Chegaste há quatro meses e é o terceiro post que te dedico. Não que queira convidar-te para jantar ou esteja desejando que engrosses a lista de gajos que não chegam ao Natal, bem pelo contrário. Escrevo-te porque gostava que o teu sucesso fosse o nosso sucesso. Que o nosso futebol continuasse a evoluir. E que cumprisses o contrato de quatro anos com várias conquistas pelo caminho. Resumidamente, continuo a acreditar que podes ser o gajo certo no lugar certo.
Mas, deixa-me perguntar-te: e tu, acreditas? Se, neste momento, acabas de soltar um «foda-se?!?» é muito bom sinal. Indignares-te com a minha pergunta, é sinal que, sim, acreditas em ti mesmo. Assim sendo, passo à pergunta seguinte: de que é que tens medo, Marco? O que é que te impede de mudar a equipa? De colocar reforços em campo, quando todos vemos que isso se impõe? Gostava, mesmo, de ouvir-te responder. Mas como isso dificilmente acontecerá, vou eu atirar a minha justificação.
É normal que a oportunidade de treinar o Sporting tenha mexido contigo. É a oportunidade de uma vida que, acredito, quererás agarrar com todas as forças. Mas fico com a ideia que não estás a fazê-lo. Eu até consigo perceber que não tenhas querido entrar no balneário a pés juntos. Respeitaste hierarquias e respeitaste o bom trabalho feito na época anterior, apostando num 11 muito semelhante ao de 2013-14. Foste traído em cima do arranque da época, primeiros com a saída de Dier, depois com a saída de Rojo e o caso disciplinar de Slimani. Acredito que isso te tenha trazido dores de cabeça, mas não foi isso que te impediu de tentar passar para a prática o desejo manifestado no dia em que foste apresentado: «Gostamos de uma equipa que saiba dominar, comandar em posse, à procura do golo, mas também equilibrada. Equipa ambiciosa, que em todos os jogos vai querer ganhar e não podemos fugir disso de maneira alguma».
A tua premissa tem falhado num único aspecto: falta-nos equilíbrio a defender, o que, sem margem para dúvidas, estará relacionado, primeiro, com facto de praticarmos um futebol bem mais ofensivo e, segundo, com as mexidas no centro da defesa.
Mas a atacar também não está tudo bem e, aposto, tu já percebeste. Para lá da dificuldade em fazer golos (cinco em, mais coisa menos coisa, 90 remates à baliza), também falta qualquer coisa no meio-campo que crie ainda mais desequilíbrios no adversário e nos ajude a equilibrar o tal processo defensivo. Basicamente, não acredito que ainda não tenhas visto aquilo que quase todos nós já vimos. E é isso que me faz perguntar-te, o que é que te impede de mudar o onze titular? O que é que te impede de colocar no banco os que têm sido titulares, dando oportunidades aos que chegaram? Será que três meses de trabalho não chegam para conheceres os jogadores e saberes o que podes tirar de cada um deles? Será que não acreditas nos reforços? Será que não concordas com os reforços? Será que te é imposta a utilização de algum jogador? Já viste tanta pergunta que pode gerar-se vendo que, ao fim de cinco jogos, o teres emprestado a tua matriz táctica a um esqueleto que transitou do ano passado não está a ser suficiente para ganhar os jogos?
Marco, quando tu chegaste, com ar envergonhado, prometeste lutar por títulos, com uma frase de que gostei: «Aqui, a ambição só pode ser vencer. Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Pela grandeza, historial, cultura e pela responsabilidade que é representar este clube». Não duvido que essa responsabilidade pese, mas lembra-te, antes, da outra frase: Querer ser campeão no Sporting é algo natural. Não tem que ser um fardo ou uma pressão extra, Marco. Não tem que tolher-te a capacidade de mudar. A capacidade de dizer que és tu o treinador e que és tu quem decide quem joga e quem não joga. Melhor do que eu, saberás que mais depressa ganharás um balneário sendo justo, do que limitando-te a respeitar hierarquias. E não será só o balneário que conquistarás. Conquistarás, também, os adeptos. Basta mostrares que essa genética vencedora também te corre no sangue. E que não te assusta implementares as tuas ideias, para atingires as vitórias que todos desejamos!
18 Setembro, 2014 at 18:39
Vou tentar entrar em modo blackout face a MS até ao fim do mês.
A minha cabeça está um turbilhão.
Saudações Leonina e Viva o Sporting!
https://www.youtube.com/watch?v=qrFI4CNV7SY&index=102&list=PLPKp-bF5SXEQ83LjpRhYamN8FF948Sib8
18 Setembro, 2014 at 18:39
Esta ideia que vingou, que “este ano temos banco”, dá-me vontade de rir (ou de chorar, conforme os dias…).
O Clube continua em reestruturação! O orçamento do Clube é 1/3 do dos adversários directos (em Portugal). O investimento teve que ser pelo seguro, isto é: relativamente pouco dinheiro gasto em jogadores com margem de progressão.
Mais valia ter comprado 3-4 bons que 15 assim-assim? Mais uma vez: muita vontade de rir. Em primeiro lugar, o que é “bom”? 4 milhões dá para comprar “bom”? Ou dá tanto para comprar bom como dão os 500.000 do Slimani (os mesmos que se gastou com outros, que não vingaram, mas cujo “retorno” daquele plenamente justifica a estratégia seguida).
O Manchester ficou em 7º, não está na Champions. Este ano fartou-se de gastar dinheiro (porque pode), e continua a não ganhar grande coisa. E o Real Madrid?
Mas, acima de tudo: que raio de comparações são estas? Estamos num país falido, por mais que ainda persistam algumas manias de novo-riquismo que se entranharam ao longo dos anos (e que outros continuam orgulhosamente a ostentar). E isto é o Sporting, Clube formador, marca que nos prestigia e que temos que aproveitar (e temo-lo, finalmente, feito, com as necessárias arrumações da casa que tiveram que acontecer, dadas as “minas contratuais” descobertas em cada passo que se foi dando…).
Custa alguma coisa dizer aos adversários que, nesta casa, não há dinheiro para os investimentos que eles (ou os fundos deles) fazem? A mim não me custa nada, pelo contrário, engrandece-me!
E os passos têm sido SEGUROS. A qualidade de jogo já não envergonha ninguém que se diga sportinguista e que pague bilhete para ir ao estádio, a equipa domina (puta de memória a de muitos de nós, que nem dois aninhos consegue resistir à desgraçada amnésia).
Passamos de 4º grande para o “Sporting que ainda não consegue ser candidato ao nível dos outros”. Maravilha, digo eu….
Acima de tudo, há o futuro que está a ser preparado. E bem preparado. Estou-me a cagar se ganhamos este ou aquele título este ano, ou no próximo.
Quero um Sporting solvente, que não corra o risco de se ir abaixo no final da época e de deitar tudo o que se tem construído a perder.
Quero um Sporting consistentemente melhor de ano para ano.
Quero um Sporting ímpar na transparência de processos, na honestidade.
Quero que este DNA da Academia se entranhe no espírito da equipa sénior, a pouco e pouco. Para, prevejo que daqui a alguns poucos anos, sermos o único Clube em Portugal com o mínimo de alma. E muita, se tudo correr bem. O único com identidade, que não assente a sua existência competitiva na contratação de sul-americanos e afins. O único onde qualquer miudo português sonhará crescer, nem que seja pela falta de alternativa.
E este caminho que estamos a trilhar está-me a dar um gozo enorme, e vou ter muito orgulho de o contar detalhadamente, um dia mais tarde, a alguém mais novo ou distraído.
Por isso, digo: ou estão a caminhar conosco (porque somos muitos) e com o Clube, e a desfrutar esta saga, ou façam o favor de desinfectar da nossa frente que nos estão a perturbar, e não queremos perder pitada!
18 Setembro, 2014 at 18:49
+1
É isso tudo!
18 Setembro, 2014 at 18:54
Porra! Dá mesmo gosto ler o que escreves! E não é de agora!
+ 1.000.000
18 Setembro, 2014 at 19:09
Irra. Este comentário faz-se sentir insignificante. Está aqui tudo. Não acrescento nada sem ser o da praxe.
Spooooooooorting!
18 Setembro, 2014 at 19:14
top Placebo.. top! um dia espero poder encontrar-te no estádio pah para poder-mos trocar umas impressões!
ou talvez no concerto em novembro!
18 Setembro, 2014 at 20:03
Está na altura de eu recomeçar a ir, pois costumo fazer questão de marcar presença nos dias em que não se prevêem grandes enchentes, e em que “sobe a contestação”.
E em que possa ir, claro está, mais uns quantos leões que costumam acompanhar-me na viagem.
Depois combinamos a roulotte, e convidamos o Cherba!
18 Setembro, 2014 at 19:19
Onde assino?
18 Setembro, 2014 at 19:30
Foda-se!
Haja alguém que ponha ordem na Tasca, que esta merda parecia um salão de cabeleireiras!
18 Setembro, 2014 at 19:41
Dá para por isto num folheto e distribuir aí ao balcão?
18 Setembro, 2014 at 20:04
Este Placebo tem efeito… e não é só psicológico!
+1
18 Setembro, 2014 at 20:04
Depois do que disseste nem vale a pena acrescentar nada. Bela posta.
18 Setembro, 2014 at 20:17
Vê lá é se apareces mais vezes a brindar-nos com estes comentários.
18 Setembro, 2014 at 21:25
Mais vezes?
18 Setembro, 2014 at 22:37
Sim. Tipo todos os dias e umas 5 ou 6 vezes por post. Não dá? 😉
18 Setembro, 2014 at 22:45
🙂
Hoje até deu!
E fico descansado por ver que tantos afinal se identificam com uma linha de pensamento do Sporting que, às vezes, parece meio escondida.
Mas os Leões (e Leoas) andam aí…
SL
18 Setembro, 2014 at 21:22
De pé, aplaudo
18 Setembro, 2014 at 22:31
Mais uma excelente tirada !
18 Setembro, 2014 at 22:56
Isto merecia uma posta destacada na Tasca! Que petisco sim senhor.
18 Setembro, 2014 at 23:37
Já me sinto melhor, obrigado Placebo.
19 Setembro, 2014 at 7:34
isto merecia aparecer no jornal do Sporting….digno do famoso speech do Kennedy!
Parabens Placebo…encheste-me de orgulho de pertencer a esta familia!
19 Setembro, 2014 at 9:50
Obrigado por conseguires colocar em palavras exatamente o que penso !
Este é o nosso caminho….já se sabia que seria dificil nos primeiros anos, o ano passado é que foi muito acima das expectativas 🙂
19 Setembro, 2014 at 10:16
Porra é mesmo isso.
Dá gosto ler aquilo que pensamos escarrapachado assim de forma tão clara.
So não entende isso quem não quer, ou então é de uma limitação tremenda
19 Setembro, 2014 at 23:38
Pumba! Na mouche, meu caro. Na mouche…
18 Setembro, 2014 at 18:42
boas tardes
a minha pergunta ao Marco é a seguinte – ” Marco porque não colocas o André Martins e o Maurício no banco?”
Acho que neste momento sería meio caminho andado para as coisas melhorarem muito, aliás, ontem viu-se a diferença da 1ª parte com o A. Martins e da 2ª parte com o João Mário…se Marco viu o mesmo jogo que nós já sabe quem tem de escolher para jogar.
Hoje, consegui olhar para as imagens do jogo de ontem e não me lixem, o Sarr fez um passe de cabeça normal para o Mauricio, o Xerife é que vacilou, em vez de com classe cabecear para o Patricio, cagou-se todo com o puto de 17 anos e parecia um defesa do INATEL a tentar dar um charuto para qualquer lado e depois foi o que se viu. revejam o lance com calma.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:08
Guardião,
Quero aproveitar para te pedir desculpas. Naquele dia estavas fodido (com razão) e eu fui um otário arrogante. Ainda assim, acho que exageraste nos “disparos”.
Sem ressentimentos.
18 Setembro, 2014 at 19:29
Sá
sempre gostei de ler as tuas ideias, quer nos posts “á Gomes Sá” e nas opiniões aqui nas mensagens, e sempre achei que eras um tipo ás direitas, fiquei um bocado desiludido contigo, mas, tens razão, há dias que estamos menos tolerantes.
desculpa também alguma coisa menos digna da minha parte.
Abraço e SL
18 Setembro, 2014 at 19:39
tomara que todas as disputas aqui na tasca fossem resolvidas assim!
um abraço e obrigado por tornarem este espaço numa verdadeira família! 😀
18 Setembro, 2014 at 19:41
não custa nada Tiago, afinal somos…uma familia!
18 Setembro, 2014 at 21:30
Tens razao Mário: foi impressionante a diferenca do JM para o AM. Cada bola que ele recebia fica nos pés dele, pressionado ou nao, e seguia quase sempre para a frente.
A dificuldade do AM é que nao protege tao bem a bola (obviamente o peso-pluma nao ajuda, mas nao é tudo) e, muitas vezes, ora tem que jogar de primeira e sai um passe de risco, ora sofre falta.
Com o JM, mais vezes a jogada progride, inclusive com a criatividade que ele traz e, já agora, com a confianca que dá ao colegas ter um gajo com aquela relacao com a bola.
Por exemplo, se é um extremo e ves, vá lá, o Pedro Barbosa a receber a bola, já sentes intuitivamente que tens que correr e procurar o espaco (pré-combinado como terá sido nos treinos) porque tens a confianca que o vai sair um croissant de bandeja a pentear o defesa 😉
18 Setembro, 2014 at 18:48
Queria tocar num ponto que vai de encontro à tua pergunta Cherba. Será que o Marco tem medo de alguma coisa e não estamos a ver o filme todo ou houvee haverá realmente uma aprendizagem de processos inclusive do treinador.
Recordo um pormenor. O discurso de Marco Silva em termos de tom e de forma é igual a quando a sua passagem pelo Estoril. Isto para esclarecer as pessoas que dizem que o Marco expressa em publico insatisfação sobre isto aquilo ou outra coisa qualquer. Não é verdade, é comparar conferências de imprensa. A haver algum mal estar, o treinador é suficientemente homenzinho para conversar com quem o contratou e expressar o seu sentimento. Simples. Se algo já aconteceu, aqui sim há um problema, pois não houve solução aparente. Também deixem me que vos diga que azar não tem faltado a Marco Silva, basta ver dois jogos. Académica, William expulso e golo nos descontos. Maribor, golo nos descontos. Podia ter acontecido a qualquer altura, mas não, acontece no fim.
Quanto ao futuro, Marco Silva tem de ficar no Sporting. Tem qualidade, é capaz e competente. Tem mostrado trabalho ofensivo e alguns apontamentos excelentes. O jogo de Gil Vicente vai responder a algumas perguntas colocadas aqui, sobretudo no capitulo das alterações ao onze e do jogo defensivo.
Quanto à presença do presidente no banco, penso que nenhum treinador se sente confortável com isso. Transmite uma desconfiança , nem que seja uma má interpretação. Não é de agora e já antes tinha emitido a opinião: Não é agradável e podia ser alterado
18 Setembro, 2014 at 18:51
Acho que Marco Silva, tal como Paulo Fonseca, ainda não estão totalmente preparados para clubes desta grandeza. Receio que tenha sido um erro e prematura a sua contratação numa época tão importante para a afirmação da equipa.
Fiquei bastante preocupado depois de ouvir na segunda e terça feira, o José Eduardo e o Fernando Correia, opinarem sobre as carência técnicas e tácticas, movimentações ofensivas e defensivas com e sem bola, bolas paradas, da nossa equipa, ao qual o jornalista perguntou como eram ultrapassadas, ambos responderam “treino, isso treina-se” .
Estes 2 comentadores sempre estiveram ao lado de Bruno Carvalho e tem um grande conhecimento do que se passa dentro da Academia, ainda referiram muito subtilmente a forma nervosa e ansiosa como Marco Silva fala para a impressa aconselhando também para ouvir as pessoas que o rodeiam.
O que me leva a concluir que Marco Silva com os seus 37 anos, 60 jogos de 1ª Liga, ainda não tem conhecimentos técnicos e tácticos e experiência suficiente ao nível do treino para melhor o futebol praticado no ano passado pela nossa equipa, sendo que transparece que a pressão a que esta sujeito o sufoca.
Só espero mesmo que BdC tendo que efectuar alguma alteração na equipa técnica não se comprometa a longo prazo e que faça todos os possíveis e impossível(Nani) para trazer o melhor treinador da actualidade, Sportinguista, e que termina contrato em 2015(Bruno 5M/ano é barato).
SL
18 Setembro, 2014 at 18:55
PAULO FONSECA É O CARALHO QUE TE ENTOPE!
18 Setembro, 2014 at 19:30
Aqui não há direito ao contraditório é a teoria da Avestruz que impera. Que ninguém se meta com o Bruno nem como Montero e ate no ano passado era o Mauricio…leva logo com um camião de insultos(boi, palerma, fdp, croquette), mas ninguém tem poder de argumentação, lamentável só insultos, muito baixo nível, é a seita do AMEN.
18 Setembro, 2014 at 19:37
Tanto há que ainda debitas umas barbaridades. Fosse este estaminé um camarote a norte e dos teus comentários não passava um.
18 Setembro, 2014 at 21:41
joao, enfia o contraditório no teu cuzinho….a tua intervencao mostra bem que nem sabes o que isso significa.
Vai mas é ler o que escreves e tenta encontrar argumentos no texto: encontras zero!! Apenas escreves conjecturas e formas uma teoria com base em fumo?!
Acho uma piada a estes merdas que chegam aqui a acusar o pessoal de defender cegamente o Sporting (ou esta direccao), formem opinioes com base no jornalixo, progamas de paineleiros (que esses sim, percebem de futebol como o caralho….entao de gestao??…Ui!!) e blogues de merda.
Ó pá, da próxima vez que comentares, experimenta basear uma teoria com base em algo tangível.
18 Setembro, 2014 at 19:34
Já tenho feito vario comentarios nunca ofendi ninguem…tu não me conheces…DeFranceschi É O CARALHO QUE TE ENTOPE!
Gostas?
HUAAUUUU….
18 Setembro, 2014 at 19:38
Hahahahaha Doeu-te alguma coisa JOÃO CAGÃO? Queres que coloque mais brita nesse buraco de esgoto para te dar mais prazer no BUJÃO?
18 Setembro, 2014 at 19:43
Bruno de Carvalho, candidato a presidente do Sporting, apresentou ontem os rostos visíveis do fundo russo que pretende investir 50 milhões de euros no clube de Alvalade : “Como tinha prometido, estou aqui ao lado dos investidores. Apresento aqui o Fundo Imobiliário Fechado que pretendo criar, em que 60 por cento das ações são do Sporting e 40 por cento são dos investidores, mas será o Sporting que terá opção na venda dos jogadores”.”O meu objetivo, como o dos parceiros russos, é fazer do Sporting já campeão para a próxima época, voltar a encher estádios e fazer aumentar receitas”, acrescentou.
Março de 2011
Bruno de Carvalho entende que os «fundos são um monstro que habita em quase todos os clubes e tem de ser banido» do futebol.
11 de Setembro 2014
DeFranceschi, cruza está se o teu QI deixar…
18 Setembro, 2014 at 19:45
Quando terminares o boquete ao Jubas76, levanta-te, compõe-te, limpa a nhanha dos beiços e grita comigo: SPOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 20:31
João, para ser justo, implica dizer que o BdC diz que nem todos os fundos são iguais!
18 Setembro, 2014 at 20:36
Mas será que o dinheiro Russo é mais limpo que o dos outros?
18 Setembro, 2014 at 21:52
Ó anormal do caralho (e esta é a última vez que me dirigo a ti, porque se queres explicacoes – que bem precisas – paga-as, foda-se!)
Estás a misturar as coisas, porque obviamente nao compreendes. “Fundo imobiliário”; o que é que isso tem a ver com fundos de jogadores?
No texto que tu próprio copiaste, vem lá que o Sporting detém a maioria e que quem decide as vendas sao o Sporting. Ora nao é precisamente isto o problema dos fundos (mais a comissao dos empresários?)?
Um fundo de investimento nao passa de isso – investimento no clube para um retorno financeiro. Do mesmo modo como o teu benfica, ou porto – sei lá – estao enterrados, bem enterrados nessa merda.
O Sporting quebrou com isso. O Sporting vai ser um clube solvente. O Sporting já bateu no fundo e está a reerguer-se.
O Sporting sempre terá uma exigencia máxima e será candidato ao título: foda-se! Foi-o quando nao o era o ano passado, e só nao ganhámos em boa medida por causa das arbitragens.
Para finalizar, nao te vou mandar mais apanhar no cuzinho porque já vi que é como a história do cacador: continuam a mandar-te e tu voltas porque gostas!
18 Setembro, 2014 at 21:59
portugueezza,
Gostas de gastar o teu latim? Escreves tanta coisa mais interessante para perder tempo com isto. Sinceramente preferia que a malta deixasse de dar para este peditório.
SL
18 Setembro, 2014 at 22:54
Anotado, barbosa
19 Setembro, 2014 at 8:12
Riga…sai desse corpo!!
18 Setembro, 2014 at 22:39
A turma das Brunettes going wild
18 Setembro, 2014 at 19:05
Olhem só o comentário que este mentecapto escreveu ontem no post do jogo da CL:
“Português custa muito dizer mas só o JJ é treinador TOP. E custa muito engolir isso porque ainda na era risco ao meio esse homem tinha lugar Gamebox mesmo à minha frente.”
18 Setembro, 2014 at 19:48
Para este anormal não existem sinais de pontuação. Já o estou a imaginar a conduzir. Hahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 19:06
Rato de esgoto… é banir do espaço este mitra.
18 Setembro, 2014 at 19:07
JOÃO CAGÃO LEVA NO BUJÃO COMO UM CÃO!
18 Setembro, 2014 at 19:12
E fico-me por aqui para não estragar esta bela posta!
18 Setembro, 2014 at 19:29
Passas aqui 24 horas do dia, mas o que fazes tu na vida!? Vives da SS, comentas os actuais os passados, não te distraias, algum dia entras no teu quarto e tens lá na tua cama o teu mentor todo lambuzado em algum que pensavas que te pertencia. Ganha vida própria, vê lá se ajudas a paga a dividas.
https://www.facebook.com/SportingComediaDePortugal/photos/a.113393815409790.21088.113393612076477/830428973706267/?type=1&theater
Não envergonhes o Sporting.
Cherba quero o IP deste BOI bloqueado…BEBE.
18 Setembro, 2014 at 19:39
Ainda ficas é sem rótulas mentecapto.
18 Setembro, 2014 at 19:43
E vê lá se aprendes a escrever direitinho. Não consigo te entender. Deves ser o mano do Jorge Pastilhas, que dizem que fuma uns berlights.
Agora coloca a dentadura e grita comigo: SPOOOOOOOOOOOOOOORTING!
18 Setembro, 2014 at 19:43
Descaíste-te oh anormal! A partir do “…paulo fonseca…”, tudo o resto perde a validade. É mais ruído. Não te envergonhes a ti próprio.
18 Setembro, 2014 at 19:53
Tens razão é muito ruído, mas aposto contigo que em 2 semanas por aqui só se vai comparar o MS ao PF e que o Marco Silva dura menos tempo que o outro.
18 Setembro, 2014 at 20:05
Se isso acontecer, dou-te uma sande de torresmos. Se isso acontecer, quero ver-te a comer merda às colheres.
18 Setembro, 2014 at 20:06
Não acontecer, evidentemente. E não vale dizer que viste muitas vezes escrito “por aí”. Auto citações não contam.
18 Setembro, 2014 at 20:27
Aceito a aposta vais pagar a sandes de torresmos.
E mais te digo, o problema do William, AMartins, Cedric, não tem nada a ver com problemas físicos ou de expectativas de transferências. Os problemas destes meninos são companhias, meninas e noite.
18 Setembro, 2014 at 23:05
Ahahahahahahahaha.
Agora é porque os rapazes andam nas p….
Ahahahahahahaha
Epá! Mudei de ideias! Aparece sempre. És um fartote de rir!
18 Setembro, 2014 at 19:46
Vive dos cheques passados pela tua esposa meu caralho! E das gorgetas que ela me deixa na cueca!
19 Setembro, 2014 at 3:26
Muito baixo nível deste João.
18 Setembro, 2014 at 19:22
Fui vomitar. Já volto.
18 Setembro, 2014 at 18:55
«Até a equipa que levou 6 do FC Porto é melhor que o Maribor!» – Manuel Fernandes. Aproveitar uma altura como esta para pisar ainda mais a equipa, em nome de um acerto de contas pessoal, diz muito da falta de carácter deste tipo. Ele podia até ter marcado 20 golos num jogo contra o Carnide. Por mim, nunca mais entrava em Alvalade.
18 Setembro, 2014 at 19:04
O Manuel Fernandes está-se a perfilar para ser a nova (?) cara dos lambuças nas próximas eleições. Sim, porque esta merda ainda vai no adro. E os croquetes começam a ressurgir das trevas.
E gostava que isso acontecesse apenas por um dia. Só para ele ver como cai por terra a teoria dos 3/4 reforços de qualidade.
Nunca pensei que fosse odiar tanto alguém que tanto admirei…hoje arrependo-me de ter mandado um mail ao Bruno de Carvalho, aquando das primeiras eleições, a pedir-lhe a integração do MF na estrutura.
18 Setembro, 2014 at 20:02
Não entrar no estádio? Mas esta merda é a vossa Coreia do Norte ou quê? Fdx… Desbocados a torto e a direito é coisa que nunca faltou no clube. Há sempre um adepto/sócio que se lembra de abrir a boca na pior altura. E o MF nunca foi grande espingarda a falar de bola, era mesmo era a chutá-la. Agora, daí a impedir que entre no estádio…
18 Setembro, 2014 at 20:43
Acho que era interessante o BC ligar ao gajo, almoçarem, trocarem impressões.
O MF perceber o que é a realidade do Sporting hoje (se até Rogério Alves percebe … ok, não é “jogador da bola”), perceber onde pode ajudar o clube, mesmo como funcionário ou colaborador … etc.
Se mesmo assim quiser andar a mandar postas de pescada para o ar, ressabiado .. então não há nada a fazer.
19 Setembro, 2014 at 18:58
O problema do MF é a mama de 30 mil €/mês que tinha no Sporting para nada fazer. Bruno Carvalho cortou com essas merdas e o mamão ainda anda ressabiado.
Ele que na carreira de jogador não conhece o quê ganhar fora nas Liga de Campeões, como treinador nunca ganhou um jogo fora nas competições europeias, vêm dizer que o Bate Borisov é muito bom!!!
O Dinamo de Minsk, que ficou em 2º atrás desta potência perdeu 6-1 como o PAOK!!! Esse Senhor cada vez que abre a boca só perde créditos do passado.
Elogiar Benfas e Portos atacando sempre que pode o Sporting, não é de alguém sério, honesto e muito menos devia estar a representar o quer que fosse do Sporting!!! Ele hoje do Sporting apenas é um exemplo do que tínhamos lá dentro a mamar centenas de milhares ao ano!! Honestidade intelectual? ZERO
18 Setembro, 2014 at 18:55
Acho que o Jusko acertou na mouche.
A calma seráfica de Jardim temperava a emotividade do Presidente. Marco não tem perfil para isso. Nem tem que ter. Fico com a impressão que a ansiedade e o medo de errar são amplificados pela presença vulcânica de Bruno de Carvalho no banco. É o dano colateral de uma personalidade fortíssima.
O Presidente tem que agir de acordo com o que for melhor para a equipa em cada situação. Penso que, nesta altura, seria bom subir à tribuna e dar espaço e tempo para que o futebol da equipa evolua sem stress.
Seria também bom focar o discurso no médio prazo. Uma verdadeira cultura da ambição deve-se centrar sobre a elevação do nível do futebol praticado ao potencial fabuloso dos nossos jovens jogadores. Isto é que devia ser uma obsessão e não os títulos. Uma equipa como a que terminou o jogo de ontem a jogar no limite do seu potencial, se possível com Gauld, Tobias e Jonathan à mistura, é tudo o que eu quero poder ver.
SL
18 Setembro, 2014 at 22:04
Isso é especulacao, pá – nao alimentem mais uma teoria…e que mensagem é que passava se o BdC de repente saísse do banco?
Aliás, se ganhássemos o jogo seguinte toda a gente dizia que era isso, se o perdessemos toda a gente dizia que era isso a mesma.
Nao que o que importe é o que se diz de nós, mas a explicacao mais simples é quase sempre a correcta: estamos a marcar poucos golos mas a criar muitas oportunidade. Nao temos ganhos jogos por uma boa dose de azar.
Existem muitas (pequenas afinacoes), como esclarecer o nosso modelo defensivo (nao é só culpar os centrais: o golo do Belenenses, por exemplo, foi mais culpa do extremo que nao pressionou a saída da bola do que da defesa) e como meter o nosso médio ofensivo a render, mas isso vem com o tempo.
O facto de toda a gente estar a dizer que o Marco deve mexer na equipa é muito fácil quando as coisas nao correm bem, mas as coisas nao sao tao lineares assim. Se tirarmos um jogador que já deu tantas provas só por um jogo mau isso também passa uma mensagem de intolerancia.
Finalmente, o teu último parágrafo é muito bom
18 Setembro, 2014 at 19:00
Na mouche cherba tudo o que penso e defendo tu colocaste neste prato muito bom.
5 estrelas
18 Setembro, 2014 at 19:10
Para que fique esclarecido e não hajam duvidas, e se forem ler o meu primeiro comentario, eu nao estou a criticar a politica de aquisicoes, nem as opcoes do Marco. A historia de comprar um ou dois por 7 milhoes cada so me dá vontade de ir à sanita fazer um pongolle e um elias (tomem la, ja têm os vossos 15 milhoes). Tem haver com o facto de me rever no Bruno e se calhar eu no banco tambem me passava e punha pressao desnecessaria. É apenas a minha opiniao. Nao sei de rumor nenhum, nem nada que se pareça. Apenas a minha opinião. A politica desportiva do clube é correctissima ( se calhar nao teria contratado tanto para a equipa B ), mas quero ver o Bruno na tribuna.
18 Setembro, 2014 at 19:19
Não é para insistir Jusko mas não me parece que seja altura disso. Isso deve ser feito quando os resultados aparecerem. Agora acho que passava a mensagem errada.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:35
Claro que nao era agora. Era janeiro deste ano.
18 Setembro, 2014 at 19:39
Aí retiro qualquer reserva e BdC já disse que quando chegar a altura sairá do banco. Se ele pensa que é em janeiro não te sei dizer obviamente mas se os resultados forem melhores nessa altura espero bem que vá para a tribuna.
SL
18 Setembro, 2014 at 19:56
Janeiro passado 🙂
18 Setembro, 2014 at 20:09
Hahaha.
Li o que queria ler. E agora, não achas melhor que isso aconteça em janeiro que vem? Faz este exercício: 4 maus resultados e os detractores do costume já pulam de alegria. O que seria dito se agora decidisse sair do banco? Pior do que isso, que mensagem é que passava à equipa?
18 Setembro, 2014 at 19:16
Spooooooooooooooooooooooooooorting!
Força Sporting!
18 Setembro, 2014 at 19:25
Anda muita gentalha mortinha para que as coisas corram mal para se mandarem à Direcção e , especialmente, ao BdC. Gentalha que ontem não pulou que nem um doido com o golaço do Nani…gentalha que se ficou a rir com os falhanços dos centrais…gentalha para quem irá o meu TOMA quando as bolas começarem a entrar, a defesa atinar e as vitórias aparecerem em catadupa como merecemos!
Também eu vocifero contra o MS durante o jogo: com o Arouca demorou a mexer e o Nani não devia bater tudo o que era bola parada, depois desse jogo o Tanaka desapareceu quando devia estar pelo menos no banco, com os pastéis devia ter tirado o Adrien e não o AMartins ao intervalo, o William tá lento de pernas e pensamento e ele não o tira de campo, etc, etc…mas a frio não posso acreditar que algum verdadeiro Sportinguista acredite que se deve despedir o treinador. E se algum porventura pensa assim é porque continua a viver no mundo do PES e do FM (que gosto muito de jogar, mas para muita gente passou a ser a realidade) e precisa urgentemente de um reality-check! Não estamos como queríamos mas não estamos tão mal como nos vendem. E eu acredito que vamos melhorar e que isto é como acaba e não como começa! Os dois próximos jogos vão ser decisivos, como são todos. Duas vitórias, com o gil e com os porcos e no dia seguinte ninguém critica nada e já todos acham que o Chelsea é para golear em casa!
Outra coisa: quer se goste ou não, quer se concorde ou não, este Sporting está a ser construído para o futuro e não para o presente. É um facto e as discussões sobre as contratações começam e acabam precisamente aí. Este é o rumo definido e legitimado pelas eleições. Se vai resultar ninguém sabe, nem os próprios. Não gostam? Façam-se sócios e daqui a 3 anos votem em consciência. Não voltem é, por favor, a cometer os mesmos erros do passado. Há quem tenha a memória curta, a minha está bem viva e foi ainda ontem que estávamos no maior buraco financeiro e desportivo da nossa História e havia quem batesse palmas e comesse croquetes ao mesmo tempo.
Quanto à conversa do BdC no banco, que já cansava na época passada, um conselho: deixem-se disso. Nas distritais o que mais se vê são os presidentes de clubes nos bancos e a falarem e gritarem mais do que o próprio treinador, adjunto, massagista e suplentes juntos. E que eu saiba ninguém tem medo. Ou sente mais pressão. E se o MS sente, então é melhor começar a repensar o que quer fazer da vida.
Preocupem-se mais em apoiar (no estádio de preferência) e menos a criticar (diferente de conversar e discutir). Se o fizerem vão ver que no final as vitórias vão saber muito, mas mesmo muito melhor!
SL
18 Setembro, 2014 at 19:50
Portanto: a tua referência são os distritais e não, por exemplo, clubes do topo da Europa. Até podes achar que o presidente está onde deve estar, mas com argumentos desses…
18 Setembro, 2014 at 20:57
Já fui nesta conversa, já não vou mais. Não participo em mais cultos a BdC. É o auto-nomeado chefe do futebol profissional e portanto deve estar ao alcance da crítica dos adeptos. Isto não quer dizer que se defenda a queda da direção quer apenas dizer que o presidente não é um inimputável que não tem que dar explicações sobre a direcção do futebol profissional.
18 Setembro, 2014 at 22:46
Na mouche
19 Setembro, 2014 at 1:08
Estamos Juntos!!
18 Setembro, 2014 at 19:28
Vou aqui acicatar os ânimos mais um pouco…
Já li acerca da presença do Presidente no banco (ponto com o qual também discordo, foi importante de início, mas hoje não faz sentido), gestão de expectativas, e tal…
Vejo pessoal a cascar no Marco Silva, nos jogadores, mas poucos na Direcção… o cenário faz lembrar um pouco o FeCePe, onde o Presidente tem poder absoluto, mas quando há m#### a culpa é dos jogadores que são camones e não se esforçam, do treinador que é um banana, nunca do tipo que tem o poder, toma as decisões e coloca as pessoas nos lugares.
Com isto quero dizer que… o Marco tem culpas, os jogadores têm culpa (fífias e golos feitos falhados) mas há muita culpa da Direcção na preparação da temporada e na gestão de expectativas. Foi gasto algum dinheiro (muito, pouco, depende da visão), melhorias imediatas na equipa nem vê-las. Não é motivo para pedir eleições antecipadas, mas neste momento é preciso dizer claramente ao Presidente “falharam aqui, ali e acolá”. Se ele for uma pessoa inteligente, e penso a 100,01% de que é, aceita a crítica e corrige.
18 Setembro, 2014 at 20:11
Nuno,
Essa questão do presidente no banco, é uma não-questão. Porque se o MS está incomodado, ou fala com o presidente ou se demite. Se já o fez e continua tudo igual, é porque aceitou. Se não o fez, é porque não tem personalidade ou frontalidade (que é acaracterística mais importante num treinador) para confrontar o presidente.
O que eu não quero é que voltem a acontecer as cenas de pugilato dentro do balneário que tivemos num passado recente ou que, qualquer descompressão ou comodismo por parte de jogadores e treinador não sejam, imediatamente, identificados pela direcção. Confio no Inácio mas há coisas que só percebemos se virmos “in-loco”. Desculpa lá, mas não acho que seja por aqui.
O presidente erra? Claro. Como todos os outros. Mas, para já, não lhe atribuo nenhum erro nas contratações. Se calhar em Dezembro ou no final da época poderei atribuir. Neste momento não consigo, simplesmente porque só vi um reforço a jogar!!!!
Repara (e só falo dos jogadores que vi jogar em jogos oficiais)
Maurício foi uma má contratação? Não. Serviu perfeitamente para o ano passado. Se hoje já não serve, é culpa da direcção ou do treinador?
Sarr é má contratação? Com 5 jogos, onde, nos 3 primeiros esteve bem e, nos dois últimos, mal? Não farão, estes erros, parte do tal periodo de adaptação? Não será cedo para o rotularmos de flop?
Paulo Oliveira é má contratação? Quando, depois da expulsão de William em Coimbra, ajudou a fechar o lado direito, sendo traído por uma infelicidade do Carrillo no fim do jogo?
Rosell é má contratação? Quando ajudou em Coimbra em 2 posições (lateral e trinco) cumprindo em ambas? E estando, igualmente bem contra o Arouca?
Os únicos flops (ou perto disso) que eu encontro é o Geraldes e o Shikabala. E mesmo esses ainda não os vi jogar o tempo suficiente para formar uma opinião definitiva. E acrescento Magrão, Piris, Welder que vieram por empréstimo. E Vítor, que já saiu.
Tomo-te por um tipo inteligente, pelo que, não acredito que entres na conversa dos “3/4 reforços de qualidade”.
É demasiado fácil desmontar essa teoria.
Na gestão de expectativas, sou capaz de concordar. Mas se reparares, quando ele assumiu a candidatura (e mesmo na questão da pole position) ainda tínhamos Rojo e Dier. E Slimani, aparentemente, focado no Sporting. Não tenho muitas dúvidas que se ambos têm ficado, estaríamos no topo da tabela. Aconteceram situações inesperadas mais para o fim do mercado e tivemos de reagir, porque o tempo era curto. Alterar o discurso de candidatura ao título depois destas mudanças era um autêntico hara-kiri.
18 Setembro, 2014 at 20:53
A questão do banco, para mim, é mais protocolar que outra coisa. Tenho costela de visconde, mas lugar de presidente é na tribuna. Outra razão é que no banco está exposto… a castigos.
Quanto às contratações, já falei atrás: Janeiro foi um fiasco, e cheirou a “mostrar serviço”. Este defeso, condeno a quantidade. E o facto de haver excesso de apostas para o futuro. No caso específico dos centrais, vieram 3 jovens (e temos mais 3 jovens de futuro na cantera, logo são 6 para desenvolver ao mesmo tempo), quando devia vir pelo menos 1 experiente. Já agora, o Maurício, foi uma boa aquisição (sempre o defendi), mas não é nem será um indiscutível numa equipa de topo. Ou de championes. Aqui o Leo tem culpas no cartório, pois ele devia ter dado paulatinamente o lugar ao Dier (não sabemos se o desfecho teria sido diferente). Ele não foi um flop, longe disso, acho-o útil, mas não pode começar o ano como o “melhor central”. É aqui que critico o planeamento.
18 Setembro, 2014 at 20:59
No banco deve estar a malta da bola mais os médicos e massagistas. Não é lugar para o presidente. O Sporting não é o brinquedo de BdC.
19 Setembro, 2014 at 1:11
Estamos Juntos!!
18 Setembro, 2014 at 21:50
Eu acho que… O Bruno de Carvalho não deve limpar o cu com papel higiénico x, deve limpar com papel higiénico y! Que cara$#%!
A discussão da presença do Presidente no banco está ao nível da discussão da cor dos calções, muita crítica foi feita aos calções verdes e ainda só li duas ou três linha a valorizar os calções brancos… A questão do banco é outro não problema, na época passada não foi.
Eu concluo que a malta gosta é de criticar por criticar, assim não há cu que aguente!
18 Setembro, 2014 at 22:12
papel higiénico com a cara estampada do orelhas e do bufas, isso é que era de boss
19 Setembro, 2014 at 10:42
Ora aqui está um comentário em que eu estou totalmente de acordo com ele. Desta vez não têm calções para malhar arranjaram a «estória» do pres. no banco. Isto só mostra que a ínica coisa que interessa é malhar não importa em quê.
18 Setembro, 2014 at 19:34
Deixem o Marco Silva treinar…
18 Setembro, 2014 at 19:37
+1
Na época passada, com o Leonardo Jardim apenas conseguimos 1 ponto com o Estoril de Marco Silva.
18 Setembro, 2014 at 19:35
O meu onze com o Gil Vicente
Rui Patrício
Cedric Paulo Oliveira Sarr e Jonathan Silva
William, João Mário e Ryan Gauld ( ou até manter o Adrien, não sei)
Carrillo, Slimani e Nani
18 Setembro, 2014 at 19:43
O meu Sporting contra o Gil Vicente (e restantes jogos desta época):
1) BdC a Presidente
2) Marco Silva no banco
3) Onze jogadores em campo
4) Milhões de Leões em (doce) sofrimento por fora, pelo seu Grande Amor
18 Setembro, 2014 at 19:51
Essa dos 11 jogadores em campo vai ser difícil…seja por culpa própria ou….culpa bovina…
18 Setembro, 2014 at 19:55
boas Sá, repondi-te lá atrás na outra página.
abraço e SL
18 Setembro, 2014 at 20:05
Já li, Mário.
Ainda bem que está tudo esclarecido. Podes não acreditar, mas fiquei chateado comigo próprio por causa dessa “altercação”. Tenho muito respeito pelos tasqueiros mais velhos como o Mário e o Max Martins.
Grande abraço!
18 Setembro, 2014 at 20:07
Lindo! Clap clap clap! Eu também gostava de poder fazer as pazes com o JOÃO.
18 Setembro, 2014 at 20:16
este italiano duma figa é mesmo um fixe, ehehehehehe
18 Setembro, 2014 at 22:13
O joao, nao o mandem jogar na retaguarda que ele gosta…
18 Setembro, 2014 at 22:16
portugueezza
Dà uma vista de olhos na resposta que lhe deste na outra página.
SL
18 Setembro, 2014 at 23:38
portugueezza, hoje já lavas-te a loiça…
19 Setembro, 2014 at 16:05
“lavaste”, aprende a escrever
18 Setembro, 2014 at 20:13
tudo resolvido Sá 🙂
SL
18 Setembro, 2014 at 20:14
Já estragaste tudo!
Então chamas velho ao homem? 😀
18 Setembro, 2014 at 20:18
Agora é que lixaste, Maria….
Tava aqui eu a tentar resolver a coisa e tu a incendiares. 🙂
Como é que me safo desta? Já sei!
“Velhos são os trapos”
Ou
“A idade é só um número”
18 Setembro, 2014 at 22:47
Não percebo a associação de “44 anos” com “velho”…?
Estou a sentir-me desconfortável.
19 Setembro, 2014 at 0:18
Placebo, provavelmente o Sá pensava que eu eu mais idoso 😉
19 Setembro, 2014 at 0:56
Só pode… 😉
19 Setembro, 2014 at 8:22
EU tambem!!
18 Setembro, 2014 at 20:19
looool são só 44 anos e alguns cabelos brancos (que o nosso grande Sporting tem contribuído para proliferarem)
18 Setembro, 2014 at 19:51
+1
19 Setembro, 2014 at 1:12
😉
18 Setembro, 2014 at 19:46
Então mas agora o BC estar no banco pode condicionar? Por amor de Deus…
É muito simples: se algum jogador ou algum elemento da equipa técnica se sente incomodado ou intimidado com a presença do presidente no banco, significa que, pura e simplesmente não tem/têm capacidade para estar no Sporting. As simple as that!!
18 Setembro, 2014 at 20:30
Não é bem assim…a minha dúvida (como escrevi) é se ele é capaz de ser duro quando deve ser, se é capaz de ser motivador, se é capaz de acalmar quando deve acalmar, se é capaz de tirar pressão quando deve tirar! Saber e conhecer bem estes timmings não é fácil e eu não tenho a certeza se ele é ou não capaz! O que tu dizes é que eles que aguentem…e não é assim! Cada um é como cada qual e quem lida com a equipa tem de saber bem o que deve dizer, quando deve dizer e como deve dizer!
Nem sequer digo que seja verdade ou mentira…apenas uma dúvida pela sua forma de ser e de estar face ao nervosismo que sinto da equipa…
18 Setembro, 2014 at 19:54
Mas que grande tolice de post, caro Cherba.
Desculpa, mas não consigo entender o que te leva a escrever um recado ao treinador.
Tens dúvidas da sua competência ?
Tens dúvidas da sua maturidade ?
Tens dúvidas da sua preparação ?
Tens dúvidas da sua capacidade ?
Sinto-me triste por ver tantos treinadores de bancada a presumirem-se mais inteligentes e conhecedores do que um treinador que já conquistou o que o Marco Silva conquistou.
Que subiu a pulso com base no seu mérito.
Que foi uma aposta pensada e planeada pela nossa Direcção e não uma escolha circunstancial.
Que apresenta um discurso perante a CS sério, rigoroso e respeitado.
Que apresenta uma capacidade de transformar o estilo de jogo num futebol muito mais dominador e atrativo que o LJ. E que o fez de forma considerada (por quem sabe de futebol) inteligente, não disruptiva, aproveitando o trabalho pré-existente.
Que teve a coragem de aceitar o desafio de liderar um conjunto de jogadores que ele disse terem bastante qualidade.
Que assumiu a ambição de ser campeão num clube em dificuldades financeiras extremas.
Não entendo.
Pior do que pedir a sua cabeça à 4ª jornada é passar-lhe este atestado de menoridade que revelas neste post.
Mas porque carga de água é que um treinador que dá berros há-de levar a água ao seu moinho melhor do que um que mantêm um diálogo reconhecidamente apreciado pelos próprios jogadores ?
Mas porque carga de água é que um treinador do Sporting tem de ter um estatuto pré-concebido (sem nada que o sustente na actualidade, apenas no passado) de que treinar o Sporting é muito diferente de treinar o Estoril ?
Qual é a diferença ?
A opinião/pressão da CS e dos adeptos ?
Só se for isso, porque estrelas ele certamente não tem para gerir.
E se for isso, eu acho que ele deve é ignorar completamente.
Forçar alterações numa equipa com base na opinião dos adeptos ? Não obrigado. Espero que seja homem para vos fazer frente.
Forçar alterações porque acredita que poderão melhorar o resultado ou minorar os erros.? Sim, sem dúvida.
A única pressão a que eu acredito que o Marco Silva esteja sujeito é a de apresentar um bom futebol com os recursos que tem ao seu dispor. Isso é que lhe deve tirar o sono. Nada mais.
Os resultados são sempre um fim e não um meio.
Desejo que a nossa Direcção pense como eu. Que lhe dê a tranquilidade, a tolerância e a confiança que ele já demonstrou ser merecedor.
O nosso treinador é bom. É inteligente. Não tem nada a ver com Paulos Bentos. Será o primeiro preocupado com a eficácia e a motivação/ambição dos jogadores.
Mas o homem não é Deus.
A performance do Sporting é o resultado da actuação de todos. Plantel, equipe técnica, Direcção e até adeptos.
Todos.
Essa moda de sacudir a água do capote para cima do treinador quando os resultados não aparecem não me parece nem honesta, nem inteligente, mas sim apaixonada e irracional. Isto quando o seu trabalho é reconhecidamente bom. Pelo menos para mim.
Termino apenas com mais uma interrogação.
Querem que seja o treinador a marcar golos, a não cometer erros individuais defensivos ou a apresentar a forma/rendimento do ano passado ?
É isso que querem ?
É isso que o teu post procura, Cherba ?
Não acredito … evidente…mente.
PS: O futebol não é uma ciência exacta, e mesmo nessa os resultados só aparecem quando a 99% de transpiração conseguimos acrescentar aquele 1% de inspiraçã que faz a diferença. Disse quem o soube melhor que ni,guém.
Albert Einstein.
18 Setembro, 2014 at 19:59
Top
18 Setembro, 2014 at 20:10
Marokas, gostei do teu texto. Só não acho que o Cherba tenha tido a intenção de dar um recado ao MS.
18 Setembro, 2014 at 20:26
De que tens medo Marco ?
OK, isto não é um recado.
Deverá antes ser sublinarmente entendido como um abre-olhos.
Pois … para mim e ao estilo “mensageiro do subconsciente” não passa de um recado dado de forma “Cherbiana”.
E acho que o mister está muito acima disto.
Lamento, é o que acho.
18 Setembro, 2014 at 20:53
Marokas, isto não te parece muito mais um reunir da malta do que propriamente uma mensagem para fora?
18 Setembro, 2014 at 20:20
“Desculpa, mas não consigo entender o que te leva a escrever um recado ao treinador.”
Caro Marokas, a coisa parece-me simples:
1- O SCP ainda não fez uma exibição de jeito desde que o Marco Silva pegou na equipe;
2- O SCP já perdeu 6 pontos em 12 possíveis, para o campeonato;
3- Não obstante o SCP ter contratado 10/11 jogadores no defeso, só um deles joga (o Saar);
4- O jogador que mais se evidenciou na pré-época não tem merecido aposta, e os últimos dois jogos viu-os da bancada (numa equipe que tem – grandes – problemas para marcar golos);
5- O Marco Silva utiliza a equipe do Leonardo Jardim. O problema é que utiliza a equipa que se “afundou” na segunda parte da época passada;
6- Não se vê qualquer desenvolvimento individual nos elementos do plantel. Quanto muito, o Carrillo estará mais constante. Mas já vimos esse filme anteriormente. Pelo contrário, o William Carvalho e o Adrien parece que regrediram;
7- O SCP joga sem qualquer tipo de ousadia, mesmo perante equipes que lhe são inferiores;
Se esta não é a altura de uma “chamada de atenção” ao Marco Silva, quando será? Daqui a dois jogos, quando (se tudo correr mal – e pode correr mal) o campeonato estiver perdido?
SL
18 Setembro, 2014 at 20:40
Ok.
Estamos então perante uma “chamada de atenção”.
Atenção ?
Falta de atenção ?
Por parte de quem ?
Do treinador ?
Será que ela anda distraído ?
Será que ele nos deve dar ouvidos ?
Será que nós vemos mais do que ele ?
Será que estamos mais preocupados do que ele ?
Será que nós estamos mais comprometidos do que ele ?
Bom, se isto tudo for verdade, então é melhor nem esperar por daqui a dois jogos.
Já agora porquê daqui a 2 jogos ? Algum prazo de caducidade pré-determinado pela massa adepta ?
Pois … não me revejo neste tipo de atitude enquanto adepto.
18 Setembro, 2014 at 20:53
Caro Marokas,
Louvo a sua tentativa de menorizar as opiniões dos sócios/adeptos do SCP.
Repare que (i) atento o número de comentários nos últimos posts, os sócios/adeptos encontram-se preocupados (ii) as críticas têm sido, a meu ver, construtivas.
É ÓBVIO que a nossa opinião “vale o que vale”, isto é, não nos podemos substituir à visão e ciência do treinador do nosso Clube. Isso não nos impede, claro está, de opinar. Mesmo que estejamos errados.
Posto isto,
É inegável que o SCP não anda a jogar bem. Não concorda?
É também inegável que existem elementos do plantel que (i) não estão a render (ii) não têm a qualidade suficiente. O “eye test” é suficiente para permitir estas conclusões, não sendo necessário nem curso de treinador Grau X nem anos de experiência.
OBVIAMENTE que contamos que o Marco Silva ponha este plantel a jogar bem. Ele conhece-o (ou pelo menos tem a obrigação) muito melhor que nós. Como tenho dito por várias vezes, é bem possível que os suplentes/jogadores da equipe B não tenham a qualidade necessária para ser aposta. O Marco Silva saberá. Que é isso que nós queremos: que o planel atinja níveis exibicionais condizentes com a sua (teórica) valia.
Sabemos que o Marco tem contrato por 4 anos. Sabemos que um projecto não dura 2 meses.
Mas também sabemos que, a continuar com este nível exibicional, o SCP não vai a lado nenhum.
Quanto aos próximos dois jogos, é simples: o SCP vem jogar a Barcelos (e atentas as condições climatéricas cá em cima, não vai ser bonito) e depois recebe os andrades. Dois jogos muito difíceis que, a correr mal, podem ditar o fim da luta pelo campeonato.
SL
18 Setembro, 2014 at 22:37
Livramento: eu discordo e, peco desculpa já pela bicada, mas se nao fossem os resultados infelizes nao havia gente a dizer que o Sporting está a jogar mal.
E se houvessem, dizia-lhes o mesmo que digo: o Sporting está a jogar um belo futebol, que cria muitas oportunidades de golo e encosta o adversário.
Existem aspectos corrigir, sem dúvida, mas isso resolve-se. O que falta é golos: para mim grande parte disto é fortuito.
Nao se cria uma equipa vencedora da noite para o dia (vide Barcelona de Guardiola, Dortmund de Klopp, Manchester United). O que espero é que se de tempo ao MS para afinar esta equipa.
Se me enganar, cá estarei para o admitir mas tenho muita confianca neste treinador. Uma coisa já me provou, foi que meteu a equipa a jogar um futebol agressivo e atraente, e isso já é muito.
Em relacao ao comentário do Marokas, percebo perfeitamente o argumento, mas nao vejo o atestado de menoridade passado. O MS tem mais é que ser resistente a isto e, inteligentemente, sair da sua própria cabeca e ver as coisas com outra perpectiva de vez em quando.
Por último, convém dar-lhe uma folga que nao foi ele que escolheu o plantel. Se bem que isso nao foi um problema -obviamente – no Estoril, mas convenhamos que os plantéis do Estoril foram – provavelmente – acima da expectativa para a realidade do Estoril.
18 Setembro, 2014 at 22:51
Caro Livramento,
Se calhar, não me fiz entender bem.
Admito e advogo os comentários dos tasqueiros que se dão ao prazer de praticar esse acto de treinador de bancada. Todos nós temos um pouco disso.
Não posso concordar que se mandem recados ao treinador ou que se ponha em causa a sua competência com base nesses palpites.
Eu sei que ele se for bom, não liga nenhuma, mas de qualquer forma fica-nos mal por em causa a sua competência só por causa de 4/5 jogos.
Deviamos aprender com os erros do passado.
Sempre fomos os campeões das trocas de treinadores.
Espero que isso tenha acabado e que sejamos todos homenzinhos para perceber que quase sempre mais vale estar calado e ter paciência do que verberar e perder a cabeça.
Finalmente e para que fique claro eu acho que o Sporting está a jogar bem e a consolidar processos. Há aspectos a melhorar sendo a concretização o principal. A defesa só será relevante para a CL, onde as nossas ambições são limitadas. Para o campeonato há-de chegar.
Acredito que os resultados virão com e a tempo.
Haja paciência.
SL
PS: Eu tenho pouca memória para estas coisas, mas recordo-me que os Benfas andaram uma altura a sofrer golos em cantos numa série de jogos seguidos e acho que os centrais eram os mesmos que o ano passado. Tiveram que corrigir processos, não resultou de imediato, tiveram calma e depois a coisa resolveu-se.
18 Setembro, 2014 at 22:23
Livramento, escolho este teu comentário para contra-comentar, porque me parece que resume bem as críticas que têm sido feitas ultimamente (ou seja, não é uma resposta só para ti).
1) O Sporting não fez ainda uma exibição de jeito? O que entendes por exibição? Ou confundes “exibição” com “resultado”?
2) Isso é a matemática da coisa: 6 pontos.
3) O Sporting (e seria mau sinal se não fosse assim) não contratou titulares na pré-época. Contratou jogadores.
4) Se não fosse o parêntesis, não teria percebido que estavas a falar do japonês. Isso diz tudo.
5) O que sugeres? Outra equipa? E essa equipa não foi, seguindo o mesmo raciocínio, a que se “alevantou” no início da outra época?
6) “Desenvolvimento individual” em 5 jogos, vou ali e já volto. Por outro lado, gostaria de acreditar que iríamos ter este Carrillo o resto da época. Mas nesta fase, não dá para “acreditar” em nada, pelo simples facto que para haver desenvolvimento, é preciso deixar passar… algum tempo?
7) Volto ao ponto 2, e invoco o teu pragmatismo matemático: vai ver as estatísticas (não apenas para o que te convém). Tem havido bom futebol ofensivo. Têm faltado golos. Mas não por falta de caudal. Falar em “falta de ousadia” não é análise: é cegueira.
19 Setembro, 2014 at 1:17
O Cherba como o Maurício também tem direito a dar as suas fífias … Ou nao temos todos? 😉
18 Setembro, 2014 at 19:56
Contra o Gil Vicente:
Ventura;
Evaldo, Polga, Nuno André Coelho e Marian Had;
Angulo, Farnerud, Celsinho e Yannick Pupo;
Pongolle e Ribas;
Já sei que vão gozar… dizer que é uma equipa muito fraquinha e tal…
Pronto, aqui vão os suplentes que poderão fazer face a alguma inconsistência que poderá acontecer (não acredito) no bom desenrolar do jogo: Hildebrand, Rodriguez, Joãozinho, Gelson Fernandes, Tales, Cristiano, Jeffren, Bojinov.
Estes ainda terão a companhia do Luis Duque de forma a PRESSIONAR uma ponta do banco para servir de contrapeso aos jogadores que estão na outra banda…
Saudades de Luis Duque e Carlos Freitas…
18 Setembro, 2014 at 19:59
O ideal é o Luis Duque não se sentar na ponta do banco, não vá ele mandar os suplentes e equipa técnica ao ar.
18 Setembro, 2014 at 20:04
LOL. Não é do mesmo campeonato, mas o Freitas também engordou enquanto cá andava — para contrabalançar — na ponta oposta do banco.
19 Setembro, 2014 at 8:07
Se formos a ver por esse angulo…creio que muitos mais “engordaram” quando passaram pelo Sporting…!!
Quem ficou na “pele e osso”…foi o Leão…!!
SL
18 Setembro, 2014 at 20:05
Com esses, acredito que o Marco Silva não pusesse cá os pés …
19 Setembro, 2014 at 19:35
ah ah ah
és fodido!!
bem esgalhada
PS: continuo a achar os calçoes verdes uma merda!
e era tão bom que bastasse vestir os pretos para a puta da bola entrar!
era tão que bastasse ao slimani vestir os pretos para a bola ir para a baliza em vez da direcção do redes! ou ligeiramente ao lado….
18 Setembro, 2014 at 19:58
O Marco tem medo duma politica de contratações patética que gasta 14 milhões sem reforçar minimamente o 11 titular, estragando a equipa B com estrangeiros de qualidade duvidosa que tiram lugar aos nossos juniores mais promissores
tem medo duma direção que pensa que estes 4 centrais são para ser levados a serio numa equipa grande
tem medo duma direção que sobe a exigência sem perceber que para isso e necessário ter mais do que centrais de distrital e avançados sem golo
e se não tem medo disto, devia ter
de resto o homem ta a fazer o melhor que sabe e pode, e esta muito longe de ser o principal culpado deste inicio de época merdoso
19 Setembro, 2014 at 19:36
então nao reforçou o onze?
temos um central a jogar que não estava o ano passado!
18 Setembro, 2014 at 20:13
Jamie Carragher, um dos mais emblemáticos defesas da história do Liverpool, clube em que atuou durante 19 temporadas, defendeu a decisão do Manchester United em emprestar Nani ao Sporting.
Em declarações à Sky Sports, quando lhe perguntaram se as críticas a Nani durante os tempos do United eram exageradas, Carragher respondeu:
“Não me parece… Acho que, se tivéssemos visto um pouco mais do Nani, ele provavelmente ainda estaria aqui. Para o fim, os adeptos já estavam fartos dele. Se ele jogasse sempre assim e se tivesse feito mais coisas como este golo que marcou ao Maribor, ainda estaria no United.”
18 Setembro, 2014 at 22:43
Ouvi isso e, de certa forma é verdade, mas é um comentário perguicoso, de quem nao conhece o jogador nem se dá ao trabalho de analisar o contexto.
Nani nao tinha lugar no 442 do Ferguson e, ainda menos, no do Moyes, que basicamente tinham dois gajos que só faziam piscinas em cada ala: Valencia e Young, gajos operários sem magia nenhuma nem confianca para fazer uma diferenca no jogo.
18 Setembro, 2014 at 20:19
Vamos mas é cerrar fileiras e apoiar os jogadores(todos), equipa técnica e direcção. Também fiquei fodido com o golo sofrido no último minuto, mas essa infelicidade não nos pode toldar a mente… já tenho uns aninho disto e desde que os jogos são televisionados não me lembro de ver um Sporting tão dominador num jogo fora para as competições europeias… e já passámos por casinos, rapids, vikings, halmstads, vasluis, vetspils, etc…
18 Setembro, 2014 at 20:57
O que tu me foste lembrar .. Casino … com a equipa que tínhamos …
Salvo erro … não foi aí que o Robson saiu? Em primeiro no campeonato?
Para vir quem veio …
19 Setembro, 2014 at 1:19
Estamos Juntos!! 😉
19 Setembro, 2014 at 8:08
Eu cá por mim…fiquei triste, mas nunca deixarei de apoiar a equipa e o técnico…!!
SL
18 Setembro, 2014 at 20:39
É isso mesmo cherba. Acredito que o Marco Silva estará à altura do clube que representa.
finalmente passadas 24 horas já se respira muito melhor na tasca, a maior parte do pessoal já acalmou e os incendiários que por aqui passaram ontem como apareceram desapareceram. é impressionante a quantidade de nicks novos que vejo por aqui a seguir a um resultado menos bom do Sporting, ontem foi de mais
18 Setembro, 2014 at 21:02
Eu continuo fodido com o que aconteceu ontem.
Ainda não me passou. Vamos ver se amanhã estou um bocadinho melhor.
18 Setembro, 2014 at 21:04
ai que as comadres chatearam-se
OFF:
José Mourinho respondeu ao treinador do Benfica, depois de Jorge Jesus ter dito que os ingleses conheciam tão bem Anderson Talisca como o D’artagnan.
“Parece-me que é intimo com o D’artagnan. Anda a ler Alexandre Dumas. Admiro-me por isso. Eu limito-me à minha identidade própria. Não leio Dumas. Tenho uma vida diferente, um nível cultural diferente, procuro educar-me para mais tarde não ser acusado de andar aos pontapés e a agredir a gramática”, disse o treinador português na entrevista à TVI.
Na conferência de imprensa de antevisão do jogo entre o Benfica e o Zenit, Jorge Jesus utilizou a ironia para responder ao interesse vindo de Inglaterra em Anderson Talisca.
“Talisca é um jovem e se o Benfica chegou primeiro mais uma vez demonstra que tem qualidade naquilo que faz. Para mim, pelos jogos que fez no Brasil, conheciam tanto o Talisca como eu conhecia o D’Artagnan”, disse, na passada-segunda, Jesus.
18 Setembro, 2014 at 21:40
Mas o Mourinho pensa que o Jesus sabe quem foi o Alexandre Dumas? O chiclas conhece o d’Artagnan pelos desenhos animados, pá.
18 Setembro, 2014 at 21:45
O chiclas é mais o dartacão que d’artagnan.
19 Setembro, 2014 at 0:28
O chiclas pensa que se escreve Dartanham
19 Setembro, 2014 at 0:46
Isso era uma personagem do alecsandro dumb ass?
19 Setembro, 2014 at 1:02
O chiclas está convencido que o personagem foi criado pelo Dimas.
18 Setembro, 2014 at 22:32
O chiclas só se enterra…na sua vontade de se auto-promover pisando tudo e todos depois queimasse quando pisa um peixe-graúdo….Para que é que ele feito estúpido se foi atirar a um gajo que sabe mais disto a dormir do que ele acordado?!?! Estúpido do crl…
18 Setembro, 2014 at 23:14
Ó pá, deixa continuar que eu estou a gostar da bulha. Mou contra Jasus, Setúbal contra o Seixal, margem Sul style! hehehe
18 Setembro, 2014 at 21:04
OFF … lolololol
Mourinho na TVI, sobre Jesus:
“fico contente por ele ler Dumas … eu como estou fora de portugal e tenho pouco tempo, leio gramática portuguesa para evitar dar pontapés na gramática …”
ahahahahahahahaha
18 Setembro, 2014 at 21:21
Bate boca entre dois arrogantes.
Gosto
18 Setembro, 2014 at 23:21
LOL
19 Setembro, 2014 at 8:09
Deixem-nos lá…não passam “dumas” bestas quadradas…!!
SL
18 Setembro, 2014 at 21:26
Olá amigos e amigas…boa noite…
Sim…estou um bocadito melhor, bem em relação a ontem…estou mesmo um bocadão…!!
Agora vamos lá falar do que “interessa aqui”…
Começo por dizer que não “me atrapalha nada” ver o BC no banco…
E já agora…o nosso banco será…
O banco bom ou
O banco mau…?
Também creio que isso não faça diferença ao MS, se fizer…ele que se queixe…!!
Acredito que de um momento para o outro, as coisas irão mudar…
E claro que não mudarão por magia…
Vão mudar porque o MS…vai mudar a equipa…!
Vamos ter calma…deixemos lá que seja o treinador a resolver a situação…
Certamente já verificaram que se a solução do problema “passasse pelas nossas mãos”…no mínimo já tinha havido “práí” 7 ou 8 mortos e não sei quantos feridos…
“Somos ” todos ou quase…uns excelentes estrategas…mas se tivessemos a criança nas mãos…não seríamos capazes de lhe mudar a fralda…sem sujar as mãos…!
Creio que o MS, que deve ser uma pessoa inteligente e que não deve necessitar que lhe assobiem para beber água, deve saber o que fazer… para nos dar já uma alegria no Domingo…
Mas ó Marco…apressa-te homem, que há já muita malta “que esgotou” o crédito que te tinha dado…!!
Tenham uma boa noite…
Durmam bem…e acordem amanhã cheios de esperança…
Se nós não acreditarmos…quem é que vai acreditar…??
Abr e SL
18 Setembro, 2014 at 22:23
O que interessa é o Max ficar bom.
19 Setembro, 2014 at 1:35
Estamos Juntos!! 😉
18 Setembro, 2014 at 21:27
Epah… Ainda estou fodido!
Spoooorrtiiinggg!
18 Setembro, 2014 at 21:28
Não concordo e acho injusto, pois, salvo outra informação, não me parece ser o treinador que merece ser criticado. Há outra estrutura que tem claramente responsabilidade e que talvez devesse ser o destinatário das perguntas efectuadas.
18 Setembro, 2014 at 21:45
foda-se… ÓÓÓÓÓ Marco….
faz lá o que tiveres que fazer para comecarmos a ganhar, porque como ainda estou de faxina ao chao da Tasca, desde que os resultados comecaram a “andar” para trás, …é só nanha nova por aqui…nao sei se consigo limpar isto como deve de ser, a cada mau resultado, é só fungos e bolores “antigos” a tentar novamente aparecer…
dá lá aí uma maozinha, (porque com as vitórias que estao aí ao virar da esquina), estas nódoas tornam a desaparecer num instante, até á próxima oportunidade…
agradecido desde já
SSSPPPPOOOOOORRRRRRTING
18 Setembro, 2014 at 21:56
boas pessoal vamos ter calma que isto ainda agora começou…
18 Setembro, 2014 at 21:58
espero que acabe rápido…
tem sido um trabalhao com a esfregona, só para manter o chao da Tasca limpinho, para o dia seguinte…
🙂 🙂
19 Setembro, 2014 at 1:39
Estamos Juntos!! 😉