“Por incrível que pareça, por incrível que pareça, não há nada, não há nada, que não nos aconteça. Oh sorte malvada, que vida desgraçada…”
O raio da música de uma das séries que fizeram parte da minha infância, não me sai da cabeça desde que soou o apito final do jogo na Eslovénia. Passadas algumas horas, ainda não consigo entender como foi possível manda fora três pontos, meio milhão de euros, a liderança do grupo, um camião carregado de motivação e um golaço de Nani que calava à força os que ainda acham que ele veio para cá passear tiques de vedeta. Quer dizer, eu sei como é que aconteceu, mas de cada vez que recordo tão patético momento fico incrédulo.
Pela quinta vez esta época, voltamos ao mesmo filme: a equipa joga à bola (na primeira meia hora, por exemplo, o adversário não existiu), chega com facilidade perto da baliza, mas espanta-se quando está em frente ao guarda-redes. Assim, de repente, lembro-me daquela enorme arrancada do Carrillo, que, primeiro, não evita a saída do redes e, depois, atira à barra, e do inacreditável falhanço do Mané, que a três minutos do final e a meio metro da baliza, consegue cabecear à figura e não coloca um ponto final na partida. Ainda podíamos falar do ramate cruzado do Mané a fazer cócegas ao poste, do remate do Nani que o Handanovic parou, da bola do Slimani (o argelino fez um grande jogo, principalmente na segunda parte) ou da (novamente) quantidade de cantos e remates à entrada da área que não aproveitamos. Depois, também para não variar, comete um erro e vê a vitória fugir-lhe, desta vez com a agravante de transformar um momento muito importante em termos anímicos e mais uma desilusão e alguns quilos de pressão para cima da equipa.
E a verdade é que, muito mais cedo do que qualquer um de nós esperava (sim, já sei, haverá iluminados que vão dizer “eu avisei”), chegamos a um momento decisivo da época. Ganhar em Barcelos passou a ser obrigatório, antes de receber o fcPorto. Se eu acredito que vamos ganhar o próximo jogo? Acredito. Mas há vários pormenores a rever, para que esses três pontos, fundamentais, fiquem mais perto. E todos esses pormenores dependem do treinador (que, ontem, até esteve bem nas substituições – eu não sei se tirava Carrillo, mas adiante – até ter-se lembrado de meter o Montero para jogar dois minutos, num claro acto falhado de gestão de recursos humanos). Eu espero, sinceramente, que Marco Silva tenha percebido que a solução André Martins a ligar o meio-campo e o ataque, não funciona. Não tenho nada contra o médio, bem pelo contrário, mas aquele não é o seu lugar e viu-se a diferença com João Mário em campo. Não sei se joga João Mário, se joga Montero, se joga, se joga… Sei que o modelo Jardim está esgotado (já estava, nos últimos dez jogos da época passada), mas se no caso do madeirense podia dizer-se que não havia opções, no caso de Marco Silva ele tem mais é que deitar mão às opções! E, aí, consigo entender perfeitamente as críticas.
Das duas, uma: ou o treinador não confia nos reforços, ou está a ter medo de revolucionar a equipa e mexer em supostos estatutos. Se o treinador não confia nos reforços, é mau. Muito mau. E coloca em causa o trabalho de preparação desta época. Se está a ter medo de mostrar que quem manda no balneário é ele, é hora de deixar-se de “mariquices”. E esse deixar-se de mariquices implica, também, perceber que aquela dupla de centrais não funciona. Acredito que Marco Silva preferisse ter Dier e Rojo (onde é que está o pessoal que me dizia que o argentino estava a fazer uma bela época porque tinha o Maurício ao lado?) à frente de Patrício e não me esqueço que ficou sem eles em cima do arranque do campeonato. Mas também acredito que seja capaz de ver que Maurício está a comprometer a cada novo jogo e, pior, está a comprometer a evolução de Sarr, um puto cheio de potencial, mas que vivendo em constante sobressalto acaba, também ele, por cometer erros (a lógica seria o parceiro mais velho limpar alguma cagada que o francês fizesse, não o puto andar sempre de esfregona na mão). Paulo Oliveira é melhor que Maurício. Ponto. Fez uma pré-época aos tremeliques, mas acho que todos concordamos estar ali um bom central. Rabia está lesionado e Tobias Figueiredo, de quem gosto muito, corre o risco de ser lançado e queimado. Para complicar tudo isto, Cédric esteve lesionado, Jefferson tem estranhas intermitências (embora seja o nosso lateral que melhor sobe e centra) e William Carvalho tarda em incorporar o gémeo que jogava a época passada, ou seja, se quando ataca a equipa mostra processos apurados, quando defende temos um meio-campo coxo (é normal que Adrien dê o berro, quando chega a ter que desempenhar o seu papel e outros dois) e uma defesa sem capacidade para parar as vagas que os médios não conseguem estancar. Tens a palavra, Marco.
Esta espécie de presente envenenado que está a ser o arranque da época, torna-se mais pesado em face das expectativas criadas. Não vou embarcar em novelas a propósito da frase de Inácio sobre estarmos na pole position (atentem no contexto em que foi dito, por entre aperitivos, numa festa de Sportinguistas e para Sportinguistas, em declarações à SportingTV), mas achei curioso que, ainda ontem, Bruno de Carvalho tenha voltado a sublinhar que queremos ser campeões. Obviamente que queremos e, volto a dizê-lo, acredito que este treinador e estes jogadores lutarão por isso. Mas será fundamental que nós, adeptos, consigamos distinguir as premissas “vamos lutar pelo título” e “vamos ser campeões”, coisas bem diferentes. E dava jeito, também, que alguns de nós deixassem de comportar-se como minhocas, invadindo as redes sociais com frases dirigidas ao treinador, onde, com ar meio divertido, se escreve «não comes as rabanadas em Alvalade». Não entendo qual o prazer que se retira destes momentos e ao escrever estas coisas. Mas entendo que são a pedra de toque que coloca o Sporting a viver na Árvore dos Patafúrdios. Ai ai ai ai, ai ai ai aaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii…
18 Setembro, 2014 at 11:19
Um OFF- TOPICO:
Faz hj 24 anos que fui pela 1ª vez a ALVALADE, que emoção… gánhamos 1-0 nas taça Uefa contra a equipa do Preud homme, já não me lembro do nome. Ver jogadores como Ivkovic, Venâncio, Leal, Carlos Xavier, o Douglas meus Deus e o grande Oceano( foi o 1º jogador que vi qdo entrei), ainda tenho o bilhete…..
18 Setembro, 2014 at 11:20
Malines (Mechelen)
18 Setembro, 2014 at 11:24
Malines… é esse mesmo, boa memória a tua.
Chovia tanto e podia ir para o camarote, mas não quis, fui para a bancada que tinha o leão, foi um orgulho…
18 Setembro, 2014 at 17:13
Fizemos a onda não sei qts voltas seguidas depois do golo …
18 Setembro, 2014 at 11:26
Também estive em Alvalade nesse jogo 🙂
18 Setembro, 2014 at 11:30
Para mim, de tantos jogos que já vi, este é mto especial. Apesar de jáááá ter sido hà 24 anos, recordo-me do dia desde qdo me levantei , até me deitar.
18 Setembro, 2014 at 11:33
🙂
18 Setembro, 2014 at 11:27
Bom post. Mais uma vez.
Dos comentários, só li alguns.
Os dos urubus, passo.
18 Setembro, 2014 at 12:01
Não sei se te passou pela cabeça o quanto essa analogia é 100% correcta. Esses urubus voam em volta do Sporting (que esteve quase morto) e descem de vez em quando para dar umas bicadas ( o Shikagate, se o Rabia já vinha lesionado – ignorantes!- que devíamos pedir uma indemnização ao Maurício, etc)e ver se o matam de uma vez por todas o leão.
A minha promessa é que enquanto este corpo me carregar e as forças me deixarem eu vou estar ao lado do leão armado com uma caçadeira de canos cerrados para abater esses abutres.
SL para ti Maria.
18 Setembro, 2014 at 12:03
That’s the way!
18 Setembro, 2014 at 12:26
ah ah I liiike it!!
18 Setembro, 2014 at 12:29
Somos muitos.
Por isso andam desnorteados.
Deixa-os pousar. 😉
18 Setembro, 2014 at 12:51
Somos muitos mas já é altura de perceberem que deveríamos ser todos Maria.
18 Setembro, 2014 at 12:55
Se fossem Leões. Ratos, dispenso.
18 Setembro, 2014 at 11:31
o problema patente ontem foi na defesa, mas o maior problema é o meio campo.
MS colocou william a jogar lado a lado com adrien para ganhar qualidade na posse de bola mas perdeu o posicionamento defensivo de william a jogar a 6 que protegia mais a defesa.
Esta equipa tem mais audácia mas muito menos organização.
Continuamos com um problema desde o ano passado no centro campo, não sei qual é a solução mas André Martins não é certamente
18 Setembro, 2014 at 11:33
andre dias ex lazio e diego lugano estão livres pelo menos 1 deles não era boa aposta para o centro da defesa ? o nosso rival na champions com a onda de lesões que tem tido vai ao mercado dos desempregados buscar o reto ziegler e nos por falta de qualidade devíamos fazer o mesmo
18 Setembro, 2014 at 11:37
e ainda mario yepes piores que mauricio não são de certeza
18 Setembro, 2014 at 11:45
O Mário Yepes assinou recentemente pelo San Lorenzo.
18 Setembro, 2014 at 11:44
Segundo a estatística da Uefa, tivemos 11 remates à baliza e 10 remates desenquadrados da baliza.
Um OFF: a Leonor Pinhão no aBurla: estamos a caminho da 3ª final da Liga Europa.
18 Setembro, 2014 at 11:46
Quem??? A Leonor Colhão???
18 Setembro, 2014 at 11:47
Exacto. Podes ver essa tirada na capa do jornal.
18 Setembro, 2014 at 11:57
LoL! Devem ter adorado o que o Mourinho disse da Liga Europa! O JJ levou 2 chapadas do Mourinho…a cena do fazer jogadores quando os jogadores já vêm meio feitos e a da Liga Europa “Ir á Liga Europa parte de um falhanço (falhar na fase de grupos da CL) para um grande clube…só disputei 1 vez no Porco e espero nunca mais na minha vida disputar”!
Hihihihihi
18 Setembro, 2014 at 11:46
Força Bruno! Força Inácio! Força Marco! Força rapazes!
Eu acredito em vocês! Acredito incomparavelmente mais do que jamais acreditei na minha vida e em especial nos últimos 20 anos! Acredito que vamos dar alguma luta para o titulo – é uma etapa que não pode e não deve ser queimada na construção deste colossal Sporting com dimensão (ainda mais) mundial cuja construção começou há 1 época e já se vê erguer em alguns aspectos. Não acredito forçosamente que vamos ser campeões, mas subestimem-nos e vamos ver no fim…até é bom que nos subestimem…
O pior para o Sporting sempre foram alguns ditos sportinguistas e vai continuar a ser, não há volta a dar. Gente para quem o clube é apenas um trampolim para o tachito e a vaidadezita. Que nunca entenderam toda a dignidade e a nobreza de carácter que este clube representa.
Eu acredito sobretudo que o meu Sporting vai correspondendo cada vez mais na realidade a essa grandeza para qual nasceu que é só dele. E por isso, cada vez é mais meu e da esmagadora maioria de milhões de Sportinguistas.
18 Setembro, 2014 at 11:56
Hoje mais a frio, permito-me dizer que concordo com a análise do Tasqueiro-mor e uma efectuado ontem pelo Placebo.
Ontem estava tão fxxxdo que só me apetecia que os 500K€, fossem deduzidos do ordenado do Sarr, do Mauricio e do Marco Silva.
mas gostaria de reforçar 2 pontos:
1- Os projectos não se podem colocar em causa ao fim de 2 meses, pois isso será a assunção de que não há projecto.
2- Com a estrutura que temos (plantel, treinadores, direcção) algo tem que ser feito para a acabar com o estigma de fatalidade e a meu ver são estes os pontos de reflexão:
A- Preparação física (parece-me que existem jogadores só com 2 velocidades, casos mais flagrantes William, Mauricio e mesmo Adrien) os jogadores correm mas há poucas acelerações (exceptuando Nani que fez pré-época no MU)
B -Dupla de centrais: Erro por erro, prefiro desculpar os erros do T. Figueiredo (que é da formação) ou do P.Oliveira que tem 21 anos que do Maurício (independentemente de achar que ele é um líder informal do balneário).
C- Dessintonização do discurso entre treinador e direcção.
D- Acabar (MS) com o discurso do azar, da inexperiência, dos coitadinhos da diferença de orçamentos, etc. Está-se a legitimar os erros
E- A gestão do balneário tem-me parecido errática e a postura do Marco Silva não é impositiva e isso depende dele. A equipa tem que saber que ele é que manda, que acredita na equipa e na ideia de jogo, mas não insista com aquilo que ele já viu que resulta menos…
Não devemos hipotecar tudo, mas existem pontos óbvios de melhoria, sobretudo no meu entender, por parte da estrutura técnica.
SPOOOOOOOORTING!
Não se pode colocar tudo em causa (
18 Setembro, 2014 at 12:01
concordo com a analise , nao se pode por tudo em causa , mas tem que se questionar aquilo que nao está bem e notoriamente a estrutrura tecnica está a deixar a desejar.
18 Setembro, 2014 at 12:02
Estava à espera que os críticos dos calções verdes viessem agora dizer algo de positivo…
18 Setembro, 2014 at 12:08
Eu depois de ouvir que a falta de resultados tinha a ver com os calções porque os jogadores psicologicamente pensavam que estavam a jogar no Rio Ave ou no Setúbal (as riscas serem horizontais ou verticais é indiferente…os calções é que fode o Psicológico todo dos jogadores) já não digo nada….
18 Setembro, 2014 at 12:09
Gostei bem dos calções brancos 😀
18 Setembro, 2014 at 12:35
Assim que entraram em campo… Bastante melhor.
18 Setembro, 2014 at 12:08
Algumas notas de a) a z):
a) Os centrais que são a base da equipa estão pessimos. Perdemos 2 a contragosto, e vieram 3. Se o Sarr é um puto, que até nos safou na luz e tem um bom pé esquerdo e pode ser trabalhado de cabeça, Mauricio tem obrigação de fazer muito mais. Acho que P.Oliveira, Rabia ou mesmo Tobias merecem uma oportunidade. Caso não resulte, é preciso contratar um na reabertura do mercado.
b) William está em baixo de forma. Voltou com excesso de peso, o que considero inadmissivel, e espero que os boatos que está amigo da noite sejam falsos.
c) Adrien está a ressentir-se da lesão ou da teoria do Superleão?
d) Martins, sempre fui um defensor dele, mas acho que pelo menos em casa ou jogos contra adversários mais fracos não vale a pena insistir nele a 10.
e) Nani é um jogador de classe mundial e está cada vez mais importante.
f) Com Carrillo tenho que fazer autocritica, defendia o seu afastamento (e continuaria a defender com as exibições do ano passado) mas está finalmente a assumir-se como grande jogador.
g) O “cabrão” do argelino é uma nodoa com os pés mas de cabeça é muito bom e demonstrou grande raça.
h) A Direcção continuará a ter o meu apoio mesmo que a época desportiva seja um fracasso. Foram já muitas coisas boas.
i) Não esquecer que sofremos um ataque brutal de fundos e Doyen. Semearam a discordia no nosso clube no arranque do campeonato e rechearam os rivais de jogadores.
j) Não esquecer que fomos roubados em Coimbra (gritante dualidade nos cartões), contra o Arouca (cotovelada em Montero para vermelho), contra o Belem (anti-jogo, livres ultra perigosos, etc).
j) A candidatura ao título era inevitável. A história da pole position errada.
k) Gostava mais da maneira de jogar de Jardim, a equipa era mais segura, assumia as suas limitações, e se a coisa corria mal centros no ar para Slimani. Tinamos plano B. Qual é o plano B de MS?
l) Se MS quer mudar o estilo de jogo, mais apoiado, não percebo as mesmas escolhas. Arrisca mais com centrais piores, os laterais é suposto subirem e William descer mas isso tira fulgor ao mesmo, e o meio campo algo desorientado. Nani quer jogar com qualidade mas nem AM nem Slimani respondem…
m) Tb não percebo as substituições. Em Coimbra com menos um em vez de tirar um avançado e equilibrar no meio campo…e n leva um lateral para o banco. Chega um jogador com a classe do Nani e n lhe diz quem bate os livres e penaltys? Contra o Belem tira um central e mete Montero só a 10 minutos do fim? Tanaka sempre para a bancada?
n) Não me agradam as declarações do treinador. No meio da confusão Doyen “Rojo e Slimani são fundamentais”, “não somos favoritos contra o Maribor”, “Maribor tem mais experiência europeia” etc.????
o) Ontem a quente escrevi que só tinha duvidas se MS devia ir já ou depois do Porto. Acho que foi a primeira vez que escrevi a quente depois de uma derrota e vou fazer de tudo para q tal não volte a acontecer.
p) Agora, peço muita desculpa, mas em 5 jogos temos 4 empates!!!!!!! Vamos fazer a suposição que ganhamos ao GV, e perdemos com o Porto em casa. Ficamos a 7 de Porto e Benfica na 6ª jornada. É que com esta média nem à UEFA vamos!
q) Peço muita desculpa, mas acham este cenário sustentável?
r) Sou pela manutenção dos treinadores e defendi Jardim até ao fim (mesmo após a luz). Era um treinador calmo mas coerente e que explicava tudo. Este nem explica nada nem dá um murro na mesa, porra!
s) Mais uma vez desculpa, mas não confio neste treinador, não suporto este discurso, não entendo o modelo, não percebo as substituições, acho inadmissiveis os resultados.
t) Serei mau sportinguista por isto? Mas é o que penso…
u) Como espero estar enganado! MS por favor desmente-me! Tal como o Carrillo está a fazer!
v) Comprometo-me a não voltar a criticar o treinador até ao fim do mês. Talvez esteja a ser injusto, precipitado, a falar com o coração, etc.
w) Portanto, faz como entenderes, diz o que quiseres, mete a jogar quem quiseres, não vou dizer mais nada, tens o meu voto de confiança.
x) Vou a casa ver o Porto e o Chelsea e vou apoiar a equipa e o treinador.
y) Vamos ao Gil Vicente dar três, recebemos o Porto e reduzimos diferença para um ponto e entramos na luta pelo campeonato, e espantamos a europa do futebol com uma vitória face ao Chelsea. A defesa concentra-se, William volta a ser o que era, Nani espalha magia, a posse de bola e remates tranformam-se em golos em catadupa!
z) É futebol, tudo é possível, e tal como a esperança é a última a morrer, eu tenho fé! Vou guardar as minhas queixas e desabafos e voltar a acreditar. Confio na direcção. Estamos de regresso com melhorias em todos os níveis. Vou acreditar. Viva o Sporting!
SL
18 Setembro, 2014 at 12:09
..alguem me diz o que se passa com o nosso melhor central? (rabia) é grave a lesão?
18 Setembro, 2014 at 12:11
Abdominal, 6 semanas…passaram 2 ou 3…
Achas mesmo que é o nosso melhor central?! Do que vi na B….pareceu-me que a companhia que ele tinha era melhor mas ainda não vi o suficiente para poder ter uma opinião formada…
18 Setembro, 2014 at 12:15
Tem menos experiencia Sénior que o PO, num campeonato comparativamente mais fraco, a seleção do Egipto, estara o nivel dos nosso sub 21, mas como é estrangeiro é melhor
18 Setembro, 2014 at 12:24
Pois…a minha duvida é se não é mesmo isso…não sei porque o vi apenas naquele jogo mas sabendo isso que dizes estranho como muitos o vêem como uma bomba…
18 Setembro, 2014 at 12:35
A minha esperança, é o Manuel José, que da mesma forma que disse o que disse do shikabala , falou muito bem do Rabia e disse que poderia vir a ser um enorme central com muito para evoluir, tinha tudo para vir a ser o melhor central egipcio. Mas como eu não sou comoo outro que vê tudo que é jogos dos campeonatos mais escondidos, ainda mais quando tiveram parados quase dois anos, tenho de esperar que ele o prove em campo , para mais uma vez ar razão a MJ
18 Setembro, 2014 at 14:36
Acho que o Manuel José é suspeito…ele faz tudo para que se valorize o Egipto, estes jogadores e este campeonato porque quanto mais valioso as pessoas acharem que é, mais relevo têm os feitos dele…toda a gente diz que ele não é grande treinador por ter ganho apenas lá! Mas eu sou mau feitio….heheheh!
Mas espero que tenha razão e que o Rabia seja um grande central!
18 Setembro, 2014 at 12:16
do que temos é sem duvida o melhor acredita, vi bastantes jogos deste jogador..não engana. mauricio à frente do paulo oliveira e tobias também é para rir..não joga a ponta, preocupa-se mais em seguir as p* todas do FB e a mudar de penteado a cada foto.
18 Setembro, 2014 at 12:26
Em relação à qualidade do Rabia espero que tenhas razão…
18 Setembro, 2014 at 12:10
Há uma coisa que deixou fodido e que a meu ver é inconcebível num treinador. As 3 substituições são para serem usadas! Quer se esteja a jogar bem ou mal. Porque há que reforçar a frescura da equipa e porque há que dar minutos aos restantes elementos, que por certo, durante a semana, se esforçam para chegar ao onze. Efectivamente o MS usou as 3 substituições, embora a do Montero tenha sido uma piada de mau gosto, principalmente, tendo em consideração, que contra o Belenenses, o colocou no jogo pouco mais de 10 minutos. Isto não é nada. O jogo de ontem evidenciava uma urgência gritante em colocar um 3º elemento fresco na equipa. Pois o meio-campo balançava por todo o lado. Rosell teria sido a minha opção para o lugar do Adrien. Infelizmente, o MS estava tão «cego» com os nervos e toldado pela sua inexperiência, que não foi capaz de raciocinar em condições.
18 Setembro, 2014 at 12:16
Rosell não estava no banco. Mas provavelmente com Paulo Oliveira não tivessemos sofrido o golo, o homem charutava para fora. Nisso ele está habituado 🙂
18 Setembro, 2014 at 12:21
A sério?! WTF! …. não fazia a mínima ideia….
18 Setembro, 2014 at 12:21
Boas tardes!!
Está mais que visto (e perdoem-me a repetição do tema) que nos faltam, pelo menos, 1 defesa central de qualidade…… Entrar na Champions com 4 centrais sem experiência europeia não é um risco calculado, como muitos podem pensar, é simplesmente um risco estúpido… se não há capacidade de pagar para ir buscar jogadores de qualidade, assuma-se a situação e modere-se a ambição, pelo menos para o exterior do clube, não assumindo objetivos que, à primeira vista, serão inatingíveis tendo em conta o plantel disponível. Compreendo que, para motivar os adeptos se façam afirmações exageradas mas é necessário ponderar acerca das possíveis consequências que poderão resultar dos objetivos falhados…. gerir expectativas não é fácil e quer-me parecer que este problema não está a ser bem conduzido pelo nosso Presidente.
SL
Garra
18 Setembro, 2014 at 12:27
Afirmações exageradas é o prato do dia dos lampiões, e não estou a gostar nada de ver o nosso presidente a fazer o mesmo…
18 Setembro, 2014 at 12:25
O Marco não os deve pôr a treinar finalização. É que, à excepção de Nani, não há ninguem que saiba rematar/cabecear. Posse de bola é muito bonito mas chegam ao pé da área e não sabem o que fazer… Ninguém faz nada com convicção, é tudo à toa.
Carrillo parecia ter dado um salto este ano, mas parece que afinal está na mesma. William não corre. Adrien está péssimo. O Jefferson parece que está deprimido. E os centrais… Deviam pagar o dinheiro que atiraram ao rio com aquela brincadeira. 250.000 cada um!
Não se admite este tipo de displicência. Sporting é GARRA e DEVOÇÃO, e ontem o que se viu foi o contrário.
Desculpem o (longo) desbafo.
18 Setembro, 2014 at 12:36
E já repararam na capa da Bola? Que nojentos
18 Setembro, 2014 at 12:25
A proposito de Gauld e de queimar etapas, Zahovic é um mês mais velho. Está lá não está? Ruben Neves é mais novo, estava no banco não estava? Das duas uma, Ryan ou tem qualidade para estas andanças ou não tem, agora historia de queimar etapas, imaginemos que ha 12 anos atrás Boloni não queria queimar etapas de um rapazinho de 17 anos que por lá andava. Como seria hoje a historia do futebol Portugues?
18 Setembro, 2014 at 12:31
Fiquei fodido, muito fodido! o passaro estava seguro, bem seguro até, e dois disparates de amadores borrou completamente a pintura!
O Marco continua a ateimar em iniciar os jogos com o André Martins, já não há paciência para aturar este jogador, é pequenino, é queridinho, é não sei o quê, foda-se! o futebol é para Homens de barba rija, também ouviste Mauricio? não basta fazer cara de mau, é preciso sê-lo!!!
É um facto, e isso já foi discutido aqui, estamos a defender pior que a época passada, aí o Marco também tem culpa. Onde não tem culpa é na falta de determinação dos jogadores, na falta de concentração, na falta de confiança!
É preciso atitude, vontade de querer marcar, de querer ganhar, raça, empenho, concentração, empenho, suor e menos fotos no facebook, menos bazófia e desfile de pseudo-vedetas!!
O Nani foi criticado e com razão, mas verdade seja dita, o rapaz pega no jogo, passa, remata, puxa pelos colegas, puxa pelos adeptos e essa determinação tem de ser geral!!
São precisas mudanças, ficou bem visivel que o com João Mário a equipa joga com 11, um problema solucionado. Agora falta treinar arduamente o posicionamento defensivo e a confiança!
Continuo a confiar neste grupo e vou com eles até ao fim!!
18 Setembro, 2014 at 12:36
Comentário do JOÃO no post anterior:
“Português custa muito dizer mas só o JJ é treinador TOP. E custa muito engolir isso porque ainda na era risco ao meio esse homem tinha lugar Gamebox mesmo à minha frente.”
Este JOÃO é o TROLHA. Vai uma aposta?!
18 Setembro, 2014 at 12:38
Coloquei o texto no google Translator e a resposta foi: linguagem alienígena. Pedimos desculpa pelo facto de ainda não termos incorporado essa linguagem no nosso sistema.
18 Setembro, 2014 at 12:49
Respondendo acima:
Tirem o Adrien à vontade, depois do que vi ao vivo com o belenenses e agora com o Maribor, não será dificil fazer melhor! e o mesmo digo em relação a um grande jogador como é o William. Não podem existir lugares cativos, o Sporting é grande e é numa saudável concorrência que está o ganho.
Fugindo à regra dos croquestes e afins tão caracteristica de Portugal: mérito é o que interessa, não estão em forma: saiem.
Só falta mesmo o MS meter um salto alto e levantar a voz! coragem treinador… coragem!
18 Setembro, 2014 at 12:50
*”Belenenses” e “croquetes”
18 Setembro, 2014 at 12:57
só passei aqui para dizer que aquele golo nem nos infantis !!!!!!!!!!
enquanto me lembrar estou aziado.
isto está mesmo bom para a malta do bota abaixo. Fui.
18 Setembro, 2014 at 12:59
Eu nao sou certamente um dos mais antigos a entrar nesta bellissima tasca mas reparei que hoje ha muita gente nova a querer incendiar este Blog, o Sporting, a NOSSA Equipa et o Treinador..
Como dizia o outro na t-shirt….Porque sera??
18 Setembro, 2014 at 13:04
João Mário e Paulo Oliveira no onze, para ontem! Todos gostamos muito do Maurício mas a equipa tem de mexer, rápido.
Em 5 jogos 4 empates por 1-1 isto numa época em que todos os jogos rematamos mais de 20 vezes à baliza (algo que com Jardim não acontecia, por exemplo).
A equipa treme quando o adversário avança, pois bem toca de marcar dois golos e descontrair.
O que aconteceu ontem aconteceu.. E ainda bem! Aqueles três pontos iam mais uma vez disfarçar a falta de coordenação de Sarr e Maurício que fazem com os nossos laterais pareçam autênticos patetas atrás da bola que eles se esquecem de controlar.
Acredito que Sarr tem um potencial enorme, porque já o mostrou, mas não pode ser ele a dar o corpo às balas de todos os lances complicados a correr atrás de avançados.
Ainda nada está perdido. Neste momento o grupo tem todo um ponto, mas receber o Chelsea e ir a Alemanha sem pontuar acaba connosco de vez.
18 Setembro, 2014 at 13:07
Caros tasqueiros,
Quando falamos de adaptação de um jogador a um clube, também temos que perceber que um treinador ( ainda mais sem grande experiência) vai ter que se adaptar a uma nova realidade e o Marco Silva, está a ter esse período de adaptação.
O facto de passar a treinar um clube de uma dimensão muito superior ao único clube que tinha treinado até agora é mais uma razão para percebermos que essa adaptação pode levar o seu tempo. Quem o contratou sabe, ou deveria saber, desta realidade. Mas é agora que se vai perceber se o MS é realmente um treinador a sério ou será apenas um treinador para equipas de pequena ou média dimensão e para isso tem que passar a demonstrar mais personalidade e cojones, para lidar com as situações que vão acontecendo. Dou apenas este exemplo, no jogo contra o Belém, a 10/15 minutos do fim faz a seguinte substituição, tira um central e coloca um avançado, resultado desta mexida, o belém tem 2 ou 3 contra ataques que com um pouco mais de qualidade poderiam ter resultado numa derrota para nós, e o avançado que entrou praticamente não tocou na bola. Na minha opinião essa substituição foi errada por 2 razões, em 1º deveria ter saído o Adrien, que fez um jogo miserável ( e que me pareceu não ter saído por ser uma vaca sagrada)e deveria ter entrado alguém para pensar o jogo e ligar o meio campo com o ataque(João Mário), 2º essa substituição foi feita com um objectivo, dizer que se tinha feito tudo, inclusive, o treinador tirou um defesa para colocar uma avançado. Só quis dar este exemplo porque na minha opinião representa os complexos de um treinador que vem de uma equipa pequena e que esá a tentar ganhar o seu espaço no clube para adquirir outro estatuto quer ainda não tem. Não quero crucificar o MS, pelo contrário, apenas demonstrar que ainda está á procura do seu lugar, num clube de grande dimensão. A questão que se deve colocar é a seguinte, quanto tempo será preciso até ele se impor e estar adaptado a esta nova realidade ?
18 Setembro, 2014 at 14:00
Jesus no primeiro ano que foi treinar o carnide foi campeao !!
Porque ?? Porque contrataram jogadores de qualidade.!!
O treinador do Porto e bom ? Para mim e banal, mas ganha porque compraram jogadores em condicoes..
Marco Silva nao ganha porque ? Parece me obvio o porque.!!!
18 Setembro, 2014 at 14:10
E a Eslovénia? Está no mesmo sítio?
18 Setembro, 2014 at 15:07
E o sofa e o teclado ?? No mm sitio ??
18 Setembro, 2014 at 16:02
Conta-me tu que não saíste de lá.
18 Setembro, 2014 at 14:27
E fizeram um contrato com a apaf ou a memoria é curta?!
18 Setembro, 2014 at 15:05
Sim parece-me obvio que empatamos 4 jogos por culpa dos arbitros.
18 Setembro, 2014 at 15:51
?…já nem sabes o que dizes?
Não perdemos por culpa dos arbitros assim como jesus não foi campeão só pelos jogadores!!
18 Setembro, 2014 at 13:11
Posso vos dizer que ontem foi a viagem mais agreste que fiz com a equipa… Toda a gente de rastos animicamente !! Necessitamos de dar em Barcelos uma resposta “à seria”!!
E grande Nani… Dentro do campo o que se viu e fora dele sempre disponível para os adeptos e para palavras de conforto com os colegas!! Surpreendeu!!
18 Setembro, 2014 at 14:11
Hugo : Obrigada por acompanhares os “nossos”. Dava para vos ouvir.
18 Setembro, 2014 at 15:08
Maria,
Sempre que posso lá estou… Esta época Barcelos será o primeiro jogo que irei estar ausente… Espero que seja o virar de página!! Somos enormes!!!!
18 Setembro, 2014 at 16:06
Oh Hugo, queres ver que és tu que dás azar? 🙂
( Se dermos uma cabazada, nunca mais vais à bola, ok? 😛 )
18 Setembro, 2014 at 21:56
Acreditas que pensei nisso??
18 Setembro, 2014 at 14:41
Não tives-te Roaming não?! Foi pena não te cruzares com o Jubas76 que ele arranjava-te um bocadinho de rede para vires à tasca!
Fogo…aquela equipa tem todo o ar de estar de rastos…o próprio futebol já decaiu um bocado de qualidade por isso…Agora é trabalhar duro, juntar as linhas, chamar-lhes ao coração e à raça a ver se ganhamos ao Mota…cabrão vai ser só 11 gajos dentro da baliza e porrada com fartura…encava sempre o Sporting esse fdp…
18 Setembro, 2014 at 15:34
Na verdade uma das coisas que me surpreendeu em Maribor é a existência de em quase todos os cafés, esplanadas, restaurares existir wi fi gratuito… Mas agora me confesso… Venho aqui diariamente mas há adeptos (será?) que, por vezes, me fazem perder a vontade de dar aqui as minhas opiniões…
Podem me chamar o que quiserem, seguidista ou coisas ainda piores, mas para mim quem representa o Sporting (jogadores, funcionários, dirigentes…) são sempre os melhores e por vezes vejo por aqui um destilar de ódio que me tira do sério!!
18 Setembro, 2014 at 15:37
+1
18 Setembro, 2014 at 15:41
Não me digas?!?! Se calhar ele andou na Eslovénia Rural…não apanhou…
18 Setembro, 2014 at 16:25
Estás a falar comigo?
18 Setembro, 2014 at 16:29
Ehehehehehe.
Não. Com o 76 que andou a dizer que ía ver o jogo à Eslovénia, mas nem a Alvalade deve ter ido na vida.
18 Setembro, 2014 at 16:35
Ah… Ok…
Não estava a perceber… Sinceramente não éramos muito… Esperava mais pessoas. Com a equipa o avião ia com muitos lugares vagos (e os miúdos iam connosco) e no voo do dia tb não me pareceu serem muitos… Mas fizemos a nossa parte (e a cerveja era barata) 😉
18 Setembro, 2014 at 16:44
Pois fizeram, Hugo. Como disse antes, bem que vos ouvi! 🙂
Se calhar até te vi na TV! O 76 é que acho que não apareceu. 😛
18 Setembro, 2014 at 16:52
Era o gajo mais giro Maria… Loool
18 Setembro, 2014 at 17:00
Ehehehehehehe.
Não duvido! Sei que não és mentiroso. 😉
18 Setembro, 2014 at 17:37
Loooool
Os leões são todos bonitos!!
Bjinho
18 Setembro, 2014 at 16:59
Não Hugo…é como a Maria disse! ;)! Não duvido por um segundo de ti…
18 Setembro, 2014 at 17:39
Pois Tiago, se há coisa que não suporto é a mentira…
Até porque é um pouco triste dizer que se esteve e não ter estado… Digo eu…
Abraço
18 Setembro, 2014 at 13:12
Dizer não a 40M por um atleta pode ter destas coisas … dizer não a 8M por outro que custou 300m pode ter o mesmo efeito.
Deus queira que esteja enganado mas, acho que perdemos uma bela oportunidade de fazer um encaixe como há muito não se via !!
Há ali atletas com a cabeça no mês de Janeiro !!
18 Setembro, 2014 at 13:54
“Há ali atletas com a cabeça no mês de Janeiro !!”
Pois há, mas tem que lhes ser dito que se eles continuarem a jogar assim, NINGUÉM os quer em Janeiro ou no final da época, PONTO.
18 Setembro, 2014 at 14:43
Se os valores fossem esses (ou perto desses) estaria de acordo contigo…
1º não me passa pela cabeça que isso tenha acontecido;
2º Só um jogador estúpido como crl acha que pode cagar na champions porque vai ser vendido em Janeiro!
18 Setembro, 2014 at 14:53
Num dos casos não sei, mas no outro 8M não, mas 7,5 falou-se
18 Setembro, 2014 at 14:57
Do que se fala à realidade vai uma distancia….eu não acredito que tenham passado dos 6…
18 Setembro, 2014 at 13:14
Minha equipa para Barcelos:
Patrício;
Cedric, Mauricio, Sarr e Jonathan Silva;
William Carvalho, Adrien Silva e João Mário;
Carrillo, Nani e Slimani;
18 Setembro, 2014 at 13:27
Mudava apenas o Paulo Oliveira pelo Mauricio, não porque não goste dele, pelo contrário, mas para o proteger a ele e à equipa visto que não está em condições e porque há mais atletas que merecem oportunidades!
18 Setembro, 2014 at 13:35
Até pode ser, mas mudar 50% da defesa pode sair pior a emenda que o soneto…
18 Setembro, 2014 at 14:28
E porquê continuar a apostar em algo que não dá resultado constantemente? é preciso arriscar!
18 Setembro, 2014 at 15:38
Independentemente de quem jogar na defesa, se marcares dois golos ganhas o jogo… ainda ninguém nos marcou mais do que 1… penso eu …
18 Setembro, 2014 at 14:04
Dupla Mauricio&Saar fodasse.!!
Saar e Paulo Oliveira.
Nani a jogar atras de silimani.
Carrilo de um lado Capel ou mane de outro.
18 Setembro, 2014 at 13:17
Tenho a ideia que o Esgaio vai ser DE, não sei pq
18 Setembro, 2014 at 13:22
O “efeito” Marco Silva, ou falta dele…
Quando Leonardo Jardim deixou o SCP e rumou ao Mónaco, deixando 3M € nos cofres Leoninos, e depois da época que conseguiu realizar muita expectativa existia à volta de quem seria o seu sucessor… Pese embora a excelente temporada realizada, culminando com a conquista do 2º lugar e consequente acesso directo à Liga dos Campeões, notavam-se os sinais de alarme com a falta de qualidade da equipa no último terço do campeonato. De forma célere e aparentemente correcta a aposta recaiu num jovem e promissor técnico que conduziu o Estoril Praia a 3 excelentes temporadas, subindo da 2ª divisão e levando o clube da linha á Liga Europa por dois anos consecutivos e melhorando a classificação na primeira Liga. Os Sportinguistas gostaram da contratação e a expectativa subiu em flecha para a temporada 2014/15. Passou Maio, veio o Mundial no Brasil e … começa a pré temporada em Julho…
Uma carrada de jogos em Portugal, Holanda, Egipto, etc e, apesar da equipa entrar bem nos primeiros jogos (adversários fraquíssimos) desde que foram derrotados pelo Twente por concludentes 2-0 começaram os ‘soluços’. Jogo de apresentação aos sócios Leoninos, no Troféu Cinco Violinos com a Lazio e… empate 2-2, com mais um golo sofrido no final. Para terminar a pré temporada o SCP foi convidado a participar no prestigiado Torneio Teresa Herrera e, quando se esperava que a equipa passasse à final, nova derrota por 2-0 com o Sp. Gijón (2ª divisão espanhola). Restou a disputa do jogo do 3º e 4º lugar com uma equipa Uruguaia… Nesta fase muitas dúvidas se levantavam sobre a real valia do plantel leonino, as potenciais saídas de jogadores ‘chave’ e enfim, estava criado o ‘circo’ para a destabilização do clube do Leão rampante… O culminar da destabilização ocorre precisamente com os processos disciplinares a Rojo e Slimani e consequente afastamento da equipa principal… Contudo e qual “golpe de asa” a contratação de Nani volta a entusiasmar os Sportinguistas. Vem a estreia do campeonato, jogo em Coimbra frente à Académica, equipa que na semana antes desse jogo se deslocou ao centro de treinos de vila nova de gaia para defrontar o clube da corrupção, onde perdeu por 3-0 (surpreendente?!?)… Resultado, empate 1-1, com mais um golo sofrido nos instantes finais da partida, largamente dominada pelo SCP, mas onde se manifestavam os ‘soluços’ duma equipa que não conseguia ampliar um resultado nem tão pouco segurá-lo. A seguir a recepção ao Arouca em Alvalade, redundou em mais um jogo de nervos com o empate a ser desfeito já nos descontos. Depois a visita ao reduto dos ‘eternos rivais’… Mais um empate, num jogo onde o resultado nem foi o pior. De seguida pausa para as selecções e a recepção aos belenenses… Depois de 15 dias para preparar o jogo, mais um empate sofrido… Ontem, a estreia na Liga dos Campeões, frente a uma equipa que nem sei se jogava na 2ª Liga portuguesa e, novo empate com (mais) um golo sofrido nos últimos instantes da partida, desta feita com total demérito dos nossos jogadores.
Agora em concreto, e isto são factos, temos os seguintes resultados (incluindo a pré época) desde que o Marco se sentou no banco… Em 16 jogos obtivemos 7 vitórias, 6 empates e 3 derrotas, marcando 25 golos e sofrendo 19… Em suma, transformámo-nos de ser uma equipa eficaz e resultadista (com Leonardo Jardim) numa equipa ‘aos soluços’… Uma equipa insegura, sem chama, sem brilho. Jogam sempre os mesmos e o técnico marco não parece ter o ‘toque de Midas’ que diferencia os medianos dos bons. E não me venham com a ‘tanga’ das ‘dores de crescimento, algo se está a passar de grave no SCP. Ainda ontem as declarações de Bruno de Carvalho revelaram que algo vai mesmo muito mal, quando referiu que “…está difícil mas ainda pretendemos atingir os objectivos…”.
Fisicamente parece-me que os jogadores estão piores do que a época passada, Tacticamente estamos a léguas, visto que não é só o mau posicionamento da equipa (defensivo e ofensivo), é também a total ineficácia nas bolas paradas (cantos e livres), sobretudo as ofensivas.
Resumindo, o ‘efeito’ Marco Silva faz-me lembrar um medicamento “o Melhoral”, nem faz bem nem faz mal… E, muito me custa dizê-lo, mas um treinador é um funcionário que é pago para “encontrar soluções” com o plantel que dispõe, e este Marco silvanão só não está a encontrar as soluções como não está a saber motivar os jogadores. A solução agora não sei qual será, mas creio que um mau resultado contra a nova equipa do ‘fulano do boné’ o Zé mota no próximo fim de semana terá que conduzir a alterações pofundas.
18 Setembro, 2014 at 13:25
Bom dia a todos,
ontem no jogo o que eu mais gostei foi do nosso equipamento 🙂
18 Setembro, 2014 at 13:28
É evidente que o MS só pode melhorar, mas estou céptico. Penso no que foram os erros de casting Paulo Sérgio e Paulo Fonseca (apesar de ter gostado muito deste ultimo lá naquele clube).
Já deu para ver que o MS não tem uma presença forte e isso está a fazer-se sentir ao nao arriscar nada, seguindo a cabula do Léo até ao desespero.
A única coisa que eu peço agora é que ele não se arme em esperto e resolva que a melhor maneira de dar confiança à equipa é colocar os mesmos de ontem no Domingo. Se isso vier a acontecer estamos conversados. Também estaremos se o Jonathan fizer um bom jogo e o Jefferson regressar só porque sim…
Z
18 Setembro, 2014 at 13:35
Sera dificil perceber que o andre martins é um pino dentro de campo?que o mauricio esta ao nivel de um 1 de dezembro?
esta merda de comecar os jogos com 9 jogadores vai ter dr acabar,ganha tomates ò marquinho senao ainda voltas po lugar do couceiro…
18 Setembro, 2014 at 13:44
Nota introdutória: Na semana passada Naby Sarr era uma futura estrela. Agora já é um dos maiores flops da história.
Quer queiramos, quer não, temos uma equipa super jovem e os erros cometidos demonstram isso mesmo, a meu ver. Acho que jogamos como já não faziamos há anos e espero sinceramente que sejamos um pouco mais pacientes, porque se o Marco Silva e respectiva equipa técnica sair de forma precipitada, vamos arrepender-nos grandemente num futuro próximo e todos virão com o eterno discurso do “eu bem disse que ele devia ter continuado”, algo que é uma consequência da condição humana que nos obriga a querer sempre aquilo que não temos!
Gostaria também de acrescentar que é importante não esquecer de onde vimos, ou seja, situação financeira, futebol praticado em anos transatos, entre outros e percebamos, ou pelo menos que nos relembremos, que temos um futuro brilhante pela frente, já que pela primeira vez muitos anos temos organização, temos uma estrutura apaixonada pelo Sporting e que tem defendido os seus interesses com verdadeiras garras de leão, temos uma equipa técnica com um potencial enorme e temos um plantel com talento que nunca mais acaba!
Eu acredito mais do que nunca! SL e….
SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG!!!!!!!!
P.S: Ontem, 8 dos 14 jogadores do Sporting que estiveram em campo são da cantera leonina. (Realmente é só estrangeirada de qualidade duvidosa…)