a ser do Sporting.
Passo-me é com estes dramatismos do ‘ta tudo mal, todos pro ca$#$, e derivados. Principalmente porque na altura de debater opções, qualquer crítica era entendida como uma croquetice.
a bola não pára! domingo há mais um jogo onde temos de ganhar. Temos de parar com estas crises existenciais… não há lugar para desilusões. Ver quem está lesionado, não sabemos se alguem teve algum toque e siga pra bingo. Trocar 2-3 jogadores que estiveram menos bem… rodar um pouco a equipa sem a desequilibrar. Adaptar o nosso jogo ao adversário que vamos encontrar.
Este é o nosso menú. Temos de ter dentes pra todos.
Gostei do jogo, e não fosse preciso marcarem-se golos para ganhar, estaria bem contente.
Ou seja, pela positiva, muito boa construção de lances de ataque, e, exceptuando os obrigatórios momentos de descompressão, boa pressão alta.
Carrillo mágico, Nani é Nani, e Slimani, que na primeira parte passou meio ao lado do jogo, fez uma (surpreendente) belíssima 2ªparte, nas tabelas/passes e até num remate de difícil execução (de cabeça).
Na segunda parte entrou bem JMário, a pedir a titularidade no lugar de um cada vez mais ausente-do-jogo AMartins, a precisar de banco, por sua vez. A recuperação de segundas bolas não teve nada a ver, mesmo com Adrien um pouco aquém do seu melhor e com as saudades do William de há uns meses atrás. E Mané mexeu com a coisa, quando Carrillo começou a desaparecer (e quando o peruano fica cansado, é um caso sério de falta de discernimento…).
Pela negativa, em primeiro lugar, a incapacidade de marcar golos. Nani saiu-se com aquela bojarda, mas, no mínimo, tínhamos que ter enfiado mais duas (não estou a ser exigente) para merecer ganhar este jogo. Assim, o empate adequa-se. Quem falha assim merece sofrer, por mais que às vezes gostássemos de não ser tão impetuosamente vergastados pela fatalidade.
E, claro, os centrais. Dizem-me que falharam muito mais os avançados que os centrais. Mas as boas equipas alicerçam-se em centrais que, jogando bonito ou não, não falham. Ou pelo menos que não falham… tanto.
Maurício é uma desgraça. Segundos antes do golo teve a sua penúltima oferta da noite, que só não deu golo porque não calhou (e porque RPatrício continua IMPERIAL!). Aquela rosca nem foi o maior dos seus pecados. Foi apenas o último (desta noite). Em seu benefício apenas tenho a adiantar que, pelo menos, ninguém tem a mania que se trata de um “campeão do mundo”, e pouco mais….
Saar esteve até muito bem, excepto nesse lance e noutro antes, ainda na segunda parte. Mas não é mágico, não faz o lugar de dois, e tem a imaturidade natural de quem tem apenas 20 anos e precisa de muitos mais minutos na pernas. Jefferson hoje nem a atacar esteve bem, excepção feita ao cruzamento que Mané falha na pequena área poucos minutos antes do final. E Cédric, no meio da desgraça, até passa entre os pingos, ainda que deixasse muito a desejar nos cruzamentos.
Os melhores? Rui Patrício (isso diz tudo…), Slimani, Carrillo e, claro, Nani.
Os piores: a defesa, ou como se diz, o “processo defensivo”. Incluem-se os 4, mais William.
Podia ser pior. Há bem pouco tempo não havia ponta por onde se pegasse, nem jogo se conseguia criar, a não passávamos de uma real vulgaridade, com jogos penosos pela mediocridade que nunca julguei ver no meu Sporting.
Hoje joga-se muito, e muitas vezes muito bem, durante os 90 minutos.
Falham-se golos, a defesa é fraca. Mas pelo menos conseguem-se identificar os problemas (já não é “tudo”…).
Convinha-se fazer alguma pedagogia nesta altura, ao mais alto nível (dirigentes). Marco Silva e seus jogadores não têm que ser campeões esta época. Têm que jogar cada vez melhor, e ganhar cada vez mais jogos, e disputá-los contra qualquer adversário.
Isto para não se perder tempo com o risco de “remodelações” patetas que não passam de perda de tempo para apaziguar temporariamente adeptos nervosos. E para, já agora, se ganhar entrosamento numa defesa digna do Clube (ou seja, da qual não pode fazer parte o bom do Maurício, bom rapaz, mas cujo destino tem que passar pelo banco de um Sporting, e nunca pela titularidade). Vão haver erros, mas importa é que cresça algo de realmente bom para o futuro. E ou temos já matéria prima para plantar (POliveira? Tobias? Rabia?), ou então teremos que a procurar.
O resultado remete-nos, salvo improvável milagre, para a luta pela Liga Europa, com alguns eventuais trocos pelo meio.
Mas isso não é um problema. O problema é achar-se que se pode crescer depressa e bem. Porque não se pode.
Há que dar tempo ao tempo, e fazer jus aos que acreditam (como eu) que o QI médio do Sportinguista fica uns bons furos acima do dos outros adeptos. Se eu estiver enganado, e este projecto for por água abaixo, então estamos mesmo fodidos. Como percebi que estávamos quando se despediu, há umas três épocas atrás, o Domingos. E como é que eu posso ter tanta certeza? Porque isso seria admitir que não há projecto, e “projectos” levam tempo.
Continuo a não acreditar no MS mas isso é problema meu… já não acreditava no DP… Curiosamente dois treinadores com perfis semelhantes. Deixei-me embalar pela euforia do MS mas já devia saber mais do que isso… my bad…
Grande comentário Placebo, subscrevo-o por inteiro. Mas só acrescento um pequeno detalhe: ainda quero acreditar que podemos brigar pelo título ou por algum caneco interno esta época.
Meu caro Leão da Camacha, eu também acho que temos a obrigação de brigar por tudo! O que eu disse é que não temos a obrigação de ganhar nada.
Depois de comentar, fui ler uns posts atrás (não consegui ler todos, porque já lá vai o tempo em que a Tasca era um Cacifo com relativamente poucos frequentadores, e não estas páginas amarelas em cada post que aqui se publica…), e vi que muitos ilustres (sem ironia) pedem a cabeça do Marco (porque depois há os “engraçados” que se nikaram só para divertirem a malta, pretendendo pôr em causa o novo rumo que este Presidente deu ao Clube, como se de comentários “inocentes” se tratassem…).
Porque o Marco não tem colhões, porque o Marco não tem ambição, porque o Marco perde a perspectiva da melhor equipa para o Sporting, que é aquela de qualquer um de nós tem do alto dos nossos sofás (e não a dele, a dirigir os treinos diários, com todas as nuances que existem na gestão de um grupo de Homens).
Não acredito nisso, que Zandonaide e outros acreditam. Acredito que ele sabe melhor que qualquer um de nós que o William não está em forma. Mas por não estar em forma não deverá jogar? Não será jogando que recuperará (e depressa, por favor) a forma? Ou será com “banco”? O mesmo sucederá com Jefferson. E terá acontecido com AMartins, que depois da boa pré-época se calhar precisou de não ser engavetado às primeiras exibições menos conseguidas. Porque isso também faz mossa dentro de um balneário, e ele convive com o balneário (a vida real não é FM!).
Até o unanimemente (eu incluído) considerado inepto Maurício, depois de ter desenrascado o ano passado (muito por culpa de um Rojo que nos parecia grande, mas que se calhar era mesmo enorme), se calhar precisava destes jogos antes de ser abancado por troca com um POliveira ou Tobias desta vida.
Ou seja, não é fácil isto, e não é a trocar “meias equipas” em função dos resultados que se vai lá. Não é assim que o treinador ganha o respeito dos seus atletas!
Por fim, se os resultados fossem condizentes com exibições miseráveis, ainda seria atenuante para esses comentários. Mas não é o caso. Estamos a jogar melhor, muito melhor que o ano passado (não contando com a defesa, mas tínhamos Rojo e um William em forma). Só que, ao contrário do ano passado, já não somos o “4º grande” (lembram-se?). Este ano há as camionates estacionadas bem ali, à frente da linha da grande área. Há as equipas manhosas com contra-ataques venenosos. Há rigor táctico e melhor conhecimento das nossas peças-chave, que já não surpreendem ninguém. Há esse “senão defensivo”, pormaior que, espero, a vinda de Nani de certa forma compense (e talvez algum outro “milagre” da nossa formação ou das recentes contratações).
Podem-se ver as coisas como são, ou deixar a frustração por resultados menos conseguidos tolher-nos a visão do que queremos para o nosso Sporting.
E eu quero que o projecto continue, tal como queria há um ano e meio atrás. E agora espero que continue com Marco Silva, como queria que continuasse com LJardim há um ano atrás. Pelo simples facto que este projecto tem (re)transformado consistentemente o “4º grande” naquilo que nunca deveria ter deixado de ser: o Sporting Clube de Portugal!
800 comentários? Que barbaridade! Nao li nenhum. .. só quero dizer duas coisas:
1. Marco Silva, o que te falta para tirar o A. Martins?
2. Muda ofilhadaputa do sistema de jogo! 2 avançados já!
Marco deixa de ser burro pá, que já me estragaste a noite.
PS: se no próximo jogo jogar o A. Martins e/ou só 1 avançado faco boicote e não vejo mais nenhum jogo até ao final de época. Ao fim de mais de 20 anos a puxar incondicionalmente, hoje cansei…
O pessoal que está a dizer que a equipa está muito melhor que no ano passado, por favor expliquem-me como é porquê!!!! Eu não consigo ver isso! E quando dizem que este treinador está a fazer um trabalho espectacular, que tinha uma equipa fraca mas que a colocou a jogar um futebol bonito, organizado, que está a criar uma grande equipa….o que dizem então do trabalho do treinador do fcporco??? Esse para vocês deve ser um Deus……
Estou seriamente aborrecido (para não dizer uma palavra feia)….. isto de perder, não só 2 importantes pontos que nos punha em 1º. lugar do Grupo, mas perder 500 milhares de euros também custa!!!
Mas adiante….temos um jogo em Barcelos no Domingo e espero que o Marco dê um ar da sua graça fazendo as alterações no plantel que se lhe exige; são demais flagrantes as necessidades de dar outra vida à equipa:
Defesa: Maurício já se sabe que não tem estofo para estas andanças; Saar bom mas inexperiente;
Médios: não estão a carburar bem; precisa-se de um 10 (João Mário?);
Avançados: só precisamos de 1 ou 2 gajos que empurrem as bolas para golo!! Simples, não é?
Marco Silva:-é bom que não se pense em mudá-lo, é um belíssimo treinador!! (Sem ovos …. não há omeletes)!
Tenho uma equipa que, apesar de ter as suas lacunas bem definidas, chega a um 2º lugar com brilhantismo e que não foi mais longe porque o Inséubio morreu e então tinha que haver um campeão vermelho a todo o custo.
Tenho 2/3 jogadores cobiçadíssimos e que ainda por cima vão ao Mundial. William afunda-se com a seleção e não sai porque nós achamos que ele vale mais do que nos ofereceram. (Não comeces a “correr” mais não que este ano tens um Rosell). Slimani hipervaloriza-se mas faz birra para sair porque queria ganhar mais. Isto a uma semana de começar o campeonato e sem tempo para o colmatar devidamente. (Alguém acredita que com o dinheiro que ele custou e com os salários que aufere arranjavamos melhor?). Rojo é o melhor lateral esquerdo do Mundial e sai naturalmente. (O Dier por muito que queiram fazer dele, também iriamos ainda suportar muitas das suas (naturais) dores de crescimento. Quanto aos que choram por Ilori… Nem comento).
Depois tenho dois laterais modernos, um central voluntarioso, um médio 8 que fez a melhor época da sua carreira, dois extremos que garantem alguma qualidade (Carrillo quando quer e Capel já sabemos o que esperar, o que nem sempre é mau especialmente quando estamos a ganhar e ele pode entrar para correr que nem um desalmado e sacar o amarelo da ordem para acalmar as hostes). O avançado é um jogador de classe e que joga e faz jogar, não é, nem nunca será, avançado para mais que 15 golos numa época.
Tenho pouco dinheiro, não quero hipotecar o meu futuro. O que me falta afinal? Uma boa retaguarda para algumas posições, onde tenho titulares indiscutíveis, um 10 de remate fácil e que seja um abre-latas com passes de rutura, um extremo que seja muito forte no 1×1 e constante em termos de regularidade e um defesa central de categoria e experiente porque vamos enfrentar uma competição muito dura onde erros infantis custam muito dinheiro e pontos.
Depois… depois tenho um treinador que coloca a mesma equipa do ano passado em que a única alteração é um central com um potencial enorme porque o melhor saiu e a troca (naturalíssima) do melhor extremo que a equipa tinha (a fazer cruzamentos) por um jogador de classe mundial.
Onde está o nº10? Será Gaul, Slavchev, João Mario? Não sei, eles não jogam.
Onde está o central de categoria e experiente? Aqui reside a única falha. Mas havia ordenado para ele? Pois… Isso é mais lá para a frente. E Paulo Oliveira é bom? Não sei, não joga. E Rabia? Não jogou ainda.
O Extremo, claro, é Nani (melhor era inimaginável).
Alguém esperava ou achava que era preciso mais? A sério? Quem? Que culpa tem o Marco de Adrien estar a passar por uma má fase, Jefferson parecer ter perdido o pulmão e o fulgor (Jonathan estás aí? Ah, ok, ainda bem), William ter ido “desaprender” à seleção (Superleão estás aí?) e ter perdido o início de pré-época, Cédric se ter lesionado, ter-se contratado Geraldes (o único flop confirmado), o Maurício ter ficado orfão, e com um aprendiz ao lado, quando ele ainda tem de aprender também ou que André Martins esteja a ser igual a si próprio?
Que o culpa o Marco tem, não é? Tem toda. Basta ver os 11’s apresentados sistematicamente. Só o culpo por isso. Nada mais (para já). Não acredito que as coisas não mudem em Barcelos. Ou então o Marco quer-se por num buraco sem fundo.
Quem culpa a direção pelas contratações e pela abordagem ao mercado só pode estar alheado da realidade. Não há dinheiro. Para já. Estamos a fazer para o ter. Com Gauld’s, Sarr’s, Slavchev’s, Jonathan’s, Sacko’s… Dá para entender ou só os “acéfelos seguidistas” é que são intiligentes?
Quem quiser esperar espera. Quem não quiser que vá para o outro lado da rua, onde se hipoteca o futuro para ganhar títulos que funcionam como areia para os olhos para manter as negociatas.
Concordo com o que dizes. Não estive a ver os comentários todos do pessoal, mas também acho ridículo criticarem a direcção. A direcção está a cuidar do projecto que foi estabelecido e que continua no bom caminho. As contratações foram feitas à medida do possível, dentro das limitações que todos já sabíamos que tínhamos, sem prejudicar o futuro da instituição Sporting. O Nani foi um momento de sorte que temos de aproveitar bem este ano. Agora, volto a dizer, dou mais uma hipótese ao Marco Silva. No próximo jogo tem a oportunidade de nos mostrar que está no Sporting para ganhar. Não podem haver lugares cativos na equipa. Quem não está bem sai, e dá lugar a outros que possam fazer melhor. Nem que seja para mostrar à equipa que quem manda é ele, e que os jogadores têm de dar o seu melhor para poderem jogar no Sporting. E se não estão bem, não jogam. Há que tê-los no sítio e mostrar profissionalismo.
é isso tudo!
acho que é o resumo do que nos trouxe aqui!
verdadeiro e nao podia ser doutra maneira.
é verdade que o marco ficou sem 4-5 possiveis titulares
o rojo e o dier sairam. o adrien e o william ainda nao apareceram (por acaso acho q hoje o wc já deu um ar da sua graça)
estão sem intensidade, se calhar é por isso que insiste no martins?!
o montero, supostamente o avançado do marco, também demonstrou na pré epoca que ainda não apareceu
portanto, azares à parte, estão a faltar uns tomates, será? para fazer um onze com os que estão cá!
se insiste no martins, porque não no lugar do adrien?
se o montero nao voltou e o sli não é para este tipo de jogo, porque não o tanaka?
afinal esteve bem na pre epoca
se o tobias esteve bem na pre epoca e o xerife anda aos tiros no proprio pé, porque não testar o tobias ao lado do sarr? é que era nestes jogos!!! nao será com certeza a experiencia contra o porco ou chelsea…
foda-se marco, se com um palntel inferior nos canarios tinhas um bom futebol, que chegou à europa, porque é que agora não estamos a ganhar??
esta merda é toda azar? porra … podem dizer o que quiserem mas hoje há mais 4 bolas de golo que não entram…
noto, além da falta de eficacia, falta de intensidade nesta equipa
Para os que já se anunciam prontos a cometer harakiri, sigam o exemplo dos samurais. Os samurais não andavam pelas ruas a bradar aos céus que se iam matar de tanta vergonha que sentiam. Tratavam do assunto sem chatear ninguém. Portanto estejam à vontade, encontrem um bom “spot” onde se sintam em paz e em comunhão com o universo. Depois então enfiem a faca e despejem as tripas. Tratem do assunto, mas façam-no longe daqui.
Desculpa que te diga mas “pedir cabeças” — do treinador, dos jogadores, dos directores, do presidente — à 4ª jornada, isso não é exigência é esquizofrenia.
Em 01/02, à 4ª jornada tínhamos menos 2 pontos do que temos hoje. Se ganharmos no Domingo vamos ter, à 5ª jornada, tantos pontos como tínhamos em 99/00 (com a vantagem, este ano, de já termos jogado com o carnide fora). Em ambas as temporadas, 99/00 e 01/02, terminámos a época campeões…
Não há equipa nenhuma que comece sempre os campeonatos todos de forma exemplar. Não há equipa nenhuma que ganhe sempre todos os jogos. Por outro lado, não há adepto nenhum que não ache que a sua equipa vai ganhar sempre os jogos todos. Quando isso não acontece, por vezes fica-se com alguma azia, é normal. Mas convém não confundir isso com exigência. São coisas diferentes.
A época ainda agora começou e é cedo p’ra ver cabeças a rolar. Talvez seja preciso algum tempo p’ra ver o trabalho dar os frutos necessários e neste momento esse mesmo trabalho terá que passar obrigatoriamente pela defesa (é preciso ir buscar um central em condições em Janeiro, o Maurício não pode ser o líder da nossa defesa e acho que depois disso, há condições para o Sarr ou o Rabia evoluírem tranquilos) e pela finalização (não podemos falhar tanto golo, as oportunidades estão a ser criadas, mas o desperdício é demasiado, a do Mané hoje a cabecear à figura é um bom exemplo disso).
Diria que se as coisas continuarem a correr mal, primeiro que o Marco, o Bruno e a restante estrutura têm que ser responsabilizados. Sou um apoiante “louco” do Bruno, mas se não houver melhorias significativas, o principal responsável é ele. Deu um contrato de 4 anos ao Marco e isso p’ra mim é impensável, não se pode dar tanta confiança e responsabilidade a um treinador que ainda não provou nada (não me fodam com o Estoril, porque isto é o Sporting!), e para além disso, na construção do plantel deu-se prioridade à quantidade e não à qualidade. O Rabia e o Sarr são 2 putos (tenho esperança que venham a ser grandes centrais, mas vão ter que cometer muitos erros até lá) que precisam duma orientação de líder ao lado deles. O Maurício não pode ser o patrão da nossa defesa, o ano passado com o Rojo ainda disfarçou, mas este ano notam-se as debilidades gritantes em toda a linha (posicionamento, antecipação, jogo de pés, etc.).
Espero chegar a Janeiro nas várias frentes e espero que esse erro seja corrigido ainda com tempo de podermos ganhar algo. Ser campeão vai ser muito difícil, principalmente se não ganharmos já em Barcelos, mas se em Janeiro estivermos a 4 (no máximo 6) pontos de distância do 1º, acredito que ainda seja possível. Nada de chicotadas p’ra já, vamos ter um bocadinho de paciência porque se a bola começar a entrar (temos criado oportunidades p’ra ganhar confortavelmente), as coisas mudam obrigatoriamente.
Não quero acreditar que a teimosia do Marco Silva atinja níveis “Paulobentianos”.
O que é preciso acontecer para tirar da equipa Maurício e André Martins, os casos mais evidentes?
Aquela jogada em que o Jefferson tenta levar a bola junto á linha e parece que o chão está torto, saindo pela linha lateral, ele e a bola, sozinhos, ri-me (para não chorar). Não sei onde anda o Jefferson da época passada.
Daqui pouco estou a pé para trabalhar e nem dormir consigo,não me sai da puta da cabeça o lance do golo que sofremos…é incrível!!!agora não me fodam com bipolaridades,sempre a mesma coisa!!!
sei que domingo vou estar em Barcelos a apoiar a equipa,quem puder que faça o mesmo,nestes momentos é que eles precisam do nosso apoio!
SL
A meu ver não cabe despedir ninguém, nem sequer deixar de apoiar a direcção, mas cabe fazer sentir o presidente a responsabilidade que ele tomou em assumir a gestão do futebol profissional do Sporting, parece-me importante que o presidente comece a sentir pressão dos adeptos, parece-me importante acabar com o seu estado de graça e começar a pedir explicações.
Por exemplo para duas coisas:
Porque razão a maior parte dos nossos reforços foi para a equipe B, nomeadamente não apostando na compra de central com capacidade de ser patrão da defesa?
E porque razão, assim sendo, com tanto reforço, a equipe B já leva três derrotas e um empate em 7 jogos?
Quem quiser aceitar que a resposta a estas perguntas, e outras deste género, seja feita em forma de críticas ao porto e ao benfica que o faça, eu, pessoalmente, não aceito.
Deixo só uma questão e daqui a pouco volto, qual é a margem de manobra de MS agora? Estou como o Sá, não peço a cabeça do Marco, mas tudo tem limites…
Este é o calendário do Sporting:
Gil Vicente (F)
Porto (C)
Chelsea (C)
Penafiel (F)
Shalke (F)
Marítimo (C)
Shalke (C)
Embora não seja uma grande quantidade de jogos é o calendário até início de Novembro… e de alta dificuldade (tirando Gil e Penafiel, que ainda assim não podem ser subestimados), mas que em caso de maus resultados nos deixa praticamente fora de qualquer tipo de luta pelas competições europeias e mesmo internamente não sei, não…
Para mim o Marco fica à prova até Penafiel… Depende do resultado desses 4 jogos, onde precisa de 2 vitórias e 1 empate no mínimo!
17 Setembro, 2014 at 23:26
Fosca-se já esgotei o stock de kompensan cá de casa. Amanhã é um novo dia e mais a frio devemos debater o que houver para debater, mas sinceramente já li aqui cada coisa…
17 Setembro, 2014 at 23:29
Estou muito triste, acontece-nos de tudo e já ando a ficar farto de exibições fora de série dos GR adversários. Só quero dizer Força Sporting, eu acredito nesta equipa.
17 Setembro, 2014 at 23:32
Eu tb quero acreditar…
17 Setembro, 2014 at 23:32
Agora, já mais calmo…apetece-me falar de Naby Sarr.
Mandem-me lá para o caralho, mas eu curto dele. Está a cometer erros, é verdade. O de hoje então é gritante. Mas no caso dele não acho que seja azelhice. Acredito mais em insegurança em ter o Maurício ao lado. E convém lembrar que ele acabou de chegar, dificilmente falará português (ou mesmo inglês) e, tendo em conta que foi lançado às feras a frio, até acho que se está a safar. Está a cometer agora os erros que se calhar não cometeu contra o carnide, onde fez um jogo quase perfeito. Para mim, isto é natural. Tem de acabar, é certo. Mas não deixa de ser fruto de um período de adaptação.
Tem uma boa canhota, a sair a jogar pela esquerda, quando abre em Jefferson ou Nani, as bolas saem sempre redondinhas. Quando se vira para a direita, é que a coisa complica.
Acho que Sarr e Rabia vão formar uma grande dupla.
17 Setembro, 2014 at 23:36
O Sarr farta-se de limpar merda ao Maurício. Parece aqueles gajos em equipa de trabalho, que fazem o dele e ainda apresentam o trabalho do colega. Só que não se podem queixar muito, porque o stutos quo é uma coisa fodida e porque o chefe nunca se sabe para onde vai virar. É isto, o Sarr, no momento. Limpou o dele e do outro na luz, mas faz um alívio daqueles, que não é um terço da merda que o Maurício fez nessa mesma jogada, e é logo um flop.
17 Setembro, 2014 at 23:50
Concordo que é cedo para rotular o Sarr. Num duplo sentido. Fez até hoje pouquíssimos jogos na carreira a um nível de máxima exigência competitiva e só tem 20 anos. Acresce que joga presentemente ao lado de um cepo. Tenho a ideia (mas não a certeza) de que o Sarr devidamente escudado num defesa-central de qualidade e experiente é capaz de dar um salto qualitativo enorme.
18 Setembro, 2014 at 11:24
como eu escrevi status, mãezinha.
17 Setembro, 2014 at 23:37
Epá, se não tem confiança manda uma charutada na bola, não passa ao outro! 😛
( Aquele atraso dele no jogo do Belenenses ainda me dá pesadelos )
17 Setembro, 2014 at 23:40
O Sarr deixou a bola ao alcance do Mauricio.
Podia ter aliviado? Sim. Podia ter jogado logo com o Rui? Sim. Mas foi assim tão descabido? Era só o Mauricio saber o que fazer à bola. Aliás, tanto se bateu no Sarr na primeira parte, mas na segunda já não houve tantos motivos. Porquê? Porque o meio campo funcionou melhor e perdeu menos bolas.
Este ano, a defesa está mais em evidência porque atacamos mais. Os nossos médios jogam mais à frente e arriscam mais. Consequentemente erram mais! Mas a qualidade de jogo é melhor. A bola é que não entra!
17 Setembro, 2014 at 23:40
Erro ?
Sim, talvez.
Põe-te no lugar dele.
Podes jogar, tens um jogador livre, jogas ,e por favor não me venham com as “melhores condições” que ele não manda a bola 5 metros ao lado, o outro rosca e o Sarr é que tem responsabilidades.
Tem, de não saber que o outro não tem nervos.
17 Setembro, 2014 at 23:41
Pois…
Mas o Tobias? É assim tão pior?
Z
17 Setembro, 2014 at 23:44
Não.
17 Setembro, 2014 at 23:47
Não sei, Zando. De verdade.
Já vi o Tobias a fazer merda da grossa na B. Mas concordo que neste momento, tendo em conta a lesão do Rabia, ele e o Paulo Oliveira deviam estar a discutir o lugar ao lado do Sarr.
17 Setembro, 2014 at 23:49
O grande argumento para alguns em relação ao Sarr é que é campeão do mundo de sub 20, vamos para para pensar em quem eram os centrais campeões do mundo por portugal e qual foi o seu futuro. Mas para mim o principal problema dele é ter de crescer muito rápido, o rapaz a epoca passada jogava nos distritais que é onde jogam as equipas B em França, ele precisa de rodar de uma forma intermédia, deveria ter começado pela B e depois ai sim impor-se na A
18 Setembro, 2014 at 0:00
É verdade, e todos sabemos que ser central é fodido e que ser um central jovem ainda mais.
Veja-se por exemplo o Varane “a oitava maravilha do mundo” tarda em afirmar-se… como todos os centrais jovens. Nem falo do Mangala…45..50 M€ para se sentar no banco 🙂
Talvez seja altura de entender que não faz sentido lançar centrais sub-23 numa equipa? A não ser que se faça de facto uma cultura de formação como (sim) so o Ajax a faz.
Por isso insisto Sarr é igual a Tobias e custou-nos mais dinheiro.
Para mim todo o dinheiro que pudermos poupar deve ser aplicado um Treinador! Faz melhor a equipa e o retorno financeiro será sempre favorável.
Entretando não sei se já vos disse mas para mim hoje os melhores fora Nani e Slimini (sem esse!)
Z
17 Setembro, 2014 at 23:33
já para o jogo do Gil… temos um aspecto a explorar… os 2 centrais deles foram expulsos, portanto o Gil terá de fazer várias adaptações…
17 Setembro, 2014 at 23:36
daí que Tanaka, bastante mais móvel não seja má ideia de todo.
17 Setembro, 2014 at 23:34
lol. Só agora é que vi que o porco deu 6. Estava tão a leste.
Só para que conste:
Acredito que ninguém estará a pedir a cabeça do Marco Silva, até pelas memórias que tudo isso nos traria. Não leva a grande merda. A grande questão é que não é expectável e até aceitável que tenhamos um treinador que insista no erro óbvio. Isso não é gestão do dia-a-dia e avaliação dos processos diários. Isso é estupidez e teimosia puras. E como tal, isso terá um limite. Não acredito que o Sporting actual se possa dar ao luxo de persistir na estupidez e na incompetência, ainda para mais quando há capacidade para fazer mais, do lado técnico, e do lado dos jogadores disponíveis, e, mais ainda, porque o projecto deste Sporting, é um projecto de crescimento a prazo, e nunca um projecto para murchar e definhar. Disso não precisamos. Aqui é que está o cerne da questão, quanto a mim. Não ver isto, e entrar mais uma vez na lógica do “ou estás contra mim, ou estás por mim”, ou não querer ir ao que nos afecta actualmente, que é basicamente a persistência estúpida e contínua no erro, por causa de um medo qualquer que bloqueia as ideias, é fugir ao problema. Nem 8, nem 80. Nem pedir a cabeça de ninguém, porque os vercaurens estão aí à porta. Nem 80, que é passar de fininho pela merda que nos acontece, quando a mim por incompetência própria. Mas também não vou ser hipócrita ao ponto de pensar que o clube tem margem para aguentar este rumo todos os dias. Eu já nem peço vitórias todos os dias, mas pelo menos que mantenham o rumo mais ou menos controlável e com perspectivas de crescimento. E isso agora não existe, desculpem lá.
Como diz o Sá, e como já disse também anteriomente, não vamos estar para aqui com paninhos quentes.
Agora é que é. Todos para a cama. Abraços e siga para a frente. Hoje é o dia ideal para pensar na velha máxima da minha mãe, quando tinha 9 anos ou 8 anos e me escondia atrás do sofá nos golos do João Pinto, em Alvalade. “Eles é que ganham, tu é que sofres”. Claro que no fim de semana volta tudo ao mesmo, mas agora há que respirar um bocado com as palavras sábias da minha mãe.
17 Setembro, 2014 at 23:46
Lamento mas eu peço a cabeça do Marco. É a dele agora ou a do Presidente daqui a um/dois anos. E eu quero manter este Presidente!
Não há mal em reconhecer um erro. Isto é futebol e todos sabemos como funciona. O pior é persistir no erro.
Note-se bem: Eu não quero ser campeão este ano. Mas eu quero ganhar à Académica, Belenenses e Maribor. Campeão já entendi que não vou ser, porque sei bem que não estamos a competir com armas iguais às dos nossos rivais…
Z
18 Setembro, 2014 at 0:19
+1
18 Setembro, 2014 at 1:18
Épah tu não… nunca te vi aqui e cheiras a cogumelo!
Z
17 Setembro, 2014 at 23:34
eu estou com azia e hoje despejo esta derrota, sim, vou tratar este empate como uma derrota, no colo do responsável pelo futebol do Sporting – o nosso presidente. Quero entender a política de contratações, quero entender as fantasias que convenceram o presidente que não precisávamos de um central com muita experiência para o nosso plantel?
Quero saber isso.
Se há aziados contra críticas à política de contratações do responsável pelo futebol profissional o sr. Bruno de Carvalho, Presidente do nosso clube, azar.
Quero saber qual o racional de não termos um central com experiência para comandar a defesa?
17 Setembro, 2014 at 23:37
És tão sportinguista que nem sabias que o Cédric esteve quase parado um mês…
17 Setembro, 2014 at 23:41
Não sabia o quê, pah. Um jogador ou está apto para jogar ou não está. Se esteve dentro de campo é criticável e elogiável como os outros todos. Hoje cansei-me de ver cruzamentos da treta pelo Cedric. Se ele é teu primo, olha, paciência.
17 Setembro, 2014 at 23:46
Cá está o DeFranceschi a cumprir a sua função de patrulheiro.
17 Setembro, 2014 at 23:47
Ó Gregor com gajos como tu, não tenho por hábito gastar muita massa cinzenta: vai pó caralho! Sabes o que é isso?
17 Setembro, 2014 at 23:53
Lamento informar-te que no teu caso não há muita “massa cinzenta” para consumir.
17 Setembro, 2014 at 23:55
Hehehehehehe 😉 deixa-te estar que não ficas muito atrás Hahahahaha deixa de usar colarinhos brancos. Betinho….
17 Setembro, 2014 at 23:57
Tens tido tiradas fantásticas que atestam que sofres de miopia aguda. Devo-te alguma coisa? Vê lá isso.
17 Setembro, 2014 at 23:59
Quod erat demonstrandum.
18 Setembro, 2014 at 0:01
Hahahahahah tb tocas violino com os teus pentelhos? Gostava de te conhecer.
18 Setembro, 2014 at 0:00
Vê lá isso ó Gregório… não te quero ficar a dever nada. Vê lá quanto de devo. Depois diz-me.
18 Setembro, 2014 at 8:41
De franceschi e as suas tiradas somos uma equipa pouco calejada.!!
Fodasse mas é preciso um calo para ganhar ao Maribor .
Este também deve ir a sporting tv.
18 Setembro, 2014 at 10:20
Já chegaste? Ou ainda estás na Eslovénia?
17 Setembro, 2014 at 23:58
Gregor Salsa… hahahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 0:38
Hahahaha…concordo!!! Hahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 0:40
O que eu queria dizer é que concordo com o gregor salsa quando disse “cá está o defranceschi a cumprir a sua função de patrulheiro.” Hahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 0:47
Não é Salsa.
Mas acontece, a quem aparece vindo do Além.
(Ah. E esse português não está grande espingarda. Olha aí esses tempos verbais, rapaz!)
18 Setembro, 2014 at 8:37
+1
17 Setembro, 2014 at 23:34
Devo ter estado a ver os jogos do nosso Sporting, numa dimensão paralela, é que na realidade existem pessoas que continuam a dizer que estamos bem, o treinador não tem culpa, foi só um azar…meus amigos 5 jogos uma vitória, nos descontos, e só empates e com equipas de 2ª linha e a sofrer golos nos descontos. Espero estar enganado, mas infelizmente não creio que o filme mude com estas personagens…
17 Setembro, 2014 at 23:37
A trabalhar ate agora, pedi para me telefonarem para dizer o resultado. Esta 0-1, golo de Nani, sao 9.17… Pensei, ja esta! 1 ed pouco, mas sao 3 pontos e 1 Milhao de Euros.
Chego aqui e o primiro comentario que leio pede a cabeca de BdC…
Epah, que merda de golo foi aquele caralho???
E que merda de comentarios sao estes? Estamos frustados? ok. Mas pedir a cabeca do Mauricio, do Martins, do Ms, do BdC, acho que nem o Paulinho se salvava a chicotada. Tenham do.
Agora,
Cabe ao MS usar o plantel que tem.
Quis comecar com o 11 do ano passado, ja entrosado, e integrar aos poucos os “novos”. Ok.
Ve-se uma mudanca para melhor no jogo do Sporting (lembram-se do ultimo terco da epoca passada com Jardim? Pois.
Faltam os golos? Faltam. Mas vamos la.
Mas caro Silva, apostar num 11 entrosado e muito bonito, quando se ganha, quando NAO se ganha, tem-se que mexer.
Benvindo ao Grande Sporting, espero que esteja apto a conviver com a pressao.
Parece-me um Homem inteligente, ja percebeu isso. Tem a palavra no proximo jogo.
SL
Ate amanha, vou dormir que o ambiente esta esquisito por aqui.
18 Setembro, 2014 at 3:14
olha fodass escuso de escrever….é isso Jubas.
faltou-te dizer que iamos ganhar ao chelsea.
Já que passo por aqui, vindo de férias prolongadas.
Bem haja aqueles, que tenho saudades de ler e um grande abraço ao Max.
A quem está empinhado na Missão Pavilhão e quem vai dar a cara, força nisso, o guito é pouco, mas a presença na Sporting TV dará concerteza mais relevo a esta causa.
17 Setembro, 2014 at 23:39
Se houve alguma nota positiva hoje e’ o facto de o Andre’ Martins nao voltar a ser titular
17 Setembro, 2014 at 23:41
Estou agora a ver o resumo…
Sinceramente, ’tou-me cagando se o Sporting ganha, perde ou empata. Continuo a ser do Sporting.
Passo-me é com estes dramatismos do ‘ta tudo mal, todos pro ca$#$, e derivados. Principalmente porque na altura de debater opções, qualquer crítica era entendida como uma croquetice.
17 Setembro, 2014 at 23:41
Para Barcelos:
RP
Cedric, P Oliveira, Tobias, Jonathan
JMário, Slavchev
Nani, Gauld, Carrillo
Slimani
17 Setembro, 2014 at 23:43
Epá! Isso não são contratações a mais?
17 Setembro, 2014 at 23:45
ou vai ou racha! pior do que ja anda nao fica !
17 Setembro, 2014 at 23:44
“Internamente, queremos ser campeões. Infelizmente já temos seis pontos perdidos. Está difícil, mas não está perdido.”
Um comentário imbecil.
17 Setembro, 2014 at 23:48
Só 4 de atraso.. 🙂
Z
18 Setembro, 2014 at 0:09
Ui. Não tarda passam por aqui uns marmanjos a pedir a tua cabeça.
17 Setembro, 2014 at 23:52
a bola não pára! domingo há mais um jogo onde temos de ganhar. Temos de parar com estas crises existenciais… não há lugar para desilusões. Ver quem está lesionado, não sabemos se alguem teve algum toque e siga pra bingo. Trocar 2-3 jogadores que estiveram menos bem… rodar um pouco a equipa sem a desequilibrar. Adaptar o nosso jogo ao adversário que vamos encontrar.
Este é o nosso menú. Temos de ter dentes pra todos.
Domingo – Gil
Sexta – Porto
Terça – Chelsea
Maribor já passou.
17 Setembro, 2014 at 23:55
Ou seja… perdemos 2 pontos com o Maribor (parecem bem coxos) e o Shalcke ainda foi sacar 1 ao Chelsea. Grande combinação de resultados.
17 Setembro, 2014 at 23:55
Gostei do jogo, e não fosse preciso marcarem-se golos para ganhar, estaria bem contente.
Ou seja, pela positiva, muito boa construção de lances de ataque, e, exceptuando os obrigatórios momentos de descompressão, boa pressão alta.
Carrillo mágico, Nani é Nani, e Slimani, que na primeira parte passou meio ao lado do jogo, fez uma (surpreendente) belíssima 2ªparte, nas tabelas/passes e até num remate de difícil execução (de cabeça).
Na segunda parte entrou bem JMário, a pedir a titularidade no lugar de um cada vez mais ausente-do-jogo AMartins, a precisar de banco, por sua vez. A recuperação de segundas bolas não teve nada a ver, mesmo com Adrien um pouco aquém do seu melhor e com as saudades do William de há uns meses atrás. E Mané mexeu com a coisa, quando Carrillo começou a desaparecer (e quando o peruano fica cansado, é um caso sério de falta de discernimento…).
Pela negativa, em primeiro lugar, a incapacidade de marcar golos. Nani saiu-se com aquela bojarda, mas, no mínimo, tínhamos que ter enfiado mais duas (não estou a ser exigente) para merecer ganhar este jogo. Assim, o empate adequa-se. Quem falha assim merece sofrer, por mais que às vezes gostássemos de não ser tão impetuosamente vergastados pela fatalidade.
E, claro, os centrais. Dizem-me que falharam muito mais os avançados que os centrais. Mas as boas equipas alicerçam-se em centrais que, jogando bonito ou não, não falham. Ou pelo menos que não falham… tanto.
Maurício é uma desgraça. Segundos antes do golo teve a sua penúltima oferta da noite, que só não deu golo porque não calhou (e porque RPatrício continua IMPERIAL!). Aquela rosca nem foi o maior dos seus pecados. Foi apenas o último (desta noite). Em seu benefício apenas tenho a adiantar que, pelo menos, ninguém tem a mania que se trata de um “campeão do mundo”, e pouco mais….
Saar esteve até muito bem, excepto nesse lance e noutro antes, ainda na segunda parte. Mas não é mágico, não faz o lugar de dois, e tem a imaturidade natural de quem tem apenas 20 anos e precisa de muitos mais minutos na pernas. Jefferson hoje nem a atacar esteve bem, excepção feita ao cruzamento que Mané falha na pequena área poucos minutos antes do final. E Cédric, no meio da desgraça, até passa entre os pingos, ainda que deixasse muito a desejar nos cruzamentos.
Os melhores? Rui Patrício (isso diz tudo…), Slimani, Carrillo e, claro, Nani.
Os piores: a defesa, ou como se diz, o “processo defensivo”. Incluem-se os 4, mais William.
Podia ser pior. Há bem pouco tempo não havia ponta por onde se pegasse, nem jogo se conseguia criar, a não passávamos de uma real vulgaridade, com jogos penosos pela mediocridade que nunca julguei ver no meu Sporting.
Hoje joga-se muito, e muitas vezes muito bem, durante os 90 minutos.
Falham-se golos, a defesa é fraca. Mas pelo menos conseguem-se identificar os problemas (já não é “tudo”…).
Convinha-se fazer alguma pedagogia nesta altura, ao mais alto nível (dirigentes). Marco Silva e seus jogadores não têm que ser campeões esta época. Têm que jogar cada vez melhor, e ganhar cada vez mais jogos, e disputá-los contra qualquer adversário.
Isto para não se perder tempo com o risco de “remodelações” patetas que não passam de perda de tempo para apaziguar temporariamente adeptos nervosos. E para, já agora, se ganhar entrosamento numa defesa digna do Clube (ou seja, da qual não pode fazer parte o bom do Maurício, bom rapaz, mas cujo destino tem que passar pelo banco de um Sporting, e nunca pela titularidade). Vão haver erros, mas importa é que cresça algo de realmente bom para o futuro. E ou temos já matéria prima para plantar (POliveira? Tobias? Rabia?), ou então teremos que a procurar.
O resultado remete-nos, salvo improvável milagre, para a luta pela Liga Europa, com alguns eventuais trocos pelo meio.
Mas isso não é um problema. O problema é achar-se que se pode crescer depressa e bem. Porque não se pode.
Há que dar tempo ao tempo, e fazer jus aos que acreditam (como eu) que o QI médio do Sportinguista fica uns bons furos acima do dos outros adeptos. Se eu estiver enganado, e este projecto for por água abaixo, então estamos mesmo fodidos. Como percebi que estávamos quando se despediu, há umas três épocas atrás, o Domingos. E como é que eu posso ter tanta certeza? Porque isso seria admitir que não há projecto, e “projectos” levam tempo.
SL
18 Setembro, 2014 at 0:22
Subscrevo inteiramente tudo o que aqui é dito.
18 Setembro, 2014 at 0:28
Boa tirada !
18 Setembro, 2014 at 0:47
800 comentários depois, finalmente alguém com um pouco de lucidez. Obrigado! É mesmo isso tudo que escreveste.
18 Setembro, 2014 at 0:58
Excelente. 5 estrelas.
18 Setembro, 2014 at 1:01
Tudo dito. Isto mesmo
18 Setembro, 2014 at 1:24
Fdx Placebo! Boa posta!
Continuo a não acreditar no MS mas isso é problema meu… já não acreditava no DP… Curiosamente dois treinadores com perfis semelhantes. Deixei-me embalar pela euforia do MS mas já devia saber mais do que isso… my bad…
Z
18 Setembro, 2014 at 1:32
Quem é DP?
18 Setembro, 2014 at 1:35
Domingos Paciência!
Queijo! 😛
18 Setembro, 2014 at 1:37
Domingos Paciência.
Queijo! 😛
18 Setembro, 2014 at 1:38
Domingos Paciência.
Queijo! 😛
18 Setembro, 2014 at 1:38
Domingos Paciência.
Queijo! 😛
18 Setembro, 2014 at 1:44
Lolll Tb me aconteceu este “encravamento” na publicação do comentário… 🙂
18 Setembro, 2014 at 1:44
Credo!
A Tasca marou…. 🙁
18 Setembro, 2014 at 1:46
Obrigado pelo esclarecimento sobre o “DP”.
O DP não era o problema. O problema era a falta de projecto, que a dispensa de DP veio demonstrar.
A dispensa de MS teria o mesmo significado, nesta altura do campeonato.
Ou seja, MS não vai ser dispensado, a bem do Sporting.
18 Setembro, 2014 at 2:03
Um queijo ainda vá… agora quatro… 😛
Z
18 Setembro, 2014 at 15:25
Afinal ainda vale a pena vir à Tasca a seguir a um jogo. Obrigado Placebo.
18 Setembro, 2014 at 0:20
Grande comentário Placebo, subscrevo-o por inteiro. Mas só acrescento um pequeno detalhe: ainda quero acreditar que podemos brigar pelo título ou por algum caneco interno esta época.
SL
18 Setembro, 2014 at 1:31
Meu caro Leão da Camacha, eu também acho que temos a obrigação de brigar por tudo! O que eu disse é que não temos a obrigação de ganhar nada.
Depois de comentar, fui ler uns posts atrás (não consegui ler todos, porque já lá vai o tempo em que a Tasca era um Cacifo com relativamente poucos frequentadores, e não estas páginas amarelas em cada post que aqui se publica…), e vi que muitos ilustres (sem ironia) pedem a cabeça do Marco (porque depois há os “engraçados” que se nikaram só para divertirem a malta, pretendendo pôr em causa o novo rumo que este Presidente deu ao Clube, como se de comentários “inocentes” se tratassem…).
Porque o Marco não tem colhões, porque o Marco não tem ambição, porque o Marco perde a perspectiva da melhor equipa para o Sporting, que é aquela de qualquer um de nós tem do alto dos nossos sofás (e não a dele, a dirigir os treinos diários, com todas as nuances que existem na gestão de um grupo de Homens).
Não acredito nisso, que Zandonaide e outros acreditam. Acredito que ele sabe melhor que qualquer um de nós que o William não está em forma. Mas por não estar em forma não deverá jogar? Não será jogando que recuperará (e depressa, por favor) a forma? Ou será com “banco”? O mesmo sucederá com Jefferson. E terá acontecido com AMartins, que depois da boa pré-época se calhar precisou de não ser engavetado às primeiras exibições menos conseguidas. Porque isso também faz mossa dentro de um balneário, e ele convive com o balneário (a vida real não é FM!).
Até o unanimemente (eu incluído) considerado inepto Maurício, depois de ter desenrascado o ano passado (muito por culpa de um Rojo que nos parecia grande, mas que se calhar era mesmo enorme), se calhar precisava destes jogos antes de ser abancado por troca com um POliveira ou Tobias desta vida.
Ou seja, não é fácil isto, e não é a trocar “meias equipas” em função dos resultados que se vai lá. Não é assim que o treinador ganha o respeito dos seus atletas!
Por fim, se os resultados fossem condizentes com exibições miseráveis, ainda seria atenuante para esses comentários. Mas não é o caso. Estamos a jogar melhor, muito melhor que o ano passado (não contando com a defesa, mas tínhamos Rojo e um William em forma). Só que, ao contrário do ano passado, já não somos o “4º grande” (lembram-se?). Este ano há as camionates estacionadas bem ali, à frente da linha da grande área. Há as equipas manhosas com contra-ataques venenosos. Há rigor táctico e melhor conhecimento das nossas peças-chave, que já não surpreendem ninguém. Há esse “senão defensivo”, pormaior que, espero, a vinda de Nani de certa forma compense (e talvez algum outro “milagre” da nossa formação ou das recentes contratações).
Podem-se ver as coisas como são, ou deixar a frustração por resultados menos conseguidos tolher-nos a visão do que queremos para o nosso Sporting.
E eu quero que o projecto continue, tal como queria há um ano e meio atrás. E agora espero que continue com Marco Silva, como queria que continuasse com LJardim há um ano atrás. Pelo simples facto que este projecto tem (re)transformado consistentemente o “4º grande” naquilo que nunca deveria ter deixado de ser: o Sporting Clube de Portugal!
SL
18 Setembro, 2014 at 0:22
800 comentários? Que barbaridade! Nao li nenhum. .. só quero dizer duas coisas:
1. Marco Silva, o que te falta para tirar o A. Martins?
2. Muda ofilhadaputa do sistema de jogo! 2 avançados já!
Marco deixa de ser burro pá, que já me estragaste a noite.
PS: se no próximo jogo jogar o A. Martins e/ou só 1 avançado faco boicote e não vejo mais nenhum jogo até ao final de época. Ao fim de mais de 20 anos a puxar incondicionalmente, hoje cansei…
18 Setembro, 2014 at 0:34
Caramba, e’ preciso ver o Sir Robson para tirar o Andre’ Martins do 11
18 Setembro, 2014 at 0:23
O pessoal que está a dizer que a equipa está muito melhor que no ano passado, por favor expliquem-me como é porquê!!!! Eu não consigo ver isso! E quando dizem que este treinador está a fazer um trabalho espectacular, que tinha uma equipa fraca mas que a colocou a jogar um futebol bonito, organizado, que está a criar uma grande equipa….o que dizem então do trabalho do treinador do fcporco??? Esse para vocês deve ser um Deus……
18 Setembro, 2014 at 1:29
+ 1
18 Setembro, 2014 at 0:24
Estou seriamente aborrecido (para não dizer uma palavra feia)….. isto de perder, não só 2 importantes pontos que nos punha em 1º. lugar do Grupo, mas perder 500 milhares de euros também custa!!!
Mas adiante….temos um jogo em Barcelos no Domingo e espero que o Marco dê um ar da sua graça fazendo as alterações no plantel que se lhe exige; são demais flagrantes as necessidades de dar outra vida à equipa:
Defesa: Maurício já se sabe que não tem estofo para estas andanças; Saar bom mas inexperiente;
Médios: não estão a carburar bem; precisa-se de um 10 (João Mário?);
Avançados: só precisamos de 1 ou 2 gajos que empurrem as bolas para golo!! Simples, não é?
Marco Silva:-é bom que não se pense em mudá-lo, é um belíssimo treinador!! (Sem ovos …. não há omeletes)!
E Domingo tem que se ganhar!!
SL
18 Setembro, 2014 at 0:34
Tenho uma equipa que, apesar de ter as suas lacunas bem definidas, chega a um 2º lugar com brilhantismo e que não foi mais longe porque o Inséubio morreu e então tinha que haver um campeão vermelho a todo o custo.
Tenho 2/3 jogadores cobiçadíssimos e que ainda por cima vão ao Mundial. William afunda-se com a seleção e não sai porque nós achamos que ele vale mais do que nos ofereceram. (Não comeces a “correr” mais não que este ano tens um Rosell). Slimani hipervaloriza-se mas faz birra para sair porque queria ganhar mais. Isto a uma semana de começar o campeonato e sem tempo para o colmatar devidamente. (Alguém acredita que com o dinheiro que ele custou e com os salários que aufere arranjavamos melhor?). Rojo é o melhor lateral esquerdo do Mundial e sai naturalmente. (O Dier por muito que queiram fazer dele, também iriamos ainda suportar muitas das suas (naturais) dores de crescimento. Quanto aos que choram por Ilori… Nem comento).
Depois tenho dois laterais modernos, um central voluntarioso, um médio 8 que fez a melhor época da sua carreira, dois extremos que garantem alguma qualidade (Carrillo quando quer e Capel já sabemos o que esperar, o que nem sempre é mau especialmente quando estamos a ganhar e ele pode entrar para correr que nem um desalmado e sacar o amarelo da ordem para acalmar as hostes). O avançado é um jogador de classe e que joga e faz jogar, não é, nem nunca será, avançado para mais que 15 golos numa época.
Tenho pouco dinheiro, não quero hipotecar o meu futuro. O que me falta afinal? Uma boa retaguarda para algumas posições, onde tenho titulares indiscutíveis, um 10 de remate fácil e que seja um abre-latas com passes de rutura, um extremo que seja muito forte no 1×1 e constante em termos de regularidade e um defesa central de categoria e experiente porque vamos enfrentar uma competição muito dura onde erros infantis custam muito dinheiro e pontos.
Depois… depois tenho um treinador que coloca a mesma equipa do ano passado em que a única alteração é um central com um potencial enorme porque o melhor saiu e a troca (naturalíssima) do melhor extremo que a equipa tinha (a fazer cruzamentos) por um jogador de classe mundial.
Onde está o nº10? Será Gaul, Slavchev, João Mario? Não sei, eles não jogam.
Onde está o central de categoria e experiente? Aqui reside a única falha. Mas havia ordenado para ele? Pois… Isso é mais lá para a frente. E Paulo Oliveira é bom? Não sei, não joga. E Rabia? Não jogou ainda.
O Extremo, claro, é Nani (melhor era inimaginável).
Alguém esperava ou achava que era preciso mais? A sério? Quem? Que culpa tem o Marco de Adrien estar a passar por uma má fase, Jefferson parecer ter perdido o pulmão e o fulgor (Jonathan estás aí? Ah, ok, ainda bem), William ter ido “desaprender” à seleção (Superleão estás aí?) e ter perdido o início de pré-época, Cédric se ter lesionado, ter-se contratado Geraldes (o único flop confirmado), o Maurício ter ficado orfão, e com um aprendiz ao lado, quando ele ainda tem de aprender também ou que André Martins esteja a ser igual a si próprio?
Que o culpa o Marco tem, não é? Tem toda. Basta ver os 11’s apresentados sistematicamente. Só o culpo por isso. Nada mais (para já). Não acredito que as coisas não mudem em Barcelos. Ou então o Marco quer-se por num buraco sem fundo.
Quem culpa a direção pelas contratações e pela abordagem ao mercado só pode estar alheado da realidade. Não há dinheiro. Para já. Estamos a fazer para o ter. Com Gauld’s, Sarr’s, Slavchev’s, Jonathan’s, Sacko’s… Dá para entender ou só os “acéfelos seguidistas” é que são intiligentes?
Quem quiser esperar espera. Quem não quiser que vá para o outro lado da rua, onde se hipoteca o futuro para ganhar títulos que funcionam como areia para os olhos para manter as negociatas.
Ganhem juízo. Isto é o Sporting!
18 Setembro, 2014 at 0:55
Concordo com o que dizes. Não estive a ver os comentários todos do pessoal, mas também acho ridículo criticarem a direcção. A direcção está a cuidar do projecto que foi estabelecido e que continua no bom caminho. As contratações foram feitas à medida do possível, dentro das limitações que todos já sabíamos que tínhamos, sem prejudicar o futuro da instituição Sporting. O Nani foi um momento de sorte que temos de aproveitar bem este ano. Agora, volto a dizer, dou mais uma hipótese ao Marco Silva. No próximo jogo tem a oportunidade de nos mostrar que está no Sporting para ganhar. Não podem haver lugares cativos na equipa. Quem não está bem sai, e dá lugar a outros que possam fazer melhor. Nem que seja para mostrar à equipa que quem manda é ele, e que os jogadores têm de dar o seu melhor para poderem jogar no Sporting. E se não estão bem, não jogam. Há que tê-los no sítio e mostrar profissionalismo.
18 Setembro, 2014 at 1:21
Não consigo sequer imaginar o João Mario a não ser titular no próximo jogo. É o.mínimo.
Aí vou começar a rasgar à séria.
Tanaka nem no banco? Andamos fartos de fazer golos nao é?
Mas a direção não, por favor. Temos plantel porra. Não são brahimis nem samaris mas lá esperamos que cheguem brevemente.
18 Setembro, 2014 at 1:33
é isso tudo!
acho que é o resumo do que nos trouxe aqui!
verdadeiro e nao podia ser doutra maneira.
é verdade que o marco ficou sem 4-5 possiveis titulares
o rojo e o dier sairam. o adrien e o william ainda nao apareceram (por acaso acho q hoje o wc já deu um ar da sua graça)
estão sem intensidade, se calhar é por isso que insiste no martins?!
o montero, supostamente o avançado do marco, também demonstrou na pré epoca que ainda não apareceu
portanto, azares à parte, estão a faltar uns tomates, será? para fazer um onze com os que estão cá!
se insiste no martins, porque não no lugar do adrien?
se o montero nao voltou e o sli não é para este tipo de jogo, porque não o tanaka?
afinal esteve bem na pre epoca
se o tobias esteve bem na pre epoca e o xerife anda aos tiros no proprio pé, porque não testar o tobias ao lado do sarr? é que era nestes jogos!!! nao será com certeza a experiencia contra o porco ou chelsea…
foda-se marco, se com um palntel inferior nos canarios tinhas um bom futebol, que chegou à europa, porque é que agora não estamos a ganhar??
esta merda é toda azar? porra … podem dizer o que quiserem mas hoje há mais 4 bolas de golo que não entram…
noto, além da falta de eficacia, falta de intensidade nesta equipa
18 Setembro, 2014 at 0:34
Mais a frio, já começo a achar que a contratação do Nani foi um erro…
18 Setembro, 2014 at 0:38
Isto hoje é só caras novas. E gajos que estavam raptados no Iraque, de quem não se ouvia falar há meses.
18 Setembro, 2014 at 1:03
..quando é que o nosso melhor central (rabia) está apto?
18 Setembro, 2014 at 1:36
Isso é sabedoria ou fé?
18 Setembro, 2014 at 1:38
Isso é sabedoria ou fé?
18 Setembro, 2014 at 1:38
Isso é sabedoria ou fé?
18 Setembro, 2014 at 1:43
Desculpem lá, esta merda encravou quando eu estava a publicar o comentário… 🙂
18 Setembro, 2014 at 1:12
Para os que já se anunciam prontos a cometer harakiri, sigam o exemplo dos samurais. Os samurais não andavam pelas ruas a bradar aos céus que se iam matar de tanta vergonha que sentiam. Tratavam do assunto sem chatear ninguém. Portanto estejam à vontade, encontrem um bom “spot” onde se sintam em paz e em comunhão com o universo. Depois então enfiem a faca e despejem as tripas. Tratem do assunto, mas façam-no longe daqui.
18 Setembro, 2014 at 1:27
Se eu não fosse sócio, se eu não assinasse o jornal, se eu não tivesse Gamebox… até aceitava o teu convite.
Z
18 Setembro, 2014 at 1:56
Percebo. Pagaste e agora queres ser servido. E com qualidade de serviço garantida. Será que te devolvem o dinheiro? Não perdes nada em tentar…
18 Setembro, 2014 at 2:05
Pago há mais de 35 anos, com paixão e com dinheiro como pede o nosso Presidente. Não peço nada de volta mas sou exigente tal como ele diz ser!
Z
18 Setembro, 2014 at 2:44
Desculpa que te diga mas “pedir cabeças” — do treinador, dos jogadores, dos directores, do presidente — à 4ª jornada, isso não é exigência é esquizofrenia.
Em 01/02, à 4ª jornada tínhamos menos 2 pontos do que temos hoje. Se ganharmos no Domingo vamos ter, à 5ª jornada, tantos pontos como tínhamos em 99/00 (com a vantagem, este ano, de já termos jogado com o carnide fora). Em ambas as temporadas, 99/00 e 01/02, terminámos a época campeões…
Não há equipa nenhuma que comece sempre os campeonatos todos de forma exemplar. Não há equipa nenhuma que ganhe sempre todos os jogos. Por outro lado, não há adepto nenhum que não ache que a sua equipa vai ganhar sempre os jogos todos. Quando isso não acontece, por vezes fica-se com alguma azia, é normal. Mas convém não confundir isso com exigência. São coisas diferentes.
18 Setembro, 2014 at 7:46
O que é para ti exigência e o que é que se pode exigira a esta equipa e ao seu treinador?
Z
18 Setembro, 2014 at 1:14
A época ainda agora começou e é cedo p’ra ver cabeças a rolar. Talvez seja preciso algum tempo p’ra ver o trabalho dar os frutos necessários e neste momento esse mesmo trabalho terá que passar obrigatoriamente pela defesa (é preciso ir buscar um central em condições em Janeiro, o Maurício não pode ser o líder da nossa defesa e acho que depois disso, há condições para o Sarr ou o Rabia evoluírem tranquilos) e pela finalização (não podemos falhar tanto golo, as oportunidades estão a ser criadas, mas o desperdício é demasiado, a do Mané hoje a cabecear à figura é um bom exemplo disso).
Diria que se as coisas continuarem a correr mal, primeiro que o Marco, o Bruno e a restante estrutura têm que ser responsabilizados. Sou um apoiante “louco” do Bruno, mas se não houver melhorias significativas, o principal responsável é ele. Deu um contrato de 4 anos ao Marco e isso p’ra mim é impensável, não se pode dar tanta confiança e responsabilidade a um treinador que ainda não provou nada (não me fodam com o Estoril, porque isto é o Sporting!), e para além disso, na construção do plantel deu-se prioridade à quantidade e não à qualidade. O Rabia e o Sarr são 2 putos (tenho esperança que venham a ser grandes centrais, mas vão ter que cometer muitos erros até lá) que precisam duma orientação de líder ao lado deles. O Maurício não pode ser o patrão da nossa defesa, o ano passado com o Rojo ainda disfarçou, mas este ano notam-se as debilidades gritantes em toda a linha (posicionamento, antecipação, jogo de pés, etc.).
Espero chegar a Janeiro nas várias frentes e espero que esse erro seja corrigido ainda com tempo de podermos ganhar algo. Ser campeão vai ser muito difícil, principalmente se não ganharmos já em Barcelos, mas se em Janeiro estivermos a 4 (no máximo 6) pontos de distância do 1º, acredito que ainda seja possível. Nada de chicotadas p’ra já, vamos ter um bocadinho de paciência porque se a bola começar a entrar (temos criado oportunidades p’ra ganhar confortavelmente), as coisas mudam obrigatoriamente.
SL
18 Setembro, 2014 at 1:17
Não quero acreditar que a teimosia do Marco Silva atinja níveis “Paulobentianos”.
O que é preciso acontecer para tirar da equipa Maurício e André Martins, os casos mais evidentes?
Aquela jogada em que o Jefferson tenta levar a bola junto á linha e parece que o chão está torto, saindo pela linha lateral, ele e a bola, sozinhos, ri-me (para não chorar). Não sei onde anda o Jefferson da época passada.
18 Setembro, 2014 at 2:43
Daqui pouco estou a pé para trabalhar e nem dormir consigo,não me sai da puta da cabeça o lance do golo que sofremos…é incrível!!!agora não me fodam com bipolaridades,sempre a mesma coisa!!!
sei que domingo vou estar em Barcelos a apoiar a equipa,quem puder que faça o mesmo,nestes momentos é que eles precisam do nosso apoio!
SL
18 Setembro, 2014 at 3:16
Só queria deixar aqui uma mensagem e com ela a minha opinião…
Despedir o Marco Silva seria um acto de gestão nivelado com os das antigas direcções. A verdade dita assim doi ainda mais…
Sudações Leoninas
18 Setembro, 2014 at 4:52
A meu ver não cabe despedir ninguém, nem sequer deixar de apoiar a direcção, mas cabe fazer sentir o presidente a responsabilidade que ele tomou em assumir a gestão do futebol profissional do Sporting, parece-me importante que o presidente comece a sentir pressão dos adeptos, parece-me importante acabar com o seu estado de graça e começar a pedir explicações.
Por exemplo para duas coisas:
Porque razão a maior parte dos nossos reforços foi para a equipe B, nomeadamente não apostando na compra de central com capacidade de ser patrão da defesa?
E porque razão, assim sendo, com tanto reforço, a equipe B já leva três derrotas e um empate em 7 jogos?
Quem quiser aceitar que a resposta a estas perguntas, e outras deste género, seja feita em forma de críticas ao porto e ao benfica que o faça, eu, pessoalmente, não aceito.
18 Setembro, 2014 at 6:20
Deixo só uma questão e daqui a pouco volto, qual é a margem de manobra de MS agora? Estou como o Sá, não peço a cabeça do Marco, mas tudo tem limites…
Este é o calendário do Sporting:
Gil Vicente (F)
Porto (C)
Chelsea (C)
Penafiel (F)
Shalke (F)
Marítimo (C)
Shalke (C)
Embora não seja uma grande quantidade de jogos é o calendário até início de Novembro… e de alta dificuldade (tirando Gil e Penafiel, que ainda assim não podem ser subestimados), mas que em caso de maus resultados nos deixa praticamente fora de qualquer tipo de luta pelas competições europeias e mesmo internamente não sei, não…
Para mim o Marco fica à prova até Penafiel… Depende do resultado desses 4 jogos, onde precisa de 2 vitórias e 1 empate no mínimo!