Chegaste há quatro meses e é o terceiro post que te dedico. Não que queira convidar-te para jantar ou esteja desejando que engrosses a lista de gajos que não chegam ao Natal, bem pelo contrário. Escrevo-te porque gostava que o teu sucesso fosse o nosso sucesso. Que o nosso futebol continuasse a evoluir. E que cumprisses o contrato de quatro anos com várias conquistas pelo caminho. Resumidamente, continuo a acreditar que podes ser o gajo certo no lugar certo.
Mas, deixa-me perguntar-te: e tu, acreditas? Se, neste momento, acabas de soltar um «foda-se?!?» é muito bom sinal. Indignares-te com a minha pergunta, é sinal que, sim, acreditas em ti mesmo. Assim sendo, passo à pergunta seguinte: de que é que tens medo, Marco? O que é que te impede de mudar a equipa? De colocar reforços em campo, quando todos vemos que isso se impõe? Gostava, mesmo, de ouvir-te responder. Mas como isso dificilmente acontecerá, vou eu atirar a minha justificação.
É normal que a oportunidade de treinar o Sporting tenha mexido contigo. É a oportunidade de uma vida que, acredito, quererás agarrar com todas as forças. Mas fico com a ideia que não estás a fazê-lo. Eu até consigo perceber que não tenhas querido entrar no balneário a pés juntos. Respeitaste hierarquias e respeitaste o bom trabalho feito na época anterior, apostando num 11 muito semelhante ao de 2013-14. Foste traído em cima do arranque da época, primeiros com a saída de Dier, depois com a saída de Rojo e o caso disciplinar de Slimani. Acredito que isso te tenha trazido dores de cabeça, mas não foi isso que te impediu de tentar passar para a prática o desejo manifestado no dia em que foste apresentado: «Gostamos de uma equipa que saiba dominar, comandar em posse, à procura do golo, mas também equilibrada. Equipa ambiciosa, que em todos os jogos vai querer ganhar e não podemos fugir disso de maneira alguma».
A tua premissa tem falhado num único aspecto: falta-nos equilíbrio a defender, o que, sem margem para dúvidas, estará relacionado, primeiro, com facto de praticarmos um futebol bem mais ofensivo e, segundo, com as mexidas no centro da defesa.
Mas a atacar também não está tudo bem e, aposto, tu já percebeste. Para lá da dificuldade em fazer golos (cinco em, mais coisa menos coisa, 90 remates à baliza), também falta qualquer coisa no meio-campo que crie ainda mais desequilíbrios no adversário e nos ajude a equilibrar o tal processo defensivo. Basicamente, não acredito que ainda não tenhas visto aquilo que quase todos nós já vimos. E é isso que me faz perguntar-te, o que é que te impede de mudar o onze titular? O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram? Será que três meses de trabalho não chegam para conheceres os jogadores e saberes o que podes tirar de cada um deles? Será que não acreditas nos reforços? Será que não concordas com os reforços? Será que te é imposta a utilização de algum jogador? Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?
Marco, quando tu chegaste, com ar envergonhado, prometeste lutar por títulos, com uma frase de que gostei: «Aqui, a ambição só pode ser vencer. Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Pela grandeza, historial, cultura e pela responsabilidade que é representar este clube». Não duvido que essa responsabilidade pese, mas lembra-te, antes, da outra frase: Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Não tem que ser um fardo ou uma pressão extra, Marco. Não tem que tolher-te a capacidade de mudar. A capacidade de dizer que és tu o treinador e que és tu quem decide quem joga e quem não joga. Melhor do que eu, saberás que mais depressa ganharás um balneário sendo justo, do que limitando-te a respeitar hierarquias. E não será só o balneário que conquistarás. Conquistarás, também, os adeptos. Basta mostrares que essa genética vencedora também te corre no sangue. E que não te assusta implementares as tuas ideias, para atingires as vitórias que todos desejamos!
18 Setembro, 2014 at 17:50
Caro Cherba,
Muito bem colocadas todas as perguntas. Pessoalmente gostaria de saber qual a resposta a uma delas:
– O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram?
É que, sinceramente, mediante o medianismo evidenciado por alguns titulares, impõem-se em definitivo e sem medo, sangue novo. Mesmo que isso implique errar, mesmo que isso implique a perda de pontos…
… porra Marco, pelo menos tenta! saí daí desse vale de depressão onde parece que estás metido! Tu tens (ainda…) o apoio da grande maioria dos adeptos, nem te vai recriminar por tentares.
Agora se continuas com esse ar de medo, e sempre a insistir no mesmo…
SPOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
18 Setembro, 2014 at 21:02
Ora Sir há algum tempo que o não via por aqui, tem andado long…e? Seja benvindo. Concordo plenamente com o seu comentário. Eu que não me considero um must no assunto consigo ver que há elementos que deveriam estar a aquecer o banco de suplentes como é que o MS que é um Mister não o consegue perceber, porque será?
19 Setembro, 2014 at 10:28
Olá ed,
… tenho andado por aqui, tenho é comentado menos. Mas, sempre que posso, venho cá tomar um banho de Sportinguismo.
Neste momento tenho comentado porque acho que há pequenas coisas que necessitam de serem mudadas. E não me refiro ao treinador, no qual confio. Acho que, neste momento, tem de ser a direcção a dar a cara e catapultar a ambição de todos os Sportinguistas.
Não é momento para pensar muito, é o momento de reacção. Ou reagimos (foda-se Marco, não te encolhas, caralho!), ou “morremos”…
18 Setembro, 2014 at 17:50
ora bem.. mais uma vez, e como escrevi no longo comentário do post anterior não concordo com a ideia de que não mudou o futebol do Sporting. mas compreendo o que queres dizer com a entrada dos reforços.
neste último 11, tivemos: Rui Patrício, Cédric, Maurício, SARR, Jefferson, William, Adrien, Martins, Carrillo, NANI, e Slimani.
fora Sarr e Nani, talvez possam entrar no 11 Paulo Oliveira e João Mário. para já, no próximo jogo, de certeza que entrará Jonhatan Silva. espero que este pegue de estaca porque tem muito valor.. a rever!!
18 Setembro, 2014 at 17:57
«Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?»
está aqui a confirmação de que o futebol mudou, Tiago
18 Setembro, 2014 at 18:02
compreendo e concordo. mas a opinião quase generalizada é que o 11 é o mesmo e o futebol é igual se não pior!
mas lá está.. eu gosto muito do futebol do Marco Silva e da sua matriz como bem falas.
18 Setembro, 2014 at 21:00
O futebol é melhor, bem melhor – simplesmente a bola nao tem entrado.
Nao sei o que é pior: o falhanco do Mané aos 90′ ou a paragem cerebral do Sarr aos 92’…
Tivéssemos nós marcado mais um golo em cada jogo (e bem fizemos para isso) e só tínhamos vitórias até agora.
C’est le foot
19 Setembro, 2014 at 1:59
Nem mais Portugueza.
Agora temos mais posse de bola e atacamos mais vezes.
A bola simplesmente não entra, falta de sorte em grande parte das jogadas, no entanto há muito a fazer.
Não aceito é criticas a ninguém, isso só faz mal ao nosso clube.
Às vezes temos uma idéia da táctica, mas nem sonhamos aquilo que é dito aos jogadores.
Continuo a apoiar o Marco a 99%, aquela de meter o montero , não tem explicação.
o AM , andar parado, pode ter explicação, o Mauricio falhar, tambem pode ter, agora a do Montero não tem.
Ao menos vinha defender, coisa que não fez.
Já meter um defesa quando se está a ganhar tem mais que se lhe diga.
Belos golos fez o Tónel com este pensar…..
19 Setembro, 2014 at 2:00
estava a queimar tempo!
19 Setembro, 2014 at 2:02
Tiago, para queimar , entrava o corrossel, que de certeza estava a preencher aquele meio campo.
se reparares quando foi golo , há mais jogadores do Maribor,após a linha de meio campo
19 Setembro, 2014 at 2:00
*meter um defesa a perder
18 Setembro, 2014 at 18:05
e desculpa ter falado novamente em como o futebol mudou, negligenciando o parágrafo em que de facto o escreves. mas, também eu já fiquei toldado na opinião de tantos que por não verem resultados, não conseguem ver também as diferenças óbvias!
o meu mea culpa
18 Setembro, 2014 at 17:50
Cherba, totalmente de acordo contigo!!
O Marco tem de se assumir de uma vez por todas, está-se a fazer tarde!!
É certo que estamos no princípio da época e não se pode estar a 100 %, mas que há de se fazer alterações e é para já, ou então vamos perder o comboio, o que é ainda muito cedo!!
SL
18 Setembro, 2014 at 17:51
É isto mesmo, Cherba.
Acredito que ele tenha soltado o tal “Foda-se”
18 Setembro, 2014 at 17:52
Cherba que grande mas grande texto assim de repente so digo obrigada
18 Setembro, 2014 at 17:54
A mim o que me incomoda é estar um elemento no banco, que foi importante a dada altura, mas que já na época passada não devia lá estar, quanto mais nesta.
18 Setembro, 2014 at 17:58
BC… certo?
18 Setembro, 2014 at 17:58
Obviamente.
18 Setembro, 2014 at 18:04
posso perguntar porque jusko? Achas que isso que atrapalha o marco? Estou a perguntar pk ja nao.e a primeira vez que oico isso
18 Setembro, 2014 at 18:17
até já o presidente marcha… eu vou-me sentar ali ao canto a comer muxama de atum e emborcar uma caneca de litro.
Este vale de lágrimas, os defeitos em tudo… eu já o vi.
18 Setembro, 2014 at 18:20
Eu so estou a perguntar eu adoro o bruno espero la fique muitos anos …
18 Setembro, 2014 at 18:27
Não tenho por habito falar por falar. Por isso comento pouco.
18 Setembro, 2014 at 18:38
o marco tem medo do presidente? e os jogadores… também têm medo do presidente? é que marcamos poucos golos. O maurício teve medo do presidente?
Não compro essa teoria.
18 Setembro, 2014 at 18:55
Ok. Nao estou a vender nada. Estou a dar a minha opinião.
18 Setembro, 2014 at 18:17
Tocaste num ponto importantíssimo…
18 Setembro, 2014 at 18:25
que é? O Marco não gosta de ter o BC no banco ao lado dele?
18 Setembro, 2014 at 18:35
Depreendo que sejas prx do MS pelos teus comentários, por isso, se tu o dizes, é caso para pensar…
18 Setembro, 2014 at 19:38
Quando o Marco aceitou o cargo não sabia que ia ter o presidente no banco?
18 Setembro, 2014 at 20:38
Não disse que incomodava ou deixava de incomodar.
Eu se fosse treinador não gostaria, por menos interventivo que um presidente seja.
Digo que é um ponto importantíssimo, onde BC, Inácio, etc … devem ter cuidado e saber onde é a linha que separa as funções de cada um.
18 Setembro, 2014 at 18:24
Achas que o Presidente estar ali pressiona o Marco Silva ou os jogadores?!
Estamos num momento que este presidente ainda não tinha vivido! Verdadeiras dificuldades desportivas! E para mim os grandes lideres medem-se na forma reagem quando parece que estão a perder a Guerra! Saberá ele dizer e fazer o que é preciso?! E o que será?! Motivar?! Dar-lhes nas orelhas?! Tirar pressão?! Pôr pressão?! Há 2 caminhos…estar muito junto da equipa, perceber e fazer o que é seu entendimento ou estar mais afastado e confiar no Director Desportivo para o fazer…Ele escolheu o primeiro…Vamos esperar para ver como reage…
18 Setembro, 2014 at 18:28
O meu medo é isso mesmo… como ele reage…
18 Setembro, 2014 at 18:33
Ainda ontem pensei nisso…se os jogadores já estão nervosos (como tenho defendido que acho que é parte do problema) e ele aperta ainda mais com eles é pior a emenda do que o soneto…daí ter dito o que disse…
Acredito mais que o Marco Silva ou talvez o Inácio, com a sua calma e mentalidade (o jogo a jogo que nos levou ao titulo) consiga melhor dar a volta neste momento…
Não sei…vamos ver…
18 Setembro, 2014 at 18:18
O que seria dito de BdC se com estes resultados saísse do banco?
18 Setembro, 2014 at 21:07
+1.
18 Setembro, 2014 at 22:14
+1
18 Setembro, 2014 at 22:46
+1
18 Setembro, 2014 at 18:20
+ 1
18 Setembro, 2014 at 18:49
Muito bem observado. Lembram-se durante a apresentaçao do MS, a voz tremia-lhe ? Neste momento a presenca de BC no banco não é benefica. O MS não tem os nervos de aço do leo.
18 Setembro, 2014 at 21:13
Quando aceitou vir para o Sporting já BC estava no banco, não foi para lá depois do MS entrar, por conseguinte se ele aceitou vir sabia com o que contava. Penso que estão a levantar questões de mais e isso deve-se ao MS mostrar que está com medo de mexer na equipa. Serrá que a viola é grande demais para os seus dedos? Se fôr, só tem 2 caminhos ou vence o medo ou arrepia caminho e confessa-se.
18 Setembro, 2014 at 17:54
Na minha opinião, que vale o que vale, o marco deveria manter a dia ideia de jogo, que parece-me boa, bola no pé, esquerda-direita-esquerda, n vezes até conseguir abrir a defesa, o problema são algumas peças que por diferentes motivos estão a emperrar o jogo e a sua qualidade.
Eu dava oportunidade ao P oliveira, Tobias (ainda) não porque estaríamos a atira-lo aos lobos no lugar do Maurício. E a segunda mudança, sair André Martins, jogador que aprecio, e a entrada de, a seguir ao Nani, o nosso maior e melhor tecnicista, o Montero.
Penso que estás alterações iriam permitir a equipa equilibrar se melhor defensivamente, falando do PO, e no caso do fredy, as mudanças poderiam ser a vários níveis: 1 a sua indiscutível capacidade de segurar, passar e desiquilibrar; 2 passar a ideia a equipa, aos adeptos que se entra para ganhar e é com essa ideia na cabeça que entram no jogo e por fim, a própria presença de dois avançados colocará nos treinadores adversários dúvidas e problemas que não estão habituados a ter.
Isto era o que faria, mas eu só tenho um grande amor ao Sporting e experiência desde o FM6 por isso…
SL e domingo a vitória é nossa!
18 Setembro, 2014 at 17:55
Força grande Marco! Mais um excelente post do enorme Cherba!
SPOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 17:56
Marco, acho que podes singrar. Acho-o sinceramente. Por favor, peço-te, arrisca, muda, a equipa, o sistema, o que quiseres, mas muda! Muda o 11, convoca o slav, senta o William e mete o Rosell se achares que é isso que faz falta, senta o AM na bancada, convoca o Gaulle, mete o Montero a 10, joga com 2 PL, mas faz qualquer coisa porra!! Não podemos continuar assim! Mostra que tens vontade, mostra que tens querer e nós defender-te-emos sempre! Esquece essa merda de perder tempo contra os Maribor’s desta vida… ganhamos por um aos 89, pois então carregamos neles até aos 90, 91,92… deixa-te de merdas! Eu acredito em ti! Não me fodas!!
18 Setembro, 2014 at 17:57
Gaulle? Lol Gould.
18 Setembro, 2014 at 17:58
OK, desisto :p
18 Setembro, 2014 at 17:58
ou Gauld 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:00
Pois, já desisti… 🙂 a porra do corrector não me deixa escrever… 🙂
18 Setembro, 2014 at 17:59
gosto da frase eu acredito em ti! Nao me fodas 🙂 eu tenho essa mesma sensacao
18 Setembro, 2014 at 17:58
Vamos lá Marco. Faz o que sabes!
Não é assim tão diferente. Só tens de pôr a aquipa a jogar bem e a dar tudo. Se assim for, independentemente dos resultados, terás o apoio de pelo menos 3 milhões!
18 Setembro, 2014 at 17:58
Acredito, e espero, que este jogo tenha sido o click que faltava ao MS para mudar o que tem que ser mudado.
18 Setembro, 2014 at 18:23
Se não foi… Pior que cego é quem não quer ver e para bentolas já me bastou o real deal.
18 Setembro, 2014 at 17:59
Excelente texto Cherba! SPOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 18:02
Cherba : Podes aproveitar amanhã para lhe dar uma palavrinha. 😉
Não vá ele estar a pensar que nós não acreditamos.
18 Setembro, 2014 at 18:02
O que eu gostava que Marco Silva respondesse a este post:
Caro Cherba, queres saber do que tenho medo? De haver tanto idiota à minha volta que não percebe que isto é Futebol, que não me deixem fazer o bom trabalho que sei ser capaz de desenvolver neste grande Clube que é o Sporting.
Sim, porque não sou um snipper contratado para fazer tiro ao alvo. Sou um treinador de Futebol. Desenvolvo treinos com Homens, preparando-os o melhor possível física, tactica e psicologicamente para os jogos das diferentes competições.
E, para surpresa de muitos: não tenho uma bola de cristal! Não sei se os avançados vão falhar golos ou marcá-los, não sei se os defesas vão acertar nas bolas e nas marcações, não sei se os criativos vão sacar passes a rasgar e fintas de sonho ou brincar na areia até ao limite da nossa paciência.
Apenas presumo, e as coisas têm corrido mal.
90 remates para 5 golos? Se fossem 10 já era melhor, a eficácia seria superior? Ou se fossem 10 teríamos apenas um golo, e estaria tudo ainda pior (com a malta a queixar-se da falta de remates, que deveriam ser 90)?
Se o William ficasse no banco estaria tudo feliz? Ou estariam para aí a praguejar que no campo e com minutos nas pernas é que se recupera a forma? E que estávamos a queimar o nosso maior “activo”? E que o ambiente no balneário deveria estar de cortar à faca? Ou que os fundos estavam a minar a relação do Clube com o jogador?
Se retirasse o Xerife, depois de tantos elogios (exagerados) na época transacta, diriam que as fífias na defesa eram culpa dos recém-chegados, e que não se pode mexer em tudo de repente. Queimavam-se os miudos que estão agora a dar os primeiros passos de sénior.
Se retirasse o AMartins, não faltariam almas a afirmar que depois da maravilhosa pré-época, estava-se a apostar em quem não se devia.
Da mesma forma que para metade dos sportinguistas, Rojo não passava de um trauliteiros “amante de cartões amarelos” (como disse o gajo da RTP durante o Mundial, afinal tão parecido na sua galinhagem como tantos meus consórcios deste Clube), que nem central era. Da mesma forma que Carrillo era um brinca na areia incorrigível. Da mesma forma que Nani foi (lembram-se? eu lembro-me!), ou Pedro Barbosa, ou quase todos os que tiveram a má ideia de se distinguir por este Clube (não, não me esqueço do Oceano e da forma como saiu do Clube enquanto jogador) não serviam. Da mesma forma que Rui Patrício foi repetidamente assobiado e rebaixado nos seus primeiros anos.
Ou seja, o que eu gostava que o Marco Silva te respondesse, e a todos os nervosinhos como tu que por cá têm discorrido nas últimas 24 horas, é: tenho medo o caralhinho, vai mas é tomar um diazepan, que isto é Futebol e o Sporting é o Maior!
18 Setembro, 2014 at 18:07
“tenho medo o caralhinho, vai mas é tomar um diazepan, que isto é Futebol e o Sporting é o Maior!”
Tá ganho!
Nem preciso de ler mais nada.
🙂
18 Setembro, 2014 at 18:07
mas tu achas que eu estou contra o Marco?!?
18 Setembro, 2014 at 18:13
Epá. O que eu depreendi ao ler o comentário do Placebo foi : Acontece. Estas merdas acontecem. E isto é o Sporting! Somos ENORMES. Por isso, é ir pra cima deles sem dó nem piedade.
18 Setembro, 2014 at 18:13
Eu sei que não estás 🙂
Não deixo é de achar que era isso que ele deveria responder ao (título do) teu post.
A ideia é: dar-lhe tempo, a ele e à equipa.
Se há algo a criticar, foi a gestão das expectativas. Mais nada.
Todo este “ruído” dos do costume só serve para prejudicar. Não aqui na Tasca, onde se pode falar à vontade, mas sim no estádio, onde receio que alguns dos nervosinhos daqui são capazes de transportar as suas “inquietações” para dentro do relvado.
Ou pior, o Presidente achar que “isto” é a ideia dominante, e que por isso tem que “mexer” na equipa técnica (como aconteceu na famosa tragédia Cintra-Robson).
Não tem que mexer. Tem que continuar. Com tempo, e calma.
18 Setembro, 2014 at 18:22
Placebo, falaste com o Marco hoje?
🙂
O post ele lê… os comentários são outra conversa.
18 Setembro, 2014 at 18:40
Espero que ele não tenha tempo para ler os comentários da Tasca. Era mau sinal 🙂
18 Setembro, 2014 at 20:40
As mensagens do Cherba chegam-lhe, os comentários não.
Agora, que qq um tem acesso … e que jogadores passam aqui … pois.
19 Setembro, 2014 at 1:04
Estamos juntos 😉
18 Setembro, 2014 at 19:21
Completamente de acordo, Placebo.
Estamos todos ou quase todos a recompor-nos do murro aos 92 que nos destruiu uma vitória e abalou a esperança, por isso é aceitável a descrença e o desnorte que anda por aqui. Imaginemos que apesar da barraca que resultou no golo do empate, o esloveno falhava, a bola não entrava e ganhávamos 1-0, ou se o Mané uns minutos antes não falhasse de cabeça só com o redes pela frente o 2-0. Ganhávamos o jogo e toda a crítica hoje seria totalmente diferente na abordagem ao jogo. Assim pomos tudo em causa, já é pelo presidente ir para o banco, o Marco Silva tem medo de mexer na equipa, o William agora já nem tem classe para ser titular, o Paulo Bento é que tinha razão para não levar o Adrien ao mundial, a equipa fisicamente está de rastos, etc, etc, etc. Vamos lá raciocinar, a equipa tem lacunas, a matéria prima é a que existe, e não somos nós que a vemos apenas jogar que estamos em melhores condições para saber o valor técnico, físico, psicológico de cada um deles para saber qual o onze para cada jogo. É o Marco Silva, que profissionalmente é treinador de futebol e lida com os jogadores todos os dias, quem tem a capacidade e a responsabilidade de alinhar a melhor equipa. Nós poderemos discordar, mas não é a nossa discordância que vai ajudar a equipa a jogar melhor.
Vamos ter calma e continuar a apoiar a equipa e o seu treinador. Ou querem voltar a ter 4 treinadores por época e voltar a ficar em sétimo?
Revejam-se no nosso símbolo. O Leão é calmo, com ar pachorrento mas todos o respeitam senão ele agirá no momento certo. Vamos ter confiança no Leão que nos representa, porque há muitas batalhas mais importantes para resolver do que uma bola que nós falhamos e o adversário não falhou.
Saudações Leoninas
18 Setembro, 2014 at 18:03
De acordo Cherba!
Que não haja estatutos, que se troquem algumas peças no 11, que se dêem oportunidades a mais jogadores!
Tem de haver mudanças em Barcelos! Pelo menos Paulo Oliveira e João Mário de início, Gauld e Tanaka no banco.
Marco…bora lá, sem medos! Eu acredito no teu trabalho!
18 Setembro, 2014 at 18:04
Começo a ter pesadelos… André Martins transformou-se em Afonso Martins. Mané em Djaló. William em Rochemback. F. Montero em F. Krueger.
Ajuda-me Marco!
Porra!
18 Setembro, 2014 at 18:16
Essa está muito boa, o Montero que é um pacifico e um paz de alma transformou-se em F. Krueger. Só se for pela subsitituição de ontem, ainda vamos ver o Montero em “Pesadelo em Maribor Street” 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:48
o problema do Montero foi ter deixado de ser o Fredy que causava pesadelos às defesas, pá! Mas ele vai voltar. Ó se vai!
18 Setembro, 2014 at 18:08
Marco abre os olhos,
o Cherba até é um “gajo” ponderado, respira fundo e tem sempre as palavras certas para te dizer.
depois de ontem, metade da comunidade Leonina já te tinha despedido, pedido eleições antecipadas e corrido com todos os que estivessem relacionados com o futebol.
quer seja o Nani, o William, Adrien, Martins, Bruno de Carvalho ou o Papa Francisco, se não estão nas melhores condições, se não são o elemento em melhor forma para aquele lugar, ou não são o elemento que melhor interpreta o que pretendes para aquele lugar, uma boa temporada no banco ou na bancada é o melhor.
verdade seja dita, está na hora de ganhares (desculpa o português), colhões.
o ano passado não tínhamos banco, não tínhamos possibilidades de trocar quem quer que fosse, ficava sempre um buraco por tapar.
este ano podemos não ter ido buscar nenhuma peça titular, tirando o Nani logicamente, mas porra temos opções naquele banco que nos permitem “brincar” com várias formações, 3-5-2, 4-4–2, 4-5-1, etc
já deves ter percebido que 90% dos nossos adversários vão jogar trancados e em contra-ataque, como tal está na hora de assumires o treinador que nós Sportinguistas sabemos que podes ser
verdade seja dita, está na hora de ganhares (desculpa uma vez mais) colhões.
somos o Sporting Clube de Portugal, não temos paralelo a nível desportivo a nível mundial, atenção Marco, MUNDIAL
verdade seja dita, está na hora de ganhares (eu sei eu sei, desculpa mas só assim percebes) colhões.
queres ser mais um que por cá passou ou queres ser Aquele que por cá passou, por cá ganhou títulos, por cá lançou bases das vitórias futuras que sabemos que vamos ter?!?
está nas tuas mãos. se os homens que tens a teu cargo não conseguirem perceber que terem de ir para o banco é o melhor para o clube, ou se tu não perceberes que alguns homens tem de ir para o banco, algo está mal e tem de mudar.
continuamos a acreditar em ti, continuamos a acreditar na nossa equipa, faz parte de vcs alterarem isto
das mil e quinhentas oportunidades que podemos criar, tem de começar a entrar, a melhor maneira de evitarmos estes empates tardios, é marcar sempre mais um antes do golo de empate dos adversários
verdade seja dita, está na hora de ganhares colhões.
está nas tuas mãos
da nossa parte sabes que estaremos os 90 minutos a puxar por vcs, mas depois se tivermos de puxar as orelhas, também o vamos fazer
Força Marco, força equipa, força Sporting
18 Setembro, 2014 at 18:08
Força Marco, tens qualidade, fizeste um grande trabalho no Estoril, quero acreditar que vais cumprir os 4 anos de contrato que tens com o SCP e vamos ter muitas alegrias contigo.
Só tens de fazer um apanhado do que está mal e corrigires já em Barcelos. Não tenhas medo de tirar nenhum jogador do 11 se esse jogador não estiver a render, e quanto a mim tens pelo menos 2 de caras e até te digo os nomes: Mauricio e André Martins. Não há nada pior para desmotivar o outro jogador que treina com afinco e quer aproveitar a oportunidade e para acomodar aquele que não está a render e continua a jogar.
Mostra que és tu quem manda e és tu que decides. Se fores justo, todos te irão respeitar.
ps: E já agora se não for pedir muito, mete o Gauld a jogar uns minutos, as etapas com jogadores deste calibre fazem-se na equipa A.
18 Setembro, 2014 at 18:08
Não acho que ele tenha medo…como já disse acho que tem um dilema:
– Aprofundar esta forma de jogar mas mudar jogadores e fazer experiências com os jogadores;
– Mudar a nossa forma de jogar para encaixar melhor nos jogadores que ele acha que são melhores!
Acho que ele tem de mudar qualquer coisa e tendo pouco tempo acho que devia mudar o Maurício pelo Rossel/Paulo Oliveira e o A. Martins pelo Mané ou João Mário…
Não é uma revolução mas eu não acho que o Sporting precise de uma revolução…
18 Setembro, 2014 at 18:14
Voltámos ao mesmo tilt: a equipa não presta, o treinador é medroso, as pessoas não acreditam, já ninguém vai ao estádio…
discordo… esta posta parece escrita pelo manha… ou foi copiada daquelas páginas de supostos adeptos do Sporting.
18 Setembro, 2014 at 18:40
eu sei que a tua tv pifou, mas olha melhor para o ecrã do smart. Não percebes que isto é para espicaçar o Marco, enquanto lhe digo que quero mais é celebrar vitórias com ele?
Bebes uma caneca de meio litro, para ver se atinas.
18 Setembro, 2014 at 18:19
enquanto vocês se degladiam a escolher quem será o próximo a ser expulso da casa dos segredos…
eu vou ali pró canto aviar uma muxama de atum na companhia de uma caneca de litro.
18 Setembro, 2014 at 18:21
Eu nomeio o 76.
Acho que ele já não está a fazer nada aqui. E que devia era ir para a Eslovénia. 😛
18 Setembro, 2014 at 18:21
e claro… soltar de forma audível os gases da cerveja acumulados no estômago.
18 Setembro, 2014 at 18:26
Estamos todos com o Marco, estamos todos com o Bruno e estamos todos com a equipa, mas há 2 pontos, a meu ver, indiscutíveis:
Ponto 1: não temos centrais capazes para sermos campeões (culpa da direcção);
Ponto 2: o A. Martins não pode ser titular desta equipa (João Mário ou Gauld, já!).
18 Setembro, 2014 at 18:41
toma lá um cheviche, ó chileno!
18 Setembro, 2014 at 18:41
ceviche! dasse!
18 Setembro, 2014 at 18:27
O problema de Marco Silva pode ser um presidente que tem a mania que percebe mais de futebol do que ele, que faz contratações sem consultar e consertar com o treinador e que ainda por cima está no banco a chatear a cabeça.
Eu perdi a paciência com o presidente. Quero competência desportiva no Sporting. Quero entender porque temos grande parte dos nossos reforços da época na equipe B quem nem assim ganha jogos por aí além. É como uma equipe da segunda divisão que se reforçou como se fosse de primeira e ainda assim andar a arrastar-se.
O futebol do Sporting está uma porcaria e o responsável directo, antes ainda do treinador, é o director para o futebol profissional.
Por mim, insisto, o presidente deve começar a sentir a pressão dos adeptos. Chega de estado de graça.
18 Setembro, 2014 at 18:30
O Citius terá que ser substituído. Levará 3 ou mais anos e custará dezenas de milhões. É melhor deixar isso para os gastadores do PS.
Entretanto, a Sra. Ministra da Justiça aconselha o uso de programas temporários, nomeadamente o Canetius, o Faxius e o Correius.
18 Setembro, 2014 at 18:48
Não me fales do Citius ou ainda tenho um colapso!
19 Setembro, 2014 at 11:07
Gostei do off topic! É que eu trabalho num tribunal, isto está uma merda e não li nem ouvi essa do citius. Mas não me surpreende!
19 Setembro, 2014 at 11:09
Ainda criamos um núcleo de tasqueiros utilzadores do citius…
18 Setembro, 2014 at 18:29
Uiiiiiii.
O caminho que isto vai levar.
Fui!
18 Setembro, 2014 at 18:29
Isto chama-se Pressão.
Há quem saiba lidar com ela e há quem não saiba e tenha de aprender. Na minha opinião, o Marco tem de aprender. E não vem mal nenhum ao Mundo por isso. Mas a palavra chave é esta: Aprender.
Admito que um treinador tenha dificuldades em lidar com a pressão, admito que a realidade que encontrou em Alvalade nada tem a ver com o Estoril, admito todas as dificuldades possíveis e imaginárias.
Só não admito que não se aprenda. E aprender significa isto: Analisar + Actuar. Porque analisar sem actuar não é aprender. É simplesmente analisar. E para analistas, já temos muitos aqui na Tasca (eu incluído) e na CS.
Portanto, o problema só pode ser uma das duas:
1) Ou está a analisar mal. E isso, sendo grave, pode ser corrigido com o input dos adjuntos e da estrutura.
2) Ou está a actuar mal (ou a não actuar) e isso é gravíssimo, porque foi para isso que ele foi contratado.
Ainda pode haver uma terceira hipótese, que eu não acredito (mas é perfeitamente possível):
O Marco está a analisar bem e, a não actuação, significa que as alterações que pode fazer não acrescentam mais do que aqueles que estão a jogar. Ou seja, não confia nos reforços.
18 Setembro, 2014 at 18:30
Em tempos a frase mais ouvida era “Deixem jogar o Mantorras”.
Eu, hoje, adapto para “Deixem treinar o Marco Silva”.
A sério, nem acredito que li aqui a maioria dos sportinguistas a pedir a demissão do treinador. Têm noção do que essa medida representaria? Mesmo que os resultados dos jogos que se seguem não sejam os mais felizes vamos é ter calma e deixar o Marco Silva trabalhar.
Até ao momento tenho visto alguns momentos de bom futebol mas também há períodos nos jogos em que estamos completamente desligados. Não está tudo bem mas também não está tudo mal, há algum futebol de qualidade neste Sporting.
A direcção, se isto não correr de feição entretanto, poderá eventualmente vir a público tirar a pressão de cima do treinador. Não é um voto de confiança, nada disso, é apenas vir a público assumir as responsabilidades pelos maus resultados. Até porque se acabassem por despedir o Marco Silva teriam obviamente que assumir as responsabilidades por ter falhado na escolha do treinador. Então o que sugiro é que façam aquelas declarações como “contratámos o Marco por 4 anos e as contratações foram feitas tendo em conta o projecto que a direcção e o treinador têm pensado para o clube” e blá blá blá.
Enfim, só mesmo para tirar pressão ao treinador e acalmar a maioria dos adeptos que talvez por causa da conversa da “pole position” convenceram-se que isto ia ser mel…
18 Setembro, 2014 at 18:35
Não podia estar mais de acordo contigo…
clap clap clap
18 Setembro, 2014 at 18:40
Voltaste em grande.
18 Setembro, 2014 at 18:42
confessa que tens saudades do Rojo 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:46
e, já agora, traz de volta o Pão Metálico!
18 Setembro, 2014 at 19:02
Ui… Está visto que não viste o Man Utd – QPR
Apesar de ter jogado a defesa esquerdo isso não o impediu de fazer de tudo para que o QPR fizesse pelo menos um golito. Ora vê no youtube:
min: 2:12
/watch?v=yCT5tPrf6Yc
min: 5:12
/watch?v=zlon0N_quE8
18 Setembro, 2014 at 19:09
LaS, já tinha saudades de te ouvir falar do Rojo 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:48
Tudo verdade LaS mas a questão que tenho é na mesma linha da que fiz ao Jusko.
Esse admitir de responsabilidades não será perigoso? Não será um entreabrir de portas para os detractores do costume?
Todas estas questões parecem-me que pecam por precoces. Os próximos 2 jogos vão ditar se isso é necessário ou não. Uma vitória contra o porco e acabam as lamúrias.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:08
mais nada…
18 Setembro, 2014 at 21:15
Também acho – quanto mais depressa as pessoas se mentalizarem que isto nao é (nao deve ser) um clube resultadista e que temos um projecto para o futuro, melhor.
Isto, sem diminuir a exigencia – é preciso tranquilidade para trabalhar, saber que nao se vai ser corrido em funcao dos resultados, mas é preciso dar o máximo e atingir metas pré-definidas.
Nao sei quais sao, haverao certamente, mas falo de coisas do tipo estabelecer metas de integracao de x jogadores na equipa principal ao fim de certo tempo, exibindo níveis competitivos adequados, sejam físicos, sejam tácticos.
Falo de treino específico (comecem a meter livres directos sff e golos de canto), falo dos lingrinhas a ganharem cabedal, falo de estabelecer bases para uma equipa de alta rotacao a crescer de ano para ano.
Quero que sejamos uma equipa temível, mas nao espero que aconteca de um ano para o outro.
E, para os caros amigos resultadistas, por favor reconhecam que temos tido algum azarito….
18 Setembro, 2014 at 18:30
Esta decidido o mais fácil.
Barcelos, o mais dificil vai ser convencer os outros 3 Leões.
18 Setembro, 2014 at 18:30
É certo que algo tem de mudar. Não é um jogo que corre mal, foi um jogo que correu bem (luz).
Nem toco na base… no mister… no estilo.
É isto que quero. Posse, mandar no jogo. Assumi-lo.
Dispenso arrepios na defesa, mas desta forma vamos sempre ter um ou outro contra ataque perigoso.
Claramente precisamos de estabilidade na defesa. Independentemente de quem joga.
Os golos virão por acréscimo.
Percebo perfeitamente o início de época com o 11 que começou. Por várias razões.
Mas está na altura de mexer qq coisa.
Grande mensagem Cherba. Não só para fora, mas claramente a unir as tropas.
18 Setembro, 2014 at 18:36
Marco só te peço um coisa.
Lembra-te de quando ficaste sem 7 jogadores no antigo clube e lembra-te de como com os 7 que entraram continuaste a mostrar futebol.
18 Setembro, 2014 at 18:36
O marco não tem culpa de ter reforços sem qualidade. Há uns tempos desafiei a compararem o nosso onze titular ao do slb e fcp. Afirmei que principalmente o porto tinha um plantel fenomenal e que só por incompetência do treinador não seria campeão este ano como jj foi o ano passado tbem com um plantel fantástico. Aqui na tasca sempre se valorizou em demasia os nossos jogadores agora que conforme expectável as coisas não estão a correr bem parece que toda a gente caiu na real e percebeu que afinal não somos assim tão bons. A política de contratações foi catastrófica excepção claro nani. A gestão das expectativas da direcção também foi horrível criando pressão desnecessária numa equipa que não tem ovos para fazer omoletes. Eu acredito que consigamos ficar em terceiro lugar no campeonato e façamos uma boa campanha na liga Europa de la chegarmos. Mais do que isto e utópico. E continuarei sempre a torcer pelo meu Sporting. Com realismo. Agora venham dizer que sou portista disfarçado
18 Setembro, 2014 at 18:45
só por incompetência tua é que achas que ganhar ao porto e ao benfica só é possível jogando do mesmo modo que eles jogam. Felizmente há muitas formas de jogar.
sem reforços fizemos 2º… este ano tentaremos o 1º lugar.
18 Setembro, 2014 at 19:27
eu comparo.. mas olha que em caso de igualdade meto o do Sporting. ok?
Rui Patrício – bastante superior a qualquer um dos rivais.
Cédric – melhor que maxi e ao nível de danilo. tem a desvantagem de não ter ido à selecção porque o treinador é o bento
luisão – nunca pensei dizer isto, mas nem mauricio nem maicon.. está fraco de centrais pela direita.
martins indi – esquerdino, bom porte físico e sabe sair a jogar.
alex sandro – vou esperar pelo jonhatan mas o alex sandro é grande jogador.
William – de caras. nem preciso justificar
Adrien – está ao nivel do enzo. mais uma vez só não é internacional porque o bento é que manda (?).
Oliver – classe de jogador.
Nani – melhor jogador em Portugal.
gaitan – Carrillo desculpa mas a vantagem do gaitan é que decide quase sempre bem e com frieza. na capacidade técnica são iguais.
jackson – pronto. é top.
por isso, para mim 5/11 diz muito. temos um bom plantel. mas há grandes diferenças em posições chave como central e 10. é esperar pelo JM a 10 e talvez o Paulo Oliveira no lugar de maurício…
18 Setembro, 2014 at 20:56
Não posso concordar menos…
O Cedric é bom, mas não do nível do Danilo.
O Adrien não está sequer na liga do Enzo.
O Oliver é um talento, mas o Brahimi na linha ou no meio é superior.
Só Patrício, Wilson e Nani é que teriam lugar no 11 de slb e fcp.
Provavelmente tanto o Reyes como o Lisandro Lopez seriam titulares no SCP. Quaresma, Tello, Adrian Lopez e Aboubakar também teriam lugar no nosso 11.
A verdade é que a diferença de orçamentos gera um desiquilibrio imenso nas opções.
Eles com dinheiro, nós com coração. Cada um com as suas armas.