Chegaste há quatro meses e é o terceiro post que te dedico. Não que queira convidar-te para jantar ou esteja desejando que engrosses a lista de gajos que não chegam ao Natal, bem pelo contrário. Escrevo-te porque gostava que o teu sucesso fosse o nosso sucesso. Que o nosso futebol continuasse a evoluir. E que cumprisses o contrato de quatro anos com várias conquistas pelo caminho. Resumidamente, continuo a acreditar que podes ser o gajo certo no lugar certo.
Mas, deixa-me perguntar-te: e tu, acreditas? Se, neste momento, acabas de soltar um «foda-se?!?» é muito bom sinal. Indignares-te com a minha pergunta, é sinal que, sim, acreditas em ti mesmo. Assim sendo, passo à pergunta seguinte: de que é que tens medo, Marco? O que é que te impede de mudar a equipa? De colocar reforços em campo, quando todos vemos que isso se impõe? Gostava, mesmo, de ouvir-te responder. Mas como isso dificilmente acontecerá, vou eu atirar a minha justificação.
É normal que a oportunidade de treinar o Sporting tenha mexido contigo. É a oportunidade de uma vida que, acredito, quererás agarrar com todas as forças. Mas fico com a ideia que não estás a fazê-lo. Eu até consigo perceber que não tenhas querido entrar no balneário a pés juntos. Respeitaste hierarquias e respeitaste o bom trabalho feito na época anterior, apostando num 11 muito semelhante ao de 2013-14. Foste traído em cima do arranque da época, primeiros com a saída de Dier, depois com a saída de Rojo e o caso disciplinar de Slimani. Acredito que isso te tenha trazido dores de cabeça, mas não foi isso que te impediu de tentar passar para a prática o desejo manifestado no dia em que foste apresentado: «Gostamos de uma equipa que saiba dominar, comandar em posse, à procura do golo, mas também equilibrada. Equipa ambiciosa, que em todos os jogos vai querer ganhar e não podemos fugir disso de maneira alguma».
A tua premissa tem falhado num único aspecto: falta-nos equilíbrio a defender, o que, sem margem para dúvidas, estará relacionado, primeiro, com facto de praticarmos um futebol bem mais ofensivo e, segundo, com as mexidas no centro da defesa.
Mas a atacar também não está tudo bem e, aposto, tu já percebeste. Para lá da dificuldade em fazer golos (cinco em, mais coisa menos coisa, 90 remates à baliza), também falta qualquer coisa no meio-campo que crie ainda mais desequilíbrios no adversário e nos ajude a equilibrar o tal processo defensivo. Basicamente, não acredito que ainda não tenhas visto aquilo que quase todos nós já vimos. E é isso que me faz perguntar-te, o que é que te impede de mudar o onze titular? O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram? Será que três meses de trabalho não chegam para conheceres os jogadores e saberes o que podes tirar de cada um deles? Será que não acreditas nos reforços? Será que não concordas com os reforços? Será que te é imposta a utilização de algum jogador? Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?
Marco, quando tu chegaste, com ar envergonhado, prometeste lutar por títulos, com uma frase de que gostei: «Aqui, a ambição só pode ser vencer. Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Pela grandeza, historial, cultura e pela responsabilidade que é representar este clube». Não duvido que essa responsabilidade pese, mas lembra-te, antes, da outra frase: Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Não tem que ser um fardo ou uma pressão extra, Marco. Não tem que tolher-te a capacidade de mudar. A capacidade de dizer que és tu o treinador e que és tu quem decide quem joga e quem não joga. Melhor do que eu, saberás que mais depressa ganharás um balneário sendo justo, do que limitando-te a respeitar hierarquias. E não será só o balneário que conquistarás. Conquistarás, também, os adeptos. Basta mostrares que essa genética vencedora também te corre no sangue. E que não te assusta implementares as tuas ideias, para atingires as vitórias que todos desejamos!
18 Setembro, 2014 at 17:50
Caro Cherba,
Muito bem colocadas todas as perguntas. Pessoalmente gostaria de saber qual a resposta a uma delas:
– O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram?
É que, sinceramente, mediante o medianismo evidenciado por alguns titulares, impõem-se em definitivo e sem medo, sangue novo. Mesmo que isso implique errar, mesmo que isso implique a perda de pontos…
… porra Marco, pelo menos tenta! saí daí desse vale de depressão onde parece que estás metido! Tu tens (ainda…) o apoio da grande maioria dos adeptos, nem te vai recriminar por tentares.
Agora se continuas com esse ar de medo, e sempre a insistir no mesmo…
SPOOOOOOOOOORTIIIIIIIIIIIING!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
18 Setembro, 2014 at 21:02
Ora Sir há algum tempo que o não via por aqui, tem andado long…e? Seja benvindo. Concordo plenamente com o seu comentário. Eu que não me considero um must no assunto consigo ver que há elementos que deveriam estar a aquecer o banco de suplentes como é que o MS que é um Mister não o consegue perceber, porque será?
19 Setembro, 2014 at 10:28
Olá ed,
… tenho andado por aqui, tenho é comentado menos. Mas, sempre que posso, venho cá tomar um banho de Sportinguismo.
Neste momento tenho comentado porque acho que há pequenas coisas que necessitam de serem mudadas. E não me refiro ao treinador, no qual confio. Acho que, neste momento, tem de ser a direcção a dar a cara e catapultar a ambição de todos os Sportinguistas.
Não é momento para pensar muito, é o momento de reacção. Ou reagimos (foda-se Marco, não te encolhas, caralho!), ou “morremos”…
18 Setembro, 2014 at 17:50
ora bem.. mais uma vez, e como escrevi no longo comentário do post anterior não concordo com a ideia de que não mudou o futebol do Sporting. mas compreendo o que queres dizer com a entrada dos reforços.
neste último 11, tivemos: Rui Patrício, Cédric, Maurício, SARR, Jefferson, William, Adrien, Martins, Carrillo, NANI, e Slimani.
fora Sarr e Nani, talvez possam entrar no 11 Paulo Oliveira e João Mário. para já, no próximo jogo, de certeza que entrará Jonhatan Silva. espero que este pegue de estaca porque tem muito valor.. a rever!!
18 Setembro, 2014 at 17:57
«Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?»
está aqui a confirmação de que o futebol mudou, Tiago
18 Setembro, 2014 at 18:02
compreendo e concordo. mas a opinião quase generalizada é que o 11 é o mesmo e o futebol é igual se não pior!
mas lá está.. eu gosto muito do futebol do Marco Silva e da sua matriz como bem falas.
18 Setembro, 2014 at 21:00
O futebol é melhor, bem melhor – simplesmente a bola nao tem entrado.
Nao sei o que é pior: o falhanco do Mané aos 90′ ou a paragem cerebral do Sarr aos 92’…
Tivéssemos nós marcado mais um golo em cada jogo (e bem fizemos para isso) e só tínhamos vitórias até agora.
C’est le foot
19 Setembro, 2014 at 1:59
Nem mais Portugueza.
Agora temos mais posse de bola e atacamos mais vezes.
A bola simplesmente não entra, falta de sorte em grande parte das jogadas, no entanto há muito a fazer.
Não aceito é criticas a ninguém, isso só faz mal ao nosso clube.
Às vezes temos uma idéia da táctica, mas nem sonhamos aquilo que é dito aos jogadores.
Continuo a apoiar o Marco a 99%, aquela de meter o montero , não tem explicação.
o AM , andar parado, pode ter explicação, o Mauricio falhar, tambem pode ter, agora a do Montero não tem.
Ao menos vinha defender, coisa que não fez.
Já meter um defesa quando se está a ganhar tem mais que se lhe diga.
Belos golos fez o Tónel com este pensar…..
19 Setembro, 2014 at 2:00
estava a queimar tempo!
19 Setembro, 2014 at 2:02
Tiago, para queimar , entrava o corrossel, que de certeza estava a preencher aquele meio campo.
se reparares quando foi golo , há mais jogadores do Maribor,após a linha de meio campo
19 Setembro, 2014 at 2:00
*meter um defesa a perder
18 Setembro, 2014 at 18:05
e desculpa ter falado novamente em como o futebol mudou, negligenciando o parágrafo em que de facto o escreves. mas, também eu já fiquei toldado na opinião de tantos que por não verem resultados, não conseguem ver também as diferenças óbvias!
o meu mea culpa
18 Setembro, 2014 at 17:50
Cherba, totalmente de acordo contigo!!
O Marco tem de se assumir de uma vez por todas, está-se a fazer tarde!!
É certo que estamos no princípio da época e não se pode estar a 100 %, mas que há de se fazer alterações e é para já, ou então vamos perder o comboio, o que é ainda muito cedo!!
SL
18 Setembro, 2014 at 17:51
É isto mesmo, Cherba.
Acredito que ele tenha soltado o tal “Foda-se”
18 Setembro, 2014 at 17:52
Cherba que grande mas grande texto assim de repente so digo obrigada
18 Setembro, 2014 at 17:54
A mim o que me incomoda é estar um elemento no banco, que foi importante a dada altura, mas que já na época passada não devia lá estar, quanto mais nesta.
18 Setembro, 2014 at 17:58
BC… certo?
18 Setembro, 2014 at 17:58
Obviamente.
18 Setembro, 2014 at 18:04
posso perguntar porque jusko? Achas que isso que atrapalha o marco? Estou a perguntar pk ja nao.e a primeira vez que oico isso
18 Setembro, 2014 at 18:17
até já o presidente marcha… eu vou-me sentar ali ao canto a comer muxama de atum e emborcar uma caneca de litro.
Este vale de lágrimas, os defeitos em tudo… eu já o vi.
18 Setembro, 2014 at 18:20
Eu so estou a perguntar eu adoro o bruno espero la fique muitos anos …
18 Setembro, 2014 at 18:27
Não tenho por habito falar por falar. Por isso comento pouco.
18 Setembro, 2014 at 18:38
o marco tem medo do presidente? e os jogadores… também têm medo do presidente? é que marcamos poucos golos. O maurício teve medo do presidente?
Não compro essa teoria.
18 Setembro, 2014 at 18:55
Ok. Nao estou a vender nada. Estou a dar a minha opinião.
18 Setembro, 2014 at 18:17
Tocaste num ponto importantíssimo…
18 Setembro, 2014 at 18:25
que é? O Marco não gosta de ter o BC no banco ao lado dele?
18 Setembro, 2014 at 18:35
Depreendo que sejas prx do MS pelos teus comentários, por isso, se tu o dizes, é caso para pensar…
18 Setembro, 2014 at 19:38
Quando o Marco aceitou o cargo não sabia que ia ter o presidente no banco?
18 Setembro, 2014 at 20:38
Não disse que incomodava ou deixava de incomodar.
Eu se fosse treinador não gostaria, por menos interventivo que um presidente seja.
Digo que é um ponto importantíssimo, onde BC, Inácio, etc … devem ter cuidado e saber onde é a linha que separa as funções de cada um.
18 Setembro, 2014 at 18:24
Achas que o Presidente estar ali pressiona o Marco Silva ou os jogadores?!
Estamos num momento que este presidente ainda não tinha vivido! Verdadeiras dificuldades desportivas! E para mim os grandes lideres medem-se na forma reagem quando parece que estão a perder a Guerra! Saberá ele dizer e fazer o que é preciso?! E o que será?! Motivar?! Dar-lhes nas orelhas?! Tirar pressão?! Pôr pressão?! Há 2 caminhos…estar muito junto da equipa, perceber e fazer o que é seu entendimento ou estar mais afastado e confiar no Director Desportivo para o fazer…Ele escolheu o primeiro…Vamos esperar para ver como reage…
18 Setembro, 2014 at 18:28
O meu medo é isso mesmo… como ele reage…
18 Setembro, 2014 at 18:33
Ainda ontem pensei nisso…se os jogadores já estão nervosos (como tenho defendido que acho que é parte do problema) e ele aperta ainda mais com eles é pior a emenda do que o soneto…daí ter dito o que disse…
Acredito mais que o Marco Silva ou talvez o Inácio, com a sua calma e mentalidade (o jogo a jogo que nos levou ao titulo) consiga melhor dar a volta neste momento…
Não sei…vamos ver…
18 Setembro, 2014 at 18:18
O que seria dito de BdC se com estes resultados saísse do banco?
18 Setembro, 2014 at 21:07
+1.
18 Setembro, 2014 at 22:14
+1
18 Setembro, 2014 at 22:46
+1
18 Setembro, 2014 at 18:20
+ 1
18 Setembro, 2014 at 18:49
Muito bem observado. Lembram-se durante a apresentaçao do MS, a voz tremia-lhe ? Neste momento a presenca de BC no banco não é benefica. O MS não tem os nervos de aço do leo.
18 Setembro, 2014 at 21:13
Quando aceitou vir para o Sporting já BC estava no banco, não foi para lá depois do MS entrar, por conseguinte se ele aceitou vir sabia com o que contava. Penso que estão a levantar questões de mais e isso deve-se ao MS mostrar que está com medo de mexer na equipa. Serrá que a viola é grande demais para os seus dedos? Se fôr, só tem 2 caminhos ou vence o medo ou arrepia caminho e confessa-se.
18 Setembro, 2014 at 17:54
Na minha opinião, que vale o que vale, o marco deveria manter a dia ideia de jogo, que parece-me boa, bola no pé, esquerda-direita-esquerda, n vezes até conseguir abrir a defesa, o problema são algumas peças que por diferentes motivos estão a emperrar o jogo e a sua qualidade.
Eu dava oportunidade ao P oliveira, Tobias (ainda) não porque estaríamos a atira-lo aos lobos no lugar do Maurício. E a segunda mudança, sair André Martins, jogador que aprecio, e a entrada de, a seguir ao Nani, o nosso maior e melhor tecnicista, o Montero.
Penso que estás alterações iriam permitir a equipa equilibrar se melhor defensivamente, falando do PO, e no caso do fredy, as mudanças poderiam ser a vários níveis: 1 a sua indiscutível capacidade de segurar, passar e desiquilibrar; 2 passar a ideia a equipa, aos adeptos que se entra para ganhar e é com essa ideia na cabeça que entram no jogo e por fim, a própria presença de dois avançados colocará nos treinadores adversários dúvidas e problemas que não estão habituados a ter.
Isto era o que faria, mas eu só tenho um grande amor ao Sporting e experiência desde o FM6 por isso…
SL e domingo a vitória é nossa!
18 Setembro, 2014 at 17:55
Força grande Marco! Mais um excelente post do enorme Cherba!
SPOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 17:56
Marco, acho que podes singrar. Acho-o sinceramente. Por favor, peço-te, arrisca, muda, a equipa, o sistema, o que quiseres, mas muda! Muda o 11, convoca o slav, senta o William e mete o Rosell se achares que é isso que faz falta, senta o AM na bancada, convoca o Gaulle, mete o Montero a 10, joga com 2 PL, mas faz qualquer coisa porra!! Não podemos continuar assim! Mostra que tens vontade, mostra que tens querer e nós defender-te-emos sempre! Esquece essa merda de perder tempo contra os Maribor’s desta vida… ganhamos por um aos 89, pois então carregamos neles até aos 90, 91,92… deixa-te de merdas! Eu acredito em ti! Não me fodas!!
18 Setembro, 2014 at 17:57
Gaulle? Lol Gould.
18 Setembro, 2014 at 17:58
OK, desisto :p
18 Setembro, 2014 at 17:58
ou Gauld 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:00
Pois, já desisti… 🙂 a porra do corrector não me deixa escrever… 🙂
18 Setembro, 2014 at 17:59
gosto da frase eu acredito em ti! Nao me fodas 🙂 eu tenho essa mesma sensacao
18 Setembro, 2014 at 17:58
Vamos lá Marco. Faz o que sabes!
Não é assim tão diferente. Só tens de pôr a aquipa a jogar bem e a dar tudo. Se assim for, independentemente dos resultados, terás o apoio de pelo menos 3 milhões!
18 Setembro, 2014 at 17:58
Acredito, e espero, que este jogo tenha sido o click que faltava ao MS para mudar o que tem que ser mudado.
18 Setembro, 2014 at 18:23
Se não foi… Pior que cego é quem não quer ver e para bentolas já me bastou o real deal.
18 Setembro, 2014 at 17:59
Excelente texto Cherba! SPOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 18:02
Cherba : Podes aproveitar amanhã para lhe dar uma palavrinha. 😉
Não vá ele estar a pensar que nós não acreditamos.
18 Setembro, 2014 at 18:02
O que eu gostava que Marco Silva respondesse a este post:
Caro Cherba, queres saber do que tenho medo? De haver tanto idiota à minha volta que não percebe que isto é Futebol, que não me deixem fazer o bom trabalho que sei ser capaz de desenvolver neste grande Clube que é o Sporting.
Sim, porque não sou um snipper contratado para fazer tiro ao alvo. Sou um treinador de Futebol. Desenvolvo treinos com Homens, preparando-os o melhor possível física, tactica e psicologicamente para os jogos das diferentes competições.
E, para surpresa de muitos: não tenho uma bola de cristal! Não sei se os avançados vão falhar golos ou marcá-los, não sei se os defesas vão acertar nas bolas e nas marcações, não sei se os criativos vão sacar passes a rasgar e fintas de sonho ou brincar na areia até ao limite da nossa paciência.
Apenas presumo, e as coisas têm corrido mal.
90 remates para 5 golos? Se fossem 10 já era melhor, a eficácia seria superior? Ou se fossem 10 teríamos apenas um golo, e estaria tudo ainda pior (com a malta a queixar-se da falta de remates, que deveriam ser 90)?
Se o William ficasse no banco estaria tudo feliz? Ou estariam para aí a praguejar que no campo e com minutos nas pernas é que se recupera a forma? E que estávamos a queimar o nosso maior “activo”? E que o ambiente no balneário deveria estar de cortar à faca? Ou que os fundos estavam a minar a relação do Clube com o jogador?
Se retirasse o Xerife, depois de tantos elogios (exagerados) na época transacta, diriam que as fífias na defesa eram culpa dos recém-chegados, e que não se pode mexer em tudo de repente. Queimavam-se os miudos que estão agora a dar os primeiros passos de sénior.
Se retirasse o AMartins, não faltariam almas a afirmar que depois da maravilhosa pré-época, estava-se a apostar em quem não se devia.
Da mesma forma que para metade dos sportinguistas, Rojo não passava de um trauliteiros “amante de cartões amarelos” (como disse o gajo da RTP durante o Mundial, afinal tão parecido na sua galinhagem como tantos meus consórcios deste Clube), que nem central era. Da mesma forma que Carrillo era um brinca na areia incorrigível. Da mesma forma que Nani foi (lembram-se? eu lembro-me!), ou Pedro Barbosa, ou quase todos os que tiveram a má ideia de se distinguir por este Clube (não, não me esqueço do Oceano e da forma como saiu do Clube enquanto jogador) não serviam. Da mesma forma que Rui Patrício foi repetidamente assobiado e rebaixado nos seus primeiros anos.
Ou seja, o que eu gostava que o Marco Silva te respondesse, e a todos os nervosinhos como tu que por cá têm discorrido nas últimas 24 horas, é: tenho medo o caralhinho, vai mas é tomar um diazepan, que isto é Futebol e o Sporting é o Maior!
18 Setembro, 2014 at 18:07
“tenho medo o caralhinho, vai mas é tomar um diazepan, que isto é Futebol e o Sporting é o Maior!”
Tá ganho!
Nem preciso de ler mais nada.
🙂
18 Setembro, 2014 at 18:07
mas tu achas que eu estou contra o Marco?!?
18 Setembro, 2014 at 18:13
Epá. O que eu depreendi ao ler o comentário do Placebo foi : Acontece. Estas merdas acontecem. E isto é o Sporting! Somos ENORMES. Por isso, é ir pra cima deles sem dó nem piedade.
18 Setembro, 2014 at 18:13
Eu sei que não estás 🙂
Não deixo é de achar que era isso que ele deveria responder ao (título do) teu post.
A ideia é: dar-lhe tempo, a ele e à equipa.
Se há algo a criticar, foi a gestão das expectativas. Mais nada.
Todo este “ruído” dos do costume só serve para prejudicar. Não aqui na Tasca, onde se pode falar à vontade, mas sim no estádio, onde receio que alguns dos nervosinhos daqui são capazes de transportar as suas “inquietações” para dentro do relvado.
Ou pior, o Presidente achar que “isto” é a ideia dominante, e que por isso tem que “mexer” na equipa técnica (como aconteceu na famosa tragédia Cintra-Robson).
Não tem que mexer. Tem que continuar. Com tempo, e calma.
18 Setembro, 2014 at 18:22
Placebo, falaste com o Marco hoje?
🙂
O post ele lê… os comentários são outra conversa.
18 Setembro, 2014 at 18:40
Espero que ele não tenha tempo para ler os comentários da Tasca. Era mau sinal 🙂
18 Setembro, 2014 at 20:40
As mensagens do Cherba chegam-lhe, os comentários não.
Agora, que qq um tem acesso … e que jogadores passam aqui … pois.
19 Setembro, 2014 at 1:04
Estamos juntos 😉
18 Setembro, 2014 at 19:21
Completamente de acordo, Placebo.
Estamos todos ou quase todos a recompor-nos do murro aos 92 que nos destruiu uma vitória e abalou a esperança, por isso é aceitável a descrença e o desnorte que anda por aqui. Imaginemos que apesar da barraca que resultou no golo do empate, o esloveno falhava, a bola não entrava e ganhávamos 1-0, ou se o Mané uns minutos antes não falhasse de cabeça só com o redes pela frente o 2-0. Ganhávamos o jogo e toda a crítica hoje seria totalmente diferente na abordagem ao jogo. Assim pomos tudo em causa, já é pelo presidente ir para o banco, o Marco Silva tem medo de mexer na equipa, o William agora já nem tem classe para ser titular, o Paulo Bento é que tinha razão para não levar o Adrien ao mundial, a equipa fisicamente está de rastos, etc, etc, etc. Vamos lá raciocinar, a equipa tem lacunas, a matéria prima é a que existe, e não somos nós que a vemos apenas jogar que estamos em melhores condições para saber o valor técnico, físico, psicológico de cada um deles para saber qual o onze para cada jogo. É o Marco Silva, que profissionalmente é treinador de futebol e lida com os jogadores todos os dias, quem tem a capacidade e a responsabilidade de alinhar a melhor equipa. Nós poderemos discordar, mas não é a nossa discordância que vai ajudar a equipa a jogar melhor.
Vamos ter calma e continuar a apoiar a equipa e o seu treinador. Ou querem voltar a ter 4 treinadores por época e voltar a ficar em sétimo?
Revejam-se no nosso símbolo. O Leão é calmo, com ar pachorrento mas todos o respeitam senão ele agirá no momento certo. Vamos ter confiança no Leão que nos representa, porque há muitas batalhas mais importantes para resolver do que uma bola que nós falhamos e o adversário não falhou.
Saudações Leoninas
18 Setembro, 2014 at 18:03
De acordo Cherba!
Que não haja estatutos, que se troquem algumas peças no 11, que se dêem oportunidades a mais jogadores!
Tem de haver mudanças em Barcelos! Pelo menos Paulo Oliveira e João Mário de início, Gauld e Tanaka no banco.
Marco…bora lá, sem medos! Eu acredito no teu trabalho!
18 Setembro, 2014 at 18:04
Começo a ter pesadelos… André Martins transformou-se em Afonso Martins. Mané em Djaló. William em Rochemback. F. Montero em F. Krueger.
Ajuda-me Marco!
Porra!
18 Setembro, 2014 at 18:16
Essa está muito boa, o Montero que é um pacifico e um paz de alma transformou-se em F. Krueger. Só se for pela subsitituição de ontem, ainda vamos ver o Montero em “Pesadelo em Maribor Street” 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:48
o problema do Montero foi ter deixado de ser o Fredy que causava pesadelos às defesas, pá! Mas ele vai voltar. Ó se vai!
18 Setembro, 2014 at 18:08
Marco abre os olhos,
o Cherba até é um “gajo” ponderado, respira fundo e tem sempre as palavras certas para te dizer.
depois de ontem, metade da comunidade Leonina já te tinha despedido, pedido eleições antecipadas e corrido com todos os que estivessem relacionados com o futebol.
quer seja o Nani, o William, Adrien, Martins, Bruno de Carvalho ou o Papa Francisco, se não estão nas melhores condições, se não são o elemento em melhor forma para aquele lugar, ou não são o elemento que melhor interpreta o que pretendes para aquele lugar, uma boa temporada no banco ou na bancada é o melhor.
verdade seja dita, está na hora de ganhares (desculpa o português), colhões.
o ano passado não tínhamos banco, não tínhamos possibilidades de trocar quem quer que fosse, ficava sempre um buraco por tapar.
este ano podemos não ter ido buscar nenhuma peça titular, tirando o Nani logicamente, mas porra temos opções naquele banco que nos permitem “brincar” com várias formações, 3-5-2, 4-4–2, 4-5-1, etc
já deves ter percebido que 90% dos nossos adversários vão jogar trancados e em contra-ataque, como tal está na hora de assumires o treinador que nós Sportinguistas sabemos que podes ser
verdade seja dita, está na hora de ganhares (desculpa uma vez mais) colhões.
somos o Sporting Clube de Portugal, não temos paralelo a nível desportivo a nível mundial, atenção Marco, MUNDIAL
verdade seja dita, está na hora de ganhares (eu sei eu sei, desculpa mas só assim percebes) colhões.
queres ser mais um que por cá passou ou queres ser Aquele que por cá passou, por cá ganhou títulos, por cá lançou bases das vitórias futuras que sabemos que vamos ter?!?
está nas tuas mãos. se os homens que tens a teu cargo não conseguirem perceber que terem de ir para o banco é o melhor para o clube, ou se tu não perceberes que alguns homens tem de ir para o banco, algo está mal e tem de mudar.
continuamos a acreditar em ti, continuamos a acreditar na nossa equipa, faz parte de vcs alterarem isto
das mil e quinhentas oportunidades que podemos criar, tem de começar a entrar, a melhor maneira de evitarmos estes empates tardios, é marcar sempre mais um antes do golo de empate dos adversários
verdade seja dita, está na hora de ganhares colhões.
está nas tuas mãos
da nossa parte sabes que estaremos os 90 minutos a puxar por vcs, mas depois se tivermos de puxar as orelhas, também o vamos fazer
Força Marco, força equipa, força Sporting
18 Setembro, 2014 at 18:08
Força Marco, tens qualidade, fizeste um grande trabalho no Estoril, quero acreditar que vais cumprir os 4 anos de contrato que tens com o SCP e vamos ter muitas alegrias contigo.
Só tens de fazer um apanhado do que está mal e corrigires já em Barcelos. Não tenhas medo de tirar nenhum jogador do 11 se esse jogador não estiver a render, e quanto a mim tens pelo menos 2 de caras e até te digo os nomes: Mauricio e André Martins. Não há nada pior para desmotivar o outro jogador que treina com afinco e quer aproveitar a oportunidade e para acomodar aquele que não está a render e continua a jogar.
Mostra que és tu quem manda e és tu que decides. Se fores justo, todos te irão respeitar.
ps: E já agora se não for pedir muito, mete o Gauld a jogar uns minutos, as etapas com jogadores deste calibre fazem-se na equipa A.
18 Setembro, 2014 at 18:08
Não acho que ele tenha medo…como já disse acho que tem um dilema:
– Aprofundar esta forma de jogar mas mudar jogadores e fazer experiências com os jogadores;
– Mudar a nossa forma de jogar para encaixar melhor nos jogadores que ele acha que são melhores!
Acho que ele tem de mudar qualquer coisa e tendo pouco tempo acho que devia mudar o Maurício pelo Rossel/Paulo Oliveira e o A. Martins pelo Mané ou João Mário…
Não é uma revolução mas eu não acho que o Sporting precise de uma revolução…
18 Setembro, 2014 at 18:14
Voltámos ao mesmo tilt: a equipa não presta, o treinador é medroso, as pessoas não acreditam, já ninguém vai ao estádio…
discordo… esta posta parece escrita pelo manha… ou foi copiada daquelas páginas de supostos adeptos do Sporting.
18 Setembro, 2014 at 18:40
eu sei que a tua tv pifou, mas olha melhor para o ecrã do smart. Não percebes que isto é para espicaçar o Marco, enquanto lhe digo que quero mais é celebrar vitórias com ele?
Bebes uma caneca de meio litro, para ver se atinas.
18 Setembro, 2014 at 18:19
enquanto vocês se degladiam a escolher quem será o próximo a ser expulso da casa dos segredos…
eu vou ali pró canto aviar uma muxama de atum na companhia de uma caneca de litro.
18 Setembro, 2014 at 18:21
Eu nomeio o 76.
Acho que ele já não está a fazer nada aqui. E que devia era ir para a Eslovénia. 😛
18 Setembro, 2014 at 18:21
e claro… soltar de forma audível os gases da cerveja acumulados no estômago.
18 Setembro, 2014 at 18:26
Estamos todos com o Marco, estamos todos com o Bruno e estamos todos com a equipa, mas há 2 pontos, a meu ver, indiscutíveis:
Ponto 1: não temos centrais capazes para sermos campeões (culpa da direcção);
Ponto 2: o A. Martins não pode ser titular desta equipa (João Mário ou Gauld, já!).
18 Setembro, 2014 at 18:41
toma lá um cheviche, ó chileno!
18 Setembro, 2014 at 18:41
ceviche! dasse!
18 Setembro, 2014 at 18:27
O problema de Marco Silva pode ser um presidente que tem a mania que percebe mais de futebol do que ele, que faz contratações sem consultar e consertar com o treinador e que ainda por cima está no banco a chatear a cabeça.
Eu perdi a paciência com o presidente. Quero competência desportiva no Sporting. Quero entender porque temos grande parte dos nossos reforços da época na equipe B quem nem assim ganha jogos por aí além. É como uma equipe da segunda divisão que se reforçou como se fosse de primeira e ainda assim andar a arrastar-se.
O futebol do Sporting está uma porcaria e o responsável directo, antes ainda do treinador, é o director para o futebol profissional.
Por mim, insisto, o presidente deve começar a sentir a pressão dos adeptos. Chega de estado de graça.
18 Setembro, 2014 at 18:30
O Citius terá que ser substituído. Levará 3 ou mais anos e custará dezenas de milhões. É melhor deixar isso para os gastadores do PS.
Entretanto, a Sra. Ministra da Justiça aconselha o uso de programas temporários, nomeadamente o Canetius, o Faxius e o Correius.
18 Setembro, 2014 at 18:48
Não me fales do Citius ou ainda tenho um colapso!
19 Setembro, 2014 at 11:07
Gostei do off topic! É que eu trabalho num tribunal, isto está uma merda e não li nem ouvi essa do citius. Mas não me surpreende!
19 Setembro, 2014 at 11:09
Ainda criamos um núcleo de tasqueiros utilzadores do citius…
18 Setembro, 2014 at 18:29
Uiiiiiii.
O caminho que isto vai levar.
Fui!
18 Setembro, 2014 at 18:29
Isto chama-se Pressão.
Há quem saiba lidar com ela e há quem não saiba e tenha de aprender. Na minha opinião, o Marco tem de aprender. E não vem mal nenhum ao Mundo por isso. Mas a palavra chave é esta: Aprender.
Admito que um treinador tenha dificuldades em lidar com a pressão, admito que a realidade que encontrou em Alvalade nada tem a ver com o Estoril, admito todas as dificuldades possíveis e imaginárias.
Só não admito que não se aprenda. E aprender significa isto: Analisar + Actuar. Porque analisar sem actuar não é aprender. É simplesmente analisar. E para analistas, já temos muitos aqui na Tasca (eu incluído) e na CS.
Portanto, o problema só pode ser uma das duas:
1) Ou está a analisar mal. E isso, sendo grave, pode ser corrigido com o input dos adjuntos e da estrutura.
2) Ou está a actuar mal (ou a não actuar) e isso é gravíssimo, porque foi para isso que ele foi contratado.
Ainda pode haver uma terceira hipótese, que eu não acredito (mas é perfeitamente possível):
O Marco está a analisar bem e, a não actuação, significa que as alterações que pode fazer não acrescentam mais do que aqueles que estão a jogar. Ou seja, não confia nos reforços.
18 Setembro, 2014 at 18:30
Em tempos a frase mais ouvida era “Deixem jogar o Mantorras”.
Eu, hoje, adapto para “Deixem treinar o Marco Silva”.
A sério, nem acredito que li aqui a maioria dos sportinguistas a pedir a demissão do treinador. Têm noção do que essa medida representaria? Mesmo que os resultados dos jogos que se seguem não sejam os mais felizes vamos é ter calma e deixar o Marco Silva trabalhar.
Até ao momento tenho visto alguns momentos de bom futebol mas também há períodos nos jogos em que estamos completamente desligados. Não está tudo bem mas também não está tudo mal, há algum futebol de qualidade neste Sporting.
A direcção, se isto não correr de feição entretanto, poderá eventualmente vir a público tirar a pressão de cima do treinador. Não é um voto de confiança, nada disso, é apenas vir a público assumir as responsabilidades pelos maus resultados. Até porque se acabassem por despedir o Marco Silva teriam obviamente que assumir as responsabilidades por ter falhado na escolha do treinador. Então o que sugiro é que façam aquelas declarações como “contratámos o Marco por 4 anos e as contratações foram feitas tendo em conta o projecto que a direcção e o treinador têm pensado para o clube” e blá blá blá.
Enfim, só mesmo para tirar pressão ao treinador e acalmar a maioria dos adeptos que talvez por causa da conversa da “pole position” convenceram-se que isto ia ser mel…
18 Setembro, 2014 at 18:35
Não podia estar mais de acordo contigo…
clap clap clap
18 Setembro, 2014 at 18:40
Voltaste em grande.
18 Setembro, 2014 at 18:42
confessa que tens saudades do Rojo 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:46
e, já agora, traz de volta o Pão Metálico!
18 Setembro, 2014 at 19:02
Ui… Está visto que não viste o Man Utd – QPR
Apesar de ter jogado a defesa esquerdo isso não o impediu de fazer de tudo para que o QPR fizesse pelo menos um golito. Ora vê no youtube:
min: 2:12
/watch?v=yCT5tPrf6Yc
min: 5:12
/watch?v=zlon0N_quE8
18 Setembro, 2014 at 19:09
LaS, já tinha saudades de te ouvir falar do Rojo 🙂
18 Setembro, 2014 at 18:48
Tudo verdade LaS mas a questão que tenho é na mesma linha da que fiz ao Jusko.
Esse admitir de responsabilidades não será perigoso? Não será um entreabrir de portas para os detractores do costume?
Todas estas questões parecem-me que pecam por precoces. Os próximos 2 jogos vão ditar se isso é necessário ou não. Uma vitória contra o porco e acabam as lamúrias.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:08
mais nada…
18 Setembro, 2014 at 21:15
Também acho – quanto mais depressa as pessoas se mentalizarem que isto nao é (nao deve ser) um clube resultadista e que temos um projecto para o futuro, melhor.
Isto, sem diminuir a exigencia – é preciso tranquilidade para trabalhar, saber que nao se vai ser corrido em funcao dos resultados, mas é preciso dar o máximo e atingir metas pré-definidas.
Nao sei quais sao, haverao certamente, mas falo de coisas do tipo estabelecer metas de integracao de x jogadores na equipa principal ao fim de certo tempo, exibindo níveis competitivos adequados, sejam físicos, sejam tácticos.
Falo de treino específico (comecem a meter livres directos sff e golos de canto), falo dos lingrinhas a ganharem cabedal, falo de estabelecer bases para uma equipa de alta rotacao a crescer de ano para ano.
Quero que sejamos uma equipa temível, mas nao espero que aconteca de um ano para o outro.
E, para os caros amigos resultadistas, por favor reconhecam que temos tido algum azarito….
18 Setembro, 2014 at 18:30
Esta decidido o mais fácil.
Barcelos, o mais dificil vai ser convencer os outros 3 Leões.
18 Setembro, 2014 at 18:30
É certo que algo tem de mudar. Não é um jogo que corre mal, foi um jogo que correu bem (luz).
Nem toco na base… no mister… no estilo.
É isto que quero. Posse, mandar no jogo. Assumi-lo.
Dispenso arrepios na defesa, mas desta forma vamos sempre ter um ou outro contra ataque perigoso.
Claramente precisamos de estabilidade na defesa. Independentemente de quem joga.
Os golos virão por acréscimo.
Percebo perfeitamente o início de época com o 11 que começou. Por várias razões.
Mas está na altura de mexer qq coisa.
Grande mensagem Cherba. Não só para fora, mas claramente a unir as tropas.
18 Setembro, 2014 at 18:36
Marco só te peço um coisa.
Lembra-te de quando ficaste sem 7 jogadores no antigo clube e lembra-te de como com os 7 que entraram continuaste a mostrar futebol.
18 Setembro, 2014 at 18:36
O marco não tem culpa de ter reforços sem qualidade. Há uns tempos desafiei a compararem o nosso onze titular ao do slb e fcp. Afirmei que principalmente o porto tinha um plantel fenomenal e que só por incompetência do treinador não seria campeão este ano como jj foi o ano passado tbem com um plantel fantástico. Aqui na tasca sempre se valorizou em demasia os nossos jogadores agora que conforme expectável as coisas não estão a correr bem parece que toda a gente caiu na real e percebeu que afinal não somos assim tão bons. A política de contratações foi catastrófica excepção claro nani. A gestão das expectativas da direcção também foi horrível criando pressão desnecessária numa equipa que não tem ovos para fazer omoletes. Eu acredito que consigamos ficar em terceiro lugar no campeonato e façamos uma boa campanha na liga Europa de la chegarmos. Mais do que isto e utópico. E continuarei sempre a torcer pelo meu Sporting. Com realismo. Agora venham dizer que sou portista disfarçado
18 Setembro, 2014 at 18:45
só por incompetência tua é que achas que ganhar ao porto e ao benfica só é possível jogando do mesmo modo que eles jogam. Felizmente há muitas formas de jogar.
sem reforços fizemos 2º… este ano tentaremos o 1º lugar.
18 Setembro, 2014 at 19:27
eu comparo.. mas olha que em caso de igualdade meto o do Sporting. ok?
Rui Patrício – bastante superior a qualquer um dos rivais.
Cédric – melhor que maxi e ao nível de danilo. tem a desvantagem de não ter ido à selecção porque o treinador é o bento
luisão – nunca pensei dizer isto, mas nem mauricio nem maicon.. está fraco de centrais pela direita.
martins indi – esquerdino, bom porte físico e sabe sair a jogar.
alex sandro – vou esperar pelo jonhatan mas o alex sandro é grande jogador.
William – de caras. nem preciso justificar
Adrien – está ao nivel do enzo. mais uma vez só não é internacional porque o bento é que manda (?).
Oliver – classe de jogador.
Nani – melhor jogador em Portugal.
gaitan – Carrillo desculpa mas a vantagem do gaitan é que decide quase sempre bem e com frieza. na capacidade técnica são iguais.
jackson – pronto. é top.
por isso, para mim 5/11 diz muito. temos um bom plantel. mas há grandes diferenças em posições chave como central e 10. é esperar pelo JM a 10 e talvez o Paulo Oliveira no lugar de maurício…
18 Setembro, 2014 at 20:56
Não posso concordar menos…
O Cedric é bom, mas não do nível do Danilo.
O Adrien não está sequer na liga do Enzo.
O Oliver é um talento, mas o Brahimi na linha ou no meio é superior.
Só Patrício, Wilson e Nani é que teriam lugar no 11 de slb e fcp.
Provavelmente tanto o Reyes como o Lisandro Lopez seriam titulares no SCP. Quaresma, Tello, Adrian Lopez e Aboubakar também teriam lugar no nosso 11.
A verdade é que a diferença de orçamentos gera um desiquilibrio imenso nas opções.
Eles com dinheiro, nós com coração. Cada um com as suas armas.
18 Setembro, 2014 at 18:39
Vou tentar entrar em modo blackout face a MS até ao fim do mês.
A minha cabeça está um turbilhão.
Saudações Leonina e Viva o Sporting!
https://www.youtube.com/watch?v=qrFI4CNV7SY&index=102&list=PLPKp-bF5SXEQ83LjpRhYamN8FF948Sib8
18 Setembro, 2014 at 18:39
Esta ideia que vingou, que “este ano temos banco”, dá-me vontade de rir (ou de chorar, conforme os dias…).
O Clube continua em reestruturação! O orçamento do Clube é 1/3 do dos adversários directos (em Portugal). O investimento teve que ser pelo seguro, isto é: relativamente pouco dinheiro gasto em jogadores com margem de progressão.
Mais valia ter comprado 3-4 bons que 15 assim-assim? Mais uma vez: muita vontade de rir. Em primeiro lugar, o que é “bom”? 4 milhões dá para comprar “bom”? Ou dá tanto para comprar bom como dão os 500.000 do Slimani (os mesmos que se gastou com outros, que não vingaram, mas cujo “retorno” daquele plenamente justifica a estratégia seguida).
O Manchester ficou em 7º, não está na Champions. Este ano fartou-se de gastar dinheiro (porque pode), e continua a não ganhar grande coisa. E o Real Madrid?
Mas, acima de tudo: que raio de comparações são estas? Estamos num país falido, por mais que ainda persistam algumas manias de novo-riquismo que se entranharam ao longo dos anos (e que outros continuam orgulhosamente a ostentar). E isto é o Sporting, Clube formador, marca que nos prestigia e que temos que aproveitar (e temo-lo, finalmente, feito, com as necessárias arrumações da casa que tiveram que acontecer, dadas as “minas contratuais” descobertas em cada passo que se foi dando…).
Custa alguma coisa dizer aos adversários que, nesta casa, não há dinheiro para os investimentos que eles (ou os fundos deles) fazem? A mim não me custa nada, pelo contrário, engrandece-me!
E os passos têm sido SEGUROS. A qualidade de jogo já não envergonha ninguém que se diga sportinguista e que pague bilhete para ir ao estádio, a equipa domina (puta de memória a de muitos de nós, que nem dois aninhos consegue resistir à desgraçada amnésia).
Passamos de 4º grande para o “Sporting que ainda não consegue ser candidato ao nível dos outros”. Maravilha, digo eu….
Acima de tudo, há o futuro que está a ser preparado. E bem preparado. Estou-me a cagar se ganhamos este ou aquele título este ano, ou no próximo.
Quero um Sporting solvente, que não corra o risco de se ir abaixo no final da época e de deitar tudo o que se tem construído a perder.
Quero um Sporting consistentemente melhor de ano para ano.
Quero um Sporting ímpar na transparência de processos, na honestidade.
Quero que este DNA da Academia se entranhe no espírito da equipa sénior, a pouco e pouco. Para, prevejo que daqui a alguns poucos anos, sermos o único Clube em Portugal com o mínimo de alma. E muita, se tudo correr bem. O único com identidade, que não assente a sua existência competitiva na contratação de sul-americanos e afins. O único onde qualquer miudo português sonhará crescer, nem que seja pela falta de alternativa.
E este caminho que estamos a trilhar está-me a dar um gozo enorme, e vou ter muito orgulho de o contar detalhadamente, um dia mais tarde, a alguém mais novo ou distraído.
Por isso, digo: ou estão a caminhar conosco (porque somos muitos) e com o Clube, e a desfrutar esta saga, ou façam o favor de desinfectar da nossa frente que nos estão a perturbar, e não queremos perder pitada!
18 Setembro, 2014 at 18:49
+1
É isso tudo!
18 Setembro, 2014 at 18:54
Porra! Dá mesmo gosto ler o que escreves! E não é de agora!
+ 1.000.000
18 Setembro, 2014 at 19:09
Irra. Este comentário faz-se sentir insignificante. Está aqui tudo. Não acrescento nada sem ser o da praxe.
Spooooooooorting!
18 Setembro, 2014 at 19:14
top Placebo.. top! um dia espero poder encontrar-te no estádio pah para poder-mos trocar umas impressões!
ou talvez no concerto em novembro!
18 Setembro, 2014 at 20:03
Está na altura de eu recomeçar a ir, pois costumo fazer questão de marcar presença nos dias em que não se prevêem grandes enchentes, e em que “sobe a contestação”.
E em que possa ir, claro está, mais uns quantos leões que costumam acompanhar-me na viagem.
Depois combinamos a roulotte, e convidamos o Cherba!
18 Setembro, 2014 at 19:19
Onde assino?
18 Setembro, 2014 at 19:30
Foda-se!
Haja alguém que ponha ordem na Tasca, que esta merda parecia um salão de cabeleireiras!
18 Setembro, 2014 at 19:41
Dá para por isto num folheto e distribuir aí ao balcão?
18 Setembro, 2014 at 20:04
Este Placebo tem efeito… e não é só psicológico!
+1
18 Setembro, 2014 at 20:04
Depois do que disseste nem vale a pena acrescentar nada. Bela posta.
18 Setembro, 2014 at 20:17
Vê lá é se apareces mais vezes a brindar-nos com estes comentários.
18 Setembro, 2014 at 21:25
Mais vezes?
18 Setembro, 2014 at 22:37
Sim. Tipo todos os dias e umas 5 ou 6 vezes por post. Não dá? 😉
18 Setembro, 2014 at 22:45
🙂
Hoje até deu!
E fico descansado por ver que tantos afinal se identificam com uma linha de pensamento do Sporting que, às vezes, parece meio escondida.
Mas os Leões (e Leoas) andam aí…
SL
18 Setembro, 2014 at 21:22
De pé, aplaudo
18 Setembro, 2014 at 22:31
Mais uma excelente tirada !
18 Setembro, 2014 at 22:56
Isto merecia uma posta destacada na Tasca! Que petisco sim senhor.
18 Setembro, 2014 at 23:37
Já me sinto melhor, obrigado Placebo.
19 Setembro, 2014 at 7:34
isto merecia aparecer no jornal do Sporting….digno do famoso speech do Kennedy!
Parabens Placebo…encheste-me de orgulho de pertencer a esta familia!
19 Setembro, 2014 at 9:50
Obrigado por conseguires colocar em palavras exatamente o que penso !
Este é o nosso caminho….já se sabia que seria dificil nos primeiros anos, o ano passado é que foi muito acima das expectativas 🙂
19 Setembro, 2014 at 10:16
Porra é mesmo isso.
Dá gosto ler aquilo que pensamos escarrapachado assim de forma tão clara.
So não entende isso quem não quer, ou então é de uma limitação tremenda
19 Setembro, 2014 at 23:38
Pumba! Na mouche, meu caro. Na mouche…
18 Setembro, 2014 at 18:42
boas tardes
a minha pergunta ao Marco é a seguinte – ” Marco porque não colocas o André Martins e o Maurício no banco?”
Acho que neste momento sería meio caminho andado para as coisas melhorarem muito, aliás, ontem viu-se a diferença da 1ª parte com o A. Martins e da 2ª parte com o João Mário…se Marco viu o mesmo jogo que nós já sabe quem tem de escolher para jogar.
Hoje, consegui olhar para as imagens do jogo de ontem e não me lixem, o Sarr fez um passe de cabeça normal para o Mauricio, o Xerife é que vacilou, em vez de com classe cabecear para o Patricio, cagou-se todo com o puto de 17 anos e parecia um defesa do INATEL a tentar dar um charuto para qualquer lado e depois foi o que se viu. revejam o lance com calma.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:08
Guardião,
Quero aproveitar para te pedir desculpas. Naquele dia estavas fodido (com razão) e eu fui um otário arrogante. Ainda assim, acho que exageraste nos “disparos”.
Sem ressentimentos.
18 Setembro, 2014 at 19:29
Sá
sempre gostei de ler as tuas ideias, quer nos posts “á Gomes Sá” e nas opiniões aqui nas mensagens, e sempre achei que eras um tipo ás direitas, fiquei um bocado desiludido contigo, mas, tens razão, há dias que estamos menos tolerantes.
desculpa também alguma coisa menos digna da minha parte.
Abraço e SL
18 Setembro, 2014 at 19:39
tomara que todas as disputas aqui na tasca fossem resolvidas assim!
um abraço e obrigado por tornarem este espaço numa verdadeira família! 😀
18 Setembro, 2014 at 19:41
não custa nada Tiago, afinal somos…uma familia!
18 Setembro, 2014 at 21:30
Tens razao Mário: foi impressionante a diferenca do JM para o AM. Cada bola que ele recebia fica nos pés dele, pressionado ou nao, e seguia quase sempre para a frente.
A dificuldade do AM é que nao protege tao bem a bola (obviamente o peso-pluma nao ajuda, mas nao é tudo) e, muitas vezes, ora tem que jogar de primeira e sai um passe de risco, ora sofre falta.
Com o JM, mais vezes a jogada progride, inclusive com a criatividade que ele traz e, já agora, com a confianca que dá ao colegas ter um gajo com aquela relacao com a bola.
Por exemplo, se é um extremo e ves, vá lá, o Pedro Barbosa a receber a bola, já sentes intuitivamente que tens que correr e procurar o espaco (pré-combinado como terá sido nos treinos) porque tens a confianca que o vai sair um croissant de bandeja a pentear o defesa 😉
18 Setembro, 2014 at 18:48
Queria tocar num ponto que vai de encontro à tua pergunta Cherba. Será que o Marco tem medo de alguma coisa e não estamos a ver o filme todo ou houvee haverá realmente uma aprendizagem de processos inclusive do treinador.
Recordo um pormenor. O discurso de Marco Silva em termos de tom e de forma é igual a quando a sua passagem pelo Estoril. Isto para esclarecer as pessoas que dizem que o Marco expressa em publico insatisfação sobre isto aquilo ou outra coisa qualquer. Não é verdade, é comparar conferências de imprensa. A haver algum mal estar, o treinador é suficientemente homenzinho para conversar com quem o contratou e expressar o seu sentimento. Simples. Se algo já aconteceu, aqui sim há um problema, pois não houve solução aparente. Também deixem me que vos diga que azar não tem faltado a Marco Silva, basta ver dois jogos. Académica, William expulso e golo nos descontos. Maribor, golo nos descontos. Podia ter acontecido a qualquer altura, mas não, acontece no fim.
Quanto ao futuro, Marco Silva tem de ficar no Sporting. Tem qualidade, é capaz e competente. Tem mostrado trabalho ofensivo e alguns apontamentos excelentes. O jogo de Gil Vicente vai responder a algumas perguntas colocadas aqui, sobretudo no capitulo das alterações ao onze e do jogo defensivo.
Quanto à presença do presidente no banco, penso que nenhum treinador se sente confortável com isso. Transmite uma desconfiança , nem que seja uma má interpretação. Não é de agora e já antes tinha emitido a opinião: Não é agradável e podia ser alterado
18 Setembro, 2014 at 18:51
Acho que Marco Silva, tal como Paulo Fonseca, ainda não estão totalmente preparados para clubes desta grandeza. Receio que tenha sido um erro e prematura a sua contratação numa época tão importante para a afirmação da equipa.
Fiquei bastante preocupado depois de ouvir na segunda e terça feira, o José Eduardo e o Fernando Correia, opinarem sobre as carência técnicas e tácticas, movimentações ofensivas e defensivas com e sem bola, bolas paradas, da nossa equipa, ao qual o jornalista perguntou como eram ultrapassadas, ambos responderam “treino, isso treina-se” .
Estes 2 comentadores sempre estiveram ao lado de Bruno Carvalho e tem um grande conhecimento do que se passa dentro da Academia, ainda referiram muito subtilmente a forma nervosa e ansiosa como Marco Silva fala para a impressa aconselhando também para ouvir as pessoas que o rodeiam.
O que me leva a concluir que Marco Silva com os seus 37 anos, 60 jogos de 1ª Liga, ainda não tem conhecimentos técnicos e tácticos e experiência suficiente ao nível do treino para melhor o futebol praticado no ano passado pela nossa equipa, sendo que transparece que a pressão a que esta sujeito o sufoca.
Só espero mesmo que BdC tendo que efectuar alguma alteração na equipa técnica não se comprometa a longo prazo e que faça todos os possíveis e impossível(Nani) para trazer o melhor treinador da actualidade, Sportinguista, e que termina contrato em 2015(Bruno 5M/ano é barato).
SL
18 Setembro, 2014 at 18:55
PAULO FONSECA É O CARALHO QUE TE ENTOPE!
18 Setembro, 2014 at 19:30
Aqui não há direito ao contraditório é a teoria da Avestruz que impera. Que ninguém se meta com o Bruno nem como Montero e ate no ano passado era o Mauricio…leva logo com um camião de insultos(boi, palerma, fdp, croquette), mas ninguém tem poder de argumentação, lamentável só insultos, muito baixo nível, é a seita do AMEN.
18 Setembro, 2014 at 19:37
Tanto há que ainda debitas umas barbaridades. Fosse este estaminé um camarote a norte e dos teus comentários não passava um.
18 Setembro, 2014 at 21:41
joao, enfia o contraditório no teu cuzinho….a tua intervencao mostra bem que nem sabes o que isso significa.
Vai mas é ler o que escreves e tenta encontrar argumentos no texto: encontras zero!! Apenas escreves conjecturas e formas uma teoria com base em fumo?!
Acho uma piada a estes merdas que chegam aqui a acusar o pessoal de defender cegamente o Sporting (ou esta direccao), formem opinioes com base no jornalixo, progamas de paineleiros (que esses sim, percebem de futebol como o caralho….entao de gestao??…Ui!!) e blogues de merda.
Ó pá, da próxima vez que comentares, experimenta basear uma teoria com base em algo tangível.
18 Setembro, 2014 at 19:34
Já tenho feito vario comentarios nunca ofendi ninguem…tu não me conheces…DeFranceschi É O CARALHO QUE TE ENTOPE!
Gostas?
HUAAUUUU….
18 Setembro, 2014 at 19:38
Hahahahaha Doeu-te alguma coisa JOÃO CAGÃO? Queres que coloque mais brita nesse buraco de esgoto para te dar mais prazer no BUJÃO?
18 Setembro, 2014 at 19:43
Bruno de Carvalho, candidato a presidente do Sporting, apresentou ontem os rostos visíveis do fundo russo que pretende investir 50 milhões de euros no clube de Alvalade : “Como tinha prometido, estou aqui ao lado dos investidores. Apresento aqui o Fundo Imobiliário Fechado que pretendo criar, em que 60 por cento das ações são do Sporting e 40 por cento são dos investidores, mas será o Sporting que terá opção na venda dos jogadores”.”O meu objetivo, como o dos parceiros russos, é fazer do Sporting já campeão para a próxima época, voltar a encher estádios e fazer aumentar receitas”, acrescentou.
Março de 2011
Bruno de Carvalho entende que os «fundos são um monstro que habita em quase todos os clubes e tem de ser banido» do futebol.
11 de Setembro 2014
DeFranceschi, cruza está se o teu QI deixar…
18 Setembro, 2014 at 19:45
Quando terminares o boquete ao Jubas76, levanta-te, compõe-te, limpa a nhanha dos beiços e grita comigo: SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 20:31
João, para ser justo, implica dizer que o BdC diz que nem todos os fundos são iguais!
18 Setembro, 2014 at 20:36
Mas será que o dinheiro Russo é mais limpo que o dos outros?
18 Setembro, 2014 at 21:52
Ó anormal do caralho (e esta é a última vez que me dirigo a ti, porque se queres explicacoes – que bem precisas – paga-as, foda-se!)
Estás a misturar as coisas, porque obviamente nao compreendes. “Fundo imobiliário”; o que é que isso tem a ver com fundos de jogadores?
No texto que tu próprio copiaste, vem lá que o Sporting detém a maioria e que quem decide as vendas sao o Sporting. Ora nao é precisamente isto o problema dos fundos (mais a comissao dos empresários?)?
Um fundo de investimento nao passa de isso – investimento no clube para um retorno financeiro. Do mesmo modo como o teu benfica, ou porto – sei lá – estao enterrados, bem enterrados nessa merda.
O Sporting quebrou com isso. O Sporting vai ser um clube solvente. O Sporting já bateu no fundo e está a reerguer-se.
O Sporting sempre terá uma exigencia máxima e será candidato ao título: foda-se! Foi-o quando nao o era o ano passado, e só nao ganhámos em boa medida por causa das arbitragens.
Para finalizar, nao te vou mandar mais apanhar no cuzinho porque já vi que é como a história do cacador: continuam a mandar-te e tu voltas porque gostas!
18 Setembro, 2014 at 21:59
portugueezza,
Gostas de gastar o teu latim? Escreves tanta coisa mais interessante para perder tempo com isto. Sinceramente preferia que a malta deixasse de dar para este peditório.
SL
18 Setembro, 2014 at 22:54
Anotado, barbosa
19 Setembro, 2014 at 8:12
Riga…sai desse corpo!!
18 Setembro, 2014 at 22:39
A turma das Brunettes going wild
18 Setembro, 2014 at 19:05
Olhem só o comentário que este mentecapto escreveu ontem no post do jogo da CL:
“Português custa muito dizer mas só o JJ é treinador TOP. E custa muito engolir isso porque ainda na era risco ao meio esse homem tinha lugar Gamebox mesmo à minha frente.”
18 Setembro, 2014 at 19:48
Para este anormal não existem sinais de pontuação. Já o estou a imaginar a conduzir. Hahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 19:06
Rato de esgoto… é banir do espaço este mitra.
18 Setembro, 2014 at 19:07
JOÃO CAGÃO LEVA NO BUJÃO COMO UM CÃO!
18 Setembro, 2014 at 19:12
E fico-me por aqui para não estragar esta bela posta!
18 Setembro, 2014 at 19:29
Passas aqui 24 horas do dia, mas o que fazes tu na vida!? Vives da SS, comentas os actuais os passados, não te distraias, algum dia entras no teu quarto e tens lá na tua cama o teu mentor todo lambuzado em algum que pensavas que te pertencia. Ganha vida própria, vê lá se ajudas a paga a dividas.
https://www.facebook.com/SportingComediaDePortugal/photos/a.113393815409790.21088.113393612076477/830428973706267/?type=1&theater
Não envergonhes o Sporting.
Cherba quero o IP deste BOI bloqueado…BEBE.
18 Setembro, 2014 at 19:39
Ainda ficas é sem rótulas mentecapto.
18 Setembro, 2014 at 19:43
E vê lá se aprendes a escrever direitinho. Não consigo te entender. Deves ser o mano do Jorge Pastilhas, que dizem que fuma uns berlights.
Agora coloca a dentadura e grita comigo: SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 19:43
Descaíste-te oh anormal! A partir do “…paulo fonseca…”, tudo o resto perde a validade. É mais ruído. Não te envergonhes a ti próprio.
18 Setembro, 2014 at 19:53
Tens razão é muito ruído, mas aposto contigo que em 2 semanas por aqui só se vai comparar o MS ao PF e que o Marco Silva dura menos tempo que o outro.
18 Setembro, 2014 at 20:05
Se isso acontecer, dou-te uma sande de torresmos. Se isso acontecer, quero ver-te a comer merda às colheres.
18 Setembro, 2014 at 20:06
Não acontecer, evidentemente. E não vale dizer que viste muitas vezes escrito “por aí”. Auto citações não contam.
18 Setembro, 2014 at 20:27
Aceito a aposta vais pagar a sandes de torresmos.
E mais te digo, o problema do William, AMartins, Cedric, não tem nada a ver com problemas físicos ou de expectativas de transferências. Os problemas destes meninos são companhias, meninas e noite.
18 Setembro, 2014 at 23:05
Ahahahahahahahaha.
Agora é porque os rapazes andam nas p….
Ahahahahahahaha
Epá! Mudei de ideias! Aparece sempre. És um fartote de rir!
18 Setembro, 2014 at 19:46
Vive dos cheques passados pela tua esposa meu caralho! E das gorgetas que ela me deixa na cueca!
19 Setembro, 2014 at 3:26
Muito baixo nível deste João.
18 Setembro, 2014 at 19:22
Fui vomitar. Já volto.
18 Setembro, 2014 at 18:55
«Até a equipa que levou 6 do FC Porto é melhor que o Maribor!» – Manuel Fernandes. Aproveitar uma altura como esta para pisar ainda mais a equipa, em nome de um acerto de contas pessoal, diz muito da falta de carácter deste tipo. Ele podia até ter marcado 20 golos num jogo contra o Carnide. Por mim, nunca mais entrava em Alvalade.
18 Setembro, 2014 at 19:04
O Manuel Fernandes está-se a perfilar para ser a nova (?) cara dos lambuças nas próximas eleições. Sim, porque esta merda ainda vai no adro. E os croquetes começam a ressurgir das trevas.
E gostava que isso acontecesse apenas por um dia. Só para ele ver como cai por terra a teoria dos 3/4 reforços de qualidade.
Nunca pensei que fosse odiar tanto alguém que tanto admirei…hoje arrependo-me de ter mandado um mail ao Bruno de Carvalho, aquando das primeiras eleições, a pedir-lhe a integração do MF na estrutura.
18 Setembro, 2014 at 20:02
Não entrar no estádio? Mas esta merda é a vossa Coreia do Norte ou quê? Fdx… Desbocados a torto e a direito é coisa que nunca faltou no clube. Há sempre um adepto/sócio que se lembra de abrir a boca na pior altura. E o MF nunca foi grande espingarda a falar de bola, era mesmo era a chutá-la. Agora, daí a impedir que entre no estádio…
18 Setembro, 2014 at 20:43
Acho que era interessante o BC ligar ao gajo, almoçarem, trocarem impressões.
O MF perceber o que é a realidade do Sporting hoje (se até Rogério Alves percebe … ok, não é “jogador da bola”), perceber onde pode ajudar o clube, mesmo como funcionário ou colaborador … etc.
Se mesmo assim quiser andar a mandar postas de pescada para o ar, ressabiado .. então não há nada a fazer.
19 Setembro, 2014 at 18:58
O problema do MF é a mama de 30 mil €/mês que tinha no Sporting para nada fazer. Bruno Carvalho cortou com essas merdas e o mamão ainda anda ressabiado.
Ele que na carreira de jogador não conhece o quê ganhar fora nas Liga de Campeões, como treinador nunca ganhou um jogo fora nas competições europeias, vêm dizer que o Bate Borisov é muito bom!!!
O Dinamo de Minsk, que ficou em 2º atrás desta potência perdeu 6-1 como o PAOK!!! Esse Senhor cada vez que abre a boca só perde créditos do passado.
Elogiar Benfas e Portos atacando sempre que pode o Sporting, não é de alguém sério, honesto e muito menos devia estar a representar o quer que fosse do Sporting!!! Ele hoje do Sporting apenas é um exemplo do que tínhamos lá dentro a mamar centenas de milhares ao ano!! Honestidade intelectual? ZERO
18 Setembro, 2014 at 18:55
Acho que o Jusko acertou na mouche.
A calma seráfica de Jardim temperava a emotividade do Presidente. Marco não tem perfil para isso. Nem tem que ter. Fico com a impressão que a ansiedade e o medo de errar são amplificados pela presença vulcânica de Bruno de Carvalho no banco. É o dano colateral de uma personalidade fortíssima.
O Presidente tem que agir de acordo com o que for melhor para a equipa em cada situação. Penso que, nesta altura, seria bom subir à tribuna e dar espaço e tempo para que o futebol da equipa evolua sem stress.
Seria também bom focar o discurso no médio prazo. Uma verdadeira cultura da ambição deve-se centrar sobre a elevação do nível do futebol praticado ao potencial fabuloso dos nossos jovens jogadores. Isto é que devia ser uma obsessão e não os títulos. Uma equipa como a que terminou o jogo de ontem a jogar no limite do seu potencial, se possível com Gauld, Tobias e Jonathan à mistura, é tudo o que eu quero poder ver.
SL
18 Setembro, 2014 at 22:04
Isso é especulacao, pá – nao alimentem mais uma teoria…e que mensagem é que passava se o BdC de repente saísse do banco?
Aliás, se ganhássemos o jogo seguinte toda a gente dizia que era isso, se o perdessemos toda a gente dizia que era isso a mesma.
Nao que o que importe é o que se diz de nós, mas a explicacao mais simples é quase sempre a correcta: estamos a marcar poucos golos mas a criar muitas oportunidade. Nao temos ganhos jogos por uma boa dose de azar.
Existem muitas (pequenas afinacoes), como esclarecer o nosso modelo defensivo (nao é só culpar os centrais: o golo do Belenenses, por exemplo, foi mais culpa do extremo que nao pressionou a saída da bola do que da defesa) e como meter o nosso médio ofensivo a render, mas isso vem com o tempo.
O facto de toda a gente estar a dizer que o Marco deve mexer na equipa é muito fácil quando as coisas nao correm bem, mas as coisas nao sao tao lineares assim. Se tirarmos um jogador que já deu tantas provas só por um jogo mau isso também passa uma mensagem de intolerancia.
Finalmente, o teu último parágrafo é muito bom
18 Setembro, 2014 at 19:00
Na mouche cherba tudo o que penso e defendo tu colocaste neste prato muito bom.
5 estrelas
18 Setembro, 2014 at 19:10
Para que fique esclarecido e não hajam duvidas, e se forem ler o meu primeiro comentario, eu nao estou a criticar a politica de aquisicoes, nem as opcoes do Marco. A historia de comprar um ou dois por 7 milhoes cada so me dá vontade de ir à sanita fazer um pongolle e um elias (tomem la, ja têm os vossos 15 milhoes). Tem haver com o facto de me rever no Bruno e se calhar eu no banco tambem me passava e punha pressao desnecessaria. É apenas a minha opiniao. Nao sei de rumor nenhum, nem nada que se pareça. Apenas a minha opinião. A politica desportiva do clube é correctissima ( se calhar nao teria contratado tanto para a equipa B ), mas quero ver o Bruno na tribuna.
18 Setembro, 2014 at 19:19
Não é para insistir Jusko mas não me parece que seja altura disso. Isso deve ser feito quando os resultados aparecerem. Agora acho que passava a mensagem errada.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:35
Claro que nao era agora. Era janeiro deste ano.
18 Setembro, 2014 at 19:39
Aí retiro qualquer reserva e BdC já disse que quando chegar a altura sairá do banco. Se ele pensa que é em janeiro não te sei dizer obviamente mas se os resultados forem melhores nessa altura espero bem que vá para a tribuna.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:56
Janeiro passado 🙂
18 Setembro, 2014 at 20:09
Hahaha.
Li o que queria ler. E agora, não achas melhor que isso aconteça em janeiro que vem? Faz este exercício: 4 maus resultados e os detractores do costume já pulam de alegria. O que seria dito se agora decidisse sair do banco? Pior do que isso, que mensagem é que passava à equipa?
18 Setembro, 2014 at 19:16
Spooooooooooooooooooooooooooorting!
Força Sporting!