“Por incrível que pareça, por incrível que pareça, não há nada, não há nada, que não nos aconteça. Oh sorte malvada, que vida desgraçada…”
O raio da música de uma das séries que fizeram parte da minha infância, não me sai da cabeça desde que soou o apito final do jogo na Eslovénia. Passadas algumas horas, ainda não consigo entender como foi possível manda fora três pontos, meio milhão de euros, a liderança do grupo, um camião carregado de motivação e um golaço de Nani que calava à força os que ainda acham que ele veio para cá passear tiques de vedeta. Quer dizer, eu sei como é que aconteceu, mas de cada vez que recordo tão patético momento fico incrédulo.
Pela quinta vez esta época, voltamos ao mesmo filme: a equipa joga à bola (na primeira meia hora, por exemplo, o adversário não existiu), chega com facilidade perto da baliza, mas espanta-se quando está em frente ao guarda-redes. Assim, de repente, lembro-me daquela enorme arrancada do Carrillo, que, primeiro, não evita a saída do redes e, depois, atira à barra, e do inacreditável falhanço do Mané, que a três minutos do final e a meio metro da baliza, consegue cabecear à figura e não coloca um ponto final na partida. Ainda podíamos falar do ramate cruzado do Mané a fazer cócegas ao poste, do remate do Nani que o Handanovic parou, da bola do Slimani (o argelino fez um grande jogo, principalmente na segunda parte) ou da (novamente) quantidade de cantos e remates à entrada da área que não aproveitamos. Depois, também para não variar, comete um erro e vê a vitória fugir-lhe, desta vez com a agravante de transformar um momento muito importante em termos anímicos e mais uma desilusão e alguns quilos de pressão para cima da equipa.
E a verdade é que, muito mais cedo do que qualquer um de nós esperava (sim, já sei, haverá iluminados que vão dizer “eu avisei”), chegamos a um momento decisivo da época. Ganhar em Barcelos passou a ser obrigatório, antes de receber o fcPorto. Se eu acredito que vamos ganhar o próximo jogo? Acredito. Mas há vários pormenores a rever, para que esses três pontos, fundamentais, fiquem mais perto. E todos esses pormenores dependem do treinador (que, ontem, até esteve bem nas substituições – eu não sei se tirava Carrillo, mas adiante – até ter-se lembrado de meter o Montero para jogar dois minutos, num claro acto falhado de gestão de recursos humanos). Eu espero, sinceramente, que Marco Silva tenha percebido que a solução André Martins a ligar o meio-campo e o ataque, não funciona. Não tenho nada contra o médio, bem pelo contrário, mas aquele não é o seu lugar e viu-se a diferença com João Mário em campo. Não sei se joga João Mário, se joga Montero, se joga, se joga… Sei que o modelo Jardim está esgotado (já estava, nos últimos dez jogos da época passada), mas se no caso do madeirense podia dizer-se que não havia opções, no caso de Marco Silva ele tem mais é que deitar mão às opções! E, aí, consigo entender perfeitamente as críticas.
Das duas, uma: ou o treinador não confia nos reforços, ou está a ter medo de revolucionar a equipa e mexer em supostos estatutos. Se o treinador não confia nos reforços, é mau. Muito mau. E coloca em causa o trabalho de preparação desta época. Se está a ter medo de mostrar que quem manda no balneário é ele, é hora de deixar-se de “mariquices”. E esse deixar-se de mariquices implica, também, perceber que aquela dupla de centrais não funciona. Acredito que Marco Silva preferisse ter Dier e Rojo (onde é que está o pessoal que me dizia que o argentino estava a fazer uma bela época porque tinha o Maurício ao lado?) à frente de Patrício e não me esqueço que ficou sem eles em cima do arranque do campeonato. Mas também acredito que seja capaz de ver que Maurício está a comprometer a cada novo jogo e, pior, está a comprometer a evolução de Sarr, um puto cheio de potencial, mas que vivendo em constante sobressalto acaba, também ele, por cometer erros (a lógica seria o parceiro mais velho limpar alguma cagada que o francês fizesse, não o puto andar sempre de esfregona na mão). Paulo Oliveira é melhor que Maurício. Ponto. Fez uma pré-época aos tremeliques, mas acho que todos concordamos estar ali um bom central. Rabia está lesionado e Tobias Figueiredo, de quem gosto muito, corre o risco de ser lançado e queimado. Para complicar tudo isto, Cédric esteve lesionado, Jefferson tem estranhas intermitências (embora seja o nosso lateral que melhor sobe e centra) e William Carvalho tarda em incorporar o gémeo que jogava a época passada, ou seja, se quando ataca a equipa mostra processos apurados, quando defende temos um meio-campo coxo (é normal que Adrien dê o berro, quando chega a ter que desempenhar o seu papel e outros dois) e uma defesa sem capacidade para parar as vagas que os médios não conseguem estancar. Tens a palavra, Marco.
Esta espécie de presente envenenado que está a ser o arranque da época, torna-se mais pesado em face das expectativas criadas. Não vou embarcar em novelas a propósito da frase de Inácio sobre estarmos na pole position (atentem no contexto em que foi dito, por entre aperitivos, numa festa de Sportinguistas e para Sportinguistas, em declarações à SportingTV), mas achei curioso que, ainda ontem, Bruno de Carvalho tenha voltado a sublinhar que queremos ser campeões. Obviamente que queremos e, volto a dizê-lo, acredito que este treinador e estes jogadores lutarão por isso. Mas será fundamental que nós, adeptos, consigamos distinguir as premissas “vamos lutar pelo título” e “vamos ser campeões”, coisas bem diferentes. E dava jeito, também, que alguns de nós deixassem de comportar-se como minhocas, invadindo as redes sociais com frases dirigidas ao treinador, onde, com ar meio divertido, se escreve «não comes as rabanadas em Alvalade». Não entendo qual o prazer que se retira destes momentos e ao escrever estas coisas. Mas entendo que são a pedra de toque que coloca o Sporting a viver na Árvore dos Patafúrdios. Ai ai ai ai, ai ai ai aaaaaaaaaaaaaiiiiiiiiiiiiii…
18 Setembro, 2014 at 17:45
Agora uma coisa em relação ao titulo do post, sempre preferi “Os Amigos do Gaspar”
18 Setembro, 2014 at 17:50
Ao fim de vários jogos e depois de dizer aqui na Tasca o que me vai na Alma em relação aos resultados menos positivos em final de jogo ( 90+2) e no ultimo caso com um golo de um “Zaovick que é do Benfica desde pequenino” ( in A Bosta)
Estamos a fazer uma grande equipa e como em tudo que está a crescer, dá dores e temos que saber viver com elas.
Nao temos só jogadores a adaptarem se, temos um treinador que ainda está a aprender muito em cada jogo que passa. Para mim a única situação mais preocupante é se temos adeptos que tenham essa passiencia de os deixarem crescer com Amor!!!
O grande problema do Sporting somos NÓS!!!
Como é possível termos a atitude que temos perante os Nossos???
Para deitar a baixo temos os outros 6 milhões, nao acham suficiente??!!!
A onde pensamos que vamos chegar com esta atitude do bota a baixo e pior, ler e apoiar criticas vindas de filhas da puta que para aqui vem dizer bujardadas com o intuito de denegrir o Nosso Clube???
Que raio de espectativas temos perante o nosso Sporting??!
Quando somos Nós que achamos que o Inácio nao devia ter dito o que disse e que o presidente nao devia dizer o que diz?!
Mas somos Todos uns Conas moles que andamos aqui atraz da vontade de lampeões e tripeiros???
Mas seremos mesmo Nós que nao achamos bem que a nossa equipa lute pelo título??? Algum dia me passa pela cabeça, que o meu Sporting nao é muito maior que os outros clubes???!!!!
Vamos lá a ser crescidinhos e ponderados e crentes e nunca desistir… Muito menos agora que temos pessoas com os Colhões no sítio à frente do nosso Desígnio maior!!!
A nossa equipa está a jogar à bola e duvido que perca um jogo que seja este ano!
Neste momento só lhes falta sentirem o Nosso apoio incondicional… Para conseguirem dar o salto e começarem a ganhar quase todos os jogos.
O Problema é a Nossa atitude como apoiantes, é com a nossa energia , confiança e crença que se geram as vitoria!
Só faz falta que cá está!
Viva o Sporting Clube de Portugal
18 Setembro, 2014 at 17:57
SPOOOOOOOOOOORTING!!!!!!
Eu acredito:)
18 Setembro, 2014 at 18:06
O problema é a nossa atitude. Of course.
A atitude move montanhas.
A atitude faz a diferença.
Não basta ter bons jogadores se não tiverem atitude.
Não basta ir ao estádio ver jogos se não houver atitude.
Não vale a pena ser Leão, se não se tiver atitude.
Atitude.
Atitude.
Garra.
Garra.
Vencer.
Vencer.
Campeões.
Campeões.
18 Setembro, 2014 at 18:13
Ta dito tudo . TADEU. SL SPORTINGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGGG
18 Setembro, 2014 at 20:17
É isso, Tadeu! SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORRRTTIINNNGGGGGGGG!!!!!!111
18 Setembro, 2014 at 17:55
Ricardo Rocha, Luisinho, Vlackx, Marco Aurélio, Naybet, André Cruz, Phill Babb. Hall of Fame, Sporting.
Sarr, Mauricio, Tobias, Rabia, P. Oliveira, o Sporting actual. Não há milagres.
CULTURA DE EXIGÊNCIA.
18 Setembro, 2014 at 18:00
Sporting, com passivo de 20M na altura desses gigantes.
Sporting actual, com um passivo de 400M, sem património e, na altura da tomada de posse, em falência técnica e com salários em atraso.
Não há milagres.
CULTURA DE EXIGÊNCIA
18 Setembro, 2014 at 18:04
Mas ainda arranjamos 14 milhões para gastar em reforços sub-21 para a equipa B.
O problema será falta de dinheiro ou de capacidade negocial.
18 Setembro, 2014 at 18:07
“Arranjamos”?
Ou ganhámos com a entrada na Champions, venda de um treinador e jogadores valorizados?
Ó meu palerma:
1) 14M não são 100M
2) Receitas extraordinárias não é dívida
18 Setembro, 2014 at 18:21
Ah bom para comprar um bom central só com 100 M, estou esclarecido…
18 Setembro, 2014 at 18:42
Não, para comprar um bom central tens de gastar mais de 5M + salários acima do tecto estabelecido (100.000/mês). Mais de 1/3 do orçamento para contratações.
Mas caga nisso. Continua na tua missão.
18 Setembro, 2014 at 18:08
Só não entende quem não quer ou quem não sabe.
Só não entende quem é burro ou croquete.
Qual é a dúvida, mesmo ?
18 Setembro, 2014 at 18:37
Fodasse joao bem visto, pensava que era o unico na tasca dos lambuças, a ver o que vês.
Mas nao te esforces muito eles arranjam desculpa para tudo.
Bastava 2 / 3 jogadores um 10 , um central e uma alternativa ao william em vez de um camiao de jogadores.
18 Setembro, 2014 at 18:57
Jubas76 aqui não há direito ao contraditório é a teoria da Avestruz que impera. Que ninguém se meta com o Bruno nem como Montero e ate no ano passado era o Mauricio…leva logo com um camião de insultos(boi, palerma, fdp, croquette), mas ninguém tem poder de argumentação, lamentável só insultos, muito baixo nível.
18 Setembro, 2014 at 19:04
Ó BOI!!!
18 Setembro, 2014 at 19:16
Passas aqui 24 horas do dia, mas o que fazes tu na vida!? Vives da SS, comentas os actuais os passados, não te distraias, algum dia entras no teu quarto e tens lá na tua cama o teu mentor todo lambuzado em algum que pensavas que te pertencia. Ganha vida própria, vê lá se ajudas a paga a dividas.
https://www.facebook.com/SportingComediaDePortugal/photos/a.113393815409790.21088.113393612076477/830428973706267/?type=1&theater
Não envergonhes o Sporting.
Cherba quero o IP deste BOI bloqueado…BEBE.
18 Setembro, 2014 at 19:18
ABOCANHA JOÃO CAGÃO. TIRA A DENTADURA PARA NÃO FERIRES A PICHOTA DO JUBAS76. GANDA BOIIIIIIIII. CURTE AÍ.
18 Setembro, 2014 at 19:19
CABRÃO… BEM SEI QUE FOSTE TU.
18 Setembro, 2014 at 19:25
Hoje é dia grande 18 de Setembro já te pagaram o Rendimento mínimo…continua tranquilo por aqui, que eu amanha vou trabalhar para poderes continuar nessa vida.
18 Setembro, 2014 at 19:40
Obrigado João Cagão.
18 Setembro, 2014 at 19:09
entao agora q vao a sporting tv ainda mais alinhados estao
18 Setembro, 2014 at 19:10
O Jubas76 anda a fazer boquetes ao JOÃO CAGÃO.
18 Setembro, 2014 at 19:43
Tu és uma aventesma, mas mesmo assim vou-te avisar. Não confies no 76. O gajo é MENTIROSOOOOOOO!!!!
18 Setembro, 2014 at 18:58
Foda-.e 76, bem visto, só mesmo um croquete para entender outro. Mas não te esforçes muito por mais que te expliquem nunca irás entender. Faz parte da condição de ter nascido croquete e de burro para não conseguir deixar de o ser.
18 Setembro, 2014 at 18:01
Se há coisa que caracteriza o povo português é deixar-se levar pela facilidade e superar-se perante a dificuldade.
E a nossa equipa (felizmente) ainda tem bastantes tugas no plantel e no onze.
Acredito mais num grande resultado frente a um Chelsea ou a um Schalke do que frente a um Maribor.
Continuo sem saber o que será melhor para o Sporting. Os oitavos ou a Liga Europa. Talvez a segunda nos traga mais experiência …
18 Setembro, 2014 at 18:34
Que venha rápido o próximo jogo e com vitória!!! Dass!!! Que azia…
E é isso mesmo Tobias, “para nos deitar abaixo já temos os outros 6 milhões… Mai nada!!!
Spoooooooorting!!!!
18 Setembro, 2014 at 18:36
Tobias!??!! Daaaahh Tadeu 😛
18 Setembro, 2014 at 19:12
O nome é o menos relevante 😉
O que eu gostava mesmo era que fossemos todos mais unidos e protegêssemos os nosso Homens…. Isso sim fazia de mim um tipo Feliz!
19 Setembro, 2014 at 13:20
VOTA NANI: http://www.uefa.com/uefachampionsleague/goal-of-the-week/index.html